You are on page 1of 1

Soldagem TIG (GTAW)

Introduo - Descrio do Processo


O processo de soldagem com eletrodo de tungstnio e gs inerte conhecido no Brasil como TIG (Tungsten Inert Gas) um processo que promove a unio dos metais atravs do calor gerado por um arco eltrico estabelecido entre um eletrodo de tungstnio (no consumvel) e as peas a serem unidas. CORRENTE DIRETA PULSADA

Tipos de Corrente
A ESAB possui uma variedade de equipamentos que, alm dos tipos de correntes convencionais, possibilitam a utilizao de correntes controladas de forma a melhorar a soldagem TIG. So elas: TIG AC - ONDA SENOIDAL, ONDA QUADRADA TIG Q-WAVE

Pulsao trmica; Boa penetrao; Melhor controle da poa de fuso; Baixo aporte trmico; Menor distoro; Soldagem de chapas finas. BALANO DE ONDA O processo utiliza um eletrodo de tungstnio preso em uma tocha que, atravs de um boca cermica, direciona um gs inerte (Ar e/ou He) que ir proteger o eletrodo, o arco eltrico e a poa de fuso durante a soldagem. O arco eltrico gerado pela passagem de corrente eltrica atravs do gs de proteo ionizado estabelecido entre a ponta do eletrodo e a pea de trabalho. Uma vez aberto, ele gera calor suficiente para fundir o metal de base e a partir da se faz ou no a adio do consumvel de soldagem. A soldagem sem a adio de material conhecida como solda autgena, comumente utilizada no processo TIG.
CILINDRO DE GS FONTE TOCHA METAL DE ADIO ARCO

Onda senoidal Baixa estabilidade do arco; Alta perda de energia; Baixo rudo. Onda quadrada Alta estabilidade do arco; Baixa perda de energia; Alto rudo.

Utiliza as melhores propriedades dos tipos de onda senoidal e quadrada; Baixo rudo; Maior estabilidade do arco.

Consumveis de Soldagem
A ESAB oferece uma linha completa de varetas para o processo TIG que abrange a soldagem das mais variadas ligas: aos de baixo e mdio teor de carbono, aos de baixa liga, aos inoxidveis, ligas de alumnio, ligas de nquel e ligas de cobre (bronze). Os consumveis so produzidos a partir de materiais de primeira qualidade seguindo os mais altos padres da indstria e atendendo aos mais altos requisitos de normas especficas e homologaes especiais.

ELETRODO TUNGSTNIO ELETRODO TUNGSTNIO

Configurao que relaciona os tempos dos ciclos positivo e negativo na soldagem em corrente alternada (alumnio); Um ciclo positivo mais longo resulta em melhor limpeza da camada de xidos e um maior aquecimento do eletrodo; Um ciclo negativo mais longo resulta em menor limpeza da camada de xidos entre tanto, um menor aquecimento do eletrodo e uma maior penetrao; Para um desempenho adequado os ciclos devem ser de pelo menos 50%.

Gases
Os gases de proteo evitam a contaminao do ar atmosfrico na poa de fuso, sendo os mais comuns: Argnio (Ar) Hlio (He) Mistura: Ar + He Menor aplicao: Ar + H2 Os gases argnio e hlio so incolores, inodoros, inspidos e no txicos. Ambos so gases inertes, o que significa que eles no combinam facilmente com outros elementos, portanto no vo atuar como comburente. Hlio Em correntes iguais, produz uma maior tenso do arco do que Argnio; Arco mais quente; Mais adequado para soldar perfis pesados de metal que tm elevada condutividade trmica (Ex. cobre), ou para operaes de soldagem automtica em altas velocidades; O Hlio, sendo aproximadamente 10 vezes mais leve que o Argnio, requer taxas de fluxo de 2 a 3 vezes maior do que o Argnio para oferecer uma proteo adequada.

METAL BASE

METAL BASE

GS DE PROTEO

Abertura de Arco
A abertura convencional do arco eltrico na soldagem TIG envolve o arraste (ou risco) do eletrodo na pea. Esse procedimento contamina e danifica o eletrodo, alm de poder causar incluses de tungstnio no metal de solda gerando srios problemas no cordo. Para eliminar esse problema a ESAB conta com uma srie de equipamentos que possibilitam a abertura do arco por outros recursos. Uma delas a utilizao de fontes de energia com um estabilizador de alta freqncia, em que no necessrio encostar o eletrodo na pea para iniciar o arco. Uma tenso de alta freqncia ioniza o gs de proteo, tornando-o condutor, e um arco eltrico estabelecido. A alta freqncia automaticamente desligada imediatamente aps o incio do arco.
Os pontos brancos so incluso de tungstnio e podem gerar defeitos de soldagem.

Aplicaes
O processo TIG proporciona inmeras aplicaes, entre elas: Soldagem de tubos e chapas de espessuras finas; Passe de raiz em tubos de vrios dimetros e espessuras; Reparo e manuteno em geral; Soldagem de alumnio e magnsio e suas ligas; Soldagem de materiais dissimilares; ? Soldagem de uma ampla gama de metais, como aos carbono e baixa liga, aos inoxidveis, ligas de alumnio, ligas de nquel, ligas de cobre e ligas de magnsio.

Argnio Comumente usado como gs de proteo no processo TIG; Excelente abertura de arco o tornam mais desejvel para soldagem manual; Produz uma ao melhor de limpeza na soldagem de alumnio e magnsio com corrente alternada; O arco produzido relativamente estreito; mais adequado para a soldagem de chapas finas; Menor custo do que o Hlio.

Seleo de Eletrodos de Tungstnio


O elemento qumico com as melhores propriedades terminicas justamente o tungstnio (W), por isso sua utilizao no processo. ele que estabelece e mantem o arco eltrico e pode ser puro ou uma combinao de tungstnio e outros elementos. A adio desses elementos altera as propriedades do processo de soldagem TIG relacionados abaixo.
Ruim Bom timo

Modo de operao Objetivo

ABERTURA DE ARCO GTAW - TIPOS Arraste LiftArc O eletrodo encostado na pea e O eletrodo encostado na pea e a "riscado" rapidamente na pea p/ tocha levemente retirada na posio abertura do arco inclinada at a abertura do arco Baixo custo Baixo custo Usado em tochas convencionais

Alta frequncia Preservao do W e efeito limpeza a cada meio ciclo No h desgaste do eletrodo por contato Sem risco de incluso de tungstnio - Rudo; - Custo mais elevado; - Risco de distrbio em equipamentos eletrnicos devido a alta frequncia.

Cor da ponta

O Arco Eltrico TIG


Um grande nmero de eltrons escoam do plo negativo para o plo positivo em uma frao de segundos. O processo de emisso dos eltrons e suas respectivas colises geram um arco extremamente quente. Para que isto acontea o eletrodo deve possuir excelentes qualidades terminicas, ou seja, ele deve alcanar temperaturas suficientemente altas para causar a emisso de eltrons por agitao trmica sem que seja consumido. A soldagem TIG pode ser feita utilizando corrente contnua (CC- ou CC+) ou corrente alternada (CA). Cada uma dessas alternativas ir influenciar fortemente os mecanismos de emisso de eltrons e consequentemente as caractersticas de soldabilidade. Em contato com o ar as ligas de alumnio formam uma superfcie de xido de alumnio que dificulta ou mesmo impede sua soldagem. Para sobrepor esse problema se faz o uso de corrente alternada, a qual associa as propriedades de limpeza da corrente CC+ e de penetrao da CC- a cada meio ciclo.

Vantagens

Pode ser usado uma fonte p/ eletrodos revestidos. - Rpido desgaste do eletrodo; - Risco de incluso de tungstnio.

Desvantagens

Pequeno risco de incluso

Classificao Tipo AWS (*) Verde EWP Puro Amarelo EWTh-1 Trio 1% EWTh-2 Trio 2% Vermelho EWZr-0,3 Zircnio 0,3% Marrom EWZr-0,8 Zircnio 0,8% Branco EWCe-2 Crio 2% Cinza EWLa-1,5 Lantnio 1,5% Ouro EWLa-2 Lantnio 2% Azul

TIPOS MAIS COMUNS DE ELETRODOS Abertura Estabilidade Resistncia ao Resistncia a de Arco do arco desgaste da ponta contaminao de W

Corrente CC CA

Vantagens e Limitaes do Processo


Vantagens Limitaes Baixas taxas de deposio; Necessidade de maior coordenao e experincia do soldador no controle da poa de fuso; Dificuldade de manter proteo adequada em ambientes com vento; Baixa tolerncia a contaminantes.

(*) Conforme AWS A5.12 os eletrodos devem apresentar uma indicao colorida em uma de suas pontas para fcil identificao. A letra E significa eletrodo e W a letra para o elemento qumico tungstnio. Logo em seguida a identificao do elemento adicional: P para eletrodos de tungstnio puro, Th, Zr, Ce e La para trio, zircnio, crio e lantnio respectivamente. O nmero acrescido ao final da classificao representa a porcentagem aproximada do segundo elemento. Cada eletrodo apresenta caractersticas nicas.

Afiao eletrodos utilizando CC

Tabela - Tipos de Corrente


TIPO DE CORRENTE Caractersticas Objetivo CONTNUA Direta CCPenetrao profunda e preservao do tungstnio Aos carbono, baixa/alta liga, inoxidveis, prata e cobre e ligas, revestimentos tima, pode-se usar altos valores de corrente No 70% na pea, 30% no eletrodo Inversa CC+ Penetrao "rasa" e efeito limpeza de xido superficial Vivel para soldagem de pequenas espessuras Pobre, somente para baixos valores de corrente Sim ALTERNADA CA Preservao do W e efeito limpeza a cada meio ciclo Alumnio, magnsio e suas ligas Boa, pode-se usar valores intermedirios de corrente Sim, a cada meio ciclo

Elevado controle da poa de fuso; timo acabamento; tima qualidade das propriedades mecnicas; No apresenta escria, respingos ou fumos de soldagem; Possibilidade de soldagem de chapas muito finas; Soldagem de inmeras ligas metlicas (ao, nquel, inoxidveis, titnio, alumnio, magnsio, cobre, bronze e at mesmo ouro); Processo que visa a estanqueidade; Em determinadas espessuras e preparaes no necessita de material de adio.

Para a boa abertura do arco e utilizao da soldagem TIG necessria a correta afiao da ponta dos eletrodos. Para soldagem em CC necessrio afiar as pontos conforme os desenhos abaixo. Para soldagem em CA o ideal uma ponta plana.

Aplicao Eletrodo de W: capacidade de suportar corrente sem fundir Ao de limpeza do xido na soldagem de Al e Mg e suas ligas Balano de calor no arco (aprox.)

Equipamentos para Soldagem TIG


FONTES - Responsveis pelo fornecimento da corrente (CA ou CC) e tenso necessrios para abertura e estabilidade do arco eltrico. Podem ser fabricadas com tecnologia tiristorizada ou inversora.
Tiristorizadas - CA/CC Tiristorizadas - CC Inversora - CA Inversora - CC

Tipo de Eletrodo de Corrente tungstnio

Corrente Baixa Correta Alta

Metal Base Alumnio Cobre Magnsio Nquel Ao Carbono

Tipo de Corrente CA CCCA CCCCCCCC-

Eletrodo W ou WZr WTh W ou WZr WTh WTh WTh WTh

Gs Ar ou Ar-He He Ar Ar Ar ou Ar-He Ar ou Ar-He Ar

30% na pea, 70% no eletrodo 50% na pea, 50% no eletrodo

CC

Trio

Fluxo de eltrons - Penetrao

CA

W Puro

Ao Inox Titnio

Heliarc 255 / Heliarc 355

LTG 410

Caddy TIG 2200i Ta 33 Caddy TIG 2200i TA 34

Origo TIG 3000i

Origo TIG 200i LiftArc

Origo TIG 150i HF

Os eletrodos EWCe e EWLa operam com facilidade nos dois tipos de corrente, CC e CA. So muito utilizados quando se procura diminuir a quantidade de tipos de eletrodos no estoque.

Publicao 1902373 rev 0 11/2011

You might also like