You are on page 1of 2

A expresso feia, mas o seu significado dos mais salutares.

s. Aguarda a sano presidencial Projeto de Lei [01] que concede gestante o direito de buscar alimentos durante a gravidez, da "alimentos gravdicos." Ainda que inquestionvel a responsabilidade parental desde a concepo, o silncio do legislador sempre gerou dificuldade para a concesso de alimentos ao nascituro. Raras vezes a Justia teve a oportunidade de reconhecer a obrigao alimentar antes do nascimento, pois a Lei de Alimentos exige prova do parentesco ou da obrigao. [02] O mximo a que se chegou foi, nas aes investigatrias de paternidade, deferir alimentos provisrios quando h indcios do vnculo parental ou aps o resultado positivo do teste de DNA. Graas Smula do STJ [03], tambm a resistncia em se submeter ao exame passou a servir de fundamento para a antecipao da tutela alimentar. Assim, em muito boa hora preenchida injustificvel lacuna. Porm, muitos so os equvocos da lei, a ponto de questionar-se a validade de sua aprovao. Apesar de aparentemente consagrar o princpio da proteo integral, visando assegurar o direito vida do nascituro e de sua genitora, ntida a postura protetiva em favor do ru. Gera algo nunca visto: a responsabilizao da autora por danos materiais e morais a ser apurada nos mesmos autos, caso o exame da paternidade seja negativo. Assim, ainda que no tenha sido imposta a obrigao alimentar, o ru pode ser indenizado, pelo s fato de ter sido acionado em juzo. Esta possibilidade cria perigoso antecedente. Abre espao a que, toda ao desacolhida, rejeitada ou extinta confira direito indenizatrio ao ru. Ou seja, a improcedncia de qualquer demanda autoriza pretenso por danos materiais e morais. Trata-se de flagrante afronta o princpio constitucional de acesso justia [04], dogma norteador do estado democrtico de direito. Ainda que salutar seja a concesso do direito, de forma para l de desarrazoada criado um novo procedimento. Talvez a inteno tenha sido dar mais celeridade ao pedido, mas imprime um rito bem mais emperrado do que o da Lei de Alimentos.

O primeiro pecado fixar a competncia no domiclio do ru [05], quando de forma expressa o estatuto processual concede foro privilegiado ao credor de alimentos [06]. De qualquer modo, a referncia h que ser interpretada da forma que melhor atenda ao interesse da gestante, a quem no se pode exigir que promova a ao no local da residncia do devedor de alimentos. A outra incongruncia impor a realizao de audincia de justificao, mesmo que sejam trazidas provas de o ru ser o pai do filho que a autora espera. Da forma como est posto, necessria a ouvida da genitora, sendo facultativo somente o de poimento do ru, alm de haver a possibilidade de serem ouvidas testemunhas e requisitados documentos. Porm, congestionadas como so as pautas dos juzes, mesmo sem a audincia, convencido da existncia de indcios da paternidade, indispensvel reconhecer a possibilidade de ser dispensada a solenidade para a fixao dos alimentos. Mas h mais. concedido ao ru o prazo de resposta de 5 dias. Caso ele se oponha paternidade a concesso dos alimentos vai depender de exame pericial. Este, s claras o pior

pecado da lei. No h como impor a realizao de exame por meio da coleta de lquido amnitico, o que pode colocar em risco a vida da criana. Isso tudo sem contar com o custo do exame, que pelo jeito ter que ser suportado pela gestante. No h justificativa para atribuir ao Estado este nus. E, se depender do Sistema nico de Sade, certamente o filho nascer antes do resultado do exame. Os equvocos vo alm. Mesmo explicitado que os alimentos compreendem as despesas desde a concepo at o parto, de modo contraditrio estabelecido como termo inicial dos alimentos a data da citao. Ningum duvida que isso vai gerar toda a sorte de manobras do ru para esquivar-se do oficial de justia. Ao depois, o dispositivo afronta jurisprudncia j consolidada dos tribunais e se choca com a Lei de Alimentos, que de modo expresso diz: ao despachar a inicial o juiz fixa, desde logo, alimentos provisrios [07]. Preocupa-se a lei em explicitar que os alimentos compreendem as despesas adicionais durante o perodo de gravidez, da concepo ao parto, identificando vrios itens: alimentao especial, assistncia mdica e psicolgica, exames complementares, internaes, parto, medicamentos e demais prescries preventivas e teraputicas indispensveis, a juzo do mdico. Mas o rol no exaustivo, pois o juiz pode considerar outras despesas pertinentes. Quando do nascimento, os alimentos mudam de natureza, se convertem em favor do filho, apesar do encargo decorrente do poder familiar ter parmetro diverso, pois deve garantir ao credor o direito de desfrutar da mesma condio social do devedor [08]. De qualquer forma, nada impede que o juiz estabelea um valor para a gestante, at o nascimento e atendendo ao critrio da proporcionalidade, fixe alimentos para o filho, a partir do seu nascimento. Caso o genitor no proceda ao registro do filho, e independente de ser buscado o reconhecimento da paternidade, a lei deveria determinar a expedio do mandado de registro. Com isso seria dispensvel a propositura da ao investigatria da paternidade ou a instaurao do procedimento de averiguao, para o estabelecimento do vnculo parental [09]. Apesar das imprecises, dvidas e equvocos, os alimentos gravdicos vm referendar a moderna concepo das relaes parentais que, cada vez com um colorido mais intenso, busca resgatar a responsabilidade paterna. Mas este fato, por si s, no absolve todos os pecados do legislador.

You might also like