You are on page 1of 84

Jorge Bogalheiro

Papiro Editora Porto 2012

FICHA TCNICA Ttulo Autor Imagem da capa Editor Antnio Manuel Bogalheiro Jorge Bogalheiro Joana Brito Papiro Editora Porto Rua de Pinto Bessa no 615 4300-433 Porto t. 220 120 144/5/6/7/8/9 f. 220 120 143 e. info@papiroeditora.com b. blogdapapiroeditora.blogspot.com s. www.papiroeditora.com Abril 2012 Papiro Editora Papiro Editora Papiro Editora BUK Distribuio telefone: 220 120 144/5/6/7/8/9 0000000

Ano de Edio Coordenao Editorial Coordenao Grfica Design Distribuio

ISBN Depsito Legal

PREFCIO

Hoje lembrei-me do teu enterro, pai. Triste memria minha, bem sei. Olhando uma velha fotografia ainda consigo sentir o teu cheiro. Talvez seja tudo loucura minha, transfigurado com o tempo. Cruel, esta vida. Ser a morte melhor? a tua morte melhor, pai? O teu enterro. Os homens mantinham a postura de seres hericos consolando as mulheres que choravam e fingiam uma dor que no sentiam. Foda-se. Algum sentiu o mesmo que eu senti naquele cemitrio, por entre a turba que no escolheste? Todos acompanhavam com o olhar o caixo que lugubremente era depositado no antro onde o teu corpo jaz. Todos acompanhavam como se fosse um romance genial que lhes preenchesse o vazio existencial. Porqu, pai? Um a um foram-se aproximando e eles, que choravam a tua morte, ajudaram a enterrar-te. E eu odiei-os. Decidiram fazer parte da tua morte como se no bastasse terem feito parte da tua vida. Sinto que tambm o meu corao foi enterrado naquele momento, no momento em que te obrigaram a partir. E hoje finalmente consigo escrever-te, pai. Hoje, aps estes anos todos. Tu que me confiaste a escrita quando partiste. Hoje sei disso. Como ficarias orgulhoso se me pudesses ler Dez dias aps a tua morte escrevi o meu primeiro texto. Irracionalmente. To simples quanto isso. E sei que tudo o que escrevi e tudo o que virei a escrever j tu outrora tinhas pensado e sentido. Sim. Sou a sombra do gnio interior que foste e nunca revelaste. O teu sangue percorre-me o corpo. Tambm eu sou um gnio. Um gnio com a ambio de mudar o mundo atravs das palavras. Chamem-me louco, mas tu sabes que s um louco poder faz-lo. Tu sabes disso, pai. Tambm tu eras um louco. E, no entanto, hoje sinto-me mais perto. A cada dia que passa sinto-me cada vez mais perto. Espera por mim, pai. Eu estou a chegar.

Jorge Bogalheiro

AmARguRA PERsOnA

Tornaste-te vulgar, Jorge. Vai para o caralho. Tornaste-te em mim. J no s tu, porque o tornaste. Tornaste-te porque sempre foste o no ser. Ser o ser que no um sou-me em ti. Vai para o caralho. Vai-te embora, Jorge. Sai de dentro de mim. Deixa-me ser-te s porque no o s. Odeia-me uma vez mais s porque te odeio. Vai para o caralho. Vai Jorge! Vai! Vai! Caralho! Caralho! Caralho!

antnio Manuel Bogalheiro

PAstEl dE nAtA

Se escrevo, sinto o passado amargo com cheiro a ervas e sabor a absinto e escrevo estupefacientes e vontade v e palavras insuficientes pra mudar o amanh.

Jorge Bogalheiro

mIssIOnRIO

Levanta-te do cho. Ensina-me a morte. Ensina-me a dor de S-Carneiro. Espirra dores e mortes. Alimenta vidas e heris. Mata os heris. No existem heris na terra dos mortos. Ensina-me a morte. Levanta-te do cho. Ensina-me a morte. No morras.

antnio Manuel Bogalheiro

COCAnA

Emocionalmente forte mas longe de alguma emoo sois vs a metfora da morte e da puta da razo. Sois vs, Cocana. Sois vs, sim. Sede senhora de mim. Sentis, senhora de mim? Cocana. Cocana. Morte. Quando vos sentirdes senhora de mim, entrai dentro de mim.

10

Jorge Bogalheiro

dIRIO dE um dIA

um dia como tantos outros, penoso como tantos outros, no qual nada se detm. Investigo secretamente a minha vida secreta, que de secreta no tem nada, porque os segredos servem para serem desvendados, e eu j os desvendei a todos. Amo-te. Ests com disposio em encontrar algum melhor? Parabns. Encontraste-me. um dia como tantos outros, onde caminho em estradas onde o fim no est prximo, sem saber sequer se existe. As estradas tambm no existem, so metforas. Caminho no meu pensamento, para ser sincero. Penso em pensar, mas no consigo. Pensar no o meu forte, mas sorrio porque tambm no o teu. No sei o que sentir, sentir a arte dos fortes. Eu sou fraco. Fico-me por tentar sentir o que no sinto. Chamem a polcia, o perigo est a. Vejo a dor em todo o lado, vejo essa palavra cruel ser repetida ao longo da rua ao expoente da loucura. Vi-a minha frente e tentei-a apanhar. Corri, mas depois arrependime. Dei meia volta e fui-me embora. Cheguei ao fim do meu dia, e no vi nada de novo. Escrevo esta merda neste dirio que estreio hoje, mas que no ter amanh. No h nada aqui, mas o que est aqui meu.

11

antnio Manuel Bogalheiro

mERO dROgAdO

Mero drogado Um infeliz esprito levado Ao seu mais feliz estado Mero drogado Olho por olho vidrado Sorriso de lado a lado Mero drogado Pouco a pouco degradado Cada vez mais desgraado Mero drogado Dono de um ser fracassado Pretende esquec-lo por um bocado Mero drogado Est agora desapontado Por o efeito no ter durado o esperado Mero drogado Lana novamente o dado E desfruta mais um bocado.

12

Jorge Bogalheiro

CIgARROs

Fumo por ti, fumo por mim Fumo, sinal de cobia Capacidade de pr um fim Digo eu sem pensar muito, escassa Desde de que a primeira passa Fez de sua justia. Fumo por ti, fumo por mim Embora digam que faz mal Capacidade de pr um fim Ao meu qu de racional Dizes que fode o corao, este Que tu prpria fodeste Garganta quente, cigarro frente Sai, que talvez tenha um rumo diferente.

13

antnio Manuel Bogalheiro

EsPElhO

Olho-me ao espelho. Vejo um vulto minha frente. Olha-me como quem olha um criminoso. Olha como se me odiasse. Eu nem o conheo. Mas instintivamente tambm o odeio. Como que possvel? Odeio algum que no conheo. Mas eu conheo aquele olhar. Olhar lgubre, olhar morto. Aquele o meu olhar. Ser aquela a minha figura? Ser que j no me conheo? Passo a cara por gua, tentando desaparecer. Olho para o espelho e a figura ainda l est. Terei descoberto que odeio o que sou? Vou cozinha e pego na primeira faca que encontro. Volto a olhar para o espelho. O vulto ri-se de mim. E eu tambm me rio dele. Mas sem vontade. Tenho vontade de o matar. Vou mat-lo. Atiro a faca contra o espelho. E desmaio.

14

Jorge Bogalheiro

Acordo. Tenho os olhos a arder com as luzes. Levanto-me a cambalear. Olho para o espelho. O vulto ainda l est. E eu continuo a odi-lo.

15

antnio Manuel Bogalheiro

RElgIO IntEmPORAl

Esta hora j no , sequer, uma hora Hora de me lamentar derrotado Por ainda no ter chegado Essa hora que tanto demora Esta hora j no sequer uma hora Ora minha, ora tua De gritar em plena rua Que essa hora agora Esta hora j no sequer uma hora De por fim morrer J morri outrora.

16

Jorge Bogalheiro

COmbAtE POtICO

Puxo de mais um cigarro E por entre toda essa fumaa Vejo um verso que no agarro Uma rima que me ultrapassa. Sei que o poeta cego Que v com o corao Mas ser que s quando no me entrego que me vem a inspirao? Hei-de ser sbio louco; Que chora por ter to pouco Quando apenas tem a sua f. Hei-de ser gnio inovador Escrever geniais lricas de amor Diferindo de todo o clich. Puxo de mais um, sem pensar E rabisco algo sem sentido Pois sem sequer imaginar Curo meu corao ferido.

17

antnio Manuel Bogalheiro

VIVE, ACREdItA, PEnsA

Ser mais cego Aquele que no quer ver Ou o puro idlatra? Ser mais dbil Aquele que teme sofrer Ou o que no o mostra? Ser mais absurdo Aquele no espelho ser eu Ou o facto de eu ser seu cho? Ser mais lgubre Aquele que por amor morreu Ou o tipo que vendeu o corao? Serei eu Ou sers tu?

18

Jorge Bogalheiro

RAPAz dE hOjE Em dIA

Eu amar, no amo. Ser doena o que sinto? Pelo teu nome aclamo Mas amor no , no minto. Ser loucura? No, no posso estar louco. Ser ternura? Talvez um pouco. Tem de ser algo mais. Sofro quando no ests comigo. Sero desejos carnais? Certamente mais do que digo. Pareo o rapaz De hoje em dia. Faz uma declarao audaz Mas afinal no era o que queria. Quem me dera Apagar este lume ardente Que ataca como uma fera Sempre que surges minha frente.

19

antnio Manuel Bogalheiro

mAtEm O PARAnORmAl

Sou cego e j vi tudo: Vi o mundo pintado de cinzento Vi a sanidade desaparecer ao sabor do vento. Devo ser paranormal: Ouvi-me rezar e sou mudo Ouvi-te chorar e sou surdo. Mata-me hoje, no quero viver amanh; No faas da tua faca uma faca v.

20

Jorge Bogalheiro

tuRbA

Como podemos viver Sem cheirar a vida? Como podemos morrer Sem hiptese de despedida? Podemos, sim Se formos gente. Mas visto assim De quem sou eu descendente?

21

antnio Manuel Bogalheiro

ElE PERdEu O COntROlO

Ele perdeu o controlo. Ele perdeu o controlo no prprio dia em que nasceu. Veio ao mundo, olhou em frente e viu a morte. Foi amor primeira vista. Desde a deseja morrer pois, viver, j alcanou. O animal ama sempre o que no tem, e na vida nada se detm. Tudo se perde. Ele perdeu o controlo, e ento cometeu o grande erro mortal Nasceu. Depois cresceu, sofreu, odiou e desejou a morte. Pena que a morte no pode vir por encomenda. Temos de deix-la amadurecer, temos de deix-la levar-nos quando ela mesma precisar de ns. Ele perdeu o controlo, assim como a morte o perdeu mal que se apoderou do primeiro morto. Assim se criou uma fome infinita que no consegue controlar. Assim perdeu o seu controlo, assim como ele. Ele perdeu o controlo. Perdeu, mas no sabendo como, o controlo regressou e ele conformou-se com a vida. A morte, essa? Ainda a ama

22

Jorge Bogalheiro

ERgstulO

Eu no fui, nem sou Nem to pouco serei o que queres de mim. Ou ento fui, ou sou, e outrora j me esqueci. Mas olha, sinceramente olha bem para ti; Tudo o que tu no s, eu sou assim. E em ti vejo perfeio Ou talvez no. Perco-me nas recentes novidades de antigamente Enquanto da minha velha moderna me liberto, Sendo que intemporal te continuo transcendente, Libertando-me da tua priso, continuo perto.

23

antnio Manuel Bogalheiro

AnARquIA EsPIRItuAl

Conforto-me de nada; Para quem no nada cr Nada o meu conforto. Se me perguntarem porqu, Direi que no sei responder Porm, suponho que no mais me suporto E j no me importo Em nada ser.

24

Jorge Bogalheiro

EstAdO: mElAnClICO

Acordar, mas para qu Se to vulgar cada dia O barco de piratas sem pirata O sbio sem sabedoria O assassino que no me mata Adormecer, mas para qu Se o sonho to igual O atleta que no corre O conto de fadas sem final O meu Eu que no morre Pelo sim, pelo no Fico no meio.

25

antnio Manuel Bogalheiro

PuRgAtRIO

Olho para a vida, perdido Como quem olha um desconhecido. Talvez conhea, mas esqueo Todo o mal que no mereo.

26

Jorge Bogalheiro

mERdAs

Eu vi-me Vi-me to lucidamente Que posso dizer que me vi Vi-me de repente. E, no entanto Nada vi Porque me vi E eu no sou gente.

27

antnio Manuel Bogalheiro

FRgIl

Quando, se eventualmente Sentires teu consciente desvanecer Ou, claro, qualquer dor diferente Como teu corao ser desfeito a p S tu mesma; s Tudo o que podes fazer.

28

Jorge Bogalheiro

ns mORREmOs nOVOs

Somos to jovens E querem-nos to homens Que para homem ser Basta morrer. E porque o queremos Assim morremos.

29

antnio Manuel Bogalheiro

ORgIA dIsCuRsAntE

Escrevi-te dezenas de textos ao longo destes tempos, mas poucos te mostrei. Os mais sinceros no cheguei sequer a escrever, porque no eram to geniais como eu queria que tu me visses. Mas agora escrevote para ter a certeza que exististe e existirs sempre em mim. Caso contrrio, faam disto a bela de uma fico e transfiram para o cinema daqui a pares de anos. -me indiferente. Friso: indiferente. No consigo calcular o rumo que este devaneio vai tomar. Escrevo a nossa vida, Eu, mas s uma parte dela ainda temos tanto para viver. Posso no comear pelo incio? Odeio clichs, tu sabes disso melhor que ningum. Mas tu s ningum. Tu s Eu. Quem s tu? No s nada. Eu sou nada. Quem sou eu? No te mereo. Nunca te mereci, bem sei, tal como nunca me mereceste. Nunca merecemos o que realmente nos pertence, e ns sempre nos pertencemos. Talvez, por tal, tivemos tantos conflitos. Ultrajo o teu nome. Cabro. Cabro. Ns sempre parecemos um constante duelo entre a forma e a razo; Eu a forma, Eu a razo. Mas somos feitos de algo mais, seremos sempre feitos de algo mais.

30

Jorge Bogalheiro

mAstuRbAO EmOCIOnAl

Recordo quantas vezes atravessei o tempo [em vo Quantas vezes atravessei o tempo sem tempo, Quantas vezes me escapou o tempo. Agora, de certo, sei que nada mais irei atravessar Nada mais a no ser a tua imagem esquecida no [espelho: Ele mostra-nos sempre o que mais queremos [esquecer O que mais nos magoa e faz odiar a vida O que mais nos repugna e nos faz desejar odiar a [morte O que nos deixa sem sada alguma Perdidos Presos Na nossa mente No nosso tempo Que cede s fantasias Que cede s iluses Que cede ao mundo Que cede a ti.

31

antnio Manuel Bogalheiro

sER AlquImIstA

Viajei, mas de nada serviu E agora minha acrasia Banha-se nas margens dum rio Esperando que morra o dia. Houve, eventualmente, alquimia Mas vejo-a ao longe, desvanecer Na imagem que no me faz ser.

32

Jorge Bogalheiro

PEssOAs

Fecho os olhos. No vale a pena ver a vida demasiado doloroso. Sinto-a, meramente. Sei que no sou intemporal e um dia irei desvanecer vista da memria eterna. Mas no totalmente. Ningum parte inteiramente. H sempre algo nosso que permanece c, nem que seja meu gosto a pouco na tua boca. H que tomar-lhe o gosto. Fecho os olhos. O mundo cor-de-rosa. A felicidade uma possibilidade. A misria uma miragem. Eu ainda no nasci. Fecho os olhos. Tu ainda c ests, a meu lado. Fecho os olhos. Fecho os olhos para sempre.

33

antnio Manuel Bogalheiro

IndIFEREnA

Atravesso uma qualquer rua De uma cidade qualquer Como se fosse uma imagem nua Esta inteira mgoa do meu ser. Atravesso tudo a parecer Um mero vulto sem nome E tudo me atravessa sem ver Esta inteira mgoa que me consome. Atravesso a minha vaga imagem Como cumprimento um bom inimigo E em cada esta passagem A inteira mgoa que prossigo.

34

Jorge Bogalheiro

dEsnAsCER

Se a vida s uma No deixes que te consuma. Nada passa de uma iluso qual no podes escapar Porque s o facto de respirar um podre do teu corao.

35

antnio Manuel Bogalheiro

RAzO s tu

As pessoas so vs em si mesmas E nada procuram para te justificar. No h uma forma nem uma razo Que as capacite de se libertar. Vejo o mundo ao contrrio Como se fosse essa a essncia Mas nada em si modifica Aquela infeliz dependncia De no serem elas mesmas Porque no sabem quem so. Se te perguntarem porqu Dirs que no h razo Mas talvez suspeites que Porque as pessoas so vs em si mesmas E nada procuram para te justificar.

36

Jorge Bogalheiro

AltERnE dO VOssO tEmPO

chega um entram dois o entrar comum que lhe entra depois mete a mo tira o brao pergunta como esto e d um abrao pra de fazer sentido, no devias ter bebido e chega sem que se guarde e sossega mais numa tarde ao som do passado que lhe passado e lhe foi tirado bocado a bocado

37

antnio Manuel Bogalheiro

nunCA sEmPRE

Nunca sempre Quando sempre nunca E h quem te encontre No intervalo de tempo Onde o tempo j no Ou simplesmente deixou de ser Porque O tempo Nunca sempre Pois sempre nunca.

38

Jorge Bogalheiro

ImPulsO 54

um p frente e o outro atrs um gesto indiferente que nada desfaz um rudo de fundo sem nenhum valor e ora v-me, meu amor vivo moribundo esperando a minha hora num espelho que te mora gritei tentei o teu nome que me jaz mas o meu no tentars eu no fui capaz.

39

antnio Manuel Bogalheiro

FElICIdAdE PlstICA

Sou o que vou sendo Deixando de o ser Pois no me vendo vontade do ser. Olho o meu fundo Aspirando ao mundo Que nada me detm Por seu prprio bem Onde lcido me vejo Louco de desejo Em enfim ceder vontade do ser.

40

Jorge Bogalheiro

InFERnO

De brisas doentias na espinha Te construo, soberba minha. Nada mais. Nada menos. Nada eu. Nada vida. Apenas tu.

41

antnio Manuel Bogalheiro

En O nOmE dE dEOs

Sou os ideais que defendo E um mrbido cu vo Rival daqueles que so sendo O antagonismo da razo.

42

Jorge Bogalheiro

112

Ter medo no um mal a certeza de estar vivo. E eu, um corajoso cobarde Assim te sobrevivo. Sou um gnio com medo De morrer na genialidade Porque vivo a morte Que o trivial me invade. No digas nada mais eu Que o teu monlogo meu.

43

antnio Manuel Bogalheiro

dIA dE umA nOItE dE OuRO

Ataca-me a poesia de madrugada. Olhos dependentes duma mente refm Vm chegar desconcertada A potica de algum. minha. A potica minha. Eu sou a poesia. Pelo menos hoje seria. Mas ainda hoje? A noite tornou-se dia. Hoje dia de noite de poesia. Ol Pessoa. Faz com que a dor no te doa. Hoje sou eu.

44

Jorge Bogalheiro

PAz, AmOR, ERVA

Desapareo no fragmento Onde simplesmente deixo de ser O que o tempo no foi E j no mais me lamento Porque na vida a desnascer Que a temporalidade no di. E desvaneo Desapareo No existo. Perco-me na monotonia de um louco Sabendo-lhe todo o sabor; No doce, nem amargo Sabe puramente a pouco. E desvaneo Desapareo Porque existo.

45

antnio Manuel Bogalheiro

hORA, dAtA, lOCAl

Ela tinge a vida transcendente De cores que cospe no banal E percorre sorridente Os limites do real. Ela murmura algures na vida Todos os seus dissabores Como se tal vida tingida Existisse nas suas cores. O que isto? O que isto? Questiona no silncio. E ela cospe, sem tempo Todo o tempo.

46

Jorge Bogalheiro

PlAnOs dE mERdA

Eu achei-me tentando manter-me vivo Afogando-me em mares do sul onde no existo. Grito com a voz de outrem e nada ouo Porque sempre ouvi exclusivamente a minha [voz E a tua j no existe neste espao-tempo Onde te enterrei sem a certeza de estares morta Recordando quando murmuravas que morrer [viver. Desejo abraar-te no vazio Sentir o teu calor no conforto do nada Se tu existires. Existes, tu?

47

antnio Manuel Bogalheiro

mAR nEgRO

Mastigo o sentimento do abstracto Na negra luz desta noite sem sentido Ou sentido abstracto, sentido no percorrido. Os olhos escolhem o mar Essas guas que me afogam o olhar Cobiando gota a gota o infinito Do sentido nunca antes sentido.

48

Jorge Bogalheiro

REVOluO dIslxICA

Nascem gritos de prazer. Uma garrafa no ar, um cigarro no cho. Um pombo no ar, um soldado no cho. Correm como se fosse o ltimo dia dos dias E a primeira das ltimas noites E pensam que no vale pensar E deixam de pensar. Foi feita revoluo.

49

antnio Manuel Bogalheiro

ERVA nO EsPRItO

O amor paira em caminhadas de esprito longnquas, que no consigo atingir, e foge-me como a beleza foge ao cego. Tanto caminho em tudo, como caminho em nada. No h nada que me complete, como no h um tudo que me prenda aqui. Tudo vai, e vem. Nada se detm, tudo se perde. Este o meu devaneio vindo directamente dos subrbios da minha existncia, que nunca explorei, porque nunca existi. Eu poderia ter sido tudo, mas tiraram-me tudo e obrigaramme a nascer. Eu fui um gnio na minha cabea. Em tanto pensei que depois percebi que era uma viso demasiada para mim. Eu no a merecia, no me pertencia. Nada escrevi sobre ela. Deixei para quem a suportar. Morro no pensamento. Lavo as minhas mos na ignorncia universal. Basta uma palavra soletrada no segundo mais incoerente que possa existir para que tudo mude e nunca volte a ser o que era, como tudo o que foi deixasse de ser. E sempre esta dor que no me perde. Di demasiado. Di sem pedir licena. a dor de sermos grandiosos e no aguentarmos essa grandeza. a dor de sentirmos que nascemos para uma grande obra, mas desconhecermos o sentido de tal sentimento. Eu no pedi para ser assim. Eu no quero ser assim. Eu s quero ser eu, assim que descobrir quem sou. Este no sou eu. Tu s?

50

Jorge Bogalheiro

O unO tRAnsFIguRAdO

Sozinho com a solido Mato o triste ambiente Das sombras que me do Esse feito eminente. Ilustre sem feito Sou eu justo e sozinho Fitando satisfeito O negro caminho. De uma viso demente o fim sem comeo Que ora no me interesso Em no ser gente. E assalta-me esse fado A mim, o uno transfigurado.

51

antnio Manuel Bogalheiro

EPIlPtICO

Sente-se o esgar sombrio Na lgrima que no lhe desce Ou no olhar que nunca viu Uma infncia de creche. o maior amante do diabo Ansiando fatalmente pela sua chamada Obra esse que levar a cabo O fim da alma nunca desejada. O sangue corre-lhe sem direco Para mais Mais, mais Mais, mais longe. E assim se vive Enquanto se vive. men.

52

Jorge Bogalheiro

AntAgnICO

Usa-me Abusa-me O co uiva por justia E o eco divaga sem par Atravs da f submissa Sem crena para divagar. S somos o que vamos sendo? A razo escapa a todos. Como que podemos ser tantos mantendo-nos nicos? Uivemos, diz o co.

53

antnio Manuel Bogalheiro

uIVO mudO

Matar ou morrer A vida ou o ser. Eu no consigo supor Se prefiro aceitar a morte Ou morrer de dor. Se dor o castigo Ou morte a soluo Quem dir que eu consigo Suportar esta nao? Acredito que no caminho Deixar o Homem jaz Ou ento eu que fique sozinho A ss com a minha paz. Cortem a corda desta vida sem corda. Vamos a jogo, hoje pago eu. Amanh logo se v.

54

Jorge Bogalheiro

EstuPIdAmEntE EstRAnhO

Mesmo perdida No s a vida que se perde Mas o que se perde da vida uma pena tambm E ser sempre uma pena Embora breve e serena Para aquele que a vida tem.

55

antnio Manuel Bogalheiro

glIdO

Sa de casa algures no tempo. Olhei o cu e ele desprezoume. Sorri e segui o meu caminho. Atravessei uma esquina, ningum. Atravessei outra, duas cachopas a falarem dos novos namorados. Outra, um moribundo a injectar-se. Outra, meia dzia de midos cheios de futuro para a futebolada (em midos, temos sempre imenso talento para tudo). A ltima, um rapazito a chorar sentado nos degraus de umas escadas normalssimas. Aproximei-me. O que que se passa, moo? Ele olhou-me como quem olha o Diabo. Eu sorri imediatamente. Conhecia aquele olhar. Aquele olhar era o meu. Levantou-se penosamente e tentou prever-me os pensamentos. Achas que me podes ajudar? Ningum pode. Nem Deus, esse filho da puta! Deus? Um velho conhecido meu. E ri-me que nem um perdido. Acendi um cigarro. O que que se passa afinal? Sabes que falar faz bem, nem que seja com o maior filho da me que existe. Fala rapaz, fala como se eu fosse algum, ou como se fosse ningum. Faz como preferires. Ela deixou-me Previsvel. Era tudo uma questo de saias, ou falta delas. Aproximei-me e coloquei-lhe a mo no ombro. O olhar dele tremeu e afogou-se em melancolia. Deixou? Quem? A pessoa que eu mais amo, a pessoa que dava sentido aos meus dias Tive vontade de me rir, mas no. Ai foi? Sim... S isso? Achas pouco, foda-se? EU AMAVA-A!

56

Jorge Bogalheiro

Todos ns amamos algum. Mas eu perdi-a... Tambm todos ns perdemos algum. Mas eu preciso dela... No, no precisas. Olhei-o fixamente, olhos nos olhos, e senti-o sufocar. Mas assim o Amor. Nada se ganha, tudo se perde. Num dia tudo parece perfeito, no outro tudo acaba e julgas a tua vida uma merda. Partes tudo o que te aparece frente dos cornos, desejas no morrer, mas desnascer. Mas eu no quero morrer, eu quero lutar por ela... E ela? Quer que tu lutes? Ele no respondeu, mas eu sabia a resposta. Fode-te. E virei costas. Chocado, ele chorou como se no existisse amanh. Sei que fui o maior filho da puta que pode existir, mas no havia mais nada que pudesse fazer. No h cura para o amor. Podia ser falso e dizer-lhe que ele ia ultrapassar a dor que estava a sentir, que ia ficar tudo bem, mas estaria a mentir. No vai ultrapassar. Vai doer hoje. Vai doer amanh. Vai doer para sempre. Cada vez mais. E mais. E mais. E mais. Desculpa, no te posso ajudar. Nem a mim me consigo ajudar Passaram talvez dois, trs anos, ou talvez tenha passado uma vida inteira. Sa de casa. Atravessei uma esquina, ningum. Atravessei outra, duas mulheres a falarem dos maridos que as traam. Outra, um velhote sentado num banco do jardim com um esgar solitrio. Outra, meia dzia de empresrios a disputarem uma partida de futebol no jardim local. A ltima, um vulto cado nos degraus de umas escadas normalssimas. Aproximei-me. Ele estava morto. Sobre o peito dele, uma carta Amor, eu no te consigo esquecer. Pensa em mim, por favor. Pensa em mim, eu preciso da tua ateno. A minha vida no faz sentido. Eu estou a cair. Eu estou a cair, amor. Foda-se, eu estou a cair. Eu

57

antnio Manuel Bogalheiro

estou a cair. Caio cada vez mais fundo. Imploro-te, volta para mim. No me deixes. Fica comigo. Eu no aguento. Amor Sorri. Deixei cair o papel sobre o defunto. J escrevi esta carta tantas vezes, pensei. E segui o meu caminho.

58

Jorge Bogalheiro

AutO-REtRAtO

O poeta acorda ressacado Duma overdose de melancolia E escravo desse fado Assim comea o dia. Levanta-se sem vagar Na morte que o aguarda Porque qualquer lugar um inferno que o arda. J escreveu tanto Mas ainda pouco Pois qualquer canto o den dum louco. Ao espelho sofre, sozinho Em solido e sofrimento E faz-se ao caminho; O resto talento.

59

antnio Manuel Bogalheiro

CAnO sAudAdE

H dias em que o tempo tem o tempo que no tem os segundos do tempo onde o teu rosto no vem e h horas em que o sempre vem sempre em primeiro lugar embora verdade que nem sempre o consigo atravessar e h minutos em que o mundo desfalece a teus ps sendo todo o meu mundo aquele que em ti se desfez mas, afinal, o que resta de ns?

60

Jorge Bogalheiro

dEus sEm d

A vontade nasce por obra de algum, E a obra cresce pouco a pouco Nas runas de onde outrora um gnio viveu E agora j s habita um louco Que morre mil vezes por segundo E renasce no pudor da vida Como qualquer um no mundo Que se decida a entregar vida. Bato porta das suas runas. Perguntam-me quem . Respondo sem pensar: Deus.

61

antnio Manuel Bogalheiro

EVEREstE

Vou lutar pela verdade que foge Nos confins da razo do ser E, se essa verdade me matar hoje Ento estarei pronto para morrer.

62

Jorge Bogalheiro

mARIjuAnA

A naturalidade da Natureza imprevisvel Numa condio possvel e impossvel Do silncio berrante que devora o banal Do vento branco, mas no natural. E a vida isso mesmo: Uma contemplao do branco Uma percepo idealista do abstracto. Tudo o resto, lgubre cancro So horizontes que crio e mato.

63

antnio Manuel Bogalheiro

EsquIzOFRnICO

A loucura de todos, e para todos nada menos que um luxo missionrio. Loucos somos, efmeros cidados da Vida sem termos pedido, e loucos somos porque odimos o mundo cruel e desajustado que nos apresentaram quando nascemos. E chormos. Expulsmos mil pulmes pela boca. Loucos somos porque crimos um mundo prprio nos nossos subrbios existenciais, um mundo interior onde podemos viver e sentir todas as emoes que em mais parte alguma poderamos sentir, mas que em ns esto sepultadas desde a mais velha Eternidade sem que nos apercebssemos disso. O Homem a figura caricata criada por um qualquer dos vossos deuses para revelar o que de mais errado h nesse mundo dito real; uma personagem brbara sem ideais nem guia espiritual. Se algum lhe perguntasse o que ele , de facto, responderia alegremente Homem, mas que pergunta idiota. Mas esse Homem, salivante e impune, vive como se fosse homem, mas desconhece que no o . Aqui, algures onde o tempo intemporal e me fode mil segundos por segundo, no . Esse Homem no existe. Aqui, nos confins do meu gnio, sobrevive um mundo onde o Homem um louco que lucidamente vive pela sua loucura. Que se ri dos seus prprios limites, mesmo sabendo que no os tem. E se algum idiota lhe perguntasse o que ele era, responderia secamente Sou-me, e viraria costas orgulhoso. A honra lutar sem esperana de vencer, disse o Outro. Se algum me perguntar o que eu sou, responderei Sou um Esquizofrnico normal, porqu?, e rirei que nem um perdido porque a minha resposta no faz qualquer sentido. Sou-me, foda-se. Que orgulho.

64

Jorge Bogalheiro

AmOR, mORtE E um PIAnO

Que entoe o cntico da memria, E que eu no seja nada mais que eu prprio E que se esquea tudo: Todas as frases sobre o mar Todas as frases sobre a lua Todas as frases sobre o amor e a morte E que reine a paz e o silncio em mim Sozinho para sempre. Algures no tempo, um piano ecoa No eterno das estrelas; a morte, ela o demiurgo. E o tempo passa e morre, E afunda-se nas profundezas do ser Onde viver eternamente.

65

antnio Manuel Bogalheiro

EdIO IlImItAdA

Morri, ornato do sempre Nas palavras soletradas Sem desejo do eterno. Morri na falsidade da Lua E no egosmo de uma luz Que nunca foi tua. Foda-se. Chega de poesia. Chega de palavras ricas em pobreza. Chega de anforas sem contedo. Chega de paixo, de desejo de carne. Isto amor, foda-se. Chega de. Volta. Eu quero perder-me dentro de ti. Onde o teu interior? Olha para trs. Acrescenta uma palavra. Eu quero o Tempo de volta. O Tempo onde tu foste tempo meu.

66

Jorge Bogalheiro

Sol Lua. Terra Mar. Eu Tu. Nada nos pode separar. Deixa-me morrer dentro de ti, Se eu ainda no te morri.

67

antnio Manuel Bogalheiro

CuRRICulum VItAE

Ascendi ao Infinito, mas no h esperana na terra dos mortos.

68

Jorge Bogalheiro

lIO ARtstICA

A arte vem acima de tudo, Mesmo quando o crtico cego E o artista mudo.

69

antnio Manuel Bogalheiro

PutAs

ns aqui por entre o fumo somos o que sempre tememos pobres animais sem rumo ansiando pelo que no temos e s mais uma atrs da outra ns escravos da solido aqui sentimo-nos em casa de copo e cigarro na mo mascaramos a dor que nos vaza grita grita grita-me louca s mais uma atrs da outra.

70

Jorge Bogalheiro

mElOdRAmA

Boa noite, meu amor. Como foi o teu dia? Aceitas uma bebida? Pareces tensa. Est tudo bem? Oh amor Porque no me respondes? Fala comigo, por favor. O que se passa? Olha para mim! Tu nem sequer olhas para mim Porque que choras? a tua me? Est doente? No? Ento? Conta-me Eu estou aqui para te apoiar. Espera Sou eu?! Foda-se, sou eu O que fiz eu?

71

antnio Manuel Bogalheiro

Percebeste que no me amas? Queres deixar-me? Foda-se (Lgrimas difundem-se no solo.) Vai Vai-te embora Eu odeio-te! (A porta bate.) Boa noite, meu amor. Sonha comigo. A partir deste momento Ser a nica forma possvel De me voltares A... Ter. Adeus. (O rudo de um tiro ressoa no ar e o corpo cai innime)

72

Jorge Bogalheiro

AntRO

Possivelmente morto, O mundo possvel? A temporalidade do tempo intemporal no tempo que h, Mas e o tempo que j foi? O tempo que passou? Fito o espelho E a minha imagem no est. O reflexo ganhou tempo sobre mim E fez-se vida. Mas em que vida? Em que tempo o reflexo serei eu? A morte que nasceu. A vida que morreu. Em que tempo serei eu?

73

antnio Manuel Bogalheiro

ORCulO

Parbola do consciente Basilisco humano Entre o vcuo do universo Fumo etreo mas opaco Sangue ornamental na orla amor o abismo do peito E o ar que nele ecoa

74

Jorge Bogalheiro

CAnO dO nOssO AmOR

Tenho um alvo nas costas Se no gostas, porque cortas Mais dentro do que dentro? Sangue pelo cho A faca na tua mo esta a razo do nosso amor?

75

antnio Manuel Bogalheiro

PlO (In)VERtIdO

Sentindo, no penses Sentimentos a que no pertences O pensamento frio, to frio Como a sombra que jamais viu O amor Com tempo e fogo se faz o amor Sentindo, no penses.

76

Jorge Bogalheiro

VAgAbundO

Passo a passo, invisvel Na rua abaixo, perceptvel Cospe-me adiante meu reflexo Que eu ignoro, perplexo Ento recordo o engenho e arte E a melodia que nos parte Um irreflectido reflexo Sorrindo-me com e sem nexo Depressa a rua acaba por fim Ainda sem saber algo de ti Passo a passo mais distante Com o reflexo doravante E eu Sem reflexo em ti Ainda sem saber algo de ti Passo a passo Passo a passo Passo a passo Para sempre

77

sExO lItERRIO

A folha branca representa o nada: Nada que se veja, ou sequer se sinta. Sobre ela, uma velha caneta desconcertada Desejando ser criador prescrito a tinta. A tinta a metfora do smen Rendida a folha desprotegida A caneta avana lentamente. Amor, dio. Guerra, Vida. Retratos do no-existente. O poeta no escreve o que existe O poeta no existe E a cria nasce num uivo louco.

NDICE

PREFCIO ..............................................5 Amargura persona .....................................7 Pastel de nata ............................................8 Missionrio ...............................................9 Cocana................................................... 10 Dirio de um dia......................................11 Mero drogado ......................................... 12 Cigarros .................................................. 13 Espelho ................................................... 14 Relgio intemporal ................................. 16 Combate potico .................................... 17 Vive, acredita, pensa................................ 18 Rapaz de hoje em dia .............................. 19 Matem o paranormal ..............................20 Turba ...................................................... 21 Ele perdeu o controlo............................. 22 Ergstulo .................................................23 Anarquia espiritual ................................. 24 Estado: melanclico ................................25 Purgatrio .............................................. 26 Merdas ....................................................27 Frgil...................................................... 28 Ns Morremos Novos .............................29 Orgia Discursante .................................. 30 Masturbao Emocional ......................... 31 Ser Alquimista.........................................32 Pessoas ....................................................33 Indiferena ............................................. 34 Desnascer ................................................35 Razo s tu ............................................. 36 Alterne do vosso tempo...........................37 Nunca Sempre......................................38 Impulso 54 .............................................39 Felicidade Plstica .................................. 40

Inferno .................................................... 41 En o Nome de Deos .............................. 42 112...........................................................43 Dia de uma Noite de Ouro .................... 44 Paz, amor, erva ........................................45 Hora, data, local..................................... 46 Planos de Merda .....................................47 Mar Negro ............................................. 48 Revoluo Dislxica ................................49 Erva no esprito.......................................50 O Uno Transfigurado .............................. 51 Epilptico................................................52 Antagnico .............................................53 Uivo Mudo ............................................ 54 Estupidamente Estranho.........................55 Glido .....................................................56 Auto-Retrato ...........................................59 Cano Saudade..................................... 60 Deus sem D ............................................ 61 Evereste .................................................. 62 Marijuana ...............................................63 Esquizofrnico ....................................... 64 Amor, morte e um piano ........................65 Edio Ilimitada..................................... 66 Curriculum Vitae ................................... 68 Lio artstica ..........................................69 Putas .......................................................70 Melodrama .............................................71 Antro ......................................................73 Orculo...................................................74 Cano do nosso amor............................75 Plo (In)vertido ......................................76 Vagabundo............................................. 77 Sexo Literrio ..........................................78

Poesia Cantos e Recantos  Benedita Stingl A letra malva de jota  Jos Ilidio Gomes Poema seis  Luis Brito Pedroso Poemas que eu escrevi  Joo de Deus Sobre escritos  Antnio Lopes Dias Passagens Despertas  Mrio Couto Um Pirilampo que apaga a escurido  Salvador Coutinho Ecos Mudos  Tiago Moita Andaluzia  Manuela Reis Retalhos  Luz Gomes Folha ao Vento  Emilia Pinto Quando os Vampiros Amam  Rui Sousa Botas de Plo, Corpo de Seda  Miguel Nascimento Sentimento que sofre  Sandra Manuela Pinto Nada em 53 vezes  Gonalo Nuno Martins Ao Acaso - Sem Ocaso  Miguel Amori Kupapata dos Sentidos  Isabel Agos Outonalidades  Jos Amaral Quase Poemas  Isabel Agos Reflexes  Serafim Ferreira Pedra Angular  Antnio Manuel dos Santos Fernandes O Meu Sentir  Graa Amiguinho Caminhada  Manuela Reis Lugares de Ontem, Instantes de Hoje  Benedita Stingl Mas eu construi  Joo Firmino Dilogo de Sombras  Albino Santos Penas da Alma para a Mo  Ana Brbara de Santo Antnio Caminho Longo  Manuel de Oliveira Guerra Em comunho com Deus  Fernando Lima Abreu Viana Da Praia do Sudoeste  Augusto Perptuo Para l do fim  Jos Maria Castro Ribeiro Total Aflorao  Vitor Oliveira Jorge Lume  Maria Mamede O meu nome e a noite  Lus Brito Pedroso Dana  Pedro Correia de Jesus Degelo de Bruma  Antnio Manuel dos Santos Fernandes Desabafos de uma adolescente  Catarina Pereira Despertar Inocente  Leonor Pessanha Oficio Dirio  Torquato da Luz Os degraus do Favo  Ademar Costa Um pedacinho de amor  Fernando Morais Inquietudes  Maria Antnia Ribeiro Sexo Feminino, Meu Ser  Nhri Viana Laos Verticais  Paulo Seco Os designios da Palavra  Antnio Azevedo Castelo de Legos  Maria de Lourdes Moreira Martins Recados da Alma  Gracinda Barroso A 6 Letra de Jota  Jos Ildio Ao P das Palavras  Helder Ramos

Vozes Ao Vento  Ana Paula Lavado Incongruncias da Alma  Natlia Reis Cumplicidade - Um Rasto de Voo  Lenida Oliveira Sem Imaginao  Marta Oliveira Um presente de vidas a crescer  Adelina Andrs Pedras Preciosas  Vitor Oliveira Jorge O Beijo do Silncio  Francisco Grcio Gonalves O Destino das guas  Benedita Stingl Perfume de Poesia  Armando Arajo Hotel Lisboa  Fernando Martins Mendes Os Meus Afectos  Antnio Ramos Pereira Fragmentos  Armando Vicente Paixes de Outrora  Blandina Trindade Ptalas de Mulher  Ismael Paulo Auriflama  Antnio Manuel dos Santos Fernandes Poesia Recolhida  Manuela Reis Entre Mar e Terra  Paulo Frederico Gonalves Pedaos de Alma  Cristina Almeida Emoes  Serafim Ferreira Folha  Jorge Nogue O Tempo do No Tempo  Joo Firmino Seivas de Inquietude  Jos Miguel Lopes Um Momento uma Eternidade  Emlia Alho Pontos de Fuga  lvaro Gis O cheiro da Sombra das Flores  Joo Negreiros Elementos  Rodolfo Miguel Begonha Sem Termo  Isabel Teixeira Potica do Instante Filosfico  Lus Loureno Dias sem Sol  Manuel Quintella e Sousa No Caminho do Silncio  Jorge Vieira Msica de Viagem  Cristino Cortes O Livro Da Nena  Maria Irene Costa Breves Dissertaes  Toms de Peres Desfolhar as Ptalas do Meu Bem/Mal-Me-Quer  Jorge Terruta Poemas Sem Abrigo e Sem Castigo  Sebastio Lima Rego De Luz e De Sombra - Antologia Potica  Vrios A Musa e o Vento  Slvio Martins Alma, Um Espelho  Daniel Mota Uma Vida de Lgrimas  Anabela Silva Exploso de Sentimentos  Ana Lucia Vicente Soares Fragmentos De Um Percurso Interior  Maria La-Salete S Vivncias  Liana Tinco 25 de Abril 34 Anos  Jos Amaral Terra Rasgada Lina Cu Sinais do Silncio  Rosa Maria Anselmo Jia Niassa  Cepan Menina Marota - Um Desnudar da Alma  Otilia Martel Menina Poema Poema Mulher  Isabel Saavedra Alado de Fogo  Nuno Albuquerque Vaz Reticncias  Ana Maria Puga Palavras em Guerra  Manuel Feliciano

Se no encontrar nas livrarias o ttulo que procura desta Editora, pode adquiri-lo em www.buknet.pt

You might also like