You are on page 1of 24

Ministrio da Indstria, do Comrcio e do Turismo

Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade IndustrialINMETRO Portaria n 69, de 08 de maio de 1996
O Presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial INMETRO, no uso de suas atribuies legais, conferidas pela Lei n 5.966, de 11 de dezembro de 1973 e tendo em vista o disposto no artigo 39, inciso VIII, da Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990, Considerando o disposto no artigo 5 da Lei n 5.966/73, bem como o estabelecido nas Resolues n 05/78 e n 06/78 do CONMETRO; Considerando que a alterao das caractersticas de veculos envolvem no s a segurana veicular, como tambm a segurana da pessoa, objetivo fundamental do Estado; Considerando o disposto na Resoluo n 775/93, de 10 de novembro de 1993, do CONTRAN, resolve: Art. 1 Aprovar o "Regulamento Tcnico da Qualidade n 25 (RTQ-25) - Inspeo de Segurana Veicular em Rebocveis Leves (PBT at 7500 N)", anexo presente Portaria. Publicar esta Portaria no Dirio Oficial da Unio, quando iniciar sua vigncia.

Art. 2 -

Julio Cesar Carmo Bueno Presidente do INMETRO

RTQ-25 - INSPEO DE SEGURANA VEICULAR EM REBOCVEIS LEVES (PBT AT 7500N) Anexo 1 Objetivo Este Regulamento Tcnico tem por finalidade fixar os requisitos necessrios inspeo de segurana veicular em rebocveis leves. 2 Campo De Aplicao Este Regulamento Tcnico aplica-se aos Organismos de Inspeo credenciados pelo INMETRO, para a inspeo de segurana veicular em rebocveis leves. 3 3.1 Definies Organismo de Inspeo Entidade nacional pblica ou privada, credenciada pelo INMETRO para executar a inspeo de segurana veicular, a expedio de laudos de capacitao tcnica e de comprovantes de segurana veicular. 3.2 Componentes Todo e qualquer componente novo ou reaproveitado em bom estado de conservao, que venha a ser utilizado na fabricao de rebocveis leves. 3.3 3.4 Fabricante individual Fabricante cuja produo anual no ultrapasse 3 (trs) unidades. Comprovante de segurana veicular para transformador/fabricante individual (TI) Documento expedido pelo Organismo de Inspeo aplicvel ao veculo de fabricao individual o qual atesta o atendimento legislao pertinente aps inspeo do reboque ou semi-reboque. 3.5 Comprovante de segurana veicular para transformador/fabricante aprovado (TA) Documento expedido pelo Organismo de Inspeo aplicvel aos veculos produzidos e comercializados por empresa fabricante, o qual atesta que os modelos nele descritos atendem legislao pertinente aps a inspeo tcnica. 4 Itens para Inspeo de Rebocveis Leves (At 7500 N) A inspeo de cada conjunto ou componente deve ser verificada de acordo com o Anexo A e o Anexo B deste Regulamento Tcnico, que inclui: a) Chassi; b) Carroaria e seus componentes; c) Dimenses; d) Pra-choques; e) Pra-lamas; f) Rodas e pneus; g) Suspenso; h) Eixo, semi-eixo e seus componentes; i) Sistema de engate;

j) Sistema eltrico; k) Sinalizao e iluminao; l) Sistema de freio; m) Identificao (plaqueta); n) Exigncias quanto a componentes novos (fabricao prpria). 5 Emisso do Comprovante de Segurana Veicular Aps a avaliao, em caso de aprovao do reboque ou do semi-reboque, o Organismo de Inspeo emitir, de acordo com os dados obtidos da Lista de Inspeo correspondente, o comprovante de segurana veicular para a transformadora e/ou fabricante individual (TI) em duas vias. 6 6.1 6.2 6.3 7 Caractersticas de Projeto Fabricante individual Deve fornecer descrio sumria dos materiais utilizados na fabricao. Fabricante/Transformador aprovado Deve atender aos preceitos do RTQ-28. Freio de servio tipo inercial Os rebocveis acima de 5000 N de PBT devem ter freio inercial. Critrios Gerais O reboque leve de mltiplo uso misto pode ser aceito, desde que o projeto original o especifique. 8 Responsabilidade Legal No caso de fabricante individual, deve ser apresentada a identificao pessoal, sendo responsvel legal pelo projeto apresentado ao Organismo de Inspeo. ANEXO A MANUAL DE PROCEDIMENTO SUMRIO 1 - Objetivo 2 - Chassi 3 - Carroaria e seus complementos 4 - Dimenses 5 - Pra-choques 6 - Pra-lamas 7 - Rodas e pneus 8 - Suspenso 9 - Eixo, semi-eixo e seus componentes 10- Sistema de engate 11- Sistema eltrico 12- Sinalizao e iluminao 13- Sistema de freio 14- Identificao 15- Exigncias quanto a componentes (fabricao prpria)

Objetivo Este manual tem por finalidade estabelecer a metodologia para a inspeo de segurana veicular em rebocveis leves (PBT at 7500 N).

2 2.1

Chassi O chassi deve possuir uma estrutura bsica apta a suportar, com condies de resistncia mecnica adequadas, o sistema de suspenso, pela parte inferior, e a carga, pela parte superior. Os materiais e as dimenses devem ser compatveis forma e ao Peso Bruto Total (PBT) do reboque. A lana (cambo), que a barra que une o cabeote de trao ao quadro do chassi deve ser projetada de modo a resistir aos momentos de toro que ocorrem neste ltimo ponto. Idealmente, a lana deve transpassar o quadro do chassi e ancorar em travessa central ou prxima. No ponto de mximo momento de flexo (ver Figura 1), na parte externa do quadro, preferencialmente, no deve haver solda, para diminuir as possibilidades de quebra por fadiga (usar grampo, bucha, etc.). A lana deve ser sempre reforada com barras tipo "mo francesa" (contraventamento), ou deve ser duplo (em V). Como pea nica, ser admitida somente em casos especiais, a estudar.

2.2 2.3

2.3.1

* Ponto de maior momento de flexo na lana

Fig. 1 - Esquema do chassi 3 3.1 Carroaria e seus Componentes A carroaria deve ser confeccionada com material compatvel com a finalidade de uso ou da carga. Deve ter resistncia mecnica adequada, podendo ser em chapas metlicas, em madeira estruturada, em perfis de ao e em peas de "fiberglass" laminadas, integradas ao chassi ou no. admissvel portas nas guardas da carroaria. O fechamento superior por tampas ( removveis ou articuladas) opcional. No caso de carroarias removveis (para transporte de "jet-skis",etc.), o sistema de presilhas (da carroaria ou do novo agregado) deve possuir dispositivo de segurana contra o afrouxamento por trepidao durante o uso. Ganchos para facilitar amarrao de cargas so aconselhveis nas laterais da carroaria, porm, no devem se constituir em salincias perigosas. No caso de transporte de cargas altas, deve haver gradil em todos os lados, com altura compatvel. As colunas, neste caso, devem ter resistncia e fixao base

3.2

3.3 3.4

adequadas. O teto, se existir, deve ser bem ancorado s colunas. 3.5 No caso de reboques tipo ba, a carroaria deve possuir estrutura adequada, inclusive no teto. Nota: Os ensaios comuns ao chassi e carroaria esto especificados nos itens suspenso e eixos (itens 8 e 9). 4 Dimenses As dimenses do reboque devem atender ao Artigo 81 do Cdigo Nacional de Trnsito, que estabelece a largura mxima de 2600 mm e altura mxima de 4400 mm. O comprimento mximo compreendido entre o veculo trator e o reboque de 19800 mm. O balano traseiro mximo de 3500 mm. 4.1 4.1.1 4.1.2 4.1.3 4.1.4 4.1.5 4.1.6 4.1.7 4.1.8 4.1.9 4.1.10 4.1.11 Deve-se verificar as dimenses constantes da Figura 2. Altura solo/fundo do reboque (a). Altura livre do solo (b). Altura mxima (c). Balano traseiro (d). Balano dianteiro (e). Comprimento total (f). Comprimento da lana (g). Comprimento til (h). Largura total (i). Largura til (j). Altura til da carroaria (l).

Fig. 2 - Dimenses 5 5.1 Pra-choques O pra-choque deve ser de material com resistncia adequada e compatvel com a massa do reboque (NBR 9182). No deve existir apndices tais como, ganchos, guinchos, estepes ou reservatrio e salincias perigosas que possam causar

acidentes. 5.2 Deve ser fixado estrutura do reboque e posicionado transversalmente atrs do mesmo, podendo fazer parte integrante da estrutura. O pra-choque determinar o final do reboque quando a carga exceder as dimenses do reboque, sendo que a largura mxima do pra-choque no deve ser maior que a largura total do reboque e a mnima no pode ser inferior a 100 mm de cada lado. A linha de centro do pra-choque deve estar a uma altura do solo entre 280 mm a 550 mm. O pra-choque deve ser pintado com listras preta/amarela, em forma de zebrado, com inclinao de 45. Pra-lamas Devem ser rgidos, fixados firmemente estrutura, ou ser parte da carroaria, sem apresentar pontos contundentes ou cortantes. Os limites inferiores (abas) podem ficar at 10 na aba traseira e 20 na aba dianteira, acima da linha de centro da roda (Figura 3) e o limite externo da sua largura deve, no mnimo, coincidir com os limites externos do pneu. Caso os limites das abas sejam superiores aos especificados, pode ser utilizado prabarro. Rodas e Pneus Os pneus devem atender a Resoluo CONTRAN n 558/80 e a norma NBR 6087. As rodas devem atender a Resoluo CONTRAN n 545/78. Os pneus devem ser gravados com informaes sobre tamanho, tipo de construo, capacidade de carga limite de velocidade. No so admitidos veculos com pneus, cujo desgaste tenha atingido o indicador de desgaste ou com profundidade dos sulcos inferior a 1,6 mm (Figuras 4 e 5). Quando montados em um mesmo eixo os pneus devem ser de idntica construo, tamanho e carga e montados em aros de dimenses iguais. Os pneus devem ser montados em rodas novas e adequadas aos pneus como especificado pela ABPA. As causas de reprovao so: a) Todo pneu que estiver excessivamente usado a ponto de apresentar pouqussimo ou nenhum desenho na banda de rodagem (1,6 mm) ou que estiver com tecido de reforo aparecendo em qualquer ponto; b) Pneus que sofreram reparos de emergncia, como a colocao de "mancho", por exemplo; c) Cortes, nas bandas, maiores que 20 mm e profundos o bastante para mostrarem descontinuidade do reforo de tecido (tecido cortado); d) "Inchados" e cortes, no ombro dos pneus indicando que o tecido foi danificado; e) Falta de nome da recauchutadora; f) Aro e/ou tala tortos, quebrados ou danificaes na tala ou na flange do aro; g) Parafusos e porcas que estiverem soltos, defeituosos ou que tenham sido perdidos.

5.3 5.4 6 6.1 6.2

7 7.1 7.2 7.3 7.4 7.5 7.6 7.7

8 8.1

Suspenso As suspenses podem ser dos seguintes tipos: a) suspenso de molas de toro;

b) suspenso de molas helicoidais; c) suspenso de molas de lminas; d) suspenso elastomrica. 8.2 8.2.1 8.2.1.1 Inspeo Esttica Sistema de Suspenso Mola helicoidal Inspecionar a mola helicoidal quanto ao estado da superfcie, corroso , pontos de concentrao de tenso, ancoragem (forar) e tensores. 8.2.1.2 Mola de lminas Inspecionar a mola mestra quanto ancoragem e verificar se no h molas auxiliares partidas. Verificar o estado geral da superfcie (corroso e pontos de concentrao de tenso), o empenamento e a abertura entre as lminas (mximo de 2 mm, exceto no parafuso mestre, sendo que as lminas de feixes parablicos no devem se tocar na rea de funcionamento). Verificar se as lminas, na regio de atrito, esto lubrificadas (graxa grafitada) ou tm um meio de separao com efeitos similares. Verificar a identificao do tipo de feixe e a identificao da lmina. Verificar o parafuso mestre e as abraadeiras quanto ao estado geral, alinhamento e fixao. 8.2.1.3 8.2.1.4 Barra de toro Inspecionar a barra de toro quanto ao estado da superfcie e a regulagem. Elastmero Inspecionar o elastmero quanto deteriorao por solventes (leo, graxa, combustvel, etc.). Verificar o estado da superfcie (deteriorao), a ancoragem e o estado dos batentes de limitao do curso da suspenso e dos batentes axiais. 8.2.2 8.2.2.1 Elementos Absorvedores de Energia Amortecedor Verificar o estado geral da superfcie externa quanto corroso e mossas. Verificar se h vazamento no retentor. Verificar a haste do pisto quanto corroso, ferrugem ou incrustaes. Verificar a ancoragem e a adequao dos amortecedores, se houver. 8.2.3 8.2.3.1 Elementos Estruturais Travessa ou quadro central principal da suspenso (Subestrutura) Verificar o estado geral quanto corroso, empenamento e mossas. Verificar a fixao estrutura principal do veculo. Verificar a subestrutura quanto diminuio gradual da espessura (queda gradual da rigidez). 8.2.3.2 Suporte de elemento da suspenso no chassi do veculo Verificar o estado geral quanto corroso e mossas. Verificar a resistncia ao recebimento de cargas concentradas e a respectiva distribuio de tenses na estrutura principal. No caso de suporte do balancim, verificar o travamento transversal. 8.2.3.3 Tensor Verificar o estado geral quanto corroso, empenamento e mossas. Verificar as articulaes (buchas ou coxins), forando-os, e a cinemtica, para ver se no est trabalhando forado ou se gera interferncia com outro elemento ou com o chassi. 8.2.3.4 Eixo rgido Verificar o estado geral quanto corroso, empenamento, mossas, concentrao de tenses e trincas. Inspecionar quanto fixao na suspenso e fixao das

pontas de eixo. 8.2.3.5 8.2.3.6 Pontas de eixo Verificar o estado geral quanto corroso, empenamento e fixao no eixo. Rolamentos Quando nas rodas, verificar folgas transversal e longitudinal (oscilaes em torno do eixo longitudinal). A folga no deve exceder a especificada pelo fabricante. 8.2.4 8.2.4.1 8.2.4.2 Elementos de Articulao Rolamentos Ver elementos estruturais. Jumelo Verificar o estado geral. Forar lateralmente para verificar a folga no sistema. Verificar as buchas quanto corroso, envelhecimento e solventes. 8.2.4.3 Bucha Quando metlicas, observar quanto corroso, folgas e lubrificao. Quando elastomricas (praticamente no deve haver folgas), verificar quanto ao envelhecimento, deteriorao e solventes. As partes metlicas no devem estar corrodas. 8.2.4.4 Coxim Verificar quanto ao envelhecimento e solventes. Deve haver boa ancoragem ao chassi e boa "ligao" com as suas terminaes metlicas. Verificar se trabalha apenas a compresso. As partes metlicas no devem estar corrodas. 8.2.4.5 Balancim Verificar quanto ocorrncia de mossas, corroso e desgaste no pino de articulao. Verificar as engraxadeiras nos pontos de flutuao das lminas, bem como desgastes. 8.2.4.6 Equalizador Verificar a estrutura do sistema equalizador quanto ao estado geral, corroso, empenamento, mossas, concentrao de tenses e trincas. Inspecionar as buchas, bem como as articulaes. 8.2.5 8.2.5.1 Elementos de Regulagem Calo ou parafuso de regulagem Verificar o estado geral. Verificar se h capacidade de regulagem dentro dos limites requeridos pela suspenso. No deve haver desgaste. No deve haver dificuldade de ajuste. Aps ajustado deve ter mecanismo de travamento irreversvel. 8.2.6 8.2.6.1 Elementos de Fixao Grampo Verificar o estado geral quanto corroso e empenamento. Verificar o aperto das porcas e seu travamento. Verificar a disposio em que esto, juntamente com as cobrejuntas ou orelhas de fixao, observando se est adequada estruturalmente a juno do feixe de molas ao eixo. 8.2.6.2 Parafusos ou rebites Verificar quanto ao estado geral, aperto ou folga. 8.2.6.3 Cobrejunta Verificar quanto ao estado geral e o funcionamento em conjunto com os grampos.

8.2.7 8.2.7.1

Elemento Complementar Barra estabilizadora Verificar quanto ao estado geral, corroso e empenamento. Verificar as buchas de ancoragem no chassi e as articulaes para acoplamento na suspenso. Verificar a cinemtica do conjunto barra estabilizadora-suspenso para ver se o conjunto no trabalha forado.

8.2.8 8.2.8.1 8.2.9 8.2.9.1

Elemento Limitador Batentes Ver Coxim. Suspenso Completa Geometria da suspenso A suspenso do reboque no deve possuir ngulos de convergncia, cambagem ou caster, devendo as rodas de um mesmo eixo (de uma lateral do reboque/semireboque) estarem num plano paralelo s rodas do lado oposto.

8.2.9.2

Alinhamento O plano transversal do eixo deve estar perpendicular ao plano longitudinal que contm o engate (esfera, pino rei ou acoplamento). Verifica-se esta perpendicularidade medindo os pontos chaves entre a suspenso e o engate.

8.2.10

Ensaios com Carga Colocar carga equivalente a 3 vezes a capacidade de carga til total durante 30 minutos e por mais dois ciclos de 15 minutos. Aps o ensaio no deve haver deformao permanente importante. O reboque, com PBT mximo, deve ter a carga no engate entre 100 N e 750 N.

8.3 8.3.1

Inspeo Dinmica Aceleraes Os reboques/semi-reboques leves devem sofrer ensaios de acelerao, utilizando-se um veculo rebocador tpico, nos quais so verificadas as tendncias e as oscilaes transversais (guinada e "roll").

8.3.2

Frenagem Nos ensaios de frenagem so verificadas as oscilaes e as tendncias provenientes de folgas ou desalinhamentos. Nota: Os ensaios de acelerao e frenagem so acompanhados no interior do veculo rebocador, e tambm externamente, com observador.

8.3.3

Ensaios em trfego Verificar o comportamento da suspenso quanto a amortecimento, oscilaes e vibraes em condies usuais de trfego.

8.3.4 8.3.4.1 8.3.4.2 8.3.4.3

Ensaios com carga Medir o curso da suspenso, colocar a carga til (PBT menos TARA); o curso restante deve ser, no mnimo, de 2/3 do curso total medido sem carga. Com a carga mxima rodar no mnimo 30 km em asfalto liso e em pisos irregulares, fazendo as observaes j citadas anteriormente. Colocar duas vezes a carga til e rodar pelo menos 5 km em asfalto liso, observando o comportamento do reboque. No deve ser 4 observada qualquer deformao permanente aps o ensaio. Condies Especiais No caso das molas serem de construo prpria, exigir memorial de clculo e o

8.4 8.4.1

10

projeto. 8.4.2 No caso de se utilizar suspenso proveniente de veculos de fabricao seriada, tem-se duas possibilidades: a) Suspenso nova: proveniente de veculos de capacidade de carga equivalente; b) Suspenso usada: proveniente de veculos cuja capacidade de carga seja 10% maior que o desejado, para garantir vida em fadiga, mas cuja rigidez seja compatvel. 8.4.3 9 9.1 9.1.1 No caso de suspenso elastomrica, os fabricantes possuem catlogos que estipulam a capacidade de carga. Eixo, Semi-eixo e seus Componentes Inspeo Esttica Eixo rgido Inspecionar quanto ao estado geral, corroso, empenamento, mossas, concentrao de tenses e trincas. Inspecionar fixao na suspenso e nas pontas de eixo. 9.1.2 Pontas de eixo Inspeciona-se a integralizao entre pontas de eixo e o eixo, com anlise da soldagem, penetrao da ponta de eixo dentro do eixo, corroso, e roscas para travamento de rolamentos e travamento da tampa protetora dos rolamentos. Verifica-se a compatibilidade do material de soldagem quanto ao tipo do material do eixo e das pontas de eixo. 9.1.3 9.2 9.3 Batente limitador axial (suspenso elastmera) Verificar a rigidez e a fixao no chassi. Ensaios Dinmicos Os ensaios j foram realizados no item 8 (Suspenso). Dimensionamento No caso do eixo e das pontas de eixo serem de construo prpria, faz-se anlise estrutural do conjunto, utilizando-se fator de carga normal 3 e fator de segurana 1,5. No caso de se utilizar eixos-pontas de eixo provenientes de veculos de fabricao seriada, tem-se duas possibilidades: a) Eixo/pontas de eixo novo: proveniente de veculos de capacidade de carga equivalente; b) Eixo/pontas de eixo usado: proveniente de veculos cuja capacidade de carga seja 10% maior que o desejado, para garantir vida em fadiga. 10 10.1 Sistema de Engate O sistema de acoplamento ao veculo trator deve ser adequado para o pino esfrico, conforme a norma NBR 5545. Deve existir um mecanismo de travamento do sistema. O acoplamento deve ser dimensionado para resistir a um esforo longitudinal de trao e compresso igual a 4 vezes o PBT do reboque. Nota: O ensaio de carga do engate realizado fora das normas de homologao do reboque. Caso haja laudo de ensaio do engate por instituto reconhecido ou engenheiro responsvel pelo projeto, no h necessidade de se realizar o ensaio novamente. 10.2 A corrente de segurana, fixada conforme Figura 6, deve ter uma resistncia trao igual a 5 vezes o PBT do reboque (ver Tabela 1). A corrente deve ser fixada na lana de forma que no possa ser removida.

11

Tabela 1 - Valores estimativos de resistncia trao de correntes DIMETRO DO ELO (mm) 5,00 6,00 8,00 9,50 11 11.1 11.2 11.3 11.4 Sistema Eltrico O sistema eltrico do reboque deve atender a norma NBR 7332 (Figura 7). Todas as conexes devem ser do tipo automotiva, isoladas contra curto-circuito. Os cabos devem estar protegidos por eletroduto ou chicote. A conexo eltrica entre o reboque e o veculo de trao deve estar em conformidade com a norma NBR 9187. sistema eltrico, em reboque para transporte de barco, deve ser removvel, em razo da necessidade de imerso do mesmo na gua para descarregamento do barco. CARGA (N) 6400 10000 21600 32000

12

Tabela 2 - Indicao numrica, de cores e smbolos de circuitos eltricos para as lanternas de rebocveis leves CONDUTOR N 1 2 3 4 5 COR Amarela Azul Branco Verde Marron SMBOLO LANTERNAS E CIRCUITOS ELTRICO Lanterna indicadora de direo traseira esquerda Circuito auxiliar, lanternas opcionais, etc. Terminal massa, retorno para a unidade de trao Lanterna indicadora de direo traseira direta Lanternas delimitadoras laterais e dianteiras, lanternas traseira e lanterna de iluminao da placa traseira Lanterna de freio Lanternas delimitadoras laterais dianteiras e traseiras superiores e lanterna traseira.

6 7

Vermelho Preto

12

Sinalizao e Iluminao (Resoluo CONTRAN n 680/87, parcialmente modificada pela de n 692/88). Nota: Outras informaes/recomendaes constam das Figuras 8 a 10 e na Tabela 2. Deve-se usar lentes da linha automotiva.

12.1

Lanterna de iluminao de placa traseira (LIPT - branca). Independente ou agrupada outra lanterna, desde que atenda iluminao da placa.

12.2

Lanternas de freio (LF - vermelha)

13

Duas na traseira (veculo com largura inferior a 760 mm pode ter apenas uma no centro vertical do mesmo), independente ou agrupadas com outras lanternas. 12.2.1 Localizao A = mx. 1600 mm (admissvel at 2100 mm) B = mn. 350 mm C = mn. 600 mm (admissvel at 400 mm quando a largura do semi-reboque for inferior a 1300 mm) 12.2.2 Visibilidade Xd = Xe = Zd = Ze _ 45 B _ 750mm) 12.3 Lanternas de marcha-a-r opcional (LMR - branca) Independentes ou agrupadas com outras lanternas 12.3.1 Localizao A = mx. 1200 mm B = mn. 250 mm 12.3.2Visibilidade Xd = Xe _ 45 12.4 e Zd = Ze _ 30 Lanternas indicadoras de direo (LID - amarela) Independentes ou agrupadas com outras lanternas. O circuito deve ser separado dos outros, salvo os das LIA. 12.4.1 Localizao Duas na traseira. A _ 1600 mm para largura do veculo at 2100 mm A _ 2100 mm para largura do veculo acima de 2100 mm B _ 350 mm C _ 600 mm (admissvel at 400mm quando a largura do veculo for inferior a 1300 mm) D _ 400 mm (quando a distncia vertical entre LP e LID for menor ou igual a 300mm) 12.4.2 12.5 Visibilidade Xd = Xe _ 80 ; Zd = Ze _ 45 e Yc = Yb _ 15 Lanternas de posio (LP - vermelha na traseira e branca na dianteira so facultativas). Independentes ou agrupadas com outras lanternas. Podem ser combinadas com LIPT ou incorporadas com as LF. 12.5.1 Localizao Duas na traseira (veculo com largura inferior a 760 mm pode ter apenas uma). A _ 1600 mm (admissvel at 2100 mm) B _ 350 mm C _ 600 mm (400 mm quando largura do veculo for menor que 1300 mm) e Yc = Yb _ 15 (Yb at 5 se lanterna tiver

14

D _ 400 mm D _ 50 mm (quando a distncia vertical entre LP e LID for menor ou igual a 300mm) 12.5.2 Visibilidade Xd = Xe _ 80 ; Zd = Ze _ 45 menos de 750 mm do solo) 12.6 12.6.1 12.6.1.1 Lanternas laterais (LL - amarela) Podem ser agrupadas com outras lanternas (Figura 10) Lanternas laterais dianteiras (LLD - amarela) Posio Duas na lateral dianteira. As LL devem estar o mais prximo possvel da extremidade dianteira do veculo. 12.6.1.2 Localizao G _ 350 mm H _ 1600 mm (admissvel at 2100 mm) 12.6.1.3 12.6.2 12.6.2.1 12.6.2.2 12.6.3 12.6.3.1 12.6.3.2 12.7 Visibilidade W _ 45 Lanternas laterais intermedirias (LLI - amarela) Posio Duas na lateral intermediria Localizao e visibilidade iguais as LLD Lanternas laterais traseiras (LLT - amarela ou vermelha) Posio Duas na lateral traseira Localizao e visibilidade iguais as LLD Retrorefletores traseiros /laterais/dianteiros Os retrorefletores podem ser agrupados com outras lanternas; sua superfcie refletora deve ser lisa para propiciar fcil limpeza e deve ser contida num crculo de 200 mm de dimetro. 12.7.1 12.7.1.1 Retrorefletores traseiros (RT - vermelha) Posio Dois na traseira (veculo com largura inferior a 760 mm pode ter apenas um no centro vertical do mesmo) 12.7.1.2 Localizao A = mx. 1600 mm B = mn. 350 mm C = mn. 600 mm (admissvel at 400 mm quanto largura do veculo for inferior a 1300 mm) D _ 400 mm 12.7.1.3 12.7.2 Visibilidade Xe = Ze = T _ 30 e Xd = Zd = V _ 30 Retrorefletores laterais (RL - amarelo) e Yc = Yb _ 15 (Yb = 5 se estiver a

15

12.7.2.1

Posio e cor (Figura 10) Dois na lateral dianteira de cor amarela; dois na lateral intermediria de cor amarela e dois na lateral traseira de cor amarela ou vermelha

12.7.2.2

Localizao H = mx. 1600 mm G = mn. 350 mm

12.7.2.3

Visibilidade W _ 45

13

Sistema de Freio O sistema de freio obrigatrio para rebocveis com PBT de 5010 N a 7500 N. O freio deve ter o seu acionamento independente do sistema de freio do veculo rebocador. O conjunto de freio mais indicado para esta categoria de rebocvel o inercial. Outros sistemas podem ser aceitos desde que acompanhados de projeto e testes de bancada comprovando a sua eficincia.

16

13.1 13.1.1 13.1.1.1 13.1.1.2 13.1.1.3 13.1.1.4 13.1.1.5 13.1.1.6 13.1.1.7

Componentes principais do freio Freio de servio Haste de acionamento Mola limitadora do acionamento do freio de servio Travas, hastes e cabos (freio mecnico) Cilindro mestre Circuito hidrulico Cilindro de roda Sapatas e lonas ou pastilhas

13.1.1.8 13.1.2 13.1.2.1 13.1.2.2 13.1.2.3 13.2 13.2.1

Tambor ou disco Freio de estacionamento Alavanca de acionamento Trava (p. ex. catraca) Cabos, hastes e/ou circuito hidrulico Ensaios Estticos Com veculo sobre cavalete, acionar o freio de estacionamento, mantendo-o acionado por 5 minutos e observar: a) Travamento total das rodas;

17

b) Vazamento nos cilindros e circuito. 13.2.2 Com o veculo carregado (PBT mximo) coloc-lo em uma rampa de 18% e acionar o freio de estacionamento. O veculo dever manter-se imvel, desacoplado do veculo rebocador. Ensaios Dinmicos Com o rebocvel, sem carga, circular por rodovia (de terra e asfaltada) a uma velocidade compatvel (de 40 km/h a 60 km/h, respectivamente), e acionar o freio do veculo rebocador de maneira que haja o travamento das rodas. As rodas do rebocvel tambm devem arrastar (travar). Repetir o teste com o rebocvel carregado. Identificao Plaqueta de Identificao Plaqueta de identificao em alumnio ou lato, soldado ou rebitado, na frente da lateral esquerda, conforme Figuras 8 e 11. 14.2 14.2.1 Gravao do VIN A gravao do VIN no chassi do reboque deve ser feita em dois pontos. Os caracteres devem possuir altura mnima de 7 mm e gravados na profundidade mnima de 0,2 mm. Recomenda-se gravar na longarina do chassi, prximo do apoio da suspenso, e na lana, prximo ao engate. Para reboque com chassi de madeira, a gravao deve ser feita em chapas metlicas de espessura mnima de 3mm, as quais devem ser fixadas por parafusos ( 5\16") longarina, sendo os parafusos passantes e, no outro lado da longarina, colocar chapa de espessura 3 mm e soldar as porcas de fixao aos parafusos e contra-chapa, conforme Figura 12. A gravao do nmero do chassi (conforme Figura 12), deve ser feita em dois pontos da estrutura: na longarina direita, prxima do engate e na longarina esquerda, prxima da suspenso. Exigncias Quanto a Componentes (fabricao prpria) Fabricao prpria de reboques com PBT at 5000 N. Componentes novos Rodas Rolamentos Amortecedores Instalao eltrica e de iluminao.

13.3 13.3.1

14 14.1

14.2.2 14.2.3

14.2.4

15 15.1 15.1.1 15.1.1.1 15.1.1.2 15.1.1.3 15.1.1.4

18

15.1.2

Os demais componentes no especificados, recondicionados ou em bom estado de conservao, devem ser verificados pelo Organismo de Inspeo (OI) , no ato da inspeo. Fabricao prpria de reboques com PBT entre 5000 N a 7500 N. Componentes novos Pontas de eixo Cubo de rodas Rolamentos

15.2 15.2.1 15.2.1.1 15.2.1.2 15.2.1.3

19

15.2.1.4 15.2.1.5 15.2.1.6 15.2.1.7 15.2.1.8 15.2.2

Amortecedores Sistema completo de freio Instalao eltrica e de iluminao Sistema de engate normalizado Pneus. Os demais componentes no especificados, recondicionados ou em bom estado de conservao, devem ser verificados pelo Organismo de Inspeo (OI), no ato da inspeo.

20

Anexo B LISTA DE INSPEO 1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 IDENTIFICAO DO VECULO Proprietrio: Endereo: Marca/Modelo Espcie/Tipo: Cor: PBT: Tara: Capacidade de Carga:

2.0 CHASSI N/A 2.1 Estrutura Principal (inclusive soldas) 2.2 Lana 3.0 CARROARIA E SEUS COMPONENTES 3.1 Assoalho 3.2 Laterais 3.3 Teto (tipo ba) 3.4 Fixaes 3.5 Partes Salientes 3.6 Ensaios Estruturais (itens 8 e 9) 4.0 DIMENSES N/A 4.1 Altura solo/fundo do reboque(a):__________mm 4.2 Altura livre do solo (b): ____________mm 4.3 Altura mxima(4400 mm) (c): __________mm 4.4 Balano traseiro (mx. 3500 mm) (d): ______mm 4.5 Balano dianteiro (e): _______mm 4.6 Comprimento total (f): _______mm 4.7 Comprimento da lana (g): _______mm 4.8 Comprimento til (h): _______mm 4.9 Largura total (mx.2600mm)(i): _______mm 4.10 Largura til (j): _______mm 4.11 Altura til da carroaria (l): _______mm A/R A OBS N/A A/R A OBS A/R A OBS

21

5.0 PRA-CHOQUES N/A 5.1 Fixaes 5.2 Salincias 5.3 Estrutura 5.4 Altura do solo (280mm a 550mm): ______mm 5.5 Largura: _______mm Pintura (zebrado) 6.0 PRA-LAMAS N/A 6.1 Fixao 6.2 Abas 6.3 Largura 7.0 RODAS E PNEUS N/A 7.1 Rodas (dimenses: 7.2 Pneus (dimenses: x x ) ) A/R A OBS A/R A OBS A/R A OBS

7.3 Recauchutadora: ________________________ 8.0 SUSPENSO N/A 8.1 Componentes (tipo: 8.2 Elementos de sustentao 8.3 Elementos absorvedores de energia 8.4 Elementos estruturais 8.5 Elementos de articulao 8.6 Elementos de regulagem 8.7 Elementos de fixao 8.8 Barra estabilizadora 8.9 Batentes 8.10 Geometria da suspenso 8.11 Curso da suspenso sem carga: ________mm 8.12 Ensaios estticos com carga: _________mm 8.13 Curso da suspenso com carga: _________mm 8.14 Inspeo dinmica de rodagem 8.15 Ensaios dinmicos sem carga 8.16 Ensaios dinmicos com carga ) A/R A OBS

22

9.0 EIXO, SEMI-EIXO E SEUS COMPONENTES N/A 9.1 Inspeo esttica (tipo: _____________ ) 9.2 Ensaios dinmicos (item 8) 10.0 SISTEMA DE ENGATE N/A 10.1 Acoplamento (tipo: ____________) 10.2 Projeto ou ensaio 10.3 Corrente de segurana (ver tabela) 11.0 SISTEMA ELTRICO N/A 11.1 Tomada 11.2 Circuito eltrico (projeto) 11.3 Fiao (chicote) 12.0 SINALIZAO E ILUMINAO N/A 12.1 Lanternas de placa (branca) 12.2 Lanternas de freio (vermelha) 12.3 Lanternas de marcha--r (branca) 12.4 Lanternas de direo (amarela) 12.5 Lanternas de posio dianteiras (branca) 12.6 Lanternas de posio traseiras (vermelha) 12.7 Lanternas laterais dianteiras (amarela) 12.8 Lanternas laterais intermedirias (amarela) 12.9 Lanternas laterais traseiras (vermelho/amarela) 12.10 Retrorefletores traseiros (vermelho) 12.11 Retrorefletores laterais (amarelo) 13.0 SISTEMA DE FREIO N/A 13.1 Componentes 13.2 Travamento com veculo suspenso 13.3 Vazamento 13.4 Travamento com o veculo na rampa 13.5 Travamento em movimentos sem carga 13.6 Travamento em movimento com carga A/R A OBS A/R A OBS A/R A OBS A/R A OBS A/R A OBS

23

14.0 IDENTIFICAO (plaqueta) N/A 14.1 Fixao 14.2 Localizao 14.3 Gravao 15.0 EXIGNCIA QUANTO A COMPONENTES NOVOS (fabricao prpria) N/A 15.1 Rodas (at 7500 N) 15.2 Rolamentos (at 7500 N) 15.3 Amortecedores (at 7500 N) 15.4 Instalao Eltrica (at 7500 N) 15.5 Iluminao (at 7500 N) 15.6 Pontas de eixo (5010 N a 7500 N) 15.7 Cubo de rodas (5010 N a 7500 N) 15.8 Sistema completo de freio (5010 N a 7500 N) 15.9 Sistema de engate normalizado (5010 N a 7500N) 15.10 Pneus (5010 N a 7500 N) INSPECIONADO POR: APROVADO POR: OBSERVAES GERAIS: _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ A/R A OBS A/R A OBS

24

You might also like