You are on page 1of 4

A histria da Luta to antiga quanto histria do Homem.

m. A Luta, enquanto modalidade desportiva aparece sempre de brao dado com os Jogos Olmpicos, quer na Antiguidade Clssica, quer na Era Moderna. As Lutas Amadoras so indubitavelmente das modalidades desportivas mais tradicionais em todo o globo e particularmente nas civilizaes ocidentais. A Luta Olmpica tem uma histria fascinante com razes profundas em virtualmente todas as grandes culturas do planeta. Provas encontradas por todo o Mundo indicam, sem margem para dvidas, que a Luta o desporto mais antigo praticado pelo Homem. Pinturas rupestres e gravaes na pedra encontradas em Frana e com 15 mil anos de idade mostram formas primitivas de competies de Luta. A Luta Olmpica foi mais tarde muito popular nas culturas grega e egpcia, sendo prevalente na arquitetura de muitos templos. Existem registros de resultados de combates no Japo datados de 22 AC. A Luta Olmpica um desporto individual que pode ser praticado por indivduos de ambos os sexos e ao contrrio da maioria das modalidades, a Luta no favorece nenhuma altura, nenhum peso, nenhum tamanho, nenhuma raa, nenhuma classe social em particular, e no requer uma acuidade visual ou auditiva de excepo. Apesar de a maioria dos lutadores consagrados recebem pouca ou nenhuma notoriedade pblica, diversos indivduos muito famosos comearam as suas carreiras de sucesso num tapete de Luta Olmpica. Se verificarmos a listagem de personalidades de todos os tempos que praticaram Luta Olmpica encontramos com alguma surpresa os nomes de oito Presidentes dos EUA (George Washington, Zachary Taylor, William Taft, Theodore Roosevelt, Abraham Lincoln, Andrew Jackson, Ulysses S. Grant, and Chester A. Arthur), o General Norman Schwarzkoph, cientistas como Benjamin Franklin e o vencedor do prmio Nobel Dr. Norman Borlaug, artistas como Tom Cruise, Tony Danza, Kirk Douglas, Robin Williams e os portugueses Joo Pedro Pais e Rui Unas.

Informaes bsicas sobre a luta Greco romana: A luta greco-romana considerada pela Federao Internacional de Lutas Associadas (FILA) como uma das quatro principais formas de luta amadora, e est presente nos Jogos Olmpicos modernos desde 1896. Semelhante ao pancrcio, a luta greco-romana tambm era um esporte importante nos festivais gregos. Era parte do pentatlo na Grcia Antiga, um campeonato atltico que tambm inclua corridas, saltos, lana e lanamento de discos. Os gregos reconheciam a luta livre como uma excelente forma de desenvolver a destreza fsica e mental. Em sua verso moderna, a luta greco-romana mais um esporte que uma arte marcial, e deve mais ao estilo de luta livre francesa do sculo XIX do que ao pancrcio antigo. No se deve confundi-la com a luta livre, pois a luta grecoromana segue um estilo rigidamente centrado na parte superior do corpo, em que o competidor pode usar somente os membros superiores e atacar o oponente

acima da cintura. O objetivo imobilizar os dois ombros de um adversrio at a rendio. A luta greco-romana tem estilo e tcnica nicas, quando comparada a outras formas de luta; uma caracterstica da luta greco-romana so a luta com as mos a habilidade de controlar e manipular as mos e braos do adversrio para ganhar vantagem durante uma contrao dos membros superiores, so movimentos empregados pelos lutadores greco-romanos durante uma disputa. Como o estilo probe ataques abaixo da cintura os competidores so encorajados a ataques de projeo do adversrio ao cho, desde que os competidores no podem usar as pernas para prevenirem serem atirados. A luta greco-romana corre o risco de ser eliminada dos Jogos Olmpicos devido modificaes em sua estrutura. A estrutura da luta greco-romana tem sido modificada aos poucos em virtude da popularidade das Artes Marciais Mistas, Vale-Tudo mixed martial arts (MMA). Como a luta greco-romana uma arte que gerou campees neste esporte, muitos atletas trocam as competies olmpicas pelas artes marciais mistas. Uma das lendas do UFC, Randy Couture, um especialista em luta greco-romana. Regras e fundamentos bsicos da luta Greco romana:

Uma das regras principais probe o uso das pernas, o que limita o lutador a usar somente a parte superior do corpo para derrubar, erguer e descolar o adversrio.

A luta se d em dois rounds, com 3 minutos cada. declarado vencedor da luta o atleta que conseguir fixar os ombros do oponente no cho, caracterizando assim uma queda. Outra forma de vencer o combate na contagem de pontos que cada atleta consegue durante os rounds, com golpes bem sucedidos e bem aplicados. A pontuao dos golpes varia de um a cinco pontos, dependendo do grau de dificuldade. Tambm automaticamente considerado vencedor o lutador que abrir dez pontos de vantagem sobre o seu oponente. Se houver empate ao final dos dois rounds iniciais ou nenhum dos atletas conseguirem fazer mais de trs pontos, a luta prorrogada por mais um round de trs minutos. Se o empate persistir, os juzes decidem o vencedor.

Fotos de competies de luta Greco romana:

You might also like