You are on page 1of 3

"Melhor professor nem sempre o de mais saber e, sim, aquele que, modesto, tem a faculdade de manter o respeito e a disciplina

a da classe." Cora Coralina No dia 15 de outubro, se comemora o dia do Professor, o trabalhador que ensina, que tem como tarefa ou misso a transmisso de conhecimentos. O professor o principal agente da educao, por executar as atividades que visam desenvolver as capacidades intelectuais, psquicas e morais da pessoa humana, englobando prticas individuais e estatais ou institucionais. Para o exerccio do magistrio se exige formao especfica, de acordo com o grau de ensino e com as disciplinas e os cursos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional estabelece: a) que os docentes que atuarem na educao bsica devero possuir formao superior, que ser obtida mediante curso de licenciatura, de graduao plena, admitida, como formao mnima para o exerccio do magistrio na educao infantil e nas quatro primeiras sries do ensino fundamental, a oferecida em nvel mdio, na modalidade Normal [artigo 62] (BRASIL, 2008b); b) que os estabelecimentos de ensino superior ofertaro cursos formadores de profissionais para a educao bsica, inclusive o curso normal superior, destinado formao de docentes para a educao infantil e para as primeiras sries do ensino fundamental [artigo 63, inciso I] (BRASIL, 2008b); c) que a preparao para o exerccio do magistrio superior far-se- em nvel de psgraduao, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado [artigo 66] (BRASIL, 2008b). Com relao ao ensino superior, a legislao recomenda que o professor seja preparado para o exerccio do magistrio mediante curso de ps-graduao, especialmente de mestrado e de doutorado. Para o exerccio da docncia superior, entretanto, a legislao no exige como habilitao essencial a formao do professor em nvel de ps-graduao. Na Bahia o sindicato dos professores representado pela APLB-Sindicato que tem 60 anos de muita batalha em defesa do ensino pblico, gratuito e de qualidade. Desde sua origem, em 24 de abril de 1952, quando onze professores licenciados assinaram a ata da histrica sesso de implantao.

Consolidao das Leis do Trabalho - CLT - DL-005.452-1943 Ttulo III Das Normas Especiais de Tutela do Trabalho Captulo I Das Disposies Especiais Sobre a Durao e Condies de Trabalho Seo XII Dos Professores

Art. 317. O exerccio remunerado do Magistrio em estabelecimentos particulares de ensino exigir apenas habilitao legal e registro no Ministrio da Educao. (Alterado pela L007.855-1989) 1 Far-se- o registro de que trata este artigo uma vez que o interessado apresente os documentos seguintes: a) certificado de habilitao para o exerccio do magistrio, expedido pelo Ministrio da Educao, ou pela competente autoridade estadual ou municipal; b) carteira de identidade; c) folha-corrida; d) atestado, firmado por pessoa idnea, de que no responde a processo nem sofreu condenao por crime de natureza infamante; e) atestado de que no sofre de doena contagiosa, passado por autoridade sanitria competente. 2 Dos estrangeiros sero exigidos, alm dos documentos indicados nas als. a, c e e do pargrafo anterior, estes outros: a) carteira de identidade de estrangeiro; b) atestado de bons antecedentes, passado por autoridade policial competente. 3 Tratando-se de membros de congregao religiosa, ser dispensada a apresentao de documentos indicados nas als. (c) e (d) do 1 e, quando estrangeiros, ser o documento referido na al. (b) do 1 substitudo por atestado do bispo diocesano ou de autoridade equivalente. Art. 318. Num mesmo estabelecimento de ensino no poder o professor dar, por dia, mais de quatro aulas consecutivas, nem mais de seis, intercaladas. Art. 319. Aos professores vedado, aos domingos, a regncia de aulas e o trabalho em exames. Art. 320. A remunerao dos professores ser fixada pelo nmero de aulas semanais, na conformidade dos horrios. 1 O pagamento far-se- mensalmente, considerando-se para este efeito cada ms constitudo de quatro semanas e meia. 2 Vencido cada ms, ser descontada, na remunerao dos professores, a importncia correspondente ao nmero de aulas a que tiverem faltado. 3 No sero descontadas, no decurso de nove dias, faltas verificadas por motivo de gala ou de luto em consequncia de falecimento do cnjuge, do pai ou me, ou de filho. Art. 321. Sempre que o estabelecimento de ensino tiver necessidade de aumentar o nmero de aulas marcado nos horrios remunerar o professor, findo cada ms, com uma importncia correspondente ao nmero de aulas excedentes. Art. 322. No perodo de exames e no de frias, ser paga mensalmente aos professores remunerao correspondente quantia a eles assegurada, na conformidade dos horrios, durante o perodo de aulas.

1 No se exigir dos professores no perodo de exames, a prestao de mais de oito horas de trabalho dirio, salvo mediante o pagamento complementar de cada hora excedente pelo preo correspondente de uma aula. 2 No perodo de frias, no se poder exigir dos professores outro servio seno o relacionamento com a realizao dos exames. 3 Na hiptese de dispensa sem justa causa, ao trmino do ano letivo ou no curso das frias escolares, assegurado ao professor o pagamento a que se refere o caput deste artigo. Art. 323. No ser permitido o funcionamento do estabelecimento particular de ensino que no remunere condignamente os seus professores, ou no lhe pague pontualmente a remunerao de cada ms. Pargrafo nico. Compete ao Ministrio da Educao fixar os critrios para a determinao da condigna remunerao devida aos professores bem como assegurar a execuo do preceito estabelecido no presente artigo. Art. 324. (Revogado pela L-007.855-1989)

You might also like