You are on page 1of 5

LEI DE OHM Se cortarmos sucessivamente um pedao de queijo (matria) chegaremos ao menor pedao possvel (visvel apenas com auxlio

de um microscpio) que conserva as mesmas caractersticas do queijo inicial. A este menor pedao poderemos chamar de molcula de queijo. Em outras palavras, uma molcula a menor parte da matria que mantm suas caractersticas e, formada por tomos. O tomo, por sua vez, composto por um ncleo central (Prtons + Nutrons). Ao redor do ncleo existem rbitas onde os Eltrons circulam.

Corrente Eltrica o fluxo de eltrons. Voc j imaginou a vida sem a corrente eltrica? Pois bem, sem a mesma no haveria o conforto oferecido pelos equipamentos eltricos e eletrnicos da vida moderna. Os DVDs, os Microcomputadores, o ar condicionado, os automveis, etc. Alm das indstrias e do comrcio em geral. Cada dia fica mais difcil vivermos sem a corrente eltrica.
Estrutura geral do tomo. No centro temos o ncleo e em torno dele a eletrosfera.

Dentre os elementos qumicos temos: Condutores so os materiais que permitem o livre movimento de eltrons. Os principais condutores so: o ouro, a prata, o cobre, o alumnio, o zinco, o lato e o ferro. O deslocamento dos eltrons dentro dos condutores chamado de corrente eltrica. Alguns metais, quando resfriados a temperatura de 270C apresentam supercondutividade. A supercondutividade tem aplicaes em motores eltricos criognicos e em eletroms; Isolantes todo o material que contm uma pequena quantidade de eltrons livres denominado de isolante. Nesses materiais necessria uma grande quantidade de energia para liberar os eltrons de suas rbitas. Na realidade no existe material isolante perfeito. Os isolantes mais comuns so: o vidro, a mica, a borracha, os plsticos, a cermica e a ardsia. O ar seco considerado um isolante. Um isolante tambm conhecido como dieltrico;

ANO 2011

Semicondutores todo o material que apresenta caractersticas de condutores e isolantes chamado de semicondutores. Largamente empregado na construo de transistores, diodos e demais dispositivos do estado slido, em geral so obtidos do germnio e do silcio podendo tambm ser produzido pelo xido de enxofre e pelo selnio. Sua principal caracterstica a conduo eltrica num sentido melhor do que o sentido contrrio.

LEI DE OHM

Podemos verificar duas leis bsicas: a primeira refere-se a descoberta de uma nova grandeza a resistncia eltrica, a segunda refere-se a que os materiais utilizados em um circuito fornecem resistncia como por exemplo o fio, e calculado a resistncia do material pela diviso do comprimento do material pela sua rea e aplicando um fator de resistividade que depender do material utilizado.

O Circuito Eltrico fundamental formado por uma fonte (ou bateria), uma chave e uma resistncia de carga ( R L ). Veja a seguir:

S1

IT Vdc

Vdc Fonte de Tenso Contnua

RL

S1 Chave Comutadora IT Corrente Total RL Resistncia de Carga

A corrente eltrica real ( IT ) parte do plo negativo da bateria (Vdc) e chega no positivo. Isto , quando a chave S1 estiver fechada. A Lei de Ohm vlida apenas para os circuitos eltricos de fonte DC. AC/DC comumente dito que o nome significaria "Alternating Current/Direct Current" (Corrente Alternada/Corrente Contnua). Vejamos:

ANO 2011

EV I A R

IA

EV R

EV IA

Calcule EV =? Onde: IA = 5 A (ampres) R = 2 (ohms)

Calcule IA =? Onde: EV = 12 v (Volts) R = 3 (ohms)

Calcule R = ? Onde: IA = 3 A (ampres) EV = 36 v (Volts) Temos:

Temos:

Temos:

EV I A R EV 5 2 10 volts

E 12 I A V = 4 A (mperes) R 3

EV 36 = 12 (Ohms) IA 3

Onde I = corrente eltrica Resumidamente I o que flui no fio ou em um condutor em Ampere R determina quanta corrente correr atravs de um componente em Ohms E tenso a diferena em potencial entre dois pontos em Volts W potencia a grandeza de define a quantidade de energia consumida por unidade de tempo em Wats R= resistncia E= tenso W = potencia

ANO 2011

ASSOCIAO DE RESISTORES Resistncia, como o prprio nome diz, a oposio a corrente eltrica. No clculo da resistncia, num circuito eltrico, usa-se duas frmulas:

ASSOCIAO EM SRIE

ASSOCIAO EM PARAELO

RT R1 R2 R3 Rn
Por exemplo:

1 1 1 1 1 RT R1 R2 R3 Rn

Por exemplo: A
200 300
60

B B

Clculo:

Ou assim...
200

RT R1 R2 R3 RT 2 3 5 10

A
Resistncia Equivalente:

300
60

10

B Clculo:
1 1 1 1 RT R 1 R2 R3 1 1 1 1 3 2 10 15 RT 200 300 60 600 600 1 15 600 RT 40 RT 600 15
Resistncia Equivalente:

40

ANO 2011

CALCULE A RESISTENCIA TOTAL E A CORRENTE TOTAL DE CADA CIRCUITO

ANO 2011

You might also like