You are on page 1of 10

RUPTURAS E PERMANNCIAS NA HISTRIA DA EDUCAO BRASILEIRA: Do regime militar LDB/96.

Lus Andr Oliveira de Assis


Se alguma coisa, alis, nos falta, termos conscincia exata de que somos irremediavelmente um grande pas. No podemos convencer os outros dessa realidade quando no estamos dela convencidos....

Evaldo Vieira, 1983.


RESUMO O presente trabalho objetiva analisar as transformaes ocorridas no sistema educacional brasileiro no perodo da ditadura militar (1964-1985). Buscar expor de forma crtica as influncias diretas e indiretas deste perodo no modelo educacional atual (LDB/96). A educao tratada na sociedade brasileira sem a devida prioridade; alguns afirmam que esta realidade fruto da prpria cultura do pas, outros salientam a manipulao poltica e os interesses econmicos advindos da elite conservadora. Desta maneira, destacaremos a finalidade e o modelo de educao adotado pelo Estado brasileiro naquela poca, alm da influncia tecnoburocrtica na formao e na atuao dos professores, associando respostas para as suas problemticas intensificadas nas ltimas dcadas. Palavras-chave: Histria; Educao; Regime Militar; Brasil.

O perodo entre 1964 a 1985 foi, sem dvida, um dos mais significativos e transformadores da histria educacional do Brasil. Uma poca marcada pela interveno militar, pela burocratizao do ensino pblico, por teorias e mtodos pedaggicos que buscavam restringir a autonomia dos educadores e educandos, reprimindo fora qualquer movimento que se caracterizasse barreira para o pleno desenvolvimento dos ideais do regime poltico vigente, conduzindo o sistema de instruo brasileiro a uma submisso at o momento inigualvel. Este momento um espao privilegiado para os pesquisadores, que a encontram diversificadas fontes necessrias composio do quebra-cabea que a histria brasileira. Todavia, difcil e deve-se ter cuidado ao analisar a histria recente, isso porque ao pesquisar o que relativamente atual pode-se encontrar uma srie de dificuldades, como explica Schaff: ... O mais difcil escrever a histria imediata, contempornea... inevitvel um

oportuno agradecer ao apoio ofertado pela Historiadora Lina Brando de Aras, professora do departamento de Histria da FFCH/UFBA, sob forma de crticas, sugestes e principalmente pela ateno com a qual tratou e acompanhou este trabalho. Graduando em Histria pelas Faculdades Jorge Amado/Ba. tambm membro dos grupos de pesquisa: Literatura e Histria em Educao: Uma relao interdisciplinar e Histria, Memria e Cultura da FJA/Ba.

comprometimento direto nos acontecimentos... mais difcil dispor de fontes, mais ou menos elaboradas.... (SCHAFF, 1983, p.11). Contudo, o enfoque dirigido a esse perodo no significa que relego a segundo plano os perodos anteriores ou posteriores, mas, centro-me neste, por ser um momento de importantes modificaes no cenrio social, poltico e econmico do Brasil, inclusive na esfera educacional, atravs de reformas pedaggicas que influenciaram as perspectivas educacionais subseqentes. Entretanto, ao discutir o sistema de instruo brasileiro, devemos ampliar o panorama analtico, tendo em vista a sua complexidade. Considerando que o mesmo segue uma linha histrica de reformas, projetos e revises em suas base e, sendo cada perodo nico em suas especificidades, nenhuma poca ou objeto histrico pode ser comparado com as demais no sentido de efetuarem-se avaliaes ou pr-julgamentos. Estaramos, assim, cometendo anacronismo e transgredindo as funes da histria. Nos cabe, porm, observar de forma sucinta, as diversas reformas ocorridas desde o perodo ditatorial, levantando questionamentos sobre as prticas docentes, a formao do professor e o grau de ateno dispensado pelo Estado na valorizao de suas funes, bem como do sistema de ensino de uma forma geral. Instalados no poder e tendo se apropriado de toda a mquina pblica de forma autoritria, os militares, juntamente com a elite conservadora, esforaram-se no objetivo de suplantar qualquer manifestao cultural que pusesse em risco a sua estrutura ideolgica:
... Procurou-se evidenciar que a poltica do governo militar empenhou-se na destruio cultural das foras que poderiam resistir barbrie. Ao se impor pela fora, adotando um modelo conseqente e coerente com a Doutrina de Segurana Nacional, a ditadura mostrou a sua verdadeira natureza em termos culturais. E cumpriu a profecia do comandante da invaso da UnB, coronel Darci Lzaro: Se essa histria de cultura vai nos atrapalhar a endireitar o Brasil, vamos acabar com a cultura durante trinta anos. (CHIAVENATO, 2004, p.149).

Neste sentido, os militares no trouxeram qualquer benefcio educao e a cultura brasileira ... Somente uma viso bastante condescente com os ditadores poderia encontrar indcios de algum saldo positivo na herana deixada pela ditadura militar. Ainda neste raciocnio, cabe perguntar: Dentro de uma perspectiva social, Como esse modelo, baseado na represso, permeou a mentalidade nacional em meio sculo XX? Quais as suas promessas e influncias diretas ou indiretas nos dias atuais? Por que tais acontecimentos se processaram desta forma? (GHIRALDELLI, 2003, p.121).

Para entendermos as modificaes impostas ao sistema de educao do Brasil e as conseqncias diretas e indiretas na sua estrutura, o que possvel percebermos atualmente, faz-se imprescindvel a analise do contexto da poca, o qual serviu para instaurao da ditadura militar. Verificamos a, alm da instabilidade econmica pela qual se encontrava o pas, das disputas polticas entre os partidos, alm do aumento oposicionista, a insegurana nacional frente manipulao conservadora contrariando a insero de uma repblica comunista ou pr-sovitica. O pensamento pejorativo criado propositalmente pelo sistema militar era cabvel devido ao estigma constitudo em torno dos comunistas. Muitos alimentavam inequvocas e depreciativas informaes a seu respeito, alm de propagarem a idia de que, assumindo a totalidade do governo iriam arruinar o Brasil em todos os aspectos, dentre muitos outros conceitos pr-estabelecidos, lanados e facilitados pela manipulao dos meios de comunicaes por parte da elite conservadora brasileira. Havia um terreno propcio para o maniquesmo: Enquanto os Estados Unidos estariam, na mentalidade de alguns, comprometidos com os ideais que consideravam democrticos, ou seja, o bem; a Unio Sovitica seria o mal, influenciando e disseminando os ideais comunistas. De alguma maneira, estas informaes, que tambm circularam no cenrio internacional, geraram srias crises no campo econmico, visto que o Brasil dependia, basicamente, do capital externo (principalmente do EUA), tendo como conseqncias imediatas o aumento da inflao, a desvalorizao da moeda nacional, o desemprego em massa, o aumento da criminalidade, a intensificao oposicionista, entre outros fatores, culminando na deposio do ento presidente da repblica Joo Goulart (O Jango). Os militares incitaram o sentimento de descontentamento e insegurana da nao, estimulando uma srie de expresses pblicas contrrias ao governo Jango e, por conseqncia, atingiram o seu principal objetivo: controlar plenamente o Brasil. Tambm contaram, num primeiro instante, com o apoio de vrios segmentos civis, inclusive de empresas privadas e da prpria Igreja Catlica. Conscientes das suas metas utilizaram-se de um contexto, de um povo, de uma nao cuja fragilidade era detectada facilmente em vrios setores da sociedade. A partir de 1968, a ditadura militar, gradativamente, comeava a se desprender das foras sociais que as apoiou, intensificando suas aes cada vez mais repressoras. Assim, esta forma adotada pelo regime militar gerou contradies entre os

interesses dos setores sociais e dos militares, que passaram a cassar os direitos polticos, perseguir e punir quem se constitusse obstculo para o sistema. Neste perodo, diversos partidos polticos, inclusive o PCB, foram extintos e a democracia, bem como a cidadania, foram restringidas. A censura, muitas vezes contrria prpria razo, a anulao do direito poltico dos cidados, as perseguies polticas, as invases a estabelecimentos de ensino, a represso (cada vez maior), os assassinatos, os seqestros e outras formas desumanas de relacionamento so colocadas em prtica neste momento. Considerada pelos educadores como reflexo da sociedade qual est inserida e apartir de tantas implicaes nas estruturas do pas, o sistema de educao no poderia ficar imune s transformaes cada vez mais intensas. Com a sede de desenvolvimento econmico, o desejo pelo poder e como forma de enquadrar a maior parte da sociedade num sistema poltico autoritrio, os militares desenvolveram um mtodo de ensino centrado em formar pessoas, no para a vida social, mas para o mercado de trabalho. Tentaram adequar o sistema educacional brasileiro aos seus interesses polticos, firmando diversos convnios, entre eles, o acordo entre o Ministrio da Educao (MEC) e a United States Agency of Internatinonal Development (USAID). Essa parceria comprovava a subservincia da poltica governamental brasileira aos interesses polticos e econmicos estadunidenses, abrindo caminho, a certo ponto, poltica neoliberal.
O modelo proposto pelo USAID se beneficiou de uma situao concreta: a ascenso das multinacionais criou os seus prprios intelectuais orgnicos, que amoldam ou cooptam as elites culturais, e estas, por serem ou sentirem-se elites, chamam a si a responsabilidade (e o poder) de ditar as regras da cultura... No um modelo nascido do nada ou imposto gratuitamente: corresponde a uma necessidade do sistema e a uma convenincia de classe. (CHIAVENATO, 2004: pp.46-47).

A parceria MEC-USAID intencionava para o pas uma instruo baseada nos moldes da educao norte-americana. Pregavam um sistema educacional tecnicista, excludente e sem nenhuma ateno educao bsica pblica, em suma, no visava desenvolver o senso crtico dos educandos, menos ainda um entendimento real do seu quadro social (que so metas bsicas da LDB/96), ao contrrio, fazia brotar em cada educando o sentimento involuntrio de individualismo, manifestado atravs da competitividade gerada pelo sistema, uma vez que, as teorias reprodutivistas propagavam a idia de uma escola reflexo da sociedade capitalista.

A concepo de que a instruo era a melhor forma de combater a misria no fazia parte da mentalidade de quem no queria perder o poder e estava disposto a mant-lo a todo custo. Para tanto precisavam agir de determinados modos e tomar certas atitudes para que o povo no despertasse e entendesse na educao o seu verdadeiro teor:
... Se pautou em termos educacionais pela represso, privatizao do ensino, excluso de boa parcela dos setores mais pobres do ensino elementar de boa qualidade, institucionalizao do ensino profissionalizante na rede pblica regular sem qualquer arranjo prvio para tal feito, divulgao de uma pedagogia calcada em tcnicas... e no raro confusa legislao educacional.... (HAIDAR & TANURI, 2002, p.59-60).

No que concerne a esfera educacional, observamos, desde o perodo colonial, diversas modificaes em suas estruturas. Muitas delas, seno todas, acompanharam o desenvolvimento e interesses polticos e econmicos do Estado, encontrando-se, quase sempre, numa posio secundria referente aos objetivos principais dos governantes. Na reforma pombalina, nota-se um intrnseco objetivo do Estado em laicizar a educao, atraindoa aos interesses econmicos e polticos do reino, como afirma Haidar e Tanuri:
... Ao afastar os jesutas e ao assumir a responsabilidade pela instruo pblica, Pombal pretendera no apenas renovar o ensino em seus mtodos e processos, mas laiciza-lo em seus objetivos, colocando-os a servio dos interesses civis e polticos do Imprio Luso. (HAIDAR & TANURI, 2002, p.59-60).

Considerando a distncia contextual, na ditadura militar brasileira o objetivo foi um tanto que semelhante, embora (ressalto mais uma vez) cada qual em sua devida poca. Os militares transformaram o sistema de instruo em um centro de formao para o mercado de trabalho, principalmente para as empresas multinacionais e para as indstrias, favorecendo prioritariamente aos interesses do Estado. (CHIAVENATO, 2004, p.128). O Governo do Brasil, juntamente com outras parcerias, objetivando pr em prtica os seus planejamentos econmicos e polticos, reprimiu professores, burocratizou a educao, incluindo-a numa linha hierrquica dentro de um sistema militar, concorrendo para a constante perda da autonomia docente. Com essa poltica repressora e burocrata, os militares conduziram o sistema de ensino brasileiro s modificaes em sua estrutura interna e externa, principalmente com as leis 5.540/68 e 5.692/71; reforma universitria e reforma do 2 grau, respectivamente. A partir dessas reformas no ensino brasileiro, nota-se mais intensamente, um esforo por parte do Estado (comandado pelos militares) em submeter o sistema educacional a uma progressiva desvalorizao. A lei n 5.692/71, assim como a reforma universitria - elaboradas

pelos militares - caracterizava a materializao dos objetivos de uma determinada classe econmica e poltica em colocar a educao brasileira completamente sob os seus domnios, inserindo-a numa poltica cada vez mais rgida e burocrtica. Neste aspecto, as reformas trouxeram muitos retrocessos. Se a educao nunca fora tratada com a real considerao e importncia, mesmo existindo, ainda que minimamente, polticas e planos de educao como instrumentos efetivos de um desenvolvimento desejvel, neste regime poltico, todas essas possibilidades se esvaram (AZANHA, 2002, p.111). Os professores, talvez por serem um dos poucos capazes de influir a sociedade civil, de maneira a lhes abrir a conscincia poltica e com isso lhes fazer entender o contexto pelo qual se encontrava o Brasil, foram duramente reprimidos e reduzidos a exercerem uma educao pautada na subservincia. Com relao sua formao, o sistema tratou de distanciar cada vez mais o profissional da realidade qual enfrentaria aps sair da graduao. Havia, dentro dos prprios centros de formao superior e universidades, uma importncia maior nas produes frutos de pesquisas cientficas do que com a formao pedaggica do professor, como pontua Fonseca:
... Entretanto, durante as ltimas trs dcadas do sculo XX, predominou o modelo de formao que combinava licenciaturas curtas e plenas de um lado e bacharelado de outro, estruturados com base na dicotomia conhecimentos especficos da disciplina/conhecimentos pedaggicos, preparao para o ensino/preparao para a pesquisa, conhecimentos tericos/prtica... Nos anos 80 ampliaram-se os debates entre os profissionais da rea e a luta em defesa de um outro processo de formao, da profissionalizao dos professores... A crtica formao livresca, distanciada da realidade educacional brasileira, dicotomia bacharelado/licenciatura se processou articulada defesa de uma formao que privilegiasse o professor/pesquisador.... (FONSECA, 2004, p.61-62).

Os militares tentavam a todo o momento, atravs de decretos, modelos pedaggicos e reformas educacionais, desvaloriza-los de suas funes essenciais: incentivador de cidados conscientes poltica e socialmente, formador de valores morais, de propagador da autonomia democrtica... Nesse contexto, os professores, principalmente das cincias humanas e sociais, sofreram conseqncias, a saber, uma formao universitria pautada numa diviso proposital, implicando diretamente na construo da cidadania dos brasileiros, visto que esta apoiada pela democracia:
... Modelo de formao inicial de professores de Histria e Geografia, realizados nos cursos de licenciatura curta de estudos sociais, institudos no Brasil durante a ditadura militar, no interior do projeto de desqualificao estratgica, articulado a

diversos mecanismos de controle e manipulao ideolgica que vigoraram no Brasil no perodo do regime militar.... (FONSECA, 2004, p.60-64).

Essas aes, entendidas como antidemocrticas, propiciaram a formao de um modelo educacional onde a figura do professor restringia-se apenas a transmitir conhecimentos, avaliar alunos atravs de provas ou aplicar-lhes punies por infraes cometidas, ou seja, mtodos e prticas didticas que, aos dias atuais, so criticados e contrastados com novas tendncias pedaggicas e intitulados como tradicionais, muito embora sejam realidades continuadas em grande parte das escolas brasileiras. Face s inmeras implicaes vividas pela Educao Brasileira nas ltimas dcadas e intensificadas nos ltimos dias, comprovadas pela defasagem das suas estruturas fsicas e pedaggicas, a carncia de condies necessrias para o seu pleno desenvolvimento, a exaustiva carga horria submetida aos professores em geral, a falta de motivao dos educadores e o conseqente desinteresse dos educandos, sendo estes, resultados ainda da falta de prioridade dispensada por um Estado cada vez mais capitalista, culturalmente empenhado no desenvolvimento econmico e subserviente modelos polticos internacionais, considero a poca que compreende as dcadas de 60 e 70 como uma das mais importantes da Histria brasileira e destaco-a como ponto de partida para a anlise e entendimento dos conflitos em que se encontra a educao nacional nos dias atuais. Muitos so os problemas enfrentados pelo sistema educacional no Brasil. Primeiramente, porque, como j explicitado, nunca fora tratado de forma sria, prioritria. Culturalmente, o Estado sempre colocou a educao em segundo plano, privilegiando apenas uma pequena parcela da populao, a elite. Preocupava-se muito mais com a educao desta, sempre bem representada atravs de prticas polticas por ela elaboradas, enquanto a maior parte carecia de uma formao democrtica, qualificada e sria, como alerta Cristovam Buarque:
... No Brasil nunca houve um compromisso de educar as massas brasileiras. A elite brasileira tem uma opo poltica, explcita ou no, de que basta educar os seus filhos - e ainda est educando mal. No Brasil se investe bem nos filhos dos ricos e basta ver que temos bons colgios particulares. (INEP, 2005).

Associando o que diz a LDB/961: A educao bsica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formao comum indispensvel para o exerccio da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores com a realidade empiricamente observada na esfera educacional, h constncia de prticas referentes a
1

LEI n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, capitulo II da educao bsica, seo I, artigo 22.

perodos anteriores, ainda que a legislao educacional vigente aponte para novas perspectivas democrticas na formao do indivduo, como relatado no trecho supracitado. Neste aspecto a educao brasileira no est conseguindo cumprir os seus objetivos, ao menos em nvel pblico, sendo este o padro possvel para a maior parte do Brasil atualmente. cada vez mais constante o nmero de analfabetos, neste caso me refiro ao analfabetismo funcional, aquele que , talvez, o mais grave e preocupante. (RIBEIRO, 2005). Esta forma de analfabetismo dentre as outras tantas existentes, se caracteriza pela incapacidade do seu portador de ir mais alm da simples aptido de assinar o prprio nome ou decifrar signos lingsticos, no sendo capaz de entender ao menos o que l ou v, muito menos o que se processa numa estrutura to complexa como a poltica. Alm desta modalidade, est o mais tradicional, que o analfabetismo gerado pela no escolarizao. Adotando esta perspectiva, o sistema educacional no pode e no deve ser responsabilizado solitariamente. A educao no muda a estrutura e a mentalidade social sozinha, ela deve fazer parte de uma conexo com as demais instituies de poder, na inteno de verdadeiramente cumprir os seus objetivos: desenvolver, assegurar e fornecer. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA), datada do ano de 2003, 11,06% da populao nacional analfabeta, fato que para um pas em vias de desenvolvimento uma incongruncia, constatando, assim, a falta de apoio advinda do Estado e a conseqente ineficincia do ensino pblico. (FOLHA DE SO PAULO, 2005). O relatrio final do grupo de trabalho sobre financiamento da educao, realizado atravs do MEC, afirma que para elevar um pouco o nvel de qualidade da instruo pblica, seria necessrio 8% do PIB (Produto Interno Bruto), o que atualmente no passa de 4,3%.2 O que nos chama a ateno a semelhana em termos de investimento federal educao em relao ao perodo ditatorial: segundo Chiavenato: ... Em 1965, encaminhou-se 11,07% do oramento federal educao; nove anos depois, a verba correspondia a apenas 4,95%. Esses dados nos confirmam ainda mais a influncia e as conseqncias oriundas do sistema educacional do regime militar brasileiro. (CHIAVENATO, 2004, p.145). Trilhando tais caminhos, a educao nossa no est desenvolvendo realmente o educando, muito menos lhes formando a conscincia de cidadania ou a noo crtica devida e

LEI n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, capitulo II da educao bsica, seo I, artigo 22.

apontada na LDB/96. H uma notvel diferena naquilo que est escrito e atribudo como lei geral para aquilo que efetivamente ocorre na prtica. Entretanto, seria um equvoco e at injusto afirmar que a LDB/96 no trouxe melhorias ao sistema educacional, principalmente no que concerne s polticas de incluso social e projetos inditos, tais como os Parmetros Curriculares (PCNs), ainda que insuficientes para a resoluo das mazelas do sistema de instruo pblica no Brasil, contudo, ainda no houve um observvel rendimento na realidade vivida por grande parte da populao nacional no que se refere ao desenvolvimento dos objetivos educacionais traados por estas diretrizes. O que instiga pesquisar este tema a evidncia de um resqucio educacional que ainda perdura nos dias atuais. As diversas dificuldades encontradas pelos professores (da rede pblica ou privada), associando-se a falta de incentivo, explorao, opresso, salrios incompatveis ao trabalho desenvolvido, sistema pedaggico ineficiente e burocrtico, educandos desmotivados, a submisso do docente a uma sobrecarga exaustiva de trabalho, ficando este impossibilitado de dedicar-se a outras atividades, ou at mesmo famlia, devido s atividades que desenvolvem fora do espao escolar (ACs), dentre outros problemas que j fazem parte do cotidiano do docente, fruto, direta ou indiretamente, deste sistema fantasma que, em parte, ainda perdura, simbolizado por algumas de suas prticas. O sistema poltico do Brasil, influenciado pelo neoliberalismo, tende a alimentar a no interveno do Estado na educao, assim como em outros segmentos sociais. Esta idia h muito defendida pelo sistema poltico de 64, se faz presente e fornece um perigo intenso. Se com o apoio do Estado a educao caminha com dificuldades, sem esse apoio e com o modelo econmico exploratrio e corrupto que vigora no Brasil, o sistema educacional tende a entrar num caos sem medidas, deteriorando o desenvolvimento do pas, j que este medido, segundo Dimenstein, pelo nvel de educao do seu povo. (DIMENSTEIN, 2000, p.158). Mas, assim como a roda da histria, a educao no estanque, ela se movimenta gradativamente, e, com base nisto, vlido acreditar que a educao brasileira possa ser caracterizada como uma instituio em vias de mudanas, em processo de redemocratizao, de transformaes constantes.

10

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS. AZANHA, Jos Mrio Pires. Planos e Polticas de educao no Brasil: Alguns pontos para reflexo. In: Estrutura e Funcionamento da Educao Bsica (vrios autores) So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. BUARQUE, Cristovam. A educao uma questo cultural. (entrevista on line). Disponvel na Internet via http://www.inep.gov.br. Acessado em 10 de Agosto de 2005. CHIAVENATO, Jlio Jos. O golpe de 64 e a ditadura militar. So Paulo: Moderna, 2004. DIMENSTEIN, Gilberto. O cidado de papel: A infncia, a adolescncia e os direitos humanos no Brasil. So Paulo: tica, 2000. FONSECA, Selva Guimares. Didtica e prtica de ensino de Histria. Campinas: Papirus, 2004. GHIRALDELLI JR, Paulo. Filosofia e Histria da Educao Brasileira. So Paulo: Manole, 2003. HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto & TANURI, Leonor Maria. A educao Bsica no Brasil. In: Estrutura e Funcionamento da Educao Bsica (vrios autores). So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. SCHAFF, Adam. Histria e verdade. So Paulo: Martins Fontes, 1983. VIEIRA, Evaldo. Estado e misria social no Brasil de Getlio a Geisel. So Paulo: Cortez, 1983.

You might also like