You are on page 1of 5

Taekwon-Do, Arte e Vida

Academia Shaolin Louveira SP


Rua Armando Steck, 294 sala 2 telefone: (19) 3878 0871 ou (11) 9905 7750

KWAN: OS INSTRUTORES DE KARAT COREANO E AS ORIGENS DO TAEKWON-DO


Boosabum

Diego Falcade (1. Dan)

17 de dezembro de 2011

KWAN: OS INSTRUTORES DE KARAT COREANO E AS ORIGENS DO TAEKWON-DO

autor: Boosabum Digo Falcade (1. Dan Chang Hon Ryu Taekwon-Do)

OBSERVAO IMPORTANTE:

Este trabalho foi baseado num captulo do livro Taekwondo Tradicional: Tcnica Essenciais, Histria e Filosofia, de autoria de Doug Cook, Faixa Preta praticante do estilo Kukkiwon, cujas competies de luta esportiva so gerenciadas pela World Taekwondo Federation (WTF):

Na primeira metade do sculo XX muitos lutadores coreanos imigraram para a China ou Japo, j que na Coreia era proibido praticar artes marciais. L trabalhavam ou lutavam contra o seu prprio pas. Na China e no Japo, os coreanos podiam usar ou praticar artes marciais. difcil descrever o perodo que o Taekwon-Do se encontrava em formao, j que ocorrncias importantes raramente eram escritas em papis e, quando era, a maioria dos registros foi destruda. Depois do domnio do Japo, pelo menos cinco ou seis kwans foram criados entre 1940 a 1950. Um dos primeiros a estabelecer um ambiente estvel de treino foi Won Kuk Lee, nascido em 13 de abril de 1907. Lee comeou a treinar no Japo e aprendeu na China as artes marciais proibidas na Coreia. Ele se tornou um estudante de Shotokan Karate-Do. Aps voltar a Coreia, em 1944, Lee pediu permisso duas vezes para ensinar a seus conterrneos as artes marciais. S foi possvel porque o Japo retirou a proibio de treino de artes marciais em 1943. Ento, ele comeou a dar aulas na escola Young Shin. Nessa poca, as ruas estavam cheias de

gangues e grupos polticos recorrendo s artes marciais para acabar com os conflitos. Kuk Lee continuou a ensinar at fundar a academia de artes marciais com o nome de Do Kwan, ou O Instituto Onze Azul. Do mesmo jeito Hwlang Kee, nascido em 9 de novembro de 1914, criou o Soo Bahk Do Moo Duk kwan e tambm acmulou estilos. Com 7 anos ele ficou fascinado pela arte marcial, aps ver um homem sozinho acabar com um grupo de pessoas usando chutes e socos. Em 1936, Hwlang foi pego treinando escondido e isso lhe custou a sentena de morte, mas ele fugiu para a China. Em 1945, fundou a Moo Duk Kwan ou Instituto Da Virtude Marcial. Foi ali que comeou a ensinar Soo Bahk. Em setembro de 1946 o gro mestre Byung Im Joon fundou a escola de taekkyon e em 1940 ele entrou para a faculdade Nihon em Tquio onde conheceu o Kankem Toyana, fundador do Shudokan Karate-Do. Eles compartilharam seus conhecimentos de artes marciais e Yoon foi promovido 4grau da Faixa Preta. Yoon fundou a Chang Moo Kwan , Instituto de Treino de Esprito Marcial. Aps a guerra da Coria, Byung desapareceu e, ento, a Chang Moo Kwan, com nova direo prosperou e virou a Doyang em Seul, para autodefesa. J em 1965, Lee retirou sua organizao da associao coreana de Taekwon-Do e criou a associao mundial de Taekwon-Do , Chang Moo Kwan. Suh Cong Kang criou em 1949, a Kuk Moo Kwan ou Instituto Nacional de Artes Marciais. Kang foi um, dentre um seleto grupo de estudantes que treinava em segredo com Wom Kuk Lee. Aps 11 anos servindo seu pas, Kang se tornou Instrutor Chefe do departamento de polcia de Incheu enquanto ensinava seu estilo de artes marciais em instalaes militares. Byung Jik Ro criou em 11 de maro de 1944 a Sang Moo Kwan ou Instituto Eternamente Jovem de Artes Marciais. Em maio de 1946 ele foi forado a fechar a escola, mas no desistiu e a reabriu em 1953. Sang Sup Chun criou em 13 de maio de 1946, a Ji Do Kwang ou Instituto do Caminho da Sabedoria. No ano de 1950, durante a guerra da Coreia, Chum foi seqestrado e morto.

Depois disso, a Yum Moo Kwan fechou as portas mais ressurgiu como a Je Do Kwan sob a direo de Kwe Bryung Yoom e Chong Woo Lee.

General Cho Hong Hi O General Choi Hong Hi comeou a treinar em 1930 com Hong II Dong. Hong no s ensinou caligrafia mais tambm taekkyon. Em Kyoto, ele conheceu um instrutor coreano, e pegou faixa preta em 1grau de karat. Ele foi pego treinando escondido e sua sentena original era de sete anos de 1 priso, mas acabou condenado a morte . Trs dias antes de ele ser morto, o Japo se rendeu e ele se v livre. Em 1953, aps a criao da 29. Diviso de Infantaria do Exrcito Coreano, o General decidiu que todos os soldados sob o seu comando deveriam aprender artes marciais, em particular, o estilo de Taekwon-Do que vinha desenvolvendo a partir do Karat. O general Choi tambm criou a academia de treino dentro das foras armadas, chamada Oh Do Kwan ou Instituto de meu caminho. Em 1946, houve tentativas de unificar as artes marciais. A data conhecida como o nascimento do Taekwon-Do 11 de abril de 1955. Nesse dia um grupo de influentes homens entraram em conferncia com o propsito de arranjar um nome para esse novo esporte, nomeTaekwon-Do. Choi escolheu o nome por ter ligao com os chutes e socos. No comeo acharam muito parecido com taekkyon mas, depois concordaram. Em 1959, Choi convocou uma outra reunio com os lderes dos Kwan, para recomear uma unio. Em 1965 Choi voltou para a Coria aps ter sido nomeado Embaixador da Malsia. Percebeu ento, que o Tae Soo Do era a mesma arte marcial que ele tinha criado com outro nome, por isso sugeriu que o nome voltasse a ser Taekwon-Do e assim ocorreu. sendo proposto o

Esta verso da condenao de Choi, Hong Hi est em desacordo com uma vasta literatura, bem

documentada, que apresenta o futuro General Choi como um dos participantes de uma tentativa de um levante de jovens coreanos obrigados ao servio militar do Japo Imperial com o objetivo de fugirem do quartel e seguirem para as montanhas para se aliarem guerrilha contra as foras japonesas.

Em 22 de maro de 1966, o Taekwon-Do atingiu o seu lugar como arte marcial global, aps a criao da Intenational Taekwon-Do Federation.

BIBLIOGRAFIA

COOK, Doug. Taekwondo Tradicional: Tcnicas Essenciais, Histria e Filosofia; traduo, Marcos Malvezzi. So Paulo: Madras, 2011

You might also like