You are on page 1of 5

Por que preciso de um mestre?

Era uma vez algum que se chamava Um. Um andava ou se movia pelo fluxo da existncia em sintonia com o universo, soberano do amor, da paz e da conscincia. Um era o Tudo. Um era o Eu. Um era o Ns. Enfim, sem muitas explicaes, o corao de Um quis experinciar outras formas de conhecimentos e no seria possvel ingressar nessa jornada e continuar vivendo dentro da totalidade. Portanto Um criou um plano: a dualidade. Um mundo paralelo, com um sistema cognitivo to potente quanto dentro da prpria essncia, soaria para alguns como um grande labirinto de sonhos sendo sonhados e re-sonhados constantemente por milhares de pensamentos, mas que apenas a mente mestra de Um guiava todas as experincias. Mas Um no estava completamente desligado do seu mundo unificado, ento escolheu perder a memria da conscincia de si e por pura curiosidade e aventura resolveu criar e entrar dentro desse sonho e viver o labirinto dos espelhos, sem memria alguma de si mesmo. Mas antes foi deixando pistas possveis pelo caminho, caso sentisse vontade de voltar a ser Um. Foi deixando essas marcas pelo caminho, mas o que ele no esperava que aos poucos e com o tempo essas marcas foram sendo apagadas e nada restava agora, se no a confiana de que sua prpria natureza de alguma forma o acordaria desse sonho. Mas sua sabedoria era tamanha e antes mesmo de se esquecer de si, para facilitar a sua vida, ele revestiu todas as paredes desse labirinto com espelhos mgicos, vrios formatos, texturas, dimenses, tridimenses, outras naturezas, gostos, sabores, cheiros, de homens, mulheres, raas, crenas, medos, sombras, galxias, pequenos mundos, os planetas, seres invisveis, animais, coisas inanimadas, os elementos, as estaes, as cores... E Cada espelho funcionava como uma chave. Para abrir e revelar a verdade era necessrio no se apegar a miragem do que estava sendo visto e por um ato j de mais conscincia de si, quebrar uma a uma todas as imagens. Porque era atrs dos espelhos que residiam os pedaos da sua memria iluminada. Um virou bilhes de pessoas, trilhes de formas, quatrilhes de problemas! Todas as formas vivendo separadas e com sonhos autnomos dentro de um

mesmo labirinto. Um completamente desmemoriado foi criando sonhos dentro de sonhos e criando mais e mais redes com conhecimentos distintos. Na verdade foi se enredando de tal maneira em suas criaes que num ato total de desespero criou dentro da dualidade, a culpa, o medo, e a morte. Arqueiros do que ele chamou de Ego. Ficava com o tempo cada vez mais difcil desapegar desse sonho e acordar para sua verdadeira essncia, porque tambm tinham l os seus grandes prazeres. Cada vez a crena do que ele poderia ser o afundava em mscaras de mais e mais iluses, que o seduziam para o fundo do mar e o devoravam sem piedade. Mas como Um se dividiu em muitos, a morte era apenas mais uma experincia, pois ele no poderia morrer. E cada vez, como nuvens carregadas desabando diariamente nas cabeas de todos, as iluses choviam culpa, sofrimento, doenas e morte para todos que acreditavam que eram vtimas. E como voltar a ser quem se ? Sem saber que precisa voltar. E como acordar? Sem saber que tudo no passa de um sonho. E pergunto agora, preciso voltar a ser o que nunca deixou de ser? A piada csmica que sim. Voltar significa completar um percurso em torno de um crculo partindo de um nico ponto e retornando a ele. Ponto. E a graa de tudo isso que podemos ficar partindo de um nico ponto e retornando a ele por sculos sem saber que estamos passando por ele a cada instante. Por isso s vezes mais fcil ver no outro e ficamos torturando essa pessoa, apontando com firmeza nossos dedos indicadores para que ela veja, mas como cada um sonha seu prprio desgnio, no se pode impedir, mesmo por amor, que um sonhador no experimente de suas prprias criaes. escolha de cada um sofrer ou rir. Ento Um com seus mil olhos, olhava, mas j no conseguia ver. Pensava com o corpo e fingia que sentia com o corao. A mente que foi ganhando os olhos de Um, uma mente dual completamente treinada e domesticada para executar todos os truques e opostos da conscincia e se disfarava de amor. Necessariamente ver implica em agir, quase que numa ordem divina de cura, impossvel Um de ns ver e fingir que no est vendo. Ver vem diretamente da fonte e poucos de ns retiram as lentes escuras.

Sinto que os mestres, so outras formas de espelhos. Nem melhores, nem piores apenas espelhos. Refletem exatamente o que necessitamos para ver e o que precisamos fazer para abrir os olhos desse que somos. Chega de fechar os olhos para tentar se sentir dentro de si. necessrio abrir cada vez mais para que sintamos o pulso dessa unidade. Porque os espelhos quando tocados s sabem refletir, eles no tm profundidade.

Leva tua mo no teu corao e mantm a outra esperando sentir o corao seguinte. No espera saber o que vir. Apenas vir o que sentires. Porque precisamos de mestres? Hum... Porque ainda no reconhecemos e no assumimos que somos ns o Um. Somos nossa prpria maestria, mas no confiamos e por isso continuamos a nos apoiar em fantasias. E no adianta mistificar um espelho-mestre e se apoiar externamente. Mistificar significa retirar a humanidade e afasta de ns o sagrado desses encontros. Matamos os mestres porque eles no correspondem a uma expectativa. Matamos o mestre porque ele humano tanto quanto eu. Matamos o mestre porque s vezes ele se deixa levar pelas mesmas sombras que eu, dificuldades que eu. Matamos a possibilidade real de unio e verdade. Matamos muitos mestres porque projetamos neles a ns mesmos. o nosso desejo secreto de punio, porque escolhemos perder a memria de quem somos. O que nos afasta do amor a culpa que carregamos desde a origem dessa escolha. E o espelho que so os outros, existem para nos relembrarem de que fomos ns que escolhemos o que estamos passando, e por isso sentimos tanta raiva s vezes dos outros! E nos encaminhamos para os estados cada vez mais grotescos de julgamentos e tcnicas de mortes. Entregamos a vida a um espelho e ficamos l ansiosos para que o espelho ganhe vida e cuide de ns mesmos. Para que o espelho nos salve. E s vezes, como disse um espelho amigo meu por esses dias; - Sabe... Acho que eu tenho que marcar hora para falar comigo mesmo, porque j tem uma fila de eus me esperando!

Alimentamos a idia de que atravs da necessidade de ter que o amor vem, ento ficamos l, esperando de tocaia tentando encontrar mais e mais espelhos que sirvam a esse propsito. Que caibam dentro dos nossos sonhos e que nos reflitam mais belos, melhores, iguais a ns mesmos. s vezes encontramos os perfeitos espelhos. Refletem-nos para o nosso espanto exatamente da maneira que queramos. Mas isso no dura muito tempo, claro. Porque o desejo do ego o drama e logo tentados a encontrar algum defeito e j entediados por esse espelho que faz de tudo, continuamos a buscar outros. O que interessa para o Ego a busca eterna. Encontrar a sabedoria que vem do corao. Mas eis que alguns de ns s vezes, por tantos choques e reverberaes nos damos conta de que aqui e agora est se apresentando a grande oportunidade do universo, e no momento arrebatador de dor humana, de joelhos no milho e com o chicote no mo , a porta se abre e uma marreta colocada em nossas mos. Quer ser livre e quebrar esse mundo das iluses? Ou quer continuar sua autocomiserao em cima do milho? Quantos de ns conseguimos voltar a ser Um? Ento continuamos ou no a nos virar para todos os lados em busca de mestres que nos digam quem somos e continuem repetindo por diversas vezes e de diferentes formas aquilo que sempre soubemos a nosso prprio respeito, mas que agora se encontra perdido em algum lugar dentro desse labirinto secreto. Digo Ns querendo dizer Eu. Digo Eu querendo sentir e relembrar que somos em verdade esse UM. Claro que de maneira alguma estou desvalorizando os aprendizados dos mestres e das fontes das quais agradeo a todo o instante e que podemos beber vontade nessa terra e fartar o corao para ganhar mais msculos no amor. Mas apenas sinto que o pequeno ato de querer com verdade, recolhe toda essa projeo feita durante anos, de sermos amados e amar a moda do ego. De deixar de querer ser essa marionete, essa vtima que manipulada por necessidades externas infindveis, desejos e posses de matria, de sentimento e de conhecimento.

Quando de corao estamos sbrios e em contato com nossa maestria, podemos enxergar com beleza a maestria dos outros, sem rtulos ou crenas limitantes. A acontece a grande redeno desse Um que quis se aventurar; ele reconhece e perdoa atravs do amor todos os seres que passaram em si mesmo. ...Tem essa voz do Um que fala constantemente atravs de mim. s vezes silencio e posso ouvir e diz : Escuta Aqui EU: Nunca foste a lugar algum. Nada alm de ti mesmo existe. Sempre foste perfeio durante toda essa jornada na terra. Por mais que tenhas criado abismos e demnios, no tem importncia, pois cada face criada em todos os momentos era tua prpria mo de criana que pintava num papel. Cada lgrima tua vem da mesma fonte que teu riso mais profundo jorra aos cus. Nada que sintas como muito grande acima de ti, vem do corao. A grandeza no se v alm de si mesma. O esprito no tem tamanho ou limite. Enquanto a mente explica, o corao segue seu curso inaltervel. Sua dana com o universo. ...mas em outras vezes ainda por medo, me pego contemplando espelhos... Quando o dicpulo est pronto o Mestre aparece, e quando o dicpulo est o Mestre desaparece. Assim falei Agradeo Assim me curo EU

You might also like