You are on page 1of 6

A PESQUISA EM EDUCAO E O IMPACTO DO CRESCIMENTO DA PS-GRADUAO NO BRASIL Zaia Brando* Este artigo enquadra-se, pela sua prpria definio

de ponto de vista, na categoria de ensaio. No tenho a pretenso de aqui desenvolver seno algumas hipteses sobre como vejo atualmente a questo da pesquisa no campo da educao. Ainda assim, escolhi apenas um dos ngulos, sobre o qual o tema precisa ser analisado. Embora julgue ser este um dos aspectos fundamentais para o balisamento da qualidade da pesquisa em educao, tenho conscincia da limitao imposta pela priorizao de um nico aspecto na avaliao do tema. A hiptese, aqui formulada, emerge da minha experincia como pesquisadora da rea e como docente de curso de ps-graduao em educao. Nos limites deste ensaio pretendo desenvolver um ponto de vista a ser comprovado ou no por anlises mais rigorosas, prprias a outros tipos de trabalho acadmico. Parto da hiptese de que a expanso do ensino superior entre ns vem pressionando fortemente a demanda por cursos de ps-graduao; e que estes, hoje, correm o risco de sofrer um processo de expanso, to indesejvel para a preservao do carter substantivo da ps-graduao quanto se mostrou a expanso do ensino superior para a graduao. H mais de dez anos, Durmeval Trigueiro Mendes colocava este problema com muita propriedade: "A arma de que se valem os administradores para dissimular a misria da educao multiplic-la. A expanso usada como sinnimo de
* Professora da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC/RF).

dinamismo, quando na verdade no se est multiplicando nada... Expanso a multiplicao da mesma substncia e no sua deteriorao." Rtulo e substncia Em 1982, aps um trabalho de pesquisa sobre o estado do conhecimento sobre evaso e repetncia no Brasil, com base na avaliao dos resultados da pesquisa em educao entre 1971 e 1981, afirmamos: "Pesquisa-se mais do que anteriormente, mas pesquisa-se mal e em direo equivocada... a expanso da ps-graduao se, por um lado, teve um impacto quantitativo no total da produo, por outro, reflete a incompetncia da maioria dos cursos em habilitar sua clientela nos requisitos mnimos de metodologia de pesquisa, que venham a garantir a qualidade necessria s dissertaes de mestrado." Hoje, depois de mais de quatro anos de prtica docente na ps-graduao e de participao em bancas examinadoras de dissertaes de mestrado, provavelmente, no faria a afirmao acima. A meu ver, as dissertaes de mestrado, em seu conjunto, no representam, a no ser excepcionalmente, atividades de pesquisa. Estou convencida de que, avaliar o conhecimento produzido pela atividade de pesquisa na rea da educao passa, cada vez mais, ao largo das dissertaes de mestrado. O que estas representam, normalmente, so exerccios de estudo a nvel dos cursos existentes. So trabalhos mais extensos (porque trabalhos de final de curso), frutos, na maioria das vezes, de um esforo intensivo para entreg-los dentro dos prazos-limites das diferentes instituies. Qualific-los, portanto, como pesquisas, desqualificar a pesquisa e contribuir para reforar o estigma de que as cincias humanas constituem "rea menos exigente". sintomtico, neste sentido, a mudana definitiva do termo tese de

Em Aberto, Braslia, ano 5, n. 3 1 , jul./set. 19S6

mestrado, comum em dcadas anteriores, para dissertao de mestrado. Tal fato, por um lado, pode estar refletindo a conscincia da deteriorao permanente do nvel destes trabalhos e, por outro, o deslocamento da exigncia prpria ps-graduao para o doutorado. Assim, preserva-se o termo tese para trabalhos acadmicos que expressem, efetivamente, uma atividade de pesquisa, que pauta-se no objetivo de contribuir para o avano do conhecimento. A expanso ocorrida e, ainda, em curso, da ps-graduao em educao , a meu ver, um dos fatores responsveis pela descaracterizao destes programas no que tm de substantivo, ou seja, o esforo de produzir e reelaborar o conhecimento e constituir-se o locus especfico para a qualificao de novos pesquisadores, atravs do domnio do conhecimento em determinadas reas e do esforo de reflexo conjunta e crtica sobre aspectos terico-metodolgicos subjacentes ao trabalho de pesquisa j realizado e em processo na rea. A meu ver, este efeito tem permitido que sob a manuteno do mesmo rtulo (pesquisa e ps-graduao) esteja se processando um trabalho que, gradativamente, vai perdendo a substncia, com conseqncias negativas para a qualidade da pesquisa em educao. A rota credencia lista do processo de expanso da graduao e ps-graduao A expanso da ps-graduao, nos ltimos anos, deu-se pressionada quer por um movimento das instituies universitrias que se viam em retardo com relao aos centros pioneiros, quer pela presso crescente da demanda de uma clientela cada vez mais vida por credenciais que ainda guardassem o selo de distino em meio massa dos ttulos de graduao, crescentemente desvalorizados em funo do boom do ensino superior nas dcadas anteriores. Alis, Luiz Antnio Cunha j antevia, em seu livro Educao e Desenvolvimento Social no Brasil, a possibilidade deste nvel de ensino vir a exercer esta funo. ... " possvel perceber nos textos oficiais, proposies mais ou menos veladas a respeito de um outro objetivo da ps-graduao: 'manuteno

da alta cultura que permanece privilgio de alguns'... pista para a descoberta de uma funo de discriminao social que a ps-graduao estaria desempenhando, a de reestabelecer o valor econmico e simblico do diploma de ensino superior, 'degradado' em virtude do grande nmero de graduados. 0 ensino de ps-graduao confere diplomas (de mestre e doutor) que trariam a marca de raridade..." Na mesma obra. Cunha procura mostrar como se articulavam as medidas legais (sobretudo as reformas do ensino superior e do 1 e 2 graus) no objetivo, hoje, reconhecidamente frustrado, de conter a demanda pelo ensino superior. Os reflexos, portanto, do efeito no desejado da exploso do ensino superior refluem cada vez mais, no meu ponto de vista, sobre a ps-graduao e, dentro desta, sobre as reas tradicionalmente de menor prestgio no mbito das carreiras universitrias. , sobretudo, para as reas de Cincias Humanas e Sociais que acorrem cada vez mais candidatos de reas afins, com o objetivo de obter ttulos de ps-graduao que garantam o selo de distino que a graduao conferia h dcadas atrs. A trajetria da ps-graduao em educao (e certamente a de outras reas) deve ser entendida dentro desta rota credencialista, que nos imps uma poltica educacional dependente e de interesses esprios rea. sobejamente conhecida a interferncia norte-americana na questo da universidade brasileira. Por outro lado, notrio que no houve interesse por parte do Governo em incentivar a rea das Cincias Humanas e Sociais no mesmo ritmo em que incentivou certos setores da rea tecnolgica. 0 que se conseguiu, em termos de sistema de ensino superior, foi um total descompromisso com a preservao do que deveria ser caracterstico dos patamares mais elevados do processo de escolarizao: um padro de trabalho acadmico de qualidade, quer no que se refere ao ensino, quer pesquisa.

No que tange ao ensino superior, o que se viu e ainda se v a permanente expanso de uma rede paralela de instituies privadas de baixa qualidade, com o respaldo e referendum do todo poderoso, e curiosamente preservado, Conselho Federal de Educao (CFE). Diga-se de passagem que todas elas tm que se apresentar como "entidades sem fins lucrativos" e no h quem se levante, entre os eminentes conselheiros, para denunciar publicamente a farsa que esta qualificao retrica continua a acobertar.

Toda esta engrenagem permitiu o surgimento de um novo t i p o de "empresa", na rea da educao, que se especializou em preparar os processos a serem encaminhados ao CFE, pedindo abertura de novos cursos. Os responsveis por essas firmas, muitas vezes, desenvolvem uma rede de relaes, dentro do CFE, bastante til para otimizar o andamento dos processos no interior do Conselho, quando no, para conseguir uma "tica acolhedora" aos pleitos de seus clientes.

Recentemente, saiu um novo decreto que, como em 1980, susta por um ano a abertura de novos cursos. Entretanto, como em 1981, certament e , logo que se reabrirem as " c o m p o r t a s " , no ser do CFE que se poder esperar critrios de avaliao de competncia acadmica para julgar a enxurrada de pedidos das "entidades sem fins lucrativos", que pretendem "prestar seus servios educao brasileira".

No tenha dvida de que a lgica legal e cartorial, que impregnou o trabalho do CFE, continua a alimentar a expanso do ensino superior no sentido aumentativo, de que fala Trigueiro. Essa expanso desqualificadora do ensino superior vem, a meu ver, refletir-se a nvel da ps-graduao. Os quadros abaixos, elaborados com dados da Coordenao de Aperfeioamento do Pessoal de Nvel Superior (CAPES), tem o sentido meramente ilustrativo da situao da ps-graduao em educao nos ltimos anos.

Uma simples corrida de olhos pela Resoluo n 15/84, do CFE que fixa as normas de autorizao para o funcionamento de cursos superiores de graduao e para o aumento de vagas , cotejada com pareceres de diferentes conselheiros sobre a matria, suficiente para evidenciar o carter absolutamente " f r o u x o " e cartorial das normas do referido Conselho.

Ps-graduao em Educao* MESTRADO

Ano
Os critrios so to ambguos que, com base na mesma resoluo, um mesmo processo pode ser julgado, favorvel ou desfavoravelmente, conforme a tica do conselheiro. Agrava ainda mais o quadro o fato de que a longa prtica cartorial gerou tamanha burocracia que os processos de pedidos de novas vagas podem ter volumes e volumes de anexos, o que, se por um lado, dificulta o trabalho srio de alguns conselheiros, por o u t r o , indiscutivelmente, abre a possibilidade, para as "instituies interessadas", de se acobertarem em quilos e quilos de papelada intil. escandaloso identificar um discurso inteiramente conforme s normas, assim como projeto e planos de curso dentro dos padres formais exigidos que em nada garantem a implantao de cursos de bom nvel.
Em Aberto. Braslia, ano 5, n. 3 1 , jul./set. 1986

Cursos

Alunos 1987 2235 2603 2454 2531 2754 3063 3032 2947 3073

Titulados

1975

76 77 78 79 80 81 82 83 84

19 21 24 25 27 26 26 26 26 27

241 162 276 383 153 291 323 278 334 250

DOUTORADO Ano 1975 76 77 78 79** 80 81 82 83 84


*

Cursos 0 2 4 4 4 6 6 7 7 7

Alunos 0 0 31 20 48 77 91 139 190 254

Titulados 0 0 0 1 0 3 7 4 2 14

Embora os doutorados em educao s tenham surgido em 1976, e o nmero absoluto de cursos e titulados seja necessariamente pequeno, ntida a tendncia de expanso das matrculas. Apesar de ser temerria qualquer projeo em cima desses nmeros, meu palpite de que provavelmente haver uma tendncia de deslocamento de ritmo de expanso no interior da ps-graduao, do mestrado para o doutorado, nos prximos anos. Alguns problemas levantados pelo III PNPG O III Plano Nacional de Ps-Graduao (III PNPG) ao analisar a evoluo e situao atual da ps-graduao, em geral, coloca: "A rpida expanso do sistema refletiu-se na implantao de novos programas de mestrado e de doutorado numa escala de 370 programas de mestrado e 89 de doutorado, em 1975, para 787 de mestrado e 325 de doutorado, em 1985" (grifos nossos). Esses dados parecem confirmar, para o sistema da ps-graduao, a hiptese que levantamos de deslocamento interno da expanso. interessante notar que, segundo a mesma fonte, o tempo mdio de titulao calculado para o mestrado e doutorado, em 1985, esto quase equivalentes: respectivamente cinco anos para o mestrado e cinco anos e meio para o doutorado. Para o III PNPG "(...) a ps-graduao ainda se ressente de dificuldades estruturais e conjunturais que dificultam a manuteno e o crescimento da excelncia. Em particular, a legislao e a prtica vigentes no tm sido satisfatoriamente eficientes para impedir a criao e funcionamento de cursos de baixa qualidade, nem para um controle mais adequado" (grifos nossos). Entre outros problemas, destaca a questo da perda do poder aquisitivo das bolsas de estudos, que vem se refletindo em vrios aspectos, como na "reduo quantitativa e qualitativa das pesquisas associadas s atividades de ps-graduao; alto ndice de evaso dos alunos e baixo rendimente global" (grifos nossos).

Dados fornecidos pelo professor Ricardo Chanes de Rezende Martins, da Coordenao de Aperfeioamento do Pessoal de Nvel Superior (CAPES) professora Edith Frigotto.

** Dados referentes ao primeiro semestre de 1979.

Cabe destacar que o primeiro curso de mestrado em educao, da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), foi instalado em 1966 e tinha 27 alunos matriculados. Nos dez anos seguintes, houve um crescimento da ordem de dois cursos por ano e, de 1979 a 1984, possvel perceber um perodo de estabilidade no crescimento. O nmero absoluto de alunos, entretanto, expandiu-se de forma impressionante (mesmo levando-se em conta a taxa cumulativa dos que esto no segundo e terceiro anos) de 27 (em 1966) para 2.235 (em 1976). Outro elemento a destacar o percentual de titulados, que permanece estvel em torno de 10% desde ento. Isto pode ser entendido como um indicador de que, mesmo atrados pela titulao, somente a minoria da clientela atual dos mestrandos se mostra capaz para elaborar o trabalho de final de curso, ou seja, a dissertao de mestrado.

Aps definir suas diretrizes gerais o Plano conclui que "(...) a expanso necessria do sistema de ps-graduao (...) no pode ser em detrimento da consolidao e melhoria da qualidade dos cursos existentes" (gritos nossos). Estes aspectos destacados, obviamente, so o resultado da tica de minhas preocupaes a respeito dos reflexos da expanso da ps-graduao sobre as condies de se preservar o que deve ser o ncleo norteador do seu desenvolvimento: a qualidade da pesquisa produzida e a possibilidade de se encaminhar para estes programas, seno exclusivamente, ao menos preferencialmente, aqueles que no sistema universitrio demonstram motivao e condies mnimas de formao para a pesquisa. Entretanto, esta "discriminao" s ser legtima se for acompanhada por uma transformao dos prprios tipos de cursos de ps-graduao associada a uma mudana dos critrios de carreira docente nica. Os equvocos da indissolubilidade entre ensino e pesquisa Embora defenda em princpio a articulao entre ensino e pesquisa, questiono a idealizao de que devemos procurar atingir a situao em que cada professor seja um pesquisador e que todo pesquisador ensine. A prtica tem demonstrado que nem sempre isto possvel ou mesmo desejvel. Dentro do sistema de ensino superior no h quem no conhea bons professores, que nunca foram pesquisadores stricto sensu, assim como pesquisadores renomados que no se demonstraram professores competentes. A meu ver, o principal equvoco talvez seja a ausncia da valorizao social (e material) do trabalho docente, associada reproduo de uma nova diviso social do trabalho dentro do mundo acadmico, entre professores e pesquisadores. A grande maioria dos professores, no-credenciados, que no desenvolvem pesquisas, tendem a ser vistos como subintelectuais, aos quais cabe
Em Aberto, Braslia, ano 5, n. 31, jul./set. 1986

a funo subalterna (porque carente de status) de cuidar do ensino de graduao. Resta-lhes para adquirir o reconhecimento da academia, correr ps-graduao para credenciarem-se como pesquisadores, muitas vezes, com base em um nico cometimento na rea da pesquisa: sua dissertao ou tese. Por outro lado, o pesquisador, competente ou no, normalmente s adquire condies de galgar outras etapas na carreira docente, e obter melhores condies de financiamento para a sua atividade de pesquisa, quando credenciado e recredenciado na escalada sem fim dos mestrados, doutorados e ps-doutorados. Ambos so protegidos, dentro da lgica credencialista, de uma avaliao acadmica sria de seu desempenho profissional, numa compensao perversa pelas precrias condies de trabalho-salrio. Este tema, entretanto, da valorizao social e material do trabalho docente e das condies de financiamento e estabilidade para a pesquisa, merece um estudo bem mais cuidadoso, o que escapa s possibilidades da autora deste ensaio. Cabe ainda lembrar que os programas de ps-graduao, pressionados pelos dos rgos financiadores/avaliadores e pelas normas institucionais, tm que gerar ndices de produtividade dos programas. Isso os leva, muitas vezes, a ser mais "tolerantes" em relao aos critrios de seleo e aprovao de alunos e dissertaes. Por outro lado, para se ajustarem s regras do jogo, da lgica credencialista implantada no ensino superior, acabam por optar, no objetivo de manter e ampliar seus programas, pela contratao de profissionais com as "credenciais adequadas" (leiase "doutores"), ainda que tal opo implique menor competncia para os objetivos especficos dos programas e at mesmo para a preservao do ncleo substantivo da ps-graduao: produo e reelaborao do conhecimento. Para concluir, gostaramos, mais uma vez, de ressaltar a incapacidade, dentro da lgica credencialista, de caminharmos no sentido de valorizar as duas inseres profissionais igualmente necessrias melhoria do ensino

superior: a do professor e a do pesquisador. No pretendo negar a eventualidade da juno das duas atividades em um mesmo profissional. Gostaria, entretanto, que se reconhecesse como legtima, a opo por uma das atividades, at mesmo pela necessidade de se preservar a qualidade do trabalho de docncia e de pesquisa. A lgica credencialista tem, de certa forma, impedido de se tomar,

como parmetro da carreira acadmica, o valor social de diferentes engajamentos profissionais no seio da universidade. Do meu ponto de vista, ela tem se mostrado, sobretudo, bastante equivocada para a preservao da ps-graduao no processo de melhoria da produo e elaborao do conhecimento na rea da educao.

You might also like