You are on page 1of 24

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA DE FAMLIA E DAS SUCESSES DO FORO REGIONAL DE ....

DA COMARCA DE SO PAULOSP

..........., brasileiro, solteiro, maior, estudante, portador da Cdula de Identidade RG n ........, inscrito no CPF/MF sob n ............., residente e domiciliado na Rua .............., CEP ......., na Cidade e Capital do Estado de So Paulo, por seu advogado que esta subscreve (doc. 01), vem, respeitosamente, perante V. Exa., propor, AO REVISIONAL DE REGULAMENTAO DE VISITA, em face de ..............., brasileira, solteira, maior, portadora da Cdula de Identidade RG n ...........domiciliada na Rua ............., CEP ....., na Cidade e Capital do Estado de So Paulo, consoante as razes de fato e de direito que passa a expor.

I - DOS FATOS

O Autor e a Requerida mantiveram relacionamento amoroso, do qual resultou a filha ........., menor impbere, nascida em ......, atualmente com 1 ano e nove meses (doc. 02). Em ao de regulamentao de visita, processada pela r. 2 Vara da Famlia e das Sucesses, deste Foro Regional, processo n ........., ficou estabelecido o seguinte regime de visitas, pelo qual o Autor poderia ver e visitar sua filha (doc. 03): O genitor exercer o direito de visitas filha, nos primeiros dois anos, em domingos alternados, a partir do prximo, retirando-a da casa da me s 14:00 horas e a devolvendo no mesmo local s 18:00 horas, at que a criana complete dois anos.

No primeiro domingo a visita ser efetuada sem a retirada da menor da residncia (das 15:00 horas s 16:00 horas). O genitor poder visitar a filha, ainda, todas as quartas-feiras das 14:00 horas s 18:00 horas (nas duas primeiras quartas feiras o genitor no retirar a filha da residncia) e as visitas sero das 16:00 horas s 17:00 horas. Quando a criana completar dois anos, o genitor ir visitar a filha em domingos alternados, retirando-a da casa materna s 10:00 horas e a devolvendo no mesmo local s 18:00 horas, alm de poder ver a menina todas s quartas feiras das 17:00 horas s 18:00 horas. Quando ..... completar trs anos, o genitor poder visit-la em fins de semana alternados, retirando-a da casa materna s 18:00 horas da sexta-feira e a devolvendo no mesmo local s 19:00 horas do domingo. A partir de ento, no primeiro Natal a menor permanecer com a me e no Fim de Ano com o pai, alternando-se no ano seguinte e assim sucessiva e alternadamente. Nas frias escolares de janeiro e julho, a menor permanecer com o pai a primeira metade do perodo de frias e com a me na segunda metade, invertendo-se no ano seguinte e assim sucessiva e alternadamente. No dia dos Pais e aniversrio deste a menor permanecer com o pai e no Dia das Mes e aniversrio desta com a me. (sic) Conforme se denota da sobredita regulamentao, nfimo o contato do Autor (pai) com sua filha. Ora, o Autor ama sua filha, em toda sua plenitude, dispensa carinho, afeto, ateno e no lhe nega auxlio emocional e financeiro. Enfim, pretende o pai ter mais contato com a filha, razo pela qual, prope a presente ao. E, cumpre ressaltar, por bvio, no pretende o Autor alterar em absolutamente nada as relaes da me com a filha e tampouco tomar a criana da me ou obter para si a guarda exclusiva da menor ou mais vantagens em relao Requerida. Muito pelo contrrio, pretende o Autor exercer a guarda tanto quanto possvel compartilhada, no contexto previsto na lei e referendada pelas jurisprudncias dos Tribunais ptrios.

II DA PRETENSO DO AUTOR - PAI 2

De outro canto, entende o Autor que as regras estabelecidas para visitas no esto adequadas ao seu regular e legtimo direito paterno. A rigor, o Autor est impedido de dedicar a sua filha, seu amor, carinho e afetos paternos. Bem por isso, entende o Autor, como pai amoroso e preocupado com a sade, mental e fsica, da sua filha, mais justo e adequado, o estabelecimento das seguintes condies de visitas: 1) Visita a sua filha uma vez por semana, com a retirada dela s 11:00 horas na escola e devoluo na casa materna at s 19:00 horas, visitas estas preferentemente fixadas todas as quartas feiras; 3) Visitas em finais de semana alternados, com a retirada da menor, na casa materna, s sextas feiras, s 19:00 horas, com a devoluo, no domingo, at s 20:00 horas; 4) Nos finais de semana prolongados em que recair os direitos de visita do pai, a permanncia com o pai se estender aos feriados, observados os mesmos horrios; 5) Frias escolares: Meses de Janeiro e Julho. A primeira quinzena de cada ms, a criana permanece com a me (Requerida), e a segunda quinzena de cada ms com o pai (Autor). No ano seguinte, alternam-se as quinzenas e respectivos meses, sucessivamente; 6) Dia das mes, a criana permanece com a me. Dia dos pais, permanece com o pai, retirando a criana s 9:00 horas da casa materna, devolvendo-a at s 20:00 horas; 7) Aniversrio do pai. Retira a filha s 9:00 horas e devolve at s 20:00 horas casa materna; 8) Aniversrio da me, permanece com a me; 9) Aniversrios dos avs paternos (... e ...). O pai retira a filha s 9:00 horas e devolve a criana na casa materna at s 20:00 horas; 10) Aniversrio da menor (../..). O pai retira a criana s 14:00 horas e devolve-a a casa materna at s 20:00 horas. Se, de comum acordo, os pais resolverem realizar festa em local diverso do das respectivas residncias, a visita do pai ficar restringida ao horrio da festa; 11) Pscoa. No sbado permanece com a me e no domingo com o pai, retirando-a s 9:00 horas e devolvendo-a at s 20:00 horas. Tendo em vista que no ano de 2010, no domingo de Pscoa, a criana permaneceu com a me, em 2011, no domingo de Pscoa dever permanecer com o pai, alternando-se nos anos posteriores, sucessivamente;

12) Natal alternado. Quando for do pai, retira a filha, no dia 24 de Dezembro, s 14:00 horas, devolvendo-a casa materna no dia 26 de Dezembro at s 18:00 horas; 13) Ano Novo alternado: Quando for do pai, retira a filha, no dia 31 de Dezembro, s 14:00 horas, devolvendo-a na casa materna no dia 02 de Janeiro at s 18:00 horas. 14) Viagens. A filha somente poder viajar acompanhada do pai e/ou da me. Viagens para outras Cidades (fora do Municpio de So Paulo), depender de autorizao expressa e por escrito do outro genitor, exceo feita s temporadas na casa de praia dos avs paternos. Viagens para o exterior, apenas com autorizao do outro genitor, na forma da legislao em vigor; 15) Temporadas na Praia. Tendo em vista que o pai, normalmente viaja com os avs paternos para a casa de praia, nos fins de ano (Dezembro / Janeiro) e nas frias de Julho, naquelas pocas e perodos em que a filha dever permanecer com o pai, este poder lev-la para a casa de praia, acompanhada, tambm, dos avs paternos, independentemente de autorizao da me; 16) As regras estabelecidas nesta regulamentao no prejudicam e nem impedem que os pais, de comum acordo estabeleam, excees s datas, horrios e perodos de visitas e pernoites na residncia do pai, sempre, visando o melhor interesse da menor; 17) A me dever zelar para que o av materno no crie obstculos ou empecilhos para o cumprimento das regras de visitao e guarda estabelecidas. Em suma, pretende o pai (Autor), tanto quanto possvel, ter a guarda compartilhada da sua filha, segundo lhe assegurado pela lei, doutrina e jurisprudncia dos Tribunais Ptrios, pois Se o genitor vem cuidando da filha e prestando-lhe todo o atendimento necessrio h mais de um ano, deve ser regulamentada a visitao de forma bastante flexvel, aproximando-se tanto quanto possvel de uma guarda compartilhada. Recurso provido, em parte (TJRS - 7 Cm. Cvel; AI n 70029132602-So Borja-RS; Rel. Des. Srgio Fernando de Vasconcellos Chaves; j. 11/11/2009; v.u.) (g.n.)

III - DAS RAZES DA PRETENSO DO AUTOR (PAI)

Primeiramente, pretende o Autor a modificao da visitao, em razo da falta de detalhes em algumas regras j estabelecidas, notadamente com relao aos horrios de retirada e devoluo da criana que constam do acordo. Por segundo, e mais importante, repetindo, necessita o Autor de maior convivncia com sua filha. Com efeito, ao contrrio da maioria dos jovens pais que possuem filhos nas mesmas condies e situaes, quer o Autor ter maior convivncia com sua filha, zelar pelo seu bem estar, dando-lhe e dedicando-lhe todo afeto, carinho e amor paternos. Apesar da pouca idade (22 anos), o Autor estuda curso superior e trabalha na empresa do pai, tratando-se de jovem caseiro, constituindo, juntamente com seus pais e irm, famlia slida e unida. Ademais, as regras atuais tolhem, tambm, o direito dos avs paternos em manter mais contato e relacionamento com sua neta. Nesta senda, pretende o Autor, por exemplo, que sua filha, nos fins de semana em que lhe permitida a visita e guarda, pernoite em sua residncia, ao aconchego do lar paterno, dos avs paternos e da tia. Talvez, a critrio desse Juzo, seria conveniente a imposio de sano a ambos (pai e me), de modo a estimular o fiel cumprimento da regulamentao, pois, s vezes, possivelmente por influncia do av materno, a Requerida (.......) cria obstculos ao cumprimento da regulamentao da visita j estabelecida e homologada. Em algumas oportunidades, por exemplo, aps combinar com a Requerida a retirada da filha, no horrio previsto, posteriormente, quando da retirada de fato, a Requerida informa que seu pai (av materno) no concorda, criando embaraos desnecessrios. De mais a mais, as alteraes pretendidas e propostas pelo Autor, no representam mudanas bruscas na rotina diria da criana de modo a lhe ser prejudicial. Muito pelo contrrio, lhe ser extremamente favorvel, incluindo o pernoite nos fins de semana alternados. A uma, porque a criana j pernoitou na residncia do seu pai (Autor), sem que isso lhe causasse qualquer problema. Na verdade, adorou o convvio com os avs paternos e tia. A duas, a prpria Requerida (me), quando do relacionamento com o Autor (pai), por inmeras vezes passou inmeros fins de semana

na residncia do Autor, inclusive na casa da praia, em convvio saudvel com os avs paternos, tendo pleno conhecimento do ambiente familiar destes.

DO RELACIONAMENTO DO AUTOR COM A FILHA

De capital importncia destacar, inicialmente, que o Autor tem um timo relacionamento com a filha. Primeiro, porque at 3 (trs) meses de idade, me (Requerida) e filha praticamente residiram na casa do Autor, sob os cuidados deste, dos avs paternos e da tia. A propsito, pela mesma razo acima, a filha do Autor tambm tem timo relacionamento com os avs paternos e tia (irm do Autor). Segundo, nas vezes que a filha pernoitou na residncia do Autor no demonstrou nenhum constrangimento, insatisfao ou incmodo que pudessem lhe criar qualquer problema emocional ou afetivo. Sempre dormiu muito bem, sequer demonstrando qualquer desconforto ou temores. As fotos anexas dizem mais que quaisquer palavras, a respeito do relacionamento entre pai e filha (doc. 04). O Autor diariamente retira a filha na residncia da Requerida e a leva at a escola, ressalte-se, com a cincia da Requerida. Concluindo, at em razo desse relacionamento j existente que o Autor pretender estender a regulamentao das visitas. Ou seja, pretende permanecer mais tempo com a filha, sem prejudicar o interesse da me (Requerida) e muito menos afast-la do convvio da me e dos avs maternos.

DO RELACIONAMENTO DO AUTOR (PAI) COM A REQUERIDA (ME)

Cumpre ser dito, as relaes entre o Autor (pai - ....) e a Requerida (me ....), sempre foram amistosas, mesmo aps o rompimento do relacionamento. Ambos sempre visaram o bem estar da filha ........ No tm, entre si, rixas e animosidades prejudiciais a sua filha. No h litgios entre ambos. 6

Em vrias oportunidades, a Requerida (....) permitiu que o Autor visitasse a filha em dias e horrios no previstos na regulamentao de visitas estabelecida e homologada em juzo, independentemente de autorizao por escrito. Inclusive, vale ressaltar, a Requerida permitiu que a filha pernoitasse na residncia do pai, sabedora dos cuidados que os avs paternos e tia dispensam criana. Apenas, ad cautelam, mais recentemente, o Autor passou a obter autorizao, por escrito, da Requerida, conforme provam os documentos anexos, em razo das interferncias do av materno (doc. 05). Muito embora no esteja previsto nos acordos sobre alimentos e regulamentao de visitas, o av paterno se disps a pagar escola para a neta, com a condio de o Autor poder lev-la diariamente, retirando-a da residncia da me e levando-a at a escola (doc. 10). Tal conduta demonstra, no s a preocupao com a educao e desenvolvimento emocional da criana por parte dos pais, mas, tambm, com as boas relaes entre ambos, apesar da genitora no trabalhar, ou seja, poderia tomar conta da criana em tempo integral. Em confirmar tais afirmaes. depoimento pessoal certamente a Requerida

DO RELACIONAMENTO DO AUTOR (PAI) COM O AV MATERNO DA FILHA

De outra banda, j o mesmo no se pode dizer das relaes entre o Autor (.....) com o av materno Sr. ...... Salvo melhor juzo, rigorosamente o av materno da .... quem cria obstculos a uma maior convivncia do Autor com a sua filha. Constantemente queixa-se da penso paga pelo Autor, penso esta fixada na ao de alimentos, processo n ..........., da 1 Vara da Famlia e das Sucesses do Foro Regional de Santana (doc. 06). Ora, alm do plano de sade pago pelo Autor (R$ 205,00) para a filha......., depsito em dinheiro que faz na conta da Requerida, hoje em R$ 305,00 (quatrocentos reais), aproximadamente, e o av paterno arcar com os custos da escola, o Autor com freqncia compra e entrega Requerida (....), roupas, fraldas, leite em p e outros pertences destinados filha. Em suma, o Autor jamais se escusou em contribuir com as necessidades bsicas da filha.

Em recente contato, o av materno alegou que o Autor lhe devia cerca de R$ ...... ( ), referentes s vacinas incorridas com a neta. No entanto, tais despesas foram pagas pelo av paterno, no valor de R$ .......... ( ), conforme provam os recibos anexos (doc. 07). Na verdade, tais despesas foram suportadas pelo av materno apenas no perodo de 7 (sete) meses, aproximadamente, quando referido av impediu que o Autor visitasse a filha, at a celebrao dos acordos nas aes de alimentos e regulamentao de visitas. evidente que pelo fato de a filha do Autor (.......) morar com a me (........) e ambas, por conseguinte residirem com os avs maternos, devem se sujeitar s regras impostas pelo chefe da famlia, no caso o av materno ............. Todavia, tal fato no pode e nem deve interferir na convivncia entre o pai, me e filha ...... ....... e ........ A bem da verdade, at nas questes financeiras envolvendo a penso alimentcia paga pelo Autor a sua filha ......, o av materno interferiu e constantemente reclama do valor fixado e geralmente com propostas absurdas e infundadas. Outro exemplo a conturbar a convivncia entre o Autor e sua filha diz respeito permisso da Requerida (.....) para que a filha do casal (.......) pernoite na residncia do Autor, isto , na residncia dos avs paternos. Embora a Requerida (.......) em algumas oportunidades tenha permitido tal pernoite, e no haver previso na regulamentao de visitas j homologada pelo MM. Juiz da .. Vara da Famlia e das Sucesses neste sentido, no entanto, o av materno sempre cria embaraos de modo a no permitir tal intento, ao argumento de que, por se tratar de criana em tenra idade, depende dos cuidados da me, notadamente noite, apesar de, nas oportunidades em que a ........... pernoitou na residncia do Autor no tenha enfrentado ou suportado qualquer problema. No entanto, segundo consta, um dos irmos da Requerida tambm teve, com sua namorada, uma filha (primo da ........), que praticamente mora na residncia dos avs paternos, isto , dos avs maternos da ....... Noutros termos, o av materno da ..... no admite que ela pernoite na residncia do pai (Autor), isto , na residncia dos avs paternos, porm, admite que sua outra neta pernoite fora da residncia da me. Em resumo, o av materno trata a mesma situao de forma ambgua e contraditria, possivelmente, prejudicial ao desenvolvimento emocional da filha do Autor (........). Alis, a proibio de pernoite da criana na residncia do seu pai e avs paternos, constitui, de certa forma, um abuso do poder familiar, pois limita o direito da criana de manter uma convivncia prxima com a sua famlia pelo

lado paterno e, sobretudo, de desfrutar e consolidar os legtimos laos de afeio que so prprios dessa relao familiar.

DO RELACIONAMENTO DOS AVS PATERNOS COM A NETA (......)

A Requerida (......) tem pleno conhecimento de que os avs paternos e tia da ....... lhe dedicam extremo carinho, amor e afeto. Afinal, conforme j foi dito, nos primeiros 3 (trs) meses, quando do nascimento de ......, me e filha, praticamente moraram na residncia do Autor e dos avs paternos. Alis, a prpria Requerida (......), ao tempo do namoro com o Autor (.....) tambm, a rigor, permanecia na casa dos avs paternos. At quando das temporadas da famlia dos avs paternos passavam na praia, a Requerida os acompanhava e l permanecia. Bem por isso, tem a Requerida cincia de que, no s o Autor, mas tambm os avs paternos e tia cuidam da criana com extremo zelo e carinho todas as vezes que ela encontra-se na residncia do pai e, por conseguinte, na companhia dos avs paternos e tia (vide fotos). Afinal, os avs paternos j criaram dois filhos. Alm disso, os avs paternos, pai e tia constituem uma famlia na verdadeira acepo da palavra, sendo a convivncia da criana com tal famlia extremamente saudvel. O av paterno j pagou vacinas, paga escola para a neta, e nunca deixou de contribuir com alimentos, roupas e objetos pessoais. Reiterando, as regras atuais tolhem, tambm, o direito dos avs paternos em manter mais contato e relacionamento com sua neta. Bem por isso, em ao prpria, pretendem os avs paternos, tambm, propor ao de regulamentao de visitas que lhes assegure os mesmos direitos de ver e ter maior convivncia com a sua neta, como os avs maternos. Afinal, trata-se da primeira neta e do conhecimento comum que os avs sempre dedicam ao primeiro neto carinho, amor e afeto excepcionais. Neste sentido, decises dos Tribunais ptrios.
REGULAMENTAO DE VISITAS. Sentena que estipulou as visitas, concedendo um maior contato do neto com a av paterna. Convivncia

importante para o desenvolvimento do menor. Parecer psicolgico favorvel. Recurso desprovido (Ap. Cvel, 4 Cmara de Direito Privado, Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, j. 25/03/2010) ------------------------------ x --------------------------------ANTECIPAO DE TUTELA. Ao de regulamentao de visitas ajuizada por av paterna. Menor que est sob a guarda dos avs maternos. Fixao de regime, para que a menor possa conviver com a av aos domingos, na presena dos guardies. Admissibilidade. Agravada que tem o direito de ter a neta em seu convvio. Restrio ao direito que s pode ser efetuada em caso de risco concreto e real infante. Deciso mantida. Recurso improvido. (Agravo de Instrumento 571.147.-4/5-00, 6 Cmara de Direito Privado, Tribunal de Justia do Estado de So Paulo)

-------------------- x -------------------Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais Nmero do processo: 1.0000.00.300889-3/000(1) Relator: MARIA ELZA Relator do Acrdo: MARIA ELZA Data do acrdo: 13/03/2003 Data da publicao: 29/04/2003 EMENTA: DIREITO DO MENOR. VISITAS DOS AVS MATERNOS EM RELAO AO NETO. POSSIBILIDADE. Os avs possuem o direito natural de visitar o neto, mormente, quando no h prova de que tal contato venha causar danos ou prejuzos ao desenvolvimento fsico, emocional e psicolgico da criana. O forte elo de amor e afeto, que decorre naturalmente do lao de famlia entre avs e netos, a certeza de que as visitas s faro bem criana, que, alm de j ganhar o carinho, o afeto e o amor do pai, poder tambm receber esses nobres e valiosos sentimentos de seus avs maternos. (g.n.)

-------------------- x -------------------AGRAVO DE INSTRUMENTO. VISITAO. AVS MATERNOS. Embora conste dos autos elevado grau de animosidade e ressentimentos entre a agravante e os agravados, por ora, mantm-se a deciso que deferiu o direito de visitao entre os avs maternos e a neta pelo perodo de quinze dias durante as frias escolares. Isto porque, no constam dos autos provas que demonstrem qualquer sorte de prejuzo que eventualmente poderia ser acarretado a menor nesse convvio. (Agravo de Instrumento Oitava Cmara Cvel N 70013313457 Comarca de Porto Alegre Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do sul) (g.n.)

-------------------- x -------------------Tribunal de Justia do Distrito Federal rgo Quinta Turma Cvel Classe APC - Apelao Cvel N. Processo 1999.01.1.033984-4 Apelante M. P. S. C. Advogado Dr. Luis Carlos Teixeira de Godoy Apelado P. C. L. O.

10

Advogados Dr. Andr Puppim Macedo e outro(s) Relatora Des. MARIA BEATRIZ PARRILHA Revisora Des. HAYDEVALDA SAMPAIO EMENTA DIREITO DE VISITA GENITOR QUE NO POSSUI A GUARDA DA FILHA MENOR EXERCCIO DO QUAL NO PODE SER PRIVADO E QUE ATENDE AOS INTERESSES DA CRIANA. Meras Conjecturas e acusaes, sem provas convincentes de que a regulamentao de visitas filha menor, com pernoite na residncia paterna, seja prejudicial moral ou ao seu bom desenvolvimento fsico-psicolgico, no justificam a limitao das visitas, principalmente quando a criana j possui idade para tanto. Ainda que a criana, durante as visitas ao genitor, freqente a residncia do av paterno e que j foi este condenado por fato criminoso, no caso de restrio de tal direito, visto no haver provas de que o av ser uma convivncia perniciosa para a menor, que tem direito de conhecer e visitar sua ascendncia. Tambm o fato da criana apresentar graves problemas de sade, no a impede de pernoitar em companhia do genitor que tem cincia do problema e pode bem levar a filha ao hospital, em uma eventual emergncia. Apelao no provida. Unnime.

Ao fim, neste contexto, igualmente, as fotos anexas, nas quais aparecem com seus avs paternos no desmentem o relacionamento entre todos eles (doc. 08). Da mesma forma, conforme demonstram as fotos anexas, a ...... mantm timo relacionamento com sua tia (irm do Autor) (doc. 09).

DA NECESSIDADE DE ESTUDO PSICOSSOCIAL DAS FAMLIAS

No pretende o Autor afirmar ou insinuar que a famlia dos avs maternos seja melhor ou pior do que a famlia dos avs paternos. Tampouco pretende o Autor afirmar ou insinuar que a famlia de um tem mais condies financeiras ou morais do que a de outro. Com evidncia, no cabe tal discusso, no s em sede de ao dessa natureza, bem assim em qualquer outra ao, em especial tratando de regulamentao de visitas envolvendo uma criana. Por outro lado, preocupa-se o Autor com as atitudes incongruentes e descabidas por parte do av materno, em destaque, sua pretenso de no permitir o pernoite da ...... na residncia do Autor, impedindo, assim, manter maior convivncia com ela. Constantemente, o av materno reclama da penso alimentcia paga pelo Autor, ignorando todas as despesas extras incorridas pelo Autor com a manuteno da sua filha, alm de cobrar gastos no despendidos com a neta.

11

Segundo consta, entendimento do av materno de que a Requerida (......) no precisa trabalhar, porquanto sua manuteno cabe ao Autor, pelo fato de ser me da filha deste. Respeitam-se as opinies e normas de conduta estabelecidas pelo av materno, porm, no podem interferir no relacionamento entre pai e filha, no caso, entre o Autor e a ...... Admite que sua outra neta, proveniente de relacionamento do seu outro filho com a namorada, resida ou pernoite na sua residncia, mas no permite que a ...... pernoite na residncia do Autor. Ou seja, no jargo popular, usa dois pesos e duas medidas. Por tais razes, requer o Autor, seja realizado estudo psicossocial de ambas as famlias, de modo a ser apurado se h razes para situaes to ambguas e contraditrias em prejuzo ao relacionamento entre pai e filha. Ora, se o av materno impe obstculos a uma maior convivncia entre o Autor e sua filha, principalmente com pernoites ou viagens para a casa de praia dos avs paternos, tal conduta s pode ser afastada mediante um estudo psicossocial para justificar tais proibies, at porque a me da ......... no faz objees. Alm disso, pretende o Autor, com base em tal estudo, demonstrar que os avs paternos tm os mesmos direitos de maior convivncia com sua neta, direitos estes obstaculizados pelo av materno. Com evidncia, no pretende o Autor defender direito alheio (direito dos avs paternos), contudo, segundo pacfico entendimento doutrinrio e jurisprudencial, em casos tais, o interesse do menor sobrepuja a qualquer outro, e, interessa filha do Autor, maior e melhor convivncia com os avs paternos. E desnecessrio dizer que, em termos prticos, o interesse e direito buscados pelo Autor confunde-se com os interesses e direitos dos avs paternos. Igualmente, pretende o Autor, com base em tal estudo, corroborar sua pretenso e necessidade de que para os interesses da menor, principalmente sua evoluo emocional, imperativo e indispensvel uma melhor e maior convivncia com o pai. De mais a mais, tendo em vista que a menor, devido situao em que se encontra (conviver em dois ambientes familiares), o estudo e avaliao de todos os membros componentes das respectivas famlias poder apontar em qual delas, no mnimo, pode e deve ter mais convivncia. Sem dvida, hoje, no direito de famlia torna-se imprescindvel atuao de profissionais ligados ao convvio familiar, notadamente de um psiclogo. 12

As questes familiares so mais amplas e complexas, no se limitando letra fria e objetiva da lei. Pode-se afirmar que no basta a aplicao da lei para atender as pretenses de apenas um dos genitores, para dirimir as questes familiares. O profissional da psicologia, como cincia do comportamento humano, busca compreender elementos e aspectos emocionais de cada indivduo e da dinmica familiar, bem assim de cada um dos seus membros, para, assim, encontrar uma sada que atenda adequadamente as necessidades da criana, dos pais e das prprias famlias envolvidas. No raras vezes passam despercebidas situaes de membros familiares, cujo convvio direto com a criana, podem afetar o desenvolvimento salutar e mais adequado. Desta feita, o estudo psicolgico ser importante para a compreenso das dinmicas familiares e da comunicao verbal e no-verbal de cada um dos seus membros e indivduos. E considerando que o psiclogo deve ser imparcial e neutro para escutar as mensagens conscientes e inconscientes do grupo familiar e atravs de procedimentos especficos fornecer subsdios deciso judicial, apresentando sugestes, com enfoques psicolgicos que possam amenizar o desgaste emocional das envolvidos, e principalmente preservar a integridade fsica e psicolgica dos filhos menores. Enfim, o papel do Psiclogo Judicirio nas disputas de guarda dos filhos e programao das visitas quando o casal se separa , atualmente, reconhecida e at mesmo obrigatria, tanto que sua atuao tem sido institucionalizada na estrutura judiciria mediante a instalao de servios psicossociais forenses, como serventias de quadros prprios, aparelhadas para as suas atribuies especficas. E corroborando este entendimento, vale trazer baila, excertos de trabalho divulgado pelo Ilustre Desembargador do Tribunal de Justia de Pernambuco - Jones Figueirdo Alves.
O Direito de Famlia, com o advento da Constituio Federal de 1988, adquiriu pela sua prpria constitucionalizao e ante a sua maior abrangncia, abrigando novas entidades familiares, maiores atenes e exigncias de uma abordagem multidisciplinar. Os novos direitos de famlia esto a exigir, em benefcio de suas prprias noes fundamentais e do efetivo exerccio que eles reclamam, a atuao interprofissional daqueles que direta ou indiretamente participam das questes familiares, de forma preponderante no mbito judicial. Posta assim a imperatividade de uma abordagem multidisciplinar no moderno Direito de Famlia, reconhecida a sua complexidade no trato de temas conflituosos e a interdisciplinariedade dos ramos de cincia para o estudo e soluo dos casos, postos ao julgamento judicial, emerge

13

em primeiro lugar, por convocao urgente e pioneira, a figura do psiclogo clnico-jurdico ou psiclogo jurdico. No h negar a extrema importncia do auxlio e da interveno desse profissional, a consolidar mais das vezes, o carter de obrigatoriedade, no Juzo de Famlia, a tanto que essa atuao tem sido institucionalizada na estrutura judiciria mediante a instalao de servios psicossociais forenses, como serventias de quadros prprios, aparelhadas para as suas atribuies especficas. Fundamenta-se essa interveno na realidade psicossocial dos processos judiciais de famlia. A prtica tem revelado o quanto significativo se apresenta o desfecho judicial sob a moldura da interveno do psiclogo jurdico, que enriquece o processo com a avaliao tcnica do caso. Esse contributo est a merecer, inclusive, a consolidao de uma base de dados, banco de estudos de casos, onde depositados fiquem os laudos periciais e as avaliaes clnicas dos personagens em conflito ou das crianas, terceiros diretamente interessados. O mbito de interveno da psicologia jurdica em face do direito de famlia, tem sido reconhecido, proclamado e expandido, eis que predominante o carter multidisciplinar das demandas perante o juzo de famlia, no mais restringida a atuao do psiclogo apenas s situaes de disputa de posse, guarda e visitao de filhos. O entrelace de questes jurdicas e psicolgicas, solicita a interveno especializada, a fornecer instrumentos de avaliao de pesquisa do caso, para a melhor soluo do litgio, em todos os processos judiciais atinentes s relaes de famlia. A importncia de uma equipe tcnica profissional e interprofissional nas Varas de Famlia, diante da sua revelada magnitude, reclama, destarte, tratamento prprio e adequado em termos da estrutura de servios judicirios, no devendo, ademais, descuidar a lei a respeito, que deve cogitar da necessria interveno dos profissionais da rea psicossocial em tais processos. certo, como antes afirmado, que a interveno do psiclogo jurdico no mais se limita ao subsdio de informaes que timbram aparelhar as definies finais de guarda de filhos. Amplo espao de atuao apresenta-se, a demonstrar as intervenes imperativas, em todos as demandas relacionadas ao Direito de Famlia. Outra prtica de interveno tem, por certo, reconhecer um novo modelo de responsabilidade parental que se apresenta no instituto da guarda compartilhada. Ele defendido por atualizados estudiosos do Direito de Famlia, atentos valorizao do efetivo convvio da criana com ambos os pais, assim verificado pelo exerccio comum da autoridade do poder familiar, praticada esta de forma costumeira e no apenas episdica. O precursor do instituto, Srgio Gischkow Pereira ( hoje Desembargador do Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul ), ao defender a guarda compartilhada em estudo publicado em 1986( "Revista Ajuris n 36" ), no deixou de enfatizar o novo modelo sob o enfoque psicolgico e nesse passo tem sido entendido que a mera regulamentao de visita obsta o fortalecimento das relaes afetivas que devem existir entre pais e filhos ( Revista Forense 228/95), uma vez que a sua restringncia, em verdade, contribui para o desfazimento gradual das referidas relaes, preponderando da a convenincia do compartilhamento da guarda. Nessa perspectiva, fcil constatar a importncia do psiclogo jurdico, com interveno capaz de realar e privilegiar a oportunidade do

14

instituto, pontificando que a convivncia conjunta ( e no alternada ) com os pais faz-se oportuna sobre o integral desenvolvimento da criana. Estou certo que o alinhamento desse instituto no moderno Direito de famlia, sob a primazia do interesse do filho, depender, em muito, da contribuio a ser fornecida pela Psicologia Jurdica em observao das deficincias ou limitaes que a guarda uniparental apresenta ao proveito de melhor formao de vida da criana.

Ao cabo, o estudo de ambas as famlias poder justificar a necessidade de melhor e maior convivncia entre a filha, seu pai (Autor) e avs paternos e seguramente demonstrar a afetividade reinante entre eles (vide fotos anexas).
APELAO - Regulamentao de visitas proposta pelo genitor do menor. Pretenso de ampliar o horrio estabelecido em acordo judicial Estudo psicossocial com concluso de que o contato da criana benfico e que no h impedimentos para a ampliao das visitas - Melhor interesse do menor - Deciso Mantida. Recurso Improvido. APELAO CVEL COM REVISO n 566.457-4/8-00, Terceira Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo.

IV DOS FUNDAMENTOS DE FATO E DE DIREITO

De acordo com o art. 229, da Constituio Federal, aos pais cabe o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, independentemente de conviverem ou no no mesmo lar. O Estatuto da Criana e do Adolescente confirma o preceito maior ao incumbir aos pais o dever de sustento, guarda e educao de seus filhos, sem discriminar ou condicionar o exerccio da guarda convivncia dos genitores. Segundo o art. 1.589 do Cdigo Civil, O pai ou a me, em cuja guarda no estejam os filhos, poder visit-los e t-los em sua companhia, segundo o que acordar com o outro cnjuge, ou for fixado pelo juiz, bem como fiscalizar sua manuteno e educao. Por outro lado, a regulamentao de visita acordada e homologada, dada as restries impostas ao Autor, no atende interesses deste quanto a lhe possibilitar maior e melhor convivncia com a filha, mas, sobretudo s necessidades bsicas de uma guarda compartilhada a teor dos artigos 1.583 e 1.584 do Cdigo Civil, com a redao dada pela Lei 11.698 de 13/06/2009. De sua vez, segundo estabelece o art. 3 do Estatuto da Criana e do Adolescente, A criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade. 15

E o art. 4, do mesmo Estatuto dispe que dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria. Ademais, a filha do Autor encontra-se numa fase, cuja idade, no relacionamento familiar pode-se dizer, uma das melhores de todas, porquanto, nesta fase que a criana comea a pronunciar as primeiras palavras, a se locomover, enfim, a praticar atos e aes que qualquer pai, zeloso e amoroso, gostaria de participar. No h ser humano que no goste de recordar e se lembrar dos primeiros passos do seu filho; das primeiras palavras balbuciadas; dos primeiros gracejos; das primeiras travessuras; do nascimento do primeiro dente; das imitaes sempre repetidas para os demais familiares; at das noites mal dormidas; do primeiro galo na testa; da primeira escova de dentes; das primeiras manias infantis etc. H prazer maior, para o pai, nas manhs de domingo levar sua filha a passear no parque? Ensinar-lhe as primeiras pedaladas na bicicleta? H prazer maior, para o pai, construir castelos de areia com a filha na praia? Desnecessrio qualquer estudo estatstico para ver que o pai o primeiro a incentivar e a ensinar o filho entrar pela primeira vez nas guas do mar. Enfrentar a primeira onda. Tambm, desnecessria qualquer avaliao para se constatar o prazer dos avs, na companhia dos netos, saborear a tradicional pizza aos sbados noite. No seriam os avs os primeiros a cantarolar canes de ninar para o(a) neto(a)? No seria o av (materno ou paterno) o primeiro a transmudar-se numa criana da mesma idade e rolar com a(o) neto(a) pelo cho ou se por a brincar de cavalinho? E rigorosamente o Autor e os avs paternos esto sendo privados disso tudo. Por tais razes, pretende o Autor com a presente ao revisional, poder exercitar sua condio de pai em toda a sua plenitude, no s participando da evoluo fsica e emocional da sua filha, mas, sobretudo, tambm, de todas as vicissitudes passadas por qualquer criana. E a pretenso do Autor corroborada pela jurisprudncia dos Tribunais ptrios. 16

Confira-se.
Menor. Guarda e visitas. Pernoite do menor com o pai. No h obstculo algum que impea a criana de pernoitar com o pai, fora da casa materna. Isso permitir um contato mais ntimo do filho com o pai, propiciando quele maior descontrao e harmonia com este, fazendo-o sentir-se seguro e protegido. Recurso no provido (Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, Ap. Cvel n 25.032-4, Guarulhos -9 Cmara de Direito Privado Rel. Silva Rico j. 25.03.97) (g.n.) ------------------------------ x --------------------------------Menor. Regulamentao de visitas. Genitor que objetiva estender os dias e horrio de visitas filha, em finais de semana alternados, com pernoite. Ausncia nos autos de circunstncias inibidoras da pretenso do apelante. Concluso do estudo social favorvel. Genitora que reconhece a importncia do convvio paterno-filial, apresentando resistncia apenas no que diz com atraso no pagamento da penso alimentcia. Desencontro que deve ser objeto de demanda outra, descabida discusso em aes desta natureza. Recurso provido. (tribunal de Justia do Estado de So Paulo Ap. Cvel n 477.066-4/0 Adamantina 5 Cmara de Direito Privado Rel. Francisco Casconi j. 28.03.07) (g.n.) ------------------------------ x --------------------------------A soluo, portanto, no descurando jamais do atendimento ao melhor interesse da criana, deve buscar o equilbrio entre o pleno convvio do menor com ambos os ncleos familiares - paterno e materno - e a supresso das situaes de presso psicolgica nascidas das variaes mais abruptas no cotidiano do menor. (Apelao Cvel, 631.874.4/9-00, 6 Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo) ------------------------------ x --------------------------------Tribunal de Justia do Distrito Federal APELAO CVEL N. Processo 1998.01.1.008427-4 Relator Des. RIBEIRO DE SOUSA Revisora Des. ADELITH DE CARVALHO LOPES EMENTA CIVIL. REGULAMENTAO DE VISITAS. DIREITO DE PERNOITE. No pode o judicirio dar guarida a falcias entre os desentendimentos conjugais em detrimento do bem estar da criana. Tem a criana a garantia da boa convivncia com ambos os genitores e estes a possibilidade de um convvio maior com ela. In casu, deve o genitor da menor lev-la para pernoite, sob pena de se descaracterizar o convvio paterno. Conheo do recurso, porque presentes os requisitos de admissibilidade. Trata-se de recurso contra sentena proferida em ao de regulamentao de visitas, julgada parcialmente procedente. O apelo visa seja incorporada deciso, o direito a pernoite, conforme inicial: ter o autor, em sua companhia, nas semanas mpares de cada ms, apanhando-a s 8 horas de sbado e com ela retornando s 20 horas de domingo, para ser entregue na residncia da me.

17

Foi fixado que s aps os cinco anos de idade poderia o pai ter sua companhia com o pernoite e, de acordo com o parecer da Promotora de Justia, que integrou a r. sentena, por causa da tenra idade. Conforme salientado pelo Dr. Procurador de Justia, o que tenra idade? A criana nasceu em 02.09.96, com 03 anos de idade, atualmente j freqenta a escolinha (v-se das fotografias e carta da R escola proibindo as visitas do pai). Hoje o pai tem o direito de visitar a filha por 03 horas, em finais de semana, conforme liminar em ao de dissoluo de sociedade de fato. V-se que o egosmo campeia solto nestes autos. A minha experincia como Juiz de Vara de Famlia, por muitos anos, e agora no Juizado de Menores, que me faz ver, com outros olhos, a questo. O egosmo do pai e da me, usando a criana como escudo para agredir o ex-esposo ou ex-esposa. o caso dos autos. Concubinos, ajuizou a R ao de reconhecimento e dissoluo de sociedade de fato c/c partilha de bens e regulamentao de visitas, na 2 Vara de Famlia. Concedida liminar para afastamento do Autor-Apelante do lar. O egrgio Tribunal de Justia deu provimento ao agravo, assegurando o direito do Autor-Apelante de retornar sua residncia, em fevereiro. Foi acolhido tambm, nessa liminar, o "direito" de visitas a filha de 9 s 12 horas. brincadeira! E nem isto o Autor-Apelante consegue, conforme noticia s fls. 175/177. O douto Procurador de Justia ouviu os pais contendores. A situao se agravou, resultando na correspondncia da R escola, proibindo seja a criana visitada pelo pai. Porque ser que em sua residncia no consegue v-la? Infelizmente, temos que julgar casos que tais, e ver o "amor maternal" relegado ao lixo por dio ao pai de sua filha e quem sofre a infante que no pediu sequer para nascer. Pude ler, uma vez, Coelho Neto que dizia: "a alegria de ver nascer o primeiro dentinho; a alegria ao v-lo balbuciar os primeiros sons, antevendo-lhe o maior tribuno do mundo, afastar as urzes para os primeiros passinhos, embalar-lhe o sono quando febril nas madrugadas sem fim, isto no tem preo traduzvel em metal sonante", da o direito da filha de ter contato com os genitores, conforme o ECA. Posto isto, dou provimento ao apelo, para julgar procedente o pedido de fls. 02, reformando parcialmente a sentena. como voto. (g.n.) ------------------------------ x --------------------------------Tribunal de Justia do Distrito Federal Terceira Turma Cvel APELAO CVEL N. Processo 2000071013552-3 Relator Des. ROBERVAL CASEMIRO BELINATI Revisor Des. VASQUEZ CRUXN EMENTA REGULAMENTAO DE VISITAS. PERNOITE DE MENOR NA CASA DO PAI. A convivncia entre pai e filha, mais que salutar, fundamental para o desenvolvimento da menor, no havendo qualquer motivo que desaconselhe o pernoite, mxime quando corroborado pelo parecer tcnico elaborado pelo Servio Psicossocial Forense. (g.n.) ------------------------------ x ---------------------------------

18

rgo: 1 TURMA CVEL Classe: APELAO CVEL N. Processo: 2004 01 1 008818-2 Relator: DES. FLAVIO ROSTIROLA Revisor: DES. HERMENEGILDO GONALVES AO CAUTELAR. REGULAMENTAO DE VISITA. PERNOITE. FESTIVIDADES DE FINAL DE ANO. INTERESSES DA MENOR. 1. As visitas devem ser regulamentadas de modo a propiciar a manuteno e o fortalecimento do vnculo familiar, atendendo os interesses da menor. 2. Se os documentos constantes dos autos evidenciam o afeto existente entre pai e filha, bem assim a importncia da manuteno desse vnculo, nada obsta que o pai desfrute do pernoite com a criana, mormente porque a menor no se alimenta mais do leite materno. 3. Laudo psicolgico produzido unilateralmente a pedido da apelante no suficiente para afastar a idoneidade do estudo social realizado pelo Servio Psicossocial Forense do Tribunal 4. Por questo de bom-senso, melhor que aquele que fique com a menor no Ano Novo, permanea em sua companhia na primeira metade das frias do incio do ano. Por outro lado, festividades importantes como Natal e Ano Novo, devem ser revezadas. 5. Recurso parcialmente provido. (g.n.) ------------------------------ x --------------------------------Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais Nmero do processo: 1.0000.00.321175-2/000(1) Relator: EDUARDO ANDRADE Relator do Acrdo: EDUARDO ANDRADE Data do acrdo: 06/05/2003 Data da publicao: 09/05/2003 EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO - REGULAMENTAO DE VISITAS - AVS EM RELAO AOS NETOS - INTERESSE DO MENOR - DEFERIMENTO DO PEDIDO. O direito de visita consiste num direito do menor em manter uma convivncia sadia com os seus pais e familiares, sendo, portanto, importante assegurar o convvio do menino com a sua av materna, mormente se no h provas convincentes de que a regulamentao de visitas do neto com pernoite na residncia da av materna seja prejudicial sade da criana. (g.n.) ------------------------------ x --------------------------------Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais Nmero do processo: 1.0145.06.332931-5/001(1) Relator: BRANDO TEIXEIRA Relator do Acrdo: BRANDO TEIXEIRA Data do acrdo: 07/08/2007 Data da publicao: 24/08/2007 EMENTA: SEPARAO JUDICIAL - REGULAMENTAO DE VISITAS - AGRAVO DE INSTRUMENTO - INSURGNCIA INJUSTIFICADA CONTRA O PERNOITE NA CASA PATERNA MANUTENO DA DECISO AGRAVADA. AGRAVO N 1.0145.06.332931-5/001 - COMARCA DE JUIZ DE FORA AGRAVANTE(S): R.R.G.M. E OUTRO(S), REPDO(S) P/ ME C.A.R.O. -

19

AGRAVADO(A)(S): C.A.G.M. - RELATOR: EXMO. SR. DES. BRANDO TEIXEIRA Entre os direitos expressamente assegurados criana e ao adolescente se inclui o da convivncia com os pais (art. 19 da Lei n 8.069/90), o que ocorre mediante visitas por aquele que no detm a guarda do menor, no caso de se encontrarem separados (Lei n 6.515/77, art. 15). A insurgncia dos agravantes com o deferimento liminar que regulamentou o direito de visitas, permitindo o pernoite dos menores na casa paterna nos finais de semana alternados no merece amparo. Para a regulamentao de visitas, deve ser levado em considerao o interesse dos menores, devendo ser proporcionada a eles uma vida familiar estvel, no podendo ser privado do convvio afetivo com ambos os pais. Saliente-se, o direito convivncia familiar tem bero constitucional ao prever como "dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso" (v. art. 227). Se a companhia paterna pode causar qualquer tipo de risco integridade fsica ou moral dos menores agravantes o inconformismo com a deciso agravada deveria se dar com a regulamentao de visitas e no apenas restrito ao pernoite na casa paterna. A alegada necessidade de perodo para adaptao insuficiente para modificao da deciso agravada. Os menores estavam acostumados com a presena paterna diariamente e no podem ser afastados deste convvio sem que seja imputada qualquer falta a seu genitor. Por fim, no se demonstrou que seja do interesse dos menores o afastamento do convvio paterno no perodo noturno. Dessa forma, impe-se a manuteno da deciso agravada. CONCLUSO. Pelas razes acima, NEGO PROVIMENTO ao recurso. ------------------------------ x --------------------------------Regulamentao de visitas. avs Paternos. pedido de guarda compartilhada da filha. ANIMOSIDADE ENTRE a famlia paterna E A GENITORA. INTERESSE DA CRIANA. ALIMENTOS. FILHO MENOR. ADEQUAO DO QUANTUM. 1. PARA QUE A GUARDA COMPARTILHADA SEJA POSSVEL E PROVEITOSA PARA O FILHO, IMPRESCINDVEL QUE EXISTA ENTRE OS PAIS UMA RELAO MARCADA PELA HARMONIA E PELO RESPEITO, ONDE NO EXISTAM DISPUTAS NEM CONFLITOS. 2. QUANDO O LITGIO UMA CONSTANTE, A GUARDA COMPARTILHADA DESCABIDA. 3. O CONVVIO DA CRIANA COM OS AVS , EM REGRA, SAUDVEL E, NO CASO, AT NECESSRIO PARA PRESERVAR OS VNCULOS AFETIVOS COM A FAMLIA PATERNA. 4. O SISTEMA DE VISITAO DEVE SER DEFERIDO DE FORMA A ATENDER O INTERESSE E AS CONVENINCIAS DA INFANTE. 5. COMPETE A AMBOS OS GENITORES O DEVER DE SUSTENTO DA FILHA MENOR E, ENQUANTO A GUARDI PRESTA ALIMENTOS IN NATURA PARA A FILHA QUE COM ELA RESIDE, CABE AO OUTRO GENITOR PRESTAR-LHES PENSO IN PECUNIA EM VALOR SUFICIENTE PARA ATENDER AS SUAS NECESSIDADES. 6. OS ALIMENTOS DEVEM SER FIXADOS DE FORMA A ATENDER AS NECESSIDADES DA FILHA MENOR,

20

ASSEGURANDO-LHE CONDIES DE VIDA ASSEMELHADAS S DO PAI, MAS SEM SOBRECARREG-LO EM DEMASIA. RECURSOS DESPROVIDOS. (APELAO N 70027066711, Stima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul). ------------------------------ x --------------------------------Tribunal de Justia do Estado de So Paulo Voto n 5868/TJ - Rei. LVARO PASSOS - 7a Cm. de Direito Privado Agravo de instrumento n 622.418-4/8-00 Agravante: C.B. Agravado: R. M. V. Comarca: So Bernardo do Campo EMENTA TUTELA ANTECIPADA - Guarda compartilhada - Antecipao da tutela estabelecendo regime provisrio de visitas com pernoite Insurgncia da genitora - Descabimento - Ausncia de prova segura acerca da alegada periculosidade do pai - Existncia de acordo entre as partes precedente lide a respeito da guarda do menor Estudo psicossocial preliminar que no identificou razo impeditiva do convvio paterno filial Deciso mantida - Recurso improvido. (g.n.) ------------------------------ x --------------------------------A fixao da guarda e das visitas deve atender aos interesses do filho, possibilitado que ambos os genitores compartilhem dos deveres inerentes ao exerccio do poder familiar (Agravo de Instrumento, Oitava Cmara Cvel, N 70033272063, Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul) ------------------------------ x --------------------------------Quanto ao direito de visitas do pai, em que pese entenda que o melhor para o menino, que convivia na companhia de ambos os genitores, fosse a visitao livre e diria, diante da distncia, embora pequena, das cidades onde residem, compreendo que o momento desaconselha a liberalidade, razo pela qual fixo as visitas em finais de semana alternados, autorizando que o pai pegue o menino no seu final de semana de visitas nas sextas-feiras, a partir das 18h, devendo ser devolvido casa materna at s 20h de domingo. (AGRAVO DE INSTRUMENTO, N 70033272063, TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL) (g.n.) ---------------------------- x --------------------------------APELAO CVEL. AO DE ALIMENTOS CUMULADA COM GUARDA E REGULAMENTAO DE VISITAS. AUSENCIA DE MOTIVOS QUE AUTORIZEM A ALTERAO DE GUARDA. INCONVENIENTE, NO CASO, O DEFERIMENTO DE GUARDA COMPARTILHADA. CABVEL A AMPLIAO DO DIREITO DE VISITAS, PROPICIANDO UMA RELAO DE MAIOR PROXIMIDADE ENTRE O MENOR, O PAI E A FAMLIA PATERNA. DESCABIMENTO DA REDUO DOS ALIMENTOS. ANLISE DAS NECESSIDADES E POSSIBILIDADES DAS PARTES. PROPORCIONALIDADE. A fixao dos alimentos resulta da anlise das possibilidades do alimentante e das necessidades de quem pede os alimentos. A possibilidade de reduo

21

dos alimentos exige a demonstrao cabal da impossibilidade financeira daquele que os presta ou da alterao das necessidades do postulante, hiptese no verificada nos autos. (Apelao Cvel, Stima Cmara Cvel N 70025650862, Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul) (g.n.) -------------------- x -------------------DIREITO DE VISITA - INTERESSE DO MENOR Civil - Famlia - Guarda - Melhor interesse da criana - Direito de visita Finais de semana - Justia Gratuita - Modificao - Situao financeira. A guarda deve ser deferida segundo o melhor interesse da criana, para assegurar seu pleno desenvolvimento. Se a retirada da criana de seu lar atual com o conseqente retorno ao convvio paterno pode lhe trazer conseqncias mais danosas que benefcios, em razo da necessidade de um novo perodo de adaptao, defere-se a guarda me. O direito de convivncia nos finais de semana no pode ser exclusivo de um dos genitores, sob pena de afastar a criana da presena do outro em perodo sabidamente mais favorvel aproximao de pais e filhos na consecuo de atividades e relaes sociais distintas daquelas desenvolvidas na rotina semanal. A impugnao da gratuidade de Justia em razo da mudana da situao financeira do beneficirio exige via processual adequada (art. 7 da Lei n 1.060/1950). A afirmao da parte de que tem melhores condies de cuidar da criana no invalida a declarao de impossibilidade de arcar com as despesas processuais. (TJDFT - 4 T. Cvel; ACi n 20080310165369-DF; Rel. Des. Srgio Bittencourt; j. 5/11/2009; v.u.) (g.n.)

V DO PEDIDO DE JUSTIA GRATUITA

A assistncia judiciria gratuita e integral ao hipossuficiente que comprovar tal fato, constitui direito de qualquer pessoa, uma vez que alcanou o nvel de garantia constitucional, conforme o artigo 5, inciso LXXIV da Carta Magna. Segundo o Professor Jos Afonso da Silva os "direitos fundamentais do homem, alm de referir-se a princpios que resumem a concepo do mundo e informam a ideologia poltica de cada ordenamento jurdico, reservado para designar, no nvel do direito positivo, aquelas prerrogativas e instituies que ele concretiza em garantias de uma convivncia digna, livre e igual de todas as pessoas". Diante deste entendimento, a assistncia judiciria gratuita e integral um direito individual expresso, absolutamente explcito no artigo 5, inciso LXXIV da Constituio Federal, no podendo ser restringido ou suprimido por lei ordinria. Requer, pois, o Autor, a concesso dos benefcios da justia gratuita, nos termos da Lei 1.060/50, juntando, para tanto, a declarao de insuficincia de recursos financeiros (doc. 11).

22

VI DA CONCLUSO E PEDIDO

Resumindo e concluindo, pretende o Autor alteraes no regime de visitao da sua filha, nos termos acima indicados de modo a lhe proporcionar maior e melhor convivncia com sua filha, de sorte a lhe ser permitido o exerccio paterno em toda a sua plenitude. Ante todo o exposto, requer o Autor, seja julgada totalmente procedente a presente ao para o fim de determinar nova regulamentao de visita, entre o Autor ........... e sua filha ....., nos seguintes termos: 1) Visita a sua filha uma vez por semana, com a retirada dela s 11:00 horas na escola e devoluo na casa materna at s 19:00 horas, visitas estas preferentemente fixadas todas as quartas feiras; 3) Visitas em finais de semana alternados, com a retirada da menor, na casa materna, s sextas feiras, s 19:00 horas, com a devoluo, no domingo, at s 20:00 horas; 4) Nos finais de semana prolongados em que recair os direitos de visita do pai, a permanncia com o pai se estender aos feriados, observados os mesmos horrios; 5) Frias escolares: Meses de Janeiro e Julho. A primeira quinzena de cada ms, a criana permanece com a me (Requerida), e a segunda quinzena de cada ms com o pai (Autor). No ano seguinte, alternam-se as quinzenas e respectivos meses, sucessivamente; 6) Dia das mes, a criana permanece com a me. Dia dos pais, permanece com o pai, retirando a criana s 9:00 horas da casa materna, devolvendo-a at s 20:00 horas; 7) Aniversrio do pai. Retira a filha s 9:00 horas e devolve at s 20:00 horas casa materna; 8) Aniversrio da me, permanece com a me; 9) Aniversrios dos avs paternos (15/02 e 28/05). O pai retira a filha s 9:00 horas e devolve a criana na casa materna at s 20:00 horas; 10) Aniversrio da menor (../..). O pai retira a criana s 9:00 horas e devolve-a a casa materna at s 14:00 horas. Se, de comum acordo, os pais resolverem realizar festa em local diverso do das respectivas residncias, a visita do pai ficar restringida ao horrio da festa; 11) Pscoa. No sbado permanece com a me e no domingo com o pai, retirando-a s 9:00 horas e devolvendo-a at s 20:00 horas. Tendo em vista que no ano de 2010, no domingo de Pscoa, a criana permaneceu com a me, em 2011, no domingo de Pscoa dever permanecer com o pai, alternando-se nos anos posteriores, sucessivamente;

23

12) Natal alternado. Quando for do pai, retira a filha, no dia 24 de Dezembro, s 18:00 horas, devolvendo-a casa materna no dia 26 de Dezembro at s 18:00 horas; 13) Ano Novo alternado: Quando for do pai, retira a filha, no dia 31 de Dezembro, s 18:00 horas, devolvendo-a na casa materna no dia 02 de Janeiro at s 18:00 horas. 14) Viagens. A filha somente poder viajar acompanhada do pai e/ou da me. Viagens para outras Cidades (fora do Municpio de So Paulo), depender de autorizao expressa e por escrito do outro genitor, exceo feita s temporadas na casa de praia dos avs paternos. Viagens para o exterior, apenas com autorizao do outro genitor, na forma da legislao em vigor; 15) Temporadas na Praia. Tendo em vista que o pai, normalmente viaja com os avs paternos para a casa de praia, nos fins de ano (Dezembro / Janeiro) e nas frias de Julho, naquelas pocas e perodos em que a filha dever permanecer com o pai, este poder lev-la para a casa de praia, acompanhada, tambm, dos avs paternos, independentemente de autorizao da me; 16) As regras estabelecidas nesta regulamentao no prejudicam e nem impedem que os pais, de comum acordo, estabeleam, excees s datas, horrios e perodos de visitas e pernoites na residncia do pai, sempre, visando o melhor interesse da menor; 17) A me dever zelar para que o av materno no crie obstculos ou empecilhos para o cumprimento das regras de visitao e guarda estabelecidas. Requer, outrossim, a condenao da Requerida em custas, despesas processuais e honorrios advocatcios. Requer, ainda, aps a oitiva do d. representante do ministrio pblico, a citao das Requeridas para contestar a presente ao, sob pena de revelia. Requer, ainda, que as citaes sejam realizadas por meio de AR (Aviso de Recebimento), nos termos do art. 221, e, se por Oficial de Justia, com os benefcios do 2, do art. 172 do Cdigo de Processo Civil. Protesta provar o alegado por todos os meios em direito admitidos, em especial, depoimento de testemunhas, juntadas de novos documentos, depoimento pessoal da Requerida e, sobretudo, da realizao de estudo psicossocial de ambas as famlias. D causa o valor de R$ 1.000,00 (um mil reais). Termos em que Pede e Espera Deferimento. So Paulo, 28 de abril de 2010. JOO BATISA CHIACHIO OAB/SP 35.082 24

You might also like