You are on page 1of 3

04/09/12

Migraes no espao mundial e no Brasil

MIGRAES NO ESPAO MUNDIAL E NO BRASIL


Desde o surgimento do homem a milhares de anos no continente africano, a busca por melhores condies de vida sempre foi uma das metas a serem alcanadas. Por conta disso, as primeiras sociedades eram nmades, pois migravam sempre em busca daquilo que havia se esgotado por onde j haviam passado, a sedentarizao do homem s vai se dar com a chamada Revoluo do Neoltico, quando o homem passa domesticar as plantas e animais, e a partir da desenvolver a agricultura e a pecuria. A mobilidade espacial das populaes humanas, ou seja, as migraes, so motivadas por vrios fatores, que podem ser: polticos, religiosos, naturais, culturais, mas sem sombra de dvidas o fator que historicamente tem sido predominante o econmico. Hoje na chamada era da globalizao mais do que nunca as migraes se do por conta do fator econmico, a busca por emprego, por melhores salrios, por melhores condies de vida, etc. Com isso, verificamos uma ampliao dos fluxos de pessoas em especial, se dirigindo em direo dos pases mais desenvolvidos, so principalmente pessoas oriundas de pases subdesenvolvidos, o que tem gerado graves problemas polticos que ressurgem no mundo atual, como por exemplo a volta do nazismo na Europa, na figura dos chamados neonazistas, ou as barreiras impostas pela Unio europia e os EUA para imigrantes.

TIPOS DE MIGRAO
Entende-se por migrao, qualquer mobilidade espacial feita por sociedades humanas. A migrao um movimento que de um lado se configura em emigrao, quando o movimento de sada de um determinado pas; e imigrao, quando o movimento de entrada em um determinado pas. Com isso temos pases que so considerados pases de emigrao (aqueles onde predomina a sada de pessoas), e pases de imigrao (aqueles onde predomina a entrada de pessoas). As migraes podem ser de vrios tipos. Se considerarmos o espao de deslocamento temos a) Migrao internacional ou externa: aquela que se realiza de um pas para o outro. b) Migrao nacional ou interna: aquela que se realiza dentro do mesmo pas. Essa se subdivide em : b.1) Migrao inter-regional: aquela que se realiza de uma regio para outra. b.2) Migrao intra-regional: aquela que se realiza dentro da mesmo regio. Se levarmos em considerao o tempo de permanncia do migrante temos: a) Migrao definitiva: quando a migrao se d sem que o migrante saia mais do local para onde foi, ou que no voltei mais para o local de onde saiu. b) Migrao temporria: quando a migrao se d por um tempo que pode ser determinado ou indeterminado. Se considerarmos a forma como se deu a migrao temos: a) Migrao espontnea: quando ela se d por vontade prpria do migrante. b) Migrao forada: quando ela se d por uma vontade externa ao interesse do migrante. c) Migrao planejada: quando ela se d de forma planejada afim de cumprir um determinado objetivo.

ALGUNS TIPOS DE MIGRAES INTERNAS


Dentre as migraes internas temos os seguintes movimentos: a) xodo rural: tipo de migrao que se d com a transferncia de populaes rurais para o espao urbano. Esse tipo de migrao em geral tende a ser definitivo. As principais causas dele so: a industrializao, a expanso do setor tercirio e a mecanizao da agricultura. O xodo rural est diretamente ligado ao processo de Urbanizao. b) xodo urbano: tipo de migrao que se d com a transferncia de populaes urbanas para o espao rural. Hoje em dia um tipo de migrao muito incomum. Migrao urbano-urbano: tipo de migrao, que se d com a transferncia de populaes de uma cidade para outra. Tipo de migrao muito comum nos dias atuais. Migrao sazonal: tipo de migrao que se caracteriza por estar ligada as estaes do ano. uma migrao temporria onde o migrante sai de um determinado local em um determinado perodo do ano, e posteriormente volta, em outro perodo do ano, a chamada transumncia. o que acontece por exemplo com os sertanejos do Nordeste brasileiro. Migrao diria ou pendular: tipo de migrao caracterstico de grandes cidades, no qual milhes de trabalhadores saem todas as manhs de sua casa em direo do seu trabalho, e retornam no final do dia. Os momentos de maior aglomerao de pessoas so chamados de rush Isso se d em virtude da periferizao dos trabalhadores que muitas vezes moram a vrios quilmetros de distncia de seu trabalho, em alguns casos at mesmo em outras cidades que passam a ser chamadas de cidades dormitrio. Nesse tipo de migrao est includo o commuting, movimentao diria de pessoas que moram em um pas e trabalham ou vo buscar servios em outro, os chamados transfronteirios ou commuters.

c)

d)

e)

f) Nomadismo: tipo de migrao, que se caracteriza pelo deslocamento constante de populaes em busca de alimentos,
pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t132.asp 1/3

04/09/12

Migraes no espao mundial e no Brasil

abrigo, etc. Esse tipo de migrao tpico de sociedades primitivas e por conta disso se encontra em extino.

CONSEQNCIAS DAS MIGRAES


Vrias so as conseqncias das migraes, segundo COELHO e TERRA (2001), podemos destacar as seguintes: a) Contribuio e influncia no processo de ocupao e povoamento, na distribuio geogrfica da populao e, claro, no prprio desenvolvimento econmico; b) Contribuio no processo de miscigenao tnica e na ampliao e difuso cultural entre povos; c) Quando a emigrao significa perda de mo de obra qualificada (fuga de crebros), os prejuzos para o pas emigratrio so enormes, ao passo que para o pas imigratrio as vantagens so muito grandes. d) Podem acarretar mudanas de costumes, concorrncia mo de obra local e problemas polticos ideolgicos, raciais, etc. e) Vantagens econmicas para os pases que no tem condies de atender as necessidades bsicas de suas populaes.

MIGRAES NO BRASIL
No Brasil, os movimentos migratrios sempre foram muito intensos, as primeiras migraes podem ser consideradas as feitas pelos europeus, e negros africanos que foram forados a virem para c. De l para os dias de hoje tivemos muitas migraes de importncia fundamental para o pas, como por exemplo a dos migrantes italianos no sculo XlX, assim como de espanhis, eslavos, japoneses, rabes, portugueses, dentre outros. O fundamental nesse processo, alm da contribuio dada ao pas por esses cidados, o fato do enriquecimento cultural, com a grande variao tnico-cultural com a qual o pas passou a conviver. Mas, em alguns casos, formaram-se os chamados "quistos culturais", ou seja, comunidades que preservam seus hbitos costumes e lngua, sem se integrarem de forma plena a cultura nacional. At meados do sculo XX, o Brasil era um pas tpico de imigrao, a partir da 2 Guerra Mundial, passa a haver uma inverso nos fluxos, de imigratrio o pas torna-se de emigrao. Hoje so milhes os brasileiros que vivem fora, principalmente em pases como os EUA, Japo, Paraguai, etc. Os principais motivos que contribuem com isso so de ordem scio econmica, ou seja, a imensa maioria dos brasileiros que daqui saem vo em busca de melhores condies de vida, emprego, salrios, etc.; acontece que na maioria das vezes no so bem recebidos onde chegam, e passam a ocupar em geral os postos de trabalho relegados pelas populaes dos pases para onde imigraram. As migraes internas tambm sempre foram muito intensas, como por exemplo a de habitantes do Nordeste que migraram em massa para o Centro-sul do Brasil com o declnio da cana de acar e o desenvolvimento da minerao, ou a de nordestinos que migraram para a Amaznia no chamado "Boom da borracha" no final do sculo XlX. Com a industrializao nas dcadas de 60 e 70, passamos a viver de forma mais intensa migraes internas no territrio nacional, como a de nordestinos em direo das grandes metrpoles brasileiras, Rio e S. Paulo, e o intenso xodo rural, que fez o Brasil se tornar um pas predominantemente urbano em um espao de menos de 30 anos. Na dcada de 70 os fluxos migratrios se direcionaram para a Amaznia, fruto da poltica de ocupao do territrio nacional imposta pelos militares, chamada "integrar para no entregar". Atualmente, as antigas metrpoles industriais no so mais os locais preferidos por migrantes, por conta do processo de desconcentrao industrial, novas reas do pas passam a ser plo de atrao desses cidados, como o interior de S. Paulo, do Paran, etc. As migraes continuam a ser muito comuns no Brasil, tanto do campo para a cidade, assim como as urbanourbano. So comuns tambm nas grandes metrpoles brasileiras, as migraes pendulares, assim como a migrao sazonal em regies como o Nordeste.

EXERCCIOS
1- (FGV-SP) As guas de Gibraltar no podem se transformar num novo muro de Berlim, nem a Cortina de Ouro da Unio Europia num sucedneo da extinta Cortina de Ferro. (Adaptado de GOYTISOLO, J. Folha de S. Paulo, Suplemento World Media, 20/12/1992, p.6.) O texto refere-se: a) s crescentes manifestaes e aos ataques neonazistas contra a populao residente no Leste europeu e no Norte da sia. b) Ao ressurgimento de movimentos nacionalistas na Europa Central, contrrios a unificao do mercado europeu. c) s medidas repressivas, tomadas por governos europeus, para conter o fluxo de imigrantes de pases no desenvolvidos. d) Ao processo acelerado de globalizao econmica, que vem enriquecendo os pases europeus, em detrimento dos demais. e) Aos conflitos tnicos e as guerras civis que foram desencadeadas na regio dos Urais, com o fim do bloco socialista. 2- (UNESP) Os imigrantes japoneses comearam a chegar ao Brasil em 1908, atingindo, na atualidade, aproximadamente 1,5 milho de "nikkeis", os quais englobam imigrantes japoneses e seus descendentes. Nos ltimos anos tem crescido a ida de brasileiros para o Japo, principalmente na faixa produtiva dos 20 aos 35 anos. Esta inverso do fluxo migratrio est vinculada ao: a) Desejo de conhecer e de se engajar em trabalhos altamente especializados. b) Entrave burocrtico provocado pela lei brasileira que probe o trabalho de imigrantes japoneses e seus descendentes. c) Desejo de fazer turismo a baixo custo, apesar dos altos salrios recebidos no Brasil. d) Boa aceitao da comunidade japonesa, que reserva aos imigrantes os melhores e mais valorizados empregos. e) Engajamento no mercado de trabalho no especializado e temporrio, atravs de agenciadores ou intermedirios.

TEXTO DE APOIO Imigrantes


Darcy Ribeiro
pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t132.asp 2/3

04/09/12

Migraes no espao mundial e no Brasil

O contingente imigratrio europeu integrado a populao brasileira avaliado em 5 milhes de pessoas, quatro quintas partes das quais entraram no pas no sculo XlX. composto, principalmente, por 1,7 milho de portugueses, que se vieram juntar aos povoadores dos primeiros sculos, tornados dominantes pela multiplicao operada atravs do caldeamento com ndios e negros. Seguem-se os italianos, com 1,6 milho; os espanhis, com 700 mil; os alemes, com mais de 250 mil; os japoneses, com cerca de 230 mil e outros contingentes menores, principalmente eslavos, introduzidos no Brasil sobretudo entre 1886 e 1930. Os diversos censos nacionais registram na populao presente porcentagens de estrangeiros e brasileiros naturalizados que sobem de 2,45% em 1890 a 6,16% em 1900, caindo, depois, sucessivamente, de 5,11% em 1920 a 3,91% em 1940, a 2,34% em 1950 e a 0,8% em 1970. Apesar de numericamente pouco pondervel, o papel do imigrante foi muito importante como formador de certos conglomerados regionais nas reas sulinas em que mais se concentrou, criando paisagens caracteristicamente europias e populaes dominantemente brancas. Conquanto relevante na constituio racial e cultural dessas reas, no teve maior relevncia na fixao das caractersticas da populao brasileira e da sua cultura. Quando comeou a chegar em maiores contingentes, a populao nacional j era to macia numericamente e to definida do ponto de vista tnico, que pde iniciar a absoro cultural e racial do imigrante sem grandes alteraes no conjunto. No ocorre no Brasil, por conseguinte, nada parecido com o que sucedeu nos pases rio-platenses, onde uma etnia original numericamente pequena foi submetida por massas de imigrantes que, representando quatro quintos do total, imprimiram uma fisionomia nova, caracteristicamente europia, sociedade e cultural nacional, transfigurando-os de povos novos em povos transplantados. O Brasil nasce e cresce como um povo novo, afirmando cada vez mais essa caracterstica em sua configurao histrico-cultural. O assinalvel no caso brasileiro , por um lado, a desigualdade social, expressa racialmente na estratificao pela posio inferiorizada do negro e do mulato. E, por outro lado, a homogeneidade cultural bsica, que transcende tanto as singularidades ecolgicas regionais, bem como as marcas decorrentes das variedades de matrizes raciais, como as diferenas oriundas da provenincia cultural dos distintos contingentes. Apesar da desproporo das contribuies - negra, em certas reas, indgena, alem, ou japonesa, em outras -, nenhuma delas se auto definiu como centro de lealdades tnicas extranacionais. O conjunto, plasmado com tantas contribuies, essencialmente uno enquanto etnia nacional, no deixando lugar a que tenses eventuais se organizem em torno de unidades regionais, raciais ou culturais opostas. (...)
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil. So Paulo: Companhia das letras, 1995. P. 241-3.

Pgina criada por RODRIGO BANDEIRA LOPES - Colgio Delta

O Educacional no se responsabiliza pelo contedo das pginas criadas atravs do "Construtor de Pginas". Se voc considerar algum contedo desta pgina ofensivo, por favor entre em contato com a equipe do Educacional, clicando aqui.

pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t132.asp

3/3

You might also like