You are on page 1of 16

O Indivduo e o Grupo na Organizao I - Texto 1

Aula 4: O Indivduo e o Grupo na Organizao I Texto 1: Compreendendo os Grupos de Trabalho Compreendendo os Grupos de Trabalho Breve Histrico da Formao dos Grupos:
Historicamente o homem primitivo, ainda com postura animal, era andarilho e no tinha moradia fixa. Inicialmente dotado de baixa resistncia, que s viria a se fortalecer graas s protenas da carne, sobrevivia at os 20 anos de idade. Seus meios de subsistncia eram a caa e a pesca. O homem s passaria a viver de modo gregrio, ao perceber que, em grupo, ficaria mais protegido dos animais, da neve, das tempestades. Uniu-se aos outros, portanto, pela necessidade de sobrevivncia e no pelo vnculo afetivo. E, a partir da, passou tambm a destruir outros grupos. Nesse momento histrico, ocorreu a diviso biolgica do trabalho. Com a descoberta do fogo e o desenvolvimento de instrumentos caseiros, mulher atribuiu-se o cuidado com a alimentao. Ao homem coube a responsabilidade pela caa e por todas as atividades que exigissem fora fsica. Quando a populao dos grupos aumentou, o homem tornou-se sedentrio, passando a domesticar animais e a se comunicar atravs da linguagem falada, que dar incio sociedade, com normas e valores prprios. Os grupos transformaram transformaram-se em tribos, sempre lideradas por um chefe, que atuava como juiz, centralizador e mantenedor do grupo, promovendo o equilbrio da comunidade. Com um perfil psicolgico que conjugava as caractersticas do sacerdote, j que era o encarregado de entrar em contato com a espiritualidade, e do mdico,
2 Comportamento Organizacional UNIFACS

uma vez que curava males fsicos com chs, oferendas e rituais, esse chefe tambm determinava quais pessoas estavam fora daquele contexto social, diagnosticando os comportamentos considerados desviantes. Na verdade, eram pessoas fora do contexto social que apresentavam patologias psquicas (SILVA, 1998).

O Processo da Socializao Humana e a Formao de Grupos:


O processo de socializao primria ocorre no mbito da famlia, o grupo necessrio para garantir a sobrevivncia fsica e psquica do ser humano. Tal grupo regido por normas, leis e costumes, que definem os direitos e deveres de seus membros. Inserida nesse contexto, a criana aprende atravs da grupalidade a se socializar com os seus cuidadores. A criana entra no mundo a partir da aquisio da linguagem. na famlia que adquire a linguagem e passa a se comunicar com os outros, entendendo a si prpria e dando significado a seus sentimentos. Na fase pr-lingstica,os instintos so livres e o inconsciente prepondera. Mas, para poder entrar em contato com o mundo externo e viver em sociedade, a criana necessita do princpio de realidade. O ser humano socializado durante toda a sua vida. E, com as inovaes tecnolgicas, os meios de comunicao de massa, que se destinam a informar, divulgar os fatos do cotidiano de interesse da coletividade e propiciar lazer, tambm passam a atuar como agentes socializadores. Na fase adulta, j com a personalidade formada, o ser humano ingressa no processo de socializao secundria, em que convive com inmeros grupos distintos, como os grupos do trabalho, da religio, do clube, da vizinhana, da faculdade etc. Aqui, a ao dos
3 Comportamento Organizacional UNIFACS

agentes de socializao mais superficial que na socializao primria. No decorrer do processo de desenvolvimento, a aprendizagem social do ser humano ocorre em mltiplos contextos, caracterizados por mecanismos institucionalizados que visam facilitar-lhe a aquisio de habilidades, disposies e valores especficos. lhe Por meio da socializao secundria, o homem passa a vivenciar um processo grupal, construindo uma rede de interrelaes. Todo grupo social possui uma histria, estruturada segundo determinadas normas, que podem ser alteradas com o surgimento de novas regras ou a reviso de antigas. Dependendo do nvel de controle exercido pelo grupo, pode haver punies aos transgressores, tanto quanto a solidariedade pode se erigir como fator de manuteno grupal. possvel tambm emergir conflitos, por causa da diversidade de opinies se seus membros. Tais conflitos no devem ser considerados fatores de dissoluo do grupo, uma vez que podem contribuir para o seu crescimento. O desenvolvimento grupal propicia que cada um de seus elementos catalise condies de desenvolvimento pessoal, pois ningum sai de um grupo da mesma forma como entrou nele. Participar de um grupo significa compartilhar pensamentos, emoes, pontos de vista e desenvolver papis e desejos. Estando conscientes de que participamos de uma vida grupal e que devemos nos adequar sua realidade, teremos mais condies de uma vida plena e saudvel, construindo e desenvolvendo a mesmidade.

Comportamento Organizacional

UNIFACS

Os Grupos nas Organizaes


Diante do que estudamos at agora sobre as primeiras formaes de grupos e sobre a questo da socializao no processo grupal, como podemos compreender o conceito de grupo nas organizaes? Todo grupo caracterizado por dois ou mais indivduos, que interagem e se juntam, objetivando alcanar um determinado objetivo. Nas organizaes podemos observar dois tipos de grupos, ou seja, os grupos formais que so definidos pela prpria empresa, que respondem s atribuies do trabalho e que buscam alcanar as metas organizacionais. E por outro lado, tambm temos dentro das empresas os grupos informais, que se constroem de forma natural dentro do ambiente de trabalho atravs do contato social. Desta forma, os grupos formais e os grupos informais, coexistem dentro das organizaes, sendo que os grupos informais atendem uma importante demanda humana, ao satisfazer as necessidades sociais de seus membros, atravs da proximidade provocada pela ao do trabalho. As pessoas almoam juntas, jogam futebol nas horas de lazer, pegam carona para a casa e se frequentam. Tanto os grupos formais quanto os grupos informais, so construdos atravs da socializao secundria. Podemos concluir ento, que este tipo de interao humana ocasionada no ambiente de trabalho, certamente afeta profundamente o comportamento e o desempenho de cada um dentro da organizao. As pessoas de maneira geral fazem parte de muitos grupos simultaneamente, e no existe uma razo nica para isto, pois em cada grupo diferente h benefcios diferentes, eleitos por cada um de seus membros.

Comportamento Organizacional

UNIFACS

Tambm podemos estabelecer outro critrio de percepo referente aos grupos organizacionais que se subclassificam da seguinte maneira: 1. Grupo de Comando: caracterizado por um chefe e seus subordinados imediatos 2. Grupos de Tarefa: pessoas trabalhando em conjunto para a realizao de uma tarefa 3. Grupo de Interesse: pessoas que se juntam para atingir metas e objetivos comuns 4. Grupos de Amizade: pessoas que se juntam por compartilhar algumas caractersticas em comum. Inmeros estudos sobre a questo da grupalidade, investigam a razo das pessoas se reunirem em grupo, e as 6 principais razes apontadas so: 1. Segurana: Juntando Juntando-se outras pessoas o indivduo sente-se mais fortalecido e resistente s ameaas. Este tipo de motivao reduz a insegurana e o sentimento de se sentir s. 2. Status: Quando o indivduo elege um grupo para fazer parte e este grupo percebido pelos outros como importante, ele sente-se reconhecido socialmente. 3. Auto-Estima: A filiao a determinado grupo pode gerar uma sensao de valor Estima: prprio. 4. Associao: As necessidades sociais do indivduo podem ser preenchidas atravs das interaes com outras pessoas do seu grupo. 5. Poder: O agrupamento gera poder s pessoas e esta ao gera poder ao grupo. Os objetivos que no podem ser atingidos individualmente tornam-se possveis em grupo.

Comportamento Organizacional

UNIFACS

6. Alcance de Metas Quando metas precisam ser atingidas, o grupo formal atende Metas: melhor esta demanda, pois a juno de diferentes talentos, conhecimentos ou poderes, facilita este tipo de objetivo.

Estrutura do Grupo
Todo grupo de trabalho possui uma estrutura que o alimenta e que modela o comportamento de seus membros e que possibilita o desenvolvimento da percepo de uma grande parcela do comportamento de cada um de seus componentes, assim como o desenvolvimento e a atuao do grupo em si. Todo grupo se modela partir das normas, da composio, do grau de coeso, do estilo de liderana, dos papis desenvolvidos por cada um. So estas caractersticas que formalizam a Estrutura do Grupo. As NORMAS de cada grupo, podem ser definidas como padres aceitveis de comportamento que so compartilhados por todos os membros do grupo. Na realidade, as normas ditam ao grupo o que cada indivduo deve ou no fazer em cada uma das circunstncias. Cada sociedade, comunidade ou grupo possuem as suas prprias normas que regem os comportamentos de seus componentes. A COMPOSIO de cada grupo requer variedade de habilidades e conhecimentos de cada um dos seus membros, especialmente na constituio de um grupo de trabalho. Na atualidade chamamos de demografia do grupo, a varivel que trata do grau que membros de um grupo compartilham um mesmo atributo demogrfico, como sexo, faixa etria, nvel educacional, tempo de servio na organizao.
7 Comportamento Organizacional

UNIFACS

O grau de COESO indica a fora de atrao entre os membros dos grupos e o quanto so motivados a permanecer como grupo, o que gera o fator produtividade no trabalho. Como podemos estimular o processo de coeso de um grupo? - Dar recompensas ao grupo, ao invs de dar individualmente - Estimular a competio com outros grupos - Aumentar o tempo em que os membros permanecem juntos - Estimular a concordncia em relao s metas do grupo - Reduzir tamanho do grupo Quase todos os grupos possuem um LDER formal que muitas vezes identificado por ttulos fornecidos pela organizao, como por exemplo: gerente, coordenador, diretor, supervisor, lder do projeto, presidente de comisso etc. Todo lder exerce uma grande influncia sobre o grupo, pois atravs de sua personalidade e de seu estilo de liderana, ele passa a ser uma forte referncia ao grupo. Na atualidade, estudar a liderana dentro das corporaes e at mesmo treinar pessoas para que desenvolvam o seu potencial humano de liderana, tem sido uma das grandes metas de grandes organizaes. Cada membro de cada grupo desenvolve um PAPEL social dentro daquele contexto vivenciado, ou seja, a cada momento no desenvolvimento de cada tarefa, o ser humano passa a desenvolver um papel como se estivesse no palco de um teatro. Um homem pode desenvolver o papel de pai quando est em casa com seu filho, de profissional quando est atuando na empresa, de filho quando visita os seus pais, de estudante quando est assistindo as aulas de seu MBA.

Comportamento Organizacional

UNIFACS

Nas empresas, h uma grande expectativa em relao ao papel desenvolvido por cada profissional, pois existe uma referncia em relao ao papel prescrito de cada atividade. Por exemplo, um professor contratado por uma Universidade sabe qual o papel prescrito para ele poder atuar no meio acadmico e em sala de aula, pois ele sabe como deve se comportar, como deve atuar, etc. Atravs da sua percepo em relao ao papel prescrito, ele se apropria de informaes em como deve conduzir o seu papel de professor, ou seja, ele sabe conduzir o papel desenvolvido. Nenhum professor entrar em sala de aula e desenvolver, por exemplo, o papel de estudante, de pai, de vendedor etc. A constituio dos grupos dentro da empresa e o significado desse processo na insero de novos funcionrios Quando ingressamos num dos setores de uma empresa, comum que observemos diversas pessoas trabalhando no local: algumas dispem de um espao mais individualizado, exercendo o seu trabalho de modo independente; outras, porm, mantm uma proximidade fsica maior em relao aos seus colegas e o tipo de tarefa que realizam requer um intercmbio constante com os outros funcionrios. Ser que esta observao emprica suficiente para que se defina todo e qualquer setor de uma empresa como um grupo de trabalho? Certamente se adotarmos esta postura, estaremos correndo o risco de descrever erroneamente este conceito. Um grupo se compe atravs de um sistema de relacionamento entre as pessoas, estabelecendo-se uma interdependncia entre elas; essa condio acontece quando as se pessoas que integram o grupo percebem que os seus objetivos pessoais podero ser mais facilmente atingidos, quando se associarem s metas definidas pela coletividade.
9 Comportamento Organizacional UNIFACS

Ou seja, h uma fora de coeso entre as pessoas que integram um grupo no sentido de obterem a gratificao das suas necessidades atravs da sua interao com outras pessoas. Na medida em que as pessoas tm a oportunidade de realizar as suas tarefas e alcanar os seus objetivos, sentem-se mais unidas, mais compromissadas com os outros integrantes do grupo, estabelecendo-se uma ligao afetiva com essas pessoas. Esta condio retrata o nvel de coeso presente no grupo. Na medida em que o grupo convive, vo se definindo alguns aspectos que iro caracterizar como este grupo ; as pessoas podem desenvolver um linguajar especfico; podem adotar formas de se vestir semelhantes; podem compartilhar das mesmas preferncias de lazer ou podem expressar concepes ideolgicas semelhantes. Surgem semelhanas que tornam o grupo mais unido e fortalecido. Esta condio inerente ao convvio em qualquer contexto, porm, iremos nos deter na constituio dos grupos no ambiente profissional. Diante do exposto anteriormente, importante que o empresrio possa conhecer o grau de coeso do grupo de funcionrios da sua empresa; se houver uma boa integrao entre as pessoas e estas estiverem sintonizadas com os objetivos da empresa, esses podero ser alcanados certamente. J se o grupo mostra-se disperso, com baixo nvel de coeso, ser muito difcil atingir as metas definidas pela instituio. Alguns aspectos podem contribuir ou prejudicar a coeso do grupo. Um desses elementos se refere quantidade de pessoas que participam do grupo. Ser que um grupo pequeno possui maior coeso do que um grupo grande? Seria arriscado dimensionar esses elementos apenas do ponto de vista quantitativo; importante observar tambm como as pessoas interagem no grupo e qual o nvel de confiana que depositam nos seus pares.
10 Comportamento Organizacional

UNIFACS

Os grupos tambm esto sujeitos a transformaes: podem crescer e se subdividir; pode diminuir e necessitar de uma concentrao de tarefas e habilidades. Em qualquer uma dessas condies, ser necessrio rever o quadro funcional e reavaliar as necessidades de recomposio deste quadro. Os grupos tambm podem se compor de modos diferentes: existem os grupos primrios e os secundrios. Chamamos de grupos primrios, aqueles em que as pessoas se aproximam voluntariamente e de modo informal, estabelecendo-se vnculos afetivos com os demais integrantes do grupo por afinidade. Nestes casos, os laos afetivos tendem a ser mais intensos e as relaes entre as pessoas costumam ser duradouras. Predominam as aes de cooperao e h uma tendncia de se expressar abertamente os sentimentos que as pessoas nutrem umas pelas outras. Um exemplo de grupos primrios seriam os grupos de amigos. J os grupos secundrios so formados por interesses utilitrios; predomina a formalidade e pode existir pouca afinidade entre as pessoas. Contudo, para que as pessoas possam satisfazer as suas necessidades, devem desenvolver formas adequadas de convvio nestes grupos. O relacionamento entre as pessoas formal; definem-se regras que devem ser obedecidas, prevendo-se punies caso essas normas no sejam cumpridas. Os grupos de trabalho podem ser classificados como grupos secundrios. No contexto profissional, devemos observar como se organizam os grupos primrios e secundrios e atuar no sentido de respeitar e manter boas formas de convvio entre as pessoas. Os grupos so diferentes entre si e desenvolvem caractersticas que os identificam; ou seja, cada grupo revela os seus padres de comportamento, a sua forma de atuao, os seus valores e as normas que orientam a conduta dos seus integrantes.
11 Comportamento Organizacional

UNIFACS

Estes aspectos revelam a sintalidade do grupo, a sua coeso e o perfil que o distingue dos demais. Percebemos, portanto, como importante saber diferenciar os diversos grupos que se estruturam na empresa e avaliar criteriosamente, de que maneira se poder alterar a composio desses grupos, promovendo o bem estar de todos e a conquista de um bom nvel de produtividade.

Grupo X Equipe
Grupos e equipes possuem significados diferentes. Como j estudamos anteriormente, um grupo constitudo por dois ou mais indivduos, que se interagem para atingir um objetivo especfico, como por exemplo um grupo de trabalho que se une para compartilhar informaes e tomar decises, somando esforos referentes s contribuies individuais de seus membros. Uma equipe de trabalho atua atravs de um esforo coordenado, atravs de uma sinergia positiva, onde os esforos de cada um geram um resultado maior do que a soma de contribuies individuais ocasionais. Podemos definir que os grupos de trabalho possuem as seguintes caractersticas: 1. Compartilham Informaes 2. Sinergia Neutra 3. Responsabilidade Individual 4. Habilidades Aleatrias e Variadas J as equipes de trabalho possuem as seguintes caractersticas: 1. Desempenho Coletivo 2. Sinergia Positiva 3. Responsabilidade Individual e Mtua 4. Habilidades Complementares
12 Comportamento Organizacional UNIFACS

Tipos de Equipes
Existem nas organizaes os seguintes Tipos de Equipes: 1. Equipes de Soluo de Problemas 2. Equipes Autogerenciadas 3. Equipes Multifuncionais 4. Equipes Virtuais 1. Equipes de Soluo de Problemas: Neste tipo de equipe de trabalho, as pessoas envolvidas trocam idias ou fornecem sugestes sobre os mtodos e os processos de trabalho que podem ser melhorados, o que no lhes permite a autonomia de implementao das idias. Geralmente funcionam de 5 a 12 funcionrios do mesmo departamento que semanalmente se reunem para desenvolver estas idias. 2. Equipes Autogerenciadas: So equipes de funcionrios que assumem a responsabilidade de seus antigos lderes, escolhendo os seus membros e atuando com poder coletivo sobre o andamento do trabalho. Geralmente funcionam entre 10 e 15 pessoas. 3. Equipes Multifuncionais: Se caracterizam por funcionrios do mesmo nvel hierrquico, mas de diferentes setores da empresa, que se unem para desenvolver uma determinada tarefa. uma forma bastante eficaz de unir pessoas de diferentes reas de uma empresa para trocar informaes, desenvolver novas reflexes e idias e solucionar problemas. 4. Equipes Virtuais: Este tipo de equipe utiliza a tecnologia da informtica para unir os seus membros que
13 Comportamento Organizacional UNIFACS

fisicamente esto distantes, objetivando cumprir-se metas e objetivos organizacionais. A atuao dos membros da equipe acontece atravs do sistema on-line, video conferncia ou e.mail. Vale pontuar que uma equipe virtual pode atuar como qualquer equipe que esteja ligada presencialmente, compartilhando informaes, tomando decises, realizando tarefas. Na relao virtual, o que se diferencia a falta de contato verbal e no-verbal, pois numa conversa pessoal podemos analisar os gestos e a fala da pessoa. Geralmente uma equipe virtual voltada mais para a tarefa do que para a troca scioemocional. As equipes de trabalho possuem uma caracterstica muito interessante que o costume de tomar mais tempo para as elaboraes, e consumir mais recursos do que o trabalho individual, pois uma equipe demanda mais discusses, maior consenso e at mesmo mais conflitos para serem administrados. Toda equipe de trabalho deve se apropriar da interdependncia para o seu benfico funcionamento, onde o sucesso geral depende do sucesso de cada um e o sucesso de cada um depende do sucesso dos demais.

Como indivduos tornam-se membros de equipe


Ser membro de uma equipe o que h de mais moderno e atual no mundo contemporneo referente s organizaes, embora algumas vezes, alguns estilos de personalidade preferem ser reconhecidas pelas suas realizaes individuais. As organizaes mais competitivas estimulam as pessoas a buscarem geralmente as suas realizaes pessoais de maneira individual. Se uma empresa estimula e adota o trabalho em equipe, como ficam as pessoas mais egostas e egocntricas? Ficou-nos claro at aqui que as equipes existem partir de um sentimento uniforme de coletividade. Se pensarmos mais profundamente veremos que esta questo paradoxal, pois vivemos
14 Comportamento Organizacional UNIFACS

no ocidente e a nossa cultura incentiva profundamente a constituio de uma sociedade individualista. Se pensarmos bem, nunca recebemos na escola um boletim em grupo. Quais atributos humanos so necessrios para atuarmos em equipe? justamente voltarmos o nosso olhar para o bem do grupo e sublimarmos as nossas metas pessoais, termos empatia, assim como desenvolvermos uma boa comunicao com todos os membros e sabermos resolver os possveis conflitos. Vale ressaltar que a empatia uma capacidade humana de nos colocarmos no lugar do outro e podermos perceber o que ele sente e pensa em relao a algo, como se fssemos ns mesmos a vivenciar tal situao. Uma maneira das empresas capacitarem os seus funcionrios para atuaes em equipe atravs dos Treinamentos, pois especialistas conduzem exerccios grupais que permitem que funcionrios experimentem a satisfao que uma equipe de trabalho pode proporcionar. Estas dinmicas so realizadas atravs de workshops, onde o grupo experimenta e aprimora as habilidades de resoluo de problemas em conjunto, comunicao, negociao, administrao de conflito, liderana democrtica. Algumas empresas tambm trabalham com o sistema de recompensa, justamente para estimular esforos cooperativos em vez de competitivos. Promoes, aumentos de salrio e outras formas de reconhecimento so dados aos funcionrios pela eficcia como membros colaborativos das equipes. Outro tipo de recompensa obtido atravs da experincia em equipe so os laos afetivos e de camaradagem construdos entre os seus membros. Vale lembrar que esta uma experincia subjetiva muito gratificante, ou seja, fazer parte de uma equipe coesa que atinge o sucesso, revela-se uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal enquanto ser humano.

15

Comportamento Organizacional

UNIFACS

Bibliografia
BRAGHIROLLI, E.M. et all. Temas de Psicologia Social. 5. ed. Petrpolis: Vozes, 2002. CHIAVENATO, I. Gesto de Pessoas o novo papel de Recursos Humanos nas Organizaes. Rio de Janeiro: Campus, 1999. DUTRA, J. S. Competncias: conceitos e instrumentos para a gesto de pessoas na empresa moderna. So Paulo: Atlas, 2004. EBOLI, M. Educao corporativa no Brasil Mitos e Verdades. So Paulo: Gente, 2004. ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. Traduo: Reginaldo Marcondes. 11. ed.So Paulo: Pearson Printice Hall, 2005. SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizaes. So Paulo: Saraiva, 2003. WEITEN, W. Introduo Psicologia. Temas e Variaes. 4. ed. Traduo: Zaira G.Botelho, Maria Lcia Brasil, Clara A. Colotto, Jos Carlos B.dos Santos. So Paulo: Thompson Pioneira, 2002.

16

Comportamento Organizacional

UNIFACS

You might also like