You are on page 1of 27

www.neos.ind.

br

Analisador de segurana eltrica

Manual de Instrues
SEG100

EM BRANCO

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

Analisador de Segurana Eltrica SEG100

Manual de instrues

Neos Industria Tecnologia LTDA Rua Francisco Lobo, 520 - Esplanada Belo Horizonte - MG, 30.280-080
www.neos.ind.br

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

EM BRANCO

Digitronica PCI Manual de instrues Rev. 00

ndice

Captulo 1: Introduo................................................................8 Captulo 2: Simbologia................................................................9 Captulo 3: Precaues e notas...................................................10 Captulo 4: Uma viso rpida - Hardware.....................................11 Captulo 5: Uma viso rpida - Software......................................18 Captulo 6: Funes..................................................................13 Resistncia de aterramento..................................................14 Fuga.................................................................................15 Fuga Leads .......................................................................16 Rede.................................................................................17 Captulo 7: Cuidados e manutenes..........................................22 Soluo de problemas........................................................22 Limpeza...........................................................................24 Manuteno......................................................................25 Especificaes gerais.........................................................26 Garantia..........................................................................27

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

EM BRANCO

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

Introduo Equipamento porttil microprocessado, para ensaios de segurana eltrica no destrutivos em equipamentos biomdicos e de uso geral; interface simples e intuitiva, tendo a opo de realizao de testes e gerao de certificados automticos, reduzindo o tempo gasto em atividades operacionais, ou manuais; funcionamento baseado nos parmetros determinados pela norma IEC 60601.

Nota As informaes contidas neste Manual de Instrues so de propriedade da Nos Indstria Tecnologia Ltda. e no podem ser duplicas, por qualquer meio, em parte ou em sua totalidade sem autorizao por escrito da Nos. A Nos se reserva o direito de alterar sem prvio aviso as informaes contidas neste Manual, incluindo as especificaes tcnicas do produto. O software licenciado para uso em conjunto com o hardware PC I. No faa modificaes, adaptaes, engenharia reversa, decompilao, ou outro artifcio que permita acesso ao cdigo fonte. Todos os direitos so reservados.

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

Simbologia Utilizada:

Ateno/Cuidado: Indicam condies que podem afetar adversamente o equipamento ou o operador.

Informao: Indicaes que auxiliam o operador do equipamento.

Frgil: Manuseie com cuidado.

Risco de choque eltrico: O equipamento s pode ser aberto por tcnicos da Nos ou assistentes tcnicos credenciados.

Teme umidade: Indicam que o produto no deve ser molhado.

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

CUIDADO:

Este no um aparelho medico, portanto no deve ser utilizado para fins teraputicos e/ou diagnsticos. No pode ser utilizado como meio principal ou acessrio de sustentao da vida, ou em qualquer outra aplicao para a qual uma falha em seu funcionamento possa causar danos materiais ou ambientais. O SEG100 deve ser utilizado somente por pessoal qualificado, como tcnicos e/ou engenheiros (clnicos ou biomdicos), ou por pessoal com experincia equivalente e dotados de um treinamento adequado. No utilize o SEG100 na presena de gases anestsicos e/ou outros gases inflamveis, sob risco de exploso. A equipe responsvel pela operao do equipamento deve fazer a leitura prvia deste manual na integra. Qualquer duvida deve ser sanada antes da utilizao do mesmo. No abra o gabinete do equipamento, sob risco de choque eltrico. Use somente o cabo oferecido com o medidor e certifique-se que o mesmo esteja em boas condies. Nunca deixe cair ou coloque objetos pesados sobre o SEG100 e nem exponha-o umidade, gua ou qualquer mistura lquida. Qualquer eventualidade, contate a Nos. Nunca confie a manuteno do SEG100 a pessoas no autorizadas.

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

10

Display alfanumrico de 4 linhas x 20 colunas.

Entrada USB, para comunicao com PC.

Entrada para ensaios de ECGs e partes aplicadas, para automatizao de resultados. (Opcional)

Teclado: *Setas de navegao *Tecla M, usada em certos ensaios para realizar as medidas. *Teclas para controle da alimentao do equipamento sobre teste. Tais como controle de polaridade, terra, fase e neutro.

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

11

Receptculo (DUT) para equipamento em teste.

Entrada para conector Black Kelvin.

Porta Fusvel

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

12

SELECIONANDO FUNES

Ateno: Todas as partes em contato com pacientes devem ser removidas antes de conectar o equipamento ao SEG100.

Antes de ligar o SEG100 a ponta de prova ( Balck Kelvin ) deve estar devidamente conectada no painel traseiro do analisador. Caso necessite troca-l isso pode ser feito desde que no interrompa uma medio ou esteja no meio de um ensaio automtico.

As informaes principais so passadas atravs de um display alfanumrico de 4 linhas por 20 colunas. Desde dados da funo selecionada at o estado da rede e alimentao do equipamento em ensaio. As funes podem ser alternadas atravs das setas ( < e > ). A alimentao do equipamento sobre teste pode ser manipulada pelos botes de controle do DUT Fase: Abre ou Fecha a fase de alimentao do equipamento Neutro: Abre ou Fecha o neutro de alimentao do equipamento Terra: Abre ou Fecha o pino terra do equipamento D/R: Controla a polarizao da alimentao do equipamento, podendo inverter Fase-Neutro. Esses controles so feitos por rels internos, e possuem um delay proposital; primeiramente a alimentao do DUT cortada, e somente aps um curto perodo de tempo a alimentao restabelecida de acordo com o que foi selecionado, diminuindo o risco de dano ao analisador.

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

13

Resistncia de aterra

Este teste mede a resistncia de um ponto de terra do chassi do equipamento em teste ao pino de terra do cabo de fora do mesmo. Esta medida feita atravs da ponta de prova black kelvin, primeiramente o ponto de terra no gabinete do equipamento sobre teste deve ser localizado, em seguida conectado com a ponta de prova black kelvin, para fazer a medida segure o boto M por alguns instantes e solte, recomendado que o boto seja segurado por pelo o menos 3 segundos.

No faa nenhuma medida com o cabo black kelvin desconectado do analisador.

Caso esteja usando algum tipo de adaptador, recomendvel que se faa o teste somente no adaptador primeiramente, e aps identificado a resistncia do mesmo usar esse valor como offset.

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

14

Corrente de Fuga

Mede a corrente de fuga em uAmps do aparelho sobre teste em uma carga de 1000 Ohms de acordo com a IEC 601. Como ponta de prova usado a Black Kelvin. recomendado que este teste seja feito em todas as condies de alimentao do DUT possveis, tais como Direto e Reverso, Fase ligada e desligada, Neutro ligado e desligado e com e sem terra. Ensaios comuns de corrente de fuga: -Fuga para chassi: colocando a ponta de prova em um ponto do chassi. Em chassis de superfcie no condutiva recomendado que seja usado um pad de 200cm, de superfcie condutiva em contato com o equipamento. -Fuga para o terra: colocando a ponta de prova em um ponto de terra do equipamento em teste e atravs das teclas de controle DUT deixar o terra em aberto. Este teste no precisa ser feito em equipamentos que usem cabos sem pino de terra. -Fuga para parte aplicada: colocando a ponta de prova em um ponto de usual contato com paciente.

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

15

Corrente de fuga para Leads/Partes Aplicadas ( opcional )

Em casos onde existem muitas partes aplicadas, como em ecg, o teste pode ser automatizado usando esta funo. Os mesmos testes feitos no modo simples de corrente de fuga podem ser feitos em at 10 pontos simultneos, pelas entradas frontais. No entanto com a diferena de no mostrar os valores em tempo real, e sim por amostras. Para dar inicio as medidas aperte M.

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

16

Rede

Este teste mostra a situao atual da alimentao do equipamento em teste, tais como tenso, corrente funcional ( opcional ), e potncia mdia consumida ( opcional ).

Os valores de corrente e potencia podem no ser muito precisos, portanto no podem ser tomados como meio de referncia principal. Para valores abaixo de 0.5 A nenhum valor mostrado..

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

17

Software ( Opcional )
Instalao 1) Primeiramente deve ser instalado o driver 1, incluso no CD. 2) Com o analisador conectado computador atravs do cabo usb. na tomada, conecte ele ao

3) Caso o windows no ache um driver nativo, atravs do instalador do mesmo v em selecionar driver manualmente e mande abrir o driver incluso no CD, com nome usbSEG100. 4) Instale o aplicativo localizado na pasta aplicativos no CD. 5) Reinicie o computador. Primeiro uso Sempre que o dispositivo estiver conectado ao computador ele ir ser representado por uma porta COM serial. Para ver em qual porta COM o dispositivo est enumerado, v em Iniciar > Painel de controle > Sistema e em seguida Hardware > gerenciador de dispositivo ; v em PORTAS ( COM & LPT ). E veja qual COM est o dispositivo de nome USB. Ex: COM1, COM5, COM9..etc

Em seguida o aplicativo pode ser aberto e est pronto para ser usado.

Caso conecte o analisador em outra porta usb em uma outra porta USB o endereamento dela poder ser diferente e primeiro passo de ir ao gerenciador de dispositivos>Hardware dever ser refeito e anotado o novo valor da COM.

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

18

O Aplicativo do SEG100 gera certificados com aprovaes e reprovaes automticos, para da inicio aos testes verifique se o analisador est conectado na porta usb do computador, no campo PORTA coloque a porta que representa o mesmo e em seguida clique em CONECTAR. Neste momento o analisador deve entrar no modo Automtico e uma mensagem de confirmao ir aparecer no display do mesmo. Procedimento: 1) Inclua os dados do equipamento, ambiente e etc. 2) Caso esteja usando um adaptador, inclua o offset de resistncia do mesmo. 3) Verifique todos os valores de limite de tolerncia, de acordo com os padres adotados, estes valores sero usados para a aprovao ou reprovao automtica do equipamento em teste. 4) Antes de mandar iniciar o teste verifique todos os pontos que sero usados nos testes. Dados como ponto de terra, ponto no chassi, partes aplicadas e etc. Verifique tambm se a ponta de prova black Kelvin est devidamente conectada no analisador. 5) Conecte o equipamento no analisador e caso deseje fazer o teste completo ( Opcional, dependente da verso de analisador escolhida ) clique em INCLUIR TESTE AP/ECG, e depois clique em INICIAR TESTE. Caso o analisador no possua essas entradas ou deseja fazer apenas o teste bsico, clicar apenas em INICIAR TESTE. 6) O teste ser iniciado, verifique sempre o display siga as instrues que sero repassadas no mesmo. Tais como trocar a ponta de prova de lugar. 7) Aps terminar o teste o seu certificado estar preenchido e pronto para ser impresso. Na aba de certificados, ao clicar no boto de imprimir o certificado ser impresso pela impressora padro.

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

19

Campo para definio da porta COM. Valores encontrados em cada teste. Testes que sero feitos

Dados para o certificado Abas LEDs verdes: Mostra qual teste est sendo feito no momento.

Campo para Offset de adaptador, Deve ser feito manualmente

Boto para Iniciar teste Boto para incluso de testes de AP/ECG Valores de limite para aprovaes e reprovaes automticas

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

20

Botes para impresses individuais dos certificados

Certificado principal

Certificado AP/ECG

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

21

Ateno: Caso ocorra algum problema que no possa ser resolvido, suspenda o uso do equipamento e contate o Servio Tcnico Autorizado.

Problema enfrentado

Possvel Causa

Ao corretiva Trocar o ponto de terra escolhido no equipamento e verificar se o mesmo est sujo e/ou oxidado Trocar cabo de fora do equipamento

Ponto de terra errado Resistncia de aterramento mostrando sempre >10ohm

Cabo terra rompido

Black kelvin mal conectada.

Verificar encaixe do cabo black kelvin.

Valores de corrente de fuga sendo mostrados mesmo com a ponta de prova solta.

Isso normal e devido a interferncias do ambiente.

Caso essas interferncias sejam criticas alterar local dos ensaios.

No menu rede no aparece valor de tenso.

O valor mostrado referente a tenso Fase-Neutro no DUT. Caso a fase ou o neutro esteja em aberto a tenso mostrada ser 0. Verifique novamente qual a porta COM usada e altere no aplicativo

Mesmo conectado na usb e ligado, ao clicar em Conectar e iniciar teste o analisador no faz nenhum teste.

Porta COM selecionada errada

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

22

Mesmo conectado na usb e ligado, ao clicar em Conectar e iniciar teste o analisador no faz nenhum teste.

Perda de comunicao,.

Reinicie o aplicativo e o analisador

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

23

Limpeza do analisador

No use abrasivos ou qualquer componente qumico sobre a superfcie do equipamento. O SEG100 deve ser limpo apenas com um pano macio levemente umedecido com gua e sabo neutro. Tome o cuidado de utilizar um pano livre de impurezas e de no deixar, de forma alguma, que nenhum tipo de lquido entre em contato com as partes internas do equipamento. Toda e qualquer limpeza deve ser feita com o equipamento desligado.

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

24

Manuteno

Ateno: Caso ocorra algum problema que no possa ser resolvido, suspenda o uso do equipamento e contate o Servio Tcnico Autorizado. O SEG100 somente deve ser reparado pela Assistncia Tcnica ou pessoal autorizado. Uma manuteno inadequada pode causar um funcionamento do equipamento fora de suas especificaes.

conveniente a realizao de manuteno preventiva anualmente, garantindo assim seu funcionamento dentro das especificaes originais e dos requisitos necessrios para sua utilizao. Para tal o equipamento deve ser enviado para Nos, onde o mesmo passar por testes de todas suas funes, ser calibrado e eventualmente reparado. A verificao, ajustes e calibraes so realizados por empresa credenciada pela Nos, utilizando-se de equipamentos de medio rastreveis a padres metrolgicos reconhecidos internacionalmente. Recomenda-se o envio para a realizao da calibrao do equipamento aps 12 meses de utilizao ou quando o certificado de calibrao vencer, o que ocorrer primeiro; sendo o frete de responsabilidade do cliente.

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

25

Especificaes gerais

>Tenso: Exatido: Faixa: Resoluo: (+5% ) 90 a 240 Vca 0,1 volts

>Correntes de Fuga ( aplicada, para o terra e para leads ) : Exatido: DC & 25 a 1kHz ( +100kHz a 1mHz (+Faixa: 0 a 1999 uA Resoluo: 0,1 uA >Resistncia: Exatido: Faixa: (+1% ) 0 a 10 Ohms 1%) 5% ) 1kHz a 100kHz (+- 2.5%)

Resoluo: 0,01 Ohms >Corrente Funcional: ( Opcional ) Exatido: (+Faixa: 5% ) 0,5 a 15 A

Resoluo: 0,1 A

>Potncia mdia: ( Opcional ) Faixa: 50W a 3600W Resoluo: 0,1 W >Caractersticas fsicas Interface: Peso: USB 0,8 Kg

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

26

Garantia

Os produtos da Nos tecnologia Ltda. so garantidos contra defeitos de fabricao e atendem s especificaes publicadas. A garantia e assistncia tcnica so asseguradas em todo territrio nacional e nos paises onde existir servio tcnico autorizado institudo. A garantia do equipamento limitada troca, reparo e mo de obra, a critrio do fabricante, para partes que apresentem defeito ou no atendam s especificaes publicadas durante o perodo de garantia. A garantia no cobre defeitos causados por acidentes, uso em condies inadequadas, instalao e limpeza inadequada, servio, instalao ou alterao realizados por pessoal no autorizado e peas sujeitas a desgaste ou deteriorao normal por uso. A garantia estabelecida do equipamento de 12 meses, desde que mantidas suas caractersticas originais, contados apartir da data de emisso da Nota Fiscal de venda ao primeiro comprador.

Nos SEG100 Manual de instrues Rev. 00

27

You might also like