You are on page 1of 3

O ato de comunicao

Emissor (ou destinador ou remetente): Quem envia a mensagem Receptor (ou destinatrio): Quem recebe a mensagem Mensagem: Contedo das informaes transmitidas Canal de comunicao (ou contato): Meio de comunicao pelo qual a mensagem transmitida Cdigo: Conjunto de signos e de regras de combinaes desses signos que utilizado para elaborar a mensagem. O emissor codifica uma mensagem e o receptor descodifica e, para que isso ocorra, ambos devem ter conhecimento do mesmo cdigo. Podemos resumir o cdigo ao conceito de linguagem. Referente (ou contexto): Objeto ou situao a que a mensagem se refere. Esquema visual:

Por exemplo: Voc escreve uma carta para algum amigo que mora longe. Quem envia a mensagem, ou seja, voc, ser o(a) Emissor. O receptor (ou destinatrio) ser o seu amigo, a mensagem ser o texto escrito e mensagem propriamente dita. Se estiver escrevendo uma pgina em uma folha de papel, ela ser o seu canal. O cdigo, provavelmente, ser a Lngua Portuguesa, ou o Portugus do Brasil. O referente ser o assunto que voc estiver descrevendo ou relatando na carta, pode ser sobre sua vida, sua famlia, suas saudades ou os acontecimentos do mundo.

Funes da Linguagem
Funo referencial (ou denotativa): Privilegia o referente da mensagem, buscando transmitir informaes objetivas a respeito dele. aquele texto que se refere a alguma coisa, de forma clara e objetiva, sem marcas de pessoalidade ou opinio. o tipo de texto cientfico e tambm aquele que jornalistas procuram alcanar (texto imparcial).
Exemplo: Bancos tero novas regras para acesso de deficientes. O Popular, 16 out. 2008.

Funo emotiva (ou expressiva): O emissor coloca no texto suas prprias impresses e sua atitude pessoal: suas emoes, suas opinies, avaliaes etc.Textos que utilizam essa funo com freqncia so resenhas crticas, poesia confessional, canes sentimentais, cartas pessoais etc.
Exemplo: Porm meus olhos no perguntam nada./ O homem atrs do bigode srio,

simples e forte./Quase no conversa./Tem poucos, raros amigos/o homem atrs dos culos e do bigode. (Poema de sete faces, Carlos Drummond de Andrade) Funo conativa (ou apelativa): Essa funo procura organizar o texto de forma a se impor sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, convencendo-o, seduzindo-o. A persuaso pode ser construda de forma sutil, utilizada predominantemente em anncios publicitrios.
Exemplo: No perca a chance de ir ao cinema pagando menos!

Funo Potica: Quando a mensagem elaborada de forma inovadora e imprevista, com combinaes rtmicas, jogos de imagens ou ideias. capaz de despertar no receptor o prazer esttico e surpresa. Na funo potica predomina a poesia, mas tambm pode ser encontrada em textos publicitrios, em determinadas formas jornalsticas e textos populares (como provrbios e crnicas). Exemplo: negcio/ego/cio/cio/0 Na poesia acima Epitfio para um banqueiro, Jos de Paulo Paes faz uma combinao de palavras que passa a idia do dia-a-dia de um banqueiro, de acordo com o poeta. Funo ftica: Essa funo ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicao ou contato, a fim de verificar e fortalecer sua eficincia. A palavra ftico vem do grego phtis, que significa rudo, rumor. Para essa funo contribuem, nos textos escritos, desde a disposio grfica do papel at a seleo vocabular e as estruturas de frase utilizadas. Exemplos: Al? SOCORRO! Ei!

Funo metalingstica: quando a linguagem (ou o cdigo) se volta sobre si mesma, transformando-se em seu prprio referente. Isso acontece, por exemplo, nos dicionrios, nos textos que estudam e interpretam outros textos, nos poemas que falam da prpria poesia, nas canes que falam das canes etc. Exemplos: Metalinguagem Se algum um dia perguntar como escrevo Solido Se algum perguntar por que escrevo Solido Se algum quiser saber o que desejava mudar com tudo isso Solido E se quer saber tambm o motivo para tanto pessimismo Solido E se quer saber o motivo de tanta determinao Solido Tudo isso porque no quero existir s eu mesma. (Heva Freitas)

BIBLIOGRAFIA INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prtico de leitura e redao. So Paulo: Scipione, 1998. Internet: http://www.brasilescola.com/gramatica/funcoes-linguagem.htm. setembro de 2010, s 11:20 AM. Acessado em 28 de

You might also like