You are on page 1of 6

Aprendendo a desenhar: dica de desenho 3

Dica de desenho 3: aprendendo a desenhar Depois que voc entendeu a estrutura da figura clssica, idealizada, o prximo passo, saber que existem diferentes tipos fsicos. Gente de todas as idades, pessoas gordas, magras, altas, baixas, fracas e fortes; algumas tm mos maiores, narizes maiores, caras arredondadas, rostos finos... Por isso, cada um deles guarda suas prprias regras de estruturao. Alm disso, o bom desenhista precisar imprimir personalidade s figuras humanas sejam elas super-heris, grotescos ou pessoas comuns. A estruturao uma ferramenta muito preciosa que no dever ser negligenciada.

No universo dos super-heris tambm existem aqueles que chamamos degrotescos, cuja anatomia desvia-se do padro de idealizao (perfeio) dos super-heris; o Coisa (do Quarteto Fantstico), o Hulk e o Fera (dos X-Men) so apenas alguns exemplos. Estas figuras so deformaes da anatomia realista, mas mesmo elas obedecem s suas prprias leis dentro da estrutura de proporo. Vamos falar um pouco disso mais adiante. As formas geomtricas simples so ferramentas poderosas na fase bsica da construo das figuras, principalmente para que voc consiga manter aspropores caractersticas do personagem, auxiliando nos exageros e nas deformaes das figuras. Costuma-se pensar que este recurso usado apenasna estruturao das figuras consideradas estilizadas, mas no verdade. Este recurso de estruturao muito valioso seja qual for o estilo de desenho que voc, como artista, deseja utilizar. Em alguns casos, estas formas geomtricas simples so colocadas sobre o Jeremias, depois que j foram definidas as posturas bsicas e a dinmica de movimento dos personagens, para que os movimentos permitidos pelas formas correspondam ao que se espera da figura humana. O primeiro passo fazer um desenho bem solto, priorizando estes movimento, s depois coloca-se as formas geomtricas, para que se mantenham as propores especficas de cada personagem.

Acima o personagem Hulk em sua estrutura de formas geomtricas que ajuda a manter as propores caractersticas mesmo sendo ele grotesco.

Aqui, o processo de criao da postura bsica e da dinmica de movimento do personagem. Em um primeiro momento vemos os processos em separado e depois a imagem de como o artista executa o trabalho.

Inclumos agora as formas geomtricas, que vo assegurar as leis de proporo especficas do personagem em questo.

Finalmente a definio das formas mais detalhadas do personagem. E depois, a figura com formas um pouco mais detalhadas em separado (sem as formas de construo) para sua viso mais clara da forma final que o personagem ter.

Aqui, a finalizao da figura.

Agora,

de

brincadeira,

nosso

personagem

com

sua

cor

caracterstica!

Todo este processo, embora voc possa achar exagerado ou desnecessrio, importantssimo para a manuteno das propores de qualquer um de seus personagens, idealizados ou grotescos... tente fazer o exerccio! ARTES MARCELO CAMPOS

You might also like