You are on page 1of 4

O medo dos brbaros: para alm do choque das civilizaes

Enzo Mayer Tessarolo*

Tzvetan Todorov

O medo dos brbaros: para alm do choque das civilizaes. Rio de Janeiro, Vozes, 2010, 237pp.

Em seu livro O medo dos brbaros, Tzvetan Todorov, nascido na Bulgria em 1939 e residente na Frana desde 1963, apresenta criticamente as maneiras como pensadores que vo desde Rousseau at Samuel Huntington entenderam as noes de civilizao, barbrie, cultura e identidade. Resgatando historicamente esses termos, Todorov alcana seu objetivo principal de revelar as formas assumidas pela barbrie e pela civilizao na poca contempornea. A preocupao central do autor mostrar como o medo dos brbaros pode ensejar nas vtimas comportamentos to desumanos quanto aqueles perpetrados pelos seus agressores. Conforme Todorov, o medo dos brbaros o que ameaa converter-nos em brbaros. [...] A histria nos ensina: o remdio pode ser pior que a enfermidade (Todorov, 2010, p. 15). Para evitar o perigo de uma reao excessiva e, em ltima instncia, o fim da existncia da espcie humana, dadas as capacidades atuais das armas de destruio em massa, Todorov lana um apelo ao dilogo, mas no aderindo a um angelismo qualquer pois ele mesmo reconhece que no se deve deixar de combater ativamente as ameaas terroristas (Todorov, 2010, p. 19). Assim, entendendo que insuficiente manifestar boas intenes ou proclamar as virtudes do dilogo, ele afirma que o enfrentamento dos fatos indispensvel e exige que todos estejam abertos para questionar suas prprias certezas e evidncias.
* Mestrando do Programa de Ps-graduao MINSTER em Cincias Sociais da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP) em parceria com o Centro Universitrio Vila Velha; bolsista da Funadesp; especialista em Direito Judicirio e graduado em Relaes Internacionais. E-mail: enzotessarolo@gmail.com

ponto-e-vrgula, 6: 261-264, 2010.

O medo dos brbaros: para alm do choque das civilizaes

No primeiro captulo (Barbrie e civilizao), Todorov foca sua anlise nos termos barbrie e civilizao, definindo que os brbaros so aqueles que negam a plena humanidade dos outros (Todorov, 2010, p. 27); enquanto o civilizado quem sabe reconhecer plenamente a humanidade dos outros (Todorov, 2010, p. 32). Entendendo a barbrie e a civilizao como caractersticas intrnsecas aos seres humanos, o autor afirma ser ilusrio tentar identificar um perodo especfico da histria da humanidade ou uma regio qualquer do planeta como um exemplo de barbrie ou civilizao. Pois nenhuma cultura traz em seu bojo a marca da barbrie, nenhum povo definitivamente civilizado; todos podem tornar-se brbaros ou civilizados. Esse o carter prprio da espcie humana (Todorov, 2010, p. 65) No segundo captulo (As identidades coletivas), Todorov defende que cada indivduo participa ao mesmo tempo de inmeras identidades, cujas amplitudes so variveis. Ele destaca, sobretudo, trs tipos de identidade: a primeira refere-se cultura, com um carter mais sentimental de apego terra dos antepassados; a segunda, mais presente na esfera cvica, corresponde ao Estado, ao pas do qual somos cidados; e a terceira diz respeito ao projeto moral e poltico ao qual decidimos aderir e em defesa dos quais somos capazes de atitudes intransigentes. Ele procede dessa maneira, pois entende que a reduo da identidade mltipla do indivduo identidade nica permite a irrupo da violncia, transformando as identidades em identidades assassinas (categoria trabalhada por Amin Maalouf). Matar um vizinho porque ele tutsi significa esquecer-se de todas as outras filiaes s quais ele pertence de sua profisso at sua humanidade. Se qualquer indivduo pluricultural e se no existem culturas puras; pelo contrrio, todas elas so mistas (ou hbridas, ou mestias) (Todorov, 2010, p. 69), coerente pensar que a coexistncia pacfica entre as diferentes culturas do mundo deva ser possvel. Com base nessa interpretao, Todorov inicia seu terceiro captulo (A guerra entre Ocidente e islamismo) criticando a tese de Samuel Huntington presente em sua obra O choque das civilizaes. Segundo o filsofo franco-blgaro, Huntington teria imaginado as culturas a partir de um modelo guerreiro, no qual, semelhana de jovens combatentes, cada um convencido de sua superioridade, elas se enfrentam at o triunfo de uma e a morte de outra.

ponto-e-vrgula 6

262

O medo dos brbaros: para alm do choque das civilizaes

Para Todorov, talvez um modelo sexual fosse mais conveniente para descrever tal encontro: as culturas comportar-se-iam como um homem e uma mulher que se aproximam e se misturam, dando assim origem a uma descendncia que, por sua vez, vai conservar alguns traos de cada um dos genitores (Todorov, 2010, p. 106). Todorov diz ser necessrio separar isl, enquanto religio, e islamismo, enquanto partido, se quisermos compreender as complexas causas das tenses existentes entre alguns pases ocidentais e determinados segmentos das populaes muulmanas. Em um debate que se estende pelo terceiro e quarto captulo (Navegar entre arrecifes), o autor analisa esses confrontos a partir do exame de episdios recentes: a tortura promovida em nome da guerra ao terror; o assassinato de um cineasta e ameaas proferidas contra sua roteirista, na Holanda; a publicao de caricaturas do Profeta Maom, na Dinamarca; e o discurso do papa, em que Bento XVI procede comparao entre cristianismo e isl. Enquanto Huntington defende que o problema central para o Ocidente no o fundamentalismo islmico, mas o isl (Huntington, apud Todorov, 2010, p. 112), o franco-blgaro afirma que ao invs de guerra de religies ou de um choque de civilizaes, esses conflitos decorrem de causas polticas e sociais deflagradas por determinadas circunstncias. Ademais, estereotipar os orientalistas serve aos interesses de extremistas como Bin Laden alm de atiar a hostilidade de grupos muulmanos, ao invs de atenu-los. No ltimo captulo, Todorov volta-se para a Identidade europeia, pois acredita que a proposta da Unio Europeia corresponde precisamente tentativa de tornar o mundo um pouco mais civilizado, j que se baseia na pluralidade das origens e na abertura aos outros que formam a Europa. Ainda que a histria da Europa tambm seja uma histria de conflitos e atualmente o medo esteja impedindo os europeus de chegar mais perto desse ideal civilizatrio, a civilizao ainda pode ser o futuro dos europeus. Todorov conclui reafirmando a necessidade de promover o dilogo entre as diferentes culturas, no qual haja um quadro formal comum que sirva para delimitar a discusso sobre a natureza da verdade e da justia. A condio prvia para o sucesso do dilogo, nesse sentido seria deixar de se auto-considerar como um bastio da virtude e da universalidade, posicionando-se acima das leis para julgar os outros e reivindicando para

ponto-e-vrgula 6

263

O medo dos brbaros: para alm do choque das civilizaes

ns o direito da fora como tm feito algumas potncias ocidentais. Pois no possvel promover a liberdade pela obrigao, nem a igualdade pela submisso (Todorov, 2010, p. 223). Da mesma forma, se esses campees da justa causa desejam atrair os extraviados para seu prprio ideal, preciso que eles evitem o uso de maniquesmos que polarizam Luzes e Trevas, mundo livre e obscurantismo, amvel tolerncia e violncia cega; mostrando que, sem renunciar aos valores que escolheram como base para sua vida comum, so capazes de valorizar seus interlocutores. Esta obra instigante, provocativa e traz uma srie de anlises sobre tenses internacionais contemporneas. Todorov no desenvolve seu texto numa perspectiva necessariamente linear, apresentando vrios conceitos num vaivm entre passado e presente, que pode, s vezes, dificultar a leitura. Mas a pertinncia de suas crticas to ampla que pode ser percebida at nas aes de alguns segmentos da polcia brasileira, que, para combater o trfico, utilizam atos de tortura. Levando em considerao a lio de Todorov: se, para vencer o inimigo, imita-se seus atos mais hediondos, ainda a barbrie que prevalece.

ponto-e-vrgula 6

264

You might also like