You are on page 1of 23

Pontos Gatilho

Prof. Thiago Guedes Teles

Pontos Gatilhos
Definio: um ponto de hiperirritabilidade no interior do msculo esqueltico que desenvolve dor pronunciada mesmo quando sujeito a presso moderada.

Fuso Neuromuscular
composto de fibras musculares especializadas, as fibras intra-fusais. Nelas, os filamentos contrteis esto presentes apenas nos plos da clula, de modo que, ao se contrarem, essas fibras tm a sua poro central distendida. Ao detectar alongamento passivo do msculo, o fuso neuro-muscular produz impulsos eltricos que atingiro a medula. Esta retorna sinais ao msculo, fazendo com que ele mantenha um certo nvel de contrao muscular, denominado tnus muscular.

Fuso Neuromuscular

FIBRAS INTRAFUSAIS: fibras msculo-esquelticas localizadas dentro do fuso neuromuscular. Relacionam-se diretamente com atividades reflexas do fuso
FIBRAS EXTRAFUSAIS: fibras msculo-esquelticas localizadas fora do fuso neuromuscular. Relacionam-se diretamente com atividades voluntrias do msculo.

Fusos musculares Detectam a variao do comprimento muscular durante o estiramento e a contrao muscular e a velocidade da alterao.

Os eventos mais comuns que precipitam o desenvolvimento do ponto-gatilho so:


1 Tenso mecnica exercida sobre a estrutura (estresse repetido); 2 Circulao dificultada (isquemia);

3 Trauma / resposta inflamatria local;


4 Falta de mobilidade prolongada;

5 Estresse emocional.

Uma rea de ponto-gatilho est situada, com frequncia, em uma faixa compacta de fibras musculares
A palpao atravs da faixa pode obter o que chamado de resposta contrtil (sensao de ressalto das fibras musculares)

Associado ao desenvolvimento de pontos-gatilho est o padro caracterstico de dor referida e a restrio de movimento associada dor miofascial.

Quanto a localizao
Presena de pontos gatilhos desencadeantes (trigger points)

Ponto gatilho

Os fatores que potencializam o desenvolvimento de pontos-gatilho so reflexos, mecnicos e sistmicos Os fatores reflexos: Sensibilidade da pele nas reas do ponto-gatilho Disfuno da articulao Disfuno visceral Vasoconstrio

Os fatores mecnicos: Desvio postural na posio de p Desvio postural na posio sentada Desvio na forma de andar Falta de mobilidade Estresse profissional Sapatos e roupas apertadas ou que se ajustam mal

Os fatores sistmicos: Disfuno enzimtica, metablica ou endcrina Infeco crnica Insuficincias na dieta Estresse psicolgico

Chaitow e DeLany (2005) relataram grupos de fatores como: 1 Uso repetido 2 Falta de uso 3 Desuso 4 Abuso

Independentemente do evento que precipitou o aparecimento do ponto-gatilho, o evento inicial acredita-se que seja uma disfuno na sinapse entre o motoneurnio e a fibra muscular.

Procedimento teraputico
Encontra-se, em geral, pontos-gatilho durante a palpao e/ou massagem geral, utilizando tanto a palpao leve como a profunda.
Tcnicas utilizadas: Terapia de Inibio Posicional Digito-presso de Jones (presso direta) Eletroterapia (Terapia Combinada US + CD)

Notas importantes:
- A dor causada durante o tratamento deve estar dentro de uma zona de conforto. - O msculo deve estar relaxado. - Os pontos-gatilho que esto muito ativos (dor referida produzida) no precisam de presso exagerada.

A terapia tem como objetivo eliminar a hiperirritabilidade, pela interrupo mecnica das terminaes nervosas sensitivas que medeiam a atividade do ponto-gatilho Quando utilizar a tcnica de presso direta, o terapeuta deve sustentar a compresso por tempo suficiente para estimular as fibras do fuso muscular, gerando a inibio do processo patolgico.

O procedimento deve terminar quando o cliente informar que a dor referida acabou ou quando o terapeuta sentir um "alvio" no tecido.

- Recomenda-se uma presso varivel em vez de presso mantida constantemente do incio ao fim, para evitar irritao adicional na rea do ponto-gatilho.

Manualidade do terapeuta
O terapeuta aplica mais presso quando o tecido mostra que est relaxado e aceita mais presso Quando o terapeuta sente que os tecidos esto se tornando tensos novamente, a presso reduzida Aps o tratamento: - Investigar a existncia de pontos gatilho satlites - Imediatamente aps o tratamento, calor sobre a regio pode ser calmante e til - A rea vai precisar de descanso durante alguns dias.

Parmetros para Digito-presso


1 - Quantidade de presso numa escala de 1 10: Deve-se buscar valor 6 2 - Nmero de pontos a tratar numa sesso: 6 8

3 - Efeitos colaterais: Dor/sensibilidade nas 24 48 horas seguintes

Passos a respeitar
1Localizao 2Posicionar o msculo da melhor forma para o acesso mais correto 3Biomecnica corporal do terapeuta 4Aplicar presso direta numa escala de valor 6 5Pressionar durante aproximadamente 90 segundos 6Aliviar a presso a aplicar ligeiro estiramento durante 15 a 30 segundos.

Bibliografia recomendada

LEON CHAITOW, 2005

KERRY J. DAMBROGIO GEORGE B. ROTH, 2001

You might also like