You are on page 1of 15

1

A CREDIBILIDADE DA INFORMAO NO JORNALISMO COLABORATIVO

Felipe Juliano Cardoso 1

RESUMO Este artigo avalia o novo rumo que o jornalismo vem tomando aps a consolidao da internet como ferramenta bsica da imprensa, e destaca suas mudanas com o surgimento do jornalismo cidado e a participao do leitor no processo de democratizao da informao. Tendo como apoio principal a pesquisa bibliogrfica, apresenta conceitos ligados a estudos sobre o fenmeno do jornalismo participativo e sua plataforma principal, a internet, desde seu surgimento at a criao dos blogs e jornais on-line. A partir da anlise de modelos de jornalismo cidado com base em suas funcionalidades e ferramentas, a pesquisa expe aspectos da credibilidade da informao e o comportamento de ambas as partes - jornalista e leitor - na construo da notcia e disseminao das informaes na rede. A anlise desta proposta tende ainda a contribuir com futuras pesquisas que visem estudar a relao dos sites de jornalismo com o pblico, bem como avaliar o comportamento dos profissionais de comunicao na recepo de notcias prontas e matrias concebidas pelo cidado-reprter. Palavras-chave: Jornalismo cidado. Participao do leitor. Credibilidade da notcia.

ABSTRACT This article evaluates the new direction that journalism is taking after the consolidation of the internet as a basic tool of the press, and highlights their changes with the emergence of citizen journalism and reader participation in the process of democratization of information. Having as main support the research literature, presents concepts related to studies on the phenomenon of participatory journalism and its main platform, the Internet, since its inception until the creation of blogs and digital newspapers. From the analysis of citizen journalisms models based on their features and tools, the research presents aspects of the credibility of the information and the behavior of both parties - journalist and reader - in the construction of news and information dissemination network. The analysis of this proposal still tends to contribute to future research aimed at studying the relationship of journalism Web sites with the public, as well as evaluating the behavior of media professionals in receiving news and ready materials designed by the citizen reporter. Keywords: Citizen journalism. Participation of the reader. Credibility of the news.

Bacharel em Comunicao Social com Habilitao em Jornalismo pela Unisul e Especialista em Jornalismo Digital pelo Centro Universitrio Internacional Uninter e-mail: felipejcardoso@gmail.com

Introduo

A participao dos web-leitores na pesquisa e at na produo de notcias mudou a maneira com que as informaes so tratadas e veiculadas. Por este motivo nos ltimos anos houve uma adaptao gradativa no perfil das empresas, nas redaes, nos jornalistas e tambm nas prprias publicaes. Desde o comeo deste sculo o jornalismo on-line investe na publicao da informao, aproveitando o espao ilimitado da web, para amparar a notcia nos mais diversos meios, como vdeo, udio, galeria de fotos e infogrficos, porm a participao do pblico a grande novidade na rotina deste jornalismo digital. Esta mudana obrigou ento os profissionais de comunicao a conviver com leitores, ouvintes, internautas e at telespectadores numa linguagem composta pela construo da notcia baseada na troca on-line e instantnea de informaes. Visando facilitar o envio de materiais e a ampliao da cobertura jornalstica, os portais disponibilizam as ferramentas e os meios pelos quais as notcias so canalizadas e compartilhadas entre jornalista e fonte. Estas ferramentas, na sua maioria, constituem formulrios com campos especficos, que proveem ambiente para a insero de arquivos, alm de espao para a postagem de textos, crditos etc., fazendo com que a participao do leitor na produo de contedo informativo digital esteja cada vez mais facilitada na internet. Devido influncia do grande espao aberto aos leitores de grandes portais de contedo, a imprensa vem recebendo informaes e publicando notcias provenientes de pessoas comuns e at certo ponto desconhecidas, pois o que se sabe a respeito do indivduo colaborador so apenas informaes bsicas, relatadas por meio de cadastro prvio no site no qual se pretende veicular a notcia. As matrias enviadas podem ento conter informaes descontextualizadas, incompletas e at mesmo inverdicas. Sendo assim torna-se imprescindvel debater sobre a importncia da necessidade da apurao dos fatos procedentes destas fontes e o papel de equipes especializadas na checagem das informaes, seja na lapidao da matria enviada pelos leitores ou na relao entre imprensa e pblico.

1. O Jornalismo on-line e o surgimento dos blogs

Os primeiros passos da rede mundial de computadores foram dados no Pentgono, em Washington, Estados Unidos. A Corrida espacial e a necessidade de experincias militares para alcanar novas solues potenciais fizeram com que os americanos desenvolvessem a tcnica de ligar os computadores em redes de comunicao na dcada de 1960. Mas foi somente no incio dos anos 80 que a Internet comeou a ser estudada com mais veemncia em algumas instituies norte-americanas (MOURA, 2002, p. 16-17). Embora o fenmeno da informao pela internet possa ser considerado um fato de repercusso atual, h mais de 40 anos os jornais j possuam recursos tecnolgicos capazes de oferecer uma cobertura mais ampla em relao aos peridicos impressos. A prova disso que em 1970 o jornal americano The New York Times j oferecia servios on-line com o New York Times Information Bank. O jornal passou a disponibilizar resumos e textos completos de artigos atuais e artigos de suas edies passadas, utilizando um sistema de recuperao de informao para os assinantes que possuam pequenos computadores (MOHERDAUI, 2002, p. 21). No Brasil as conexes globais deram seus primeiros passos no final dos anos 80 com a criao de rgos reguladores. Segundo anlise de Moura (2002, p. 21-22), em meados de 1988, o Laboratrio Nacional de Computao Cientfica (LNCC), do Centro Nacional de Pesquisas (CNPq), efetuou as primeiras conexes com redes de outros pases com a ajuda de universidades norte-americanas. Em 1990 um membro da Coordinating Committee for International Research Networks (CCIRN) esteve no Brasil para viabilizar a instalao de conexes com os Estados Unidos e auxiliar a implantao de redes no Pas, ligando 11 capitais brasileiras. No final de 1994 o Governo Federal decidiu que a Embratel e a Rede Nacional de Pesquisas (RNP) seriam as responsveis pela explorao comercial da internet. Em 1995, criado o Comit Gestor da Internet para traar os rumos da implantao e uso da Rede no Brasil. Tambm surge neste ano o primeiro webjornal brasileiro, o JB On-line2. Quando os jornais se tornaram mais conhecidos na internet, pela segunda metade dos anos 90, manter um site era complicado. Somente os programadores sabiam lidar
2

O Jornal do Brasil foi o primeiro a estrear uma verso digital, realizando em maio de 1995 uma cobertura jornalstica completa na internet por iniciativa de Srgio Charlab (MOURA, 2002, p. 45).

com as linguagens essenciais para a construo das pginas digitais. O usurio precisava entender de HTML3 se quisesse desenvolver uma pgina. Transferir os arquivos para o servidor no era simples e exigia conhecimentos especficos de informtica. As dificuldades afastavam os leigos de abrirem seus prprios sites (PARRET, 2008, p. 16). Nesta fase inicial dos webjornais, Parret (2008, p. 16) mostra que somente as empresas de comunicao faziam parte deste novo modelo de jornalismo, em que a construo de uma verso informativa on-line necessitava de muitas mos para o desenvolvimento de um site. O jornalista, encarregado do contedo, sozinho no era capaz de administrar e manter um jornal na internet, sendo clara a participao de uma equipe de profissionais por trs dos sites de notcias. Ainda segundo o autor, somente com o lanamento de servios como o LiveJournal4 e o Blogger5, em 1999, as pessoas que desejavam publicar seus textos na internet puderam faz-lo sem ter nenhuma noo de programao. Com as primeiras ferramentas capazes de auxiliar qualquer pessoa a ter seu prprio site, surgiu um movimento conhecido como blogosfera, que se constitui em uma rede de weblogs (web + log, ou seja, registro na rede) que facilitaram a disseminao da informao pela internet. Para Gillmor (2004, p. 28), os blogs foram as primeiras ferramentas que tornaram fcil, ou pelo menos mais fcil, a publicao de informaes na web. Uma pesquisa6 realizada pela NM Incite - empresa de anlise de mdia social que presta consultoria internacional - mostra o rastreamento de mais de 181 milhes de blogs at o final de 2011. Um nmero elevado e que cresceu cerca de 80% em cinco anos, como aponta tambm o estudo. Estes nmeros fornecem subsdios para um melhor entendimento sobre o universo que este tipo de publicao ocupa e seu processo de evoluo, no s no ambiente virtual, mas tambm na sociedade. Com isso se torna perceptvel a importncia do movimento conceituado como blogosfera e que toma forma no incio deste sculo, gerando independncia e autonomia aos usurios de internet na produo e divulgao de textos de qualquer natureza. A blogosfera definida por Parret (2008, p. 16) como uma estrutura complexa, formada por pequenos produtores e distribuidores de informao e opinio, interessados em aumentar sua audincia, ampliar seus canais e enriquecer a difuso de notcias. O fluxo de ideias que circula livremente
Hyper Text Markup Language, que em portugus quer dizer Linguagem de Marcao de Hipertexto. a linguagem de programao pioneira na construo de pginas para internet. 4 http://www.livejournal.com 5 http://www.blogger.com 6 NM Incite NM Incite. A Nielsen McKinsey Company. Number of Blogs Tracked by NM Incite. Disponvel em: <http://www.nmincite.com/?page_id=210>. Acesso em: 30 abr. 2012.
3

por essa rede acabaria, mais cedo ou mais tarde, impactando uma atividade cuja matriaprima a informao: o jornalismo.

2. A participao do leitor na cobertura jornalstica

O surgimento dos blogs e a abertura de espao das mdias para o leitor deram incio a um novo momento de democratizao da informao, como observa o idealizador do site Jornalistas da Web7, Mario Cavalcanti. Os portais com proposta jornalstica, cujo contedo alimentado pelos prprios leitores, e a percepo desse fenmeno por parte dos veculos tradicionais - on-line ou no - deram incio era cidad. Por jornalismo cidado, chamado ainda de jornalismo colaborativo ou open source8 -, entende-se um modelo de jornalismo em que o leitor/usurio deixa de ser um mero receptor e participa, parcial ou integralmente, do processo de produo de um contedo jornalstico (CAVALCANTI, 2008, p. 3). O exemplo clssico do jornalismo colaborativo vem do slogan Todo cidado um reprter. Este foi - e ainda - o conceito do sul-coreano Oh Yeon-ho quando criou em 2000 o OhMyNews9, apontado por Brambilla (2010, on-line)10 como gnese do jornalismo colaborativo no mundo. Assim, no final do sculo XX comeam a surgir os primeiros esboos desta nova prtica de jornalismo. Este movimento que abriu as portas das redaes jornalsticas ao pblico j havia sido manifestado de maneira sutil, um ano antes da criao do portal asitico quando
[...] em 1999 a palavra Jornalismo open source apareceu pela primeira vez na revista Salon (http://www.salon.com). O reprter Andrew Leonard comentava a deciso editorial dos jornalistas do site Janes Intelligence Review (http://jir.janes.com), que decidiram, antes de publicar o artigo, submeterem-no aos comentrios dos leitores do site Slashdot (http://www.slashdot.org). Os posts foram to bem aceitos que acabaram incorporados ao corpo da reportagem do Janes. Desde ento um grande nmero de internautas passou a ser protagonista de contedo em veculos de mdia (FERRARI, 2008, p. 11).

A internet se ergue ento no sculo XXI como uma vitrine de informaes e produtos dos mais diversos gneros. Um espao quase que infinito de opes de entretenimento, negcios e pesquisas, que gera fora suficiente para fazer as sociedades
7 8

http://www.jornalistasdaweb.com.br Termo derivado da criao dos softwares livres e aplicado pelo autor como sinnimo de jornalismo cidado. 9 http://www.ohmynews.com 10 BRAMBILLA, Ana Maria. OhmyNews completa 10 anos. 28 fev. 2010. Disponvel em: <http://anabrambilla.com/blog/2010/02/28/ohmynews-completa-10-anos>. Acesso em: 27 abr. 2012.

dependerem quase que totalmente dela para as solues cotidianas. A grande rede mundial de computadores pode ser considerada uma espcie de meio de transporte do novo milnio, pois leva informaes detalhadas e em tempo real s pessoas, basta uma pequena pesquisa por ferramentas como Google Maps11 ou Wikipedia12 para que se encontre conhecimento sobre novas culturas, costumes, modas, imagens etc. Neste contexto a internet se solidifica com uma nova ferramenta jornalstica. No mundo atual, que necessita de constante transmisso de dados, um sistema que permite troca e envio de mensagens e que incorpora todas as mdias numa s, facilita consideravelmente a vida do cidado moderno, principalmente dos consumidores de notcias. A respeito deste tema, Targino (2009, p. 55) define como hipertexto e hipermdia o grande trunfo da internet e do webjornalismo. Este conceito que engloba alm de textos, grficos, sons, fotos, narrao ou sequncias animadas consiste em mtodo de organizao no-linear de informaes, permitindo ao indivduo selecionar o material que vai ler/ver/ouvir, quando e como, ao tempo que estimula o aprofundamento de questes emergentes no decorrer da busca. Este acesso dispensa conhecimentos especializados, e o prprio interessado manipula o sistema e percorre caminhos diferenciados, ainda que diante de um mesmo texto. Segundo a definio da autora, esta linguagem hipermiditica pode ser considerada uma espcie de guia interativo, e entende-se que com ela se obtm por meio da conectividade a abertura de um amplo espao para manifestaes sociais. A internet ento como plataforma de comunicao, mostra-se responsvel por mudanas no somente no cotidiano do jornalismo, mas tambm no ambiente de trabalho dos profissionais de comunicao, que passam a conviver cada vez mais com o pblico.
Parece uma mudana simples, mas em menos de uma dcada, os computadores e a internet implantaram a mo dupla no fluxo de informaes, obrigando os jornalistas a rever seu relacionamento com o pblico. A histria digital contempornea est sendo escrita numa avalanche de informaes. No meio desta enxurrada de dados, comea a acontecer outra mudana que est alterando a relao dos jornalistas com o pblico. Ambos comeam a descobrir que, apesar de histricas desconfianas mtuas, eles tm muito mais em comum do que se imaginava. Quase quatro sculos depois de surgir como canal de comunicao entre pessoas, graas circulao de notcias comunitrias, a imprensa comea a redescobrir suas origens e o carter pblico de seu produto, a notcia, tentando achar um novo nicho no negcio da comunicao. E tudo isto passa pelo estabelecimento de uma nova relao com os consumidores de informao (CASTILHO, 2010, Dirio Catarinense).

11 12

http://www.maps.google.com.br http://www.wikipedia.org

A mo dupla no fluxo da informao descrita por Castilho (2010) aponta uma mudana gradativa de cultura no mbito do jornalismo, principalmente no modo de se compartilhar a notcia. A imprensa moderna vive a face de novas tecnologias e, no campo da comunicao, a utilizao de dispositivos interconectados como telefones mveis, netbooks e todo tipo de computador favorece a unio de foras entre os jornalistas e o pblico. Mielniczuk (2003, apud TARGINO, 2009, p. 54) define esta fase como jornalismo digital de terceira gerao, por julg-lo termo amplo, que permite incluir produtos jornalsticos na web e tambm recursos e tecnologias disponveis para a difuso de contedos para equipamentos mveis, como iPods, MP3s, celulares, smartfones e outros. Ao sintetizar a importncia da utilizao dos dispositivos eletrnicos no jornalismo cidado, possvel observar que as ferramentas disponveis nos sites, direcionam o leitor at a produo da matria, e isto pode ser feito a partir de qualquer computador conectado internet. Estes sites so capazes de funcionar em variados sistemas operacionais, tais como os utilizados em desktops, notebooks, telefones e TVs.
Com modernos comunicadores, com ou sem fio, estamos conectados a dispositivos cada vez mais poderosos. O jornalismo popular est se abastecendo de todas estas inovaes. Aparelhos eletrnicos para coletar, trabalhar e distribuir dados esto se tornando menores e mais potentes a cada ano. E as pessoas esto percebendo como coloc-los para trabalhar de uma forma com a qual os jornalistas profissionais esto comeando a se habituar, na produo de notcias colaborativas, em que os leitores escrevem, editam e publicam informaes e fotos feitas com o celular (GILLMOR, 2004, p. 160, traduo nossa).

Atualmente possvel enviar notcias em qualquer formato aos sites especializados e a mesma pgina que acessada no PC, tambm funciona de maneira adaptada no aparelho celular ou no tablet. Com a exposio de alguns exemplos de sites de jornalismo cidado possvel compreender melhor o mecanismo de funcionamento de suas ferramentas, bem como de seus conceitos e compartilhamentos de notcias. Para apresentar uma anlise bsica foram selecionados os seguintes sites: VC Reprter13, do portal Terra, VC no G114, das organizaes Globo, e Blog do Leitor-Reprter15, do Grupo RBS. O critrio de escolha dos sites teve como base a interface grfica, usabilidade e o modo de se relacionar com seus colaboradores.

13 14

http://noticias.terra.com.br/vcreporter http://g1.globo.com/vc-no-g1 15 http://wp.clicrbs.com.br/leitor-reporter

No site VC Reprter, o portal Terra cria um ambiente todo voltado para o exerccio do jornalismo cidado. Na pgina inicial possvel enviar a matria por meio de um link bem destacado, disponvel na barra de menu, chamado ENVIAR AGORA. Ao acessar o espao destinado emisso das informaes o usurio se cadastra inserindo dados pessoais tais como a numerao de seus documentos, nome completo, e-mail, cidade, pas e o nome que ser usado como crdito da reportagem. Na apresentao do site possvel encontrar as regras e os detalhes sobre o caminho que a postagem do internauta percorrer at ser publicada. De acordo com o portal, todas as informaes recebidas so checadas pelos jornalistas antes de sua publicao e, caso haja necessidade, a equipe responsvel pode editar o material, inserindo alguns dados e reformatando um novo texto de acordo com o padro editorial do portal. O VC Reprter exibe ainda um manual que explica detalhadamente como enviar notcias pelo celular, como redimensionar imagens em alta resoluo, editar vdeos, e quais so os formatos de arquivos aceitos pelo sistema utilizado pelo site. Por meio do link DICAS possvel ainda receber uma breve aula de enquadramento fotogrfico, imparcialidade e qualidade de texto, que sugere como exemplo de recomendaes a utilizao de uma linguagem clara e objetiva com frases curtas, evitando grias ou termos de difcil compreenso. As manchetes do VC Reprter podem tambm ganhar destaque na pgina inicial do portal. J com o modelo de jornalismo open source das Organizaes Globo, VC no G1, a composio das ferramentas possibilita, na prtica, as mesmas aes do Portal Terra, porm o usurio na primeira postagem deve realizar dois cadastros, um geral para acesso a todo o portal da Globo e outro somente para o envio de matrias. Todas as postagens recebem confirmao por e-mail. A equipe de profissionais do VC no G1, assim como do Terra, tambm tem na sua poltica de utilizao, liberdade para editar o contedo enviado pelo usurio e resguardam-se inclusive do direito de retirar do ar - a qualquer tempo - as matrias enviadas pelos internautas. O material deve ser de autoria do usurio cadastrado e no so aceitas cpias de publicaes de outros veculos. Em um menu de dicas sugerido ao usurio a construo da notcia utilizando lead16: Lembre-se de dizer sobre quem voc est falando, o assunto que est abordando, onde isso est ocorrendo, o porqu e como17.

16

O lead parte da notcia que fornece ao leitor a informao bsica sobre o tema abordado e que pretende prender-lhe o interesse com informaes pertinentes logo no incio da matria. 17 http://g1.globo.com/vc-no-g1/enviar-noticia.html

O usurio pode obter grande visibilidade uma vez que o contedo postado tambm pode ser vinculado pgina inicial do portal Globo.com18, assim como em outros sites das organizaes Globo, como por exemplo: etc19, techtudo20, Globo Esporte21, dentre outros. No exemplo do Grupo RBS, denominado Blog do Leitor-Reprter, o formato como o prprio nome sugere de um blog. Na pgina digital as notcias vo sendo inseridas e ordenadas apresentando a postagem mais recente em primeiro plano. Este exemplo de jornalismo cidado se mostrou mais simples em relao aos outros analisados, principalmente pelo formato escolhido, j que ele no oferece tantos recursos quanto os sites do G1 e Terra. O Blog do Leitor-Reprter fica amparado dentro da verso digital do jornal Dirio Catarinense22 e sua ligao pode ser encontrada em uma barra de links no topo do site, logo abaixo do cabealho. Como de praxe na maioria dos sites, necessrio preencher um cadastro antes de enviar qualquer informao. Em um pequeno menu direita, o blog apresenta trs opes de participao: sugesto de pauta, envio de notcias para o blog e remessa de artigos, que, de acordo com o site, se referem a opinies sobre temas relevantes. Alm dos caminhos mencionados tambm possvel participar de enquetes e de um mural de recados com pequenas mensagens. Neste espao denominado MURAL, o internauta participa de discusses com outros usurios ou apenas posta um texto curto sobre assuntos variados ou sugeridos pelo prprio site. As informaes enviadas podem ser aproveitadas em outros veculos do Grupo RBS e, assim como os demais modelos descritos nesta anlise, todo contedo moderado, passando pela apreciao de jornalistas responsveis antes da publicao final. O leitor tambm encontra uma srie de advertncias e medidas restritivas em seu termo de aceitao23, dentre elas, a sujeio a possveis penalidades impostas caso a notcia venha a gerar prejuzo ao site. Em todos os exemplos analisados comum a lapidao da informao colaborativa antes da sua publicao. Segundo a poltica de utilizao dos sites mencionados, esta uma medida imprescindvel para que a notcia seja veiculada. Em relao aos dados fornecidos pelo colaborador preciso salientar que - em todos os sites analisados - nada impede que informaes falsas sejam remetidas por meio dos campos cadastrais.
18 19

http://www.globo.com http://etc.globo.com 20 http://www.techtudo.com.br 21 http://globoesporte.globo.com 22 http://www.diario.com.br 23 http://wp.clicrbs.com.br/leitor-reporter/termo-de-aceitacao

10

3. A credibilidade da informao No Brasil uma deciso do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2009 derrubou a necessidade do diploma de Jornalismo para exerccio da profisso, sob o argumento de que restringia a liberdade de expresso. Segundo o presidente do STF na poca, ministro Gilmar Mendes, exigir o diploma de quem exerce o jornalismo contra a Constituio Federal, que garante liberdade de expresso. Mendes defendeu, no julgamento, a tese de que o jornalismo profisso diferenciada que tem vinculao com o amplo exerccio das liberdades de expresso e de informao24. A discusso sobre a importncia da obrigatoriedade ou no do diploma expe um elemento que pode ter contribudo para um aumento significativo do nmero de registros de jornalistas, favorecendo o crescimento do jornalismo colaborativo e o fortalecimento dos blogueiros no Brasil. Este aumento descrito por Vasconcelos (2011, on-line)25 com base em dados do Ministrio do Trabalho mostra que muitas pessoas foram acolhidas pela deciso do Tribunal e que, diante dos fatos, se enxergaram definitivamente inseridas no meio jornalstico.
Segundo dados do Ministrio do Trabalho, de cada dez jornalistas registrados, quatro so profissionais sem graduao especfica na rea. o que revelam os dados analisados entre 1 julho de 2010 e 29 de junho de 2011, aps a formalizao das normas para os registros de jornalistas com e sem graduao na rea. Neste perodo foram concedidos 11.877 registros, sendo, 7.113 entregues mediante a apresentao do diploma de Ensino Superior e 40%, ou melhor, 4.764 por meio da Deciso/STF, a partir da ordem do Supremo Tribunal Federal, que em junho de 2009 extinguiu a obrigatoriedade da graduao especfica em jornalismo para o exerccio da profisso. Apesar de ambos os registros permitirem os mesmos direitos, o jornalista graduado registrado como Jornalista Profissional, enquanto quem no possui diploma na rea, recebe a nomeao de Jornalista/Deciso STF (VASCONCELOS, 2011, on-line).

Embora pases como os Estados Unidos, Japo e Frana no exijam o diploma especfico e, no entanto, mantenham cursos de jornalismo altamente qualificados e muito concorridos,26 no Brasil esta particularidade talvez no tenha o mesmo efeito. A questo

ABRIL.COM. STF derruba exigncia de diploma para jornalistas. 17 jun. 2009. Disponvel em: < http://www.abril.com.br/noticias/brasil/stf-derruba-exigencia-diploma-jornalistas-478108.shtml>. Acesso em: 12 mai. 2012. 25 VANCONCELOS, Izabela. Conseguir registro de jornalista mais fcil do que DRT de artista. 22 dez. 2011. Disponvel em: http://portal.comunique-se.com.br/index.php/editorias/17-destaque-home/67406conseguir-registro-de-jornalista-e-mais-facil-do-que-drt-de-artista.html. Acesso em 12 mai. 2012. 26 SANTOS, Lourival Jos. O Diploma de Jornalismo e a Liberdade de expresso. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/148/o-diploma-de-jornalista-e-a-liberdade-de-expressao>. Acesso em: 21 mai. 2012.

24

11

da obrigatoriedade do diploma para o exerccio da profisso de jornalista se constitui uma atenuante de discusso sobre credibilidade, confiabilidade e idoneidade, no s da informao, mas tambm da imagem do prprio profissional. O Ministrio do Trabalho, por exemplo, distingue aqueles que passaram pelos bancos universitrios dos beneficiados pela deciso do Supremo Tribunal Federal, quando nomeia os no-formados como Jornalista/Deciso STF. E com os dados da matria de Vasconcelos (2011), percebe-se um grande nmero de registros profissionais ps-deciso do STF, o que inevitavelmente cria um grupo aparentemente homogneo, mas que abriga agentes de naturezas diferentes num s meio. Isto contribui para que o jornalismo, em todos os mbitos, continue seu caminho, sendo realizado com a presena de redatores e editores. J nos blogs, o crescimento se d com pouca preocupao com a questo da integridade dos dados, sem o monitoramento necessrio para que suas pginas abriguem de maneira profissional a informao. [...] os blogueiros, principalmente amadores, no costumam checar o que recebem, preferindo apenas repetir informaes. No raro encontrar boatos que se disseminam na internet, reproduzidos em blogs como se fossem verdicos (PERRET, 2008 p. 24-25). Embora a afirmao do autor no possa ser generalizada, pois ainda assim no se conhece a fundo as tcnicas e a qualidade do trabalho da maioria dos responsveis pelos blogs, compreensvel que se tenha mais credibilidade com as publicaes fora deles. Anlises de Targino (2009, p. 53) mostram ainda que a escrita livre em sites e blogs h muito deixou de ser fenmeno amador e de audincia limitada, o que impossibilita ignorar a blogosfera e suas repercusses futuras para a comunicao social e para o jornalismo em particular. Mas a informao que percorre uma trajetria - desde sua origem, na fonte, at sua publicao final, quando veiculada em jornais on-line, frequentemente passa por equipes responsveis pelo filtro e moderao, como mostra a anlise dos modelos no captulo anterior. Ao que se prope, o jornalismo cidado parece carecer cada vez mais desse filtro e de profissionais que faam o trabalho de gatekeeper27 da redao. Com estas medidas restritivas que reforam a credibilidade da informao e a confiana do veculo informador que se pode obter um jornalismo colaborativo de qualidade, com diploma profissional ou no.

Gatekeeper um termo criado no final da dcada de 1940 por David Manning White, da Boston University, O gatekeeper uma espcie de editor que determina o contedo que entra no jornal.

27

12

Segundo Brambilla (2008, p. 42) a credibilidade da informao e seriedade da notcia escrita pelo pblico, bem como a produo colaborativa de um jornalismo autntico deve reunir variadas caractersticas como:
Filtrar todo contedo antes da publicao o mais rpido possvel: apostar na ao de gatekeepers, estabelecendo dois ou trs nveis de checagem e edio; contar com jornalistas profissionais na funo de editores e animadores do processo; identificar plenamente os autores de todas as colaboraes; fornecer feedbacks para os colaboradores sobre suas contribuies; estimular a comunidade a participar do noticirio por meio de premiaes espordicas ou mensagens de incentivo; abrir notcias para comentrios constantes; manter contatos dos cidados-reprteres disponveis para os leitores (demais membros daquela comunidade); oferecer ambiente de convvio on-line para todos os cidadosreprteres de um noticirio especfico; estabelecer um cdigo de tica e termos de uso facilmente visveis e compreensveis para quem produz e l notcias, enfatizando o comprometimento moral e a relevncia de uma informao publicada; no remunerar os cidados-reprteres por qualquer colaborao.

Em relao ltima caracterstica apontada pela autora, ainda possvel destacar que, mesmo que simbolicamente, a remunerao pelo envio de notcias pode favorecer a busca desenfreada por pautas irrelevantes assim como obstruir o fluxo de

compartilhamento de informaes entre colaboradores e editores. O papel do jornalismo digital moderno, mesmo com as facilidades do modelo open source, pode ser pensado de forma vinculada discusso que se aporta na remunerao e por consequncia na profissionalizao. Seja diplomado ou no, o que se tem so pessoas formadoras e partcipes de comunidades unidas com o mesmo objetivo de informar e disseminar a notcia. Sobre a questo da remunerao, Targino (2009, p. 60) afirma que a partir do momento em que h negociao, os valores-notcia ressurgem dentro da lgica de mercado capitalista e ameaam a filosofia central de funcionamento do jornalismo de fonte aberta, que se apoia na colaborao e no compartilhamento dos recursos tecnolgicos disponveis, de forma igualitria e descentralizada, sem trmites

mercadolgicos. De acordo com Brambilla (2008, p. 41) do ponto de vista profissional ningum sobrevive sendo apenas cidado-reprter. Ainda que o OhMyNews e outros projetos remunerem seus colaboradores com pequenas quantias de dinheiro, o cidado no tem a necessidade de escrever em busca de remunerao. O pagamento a cidados-reprteres pode no surtir o mesmo efeito em determinados pases. A baixa renda da maioria da populao brasileira, por exemplo, poderia servir como motivao principal para que o pblico enviasse informaes. A motivao inicial de um cidado-reprter deve ser o

13

desejo de ver socializada uma informao que pode ser til para outras pessoas. No o dinheiro. A est o veculo do jornalismo colaborativo com esprito da rede, com o sentimento de comunidade. A palavra lapidao - mencionada anteriormente neste artigo - muito oportuna para se referir cultura wiki, um movimento que melhor define o sentimento de comunidade, de colaborao por meio de sistemas de composio e discusso (GILLMOR, 2004, p. 32). So vrios cidados alimentando a notcia, e a informao toma forma medida que as colaboraes vo aumentando. Este feito comum nos blogs e nas discusses dentro das redes sociais, tais como Facebook28 e Twitter29. Porm existe nesta questo uma barreira que pode afetar a credibilidade neste campo do jornalismo cidado: a checagem gradativa dos fatos, que feita medida que a informao se atualiza pelas mos dos cidados ou membros da comunidade. Ao contrrio dos sites especializados no jornalismo cidado, que definem a publicao aps a checagem dos fatos, na cultura wiki esta verificao feita durante, e no antes da publicao, podendo tornar a informao temporariamente vulnervel, causando danos integridade da notcia e lesando princpios to essenciais no jornalismo como tica, sensatez, imparcialidade e exatido.

Concluso Esta pesquisa mostrou que os avanos tecnolgicos e o surgimento da blogosfera favoreceram o aumento da participao do pblico na construo das matrias jornalsticas. A contextualizao contida em um trabalho formatado por meio do jornalismo colaborativo compreende a aplicao de sistemas de compartilhamento, tais como redes sociais e sites receptores de notcias que, alm de canalizar o fluxo de troca de dados, ainda precisam estabelecer parmetros de apurao e reviso dos fatos. Assim, explorando os recursos que a mdia digital proporciona, foi possvel compreender que a colaborao por parte dos cidados potencializou um jornalismo que j existia, mas que ainda parecia oculto. No modo de se fazer jornalismo no houve nenhuma mudana drstica, apenas se utilizou da ajuda do cidado comum para denotar o incio do processo de abertura da web
28 29

http://www.facebook.com http://www.twitter.com

14

para o aproveitamento das fontes mais prximas dos fatos, independente de sua formao, origem ou classe social. O papel do gatekeeper e do editor continuar sendo imprescindvel para transformar as contribuies em notcia. Assim bem observa Brambilla (2008, p. 33) quando aponta as caractersticas bsicas para uma boa formatao da informao: saber escrever um lead, por exemplo, no tarefa do cidado-reprter, mas do jornalista profissional, assim como identificar o teor de noticiabilidade de um fato e hierarquizar pautas. Este um conceito que talvez no se aplique da mesma forma aos blogs, que por sua natureza tm carter de atuao mais independente. A blogosfera acaba por assim dizendo, exercendo notoriamente a liberdade de expresso, termo to acentuado no Brasil pelo ministro Gilmar Mendes em 2009, quando o Supremo Tribunal Federal suprimiu a exigncia do diploma para o exerccio profissional do jornalismo. Desta forma, possvel entender que a atividade colaborativa, apesar de toda sua prerrogativa, possui algumas desvantagens, como por exemplo, o anonimato, a apurao de informaes j publicadas, possibilidade de cadastros falsos e o recebimento de notcias irrelevantes. O acesso de indivduos a partir de sistemas de cadastramento mais dinmicos, que possam utilizar passaportes digitais, capazes de identificar eficazmente cada colaborador da imprensa, seria um avano no processo de construo da credibilidade deste consolidado mbito de atuao jornalstica. Em contrapartida, o jornalismo excede os limites da abrangncia global, publicando notcias provenientes da colaborao de cidados interconectados em qualquer parte do mundo. Porm evidente que o aperfeioamento deste modelo democrtico no se dar somente pela atmosfera dinmica e atrativa que o ambiente miditico proporciona. necessrio continuar conciliando as novidades tecnolgicas com a construo de ferramentas facilitadoras do processo de dinamizao do conhecimento. Mesmo assim a credibilidade da informao colaborativa, pelo menos por enquanto, ainda no pode ser totalmente assegurada, pois ela raramente evidenciada tambm no jornalismo tradicional e at em outras reas de atuao.

15

Referncias ABRIL.COM. STF derruba exigncia de diploma para jornalistas. 17 jun. 2009. Disponvel em: <http://www.abril.com.br/noticias/brasil/stf-derruba-exigencia-diplomajornalistas-478108.shtml>. Acesso em: 12 mai. 2012. BRAMBILLA, Ana Maria. OhmyNews completa 10 anos. 28 fev. 2010. Disponvel em: <http://anabrambilla.com/blog/2010/02/28/ohmynews-completa-10-anos>. Acesso em: 27 abr. 2012. ______. Olhares sobre o jornalismo colaborativo. In: CAVALCANTI, Mario Lima (org.) Eu, Mdia - A era cidad e o impacto da publicao pessoal no jornalismo. So Paulo: Iventura, 2008. CASTILHO, Carlos. Jornalismo em mo dupla. Dirio Catarinense. Caderno de Cultura. Ed. 377, 8 mai. 2010. CAVALCANTI, Mario Lima. Eu, Mdia - A era cidad e o impacto da publicao pessoal no jornalismo. So Paulo: Iventura, 2008. FERRARI, Pollyana. Fora da Mdia Social, A - Interface e Linguagem. So Paulo: Editora Factash, 2010. GILLMOR, Dan. We the Media. USA: OReilly Media, 2004. MOHERDAUI, Luciana. Guia de estilo Web: Produo e edio de notcias on-line. So Paulo: Senac, 2002. MOURA, Leonardo. Como escrever na Rede: Manual de contedo e redao para Internet. Rio de Janeiro - So Paulo: Record, 2002. NM INCITE. A Nielsen McKinsey Company. Number of Blogs Tracked by NM Incite. Disponvel em: <http://www.nmincite.com/?page_id=210>. Acesso em: 30 abr. 2012. PARRET, Raphael. Os blogs e a multiplicao das vozes. In: CAVALCANTI, Mario Lima (org.) Eu, Mdia - A era cidad e o impacto da publicao pessoal no jornalismo. So Paulo: Iventura, 2008. SANTOS, Lourival Jos. O Diploma de Jornalismo e a Liberdade de expresso. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/148/o-diploma-de-jornalista-e-a-liberdadede-expressao>. Acesso em: 21 mai. 2012. TARGINO, Maria das Graas. Jornalismo Cidado - Informa ou Deforma? So Paulo: Unesco Editora, 2009. VANCONCELOS, Izabela. Conseguir registro de jornalista mais fcil do que DRT de artista. 22 dez. 2011. Disponvel em: <http://portal.comuniquese.com.br/index.php/editorias/17-destaque-home/67406-conseguir-registro-de-jornalista-emais-facil-do-que-drt-de-artista.html>. Acesso em 12 mai. 2012.

You might also like