You are on page 1of 16

resenhas

scienti de anatomia 3, Andreas Vesalius A liozudia, Vol. 1, No. de2003, p. 389-404

e a cincia moderna

A lio de anatomia de Andreas Vesalius e a cincia moderna


Eduardo Henrique Peiruque Kickhfel

Andreas Vesalius de Bruxelas De Humani corporis fabrica, Epitome, Tabulae sex Organizao: J. B. de C. M. Saunders e Charles D. OMalley Traduo: Pedro C. P. Lemos e Maria C. V. Carnevale Ateli Editorial/Ed. Unicamp/Imprensa Oficial SP, 268 pgs.

Introduo
O nome Andreas Vesalius recorda imediatamente o surgimento da anatomia moderna. Nascido em 1514 em Bruxelas, filho de mdicos, Vesalius muito cedo voltou-se medicina. Aps estudos em Louvain e Paris, ele foi para Pdua em 1537, cidade cuja universidade o acolheu como explicator chirurgiae, encarregado de ensinar cirurgia e anatomia. Aps publicar sua tese de doutoramento, Paraphasis in nonum librum Rhazae ad Regen Almansorum (Parfrase sobre o nono livro de Rhazes ao rei Almansoro, Louvain e Basilia, 1537), as Tabulae anatomicae sex (Seis pranchas de anatomia, Veneza, 1538), reeditar um texto de seu professor parisiense Johann Guinther von Andernach, Instituitiones anatomicae secundum Galeni sententiam per Ioannen Guntherium Andernachum ab Andrea Vesalio auctiores e emendationes redditae (Procedimentos anatmicos segundo Galeno por Johann Guinther von Andernach com correes e ampliaes de Andreas Vesalius, Veneza, 1538), escrever uma carta a respeito da polmica prtica da venisseco, Epistola docens venam axillarem dextri cubiti in dolore laterali secundum (Epstola acerca da veia cbita auxiliar direita segundo as dores laterais, Basilia, 1539), e servir como revisor de trs textos anatmicos de Galeno para a grande edio Giunta das Opera Galeni (Obras de Galeno, 1541), Vesalius publicou seu grande livro, De humani corporis fabrica (A estrutura do corpo humano, 1543), junto com um resumo intitulado Epitome (Eptome, 1543). Depois disso, Vesalius deixou sua promissora carreira acadmica e, alm da Epistola rationem modumque propinandi radicis Chynae (Epstola sobre a razo e o modo de cura da
389

Eduardo Henrique Peiruque Kickhfel

raiz da China, Basilia, 1546) e uma reedio de A estrutura do corpo humano (1555), seguindo a tradio de sua famlia, serviu a Casa dos Habsburgos at 1564, ano de sua morte na volta de uma misteriosa peregrinao Terra Santa. Postumamente, foi editada sua resposta a um texto de Gabriele Falloppio, Observationes anatomicae (Observaes anatmicas, Veneza, 1561), acerca de seu grande livro, intitulada Anatomicarum Gabrielis Falloppii observationum examen (Exame das observaes anatmicas de Gabriele Faloppio, Veneza, 1564). H pouco mais de 50 anos, John Bertrand de Cusance Morant Saunders e Charles Donald OMalley (1950), autores de uma extensa bibliografia a respeito de histria da medicina, na qual se destaca um catlogo a respeito dos desenhos de anatomia de Leonardo da Vinci (1983), publicaram uma edio das ilustraes das publicaes de Vesalius, recentemente lanada no Brasil. A edio composta de um esboo biogrfico introdutrio seguido de reprodues acompanhadas de tradues de alguns de seus textos e comentrios anatmicos detalhados. Seu texto introdutrio, que mostra grande conhecimento das fontes por parte dos autores, est ordenado segundo episdios da vida de Vesalius, no qual h sees a respeito de assuntos diversos colocadas em pontos muito oportunos, como por exemplo a discusso a respeito do impressor Johannes Oporinus e do estado da ilustrao anatmica na poca de Vesalius. Suas opinies so moderadas a respeito de muitas questes que facilmente provocam especulaes sem fundamento, quando no opinies sensacionalistas, como, por exemplo, a difcil questo da autoria das ilustraes de A estrutura do corpo humano, segundo os prprios autores, j absurdamente consideradas um plgio de desenhos de Leonardo da Vinci. Entretanto, h ressalvas a apontar a esse texto. Em primeiro lugar, lamenta-se a falta de um aparato crtico para que os leitores busquem as fontes consultadas por Saunders e OMalley. Segundo os prprios autores (p. 14), a documentao est omitida por estar alm dos objetivos desta publicao. Face a essas palavras, pensa-se a quem se destina o livro. No obstante sua extraordinria parte ilustrada, cujo subjectum de interesse amplo e de fcil acesso ao leitor comum, a cultura mediana evidentemente alheia a uma publicao como essa. O livro em questo no uma obra de divulgao cientfica. Mais importante do que isso, para compreender a importncia da obra de Andreas Vesalius e, em especial, de seu principal livro, necessrio considerar dois tpicos, quais sejam, o aspecto inovador de suas investigaes anatmicas e de sua forma de apresentar o conhecimento anatmico. Ambos tpicos esto mencionados no texto introdutrio, mas sem grandes comentrios, sendo que o segundo diz respeito diretamente edio em questo.

390

A lio de anatomia de Andreas Vesalius e a cincia moderna

Vesalius investigador de anatomia


Falta no texto introdutrio um panorama da anatomia e de seu ensino at Vesalius, de modo que a partir disso se possa avaliar a novidade de seus mtodos de investigao, a base de sua autoridade. Saunders e OMalley comentam (p. 21) que ver um professor descer de sua ctedra acadmica para dissecar e fazer demonstraes pessoais no cadver era algo totalmente inusitado na poca. A atitude de Vesalius brevemente descrita nessas palavras apenas entendida quando se sabe que o ensino universitrio da anatomia entre o sculo XIV e a metade do sculo XVI consistia na leitura de um texto pelo professor para os alunos, geralmente o pequeno e prtico Anathomia de Mondino dei Liucci, seguido no sculo XVI por textos de Galeno, enquanto um assistente, usualmente um cirurgio iletrado, mostrava junto do cadver as estruturas descritas nesse texto.1 Isso est claramente ilustrado em inmeras gravuras da segunda metade do sculo XV, como na pgina-ttulo da edio de Mondino realizada por Martin von Mellerstadt em Leipzig, Anathomia mundini emendata per doctore Melerstrat (Anatomia de Mondino ampliada pelo doutor Mellerstadt, 1483) Figura 1: Pgina-ttulo da edio do comentrio de Mondino [figura 1] e na ilustrao que por Martin von Mellerstadt (Leipzig, 1493).

1 A nica meno de Saunders e OMalley nesse sentido, vaga e imprecisa, ocorre aps os autores mencionarem os estudos de anatomia realizados em Paris, no poro do Htel Dieu (p. 18): Esses estudos eram feitos maneira medieval, constituindo-se em pouco mais que formalidades.

391

Eduardo Henrique Peiruque Kickhfel

introduz o livro de Johannes de Kethan, Fasciculus medicinae (Fascculo de medicina, 1491) [figura 2], e mesmo em gravuras do sculo XVI, como naquela que abre a edio veneziana do comentrio de Berengrio da Carpi ao texto de Mondino, Carpi Commentaria cum amplissimus additionibus super anatomia Mundini (Comentrio de Berengrio da Carpi com muitssimas adies sobre a anatomia de Mondino, 1535) [figura 3]. Fontes textuais tambm apontam para essa situao. No perodo em questo, a atividade do professor de anatomia foi expor a tradio textual, como est escrito nos estatutos da Universidade de Pdua: Como as prprias explicaes anatmicas devem seguir Mondino2 Como aponta Siraisi (1990, p. 89), o objetivo das disseces conduzidas como parte do treinamento mdico era instruo, mas no investigao, de modo que a influncia textual pde se fazer presente. O meFigura 2: Da edio do Fasciculus medicinae de lhor testemunho disso est em uma parte Johannes de Kethan (Veneza, 1495). do prefcio do De humani corporis fabrica, prefcio no traduzido por Saunders e OMalley. Aps comentar a separao entre as formas de cura e o desprezo dos mdicos pelas atividades prticas da medicina, Vesalius (1958, p. 522-3) escreve, enfatizando a separao entre o conhecimento dos livros e as tcnicas de disseco:
Mas a perversa distribuio dos instrumentos de cura entre uma variedade de artesos causou um naufrgio muito mais odioso e um golpe muito mais cruel na principal disciplina da filosofia natural [i.e., a anatomia], qual, desde que ela compreende a histria natural do homem e deve ser corretamente considerada como o firme fundamento da arte da medicina como um todo e seu principal prolegmeno, Hipcrates e Plato deram muita importncia e no hesitaram coloc-la como a primeira entre as partes da medicina. Pois embora original-

2 Citado por Singer (1975, p. 82).

392

A lio de anatomia de Andreas Vesalius e a cincia moderna

Figura 3: Da edio do comentrio do texto de Mondino por Berengrio da Carpi (Veneza, 1535).

mente a anatomia foi o primeiro objeto dos cuidados dos mdicos, e embora eles dissecassem cada nervo para adquiri-la, ela finalmente comeou a perecer quando os prprios mdicos, delegando as operaes manuais a outros, a arruinaram. Pois enquanto os mdicos supuseram que apenas os cuidados s enfermidades internas lhes diziam respeito, considerando o mero conhecimento das vsceras mais que o suficiente, eles negligenciaram a estrutura dos ossos e msculos, assim como dos nervos, veias, artrias que correm atravs dos ossos e msculos, como de nenhuma importncia. Alm disso, quando toda a conduo de operaes manuais foi confiada aos cirurgies-barbeiros, no apenas os mdicos perderam o verdadeiro conhecimento das vsceras, mas a prtica da disseco logo morreu, sem dvida porque os mdicos no mais operavam, enquanto aqueles a quem a tcnica manual foi confiada eram ignorantes para ler os textos dos professores de anatomia. Era ento completamente impossvel para essa classe de pessoas preservar para ns a difcil arte que eles haviam adquirido apenas mecanicamente, e igual e inevitavelmente este deplorvel desmembramento introduziu em nossas escolas o detestvel procedimento hoje em voga, em que um homem faz a dissecao do corpo humano e outro l a descrio das partes, este ltimo empoleirado sozinho em um plpito como uma gralha, e com um evidente ar de desprezo ambos despejam informaes sobre fatos que nem eles mes393

Eduardo Henrique Peiruque Kickhfel

mos conhecem em primeira mo, mas meramente buscam de memria de livros de outros, sendo o primeiro to ignorante em lnguas que incapaz de explicar suas disseces aos que o observam e remenda o que deveria exibir em acordo com a descrio do mdico, que nunca coloca sua mo sobre a dissecao. Assim tudo ensinado erroneamente, dias so perdidos em questes absurdas e, na confuso, menos oferecido a um observador do que um aougueiro em seu lugar poderia ensinar um mdico.

Figura 4: Detalhe do frontispcio do corpor fabrica poris De humani corporis fabrica (Basilia, 1543).

Nesse sentido, entende-se a gravura inicial do De humani corporis fabrica [figura 4], na qual Vesalius est sobre um cadver demonstrando suas partes, como um contraponto evidente s ilustraes acima referidas.

Vesalius e a ilustrao de anatomia


Um dos aspectos inovadores do livro de Vesalius o extenso uso de ilustraes. Como premissa a sua discusso a respeito disso, Saunders e OMalley comentam (p. 27):
A Renascena viu surgir, no campo da arte, um novo dogma da teoria esttica, segundo o qual uma obra de arte uma representao direta e fiel dos fenmenos naturais. Essa concepo exigia que o artista se familiarizasse com a estrutura e as propriedades fsicas dos fenmenos naturais a fim de retrat-las objetivamente e conhecesse as regras da perspectiva e da matemtica a fim de obter a exatido representativa. A Arte tornara-se cientfica. Nos sculos XV e XVI, a nova teoria esttica achava-se totalmente definida e era aceita universalmente; portanto, era perfeitamente lgico que, em seus estudos da natureza, artistas como Andrea del Verrocchio, Andrea Mantegna, Luca Signorelli, Antonio Pollaiuolo, Leonardo da Vinci, Albrecht Drer, Michelangelo Buonarrotti e Raffaello Sanzio, para mencionar apenas alguns, se dedicassem com entusiasmo ao estudo detalhado do corpo humano.
394

A lio de anatomia de Andreas Vesalius e a cincia moderna

H diversas reservas a fazer a essas palavras. No havia uma teoria esttica no Renascimento, mas sim uma srie de prticas e textos que nos sculos seguintes foram organizados em maior ou menor grau sob a expresso em questo. De forma rigorosa, pode-se falar de tratados a respeito de artes particulares, mas no de uma teoria esttica, expresso que sugere um conjunto de teses sistematizadas a respeito de uma ou mais artes. A grande variedade de tratados artsticos dos sculos XV e XVI aponta para uma direo oposta a isso. Dificilmente pode-se pensar a respeito de uma concepo de arte totalmente definida, assim como sua aceitao universal. Considere-se, por exemplo, que Leonardo da Vinci enfatiza em seus escritos a necessidade da anatomia para o pintor, ao passo que Albrecht Drer, em um de seus livros a respeito das propores humanas, menciona expressamente que no teve intenes de ensinar a anatomia dos corpos, conforme informa Streider (1996, p. 441); ou considere-se a postura tendenciosa e muito criticada de Giorgio Vasari relativa a valorizar principalmente os artistas florentinos em seu Vite de piu Eccellenti Pittori, Scultori e Architettori, Florena, 1568 (Vidas dos mais ilustres pintores, escultores e arquitetos). De modo geral, possvel pensar que existia na Europa nos Pases Baixos e na Itlia, em especial um consenso de opinies voltado para uma arte de matriz evidentemente naturalista. Alm disso, a opinio de que a arte tornara-se cientfica , a partir da definio de certos termos, insustentvel. Um filsofo natural do sculo XV formalizou sob a forma de discurso seus conhecimentos eruditos relacionados ao mundo dos objetos e fenmenos fsicos, conhecimentos eventualmente associados a suas prprias experincias. Um artista do sculo XV utilizou seus conhecimentos empricos eventualmente formalizados sob a forma de desenhos, mas raramente sob a forma de discurso, nunca de forma sistemtica para realizar sua arte especfica, seja ela a pintura ou a escultura, entre diversas outras. Entre ambos, existiu uma diferena de objetos e objetivos. Houve aplicaes de alguns conhecimentos pertencentes at ento ao mbito da filosofia natural s atividades at ento eminentemente prticas e, mesmo assim, em um mbito restrito. Os estudos de perspectiva dos artistas do Renascimento, por exemplo, foram apenas uma poro de um corpus de conhecimento tico muito amplo, cujos textos principais foram os de Alhazen, Peckham, Bacon e Pelacano, os quais tiveram por objetivo estabelecer correta e racionalmente as dimenses dos objetos aos olhos dos homens sobre uma superfcie pictrica plana. No caso da anatomia, os artistas dos sculos XV e XVI possivelmente assistiram (ou eventualmente realizaram) disseces. Entretanto, prudente pensar que eles estudaram muito mais a anatomia superficial do que as disseces anatmicas propriamente ditas, e que eles pouco se interessaram pela relao entre as formas e as funes do corpo humano. As menes de Giorgio Vasari s disseces de Antonio del Polaiollo so bem conhecidas, mas no h documentos que sustentem a idia de que era necessrio um artista se familiarizar com a estrutura e as
395

Eduardo Henrique Peiruque Kickhfel

propriedades fsicas dos fenmenos naturais a fim de retrat-las objetivamente, excetuando o estranho e complexo caso de Leonardo da Vinci. Nesse sentido, escrever que a arte tornara-se cientfica incorreto.3 Pode-se pensar, no mximo, que algumas artes foram informadas por alguns conhecimentos da cincia da poca. A partir dessas opinies, Saunders e OMalley afirmam em seguida que as cincias naturais modernas devem mais aos esforos desses artistas teorizadores do que a todos comentrios abalizados dos mdicos sobre os gregos, os mdicos medievais e seus intrpretes rabes.4 Essa opinio diz respeito a considerar o desenvolvimento das cincias naturais modernas principalmente a partir de suas descries visuais. No h como negar seu importante papel nesse desenvolvimento. No mbito vesaliano, Saunders e OMalley reconheceram isso. Na introduo (p. 13), eles chamam a ateno para o poder da ilustrao quando empregada para o desenvolvimento do conhecimento humano. Pouco depois (p. 21), no comentrio s Seis pranchas de anatomia, os autores ressaltam que estudantes, mdicos e eruditos enchiam as salas de aula de Vesalius, muitos dos quais, dispostos a refut-lo, foram convencidos pela demonstrao visual. Aps mencionar o uso de grandes desenhos anatmicos por parte de Vesalius, Saunders e OMalley citam o prprio Vesalius (p. 22) a respeito de suas ilustraes: No faz muito tempo delineei as veias num quadro. O desenho agradou tanto os professores e todos os estudantes que eles me pediram, veementemente, um desenho igual das artrias e tambm dos nervos. Eu sabia que desenhos desse tipo seriam de muita utilidade para aqueles que freqentassem minhas aulas. Alm disso, segundo os autores (p. 22), as ilustraes das Seis pranchas de anatomia estabeleceram um novo critrio para o uso da ilustrao em biologia. Entretanto, apenas ilustraes no configuram uma cincia, nem mesmo uma cincia descritiva. No h como desconsiderar o trabalho de sistematizao feito pelos filsofos naturais que estudavam a anatomia do corpo humano. O prprio A estrutura do corpo humano um exemplo disso. Julg-lo a partir de suas ilustraes apenas, no obstante sua imensa importncia, desconsiderando a sistematizao de seus contedos, uma estratgia perigosa, como Saunders e OMalley advertem em sua introduo (p. 13): O leitor deve, aqui, ser advertido do risco de julgar o conhecimento ou a falta de conhecimento de Vesalius unicamente pelas ilustraes. Alm disso, dos artistas citados acima, apenas Leonardo
3 Nessa mesma orientao, os autores (p. 36) escreveram que Vesalius, influenciado pelos ensinamentos humansticos, buscava a restaurao do conhecimento da Antigidade, e que esse mesmo impulso motivava os artistas de sua poca na busca da natureza. 4 Mas de forma contraditria a isso, Saunders e OMalley (p. 13) escreveram que o estudante de artes grficas perceber o movimento que liberou a arte de suas formas convencionais para faz-la reaproximar-se da natureza, frase que sugere que o livro de Vesalius ensinou o naturalismo aos artistas, quando de fato o naturalismo estava desenvolvido desde o incio do sculo XV, o qual justamente possibilitou a Vesalius realizar sua grande obra.

396

A lio de anatomia de Andreas Vesalius e a cincia moderna

da Vinci e Albrecht Drer foram teorizadores, sendo que os estudos anatmicos de Leonardo ficaram esquecidos durante sculos e Drer jamais se dedicou anatomia humana propriamente dita, como mencionado acima. Isto posto, falta no texto em questo uma discusso acerca da transmisso de conhecimentos atravs de ilustraes, justamente uma das maiores seno a maior contribuio de Vesalius anatomia, ou ao menos a contribuio que diz respeito diretamente a um livro originalmente intitulado As ilustraes dos trabalhos anatmicos de Andreas Vesalius. H um panorama histrico da ilustrao anatmica no perodo (p. 27-9), mas os motivos de sua baixa qualidade e da resistncia s ilustraes do grande livro de Vesalius por parte de muitos anatomistas de orientao conservadora no esto muito claros. Para entender essas questes, necessrio saber que na poca de Vesalius uma cultura visual lentamente iniciava sua formao, a qual diz respeito ao descobrimento de tcnicas de ilustrao desenvolvidas nos atelis dos artistas renascentistas e a intensa atividade editorial da poca, que lentamente descobria o poder da ilustrao. Em primeiro lugar, importante considerar a separao entre os artistas e os anatomistas at a poca de Vesalius. A partir da primeira metade do sculo XV, nas mos de artistas como Massacio, Donatello, Pollaiolo, Verrocchio, Michelangelo e Raphael, e artistas tericos como Alberti e Leonardo, entre muitos outros, a arte europia tomou a direo do naturalismo. Sendo ento o homem o centro de todas as perguntas, ou ao menos das perguntas mais importantes, a descrio do corpo humano tomou a posio central nessa busca. No obstante alguns estudos de anatomia artstica feitos pelos artistas mencionados acima, importante ressaltar que todas as dificuldades de representao da figura humana no se beneficiaram do progresso dos textos anatmicos contemporneos. Por exemplo, apenas os ltimos quatro flios (a partir do final do flio 44r at o flio 47v) do tratado de Hieronymo Manfredi mencionado adiante esto dedicados anatomia das extremidades, pois os mdicos se interessaram pela anatomia das partes internas do corpo. O prprio Vesalius (1958, p. 522) escreveu sobre o pouco interesse dos mdicos que o antecederam pela estrutura dos ossos, msculos, vasos e nervos: Pois enquanto os mdicos supuseram que apenas os cuidados s enfermidades internas lhes diziam respeito, considerando o mero conhecimento das vsceras mais que o suficiente, eles negligenciaram a estrutura dos ossos e msculos, assim como dos nervos, veias, artrias que correm atravs dos ossos e msculos, como de nenhuma importncia.5 Isso afastou os artistas do conhecimento da
5 Essa observao concorda com Siraisi (1990, p. 85), que menciona que comentadores latinos do Canon de Avicena reduziram a importncia de seu contedo anatmico com a prtica usual de omitir os captulos a respeito dos ossos, msculos, nervos e artrias de seu Livro 1.

397

Eduardo Henrique Peiruque Kickhfel

Figura 5: Jacopo da Pontormo, estudo de nu, circa 1520.

anatomia mdica, pois eles pouco tinham para aprender com os textos ento disponveis. Os artistas resolveram suas dificuldades em seu prprio mbito, com o desenho e sua prtica [figura 5], mas no a partir do conhecimento dos textos sobre anatomia, pois estes no haviam sido escritos para resolver suas dificuldades, mas sim para um pblico com interesses especficos voltados philosophia naturalis e prtica mdica. Paralelamente a isso, as ilustraes anatmicas em manuscritos e livros no sculo XV e incio do sculo XVI at Vesalius, excetuando as de Leonardo da Vinci [figuras 6 e 7], so muito primitivas, como as gravuras dos livros de Berengrio da Carpi [figuras 8 e 9]. No faltavam recursos vindos da arte do desenho, como brevemente descrito acima

Figura 6: Leonardo da Vinci. O crnio secionado, 1489.

Figura 7: Leonardo da Vinci. Estudos da coluna vertebral, circa 1510.

398

A lio de anatomia de Andreas Vesalius e a cincia moderna

Figura 8: Figura de Isagogae brevis de Berengrio da Carpi (Bolonha, 1535).

Figura 9: Figura de Isagogae brevis de Berengrio da Carpi (Bolonha, 1535).

e, nem mesmo, da gravura, ao contrrio da afirmao de Saunders e OMalley (p. 22) acerca da incapacidade tcnica e a falta de evoluo dos padres de reproduo. O excelente nvel tcnico das gravuras de Andrea Mantegna na Itlia e de Albrecht Drer na Alemanha, entre outros, mostra que havia recursos tcnicos para se fazer isso (considera-se aqui apenas gravuras sobre madeira; as gravuras de metal de ambos, em especial as de Drer, so de um refinamento grfico que no era possvel em livros impressos). As causas da baixa qualidade e da lenta aceitao das ilustraes anatmicas impressas possivelmente esto relacionadas estrutura do saber acadmico e s expectativas de seu pblico. Baseados no ensinamento escolstico textual, devido s fontes da Antigidade traduzidas pelos humanistas, e certos de que o conhecimento alcanado no passado imediato era muito inferior quele alcanado na Antigidade, os comentaristas e professores das universidades e academias tornaram-se muito conservadores em relao aos ensinamentos dos textos antigos, devido s tradues mais rigorosas proporcionadas pelos conhecimentos filolgicos dos humanistas. No mbito da anatomia, como sugerido acima, o limite da profisso do professor de anatomia
399

Eduardo Henrique Peiruque Kickhfel

foi expor a tradio textual. O Proemium do texto Anothomia, de Hieronymo Manfredi, escrito circa 1490 e dedicado ao tirano de Bolonha Giovanni Bentivoglio, mostra de forma evidente a dependncia da anatomia dos textos antigos: Pois para esta obra extra quanto melhor eu pude de vrios volumes da Antigidade e aqui eu os resumi; mas eu no segui a sua ordem, e compus isto como uma obra para o deleite de sua magnificincia.6 Cincia para aqueles homens ainda era principalmente um texto, no qual os sentidos tinham o papel apenas de confirmar as exposies textuais, mas no testlas. difcil imaginar que um mdico nunca tenha pensado utilizar o trabalho de um artista para ilustrar um livro de anatomia. Os artistas desenhavam anatomia nos ospedales e freqentavam disseces, e os mdicos eventualmente viam seus desenhos, mesmo que apenas de anatomia da superfcie do corpo humano. Entretanto, possivelmente a convico em relao sua concepo de saber foi mais forte do que algum anseio por inovao. Isto mostra o desinteresse e mesmo a resistncia dos mdicos pelo trabalho dos artistas medida que esse podia ser utilizado em seus textos sobre anatomia. De fato, a maior parte das ilustraes anatmicas tinha por objetivo mais fazer seu leitor captar esquemas relacionados fisiologia do que representar naturalisticamente as partes do corpo humano; sua funo foi, de certa forma, mnemnica. Comentando as Seis pranchas de anatomia, Saunders e OMalley (p. 22) consideram a oposio dos anatomistas, mas sua opinio curiosamente no diz respeito ao A estrutura do corpo humano e limitada: Muito dos principais mdicos da poca de Vesalius opunham-se fortemente ilustrao da palavra impressa, sob a alegao de tratar-se de fato inexistente na poca dos gregos clssicos por acreditarem que a figura degradaria a erudio do texto. A carta de Jacobus Sylvius (1478-1553) enviada para o Imperador Carlos V, a quem seu ex-aluno Vesalius servia como mdico da corte, muito clara a esse respeito, embora em 1545 Sylvius lutasse por uma batalha j perdida:
Eu imploro a sua Majestade o Imperador que puna severamente como ele [Vesalius] merece, esse monstro nascido e criado em sua prpria casa, esse mais pernicioso exemplar de ignorncia, ingratido e impiedade. [...] Mas se, naquela mistura excessivamente confusa do caluniador, algo apropriado a ser lido encontrado (pois nenhum escritor completamente mau), isto to pequeno que pode ser acomodado em uma simples folha de papel, considerando que se descarte as ilustraes, as quais so cobertas por sombras e tm letras a elas fixadas. Todo mtodo de empregar essas coisas decididamente supersticioso e obscuro, e com-

6 Cf. a edio completa desse tratado por Singer (1975).

400

A lio de anatomia de Andreas Vesalius e a cincia moderna pletamente sem uso, e sua Majestade deveria considerar as ilustraes e as letras mais como um impedimento do que uma ajuda. [...] De fato, Galeno no permitiu nem mesmo plantas serem assim descritas no comeo do sexto livro, De facul. simp. med.7

Contrariamente, a posio de Vesalius muito clara. Aps condenar a quase total dependncia textual do ensino da anatomia, Vesalius (1958, p. 527-29) relata que certas pessoas o criticavam por colocar ilustraes nos textos anatmicos possivelmente ele se referia publicao das Seis pranchas de anatomia temendo a substituio da realizao de disseces por ilustraes:
Mas aqui vem minha mente os julgamentos de certos homens que condenam veementemente a prtica de colocar diante dos olhos dos estudantes, como ns fazemos com as partes das plantas, desenhos, sendo eles pouco acurados para as partes do corpo humano. Estas, eles dizem, devem ser aprendidas no a partir de desenhos, mas a partir da cuidadosa disseco e exame das coisas elas mesmas. Como se, em verdade, meu propsito ao adicionar ao texto de meu discurso imagens das partes, que so as mais fiis, as quais eu desejo que possam estar livres do risco de serem roubadas por impressores, era que os estudantes deveriam confiar nelas e afastar-se da disseco dos corpos, ao passo que minha prtica sempre foi encorajar os estudantes de medicina em todas as maneiras que eu podia para fazer disseces com suas prprias mos. [...] Mas quo grandemente os desenhos ajudam no entendimento dessas coisas, e quanto mais acuradamente eles pem as coisas na frente dos olhos do que a mais clara linguagem, como ningum pode ter falhado de experimentar isso em geometria e outras disciplinas matemticas.

Vesalius e a cincia moderna


Talvez estas observaes sejam mais adies do que crticas ao texto em questo, pois sua orientao evidentemente no filosfica. Talvez elas paream muito severas. Entretanto, sem definir as duas questes apontadas acima, Saunders e OMalley ficaram sem uma base para pensar a importncia de Andreas Vesalius no desenvolvimento da cincia moderna. Mais do que isso, desviando-se de uma definio precisa da cincia

7 Citado por Oliveira (1981, p. 190).

401

Eduardo Henrique Peiruque Kickhfel

do perodo, os autores repetiram insistentemente uma tese no fundamentada. Logo no incio (p. 13), eles observam que A estrutura do corpo humano e o texto que o acompanha, Eptome, estabeleceram, com surpreendente subitaneidade, o incio da pesquisa e da cincia moderna com base na observao direta dos fenmenos. Logo depois (p. 14), eles comentam o repentino surgimento na cincia do mtodo moderno de observao direta dos fenmenos. Mais do que isso, aps comentrios a respeito do mtodo de Vesalius para resolver o tradicional problema da venisseco (p. 23), eles escrevem que o mtodo de observao direta do corpo humano elaborado por Vesalius fez de A estrutura do corpo humano o primeiro avano real na cincia moderna. Em seguida (p. 24), o livro de Vesalius considerado aquele que assinala o incio da cincia moderna. De forma evidentemente anacrnica, Vesalius (p. 36) considerado o eptome do cientista moderno. Por fim, (p. 42), ele o primeiro homem da cincia moderna. Aparentemente, Saunders e OMalley trabalharam sobre algum conceito de cincia, como mostra sua opinio a respeito de ocupaes intelectuais, cientficas ou pseudocientficas dos mdicos do sculo XVI (p. 42). Entretanto, isso permanece sem uma definio clara, de modo que a tese apontada acima no est minimamente fundamentada. A marca distintiva da cincia moderna a matematizao da fsica associada experimentao. A matematizao da fsica foi alcanada apenas no incio do sculo XVII por Galileu, em suas anlises do movimento dos corpos. A cincia baseada em qualidades de Aristteles comeava a ser substituda por uma cincia baseada em quantidades. Ao lado disso, houve a introduo de experimentos, termo que define um conjunto de procedimentos de investigao controlados e repetveis, nos quais se pode isolar variveis de um sistema qualquer, cujo objetivo algum tipo de anlise quantitativa. Ora, a anatomia uma cincia descritiva. Vesalius, tal qual muitos de seus contemporneos, observou e descreveu o corpo humano. No havia como quantificla. Ao lado disso, Vesalius realizou vivisseces, como consta no final do stimo e ltimo livro de A estrutura do corpo humano, conforme anotado por Saunders e OMalley (p. 38), e talvez o grau de interveno e controle sobre o corpo de animais possa ser caracterizado como um experimento, mesmo que incipiente. Entretanto, essa uma parte menor de seu livro e no sujeita a quantificao, sendo aqui importante lembrar que Vesalius no rompeu com a fisiologia de Galeno, como dito por Saunders e OMalley (p. 19). Dessa forma, a anatomia de Vesalius no satisfaz as condies da cincia moderna. A parte observacional foi importante anatomia do sculo XVI, assim como para todas as cincias do sculo XVII em diante, e a importncia de Vesalius nesse ponto inquestionvel. importante tambm notar que a dependncia de descries e ilustraes no uma indicao do estado imaturo de uma cincia descritiva, mas um elemento fundamental em sua estrutura, relacionado natureza de seu subjec402

A lio de anatomia de Andreas Vesalius e a cincia moderna

tum. Entretanto, apenas observao e descrio no fizeram a cincia moderna. Nesse sentido, ainda so vlidas as seguintes palavras de Alexandre Koyr (1991, p. 294):
De fato, isso [a passagem do mundo do mais ou menos ao universo da preciso] s se aplica s cincias ditas exatas (fsico-qumicas), em oposio cincia ou histria qualificada como natural; (as cincias que tratam do mundo natural de nossa percepo e de nossa vida), que no rejeita e talvez no o pudesse fazer a qualidade, para substituir o mundo do mais ou menos por um mundo de medidas exatas. Em todo caso, nem na botnica, nem na zoologia, nem mesmo na fisiologia e na biologia, as medidas exatas tiveram um papel a desempenhar; seus conceitos so sempre os conceitos no matemticos da lgica aristotlica.

Isto posto, resta observar que negar s cincias da vida alguma participao relevante na cincia moderna talvez parea arrogncia. Entretanto, consenso geral entre historiadores da cincia a importncia primeira das cincias duras para o desenvolvimento da cincia moderna. Caso se queira contrariar essa tese, que seja apresentada uma nova idia a respeito da formao da cincia moderna, na qual a obra de Andreas Vesalius seja enquadrada.

A edio brasileira de Vesalius


A edio brasileira segue o modelo da edio original, sendo apenas um pouco maior, e sua qualidade grfica muito boa. Entretanto, pergunta-se por que motivo o ttulo original do livro de Saunders e OMalley, que descreve corretamente seus contedos, foi trocado. Mais importante do que isso, o dorso da edio brasileira enganoso (Vesalius De humani corporis fabrica), pois sugere a edio integral da grande obra de Vesalius. Alm disso, falta um prefcio edio brasileira que a contextualize no mbito das pesquisas a respeito de Vesalius e sua obra, de modo que se possa pensar sua importncia na poca de seu lanamento e sua atualidade. De fato, quase vinte anos aps a edio em questo, OMalley (1980) considera a importncia de Vesalius para a anatomia moderna sem a menor meno a Vesalius como o primeiro homem da cincia moderna. Mesmo com essas reservas, a edio de Vesalius um lanamento importante no meio acadmico brasileiro e espera-se que a nova linha editorial a respeito de Edies Histricas da Medicina, para a qual j esto planejadas edies dos estudos anatmicos de Leonardo da Vinci e William Harvey, conte com o auxlio de historiadores da cincia para que seus novos lanamentos sejam contextualizados em seu respectivos campos de conhecimento.
403

Eduardo Henrique Peiruque Kickhfel

Eduardo Henrique Peiruque Kickhfel


Membro do Projeto Temtico Estudos de filosofia e histria da cincia da FAPESP, doutorando do Departamento de Filosofia da Universidade de So Paulo kickhofel@hotmail.com

referncias bibliogrficas
GILLISPIE, C. C. (ed.). Dictionary of scientific biography. 14 vols. Nova Iorque, Charles Scribners Sons, 1980. KOYR, A. Estudos de histria do pensamento cientfico. Trad. de M. Ramalho. Rio de Janeiro, Forense Universitria, 1991. OLIVEIRA, A. B. de. A evoluo da medicina. So Paulo, Livraria Pioneira Editora/Secretaria de Estado da Cultura, 1981. OMALLEY, C. D. Andreas Vesalius. In: GILLISPIE, C. C. (ed.). Dictionary of scientific biography. Vol. 14. Nova Iorque, Charles Scribners Sons, 1980, p. 3-12. SAUNDERS, J. B. de C. M. & OMALLEY, C. D. The illustrations from the works of Andreas Vesalius of Brussels, with annotations and translations, a discussion of the plates and their background, authorships and influence, and a biographical sketch of Vesalius by J. B. de C. M Saunders and Charles OMalley. Cleveland/ Nova Iorque, The World Publishing Company, 1950. _______. Leonardo on the human body. Translations, text and introduction by Charles D. OMalley and J. B. de C. M. Saunders. Nova Iorque, Dover, 1983. SCHWARTZ, G. & BISHOP, P. W. (eds.). The development of modern science. 2 vols. Nova Iorque, Basic Books, 1958. SINGER, C. A study in early Renaissance anatomy, with a new text. The Anothomia of Hieronymo Manfredi (1490). In: _______. (ed.). Studies in the history and method of science. Vol. I. Nova Iorque, Arno Press, 1975, p. 80-164. SIRAISI, N. Medieval & early Renaissance medicine. Chicago/Londres, The University of Chicago Press, 1990. STREIDER, P. Albrecht Drer. In: TURNER, J. (ed.). The dictionary of art. Vol. 9, Londres, Macmilan, 1996, p. 427-45. TURNER, J. (ed.). The dictionary of art. 9 vols. Londres, Macmilan, 1996. VESALIUS, A. The Preface of Andreas Vesalius to his own books on the anatomy of the human body addressed to The Most Great and Invincible Emperor The Divine Charles V. Trad. de B. Farrington. In: SCHWARTZ, G. & BISHOP, P. W. (eds.). The development of modern science. Vol. 2. Nova Iorque, Basic Books, 1958, p. 517-32.

404

You might also like