You are on page 1of 3

14/08/2012 18h09 - Atualizado em 15/08/2012 10h21 Par apresenta Ideb abaixo da mdia da regio norte Estado teve diminuio

significativa na avaliao do Ensino Mdio. Dados do Mec apontam que Par est longe da meta nacional.

O Ministrio da Educao (Mec) divulgou nesta tera-feira (14) os dados do ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb) referentes ao ano de 2011. O indicador uma forma de monitorar a qualidade do ensino no pas, avaliando o desempenho de alunos dos ensinos fundamental e mdio a cada dois anos com notas que variam de zero a dez. A meta nacional que o Ideb do Brasil tenha mdia 6 at o ano de 2022, que equivale ao desempenho dos pases desenvolvidos. Porm, as escolas do Par ainda esto longe desta realidade.

Segundo os dados do Mec, os ndices do estado ficam bem abaixo do ideal e da mdia nacional em todas as sries avaliadas. A avaliao do estado para os anos iniciais do ensino fundamental teve pontuao de 4,2, a mesma da regio norte, mas inferior ao ndice nacional, 5. Com relao aos anos finais do ensino fundamental, o Par conseguiu mdia 3,7 em 2011, um dcimo abaixo da mdia dos estados regio norte (3,8) e quatro dcimos a menos do que a mdia nacional (4,1). J os nmeros do ensino mdio tiveram uma retrao: dos 3,1 alcanados em 2009 para 2,8 em 2011 - nmero quatro dcimos abaixo da mdia da regio norte, que

de 3,2 em 2011, e quase um ponto abaixo da pontuao mdia do pas, que de 3,7. Especialista critica falta de investimentos na educao do estado Para Ronaldo Lima Arajo, doutor em educao da Universidade Federal do Par, o desempenho abaixo da mdia registrado no estado j era esperado. "Em geral, o Ideb do Par tem ficado abaixo da mdia nacional. um problema da m qualidade da educao no Par, resultado de um histrico da falta de compromisso com a educao", comenta. Porm, para Arajo, a posio que o Par ocupa no ranking nacional inaceitvel. "No h justificativa para um estado que est entre os dez maiores geradores de riqueza do pas ter um dos piores desempenhos na educao. Isso significa que geramos riqueza, mas no revertemos isto em bem estar para a populao", explica. Arajo aponta que a soluo seria o estado fazer um trabalho para identificar o que causou o crescimento nos ndices do ensino fundamental e o declnio do ensino mdio, para que ocorra a aplicao de polticas pblicas que melhorem o quadro geral do estado. Segundo ele, os problemas da educao no Par so srios, especialmente com relao ao ensino mdio. "Temos 100 mil jovens de 15 a 17 anos fora da escola, e cerca de 250 mil com os estudos atrasados, cursando sries anteriores. S 100 mil alunos esto onde deveriam estar, e estes ainda tem uma educao de baixa qualidade. Isto gravssimo. A juventude est com o presente prejudicado e o futuro ameaado", avalia o educador. Estudantes reclamam da qualidade do ensino no Par A dona de casa Odete Costa est preocupada com o futuro do filho Jheymeson, de 15 anos. Ele estuda em um colgio pblico, e sofre com ausncias de professores e desorganizao."Um dia desses eu fui at l para saber as notas do meu filho, e ningum sabia me dizer nada, porque nem as notas da primeira avaliao tinham sido lanadas", desabafa. Jheymerson conta que nunca reprovou, mas sente dificuldades em algumas disciplinas, "especialmente as de exatas, como matemtica, fsica e qumica", relata o estudante. Alm disso, outro problema a flata de estrutura: os bebedouros do colgio, por exemplo, no refrigeram a gua, que servida quente aos alunos. A falta de investimentos j foi sentida na pele pela me do rapaz, que estudou no mesmo colgio nas turmas de Ensino para Jovens e Adultos (Eja). "Passei um ano inteiro sem professor de matemtica", relembra a dona de casa.

You might also like