You are on page 1of 14

Amplificadores Operacionais

1. Introduo 2. Conceitos Bsicos 3. Smbolo 4. Encapsulamento 5. Diagrama interno 6. Circuitos bsicos 7. Amplificador Inversor 8. Amp. no inversor 9. Somador 10. Subtrator ou Diferencial 11. Amp. de Ganho Varivel 12. Integrador 13. Diferenciador 14. Seguidor de Tenso 15. Circuitos 16. Referncias
_1. Introduo O presente trabalho tem como objetivo dar incio ao estudo dos Amplificadores Operacionais, trata-se de um circuito integrado que faz parte da famlia dos dispositivos eletrnicos lineares com larga aplicao no ramo da Eletrnica e da Instrumentao Industrial. Nesta abordagem destacamos: conceitos bsicos, caractersticas fsicas, descrio do circuito interno, caractersticas eltricas, circuitos bsicos e aplicativos.

_2. Conceitos Bsicos O termo Amplificador operacional originalmente usado para descrever uma srie de amplificadores de alto desempenho em corrente continua, usado basicamente em computadores analgicos, instrumentao etc. Fazem parte dos circuitos lineares e se refere a um amplificador de alto ganho que possui rede externa de realimentao para controlar sua resposta. O amplificador ideal sem essa realimentao, isto , em condio de malha aberta, apresenta as seguintes caractersticas: ganho de malha aberta - infinito; impedncia de entrada - infinita; impedncia de sada - nula; largura de faixa de frequncia - infinita; sada de tenso nula, quando a tenso de entrada for igual a zero (isto , compensao nula).

1. ter ganho infinito: significa que qualquer sinal de entrada ser infinitamente amplificado; 2. ter impedncia de entrada infinita: significa que o amplificador no consumir nenhuma corrente da fonte de entrada; 3. ter impedncia de sada nula: significa que o amplificador ser uma fonte de tenso ideal para a carga; 4. ter largura de faixa de frequncia infinita: significa que amplificar sem distoro na sada, sinais de frequncias baixas at frequncias extremamente elevadas; 5. e, finalmente, ter compensao nula: significa um perfeito comparador de sinais. _3. Smbolo O Smbolo varia dependendo da fonte de informao, os dois smbolos mais comum so mostrados a seguir, sendo o primeiro mais utilizado.

O amplificador operacional apresenta duas entradas, uma inversora (-). outra no inversora (+) e uma nica sada. Normalmente o amplificador operacional alimentado por uma fonte bipolar (simtrica), cuja faixa de tenso varia de -3 a -18 Volts para a alimentao negativa e de +3 a +18 Volts para a alimentao positiva.

As conexes eltricas da fonte geralmente so omitidas no diagrama esquemtico.

_4. Encapsulamento Os amplificadores operacionais so encapsulados em unidades de reduzidas dimenses, que encerram um nico "chip monoltico". Existem trs tipos bsicos: o encapsulamento metlico que recebe a denominao nos "data books" de TO-99, os encapsulamentos plsticos em linha dupla ou "DIP" (dual-in-line-package) e o encapsulamento plano ou "FLAT-PACK", mostrados a seguir:

Para o amplificador operacional 741, podemos encontrar encapsulamento metlicos e DIP de 8 pinos (mais usual) e de 14 pinos. A pinagem do encapsulamento DIP de 8 pinos corresponde exatamente pinagem do encapsulamento metlico. Encontraremos, tambm, encapsulamentos FLAT-PACK de 10 pinos. Pinagem do Amplificador Operacional 741 A titulo de exemplo apresentaremos a seguir o desenho do encapsulamento com a funo de cada pino do 741.

_5. Diagrama interno Depois da pinagem, podemos finalmente fazer uma breve descrio do diagrama interno de um Amplificador Operacional, tomando como parmetro um modelo didtico, por ser genrico, uma vez que o modelo prtico do diagrama interno bem mais complexo e apresenta certas particularidades dependendo da aplicao e do fabricante.

Para entendimento do diagrama interno, vamos separar este em trs partes, a saber: Estgio diferencial de entrada - formado por um amplificador diferencial (Q1 e Q2) e uma fonte de corrente constante (Q4, R7 e o dodo zener "Z1"). A fonte de corrente constante garante a estabilidade do circuito minimizando o efeito da temperatura sobre o ponto quiescente de cada transstor (Q1 e Q2). A funo de Q1 e Q2 fornecer uma tenso CC diferencial e amplificada para o estgio seguinte. Estgio deslocador de nvel e Amplificador Intermedirio - Representado por "Q3", tem a funo de proporcionar maior ganho de sinal, bem como ajustar em um referencial "zero" o nvel de tenso CC proveniente do estgio anterior. Este ajuste importante para no alterar a referncia de sada do operacional, principalmente quando em operao com corrente alternada. Estgio Acionador de Sada - Este estgio deve proporcionar uma baixa impedncia de sada e suficiente corrente para alimentar a carga especificada para o operacional. Evidente que a impedncia de entrada deste estgio precisa ser alta para no carregar o estgio anterior. Normalmente, utiliza-se uma configurao do tipo seguidor de tenso para este estgio (Q5 e Q6) e para a sada geralmente transistores complementares, neste exemplo "Q7" e "Q8".

5.1. Par diferencial de entrada Dentre os estgios aqui discutidos, o par diferencial de entrada o estgio que mais acentua as caractersticas bsicas do amplificador operacional. Em relao ao funcionamento deste estgio, podemos concluir que as sadas so obtidas entre o coletor de Q1 e o terra, (Vs1 e Vs2, sadas simples). Ou entre os dois coletores, (Vsd, tenso de sada em modo diferencial).

Podemos express-las as sadas simples como:

Sendo R1=R2=RC, as sadas de modo diferencial (Vsd, entre os coletores de Q1 e Q2) ter um ganho duas vezes maior que as vlidas para Vs1 e Vs2 isoladamente. A sada em modo diferencial ser expressa por:

Onde Vsd = (Vs1-Vs2) e hie, representa a impedncia de cada transistor que forma o par diferencial de entrada do amplificador operacional.
_6. Circuitos bsicos A Maioria dos circuitos lineares de amplificador operacional cai em uma ou duas das configuraes bsicas do amplificador ou em alguma combinao delas, so geralmente descritas com amplificadores inversor e amplificadores no inversor. A figura a seguir um modelo simplificado de um amplificador operacional real.

Descrio: Rf = Resistor de realimentao (feed back) Vg =Terra virtual (virtual ground) Zi = Impedncia de entrada Ad = Ganho em malha aberta (intrnseco do AOP) Vd = Tenso de entrada diferencial Zs = Impedncia de sada ib = Corrente de polarizao de entrada =(ib1+ib2/2)

_7. Amplificador Inversor

A denominao de amplificador inversor deve-se ao fato de que o sinal de sada do amplificador estar defasado 180o em relao ao sinal de sua entrada.

Analogia:

Do exposto sobre inversor, conclui-se que: O ganho para o inversor, neste exemplo, depende da relao do resistor de entrada ( R1) e do resistor de realimentao (RF). O resistor de entrada (R1), no pode ter seu valor de resistncia muito pequena, para no comprometer sua relao com a entrada do AOP e o gerador de sinal. O resistor (RF) no pode ter o valor elevado, para no provocar rudo e interferir na linearidade do circuito.

_8. Amplificador no inversor O amplificador no inversor no apresenta defasagem do sinal de sada, o sinal ser aplicado entrada no inversora do circuito.

Analogia:

_9. Somador O amplificador inversor pode ser usado para formar a soma algbrica de vrias voltagens de entrada com cada entrada modificada por um fator de escala desejado. Sendo assim podemos superpor vrios sinais para obter uma forma de onda desejada, podendo por exemplo, obter na sada a mdia ponderada dos sinais de entrada.

Analogia:

Casos que merecem destaque: Para "N" entradas

Para "R" de entradas iguais

Para todos os resistores iguais

Para R1= R2 =R3 =3RF

_10. Amplificador Subtrator ou Diferencial Este circuito um amplificador que tem inmeras aplicaes na rea de Instrumentao, permite que se obtenha na sada uma tenso igual a diferena entre os sinais aplicados em cada uma das entradas V1 e V2, multiplicadas por um ganho.

Analogia: Um sinal aplicado entrada V1 enquanto outro aplicado entrada V2, portanto, aplicados em modo diferencial; se o circuito estivesse em malha aberta a expresso para a tenso de sada seria:

Onde "Ad" representa o ganho diferencial para o circuito em malha aberta, que infinito. Porm, neste exemplo temos um circuito em malha fechada (realimentado), ento o ganho desta configurao se expressa como "RF/R1" e "Vd" representa a tenso de entrada diferencial que se expressa como (V2 - V1). Substituindo na expresso, os dados do circuito em malha aberta por dados do circuito em malha fechada, a expresso de sada para este circuito fica:

_11. Amplificador de Ganho Variavel Para ganhos mais elevados sem interferir na estabilidade do circuito, acrescenta-se um potencimetro sada do amplificadores inversor de modo a formar um divisor de tenso e ento teremos um amplificador de ganho varivel.

Analogia:

Casos que merecem destaque:

_12. Integrador O integrador um dos circuitos mais importantes evolvendo amplificadores operacionais.

Analogia:

No instante em que aplicado o sinal de entrada "Ve", o capacitor no carrega-se instantaneamente, e de inicio ser como um curto-circuito. O ganho do amplificador ser nulo. A medida que o capacitor for se carregando se aproxima de um circuito aberto, o ganho tambm ir aumentando at atingir o valor infinito (sada saturada). Se o sinal de entrada for um (degrau) a sada ser uma (rampa). Um valor muito importante o tempo que o sinal de sada leva para atingir um determinado nvel. Esse tempo pode ser aproximado pela seguinte expresso:

_13. Diferenciador Este circuito apresenta uma sada proporcional taxa de variao do sinal de entrada.

Analogia:

O circuito diferenciador faz faz exatamente a operao oposta do integrador. Se o sinal de entrada "Ve" for uma (rampa) a sada "Vs" ser um (degrau). _14. Seguidor de Tenso O seguidor de Tenso um circuito que apresenta uma impedncia de entrada extremamente elevada e uma impedncia de sada extremamente baixa, conforme expressa o prprio smbolo do amplificador operacional, por isso, muitas aplicaes utilizam-se desta propriedade; dentre as aplicaes, citamos:

=> Isolador de estgios => Reforador de corrente => casador de impedncia

Analogia: A tenso na entrada diferencial do circuito igual a zero (Vd=o). Como toda a sada est realimentada, circuito em malha fechada, a tenso de sada "Vs" igual a "V2" e por outro lado "V2" igual a "V1; fazendo com que a tenso de sada "Vs" seja igual tenso de entrada "Ve". O ganho de tenso para esta configurao unitrio, uma vez que (Av=Vs/Ve). _15. Circuitos

Para dar exemplos de aplicativos com amplificadores operacionais, selecionamos alguns circuitos de corrente e tenso. So circuitos em que os sinais de entrada e sada so correntes. Eles nos sero teis em vrias aplicaes , dentre as quais destacamos a confeco de fontes de corrente e de medidores. Tambm possvel a construo de conversores corrente/tenso e tenso/corrente. Aplicao 1 - Conversor corrente/tenso

Aplicao 2 - Conversor tenso/corrente (1..5v para 4..20 mA)

Aplicao 3 - Conversor corrente/tenso (4..20 mA para 1..5V)

_16. Referncias ALMEIDA, Antnio Carlos de. Caderno de Anotaes. Salvador: SENAI/CEFET, 1978/2008.

CIPELLI, Antonio Marco Vicari; SANDRINI, Waldir Joo. Teoria e desenvolvimento de Projetos de Circuitos Eletrnicos. So Paulo - Brasil: rica, 1979. LOWENBERG, Edwin C. Circuitos Eletrnicos. (Traduo: Ostend. A. Cardim). So Paulo - Brasil: McGraw-Hill do Brasil, 1974. MALVINO, Albert Paul. Eletrnica - volume 1. (Traduo: Jos Lucimar do Nascimento; revisor tcnico: Antonio Pertence Junior). 4a ed. So Paulo - Brasil: Makron Books, 1995. KAUFMAN, Milton. Eletrnica Bsica. (Traduo: Fausto Martins Pires Jnior). So Paulo - Brasil: McGraw-Hill do Brasil, 1984.
ltima atualizao - 25.04.2006 Referncia: www.w3schools.com

You might also like