You are on page 1of 14

DIREITO TRIBUTRIO 1 BIMESTRE Atividade financeira do Estado: a busca de recursos pelo Estado para a satisfao das necessidades pblicas.

as. Elementos: - receita pblica: obteno de recursos (Unio, Estados e Municpios) para os cofres pblicos. - despesa pblica: emprego do numerrio arrecadado em bens e servios. - oramento pblico: previso de receita e fixao da despesa. Gesto. - crdito pblico: equao de receita e despesa pblica. Disciplinas que tratam da atividade financeira do Estado: Cincia das Finanas (especulao) e Direito Financeiro (ponto de vista normativo). Direito Tributrio (tem autonomia, porm possui razes no direito financeiro): sub- ramo do direito financeiro (tem amplitude maior). Receita Pblica: Ingresso de dinheiro nos cofres pblicos. Classificao: ORIGINRIA DERIVADA

Provm da explorao do patrimnio do Deriva da economia privada para os cofres Estado. pblicos. Bilateral (Estado obtm a receita se tiver Unilateral (depende da vontade do estado). acordo com o particular). Estado usa seu poder de soberania. Estado no usa seu poder de soberania. Legal Contratual

ORIGINRIA: a) Patrimonial: aluguel de bens, arrendamento de terras, aplicaes financeiras. Sociedade de economia mista. b) Industrial DERIVADA: a) Tributria: decorre da arrecadao de tributos. b) No-Tributria: decorrente da arrecadao do descumprimento de qualquer dispositivo. Ex: multa carter punitivo. OBS: Multas moratrias so receita pblica. Tributo: uma receita pblica derivada cobrada pelo Estado para o particular, para atender as necessidades pblicas.

Art. 3 CTN: toda prestao pecuniria compulsria, em moeda cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei, e cobrada mediante atividade administrativa vinculada (no necessita de interveno do Poder Judicirio, o servidor obrigado a praticar o ato para o devedor pagar aquilo que devido). OBS: Tributo no tem carter de ilicitude. Classificao: VINCULADO NO VINCULADO

Estado s cobra o tributo se presta servio No existe contraprestao direta, o retorno se d pblico, pressupe atividade por parte do a longo prazo em benefcio da coletividade. Esstado. Ex: emprego, segurana, habitao.

Espcies: IMPOSTO: 12 tipos de impostos. Se verifica o poder de imprio do Estado. o no vinculado. o principal tributo. TAXA: Essencialmente contraprestacional, vinculada. CONTRIBUIO DE MELHORIA: decorre da valorizao imobiliria, vinculada. EMPRSTIMO COMPULSRIO: no vinculado, de competncia exclusiva da Unio. CONTRIBUIES PARAFISCAIS OU ESPECIAIS: competncia da Unio, artigo 149 do CTN. 1 grupo: contribuio sindical, FGTS, INSS vinculados. 2 grupo: CIDE sob imposto de combustvel no vinculada. 3 grupo: exerccio de profisso regulamentada vinculada. Ex: anuidade da OAB. OBS: Pedgio: compulsrio, vinculado. Art. 150, V, CF. Ressalva ao princpio da locomoo. Se assemelha a uma taxa, vinculado. No uma receita pblica. Inexiste repasse para o Estado, mas tributo. IMPOSTO: Todos so beneficiados. Discriminados na CF. No vinculado: fato gerador no exige atuao do Estado. O benefcio vem a mdio ou a longo prazo.. Criado com base no IR quem ganha mais paga mais. Caractersticas: generalidade (todos devem pagar imposto), uniformidade (o imposto deve ser cobrado da mesma forma para todos). Classificao: DIRETO Quem sofre o nus. Ex: IPVA, IPTU, IR.

INDIRETO Ex: IPI, ICMS. Contribuinte de direito: empresa que produz. Contribuinte de fato: consumidor final.

REAL Coisa

PESSOAL

Quando incide sobre determinado fato e para clculo leva em conta as caractersticas de Quando incide sobre uma coisa quem pratica o ato. (bem), no leva as caractersticas. Ex: IR. Exs: IPTU, ITR, IPVA.

FIXO Que no varia, significa imutvel. Ex: ISSQN

PROPORCIONAL

PROGRESSIVA

no Alquota que se joga em Imposto aumenta quando a cima de uma base de base de clculo aumentada. clculo. Ex: IR. Ex: IPTU, IPVA, Imposto de importao.

TAXA: Pode ser cobrada indistintamente. Ilimitada. Contraprestacional. Artigo 77: Cobradas pelos Estados, DF e Municpios. Fato gerador o exerccio regular do poder de polcia ou a utilizao efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. : Taxa no pode ter base de clculo ou fato gerador idnticos ao imposto, nem calculados em funo do capital das empresas. Espcies (dois motivos para a cobrana da taxa). 1. Taxa de polcia: artigo 78 CTN. 2. Taxa de servio: servio pblico utilizao efetiva e potencial (postos disposio). Exs: auto-escola, passaporte, porte de arma, construo. Art. 79: utilizao compulsria lixo, esgoto. Servios utilizados: - efetivamente: usufrudos a qualquer ttulo; - potencialmente: postos disposio; - especficos: unidades autnomas de interveno, de utilidade ou de necessidade pblicas; - divisveis: utilizados separadamente. TAXA tributo, depende modificao. de lei TARIFA para No tributo, no decorre de lei, basta decreto. Exs: gua, luz, telefone, Correio, tarifa bancria. CONTRIBUIO DE MELHORIA: - decorrente da valorizao dos imveis; - fazer uma obra onde no tem nada;

- Poder Pblico tem que avisar da obra, custo rateado entre os moradores; - no obrigado a cobrar; - obra feita com recursos oramentrios; - valor pago de uma s vez; - rateio proporcional; EMPRSTIMO COMPULSRIO: - pressupe acordo de vontade, mediante pagamento de juros, parcelas; - obrigados a emprestar dinheiro para a Unio; - Unio restitui; - competncia privativa da Unio; - FND Fundo Nacional de Desenvolvimento. CONTRIBUIES ESPECIAIS OU PARAFISCAIS: Grupos: cont. sociais, CIDE, cont. categorias profissionais. Competncia privativa da Unio. Exceto CIDE todas as contribuies so para saciar as necessidades da Unio. Art. 149 CTN. - Cont. Sociais: Estado institui a lei, e o credor cobra. Englobam o maior nmero. So anuidades pagas pelos profissionais. Exs: CRM, CRC, CREA, CRO, PIS, COFINS, FGTS. Nem sempre o credor do tributo o Estado. Sistema S (Senai, Senac, Sebrae) entidades paraestatais. - CIDE: contribuio para interveno no domnio econmico. - Cont. Categorias Profissionais: IAA: instituio do acar e do lcool. IBC: instituto brasileiro do caf. DIREITO TRIBUTRIO: - Atividade de cobrana de tributo (prestao) por meio do Estado. - Natureza jurdica: direito pblico obrigacional e comum. - Terminologia: direito fiscal e direito financeiro. - Evoluo: sempre se cobrou tributo rei sditos. Ex: cobrana de tributo de forma escrita 1.215 reinado do Joo-Sem-Terra. - Autonomia: didtica, cientfica (disciplina autnoma dotada de princpios prprios. FONTES: Formas de expresso do direito. - Art. 96: A expresso legislao tributria compreende as leis, os tratados e as convenes internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relaes jurdicas a eles pertinentes. Classificao (dependendo da relatividade):

PRINCIPAIS Maior hierarquia, tem mais fora. Exs: leis, tratados e decretos.

ACESSRIAS Menos hierarquia. Normas complementares.

OBS: A definio da fonte se d por excluso. LEI: Principal fonte de qualquer ramo do direito. - CF: capitulo destinado ao sistema tributrio nacional. - EC: mesmo valor do texto constitucional. - LC: detalhao da CF, art. 146, exs: criao de emprstimo compulsrio e o prprio CTN. - LO: fruto do trabalho do Poder Legislativo. quem cria os tributos. OBS: No existe hierarquia entre LC e LO, pois tratam de matrias diferentes (doutrinadores). Posicionamento do professor: LC superior LO. LO no pode alterar o CTN, somente LC. - LEI DELEGADA: Poder Executivo faz legislao por delegao do legislativo. - MP: com fora de lei. 60 dias prorrogada por mais 60 dias. No serve para criar tributo novo. - RESOLUES: feitas pelo legislativo. Cmara dos Deputados e Senado (voz do estado, tem participao nas alquotas de impostos estaduais). - DECRETO LEGISLATIVO: manifestao do Presidente da Repblica. Legislativo edita o ato de competncia do Presidente e o Congresso se manifesta atravs de decreto. ACORDOS, TRATADOS E CONVENES INTERNACIONAIS: - Tratados: acordo de operaes ratificados no Brasil pelo Congresso Nacional atravs de decreto. - Nmero maior de pases: Conveno Internacional. Exs: tratados para evitar duplicao de IR, comrcio exterior (importao e exportao), Mercosul e Mercado Comum Europeu. - Mercosul: uma unio aduaneira incompleta (itens pendentes). Tarifa externa comum mesma alquota de imposto de importao para tudo que vem de fora. Alquota zero: produtos produzidos pelos prprios pases. ACI: rea de controle integrado. DECRETOS: - Regulamentar: serve para pr em execuo uma lei, dar mos detalhamento, diferente de regulamento. Ex: RIR regulamentar imposto de renda.

- Individual: no regulamenta nada. Ex: aumentar alquotas de impostos, IPI, IOF, importao, exportao. - Art. 97: Somente a lei pode estabelecer: I instituio de tributo, ou a sua extino; II majorao e reduo de tributos; III, IV fixao da alquota do tributo e da sua base de clculo; ex: definio do fato gerador da obrigao tributria. V cominao de penalidades; VI hiptese de excluso, suspenso e extino dos crditos tributrios. - Art. 146 CF - Art. 97, 1: equiparao da majorao do tributo com a modificao da base de clculo, que importe mais oneroso. - Art. 97, 2: no constitui majorao do tributo a atualizao do valor monetrio da base de clculo (isso no existe mais). - No existe inflao no Brasil, os juros so referentes taxa selic. - Art. 98: O tratado no revoga a lei interna, d apenas tratamento diferenciado. - Art. 99: decretos regulamentares. Fontes acessrias, secundrias, complementares: - Art. 100: normas complementares. I atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas. Ex: aviso, circular. II decises dos rgos singulares ou coletivos de jurisdio administrativa, a que a lei atribua eficcia normativa. III prticas reiteradas observadas pelas autoridades administrativas. IV convnios que entre si celebrem a Unio, o Estado, o DF e os Municpios (so internos para a troca de informaes). : A observncia das normas exclui a imposio de penalidades, a cobrana de juros de mora e a atualizao do valor monetrio da base de clculo do tributo. Vigncia e aplicao da legislao tributria: Vigncia: requisito para a validade formal. Aplicao: eficcia, produo de seus efeitos no mundo jurdico, pressupe a lei em vigor. Vigncia latente: obrigatoriedade, validade jurdica. Dependendo do assunto, interesse, a lei dever ter essa vigncia, que nada mais do que o perodo da publicao at a vigncia (vacatio legis). Exs: CTN, CC. Incio da vigncia: prazo disposto em lei, ou regra dos 45 dias (LICC). Extino da vigncia revogao (por outra lei) expressa (lei nova diz os artigos revogados) ou tcita (lei nova incompatvel com a lei velha). Incio da aplicao: a lei tem que estar vigente, Regulao de fatos futuros princpio da irretroatividade da lei (regra geral).

- Irretroatividade da lei: para benefcio do contribuinte. - OBS: Em direito tributrio poder se aplicar uma norma que no est em vigor. Ex: lei vigente na poca do fato. - LC 95/98: artigo 8 - quanto maior a repercusso do assunto, maior o perodo da vigncia latente. - Lei nova dever estabelecer: 1) Direito adquirido: direito conquistado na vigncia da lei anterior, mas ter aplicao na lei nova. 2) Ato jurdico perfeito: exige uma conduta do agente, diferentemente do direito adquirido. Ex: preenchimento de condies parcelamento de dbito tributrio, se a ao no for feita no prazo o contribuinte poder no conseguir realizar o parcelamento. 3) Coisa julgada: deciso que no cabe mais recurso. - Art. 101: vigncia no tempo e no espao da legislao tributria. - Direito tributrio: possui princpios prprios. - Art. 102: legislao no espao (Estados, DF, Municpios). Cada pessoa tem competncia para legislar, conforme sua localizao geogrfica. - Convnio: a legislao de um Estado poder ser aplicada em outro (comunicao). - Art. 103: Salvo disposio em contrrio entram em vigor: I atos administrativos na data de sua publicao; II as decises (prticas reiteradas de autoridades administrativas), 30 dias aps a data da sua publicao. III os convnios na data neles prevista. Se no prever data conta-se da publicao. - Art. 104: Princpio da anterioridade. Imposto sobre patrimnio: IPTU, IPVA. Imposto sobre renda: IR. Entram em vigor no 1 dia do exerccio seguinte quele em que ocorra a sua publicao os dispositivos de lei, referentes a impostos sobre o patrimnio ou a renda. I que instituem ou majoram tais impostos; II que definem novas hipteses de incidncia. Ex: CPMF. III que extinguem ou reduzem isenes, salvo se a lei dispuser de maneira mais favorvel ao contribuinte, observado o disposto no art. 178. - Art. 105: A legislao tributria aplica-se imediatamente aos fatos geradores futuros e aos pendentes (futuros, a partir de 1 de janeiro do exerccio seguinte), assim entendidos aqueles cuja ocorrncia tenha tido incio, mas no esteja completa nos termos do artigo 116. - Art. 106 PROVA!! A lei aplica-se a ato ou fato pretrito: exceo ao princpio da irretroatividade: I em qualquer caso, quando seja expressamente interpretativa, excluda a aplicao de penalidade infrao dos dispositivos interpretados. - esclarecer, afastar ambiguidades. - interpretao autntica: realizada pelo prprio poder que a criou. - lei interpretativa significado, alcance da norma.

- se a lei interpretativa, ser retroativa (novo entendimento, fatos anteriores) crtica da doutrina (discusso acadmica). - explicao do contedo da lei anterior. - no se tem um exemplo concreto de lei interpretativa. - se a lei ambgua, nova lei (aplicao do direito tributrio, em vez da interpretao autntica). II tratando-se de ato no definitivamente julgado. - oposto de coisa julgada. - ex: contribuinte autuado est exercendo defesa no h ainda coisa julgada administrativa. a) Quando deixe de defini-lo como infrao; - beneficiado com a lei mais benfica - ex: lei com tratamento diferenciado, no caracterizando infrao. b) Quando deixe de trat-lo como contrrio a qualquer exigncia de ao ou omisso, desde que no tenha sido fraudulento e no tenha implicado em falta de pagamento de tributo; - ex: falsificao de documento (neto fictcio) para pagar menos imposto. A lei retroativa no beneficiar o contribuinte, pois h ato fraudulento c) Quando lhe comine penalidade menos severa que a prevista na lei vigente ao tempo se sua prtica. Penalidade: multa (cominao pecuniria). Ex: perda do mrito mas reduo da multa, por exemplo. Interpretao da legislao tributria: - Busca do alcance do significado da lei no caso concreto. Hermenutica jurdica. - Mtodos: GRAMATICAL OU LITERAL = mais utilizado. Interpretao em sentido estrito, ao p da letra. HISTRICO = advm do tempo que a lei foi gerada. LGICO = racionalidade. TELEOLGICO = busca os fins pelos quais a lei foi criada. SISTEMTICO = interpretao dentro de um sistema onde a lei est inserida. Integrao da legislao tributria: - Juntar: proposio capaz de suprir a ausncia ou lacuna da lei. Busca de uma proposio. - Mtodos: CTN - Nesta ordem: 1) ANALOGIA: deciso igual em caso semelhante, busca de decises de casos parecidos. 2) PRINCPIOS GERAIS DIREITO TRIBUTRIO: legalidade, anterioridade, irretroatividade. 3) PRINCPIOS GERAIS DIREITO PBLICO: aplicveis em qualquer ramo do direito. 4) EQUIDADE: abrandar com rigor a lei. Tratamento equnime, sem deixar de cumprir a lei. Serve para atenuar a aplicao de penalidades pecunirias ou no pecunirias. Exs: perda de mercadorias, interdio do estabelecimento, regime especial de fiscalizao. Competncia do Ministro da Fazenda. - Art. 107

- Art. 108: 1: O emprego da analogia no poder resultar na exigncia de tributo no previsto em lei. 2: O emprego da equidade no poder resultar na dispensa do pagamento de tributo devido. - Art. 109: Princpios gerais de direito privado pesquisa (definio, contedo, alcance e formas) e no para definio dos efeitos tributrios. - Art. 110: Princpios gerais de direito privado. A lei tributria no pode alterar a definio, o contedo e o alcance de institutos, conceitos e formas de direito privado, utilizados, expressa ou implicitamente, pela CF, pelas Constituies dos Estados, ou pelas Leis Orgnicas do DF ou dos Municpios, para definir ou limitar competncias tributrias. OBS: O direito tributrio tem autonomia, pois importa conceitos do direito privado para cobrar tributos. - Art. 111: Utilizao do mtodo de interpretao literal. I suspenso ou excluso de crdito tributrio; II outorga de iseno; ex: dispensa do pagamento de tributo IRPF. III dispensa do cumprimento de obrigaes tributrias acessrias. - Art. 112: Interpretao mais benigna. A lei tributria que define infraes, ou lhe comina penalidades, interpreta-se de maneira mais favorvel ao acusado, em caso de dvida quanto: I capitulao legal do fato; II natureza ou s circunstncias materiais do fato, ou natureza ou extenso dos seus efeitos; III autoria, imputabilidade, ou punibilidade; IV natureza da penalidade aplicvel, ou sua graduao. A obrigao tributria: - uma relao jurdica atravs da qual o Estado tem o direito de exigir do sujeito passivo uma determinada prestao. OBRIGAO PRIVADA OBRIGAO TRIBUTRIA

Se o devedor no cumpre, se resolve, indenizao Aplicao de penalidades pecunirias. por perdas e danos. Indisponibilidade. Se o credor no quiser executar o devedor mo acontece nada.

- ESPCIES: PRINCIPAL Cumprimento do principal acompanha a acessria. ACESSRIA - Independe da principal.

Qualquer obrigao de fazer ou no fazer que a lei atribui Pagamento de tributo, penalidades ao sujeito passivo. pecunirias previstas no CTN. Ex: entrega da declarao de IR pagamento. Dar: dinheiro. Fazer, No fazer, O descumprimento de uma obrigao tributria acessria gera multa.

- OBS: Entrega de declarao fora do prazo: 1% imposto devido ou R$ 165,74 se inexistir imposto a declarar. Elementos constitutivos: - Sujeito ativo: credor Estado. - Sujeito passivo: devedor (contribuinte, responsvel). - Objeto: prestao positiva ou negativa, o vnculo jurdico do Estado com o particular. - Causa: lei. Fontes e nascimento da obrigao tributria: - LEI: fonte principal, previso em abstrato, para que a obrigao se materialize deve existir o fato gerador. OBRIGAO TRIBUTRIA = LEI + FATO GERADOR - OBS: O crdito somente surge aps o lanamento. Todo lanamento (feito pelo fisco) decorrente da obrigao tributria. - Art. 113: A obrigao tributria principal ou acessria. 1: A obrigao principal surge com a ocorrncia do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniria e extingue-se juntamente com o crdito dela decorrente. 2: A obrigao acessria decorre da legislao tributria e tem por objeto as prestaes, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadao ou da fiscalizao dos tributos. 3: A obrigao acessria, pelo simples fato da sua observncia, converte-se em obrigao principal relativamente a penalidade pecuniria. Fato gerador da obrigao tributria: - Fato econmico ou jurdico. - Conceito: um fato realizado por particular que gera o dever de pagar tributo ou cumprir uma obrigao tributria acessria. - Cada tributo tem o fato gerador expresso na lei que o criou. - Terminologia: fato tpico tributrio, fato gerador em concreto e em abstrato. - Fato gerador em concreto = hiptese de incidncia (fato gerador em abstrato), para o professor no tem distino. - Classificao: - Instantneo ou simples: se realiza em um nico ato/momento. Ex: importao de mercadorias, venda fato gerador o ICMS. - Peridico ou composto: fato gerador o somatrio de elementos (positivos e negativos) no decorrer do tempo. O perodo estabelecido pela lei. Ex: IRPF.

- Continuado: enquanto se estiver na propriedade do bem, estar se realizando o fato gerador da obrigao de pagar tributo. Ex: ITR (grava a propriedade de imveis rurais no dia 1 de janeiro), IPTU, IPVA. - Elementos: MATERIAL: nuclear, descrio do acontecimento. O que o sujeito passivo precisa fazer para se obrigar. Exs: IR (percepo de renda), IPVA (ter veculo automotor). SUBJETIVO OU PESSOAL: pessoas que fazem parte da relao entre estado e particular. ESPACIAL OU TERRITORIAL: o local determina onde a obrigao ser cumprida. Jurisdio e competncia. Ex: tributo municipal. TEMPORAL: MAIS IMPORTANTE! Quando o fato aconteceu. Se algum, for cobrar tributo lei vigente na data do fato gerador, mesmo que a lei no esteja mais em vigor (pode at mesmo ter sido revogada). QUANTIFICATIVO OU VALORATIVO: diz respeito base de clculo, alquota. Todo fato gerador dever ter seu valor quantitativo (renda, valor, bem). OBS: IR s incide sobre lucro fato gerador da obrigao. Ausncia de valor, no precisa descontar IR. OBS 2: DOI Declarao de operaes imobilirias (relao dos sujeitos que compraram imveis). - Efeitos do fato gerador: materializar o nascimento da obrigao tributria, marcar no tempo o nascimento da obrigao.

- Critrios de incidncia, no incidncia, iseno e imunidade: - incidncia: tributo devido porque ocorrido o fato gerador. - OBS: IPI sobre o cigarro. - No incidncia: no ocorrido o fato gerador, o tributo no devido. O contribuinte no praticou (fato concreto) as hipteses previstas em abstrato (lei). - Iseno: espcie de no incidncia. Contribuinte desonerado. Favorecimento fiscal, previsto em LO. Ocorreu o fato gerador, mas o contribuinte no precisa pagar. Ex: pessoas doentes que recebem aposentadoria/penso. Quem tem competncia para tributar tem competncia para isentar. - Imunidade: espcie de no incidncia, prevista na CF/88. Para sua incidncia, dever passar pela CF. - Art. 114: Fato gerador da obrigao principal a situao definida em lei como necessria e suficiente sua ocorrncia (tem que haver uma situao ftica). - Art. 115 PROVA!! Fato gerador da obrigao acessria qualquer situao que, na forma da legislao aplicvel, impe a prtica ou a absteno de ato que no configure obrigao principal (pagar tributo).

- fato gerador: quem declara tem que estar na faixa de rendimentos. - fato gerador: declarao, quem est obrigado a declarar. OBS: Nem toda mercadoria sada fato gerador do ICMS. -Art. 116: Salvo disposio de lei em contrrio, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos: I tratando-se de situao de fato, desde o momento em que se verifiquem as circunstncias materiais necessrias a que produza os efeitos que normalmente lhe so prprios; II tratando-se da situao jurdica, desde o momento em que esteja definitivamente constituda, nos termos do direito aplicvel. : A autoridade administrativa poder desconsiderar atos ou negcios jurdicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrncia do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigao tributria, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinria. Este pargrafo tem a finalidade de evitar prticas desleais. Ex: aquisio de um bem simulao de um contrato de leasing aumento do capital com provimento dos scios. - Art. 117: Para os efeitos no inciso II do artigo anterior e salvo disposio de lei em contrrio, os atos ou negcios jurdicos condicionais reputam-se perfeitos e acabados: I sendo suspensiva a condio, desde o momento de seu implemento; Evento futuro e incerto. Quando a aquisio do direito fica condicionada aos efeitos do ato, que acontecero no futuro se houver o implemento da condio. II sendo resolutria a condio, desde o momento da pratica do ato ou da celebrao do negcio. Os efeitos geram desde a sua celebrao. O fato gerador ocorre j, mesmo que o negcio seja anulado posteriormente. OBS: Direito tributrio convencionado ao direito obrigacional. OBS: Atividades ilcitas/proibidas: contribuinte pagar imposto, a atividade no relacionada ao fato gerador, independentemente da validade. - Art. 118: A definio legal do fato gerador interpretada abstraindo-se: I da validade jurdica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, responsveis, ou terceiros, bem como da natureza do seu objeto ou dos seus efeitos. II dos efeitos dos fatos efetivamente ocorridos so irrelevantes. OBS: Para o fisco no interessa a origem do dinheiro. O sujeito ativo da obrigao tributria: - o credor (Estado) PJ de direito pblico interno (quem tem o poder legislativo). - Sujeitos: Estados e entidades paraestatais ( a Unio que cria o tributo, assim as entidades no tm o poder de legislar).

- Unio autora da lei, nesse sentido, o criador da lei o cobrador da obrigao. PODER DE TRIBUTAR PODER DE EXIGIR

Poder de soberania do estado para criar Exigir que o particular pague o que deve ao leis, competncia tributria. estado.

Competncia Tributria: - decorrente do poder de tributar; - o poder que a CF d s PJ de direito pblico interno com poder legislativo para criar tributo; - tributo criado por LO legislador ordinrio competente; - s quem tem competncia tributria poder legislar; - a CF d apenas a competncia tributria; - tal competncia exercida apenas dentro dos limites, princpios, expressos na CF/88; - competncia legislativa plena. Capacidade tributria ativa: o poder que as PJ tem para exigir, cobrar, fiscalizar tributo. Indelegabilidade competncia tributria: - o poder no pode ser repassado; - se o ente quiser tributar, ele tributa. - Art. 119: Sujeito ativo da obrigao a PJ de direito pblico titular da competncia para exigir o seu cumprimento. - Art. 120: Utilizao da legislao do municpio me. Salvo disposio de lei em contrrio, a PJ de direito pblico, que se constituir pelo desmembramento territorial de outra, sub-roga-se nos direitos desta, cuja legislao tributria aplicar at que entre em vigor a sua prpria. - Art. 06: A atribuio constitucional de competncia tributria compreende a competncia legislativa plena, ressalvadas as limitaes contidas na CF, nas Constituies dos Estados e nas Leis Orgnicas do DF e dos Municpios, e observado o disposto nesta Lei. - Ex: IPVA cobrado pelo Estado 50% para o Municpio no d poderes para o Municpio legislar, cabe apenas ao Estado, pois de competncia da Unio. : Os tributos cuja receita seja distribuda, no todo ou em parte, a outras PJ de direito pblico pertencem competncia legislativa daquela a que tenha sido atribudos. - Art. 7: A competncia tributria indelegvel, salvo atribuio das funes de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria, conferida por uma PJ de direito pblico a outra, nos termos do 3, art. 18 CF. 1: A atribuio compreende as garantias e os privilgios processuais que competem PJ de direito pblico que a conferir. 2: A atribuio pode ser revogada, a qualquer tempo, por ato unilateral da PJ de direito pblico que a tenha conferido.

3: No constitui delegao de competncia o cometimento, a pessoas de direito privado, do encargo ou da funo de arrecadar tributos. Ex: bancos PJ de direito privado no delegao, contrato comercial. Quem arrecada o imposto so os bancos. Cabe eles somente verificar o prazo, pois no fiscalizam, exigem nada. - Art. 08: O no-exerccio da competncia tributria no a defere a PJ de direito pblico diversa daquela a que a CF a tenha atribudo. Se a Unio no exercer a competncia, o Estado no poder exerc-la em seu lugar.

OBS: Os artigos em negrito so aqueles que iro cair na prova!

You might also like