You are on page 1of 2

Faculdade das guas Emendadas Ncleo de pesquisa, extenso e Ps-graduao Curso: Metodologia do Ensino Superior Disciplina: Competncias e Habilidades

Docente: Patrcia Peregrino Montenegro

Acadmicos: Andrssa Andrade da Silva Fabrcio Garcia do Nascimento Terezinha Ramos Lima Andrade

COMPETNCIAS E HABILIDADES A palavra competncia tem o seguinte significado s.f. atribuio, jurdica ou consuetudinria, de desempenhar certos encargos ou de apreciar ou julgar determinados assuntos: competncia de um tribunal. Capacidade decorrente de profundo conhecimento que algum tem sobre um assunto: recorrer competncia de um especialista1. A competncia ela est diretamente ligada capacidade que as pessoas possuem em alguma rea ou assunto e est diretamente ligada a maneira que tal indivduo possui de mobilizar os contedos e conhecimento a um objetivo inerente as suas potencialidades e que esto envolvidos numa determinada situao. Ela est relacionada no apenas com o saber fazer, mais tambm com a maneira e a forma que cada indivduo realiza no apenas as tarefas fsicas, mais as mentais e intelectuais. Situao a qual requer que cada indivduo produza em determinadas situaes respostas criativas e eficazes para uma determinada situao. Em sala de aula o professor no apenas deve expor os contedos e acreditar que seus alunos estaro aprendendo de qualquer forma que este o repasse, na verdade de suma importncia que o educador em sua prxis pedaggica tenha a competncia que possibilitar que seus alunos faam o que deles solicitado, por exemplo, cabe ao educador propor mecanismos que facilitem no apenas a aprendizagem dos educandos, mais tambm propor medidas que levem os alunos a se mobilizarem em funo no apenas de um contedo, mas em relao ao conhecimento e, por conseguinte se mobilizando em prol de uma aprendizagem significativa.
1

Disponvel em: <http://www.dicio.com.br/competencia/>. Acesso em: 27 jun. 2012.

Dessa maneira a competncia auxilia no apenas o professor em sala de aula, mais o influencia no processo final para que a aprendizagem possa ser satisfatria, e que este pode at se utilizar dos quatro pilares da educao para que tomem como norte o modelo a seguir em sua prxis pedaggica e o que exigir de cada um de seus alunos. Agora alm da competncia o professor no apenas no ensino superior mais tambm em qualquer ramificao de ensino precisa buscar sempre a melhor competncia e a melhor habilidade de se transmitir algo comum. Sendo assim alm da competncia de mobilizar os alunos com vista aprendizagem, o professor deve procurar tambm a melhor habilidade de repassar um determinado conhecimento aos seus alunos. A habilidade pode ser definida como s.f. qualidade daquele que hbil; capacidade, destreza, agilidade: ter habilidade para trabalhos manuais2, ou seja, no basta que o professor tenha a competncia em transmitir um determinado conhecimento indispensvel que este possa determinar a melhor forma que estes contedos devem ser repassados, sendo assim a competncia e a habilidade andam juntas, e com isso o educador deve possuir caractersticas que levem os alunos a aprendizagem significativa. No processo do desenvolvimento das habilidades se faz necessrio que tenha conhecimentos para saber fazer, conviver e ser. Lembrando que as habilidades so desenvolvidas na busca das competncias. O professor desenvolve as habilidades e competncias com postura didticopedaggico com foco no aprendizado do aluno. Respeitando as identidades e diferenas. Com isso, desenvolvendo pensamentos crticos. Dentre os elementos que constituem a qualificao do docente, competncias e habilidades so temticas para o desenvolvimento do professor com senso crtico e reflexivo. Afinal lhe dar prticas inovadoras no processo de ensino aprendizagem. Para tanto, se faz necessrio analisar as competncias que se pretende do aluno e do professor. Assim pode-se concluir de acordo com Moretto que "[...] educar algum para ser um pianista competente criar as condies para que ela adquira os conhecimentos, as habilidades, as linguagens, os valores culturais e os emocionais relacionados atividade especfica de tocar piano muito bem3.

Disponvel em: < http://www.dicio.com.br/habilidade/>. Acesso em: 27 jun. 2012. Disponvel em: < http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/saberefazer.htm>. Acesso em: 27 jun. 2012.

You might also like