You are on page 1of 14

Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro ACRDO

RECURSO ELEITORAL Na 269-79.2012.6.19.0099 PROCEDNCIA: CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ (99 a ZONA ELEITORAL - CAMPOS DOS GOYTACAZES) RECORRENTE RECORRIDO ADVOGADO ADVOGADO ADVOGADO ADVOGADO ADVOGADO ADVOGADO ADVOGADO ADVOGADO : MINISTERIO PUBLICO ELEITORAL : ALEXANDRE MARCOS MOCAIBER CARDOSO (ALEXANDRE MOCAIBER) : Joo Batista de Oliveira Filho : Jos Sad Junior : Rodrigo Rocha da Silva : Igor Bruno Silva de Oliveira : Bruno de Mendona Pereira Cunha : Luiz Victor Monteiro Alves : Paulo Henrique de Mattos Studart : Flavio Marcelo Ramos da Silva

RECURSO ELEITORAL. REGISTRO DE CANDIDATURA. IMPUGNAO. ELEIES 2012. VEREADOR. INELEGIBILIDADE. DECISO DO TCE TRANSITADA EM JULGADO NO SENTIDO DA IRREGULARIDADE DE CONTAS DE ORDENADOR DE DESPESAS DA CMARA MUNICIPAL DE MARIC E DE GESTOR DO FUNDO MUNICIPAL DE SADE. IRREGULARIDADE INSANVEL, ATO DOLOSO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, IRRECORRVEL E NO SUSPENSA. INCIDNCIA DA CAUSA DE INELEGIBILIDADE PREVISTA NA ALNEA "g". PROCEDNCIA DO PEDIDO EM DECISO COLEGIADA EM AO DE INVESTIGAO JUDICIAL ELEITORAL. INCIDNCIA DA ALNEA "d". DESPROVIMENTO DO RECURSO. Rejeitada a alegao preliminar de ausncia de formao de litisconsrcio passivo necessrio entre o recorrido e o partido a que se encontra vinculado. Precedentes TSE. Inteiro teor dos acrdos proferidos pelo TCE/RJ so pblicos e encontram-se disponibilizados na internet, motivo pelo qual foram consultados por este Relator, para fins de verificao da incidncia ou no da alnea "g" do inciso I do artigo 12 da LC 64/90. Aplicao de multa no valor de R$ 2.000 UFIR's/RJ, com base no inciso IV do art. 63 da LC/RJ 63/90, pelo no atendimento de determinao d encaminhamento de documentao necessria anlise das contas o requerido, na qualidade de ordenador de despesas do Fundo Muni de Sade de Campos. Imputao de dbito no valor de 1.545,5169 UFIR's-RJ, em virtude

Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro


pagamento a maior de remunerao ao recorrido. Recebimento integral do valor do ms, ainda que fizesse jus a apenas 16 dias. Tratando-se de contas relativas ao Fundo Municipal de Sade de Campos, permanecendo inerte o recorrido, obstando a fiscalizao pelo Tribunal de Contas, insere-se no art. 11, inciso VI, da Lei de Improbidade Administrativa. Entretanto, impossvel a aferio do dolo, por no se conhecer o contexto ftico que levou omisso do recorrido. Pagamento como ordenador de despesas a maior de sua prpria remunerao como vereador. Pagamento acima dos limites estabelecidos pela Constituio Federal configura, em tese, ato doloso de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio, mesmo porque no h hiptese de realizao de pagamento de maneira culposa. Precedentes TSE. Irregularidades apontadas em decises transitadas em julgado pelo TCE de contas de Ordenador de Despesas da Cmara Municipal de Campos dos Goytacazes. Presena dos demais requisitos aptos a configurar a causa de inelegibilidade, vez que j houve o trnsito em julgado e no h recurso com efeitos suspensivos nem anulao pelo Poder Judicirio. Embargos de declarao opostos em 29.05.2012. Tendo em vista a data do trnsito em julgados de todas as decises proferidas pelo Tribunal de Contas, verifica-se que o aludido recurso manifestamente intempestivo, porquanto oposto muito alm do prazo de 30 dias previsto na LC/RJ 63/90. Configurada a existncia de vcio de natureza insanvel e ato doloso de improbidade administrativa, encontra-se o recorrido inelegvel. Condenao, por deciso colegiada, pela prtica de abuso de poder econmico por meio de ao de investigao judicial eleitoral. Incidncia da causa de inelegibilidade prevista na alnea "d". Incidncia das alteraes trazidas pela Lei Complementar 135/2010 a fatos ocorridos antes de sua vigncia. Deciso STF. Controle concentrado. Eficcia erga omnes e efeito vinculante para os 6 os do Poder Judicirio. Pelo provimento do recurso, para julgar procedente o pedi formulado na ao de impugnao ajuizada pelo recorrente e, por onsequncia, oca i ber indeferir o registro de candidatura de Alexandre M Cardoso ao cargo de Vereador do Municpio d 9mpos dos Goytacazes.

RECURSO ELEITORAL NQ 269-79.2012.6.19.0099

Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro


ACORDAM os Membros do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, por unanimidade, em prover o recurso, nos termos do voto do relator. Publicado em sesso. Sala de Sesses do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 30 de agosto de 2012.

JUIZ ANT

AUGUSTO GASPAR Relator

RECURSO ELEITORAL NQ 269-79.2012.6.19.0099

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA JUDICIRIA COORDENADORIA DE SESSES

RELATRIO

Trata-se de recurso eleitoral interposto pelo Ministrio Pblico Eleitoral visando a reforma da sentena de fls. 150/156, prolatada pelo Juzo da 99 Zona Eleitoral deste Estado (Campos dos Goytacazes), que julgou improcedente pedido formulado em ao de impugnao ajuizada pelo recorrente e, por consequncia, deferiu o registro de candidatura de Alexandre Marcos Mocaiber Cardoso (Alexandre Mocaiber) ao cargo de Vereador do Municpio de Campos dos Goytacazes, sob o fundamento de no terem sido comprovadas as causas de inelegibilidade previstas nas alneas "d" e "g" do inciso I do art. 1Q da LC 64/90. Em suas razes recursais, s fls. 159/166, sustenta o Parquet, no que tange alnea "d" do citado ato normativo, que, mesmo que a deciso proferida na Ao de Investigao Judicial Eleitoral 7342 tenha imputado ao recorrido a sano de inelegibilidade por 3 anos a contar do pleito de 2008, o prazo de 8 anos de inelegibilidade introduzido pela LC 135/2010 incidiria no caso em comento, ainda que o fato tenha ocorrido em momento anterior sua vigncia, posto que as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento da formalizao do requerimento de registro de candidatura. Assim, no seu entender, ainda que o recorrido tenha sido atingido por inelegibilidade de acordo com os prazos previstos poca, tais prazos devem ser estendidos, por tratar-se de imposio de novo requisito negativo para pleitearse cargo eletivo, no se confundindo com ocorrncia de agravamento da pena ou de bis In idem. Quanto causa de inelegibilidade prevista na alnea "g" da referida lei, assevera que as informaes constantes sobre diversas condenaes do recorrido na lista disponibilizada pelo TCE/RJ gozam de presuno de veracidade, sendo prescindvel a anlise das decises proferidas, uma vez que o pargrafo 5Q do art. 11 da Lei 9.504/97 prev que da referida lista deve apenas constar os nomes daqueles que tiveram contas rejeitadas por vcio insanvel. Destaca no competir Justia Eleitoral o mrito da deciso proferida pelo rgo fiscalizador, devendo, to-somente, constatar a presena de elementos idneos a comprovar a ocorrncia da causa de inelegibilidade. Por tais motivos, pugna, por fim, pelo provimento do recurso.

Login Impresso: JMIRANDA

Data Impresso: 30/08/2012 22:47:47

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA JUDICIRIA COORDENADORIA DE SESSES


Contrarrazes de Alexandre Marcos Mocaiber Cardoso, s fls. 168/180, aduzindo, preliminarmente, a necessidade de formao de litisconsrcio passivo entre o pr-candidato e o respectivo partido poltico, a teor do artigo 47 do Cdigo de Processo Civil, o que restaria incabvel, posto que esgotado o prazo decadencial. No mrito, sustenta a inaplicabilidade da LC 135/10 no caso em comento, tendo em vista que a jurisprudncia do TSE firme no sentido da irretroatividade da LC 135/2010 para alcanar fatos pretritos, impedindo a ampliao da sano de inelegibilidade de 3 para 8 oito anos. Afirma a inexistncia de subordinao entre o registro de candidatura ora em anlise e o pedido formulado nas eleies de 2010, haja vista que as causas de inelegibilidade devem ser aferidas a cada eleio. Destaca que a ao de impugnao proposta pelo Ministrio Pblico Eleitoral no foi devidamente instruda, em decorrncia da ausncia de juntada aos autos dos acrdos proferidos pelo TCE/RJ, os quais seriam aptos aferio da extenso e da gravidade das irregularidades ali apontadas ao recorrido, no se desincumbindo, assim, o impugnante, de comprovar a insanibilidade das contas rejeitadas. Ressalta, ainda, que as manifestaes do TCE/RJ somente poderiam gerar a inelegibilidade do ora impugnado quando dissessem respeito a prestaes de contas relativas aplicao de recursos oriundos de convnios e que, na presente hiptese, referem-se a atos praticados na condio de Prefeito do Municpio de Campos dos Goytacazes. Assim, a competncia para o julgamento de tais contas seria da Cmara Municipal, atuando o TCE/RJ como mero auxiliar do Poder Legislativo, requerendo, ao final, o desprovimento do recurso. A Procuradoria Regional Eleitoral exarou parecer s fls. 186/187v, no sentido do desprovimento do recurso. o relatrio.

Login Impresso: JMIRANDA

Data Impresso: 30/08/2012 22:47:47

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA JUDICIRIA COORDENADORIA DE SESSES

VOTO
O recurso merece ser conhecido, eis que presentes os requisitos intrnsecos e extrnsecos de admissibilidade. Inicialmente, rejeita-se a alegao preliminar de ausncia de formao de litisconsrcio passivo necessrio entre o recorrido e o partido a que se encontra vinculado, sendo este o entendimento j firmado, tanto na doutrina, quanto na jurisprudncia do Tribunal Superior Eleitoral. Nesse sentido destaca-se o seguinte julgado:

(TSE - Ac. Ng. 18.151, de 12-12-2000 - JU-RISTSE 7:113).

Inexistncia de litisconsrcio passivo necessrio"

"(...) Alegao de nulidade absoluta pela falta de citao da coligao e do partido ao qual est filada a candidata.

Dessarte, afastada a preliminar arguida, passa-se, ento, ao exame do mrito. No presente recurso, discute-se basicamente se o recorrido estaria enquadrado nas inelegibilidades descritas no artigo 1, inciso I, alneas "d" e "g", da LC 64/90. Para a configurao da causa de inelegibilidade prevista na alnea "g", cumpre verificar a presena simultnea dos seguintes requisitos: contas rejeitadas por irregularidade insanvel; - a irregularidade deve caracterizar ato doloso de improbidade administrativa; a deciso do rgo competente que rejeita as contas deve ser irrecorrvel; e a deciso de rejeio das contas no deve ter sido suspensa nem anulada pelo Poder Judicirio.

Conforme relatado pelo recorrido, o impugnante no trouxe aos autos cpias das decises proferidas pelo rgo fiscalizador nas quais foram rejeitadas contas na qualidade de ordenador de despesas. Entretanto, em que pese a argumentao de que o nus probatrio caberia ao impugnante, o inteiro teor dos acrdos proferidos pelo TCE/RJ encontram-se disponibilizados na Internet, de livre acesso ao pblico. Sendo

Login Impresso: JMIRANDA

Data Impresso: 30/08/2012 22:47:47

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA JUDICIRIA COORDENADORIA DE SESSES


assim, tendo em vista o interesse pblico envolvido nos feitos de registro de candidatura, as informaes necessrias para a anlise dos requisitos acima descritos, por serem pblicas, foram obtidas por este Relator apenas acessando o site http://www.tce.rj.gov.br . Dessa forma, passa-se a discorrer acerca dos julgados do TCE. Ao contrrio do alegado pelo recorrido no sentido de que as decises seriam referentes a contas da Prefeitura daquele municpio, em pelo menos dois processos, h julgamentos pelo TCE, com decises transitadas em julgado, de contas de Ordenador de Despesas, sendo um da Secretaria Municipal de Sade e outro da Cmara Municipal, ambos do Municpio de Campos dos Goytacazes, nos exerccios de 1998 e 2005, respectivamente. No primeiro processo (25111-2/02), foi determinada a aplicao de multa no valor de R$ 2.000 UFIR's/RJ, com base no inciso IV do art. 63 da LC 63/90, pelo no atendimento de determinao de encaminhamento de documentao necessria anlise das contas do recorrido, na qualidade de ordenador de despesas do Fundo Municipal de Sade de Campos. No processo 220.162-6/06, por sua vez, foi imputado ao recorrido dbito no valor de 1.545,5169 UFIR's-Rj, em virtude do pagamento a maior de remunerao ao recorrido, no ms de maio de 2005, uma vez que a Cmara Municipal de Campos dos Goytacazes deixou de aplicar o clculo proporcional com base no ltimo dia do ms em que esteve na vereana, recebendo, assim, integralmente o valor do ms, ainda que fizesse jus a apenas 16 dias. Assim, expostos os fatos que foram analisados pelo TCE, impese verificar a presena ou no dos requisitos necessrios para a configurao da causa de inelegibilidade prevista na citada alnea "g". Nesse ponto, importante ressaltar que, no primeiro caso, o recorrido deixou de cumprir diligncia determinada pelo TCE/Rj, no sentido da apresentao de documentos necessrios apreciao das aludidas contas. Dessa forma, tratando-se de contas relativas ao Fundo Municipal de Sade de Campos, permanecendo inerte o recorrido, obstou a fiscalizao de tais contas pelo Tribunal de Contas, caracterizando-se sua conduta em ato de improbidade administrativa, a teor do artigo 11 da Lei 8.429/92, in verbis

"Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, e notadamente: VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo;"
Login Impresso: JMIRANDA Data Impresso: 30/08/2012 22:47:47

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA JUDICIRIA COORDENADORIA DE SESSES

Portanto, a rejeio das contas por omisso do recorrido na apresentao de documentos necessrios anlise da gesto do citado Fundo configura-se irregularidade insanvel. Entretanto, no possvel, nesta hiptese, aferir o dolo, por no se conhecer o contexto ftico que levou omisso do recorrido. Outrossim, o recorrido, na qualidade de Presidente da Cmara Municipal de Campos dos Goytacazes, foi responsvel pela irregularidade detectada no Processo 220.162-6/06, consubstanciada no pagamento a maior de sua prpria remunerao. Verifica-se que, no pronunciamento do TCE, no h expressamente a classificao de insanibilidade das irregularidades apontadas. Todavia, ante a prtica estampada, houve a glosa sob tal ngulo no que tange a pagamento realizado sem base legal. Sobre o tema, destaca-se a jurisprudncia mais recente do Tribunal Superior Eleitoral, conforme se depreende do voto exarado pelo Ministro Ricardo Lewandowski, quando do julgamento do AgR-Respe/Rj 39737 -89, publicado no Dje em 30.04.2010, in verbis: 51 concluso do TRE do Rio de Janeiro est de acordo com a mais recente jurisprudncia deste Tribunal sobre o tema: carter insanvel de contas em casos de pagamento a maior a vereadores, sem previso legal. "(grifamos) Assim, verifica-se a presena do primeiro requisito, qual seja, contas rejeitadas por irregularidade insanvel, cabendo analisar se a irregularidade em questo caracteriza ato doloso de improbidade administrativa. Pode-se conceituar o ato de improbidade administrativa como sendo todo aquele praticado por agente pblico, contrrio s normas da moral, lei e aos bons costumes, com visvel falta de honradez e de retido de conduta no modo de agir perante a Administrao Pblica. Assim que o preceito constitucional inscrito no caputdo art. 37 da Constituio Federal de 1988, abrange os agentes pblicos de maneira geral, sendo ora aquele que exerce atividade pblica como agente administrativo, ora aquele que atua como agente poltico, que est no desempenho de um mandato eletivo. Conforme estabelece o referido artigo, a violao a um dos princpios enumerados em seu corpo, atrai para o agente pblico que o violar tanto administrativo, quanto poltico - as sanes prescritas pela Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), dentre outras.

Login Impresso: JMIRANDA

Data Impresso: 30/08/2012 22:47:47

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA JUDICIRIA COORDENADORIA DE SESSES A irregularidade detectada pela Corte de Contas tm natureza insanvel manifesta, at porque decorrente de ato de gesto ilegal, ilegtimo e antieconmico, causador de dano ao errio e que pode configurar improbidade administrativa. Nota-se, ainda, no haver provas de que o recorrido teria ressarcido ao errio os valores indevidamente utilizados. Assim, tendo sido realizado pagamento indevidamente, evidente que o ato causou prejuzos ao errio, podendo caracterizar ato de improbidade administrativa. Nesse mesmo sentido j se manifestou o Tribunal Superior Eleitoral em caso semelhante ao ora em exame: "AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL ELEITORAL RECEBIDO COMO ORDINRIO. ELEIES 2010. DEPUTADO ESTADUAL. INELEGIBILIDADE. REJEIO DE CONTAS. TCE/AC. PRESIDENTE DE CMARA MUNICIPAL. PAGAMENTO A VEREADORES ACIMA DOS LIMITES CONSTITUCIONAIS. IRREGULARIDADE INSANVEL. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. DESPROVIMENTO. (...) Pagamento a maior a vereadores, acima do limite de 5% (cinco por cento) da receita do Municpio (art. 29, VII, da Constituio Federal) constitui irregularidade insanvel e configura ato doloso de improbidade administrativa, a teor do art. 10, 1, IX e XI, da Lei n 8.429192. No caso, a deciso que rejeitou as contas do ento Presidente da Cmara Municipal de Santa Rosa do Purus/AC, ora agravante, transitou em julgado em 2.8.2006. Agravo regimental desprovido." (grifo nosso) (TSE, Ag. Reg. RESPE 854-12, Relator Ministro Aldir Passarinho Junior, j. em 16/11/2012) Ressalta-se que, no voto proferido pelo Relator do acrdo citado, restou asseverado que "no h hiptese de realizao de pagamentos de maneira
culposa."

De fato, no h que se falar em ausncia de dolo no pagamento a maior de subsdio a maior ao prprio recorrido, ento Presidente da Cmara de Vereadores. Assim, o ato praticado pelo ento ordenador de despesas revestese, ainda que de forma indireta, em violao ao artigo 29, inciso VI, da Magna Carta, posto que eleva o subsdio dos vereadores, devendo ser revestido de anlise acurada por parte do administrador pblico. Desse modo, o pagamento realizado a ele prprio como vereador da cidade de Campos dos Goytacazes, configura, em tese, ato doloso de improbidade administrativa. No mais, cumpre destacar a presena dos demais requisitos aptos

Login Impresso: JMIRANDA

Data Impresso: 30/08/2012 22:47:47

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA JUDICIRIA COORDENADORIA DE SESSES a configurar as causas de inelegibilidade, vez que, conforme pesquisa realizada na pgina da intranet deste Tribunal Regional Eleitoral j houve o trnsito em julgado dos acrdos da Corte de Contas (fls. 96/98). Alm disso, no h recurso com efeito suspensivo nem anulao pelo Poder Judicirio. Seno, vejamos. Consta do documento encaminhado pelo TCE/RJ que foram opostos embargos de declarao (15611-/12) em 29.05.2012 (fls. 96/98). Entretanto, no h referncia neste documento, nem tampouco no site do TCE/RJ, qual dos processos listados em nome do recorrido o aludido recurso visa atacar. Ademais, tendo em vista a data do trnsito em julgado de todas as decises proferidas pelo Tribunal de Contas, verifica-se que o aludido recurso manifestamente intempestivo, porquanto oposto muito alm do prazo de 30 dias previsto na LC/RJ 63/90. Assim, no havendo provas de deciso conferindo ao recurso ora em tramitao perante aquela Corte efeitos suspensivos, patente a ocorrncia do trnsito em julgado. Alm disso, no h provas de eventual interposio de ao anulatria perante a Justia Comum, hbil a afastar os efeitos da aludida deciso. Destarte, configurada a existncia de vcio de natureza insanvel e ato doloso de improbidade administrativa (artigo 10 da Lei 8.429/92), conclui-se que o recorrido encontra-se inelegvel, devendo seu registro de candidatura ser indeferido, nos termos do art. 14, 99, da Constituio Federal, combinado com o art. 19, inciso I, alnea "g", da Lei Complementar n 64/90. De outra banda, observa-se, ainda, a incidncia da causa de inelegibilidade prevista na mencionada alnea "d". Cumpre destacar que a condenao, por deciso colegiada, pela prtica de abuso de poder econmico reconhecido em ao de investigao judicial eleitoral, constitui, indubitavelmente, causa de inelegibilidade, nos moldes do estabelecido no artigo 19, inciso I, alneas "d", da Lei Complementar 64/90, com a redao dada pela Lei Complementar 135/10. De tal forma, certo que a condenao imposta ao recorrido no Recurso Eleitoral 7342 (fls. 35/85) caracteriza causa de inelegibilidade. Neste ponto, deve ser enfrentada a questo referente incidncia ou no das alteraes trazidas pela Lei Complementar 135/2010, em especial quanto aos fatos ocorridos antes de sua vigncia. A referida questo no merece, no entanto, maiores digresses. Isso porque o Supremo Tribunal Federal, quando do julgamento conjunto das Aes Declaratrias de Constitucionalidade 29 e 30 e da Ao Direta de

Login Impresso: JMIRANDA

Data Impresso: 30/08/2012 22:47:47

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA JUDICIRIA COORDENADORIA DE SESSES Inconstitucionalidade 4578, concluiu, por maioria, pela aplicabilidade das novas hipteses de inelegibilidade s situaes ocorridas antes da edio da LC 135/2010, conforme se extrai do trecho da ementa abaixo colacionado:

"AES DECLARATRIAS DE CONS77TUCIONALIDADE E AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE EM JULGAMENTO CONJUNTO. LEI COMPLEMENTAR NI; 135/10. HIPTESES DE INELEGIBILIDADE. ART. 14, 94 DA CONSTITUIO FEDERAL. MORALIDADE PARA O EXERCCIO DE MANDATOS ELETIVOS.INEXISTNCIA DE AFRONTA IRRETROATIVIDADE DAS LEIS: AGRAVAMENTO DO REGIME JURDICO ELEITORAL. ILEGITIMIDADE DA EXPECTATIVA DO INDIVDUO ENQUADRADO NAS HIPTESES LEGAIS DE INELEGIBILIDADE. PRESUNO DE INOCNCIA (ART. 52, LVII, DA CONSTITUIO FEDERAL): EXEGESE ANLOGA REDUO TELEOLGICA, PARA LIMITAR SUA APLICABILIDADE AOS EFEITOS DA CONDENAO PENAL. ATENDIMENTO DOS PRINCPIOS DA RAZOABILIDADE E DA PROPORCIONALIDADE. OBSERVNCIA DO PRINCPIO DEMOCRTICO FIDELIDADE POLTICA AOS CIDADOS. VIDA PREGRESSA: CONCEITO JURDICO INDETERMINADO. PRESTGIO DA SOLUO LEGISLATIVA NO PREENCHIMENTO DO CONCEITO. CONS77TUCIONALIDADE DA LEI. AFASTAMENTO DE SUA INCIDNCIA PARA AS ELEIES J OCORRIDAS EM 2010 E AS ANTERIORES, BEM COMO E PARA OS MANDATOS EM CURSO. A elegibilidade a adequao do indivduo ao regime jurdico - constitucional e legal complementar - do processo eleitoral, razo pela qual a aplicao da Lei Complementar n g 135/10 com a considerao de fatos anteriores no pode ser capitulada na retroatividade vedada pelo art. 52, XXXV, da Constituio, merc de incabvel a invocao de direito adquirido ou de autoridade da coisa julgada (que opera sob o plio da clusula rebus sic stantibus) anteriormente ao pleito em oposio ao diploma legal retromencionado; subjaz a mera adequao ao sistema normativo pretrito (expectativa de direito). (...)" (grifamos)
(ADC 29, Relator Ministro Luiz Fux, Publicado no DJe em 29.06.2012)

Ademais, o voto condutor do acrdo, de lavra do Exmo. Ministro Luiz Fux, consignou de maneira cristalina que os prazos de inelegibilidade devem ser ampliados para 8 anos, mesmo para os que estejam em curso ou j tenham se encerrado. Cite-se, para tanto, o seguinte trecho do voto condutor do acrdo:

"Em outras palavras, a elegibilidade a adequao do indivduo ao regime jurdico - constitucional e legal complementar - do processo eleitoral, consubstanciada no no preenchimento de requisitos "negativos" (as inelegibilidades). Vale dizer, o indivduo que tenciona a concorrer a cargo eletivo deve aderir ao estatuto jurdico eleitoral. Portanto, a sua adequao a esse estatuto no ingressa no respectivo patrimnio jurdico, antes se traduzindo numa relao ex lege dinmica. essa caracterstica continuativa do enquadramento do cidado na legislao eleitoral, alis, que tambm permite concluir pela validade da extenso dos prazos de inelegibilidade, originariamente previstos em 3 (trs), 4 (quatro) ou 5
Login Impresso: JMIRANDA Data Impresso: 30/08/2012 22:47:47

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA JUDICIRIA COORDENADORIA DE SESSES


(cinco) anos, para 8 (oito) anos, nos casos em que os mesmos encontram-se em curso ou j se encerraram. Em outras palavras, de se entender que, mesmo no caso em que o indivduo j foi atingido pela inelegibilidade de acordo com as hipteses e prazos anteriormente previstos na Lei Complementar n2 64/90, esses prazos podero ser estendidos se ainda em curso - ou mesmo restaurados para que se cheguem a 8 (oito) anos, por fora da lex nova, desde que no ultrapassem esse prazo." (grifo nosso) Frise-se, por oportuno, que, em sede de controle concentrado, as decises proferidas tm, alm de eficcia erga omnes, efeito vinculante para os rgos do Poder Judicirio, o que obriga a observao da interpretao emanada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma do 2Q do art. 102 da Magna Carta. Dessa forma, no h que se questionar a aplicabilidade da inelegibilidade em questo com a ampliao de seu prazo para 8 (oito) anos, ainda que os fatos tenham sido praticados antes da vigncia da LC 135/2010 e que o prazo anterior de 3 (trs) anos j tenha se encerrado. Assim, incidindo o recorrido nas causas de inelegibilidade descritas nas alneas "d" e "g" do inciso I do artigo 1Q da LC 64/90, impe-se o indeferimento de seu registro de candidatura. Ante o exposto, vota-se pelo provimento do recurso,

para julgar procedente o pedido formulado na ao de impugnao ajuizada pelo recorrente e, por consequncia, indeferir o registro de candidatura de Alexandre Marcos Mocaiber Cardoso ao cargo de Vereador do Municpio de Campos dos Goytacazes.

Login Impresso: JMIRANDA

Data Impresso: 30/08/2012 22:47:47

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA JUDICIRIA COORDENADORIA DE SESSES

EXTRATO DE ATA
RECURSO ELEITORAL N 9 269-79.2012.6.19.0099 - CLASSE RE RELATOR: JUIZ ANTONIO AUGUSTO GASPAR RECORRENTE RECORRIDO ADVOGADO ADVOGADO ADVOGADO ADVOGADO ADVOGADO ADVOGADO ADVOGADO ADVOGADO : MINISTERIO PUBLICO ELEITORAL : ALEXANDRE MARCOS MOCAIBER CARDOSO (ALEXANDRE MOCAIBER) : JOO BATISTA DE OLIVEIRA FILHO : JOS SAD JUNIOR : RODRIGO ROCHA DA SILVA : IGOR BRUNO SILVA DE OLIVEIRA : BRUNO DE MENDONA PEREIRA CUNHA : LUIZ VICTOR MONTEIRO ALVES : PAULO HENRIQUE DE MATTOS STUDART : FLAVIO MARCELO RAMOS DA SILVA

VOTO DO RELATOR. PUBLICADO EM SESSO.

DECISO: POR UNANIMIDADE, DESPROVEU-SE O RECURSO, NOS TERMOS DO

PRESIDNCIA DO DESEMBARGADOR Luiz ZVEITER. PRESENTES A DESEMBARGADORA LETICIA DE FARIA SARDAS, O DESEMBARGADOR FEDERAL SERGIO SCHWAITZER, OS JUZES ANTONIO AUGUSTO DE TOLEDO GASPAR, LUIZ ROBERTO AYOUB, LEONARDO PIETRO ANTONELLI E ANA TEREZA BASILIO E O REPRESENTANTE DA PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL. SESSO DO DIA 30 DE AGOSTO DE 2012.

SENOTA, 30/8/12- RE 269-79.2012.6.19.0099 It.)

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO SEO DE ACRDOS - SJD

Ref.: Recurso Eleitoral NP

1 RI,

:7/'

_a

CERTIDO DE PUBLICAO CERTIFICO que, nesta data, o Acrdo do processo em referncia, foi publicado em sesso Ar5- 2-(2.' 00 6 Rio de Janeiro, 30 de agosto de 2012. e-r- ia de Souza Ribeiro Chefe Ga Seo de Acrdos Purieftlia de 5,5112/1 NiSeire Chefe da Seo de Acrdos

REMESSA

Nesta data, remeto os presentes autos CORIP. Rio de Janeiro, de setembro de 2012.

e Souza Ribeiro A Chefe da Seo de Acrdos Alogia de Soou Niheito Chefe da Seo de Acrdaos

You might also like