You are on page 1of 12

18/07/2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia CT Departamento de Engenharia Civil Disciplina: Infraestrutura Viria II CIV 0332

BASES TECNOLGICAS
3.1 Unidades de trao (tratores); 3.2 Unidades escavo-empurradoras; 3.3 Unidades escavo-transportadoras; 3.4 Unidades Aplainadoras; 3.5 Unidades de Transporte; 3.6 Unidades Compactadoras; 3.7 Unidades escavo-carregadoras;

3. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA EXECUO DE OBRAS DE TERRA


Prof. MSc. Francisco Mateus G. Lopes
Natal/RN Julho de 2012

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA EXECUO DE OBRAS DE TERRA


H na construo civil uma diversidade equipamentos capazes de atuar na terraplenagem. de

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA EXECUO DE OBRAS DE TERRA


AS MQUINAS DE TERRAPLENAGEM:
- Esto em contnuo processo de aprimoramento tecnolgico; e - Com elevado valor de mercado, exigindo operadores bem treinados.

Alguns desses equipamentos tm a capacidade de poder executar servios semelhantes, porm com rendimentos e custos distintos. H necessidade de se conhecer as potencialidades e limitaes dessas mquinas para se viabilizar um bom planejamento dos servios com movimento de terras.

UNIDADES DE TRAO
Representa a mquina matriz da terraplenagem. TRATOR Unidade autnoma. Executa a trao ou empurra outros equipamentos para o aumento da trao de carga ou realiza atividades que no exijam o transporte de terras. Pode receber diversos implementos destinados a diferentes tarefas. Todos os equipamentos nossa disposio, so tratores devidamente modificados ou adaptados.

UNIDADES DE TRAO

18/07/2012

UNIDADES DE TRAO
CARACTERSTICAS DOS TRATORES a) Esforo Trator: a fora que o trator possui na barra de trao ( no caso de esteiras) ou nas rodas motrizes ( no caso de tratores de rodas) para executar as funes de rebocar ou de empurrar outros equipamentos ou implementos; b) Velocidade: a velocidade de deslocamento da mquina que depende, sobretudo, do dispositivo de montagem, sobre esteiras ou sobre rodas;

UNIDADES DE TRAO
CARACTERSTICAS DOS TRATORES c) Aderncia: a maior ou menor capacidade do trator de deslocarse sobre os diversos terrenos ou superfcies revestidas, sem haver o patinamento da esteira ( ou dos pneus) sobre o solo ( ou revestimento) que o suporta; d) Flutuao: a caracterstica que permite ao trator deslocar-se sobre terrenos de baixa capacidade de suporte, sem haver o afundamento excessivo da esteira, ou dos pneus, na superfcie que o sustenta; e) Balanceamento: a qualidade que deve possuir o trator, proveniente de uma boa distribuio de massas e de um centro de gravidade a pequena altura do cho, dando-lhe boas condies de equilbrio, sob as mais variadas condies de trabalho.

UNIDADES DE TRAO
Tipos de Montagem dos Tratores: Esteiras e Pneumticos Campo de Aplicao - Trator de Esteira - Esforo trator elevado; - Rampas de grande declividade; - Terrenos com topografia acidentada; - Terrenos de baixa capacidade de suporte;

UNIDADES DE TRAO
TRATORES COM RODAS - PNEUMTICO: CAMPO DE APLICAO: Topografia favorvel; Terreno com boas condies de suporte; Terreno com boas condies de aderncia; Velocidade elevada, significando maior produo.

UNIDADES DE TRAO
COMPARATIVO ENTRE OS TIPOS DE TRATORES

UNIDADES ESCAVO-EMPURRADORAS
Corresponde ao trator de rodas ou esteira adaptado com o implemento de uma lmina frente do trator que o transforma numa unidade capaz de escavar e empurrar a terra. Denomina-se TRATOR DE LMINA OU BULLDOZER. Capacidade da lmina: 2,00 a 3,00m Partes da lmina lmina, faca da lmina, cantos da lmina, braos laterais.

18/07/2012

UNIDADES ESCAVO-EMPURRADORAS
TIPOS DE UNIDADES: Trator de esteira com lmina: para trabalhos exigem maior necessidade de aderncia e flutuao mquinas. Trator de pneus com lmina: para servios exigem maiores velocidades e maior mobilidade mquinas. que das que das

UNIDADES ESCAVO-EMPURRADORAS
Lmina fixa ou Reta: escavao e transporte para a frente. Angledozer: tem um movimento horizontal que permite empurrar a terra lateralmente para facilitar a escavao e o transporte de material. Pode formar ngulos diferente de 90 at 25 com o eixo longitudinal do trator. Ex: Corte de meia encosta - escavao de seces mistas.

Tilt-dozer: permite o movimento da lmina, podendo ser inclinada lateralmente em relao ao eixo vertical do trator.

UNIDADES ESCAVO-EMPURRADORAS
TIPOS DE LMINAS E ACESSRIOS: PLACAS PARA PUSHER: reforada, usada para empurrar operao de carga. Sua funo movimentar terras, mas sim auxiliar aumento do seu esforo de trao. uma lmina bastante o scraper durante a principal no a de outros equipamentos no

UNIDADES ESCAVO-EMPURRADORAS
TIPOS DE LMINAS E ACESSRIOS: ESCARIFICADOR ou RIPPER: So dentes cortantes, instalados na parte traseira do trator, usados para romper solos compactos ou para aumentar a eficincia do implemento das lminas de carga.

UNIDADES ESCAVO-EMPURRADORAS

UNIDADES ESCAVO-EMPURRADORAS

18/07/2012

UNIDADES ESCAVO-TRANSPORTADORAS
Escavam, carregam, transportam e descarregam materiais de consistncia mdia a distncias mdias a pequenas. (at 1,0 km). So representados por dois tipos de mquinas:
- SCRAPER REBOCADO; - SCRAPER AUTOMOTRIZ OU MOTOSCRAPER.

UNIDADES ESCAVO-TRANSPORTADORAS
ELEMENTOS PRINCIPAIS Avental (7) movimento de abertura e fechamento; Ejetor (8) mov. de ejeo e retorno; Lmina de Corte (9) Pisto Hidrulico (10) acionamento de ejetor

UNIDADES ESCAVO-TRANSPORTADORAS
ELEMENTOS PRINCIPAIS Scraper: Acionamento de comandos; Necessidade de pusher.

UNIDADES ESCAVO-TRANSPORTADORAS
SCRAPER REBOCADO constitudo por uma caamba raspadeira, montada sobre 2 eixos com pneus, normalmente tracionado por um trator com esteiras. Atualmente, j se constitui num tipo de equipamento tecnologicamente superado. Sendo por isso muito pouco utilizado nos canteiros de obras.

UNIDADES ESCAVO-TRANSPORTADORAS
SCRAPER REBOCADO

UNIDADES ESCAVO-TRANSPORTADORAS
SCRAPER AUTOMOTRIZ OU MOTOSCRAPER utilizado na execuo de uma larga faixa de terraplenagem com produtividade e baixo custo. A mquina melhora o adensamento do solo pelo uso do avental e do ejetor. Pode receber apoio da lmina do trator pusher no auxlio ao processo de carga.

Operao: A escavao feita por uma lmina de corte (9) que entra em contato com o terreno pelo abaixamento da caamba do scraper, ao mesmo tempo que o avental (7) levantado; A carga se faz pelo arrastamento do scraper, a qual a lmina penetra no solo, empurrando-o para o interior da caamba.

18/07/2012

UNIDADES ESCAVO-TRANSPORTADORAS
CARACTERSTICAS - Velocidade 1 marcha = 5km/h. - Velocidade 2 marcha = 51,5km/h. - O material bem adensado na caamba devido ao uso do AVENTAL e do EJETOR.

UNIDADES ESCAVO-TRANSPORTADORAS
MOTO SCRAPER CONVENCIONAL O convencional, apesar do seu motor prprio, necessita de uma fora extra no momento do carregamento, feita por um pusher, normalmente por um trator de esteiras.

UNIDADES ESCAVO-TRANSPORTADORAS
MOTO SCRAPER PUSH-PULL (empurra e puxa) O push-pull - Consiste em dois motoscraper de motor traseiro que se ajudam mutuamente na operao de carga, sem interveno de qualquer outra mquina. Possui dois motores e trao nas quatro rodas.

UNIDADES ESCAVO-TRANSPORTADORAS
MOTO SCRAPER PUSH-PULL (empurra e puxa) Existe um gancho capaz de acoplar um equipamento a outro, fazendo com que existam oito rodas que fazem esforos, permitindo o carregamento de um dos scrapers e em seguida o outro.

UNIDADES ESCAVO-TRANSPORTADORAS
MOTOSCRAPERS COM DOIS MOTORES o que possui o eixo traseiro tambm provido de fora motriz - Twin ou seja motores germinados que funcionam em conjunto. Vantagens: maior potncia; maior aderncia; trabalho em rampas mais acentuados; maior volume transportado.

UNIDADES APLAINADORAS
MOTONIVELADORAS: (PLAINA OU PATROL) So utilizadas longas passadas de nivelamento, acabamento, limpeza de valetas e trabalhos de talude lateral.

18/07/2012

UNIDADES APLAINADORAS

UNIDADES APLAINADORAS
MOTONIVELADORAS: (PLAINA OU PATROL) So imprescindveis em servios de acabamento, moldando o terreno aos greides finais.

UNIDADES APLAINADORAS
MOTONIVELADORAS: (PLAINA OU PATROL) RECOMENDAES OPERACIONAIS: - Regularizao de pistas, reabaulamento de pistas, limpeza de faixas com vegetao rasteira, abertura de pequenas valas de drenagem, realizao de acabamento dos cortes de taludes e plataformas, manuteno de pistas para motoscraper e caminhos de servio.

UNIDADES APLAINADORAS
MOTONIVELADORAS: (PLAINA OU PATROL) RECOMENDAES OPERACIONAIS: - Espalhamento, arejamento e secagem de materiais midos para compactao; espalhamento de misturas, em camadas, nas pistas na terraplenagem e pavimentao; corte, transporte e espalhamento em trabalhos de raspagem (escavaes com pequenas altura e distncias); escarificaes leves para a remoo de camadas de pavimentos.

UNIDADES DE TRANSPORTE
So equipamentos destinados ao transporte de material provenientes de cortes ou pedreiras destinados aterros, botafora ou pavimentao. So equipamentos utilizados quando as distncias para uso do motoscraper ou scraper se tornam anti-econmicos. So divididos em: - Caminho basculante; - Dumpers; - Vages; e - Caminhes fora de estrada.

UNIDADES DE TRANSPORTE
CAMINHO BASCULANTE Adequa-se a maioria dos servios, transportando boa parte dos materiais na maioria dos terrenos, com bom rendimento de produo.

18/07/2012

UNIDADES DE TRANSPORTE
CAMINHES FORA DE ESTRADA So veculos usados para servios pesados, de grande tonelagem de transporte.

UNIDADES COMPACTADORAS
Compactao o processo pelo qual se obtm mecanicamente o aumento de resistncia do solo. Efetuam o adensamento do material de terraplenagem, reduzindo o ndice de vazios. Viabilizam a compactao dos materiais, conforme as especificaes de projeto.

Tm caambas superiores a 23m.

com volumes

Devido suas dimenses, so impedidos de circular nas estradas, sendo restritos aos canteiros de obras.

UNIDADES COMPACTADORAS
Desenvolvem trabalhos tanto na compactao das primeiras camadas de aterro, quanto na fase de pavimentao das vias.

UNIDADES COMPACTADORAS
ROLO P-DE-CARNEIRO So usados na compactao de solos coesivos; Tem um tambor com salincias com 20-25 cm (patas), em fileiras desencontradas que penetram na camada solta do solo; O adensamento se completa quando quase no h mais a penetrao das patas no solo.

So subdivididos em rolos: lisos, p-de-carneiro, vibratrios, pneumticos, combinados e especiais.

UNIDADES COMPACTADORAS
ROLOS VIBRATRIOS So utilizados em solos arenosos, com baixa porcentagem de argila. Constam de rolos lisos, com um motor vibratrio, cuja, freqncia e amplitude se propagam pelo tambor at o terreno. Para a maior produtividade dos servios, a operao deve se dar baixa velocidade.

UNIDADES COMPACTADORAS
ROLOS PNEUMTICOS usado para camadas delgadas de materiais e pavimentos betuminosos. So mquinas com 2 eixos, com 3 a 6 unidades de pneus/eixo, com os alinhamentos distintos.

18/07/2012

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS


So mquinas que tem a finalidade de escavar e carregar o material para uma unidade de transporte. So representadas por dois tipos de equipamentos: CARREGADEIRAS: com esteiras ou com pneus. CARREGADEIRAS - Tambm chamadas de PS-CARREGADEIRAS. - So tratores de pneus ou esteiras, com caambas na dianteira que escavam, levantam e descarregam material a uma altura de at 3,00m.

ESCAVADEIRAS.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
CARREGADEIRAS COM ESTEIRAS Tem maior eficincia de escavao, devido ao maior esforo trator; So recomendadas para terrenos com baixo suporte ou umedecidos, devido sua boa capacidade de flutuao e maior dificuldade de patinamento; Capacidade da caamba: 2,80m; Velocidade mxima: 10Km/h.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
CARREGADEIRAS COM ESTEIRAS um tipo de mquina que somente se desloca curtas distncias, at as unidades de transporte.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
CARREGADEIRAS COM ESTEIRAS RECOMENDAES OPERACIONAIS: - Escavao de cortes e preparao de aterros; - So tambm utilizadas na abertura de valas rasas - Espalhamento de terra, remoo de rochas, razes e terra vegetal.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
CARREGADEIRA DE PNEUS - Alta velocidade de deslocamento (at 38km/h); - Grande mobilidade no canteiro do obras; - Deslocamento a grande distncia (elimina transporte em carreta); - Menor trao - principalmente na escavao, risco de patinamento; - Baixa flutuao;

18/07/2012

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
CARREGADEIRA DE PNEUS - Trao nas quatro rodas; - Direo articulada; - Peso prprio elevado - Motor sobre o eixo traseiro; - Capacidade da caamba: 1,6 a 3,0m.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
CARREGADEIRA DE PNEUS RECOMENDAES OPERACIONAIS: - Somente so utilizadas em terrenos firmes, com pouca umidade devido sua m flutuao e aderncia; - Sua aplicao se limita ao corte e carga de materiais com fcil desagregao, tais como areias, pedregulhos, cascalhos e pedras britadas.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
CARREGADEIRA DE PNEUS - Alm da maior velocidade, as carregadeiras sob pneus detm maior mobilidade se comparadas s mquinas sob esteiras.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
ESCAVADEIRAS Chamadas de p-mecnica. um equipamento que trabalha parado.

Podem ser montadas sobre esteiras, pneumticos ou


trilhos.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
CARACTERSTICAS DAS ESCAVADEIRAS - Normalmente sobre esteiras; - Giro de 360; - Esteiras Lisas, sem garras e de maior largura; - Boa flutuao; - Deslocamento apenas atravs das esteiras vel. 1,5 km/h ; - Trabalha parada, no participando do ciclo de terraplenagem durante o transporte e descarga; - O balanceamento deficiente ocorrendo tombamento elevado. Atualmente utilizam-se um motor de contrapeso para contrabalanar o levantamento da caamba carregada.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
ESCAVADEIRAS

18/07/2012

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
ESCAVADEIRAS Principais tipos de lana: - Lana com caamba p frontal ou shovel; - Lana com caamba de arrasto ou com caamba dragline; - Lana com caamba de mandbulas; e - Lana com caamba retroescavadeira.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
LANA COM CAAMBA P FRONTAL OU SHOVEL - Usada nos cortes de material de 1 categoria, escavando taludes cima do nvel da mquina. - A caamba se movimenta de baixo para cima. - A descarga do material realizada pelo fundo mvel da p.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
LANA COM CAAMBA DE ARRASTO OU DRAG-LINE - Usada em terrenos pouco consistentes para escavar baixo do nvel da mquina.

- Em alguns casos preciso inserir abaixo das mquinas com esteiras, estrados de madeira para melhorar a distribuio de carga no solo.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
LANA COM CAAMBA DE ARRASTO OU DRAG-LINE RECOMENDAES DE USO: - Execuo de taludes; - Remoo de solos midos; - Abertura de valas com grandes dimenses, sem escoramento; - Remoo de solos submersos; - Abertura de canais de drenagem; - Limpeza de cursos dgua com o uso de caambas perfuradas.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
LANA COM CAAMBA DE ACIONAMENTO HIDRULICO

10

18/07/2012

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
LANA COM CAAMBA DE ACIONAMENTO HIDRULICO

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
LANA COM CAAMBA DE MANDBULAS OU CLAM-SHELL - semelhante caamba drag-line, porm com menor raio de ao. - Caamba suspensa por cabo vertical, usadas em valas escoradas. - Caamba abre mandbula. e fecha como

- Remoo do material verticalmente, podendo escavar dentro de valas escoradas.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
LANA COM CAAMBA DE MANDBULAS OU CLAMSHELL - Comando de abrir e fechar a mandbula.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
LANA COM CAAMBA RETROESCAVADEIRA - utilizada em escavaes abaixo do nvel da mquina. - Caamba com abertura voltada para baixo. - limitada abertura de valas em profundidade ou corte de altura elevada. -Movimento de cima para baixo. - Montadas na parte traseira dos tratores de pneus.

- Apropriado para uso dentro dgua material solto

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
LANA COM CAAMBA RETROESCAVADEIRA - utilizada em escavaes abaixo do nvel da mquina. - Caamba com abertura voltada para baixo. - limitada abertura de valas em profundidade ou corte de altura elevada. -Movimento de cima para baixo.

UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS
LANA COM CAAMBA RETROESCAVADEIRA

- Montadas na parte traseira dos tratores de pneus.

11

18/07/2012

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Manual de Pavimentao. DNER, 1975. Manual Prtico de Escavao. Ricardo e Catallani. Editora PINI, 1990. Projeto de Estradas. Rafael Campos. Grmio Politcnico da USP, 1979. Curso de Estradas. Manoel Pacheco de Carvalho. Editora Cientfica, 1 Volume. Tcnicas de Compactao (Manual). Muler S.A. Indstria e Comrcio, 1986. Manual de Pavimentao Rodoviria. Murilo Lopes de Souza, Livros Tcnicos e Cientficos S. A., 1980. Manual de Implantao Bsica. DNER, 1975.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Pavimentao. Cyro Nogueira Batista. Vols. 1, 2 e 3. Editora Globo, 1974. Engenharia de Estradas Projeto Geomtrico. Luiz Carlos A. A. Fontes. Centro Editoriale Didtico da UFBA, 1991. Projeto Geomtrico de Rodovias. Carlos Pimenta & Mrcio Oliveira. RiMa, 2 edio, 2004.

Drenagem Superficial e Subterrnea de Estradas. Renato G. Michelin. Multilibri LTDA, 1975.


Instrues para Drenagem de Rodovias. DNER. Tomos I e II 1971.

12

You might also like