You are on page 1of 9

INSTRUO TCNICA DE SERVIOS DE INFRAESTRUTURA

ESTACAS METLICAS

CBTU
IT 202/ CBTU

REV. 02

DIRETORIA TCNICA GEENG GERENCIA TCNICA ENGENHARIA CIVIL

INSTRUO PARA CONTROLE DE CRAVAO DE ESTACAS METLICAS

FL. 1/8

CBTU
IT 202/ CBTU

NDICE 1.OBJETIVO E CAMPO DE APLICAO 2.NORMALIZAO COMPLEMENTAR 3.PROCEDIMENTOS E ATRIBUIES DA FISCALIZAO 4. MEDIO 5.PAGAMENTO 6.ANEXOS

PG. 2 2 2 5 5 5

CBTU

REV.

DATA

MOTIVO/REFERNCIA

APROV. CBTU

REV.

DATA

MOTIVO/REFERNCIA

APROV. CBTU

REV 00 REV 01 REV 02

17/04/84 09/09/92 22/11/10

ELABORAO REVISO REVISO

DIRETORIA TCNICA GEENG GERENCIA TCNICA ENGENHARIA CIVIL

INSTRUO PARA CONTROLE DE CRAVAO DE ESTACAS METLICAS

FL. 2/8

CBTU
IT 202/ CBTU

1- OBJETIVOS E CAMPO DE APLICAO Esta instruo tem por objetivo fixar as diretrizes para o controle da cravao de estacas metlicas na construo das obras a cargo da CBTU. 2- NORMALIZAO COMPLEMENTAR Complementam esta instruo: NBR-6122/2010 (ABNT) Projeto e Execuo de Fundaes NBR-8800 (ABNT) Clculo e Execuo de Estruturas de Ao NBR-12131 (ABNT) Provas de Carga em Estacas 3 PROCEDIMENTOS E ATRIBUIES DA FISCALIZAO 3.1 Equipamentos A fiscalizao dever aprovar o tipo de equipamento de cravao a ser utilizado pela Construtora, e para esse objetivo dever receber as seguintes informaes. Altura da torre, incluindo-se a a altura mxima de queda do martelo; Tipo do martelo; Peso do martelo; Equipamentos auxiliares.

Essas informaes permitiro que os seguintes itens sejam observados: 3.1.1- Se a altura da torre compatvel com o comprimento das estacas a serem cravadas ou dos trechos a serem emendados. 3.1.2-Se o peso do martelo compatvel com o dispositivo no item da NBR-6122 da ABNT, ou seja: Para estacas com carga admissvel at 1mN(100tf), quando empregado martelo de queda livre, a relao do pilo e o peso total da estaca devem ser a maior possvel, devendo no mnimo ser igual a 1,0. Quando empregados martelos automticos ou vibradores, deve-se seguir as recomendaes do fabricante. De qualquer forma, o equipamento dever ser dimensionado de modo a cravar as estacas at a profundidade prevista no projeto para sua capacidade de carga, sem danifica-las. Para estacas com carga admissvel acima de 1mN, a escolha do equipamento de cravao deve ser analisada em cada caso e os resultados controlados atravs de provas de carga, a critrio da Fiscalizao.

CBTU

REV.

DATA

MOTIVO/REFERNCIA

APROV. CBTU

REV.

DATA

MOTIVO/REFERNCIA

APROV. CBTU

REV 00 REV 01 REV 02

17/04/84 09/09/92 22/11/10

ELABORAO REVISO REVISO

DIRETORIA TCNICA GEENG GERENCIA TCNICA ENGENHARIA CIVIL

INSTRUO PARA CONTROLE DE CRAVAO DE ESTACAS METLICAS

FL. 3/8

CBTU
IT 202/ CBTU

3.2-Quadro de NegasEstando definido o equipamento a ser utilizado na obra, antes de iniciar a cravao das estacas, a Construtora dever apresentar Fiscalizao, para aprovao, o quadro de negas para cada apoio e a frmula utilizada para seu clculo. Caso seja necessrio o emprego de suplemento para a cravao, a Construtora dever reexaminar a nega e novamente apresenta-la Fiscalizao para aprovao. 3.3-Tolerncias A Fiscalizao dever verificar o correto posicionamento das estacas antes da cravao. Ao trmino da cravao de cada estaca a Fiscalizao dever verificar tambm se, devido a alterao das condies do solo, ocorreu deslocamento horizontal e/ou levantamento de estacas vizinhas, e ainda se houve relaxao do solo. A Fiscalizao tambm dever verificar a verticalidade ou a inclinao da guia e da torre do equipamento, no permitindo que seja ultrapassada a tolerncia de inclinao da estaca. 3.3.1 As tolerncias a serem observadas quanto ao desvio de locao e diferena de inclinao so as dispostas na NBR-6122 da ABNT. Na verificao de conjunto das estacas dever-se- sempre ser considerado os desvios de locao e/ou as diferenas de inclinao de cada estaca. 3.3.2 Sendo constatado levantamento das estacas, dever ser estudada em conjunto com a Fiscalizao, a possibilidade de recravao das estacas afetadas e adoo de medidas adequadas tais como execuo de pr-furo , cravao com jato de gua e/ou ar. 3.3.3 A relaxao dever ser examinada em pelo menos uma estaca da obra, mediante reverificao da nega com a estaca em repouso de 3(trs) dias aps a cravao. 3.4 Recebimento das estacas Para que as estacas metlicas possam ser liberadas para cravao, elas devero ser examinadas individualmente e atender aos seguintes itens: -Retilneidade do eixo.Sero consideradas retilneas as estacas cujo raio de curvatura for maior que 400m; -Perpendicularidade da superfcie do topo em relao ao eixo; -Indicao de caractersticas da ponteira, caso utilizada; -Indicao do tipo de ao utilizado. As estacas podem ser constitudas de perfis laminados ou soldados, simples ou mltiplos e tubos de chapa dobrada 3.5 Cravao 3.5.1 A seqncia a ser observada na cravao das estacas de cada apoio dever ser do centro para a periferia ou de um bordo em direo ao outro. 3.5.2 No caso de estacas com inrcia diferente nas duas direes, dever ser obedecida a orientao dada em projeto.

CBTU

REV.

DATA

MOTIVO/REFERNCIA

APROV. CBTU

REV.

DATA

MOTIVO/REFERNCIA

APROV. CBTU

REV 00 REV 01 REV 02

17/04/84 09/09/92 22/11/10

ELABORAO REVISO REVISO

DIRETORIA TCNICA GEENG GERENCIA TCNICA ENGENHARIA CIVIL

INSTRUO PARA CONTROLE DE CRAVAO DE ESTACAS METLICAS

FL. 4/8

CBTU
IT 202/ CBTU

3.5.3 Durante a cravao das estacas, a Fiscalizao dever estar presente e supervisionar o preenchimento do Boletim de Cravao das Estacas Metlicas, em duas vias, cujos dados serviro para construir o diagrama de cravao. 3.5.4 As estacas devero ser cravadas at a profundidade indicada no projeto e/ou at serem obtidas as negas apresentadas pela Construtora e previamente aprovadas pela Fiscalizao. 3.5.5 Em cada apoio , dever ser feito obrigatoriamente, pelo menos um diagrama de cravao completo (Anexo III) para cada 10(dez) estacas. No diagrama de cravao completo, devero estar includas, obrigatoriamente, a primeira estaca cravada no apoio e as estacas mais prximas dos furos de sondagem. Para as demais estacas de apoio, desejvel que o grfico de cravao seja feito ao menos para os ltimos 30% do comprimento cravado. 3.5.6 As negas sero verificadas a partir do momento em que se constata, atravs da aplicao de frmula utilizada no clculo, que a energia necessria para a cravao de 0,5m de estaca, for compatvel com a carga de projeto, sem que tenha havido interrupes na cravao. 3.6 Emendas As estacas podero ser emendadas desde que as sees emendadas possam resistir a todas solicitaes que nelas ocorram durante o manuseio, cravao e trabalho da estaca. A Construtora dever apresentar previamente, a comprovao da eficincia do tipo de emenda a ser empregada, atravs de memria de clculo. 3.7 O arrasamento das estacas na cota de projeto, dever ser executado atravs do corte do excesso ou do trecho danificado durante a cravao, recompondo-se quando necessrio, o trecho da estaca at essa cota. Havendo trecho desenterrado ou imerso em aterro de materiais capazes de atacar o ao, obrigatria a proteo do trecho com um encamisamento de concreto ou outro recurso equivalente.

CBTU

3.8 Preenchimento dos Boletins A fiscalizao dever supervisionar o preenchimento total do Boletim de Cravao de Estacas Metlicas, anexo I, para as estacas com diagrama de cravao completo, determinadas no item 3.5.4 e, para as outras estacas do apoio, o preenchimento poder ser parcial, no ltimo tero da estaca. Tambm dever ser preenchida a Tabela de Controle de Cravao de Estacas Prmoldadas por Apoio, anexo II, com os dados de todas as estacas de cada apoio. Conjuntamente sero apresentados croquis com o posicionamento exato das estacas. A verificao da tendncia do terreno provocar o levantamento de estacas aps cravao dever ser feita nas primeiras estacas de cada apoio atravs de nivelamentos realizados logo aps a cravao da estaca e aps a finalizao da cravao no apoio. Qualquer particularidade que houver na cravao da estaca, tais como, a utilizao de pr-furos, emprego de jatos de gua e/ou ar; tipo e quantidade de emendas; interrupes na cravao; utilizao de suplementos; esmagamento da cabea da estaca durante a cravao; dever ser registrada nas Observaes do Boletim de Cravao.

REV.

DATA

MOTIVO/REFERNCIA

APROV. CBTU

REV.

DATA

MOTIVO/REFERNCIA

APROV. CBTU

REV 00 REV 01 REV 02

17/04/84 09/09/92 22/11/10

ELABORAO REVISO REVISO

DIRETORIA TCNICA GEENG GERENCIA TCNICA ENGENHARIA CIVIL

INSTRUO PARA CONTROLE DE CRAVAO DE ESTACAS METLICAS

FL. 5/8

CBTU
IT 202/ CBTU

3.9 Verificao de qualidade dos servios de estaqueamento e providncias

3.9.1 Sendo constatada qualquer irregularidade durante ou aps a cravao, a Fiscalizao dever exigir da Construtora a comprovao de que as estacas, sobre as quais recaem dvidas, atendem as solicitaes de projeto. Caso a Fiscalizao julgue essa comprovao insuficiente, poder exigir que essas estacas sejam submetidas a provas de carga ou substitudas, conforme a natureza da dvida. Sendo necessrio a execuo de servios tais como substituio, cravao de estacas adicionais, provas de carga e reforo do bloco de escoramento, para reparar defeitos causados por m qualidade dos servios de estaqueamento, eles sero realizados por conta e custo da Construtora, sem qualquer nus para CBTU. 3.9.2 A liberao do conjunto de estacas de um apoio para execuo do bloco de coroamento, ser feita aps exame da Fiscalizao de todos os dados de cravao e sanados eventuais defeitos executivos.

4-MEDIO A estaca metlica ser medida, em metros lineares (m), considerando-se o comprimento contido entre as cotas de ponta da estaca aps obteno da nega, e aquela de arrasamento

5 PAGAMENTO Ser pago pelo preo unitrio contratual, de acordo com a medio referida no item 4 desta Instruo, estando includos todos os custos de fornecimento de estacas, materiais, cravao, emendas, arrasamento, utilizao de equipamentos, ferramentas, locao topogrfica, posicionamento de bate-estaca, arrasamento, transporte (local e externo), mo de obra, encargos e quaisquer outros servios necessrios sua execuo.

CBTU

6- ANEXOS Anexo I - Boletim de Cravao de Estacas Metlicas Anexo II - Tabela de Controle de Cravao de Estacas Metlicas por apoio Anexo III Diagrama de Cravao de Estacas metlicas

REV.

DATA

MOTIVO/REFERNCIA

APROV. CBTU

REV.

DATA

MOTIVO/REFERNCIA

APROV. CBTU

REV 00 REV 01 REV 02

17/04/84 09/09/92 22/11/10

ELABORAO REVISO REVISO

DIRETORIA TCNICA GEENG GERENCIA TCNICA ENGENHARIA CIVIL

INSTRUO PARA CONTROLE DE CRAVAO DE ESTACAS METLICAS

FL. 6/8

CBTU
IT 202/ CBTU

ANEXO I BOLETIM DE CRAVAO DE ESTACAS PR-MOLDADAS

CBTU
CONSTRUTORA: APOIO:

COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS BOLETIM DE CRAVAO DE ESTACAS METLICAS


OBRA: ESTACA N: TIPO: DIMENSES: CDIGO: CARGA NOMINAL:

N DATA: INCLINAO:

CARACTERSTICAS DOS EQUIPAMENTOS


MQUINA:_______________________________________________ MARTELO TIPO:__________________________________________ PESO(Kn)ou ENERGIA(kNm):_______________________________ ALTURA DE QUEDA(m):___________________________________ COXIM TIPO:_____________________________________________ SUPLEMENTO TIPO:______________________________________

CONTROLE DE COTAS
COTA DO TERRRENO(CTE)

COTA DE ARRASAMENTO PROJETO(CAP) COTA DO TOPO(CTO)

CRAVAO
COTA DA PONTA(CTO) DE DE N DE GOLPES N DE GOLPES DE PROFUNDI DADE(m) ALTURA QUEDA(m) N DE GOLPES

PROFUNDI DADE(m)

PROFUNDI DADE(m)

ALTURA QUEDA(m)

ALTURA QUEDA(m)

COMPRIMENTO FINAL(CFE)

0,50 1,00 1,50 2,00 2,50 3,00 3,50 4,00 4,50 5,00 5,50 6,00 6,50 7,00 7,50 8,00 8,50 9,00 9,50 10,00 10,50 11,00 11,50 12,00 12,50 13,00 13,50 14,00 14,50 15,00

15,50 16,00 16,50 17,00 17,50 18,00 18,50 19,00 19,50 20,00 20,50 21,00 21,50 22,00 22,50 23,00 23,50 24,00 24,50 25,00 25,50 26,00 26,50 27,00 27,50 28,00 28,50 29,00 29,50 30,00

30,50

CBTU
31,00 31,50 32,00 32,50 33,00 33,50 34,00 34,50 35,00 35,50 36,00 36,50 37,00 37,50 38,00 38,50 39,00 39,50 40,00 40,50 41,00 41,50 42,00 42,50 43,00 43,50 44,00 44,50 45,00

NEGAS

DE PROJETO:_______________________mm/golpe FINAL(mdia de 10 golpes):_____________mm/golpe RELAXAO APS___DIAS::__________mm/golpe RECRAVAO EM __/__/__:___________mm/golpe ENERGIA PARA NEGA:___________________kNm

DESVIO DE LOCAO DESVIO DE INCLINAO


_______________%DIREO:_________________ LEVANTAMENTO:________________________mm SONDAGEM MAIS PRXIMA:_________________ OBSERVAES:___________________________

___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___/___/___________________________ SUPER VISO DATA E VISTO DA SUPERVISO

___/___/__________________________
DATA E VISTO DA FISCALIZAO

REV.

DATA

MOTIVO/REFERNCIA

APROV. CBTU

REV.

DATA

MOTIVO/REFERNCIA

APROV. CBTU

REV 00 REV 01 REV 02

17/04/84 09/09/92 22/11/10

ELABORAO REVISO REVISO

DIRETORIA TCNICA GEENG GERENCIA TCNICA ENGENHARIA CIVIL

INSTRUO PARA CONTROLE DE CRAVAO DE ESTACAS METLICAS

FL. 7/8

CBTU
IT 202/ CBTU

ANEXO II TABELA DE CONTROLE DE CRAVAODE ESTACAS METLICAS POR APOIO


CBTU N
OBSERVAES

COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS

APOIO:

TABELA DE CONTROLE DE CRAVAO DE ESTACAS METLICAS POR APOIO

Levantamento NEGAS

FINAL

relax e/ou recrav.

(mm)

INCLINAO

CDIGO:

DESVIO

LOCAO

DESVIO

OBRA:

COMPRIMENTO

CBTU

CONSTRUTORA:

FISCALI ZAO

___/___/__________________________/___/_______________________
DATA E VISTO DA FISCALIZAO DATA E VISTO DA SUPERVISO

DATA

ESTACA

N DA

TERRENO ARRASAMENTO

COTAS

PONTA

FINAL(m)

SUPER VISO

REV.

DATA

MOTIVO/REFERNCIA

APROV. CBTU

REV.

DATA

MOTIVO/REFERNCIA

APROV. CBTU

REV 00 REV 01 REV 02

17/04/84 09/09/92 22/11/10

ELABORAO REVISO REVISO

DIRETORIA TCNICA GEENG GERENCIA TCNICA ENGENHARIA CIVIL

INSTRUO PARA CONTROLE DE CRAVAO DE ESTACAS METLICAS

FL. 8/8

CBTU
IT 202/ CBTU

ANEXO III DIAGRAMA DE CRAVAO DE ESTACAS PR-MOLDADAS


CBTU
CONSTRUTORA: APOIO: ESTACA N:

COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS DIAGRAMA DE CRAVAO DE ESTACAS METLICAS


OBRA: TIPO: DIMENSES: CDIGO: CARGA NOMINAL:

N DATA:

INCLINAO:

ALTURA DE QUEDA

N DE GOLPES

PROF. (m)

GOLPES ACUMULADOS

50

100

200

300

400

500

550

650

19

17

15

13

11

CBTU

FISCALI ZAO

43

41

39

37

35

33

31

29

27

25

23

21

___/___/________________________/___/__________________________
DATA E VISTO DA FISCALIZAO DATA E VISTO DA SUPERVISO

SUPER VISO

REV.

DATA

MOTIVO/REFERNCIA

APROV. CBTU

REV.

DATA

MOTIVO/REFERNCIA

APROV. CBTU

REV 00 REV 01 REV 02

17/04/84 09/09/92 22/11/10

ELABORAO REVISO REVISO

You might also like