You are on page 1of 19

EXMO. SR. DR.

JUIZ FEDERAL DA ___ VARA FEDERAL CVEL DA SEO JUDICIRIA DO RIO DE JANEIRO/RJ

Referncia: Procedimento Administrativo MPF/PR/RJ 1.30.012.000331/2008-81

O MINISTRIO PBLICO FEDERAL, por meio do Procurador da Repblica que esta subscreve, com fulcro nos artigos 5, XXXII, 127, 129, inc. III e 170, inc. V, da Constituio Federal, artigos 1, inc. II, 3 e 5 da Lei n 7.347/85 e artigo 6, inciso VII, alneas a, c e d da Lei Complementar n. 75/93, vem perante V. Exa. propor a presente AO CIVIL PBLICA COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA em face da CAIXA ECONMICA FEDERAL, empresa pblica federal, sediada na Av. Rio Branco 174 21 andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20040-000, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos: 1- DOS FATOS A presente Ao Civil Pblica est sendo proposta em decorrncia das apuraes realizadas no mbito do Procedimento Administrativo n 1.30.012.000331/2008-81 (original em anexo), instaurado a partir de representao apresentada a este rgo pela Sra. Celia Furtado Fernandes, noticiando o recebimento de uma fatura enviada pela r cobrando a anuidade de carto de crdito no solicitado, desbloqueado ou utilizado. 1

Em resposta ao questionamento feito por esta Procuradoria, confirmou a CEF a prtica do envio de faturas com o valor da anuidade relativas a cartes de crditos no desbloqueados ou utilizados pelos clientes, sob o fundamento de que a anuidade devida a partir do momento em que o cliente manifestou expressamente seu desejo em obter o produto (fl. 33 do PA). Em razo da evidente ilegalidade da cobrana em questo, este rgo expediu a RECOMENDAO PR/RJ/CG N 04/2008 (fls.27/30 do PA), para que a CEF se abstenha de enviar fatura de cobrana mensal referente parcela de anuidade de carto de crdito no desbloqueado e/ou no efetivamente utilizado pelo consumidor. Entretanto, tal Recomendao no foi acatada pela empresa pblica, a qual insiste em afirmar a regularidade da prtica em questo, conforme se verifica s fls. 31/34 e 38/40 do PA. Destarte, verificada a impossibilidade de correo da conduta da r, no resta alternativa seno o ajuizamento da presente demanda, visando cessao desta prtica que vem lesando inmeros consumidores. 2 - DA LEGITIMIDADE DO MINISTRIO PBLICO FEDERAL O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbida da defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis, segundo preceitua o art. 127 da CF. A legitimidade do Ministrio Pblico Federal para a propositura da ao prevista e assegurada pela seguinte legislao:
Art. 129 - So funes institucionais do Ministrio Pblico: (...) II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia;

III - promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;

Ampliando a previso constitucional, a Lei n 8.078/90 (Cdigo de Defesa do Consumidor) dispe, em seu artigo 81, que a defesa dos interesses e direitos dos consumidores pode ser exercida individual ou coletivamente, entendendo-se dentre estes ltimos, alm dos interesses coletivos e difusos, tambm os interesses ou direitos individuais homogneos. A mesma lei atribui ao Ministrio Pblico a legitimidade para ajuizar as aes civis coletivas alusivas ao assunto (artigo 91):
Art. 81 - A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vtimas poder ser exercida em juzo individualmente, ou a ttulo coletivo. Pargrafo nico. A defesa coletiva ser exercida quando se tratar de : I - interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato; II - interesses ou direitos coletivos, assim entendidos, para efeitos deste Cdigo, os transindividuais de natureza indivisvel, de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica base. III - interesses ou direitos individuais homogneos, assim entendidos os decorrentes de origem comum. Art. 82 - Para os fins do artigo 81, pargrafo nico, so legitimados concorrentemente: I - o Ministrio Pblico; (...) Art. 91 - Os legitimados de que trata o artigo 82 podero propor em nome prprio e no interesse das vtimas ou seus sucessores, ao civil coletiva de responsabilidade pelos danos individualmente sofridos, de acordo com o disposto nos artigos seguintes.

A legitimidade ministerial corroborada ainda pelos seguintes preceitos normativos:


Lei Complementar n 75/93 - Estatuto do Ministrio Pblico da Unio Art. 5 - So funes institucionais do Ministrio Pblico da Unio: II - zelar pela observncia dos princpios constitucionais relativos:

c) atividade econmica1, poltica urbana, agrcola, fundiria e de reforma agrria e ao sistema financeiro nacional; VI - exercer outras funes previstas na Constituio Federal e na lei. Art. 6 - Compete ao Ministrio Pblico da Unio: VII - promover o inqurito civil pblico e a ao civil pblica para: c) a proteo dos interesses individuais indisponveis, difusos e coletivos, relativos s comunidades indgenas, famlia, criana, ao adolescente, ao idoso, s minorias tnicas e ao consumidor; d) outros interesses individuais indisponveis, homogneos, sociais, difusos e coletivos; Lei n 7.347/85 Art. 1 - Regem-se pelas disposies desta Lei, sem prejuzo da ao popular, as aes de responsabilidade por danos morais e patrimoniais causados: II ao consumidor; Art. 5 - A ao principal e a cautelar podero ser propostas pelo Ministrio Pblico, pela Unio, pelos Estados e Municpios. Podero tambm ser propostas por autarquia, empresa pblica, fundao, sociedade de economia mista ou por associao que: (...).

Neste sentido, cabe trazer colao o seguinte ensinamento doutrinrio:


Legitimidade do MP. Pode mover qualquer ao coletiva, para a defesa de direitos difusos, coletivos e individuais homogneos. A CF 129 III legitimada ao MP para a ACP na tutela de direitos difusos e coletivos, mas no menciona os individuais homogneos. A CF 129 IX autoriza a lei federal a atribuir outras funes ao MP, desde que compatveis com seu perfil institucional. A CF 127 diz competir ao MP a defesa dos direitos e interesses sociais e individuais indisponveis. Como as normas de direito do consumidor (includa aqui a ao coletiva tour court) so, ex vi legis, de interesse social (CDC 1.), legtima e constitucional a autorizao que o CDC 82, I d ao MP de promover a ao coletiva, ainda que na defesa de direitos individuais disponveis. O cerne da questo que a ao coletiva, em sua trs modalidades de interesse social. V. Nery. Just. 160/244; Nery, Dc 1/206
(NERY JUNIOR, Nelson e NERY, Rosa Maria Andrade. Cdigo de Processo Civil Comentado e Legislao processual civil extravagante em vigor.4. ed. Revista e Ampliada. SP: Revista dos Tribunais, 1999, p. 1866).
1

CF - Art. 170 - A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: (...) V - defesa do consumidor;

Evidente, portanto, a legitimidade ativa deste rgo ministerial.

3 DA COMPETNCIA DA JUSTIA FEDERAL Sendo a r empresa pblica federal, fora reconhecer a competncia da Justia Federal para o julgamento da presente demanda, nos termos do artigo 109, inciso I, da Lei Fundamental:
Art. 109 - Aos juzes federais compete processar e julgar: I - as causas em que a Unio, entidade autrquica ou empresa pblica federal forem interessadas na condio de autoras, rs, assistentes ou oponentes, exceto as de falncia, as de acidentes de trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho;

4 DO MRITO Atravs das apuraes realizadas no mbito do Procedimento Administrativo n 1.30.012.000331/2008-81, verificou-se que a CEF envia faturas com o valor da anuidade relativa a cartes de crditos no desbloqueados e no utilizados pelos clientes, como comprova a fatura acostada fl. 09 do PA. A r defende a regularidade de tal conduta, sob o fundamento de que a anuidade devida a partir do momento em que o cliente manifestou expressamente seu desejo em obter o produto (fl. 33 do PA), de forma que o desbloqueio ou o uso do carto seriam irrelevantes para fins de cobrana da anuidade. Entretanto, conforme se demonstrar a seguir, a prtica em questo absolutamente ilegal, seno veja-se:

A) DA VIOLAO AO PRPRIO CONTRATO DE ADESO DO CARTO DE CRDITO ENVIADO PELA CEF: Inicialmente, cabe demonstrar que o envio da fatura com o valor da anuidade pela CEF no caso de cartes no desbloqueados ou utilizados afronta o prprio contrato que rege este servio, denominado Contrato de Prestao de Servios de Administrao dos Cartes da CAIXA e acostado s fls. 07/08 do PA. Antes de se adentrar na anlise das clusulas contratuais, cabe destacar o disposto no art. 47 do CDC:
Art. 47. As de clusulas maneira contratuais mais sero ao

interpretadas consumidor.

favorvel

Pois bem, a clusula 3.1 do referido contrato estabelece que:


3.1 A adeso dos PORTADORES ao SISTEMA se efetiva mediante a ocorrncia de uma das trs hipteses abaixo, o que dever ocorrer somente aps o TITULAR ter lido e concordado com os termos deste contrato: a) no momento em que o TITULAR realiza o desbloqueio de seu CARTO e/ou de seu(s) ADICIONAL(IS), seguindo as regras fixadas e previamente informadas pela EMISSORA;ou b) no momento em que o TITULAR e/ou ADICIONAL(IS) utilizar (em) o CARTO; ou c) com o pagamento da FATURA MENSAL.

Com base na clusula supra, conclui-se que o cliente que recebeu o carto, mas no o desbloqueou nem o utilizou ainda no aderiu ao SISTEMA. Por sua vez, a clusula 7.1 do contrato em questo dispe o seguinte:

7.1 Pelos servios previstos na Clusula Segunda, item 2.1, letra a, o TITULAR pagar o valor de uma Anuidade, a cada perodo de 12 (doze) meses de permanncia no SISTEMA, por carto emitido, assim considerando o CARTO do TITULAR e cada um dos ADICIONAIS.

Diante desta clusula, constata-se que a anuidade somente devida a partir do momento em que o cliente est no SISTEMA, o que no ocorre quando o mesmo no desbloqueou ou utilizou o carto, conforme o disposto na clusula 3.1. Assim, uma simples anlise dos dispositivos contratuais supracitados revelam que o cliente que possui um carto de crdito da r bloqueado e no utilizado no deve pagar anuidade, restando demonstrado que a conduta da r ora combatida afronta o prprio contrato de adeso por ela elaborado. Nem se alegue, como fez a r fl. 33 do PA, que o envio da fatura contendo o valor da anuidade nestes casos seria apenas uma forma de dar conhecimento ao cliente das obrigaes assumidas por este, tais como anuidade, tarifas e condies de taxas de juros, uma vez isto representa violao ao item i da clusula 15.1 do contrato de adeso, verbis:
15.1A EMISSORA prestar contas ao TITULAR, mediante remessa de FATURA MENSAL, da qual constaro: i) o valor da Anuidade, servio de proteo, perda e roubo, demais TARIFAS DE SERVIOS, quando devidos, bem como o percentual de rateio dessa remunerao entre as pessoas integrantes do SISTEMA, na forma da Clusula 2.2 - grifo no original.

Tal dispositivo claro ao estabelecer que, na fatura enviada ao cliente, somente pode constar o valor da anuidade se esta for devida, o que no ocorre no caso em exame. Com efeito, nos casos de cartes ainda bloqueados, a r at poderia encaminhar aos clientes uma fatura de carter apenas informativo (sem qualquer dbito), porm jamais contendo o valor de uma anuidade indevida. 7

Ocorre que, conforme se verifica fl. 09 do PA, a fatura enviada ao cliente inclui o valor referente anuidade com a respectiva data de vencimento, no fazendo qualquer meno de que a mesma inexigvel. Tal documento demonstra que, na prtica, a r cobra de seus clientes uma anuidade indevida, sabendo que estes, por desconhecimento e medo de ficarem inadimplentes e terem que arcar com os significativos encargos pelo atraso, acabam pagando a fatura, mesmo sem sequer terem desbloqueado o carto. B) DA ILEGALIDADE DA PRTICA EM EXAME AFRONTA AO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR: No item supra, restou demonstrado que o envio da fatura com o valor da anuidade na hiptese em exame afronta o prprio contrato de adeso referente ao carto de crdito. Entretanto, ainda que tal cobrana estivesse prevista em contrato, a mesma seria ilegal, seno veja-se: Inicialmente, cabe destacar que as operaes de natureza bancria e financeira esto abrangidas pelo regime jurdico do Cdigo de Defesa do Consumidor, por fora do disposto no 2 de seu art. 3, de forma que indiscutvel a incidncia do referido diploma no presente caso. Assim sendo, a conduta da CEF de induzir o cliente a pagar uma indevida anuidade de carto de crdito sequer desbloqueado, prevalecendo-se de sua ignorncia, afronta diversos dispositivos do CDC. Neste sentido, cabe destacar o artigo 39, incisos IV e V, da Lei n 8.078/90, que estabelece:
Art. 39 - vedado ao fornecedor de produtos ou servios, dentre outras prticas abusivas:

IV - prevalecer-se da fraqueza ou ignorncia do consumidor, tendo em vista sua idade, sade, conhecimento ou condio social, para impingir-lhe seus produtos ou servios; V - exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva;

Portanto, ao prevalecer-se do pouco conhecimento do consumidor, para fazer com que o mesmo pague uma indevida anuidade, a r incorre em prtica abusiva, expressamente vedada pelo CDC. A abusividade da conduta em exame tambm se verifica pelo fato de que cobrar anuidade de um carto sequer desbloqueado caracteriza uma vantagem manifestamente excessiva r, a qual lucra com um servio no prestado efetivamente. No exemplo constante do PA, a anuidade total cobrada da consumidora foi de R$ 84,00 (oitenta e quatro reais), divididos em quatro parcelas. Constata-se, assim, que a cobrana de anuidade na hiptese em exame, por se enquadrar nos incisos IV e V da Lei 8078/90, configura prtica abusiva, vedada ao fornecedor de servios. Diante da flagrante abusividade da conduta em questo, qualquer clusula contratual que eventualmente sirva para embas-la deve ser declarada nula de pleno direito, de acordo com o artigo 51, inciso IV, daquela mesma lei.
Art. 51 - So nulas de pleno direito, entre outras, as clusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e servios que: IV - estabeleam obrigaes consideradas inquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatveis com a boa-f ou a eqidade.

Faz-se mister ressaltar que esta norma est em consonncia com o art. 6, incisos III e IV, do mesmo diploma legal, que institui o direito do consumidor proteo contra prticas desleais e clusulas abusivas e institui a boa-f como limite liberdade contratual:
Art. 6 So direitos bsicos do consumidor: III - a informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, com especificao correta de quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo, bem como sobre os riscos que apresentem; IV - a proteo contra a publicidade enganosa e abusiva, mtodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra prticas e clusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e servios;

Neste passo, o que o Cdigo de Defesa do Consumidor pretende coibir prticas estritamente egostas que, buscando apenas o maior lucro pessoal, utilizam-se de expedientes ludibriantes e propagandas falaciosas. Assim, este princpio institui uma nova feio contratual, a partir da qual policitante e oblato no so mais concorrentes, mas parceiros buscando o bem comum. Nos dizeres de Clvis do Couto e Silva:
Nos negcios bilaterais, o interesse, conferido a cada participante da relao jurdica (mea res agitur), encontra sua fronteira nos interesses do outro figurante, dignos de serem protegidos. O princpio da boa f opera, aqui, significativamente, como mandamento de considerao2.

Em sntese, este princpio tutela a confiana, na medida em que impe um agir refletido, levando em considerao s esperanas da outra parte, zelando pela sua segurana e seu patrimnio, repelindo condutas desleais, mprobas e desonestas.

SILVA, Clvis do Couto e. A obrigao como processo. So Paulo: Jos Bushatsky, Editor: 1976. p. 30. (Grifou-se)

10

Este dever de considerao, hoje incidente sobre todos os contratos por fora do artigo 422 do Cdigo Civil de 2002, na esfera consumerista, apresenta mais um agravante a presuno ex vi legis da hipossuficincia tcnica daquele que adquire produtos e servios. Neste diapaso, sero os deveres de informao, transparncia e considerao que iro equilibrar esta inferioridade ftica do consumidor. A respeito deste tema, asseverou o ilustre Antnio Herman de Vasconcellos e Benjamin:
O consumidor bem informado um ser apto a ocupar seu espao na sociedade de consumo. S que essas informaes muitas vezes no esto sua disposio. Por outro lado, por melhor que seja a sua escolaridade, no tem ele condies, por si mesmo, de apreender toda a complexidade do mercado. que, como muito bem alerta Marilena Lazzarini, a lder do consumerismo brasileiro, 'por mais informado que o cidado esteja, existem inmeras questes invisveis para as pessoas. Sozinhas elas no tm condies de avaliar se uma verdura possui agrotxicos acima do permitido3.

Portanto, resta evidente a ilegalidade da prtica ora combatida, por ser incompatvel com a boa-f, representar mtodo comercial desleal e colocar o consumidor em desvantagem exagerada, em afronta a diversos dispositivos do CDC. 5 - DO DANO MORAL COLETIVO A SER INDENIZADO: A possibilidade jurdica do pedido de indenizao por dano difuso no patrimonial decorre de expresso dispositivo legal: o art. 1, caput, da Lei da Ao Civil Pblica (Lei Federal n 7.347/85): Art. 1. Regem-se pelas disposies desta Lei, sem prejuzo da ao popular, AS AES DE RESPONSABILIDADE POR DANOS MORAIS e patrimoniais causados . Neste sentido, cumpre-nos trazer baila o conceito de dano moral coletivo, que consiste na injusta leso da esfera moral de uma dada comunidade, ou seja, na violao antijurdica de um determinado crculo de valores coletivos. Nesses termos,
3

GRINOVER, Ada Pelegrine et al. Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor comentado pelos autores do anteprojeto. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995. 4 ed. p. 180.

11

ensina Carlos Alberto Bittar Filho: ...chega-se concluso de que o dano moral coletivo a injusta leso da esfera moral de uma dada comunidade, ou seja, a violao antijurdica de um determinado crculo de valores coletivos. Quando se fala em dano moral coletivo, est se fazendo meno ao fato de que o patrimnio valorativo de uma certa comunidade (maior ou menor), idealmente considerado, foi agredido de maneira absolutamente injustificvel do ponto de vista jurdico: quer isso dizer, em ltima instncia, que se feriu a prpria cultura, em seu aspecto imaterial. (in Do dano moral coletivo no atual contexto jurdico brasileiro.Direito do Consumidor, vol. 12, ed. RT). A conduta abusiva da r, empresa pblica federal, atinge o sentimento de confiana que o cidado mantm, e deve manter, em relao s instituies financeiras e ao prprio Estado. O sentimento de ter sido lesado e iludido faz com que o consumidor perca a confiana nas instituies e deixe de acreditar no papel do prprio Estado, enquanto ente destinado proteo do consumidor. Com propriedade, o ilustre colega e Procurador da Repblica Andr Carvalho Ramos4: Assim, preciso sempre enfatizar o imenso dano moral coletivo causado pelas agresses aos direitos transindividuais. Afeta-se a boa imagem da proteo legal a estes direitos e afeta-se a tranqilidade do cidado, que se v em verdadeira selva, onde a lei do mais forte impera. (...) Tal intranqilidade e sentimento de desprezo gerado pelos danos coletivos, justamente por serem indivisveis, acarretam leso moral que tambm deve ser reparada coletivamente. Ou ser que algum duvida que o cidado brasileiro, a cada notcia de leso a seus direitos, no se v
4

in A ao civil pblica e o dano moral coletivo, Direito do Consumidor, vol. 25, ed. RT, p. 83.

12

desprestigiado e ofendido no seu sentimento de pertencer a uma comunidade sria, onde as leis so cumpridas? A expresso popular o Brasil assim mesmo deveria sensibilizar todos os operadores do direito sobre a urgncia na reparao do dano moral coletivo. Neste sentido, destaque-se os seguintes julgados, reconhecendo a possibilidade de condenao por dano moral coletivo:
DANO MORAL COLETIVO POSSIBILIDADE Uma vez configurado que a r violou direito transindividual de ordem coletiva, infringindo normas de ordem pblica que regem a sade, segurana, higiene e meio ambiente do trabalho e do trabalhador, devida a indenizao por dano moral coletivo, pois tal atitude da r abala o sentimento de dignidade, falta de apreo e considerao, tendo reflexos na coletividade e causando grandes prejuzos sociedade. (ACRDO TRT/1 T./RO 5309/2002). TRABALHO EM CONDIES SUBUMANAS. DANO MORAL COLETIVO PROVADO. INDENIZAO DEVIDA. Uma vez provadas as irregularidades constatadas pela Delegacia Regional do Trabalho e consubstanciadas em Autos de Infrao aos quais atribuda pblica (art. 364 do CPC), como tambm pelo prprio depoimento da testemunha do recorrente, devida indenizao por dano moral coletivo, vez que a s notcia da existncia de trabalho escravo ou em condies subumanas no Estado do Par e no Brasil faz com que todos os cidados se envergonhem e sofram abalo moral, que deve ser reparado, com o principal objetivo de inibir condutas semelhantes. Recurso improvido. ACRDO 00218-2002-114-08-00-1 (1 T./RO 4453/2003).

Quanto ao valor devido a ttulo de indenizao pelos danos em questo, observa Carlos Alberto Bittar que: (...) deve traduzir-se em MONTANTE QUE REPRESENTE ADVERTNCIA AO LESANTE E SOCIEDADE DE QUE SE NO SE ACEITA O COMPORTAMENTO ASSUMIDO, OU O EVENTO LESIVO ADVINDO. Consubstancia-se, portanto, em IMPORTNCIA COMPATVEL COM O VULTO DOS INTERESSES EM CONFLITO, 13

REFLETINDO-SE DE MODO EXPRESSIVO, NO PATRIMNIO DO LESANTE, A FIM DE QUE SINTA, EFETIVAMENTE, A RESPOSTA DA ORDEM JURDICA AOS EFEITOS DO RESULTADO LESIVO PRODUZIDO. DEVE, POIS, SER QUANTIA ECONOMICAMENTE SIGNIFICATIVA, EM RAZO DAS POTENCIALIDADES DO PATRIMNIO DO LESANTE. Coaduna-se essa postura, ademais, com a prpria ndole da teoria em debate, possibilitando que se realize com maior nfase, a sua funo inibidora de comportamentos. Com efeito, o peso do nus financeiro , em um mundo em que cintilam interesses econmicos, a resposta pecuniria mais adequada a lesionamentos de ordem moral.5 Assim, o valor da indenizao do dano moral coletivo a ser fixado deve observar, alm do abalo causado na credibilidade de todo o sistema, a capacidade econmica da r, a fim de que sirva para realmente inibir que prticas como esta se repitam. 6 - DA INVERSO DO NUS DA PROVA: Cabe na presente ao a inverso do nus da prova, o que fica desde j requerido, nos termos do artigo 6, VIII, do CDC, que dispe:
Art. 6 So direitos bsicos do consumidor: (...) VIII - a facilitao da defesa de seus direitos, inclusive com a inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do Juiz, for verossmil a alegao ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias de experincias.

Neste sentido destaque-se a seguinte lio:


A inverso pode ocorrer em duas situaes distintas: a) quando o consumidor for hipossuficiente; b) quando for verossmil sua alegao. As hipteses so alternativas, como claramente indica a conjuno ou expressa na norma ora comentada. A hipossuficincia respeita tanto dificuldade econmica quanto tcnica do consumidor em poder desincumbir-se do nus de provar os fatos constitutivos de seu direito.6:
5 6

Reparao Civil por Danos Morais in RT, 1993, p. 220-222.

NERY JUNIOR, Nelson. Cdigo de Processo Civil Comentado, 6 ed., So Paulo, RT, p.1658.

14

No caso em exame, evidente a hipossuficincia econmica dos consumidores, bem como a hipossuficincia tcnica destes e do prprio Parquet em relao CEF, a qual pode obter, com muito mais facilidade, todas as provas e dados referentes ao caso em exame. 7 - DA TUTELA ANTECIPADA Alm do poder geral de cautela que a lei processual lhe confere (CPC, artigos 798 e 799), agora o Cdigo de Defesa do Consumidor, dispensando pedido do autor e excepcionando, assim, o princpio dispositivo, autoriza o magistrado a antecipar o provimento final, liminarmente, e a determinar de imediato medidas satisfativas ou que assegurem o resultado prtico da obrigao a ser cumprida, de acordo com o seu artigo 84, verbis:
Art. 84 - Na ao que tenha por objeto o cumprimento da obrigao de fazer ou no fazer, o juiz conceder a tutela especfica da obrigao ou determinar providncias que assegurem o resultado prtico equivalente ao do adimplemento. (...) 3 - Sendo relevante o fundamento da demanda e havendo justificado receio de ineficcia do provimento final, lcito ao juiz conceder a tutela liminarmente ou aps justificao prvia, citado o ru.

Essa regra aplicvel a qualquer ao civil pblica que tenha por objeto a defesa de interesse difuso, coletivo ou individual homogneo (artigos 12 e 21 da Lei de Ao Civil Pblica 7, com a redao dada pelo artigo 117 do CDC). Da mesma forma, tambm se aplica presente demanda o disposto no art. 273 do CPC.

Art. 21 - Aplicam-se defesa dos direitos e interesses difusos, coletivos e individuais, no que for cabvel, os dispositivos do Ttulo III da lei que instituiu o Cdigo de Defesa do Consumidor. (Redao dada pelo artigo 117, da Lei n 8.078, de 11.09.90). Nota: O Ttulo III do CDC cuida da defesa do consumidor em juzo, dentro do qual se insere o supracitado art. 84.

15

No presente caso, imperiosa a concesso de tutela liminar, estando perfeitamente caracterizados os seus pressupostos, consistentes na verossimilhana das alegaes e no risco de dano de difcil reparao. O fummus boni juris j foi devidamente demonstrado nesta pea. Quanto ao periculum in mora, deve-se observar que no razovel permitir que os consumidores dos cartes de crdito da CEF continuem recebendo, at o provimento jurisdicional definitivo, faturas com cobrana de anuidade referente a cartes ainda bloqueados e jamais utilizados. Muito mais fcil para todas as partes que esta prtica ilegal seja imediatamente sustada, evitando-se que o dano atinja um nmero cada vez maior de pessoas. Ademais, considerando que muitos destes consumidores so de baixa renda, fato que o valor da anuidade cobrada indevidamente acaba comprometendo o oramento familiar, havendo ainda a possibilidade de, em caso de no pagamento, ter o consumidor seu nome includo em cadastros restritivos, causando-lhe enormes constrangimentos. Sendo a primordial funo da Ao Civil Pblica a tutela inibitria e a busca pela preveno dos eventuais danos, e estando mais do que evidenciada a prtica indevida, cabe ao Poder Judicirio impedir desde logo que mais pessoas sejam prejudicadas por esta conduta flagrantemente ilegal ao invs de se esperar anos at o provimento definitivo. Neste passo, cabe ressaltar que tanto a Constituio Federal quanto a legislao consumerista prevem a possibilidade de preveno e reparao de danos. O artigo 6, VI, do CDC reza que:
Art. 6 - So direitos bsicos do consumidor: VI - a efetiva preveno e reparao dos danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos - grifo no original.

16

Portanto, requer a concesso da tutela antecipada, a fim de determinar CAIXA ECONMICA FEDERAL que: 1. se abstenha de enviar fatura de cobrana mensal referente parcela de anuidade de carto de crdito no desbloqueado e no efetivamente utilizado pelo consumidor; 2. deixe de incluir e faa excluir dos cadastros restritivos de crdito os consumidores inscritos exclusivamente em funo do no pagamento da indevida anuidade referente a carto de crdito no desbloqueado e no utilizado pelo consumidor; Requer ainda a fixao de multa diria em caso de

descumprimento desta deciso, a ser revertida ao fundo previsto na Lei n 7.347/85. 8 - DO PEDIDO Ante todo o exposto, requer o Ministrio Pblico Federal: a) a concesso de tutela antecipada, conforme acima exposto, cominando-se multa diria para o seu descumprimento; b) a citao da r para, querendo, contestar a presente ao; c) a publicao de edital no rgo oficial a fim de que os interessados possam intervir no processo como litisconsortes (art. 94, CDC); d) seja julgada procedente a presente ao, a fim de que seja reconhecida a ilegalidade da conduta em exame, condenando-se a CAIXA ECONMICA FEDERAL a: 17

I) se abster de enviar fatura de cobrana mensal referente parcela de anuidade de carto de crdito no desbloqueado e no efetivamente utilizado pelo consumidor; II) se abster de inserir em cadastros restritivos de crdito os consumidores que no tenham pago a indevida anuidade referente a carto de crdito no desbloqueado e no utilizado, bem como retirar de tais cadastros os consumidores que foram includos exclusivamente em razo do no pagamento desta indevida anuidade; III) de forma genrica (nos termos do artigo 95 do Cdigo de Defesa do Consumidor) e por meio de crdito na conta-corrente (quando possvel), a indenizar os consumidores em todo o territrio nacional pelos danos patrimoniais sofridos em razo da prtica abusiva, com a repetio do indbito, devidamente corrigido, em valor igual ao dobro (art. 42, pargrafo nico, do CDC) do que foi pago a ttulo de anuidade referente a carto de crdito no desbloqueado e no utilizado; IV) ao pagamento de indenizao pelo dano moral coletivo decorrente da prtica abusiva, em valor a ser arbitrado por V. Exa., no inferior a R$ 100.000,00 (cem mil reais), a ser revertido ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos;

18

e) a condenao da r ao pagamento das custas judiciais e honorrios advocatcios, a ser revertido ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (arts. 13 da Lei n 7.347/85, 99/100 do CDC e Lei n 9.008/97). Protesta pela produo de todas as provas admitidas em direito, especialmente documental e testemunhal. D-se causa o valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Rio de Janeiro, 02 de abril de 2009.

CLAUDIO GHEVENTER Procurador da Repblica

19

You might also like