You are on page 1of 1

Superbactrias resistentes, tremei!

Descoberto antibitico natural eficaz contra micrbios responsveis por infeces hospitalares Por: Marina Verjovsky Publicado em 17/05/2004 | Atualizado em 22/10/2009

Surge uma esperana para acabar com grande parte das mortes provocadas pelas infeces hospitalares. Um novo antibitico, produzido por um fungo, capaz de combater bactrias resistentes a outras drogas conhecidas, pois age de forma diferente e parece no ser txico para as clulas de mamferos. A descoberta, realizada por cientistas da indstria qumica e farmacutica Merck e publicada nesta quinta-feira pela revista Nature , poder ser uma alternativa para combater algumas das mais perigosas bactrias causadoras de infeces hospitalares as formas mutantes de Staphylococcus aureus (MRSA) e Enterococcus (VRE), que so resistentes aos antibiticos conhecidos e representam um grave problema de sade pblica.

A molcula da platensimicina (destacada em amarelo) ligada especificamente a uma enzima responsvel pela produo de lipdios nas bactrias (reproduo / Nature ).

O novo antibitico, chamado platensimicina, uma pequena molcula produzida pelo fungo Streptomyces platensis encontrado na frica do Sul e selecionada entre 250.000 extratos de produtos naturais. Sua ao diferente da dos outros antibiticos existentes: ela inibe a maquinaria das bactrias que produz lipdios, fundamentais para a construo da membrana celular. A platensimicina atua fortemente contra vrias bactrias do tipo Gram positivas e no se mostrou txica para camundongos e clulas humanas cultivadas em laboratrio. Os pesquisadores determinaram a estrutura da molcula, verificaram que seu efeito antibacteriano se deve a sua ligao especfica com uma enzima produzida pelas bactrias (a beta-cetoacil-ACP sintase) envolvida na sntese de cidos graxos, que formam os lipdios. Os autores identificaram ainda como essa ligao acontece. As bactrias S. aureus so comuns na pele e as Enterococcus habitam o intestino, mas podem causar infeces se atingirem outras partes do corpo, como o sangue. As formas mais graves das doenas causadas pelos mutantes MRSA e VRE so adquiridas dentro dos hospitais. Grande parte desses pacientes morre, pois osmicrbios no so combatidos pelo seu organismo, j debilitado, ou pelos antibiticos. Marjorie Moeling, diretora de comunicao e poltica dos laboratrios de pesquisa da Merck, destacou em entrevista CH On-line a seriedade da ameaa que a resistncia dessas bactrias aos antibiticos existentes representa para a sade humana. H uma necessidade urgente de novos remdios para combater essas bactrias e a platensimicina o membro fundador de uma nova classe previamente desconhecida de antibiticos. Moeling afirma que ainda falta muito para o novo produto chegar ao mercado: Para tornar o antibitico disponvel ao tratamento de pacientes, assim como qualquer outro remdio, esse dever completar o curso normal, rigoroso e longo do desenvolvimento clnico.

You might also like