You are on page 1of 2

Apesar de ter obtido o grau de bacharel em economia em 1969 e, ao mesmo tempo, feito os cursos obrigatrios de filosofia e teologia, nenhuma

parte de minha educao catlica incluiu um estudo da Bblia. Uma resposta de 25 centavos Para minha surpresa, expressei meus sentimentos publicamente num dia em 1987, quando fui convocado para falar numa reunio especial de legisladores responsveis pela educao em meu Estado. A Universidade da Califrnia queria angariar fundos para competir com outros Estados e ganhar um projeto federal de seis bilhes de dlares. O projeto era construir um enorme acelerador de partculas para pesquisar partculas subatmicas. Eu tinha feito recomendaes contra o fundo, dizendo que, a longo prazo, ele contribuiria pouco para a economia do Estado. A universidade reagiu convidando dois cientistas que ganharam o Prmio Nobel de fsica para falar diante da Assemblia Legislativa. Cada um deles descreveu o conhecimento que seria possvel obter por meio do projeto. Um disse que o projeto poderia responder perguntas sobre a origem do Universo. O outro disse que ele poderia esclarecer como a vida em nosso planeta comeou. O presidente da comisso se dirigiu a mim. Ele perguntou: Voc acha que seis bilhes de dlares um valor muito alto a pagar pelas respostas a essas perguntas? Eu respondi: Concordo que essas perguntas so importantes. Mas as Testemunhas de Jeov vo minha casa nas manhs de sbado e oferecem uma revista por um donativo de 25 centavos que responde a essas mesmas perguntas. E eu fico em dvida pensando se a resposta delas, de 25 centavos, no melhor do que as respostas de seis bilhes de dlares que talvez consigamos com esse projeto. Todos na sala caram na risada, incluindo os ganhadores do Prmio Nobel. Embora a Assemblia Legislativa tenha concedido os fundos para a continuao do projeto, ningum contradisse meu argumento. Em 1995, eu estava assistindo a uma audincia especial das comisses de educao da assemblia e do senado sobre pesquisa federal. O presidente da comisso perguntou ao representante federal o que tinha acontecido com o projeto do acelerador de partculas. Ele respondeu que o Estado do Texas havia ganhado o projeto, mas que nunca foi terminado por trs motivos. Primeiro, antes mesmo de comear, o custo do projeto tinha aumentado de seis bilhes para nove bilhes de dlares. Segundo, o governo federal quis que os fundos fossem usados para outros fins, em especial na guerra no Iraque em 1991. Terceiro, eles descobriram que por 25 centavos podiam obter das Testemunhas de Jeov respostas s perguntas sobre a vida. Pelo visto, minha observao tinha sido repetida por muitas pessoas e agora estava sendo repetida em outra reunio das comisses de educao.

Enquanto todos riam, alguns membros da comisso olhavam para mim. Para atualizar todos os presentes, eu disse: Agora vocs podem ter as respostas de graa se apenas lerem as publicaes.

You might also like