You are on page 1of 4

Saber Eletrnica Online

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/1571/imprimir:yes

Imprimir

PROJETOS / Projetos
06/04/2010 16:36:07

10 Osciladores CMOS
Funes lgicas CMOS podem ser configuradas para resultar em excelentes osciladores retangulares com frequncias at uns 7 MHz. Esses circuitos podem ser usados como base para uma infinidade de projetos que vo de geradores de efeitos sonotos a clocks para configuraes lgicas.Neste artigo, focalizamos 10 osciladores CMOS para o leitor empregar em seus projetos
Newton C. Braga

Embora a frequncia mxima de operao de um circuito lgico CMOS dependa da tenso de alimentao, se precisarmos gerar sinais que no excedam alguns megahertz, ele consiste na soluo ideal pelo seu baixo custo, simplicidade e facilidade de configurao. Os circuitos dados a seguir podem ser usados nas aplicaes em que se necessita de sinais retangulares de baixas e mdias frequncias, empregando circuitos integrados convencionais da famlia CMOS. Oscilador com Porta NAND 4093 ou Inversor 40106 Nosso primeiro oscilador o mais simples de todos, tendo sua frequncia determinada pela rede RC. Essse circuito, mostrado na figura 1, gera um sinal retangular com aproximadamente 50% de ciclo ativo em frequncias que podem passar de 1 MHz. O circuito integrado mais usado nesta aplicao o 4093, mas funes inversoras disparadoras como as do 40106 tambm funcionam satisfatoriamente. O valor mnimo de R est em torno de 1 kohms e para C o valor mnimo recomendado 100 pF. Podemos modificar esse circuito para operar com uma rede LC, gerando sinais de frequncias mais altas, at uns 7 MHz com 10 V, seguindo a configurao apresentada na figura 2. Nas frequncias mais altas o sinal de sada j no ser perfeitamente retangular.

Oscilador a Cristal 4001/4011 Na figura 3 temos uma forma de configurar um inversor (NAND ou NOR) para gerar sinais com a frequncia controlada por um cristal de quartzo. Oscilador com 2 Inversores O circuito da figura 4 gera sinais retangulares e faz uso de dois inversores de um circuito integrado 40106. Os outros inversores do 40106 podem ser utilizados de forma independente. A frequncia deste circuito determinada por R e C. Para R = 100 k ohms e C = 10 nF teremos um sinal na faixa de udio.

1 de 4

16/05/2012 10:03

Saber Eletrnica Online

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/1571/imprimir:yes

Oscilador Controlado por Tenso Podemos controlar a frequncia do oscilador anterior numa boa faixa de valores a partir de uma tenso externa, usando a configurao da figura 5. A tenso de controle estar entre 0 e 2 V, tipicamente. O circuito, com os componentes indicados, gera sinais na faixa de udio e a forma de onda retangular. Outras funes CMOS que possam ser configuradas como inversores, funcionaro perfeitamente nesse oscilador.

Oscilador com Trs Inversores Maior estabilidade para a gerao dos sinais pode ser conseguida com o oscilador ilustrado na figura 6. Os trs inversores so de um circuito integrado 40106, mas outros circuitos integrados que possam ser empregados na mesma funo serviro. O sinal de sada retangular e a frequncia depende de R1 e C1. Para os valores indicados, o circuito gera sinais na faixa de udio.

Oscilador sem Componentes Externos No oscilador exibido na figura 7 a frequncia de operao depende do tempo de propagao do sinal atravs das funes inversoras. Como esse tempo depende da tenso de alimentao, podemos controlar a frequncia pelo potencimetro de 10 k ohms que ajusta a tenso no circuito. O sinal gerado pode chegar a alguns megahertz e rico em harmnicas, servindo o oscilador como excelente gerador de sinais. Outras funes inversoras podem ser empregadas no mesmo circuito e o nmero de portas deve ser sempre mpar.

2 de 4

16/05/2012 10:03

Saber Eletrnica Online

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/1571/imprimir:yes

Oscilador Disparado Na figura 8 temos um circuito que entra em oscilao quando o pino de entrada for levado ao nvel alto. A frequncia determinada por R1 e C1. R2 deve ser sempre maior do que 10 vezes o valor de R1. Com os valores indicados, o circuito gera um sinal na faixa das audiofrequncias. Outras funes que possam ser configuradas como inversor e controle podem ser empregadas. Por exemplo, podemos usar em lugar do 4069 o prprio 4011 como inversor. O sinal obtido na sada deste circuito retangular com um ciclo ativo de aproximadamente 50%. Oscilador com Portas NOR Na figura 9 mostramos como obter um oscilador usando as portas NOR de um circuito integrado 4001. O sinal gerado retangular e a sua frequncia depende basicamente de C1 e R2. R1 deve ser pelo menos 10 vezes maior que R2.

Oscilador de Frequncia Varivel No circuito da figura 10 podemos ajustar a frequncia do sinal gerado em um potencimetro comum. A frequncia gerada depende do capacitor e para o valor indicado estar na faixa de udio. Qualquer circuito integrado CMOS que possa ser configurado como inversor funcionar neste circuito.

3 de 4

16/05/2012 10:03

Saber Eletrnica Online

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/1571/imprimir:yes

Concluso Os circuitos que vimos so apenas alguns que podem ser usados como osciladores. Lembramos que a velocidade de operao dos circuitos CMOS depende muito da sua tenso de alimentao. Assim, para uma alimentao de 5 V, um circuito alcana no mximo 3 MHz enquanto que alimentado com 15 V pode chegar a 8 MHz. A frequncia mxima, em cada caso, depende do circuito integrado utilizado. Consulte os manuais em caso de dvidas.

Extrado do Portal Saber Eletrnica Online - Todos os direitos reservados - www.sabereletronica.com.br

4 de 4

16/05/2012 10:03

You might also like