You are on page 1of 30

Filo Arthropoda Subfilo Trilobita Subfilo Chelicerata

http://www.geocities.ws/bermudesbio/materias/artropodes2.html

http://www.coladaweb.com/biologia/reinos/artropodes

Uma armadura...

Em algum momento durante a Era Pr-Cambriana, a cutcula macia do ancestral dos artrpodes foi endurecida com a deposio de protena e de um polissacardeo denominado quitina; O crescimento exigiu que ocorresse uma sequncia de mudas cuticulares controladas por hormnios;

Os compartimentos celomticos perdem a funo de esqueleto hidrosttico, causando uma reduo do celoma e substituio por um sistema aberto, hemocele.

Filo Arthropoda

o maior filo de todo o reino animal aproximadamente 900.000 espcies de artrpodes registradas;

So protostmios eucelomados e compartilham com os aneldeos a propriedade de possurem uma metamerizao; Tendncia de que os metmeros se combinem ou se fundam em grupos funcionais, tagmas, usados para finalidades especializadas.

Quais as causas da diversidade e abundncia?

Um exoesqueleto verstil; Segmentao e apndices para uma locomoo mais eficiente; Ar conduzido diretamente s clulas.

Quais as causas da diversidade e abundncia?

rgos sensoriais altamente desenvolvidos; Padres comportamentais complexos; Limitao da competio intraespecfica atravs da metamorfose.

Caractersticas do Filo Arthropoda

Simetria bilateral; Corpo metamerizado dividido em tagmas; Apndices articulados; Exoesqueleto cuticular; Sistema muscular complexo; Celoma reduzido; Sistema digestivo completo;

Caractersticas do Filo Arthropoda

Sistema circulatrio aberto; Respirao atravs da superfcie corprea, brnquias, traquias ou pulmes foliceos; Glndulas excretoras pareadas denominadas glndulas coxais, antenais ou maxilares, alguns possuem os chamados tubulos de Malphigi; Sexos usualmente separados.

Subfilo Trilobita

Esto extintos h 200 milhes de anos; O corpo apresentava um formato trilobado resultante da existncia de um par de fendas longitudinais; O corpo estava dividido em trs tagmas: cabea, trax e pigdio.

http://www.fossilien.de/seiten/trilobiten/trilobiten.htm

http://www.geonord.org/fossil/sw3.html

Subfilo Chelicerata

Possuem seis pares de apndices, que incluem um par de quelceras, um par de pedipalpos e quatro pares de apndices locomotores (um par de quelceras e cinco pares de apndices locomotores nos lmulos);

No possuem mandbulas nem antenas;


A maioria dos quelicerados suga o alimento lquido de suas presas.

Subfilo Chelicerata

Classe Merostomata: Subclasse Eurypterida, Subclasse Xiphosurida (lmulos);

Classe Pycnogonida: (aranhas-do-mar);


Classe Arachnida: Ordem Araneae (Aranhas), Ordem Scorpionida (Escorpies), Ordem Opiliones (Opilies), Ordem Acari (caros e Carrapatos).


http://invertebratezoology.webs.com/classmerostomata.htm

http://www.ucmp.berkeley.edu/arthropoda/chelicerata/eurypterida.html

http://www.palaeontologyonline.com/articles/2011/fossil-focus-pycnogonida/

Classe Arachnida

Os acarndeos apresentam uma variedade anatmica maior que a dos insetos;


Alm das aranhas, o grupo inclui escorpies, pseudoescorpies, escorpies-vinagre, carrapatos, caros e opilies, entre outros;

Os tagmas so: cefalotrax (um par de quelceras, um par de pedipalpos e quatro pares de pernas locomotoras) e o abdmen.

Classe Arachnida

A maioria dos aracndeos predadora e possui estruturas inoculadoras e glndulas de veneno;

Dentre adaptaes que apresentam esto as glndulas de seda das aranhas.


Os aracndeos foram os primeiros artrpodes a colonizar os ambientes terrestres e mais de 70000 espcies foram descritas at o momento.

Classe Arachnida

A maioria dos aracndeos inofensiva para os seres humanos e, na verdade, faz o bem ao destruir insetos daninhos; Alguns caros e carrapatos so transmissores de doenas, alm de causadores de irritaes dolorosas;

Alguns caros causam danos a um grande nmero de produtos alimentares e plantas ornamentais importantes por sugarem seus fluidos.

Ordem Araneae (aranhas)

As aranhas correspondem a aproximadamente 35000 espcies, distribudas por toda a Terra;

O corpo da aranha constitudo por cefalotrax (prossomo) e um abdmen (opistossomo), ambos no segmentados e unidos por um pedicelo; Os apndices anteriores so um par de quelceras, que possuem garras terminais e um par de pedipalpos que trituram o alimento. Todas so predadoras.

Ordem Araneae (aranhas)

As aranhas respiram atravs de pulmes foliceos, traquias ou ambos. Os pulmes foliceos, que so nicos na aranhas;

Possuem um sistema excretor de tbulos de Malpighi, apresentam usualmente oito olhos simples, presena de cerdas sensoriais; Os fios de seda das aranhas so mais fortes que os fios de ao do mesmo dimetro, e so considerados os segundos fios mais fortes, s perdendo para fibras de quartzo fundido.

Ordem Araneae (aranhas)

Os fios de seda so usados para revestimento de abrigos, a construo de teias, para a produo de teias espermticas ou ootecas, fio-guia, produzir pontes, fios de advertncia, fios de muda, discos adesivos para produzir teia, teias comunitrias para desenvolvimento das crias, ou enrolar as presas com segurana. Nem todas tecem teias de captura;

Ritual de corte das aranhas - vdeo.

Ordem Scorpionida: Escorpies

Escorpies vivem em terrenos arenosos aparentemente localizam suas presas sentindo as ondas da superfcie; Um escorpio pode localizar uma barata enterrando-se a 50cm de distncia; Os tagmas incluem: cefalotrax (prossomo), com apndices, um par de olhos grandes, dois a cinco pares de olhos laterais pequenos; um pr-abdmen (mesossomo) de sete segmentos; e um ps-abdmen (metassomo) longo e delgado, de cinco segmentos, que termina em um aguilho.

Ordem Scorpionida: Escorpies

Na parte ventral do abdmen esto os pentes, ou pcten, utilizados para explorao do cho e reconhecimento sexual; o aguilho do ltimo segmento consiste em uma base bulbosa e uma ponta curva que injeta o veneno;
Os escorpies fazem dana de acasalamento, o macho segura os pedipalpos da fmea caminhando para frente e para trs, d toques com seus pedipalpos na rea genital da fmea e d picadas no pedipalpo da fmea; O macho deposita um espermatforo e puxa a fmea para cima dele enquanto a massa de espermatozoides capturada pelo orifcio genital feminino.

http://rivanildo-rivanildo.blogspot.com/2010/10/escorpioes.html

Ordem Opiliones: Opilies

Apresentam abdmen e cefalotrax amplamente fundidos, sem apresentar constrio formada pelo pedicelo, e o abdmen apresenta segmentao externa; Possuem quatro pares de pernas, geralmente muito longas e finas, e podem eliminar uma ou mais delas sem um efeito negativo aparente quando so seguradas por um predador;

Hbitos detritvoros.

Ordem Acari: caros e carrapatos

So 30000 espcies descritas, estima-se que existam entre 500000 e um milho de espcies; Os caros diferem de todos o outros aracndeos por apresentar uma fuso completa entre cefalotrax e abdmen, sem nenhum sinal de diviso externa ou segmentao; Alm das doenas que eles mesmos provocam, os caros esto entre os principais transmissores do doenas em todo o mundo, s perdendo para os mosquitos, eles ultrapassam os outros artrpodos.

http://www.turistamalemolente.com.br/como-acabar-com-os-acaros

Filogenia e irradiao adaptativa

As caractersticas compartilhadas entre aneldeos e artrpodes do um suporte forte hiptese de que os dois filos derivaram de uma linhagem de protostmios celomados segmentados; Evidncias moleculares de que os artrpodes e aneldeos se alinham em superfilos separados uma variao dramtica desta crena;

A separao destes superfilos implica que a metamerizao surgiu independentemente e um carter convergente;
Entretanto, as anlises que do suporte hiptese da existncia de dois ramos, Ecdysozoa e Lophotrochozoa possuem um defeito importante: a falha em suportar o monofiletismo de Annelida e Mollusca.

You might also like