You are on page 1of 5

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 4

1. Observe o mapa a seguir e diferencie Regio Norte e Amaznia Legal.

2. As matas de igap so encontradas em: a) ( ) reas de terra firme, com rvores bastante altas. b) ( ) reas alagadas apenas em perodos de cheias dos rios. c) ( ) reas constantemente inundadas, com plantas aquticas, como a vitria-rgia. d) ( ) reas de transio entre os ambientes do mar e dos rios.

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 4


3. Em quais unidades de relevo da Regio Norte possivelmente encontramos as matas de terra firme? Justifique sua resposta: 4. Observe os mapas a seguir e defina as caractersticas do clima da Regio Norte.

5. Leia o trecho da entrevista do seringueiro Raimundo de Barros e responda as questes. Ns somos camponeses, que nascemos e crescemos na Floresta Amaznica, descendentes de nordestinos, tangidos da seca. Nossos pais chegaram naquela regio ainda crianas e foram trabalhar na explorao da borracha, na fabricao de borracha ou na quebra da castanha. Nessa poca o seringueiro era obrigado a fazer a borracha e quebrar a castanha e vender para uma determinada pessoa, que era o chamado patro, que tinha l um barraco com os animais, que entrando nas caminhadas de mata afora ia encontrando as colocaes e ia ali apanhando a borracha que os seringueiros tinham feito e deixando as mercadorias numa completa condio de explorao, pagando sempre pela borracha um preo muito baixo e vendendo a mercadoria por um preo muito alto. Alm disso, a balana do patro j tirava uma parte do peso. Eles ganhavam no s no preo da borracha, mas tambm no peso. Ganhavam no preo da mercadoria e no peso da mercadoria. Isso levou os seringueiros a sempre viverem endividados com os patres. Esses mesmos patres nunca tiveram interesse de levar escola, sade e outras coisas para os seringueiros. Tem mais de cem anos de vida de trabalho nesse esquema. Se conhece como pro2

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 4


dutor da borracha o patro que nunca fez sequer um quilo. Quem so os verdadeiros produtores da borracha e de castanha e dos outros produtos da Floresta Amaznica so realmente os seringueiros e os castanheiros, e no o patro. Patro era e continua sendo nica e exclusivamente um explorador, que lucra com o trabalho nosso. Mas a partir da dcada de 70 que comeou a chegar uma figura diferente que foi o latifndio. Se na poca do patro a coisa j era amarga, depois que o latifndio chegou, a ficou pior, porque em vrias regies deixou de existir o patro que ainda era uma garantia da vinda da mercadoria para a colocao dos seringueiros e a tirada da borracha para a cidade. O fazendeiro chegou na regio graas ao apoio que os governos daquela poca, j da ditadura militar, deram. O latifundirio se achou no direito de comprando as benfeitorias do patro dizer que tinha comprado tudo que tinha naquela floresta, a nossa colocao e quem sabe at ns. (Barros, Raimundo de. O Seringueiro. In: Terra Livre 7 Geografia Pesquisa e prtica social. So Paulo: Marco Zero/ AGB, 1990. p. 24.) a) Quais atividades econmicas realizadas na Regio Norte so citadas no trecho dessa entrevista? b) Em quais sculos foram realizadas as atividades econmicas citadas na questo anterior? c) Alm das atividades econmicas, qual o motivo maior que impulsionou a ocupao da Regio Norte? d) A implantao do latifndio na Regio Norte est relacionada ao desenvolvimento de qual atividade econmica? 6. O termo patro, mencionado no texto, refere-se aos: a) ( ) fazendeiros, donos dos latifndios agropecurios. b) ( ) empregadores das indstrias instaladas na Zona Franca de Manaus. c) ( ) seringueiros, que extraem o ltex da seringueira. d) ( ) seringalistas, donos de seringais, que empregam os seringueiros. 7. Assinale a alternativa que melhor explica o fato dos seringueiros preferirem a presena dos patres a dos latifundirios. a) ( ) Os patres tinham melhores intenes que os latifundirios. b) ( ) Os patres pagavam o preo justo pelo trabalho realizado pelos seringueiros, diferente dos
3

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 4


latifundirios. c) ( ) Apesar de explorados, os seringueiros negociavam com os patres os seus produtos e tinham acesso s mercadorias produzidas na cidade, o que no ocorria com as atividades desenvolvidas pelos latifundirios; d) ( ) O desaparecimento dos patres simboliza o fim da explorao dos povos da floresta, pois os latifundirios no tm interesse nas atividades de extrao da borracha e da castanha. 8. Observe o esquema abaixo e responda:

PROCESSO DE PRODUO DE MERCADORIAS


Fase 1: Aquisio de recursos naturais e energia Fase 2: Produo

Fase 3: Venda

Fase 4: Consumo

Propaganda

a) Em qual fase da produo so retirados os recursos da floresta? b) Em qual fase ns, cidados, participamos do processo? c) Qual a funo da propaganda nesse processo de produo? d) Para que efetivamente possamos contribuir para o uso sustentvel da floresta, qual deve ser o nosso papel?

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 4


9. Observe a imagem abaixo e responda:

a) Qual atividade devastadora est representada na imagem? b) Qual a finalidade dessa atividade na Floresta Amaznica? c) Quais as consequncias dessa atividade para o meio ambiente? 10. Observe o mapa abaixo e responda: Qual a importncia das reservas extrativistas para a explorao racional dos recursos da floresta?

You might also like