You are on page 1of 9

Tcnicas Tecnologia

de Medida

1. Noo de Medida e de Erro


Julho de 2012 Antnio Azevedo
1

Noo de Medida e de Erro


NOO DE MEDIDA O acto de medir est sempre associado ao acto de comparar. Utilizamos como base de comparao uma unidade de medida, Medir uma dada grandeza consiste em comparar o seu valor com a respectiva unidade de medida.
Nota: Grandeza tudo o que se pode medir.

Aparelhos de medio

Tcnicas de Medida

Noo de Medida e de Erro


SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES (S.I.)

Tcnicas de Medida

Noo de Medida e de Erro


Mltiplos e Submltiplos Sucede por vezes, que a unidade adoptada muito maior ou muito menor do que a grandeza a medir. Assim, teremos de usar submltiplos ou mltiplos dessa unidade. O quadro seguinte indica as designaes de alguns dos prefixos mais usados.

Tcnicas de Medida

Noo de Medida e de Erro


TIPOS DE MEDIO A medida do valor de uma grandeza pode ser obtida por dois processos distintos mtodo directo e mtodo indirecto. Mtodo directo: Quando o valor da grandeza nos dado imediatamente pela leitura sobre a escala. P=? Wattmetro Mtodo indirecto: Quando o valor da grandeza a medir obtido a partir da medio prvia de outras grandezas de espcies diferentes, com as quais est relacionada, estamos na presena de uma medio indirecta. O mtodo indirecto est sempre associado a clculos e aplicao de frmulas. Voltmetro + Ampermetro
Tcnicas de Medida 5

P= U x I =?

Noo de Medida e de Erro


ERROS DE UMA MEDIO Uma medio implica sempre um erro por mais preciso que seja o aparelho de medida utilizado e o cuidado posto na medio pelo operador. diferena entre o valor lido e o valor real chamamos ERRO ABSOLUTO. Porm, sendo desconhecido o valor real, nunca podemos com segurana determinar o erro absoluto. Para ultrapassar este obstculo, substitumos o termo erro absoluto por valor mximo do erro absoluto.
Nota: O erro absoluto mximo pode ser calculado por :

classe

erro absoluto mximo (em percentagem) valor final do campo de medida

O erro absoluto mximo calculado significa que a respectiva medida vir afectadas daquele valor para mais ou para menos () do valor lido.

Dividindo o erro absoluto mximo pelo valor lido, obtemos o ERRO RELATIVO. (em percentagem), que por vezes traduz com maior clareza a inexactido da leitura.
Tcnicas de Medida 6

Noo de Medida e de Erro


ERROS DE UMA MEDIO

Erro_Absoluto = Valor_real Valor_lido

Erro_Absoluto_Mximo = (classe_Preciso x Valor_Final_Campo_Medida)

Erro_Relativo (%) =

Erro_Absoluto_Mximo Valor_Lido

Tcnicas de Medida

Noo de Medida e de Erro


TIPOS DE ERROS So vrios os factores que nos impedem de realizar medies exactas. Esses factores conduzem-nos a erros que podem ser de dois tipos: erros sistemticos e erros acidentais. Erros sistemticos: Os erros sistemticos so aqueles cujas causas so quase sempre as mesmas, afectando o resultado das medies sempre no mesmo sentido. Resultam fundamentalmente de defeitos dos aparelhos de medida utilizados (escala mal graduada, fraca qualidade de construo). Os erros sistemticos no podem ser eliminados. Para os reduzir, devemos utilizar aparelhos de medida mais rigorosos. Erros acidentais: Os erros acidentais so imprevisveis e devem-se a causas variveis ( utilizao incorrecta do aparelho de medida, leituras incorrectas, m avaliao da menor diviso da escala, erro de paralaxe) que tanto podem originar valores menores ou maiores que o verdadeiro.

Tcnicas de Medida

Noo de Medida e de Erro


Geralmente dependem do operador (pessoa que est a fazer a medio). Para reduzir os erros acidentais utiliza-se por vezes uma tcnica que consiste em realizar vrias medidas, nas mesmas condies, por um ou mais operadores. Somando o valor dessas medies e dividindo o resultado pelo nmero de medies (mdia aritmtica) obtm-se um valor seguramente mais prximo do real. A este valor mdio chamamos valor mais provvel da medio.

erro de paralaxe
9

Tcnicas de Medida

You might also like