You are on page 1of 2

JUVENTUDE: UMA BREVE APROXIMAO CONCEITUAL DO TEMA Antnio Carlos Gomes da Costa1 Conceituar juventude no uma tarefa fcil.

. vasta a bibliografia j produzida em torno desse tema. Ter presente essa complexidade, no entanto, fundamental para evitar equvocos no uso desse conceito, principalmente, quando se trata da formulao e da implementao de polticas pblicas dirigidas a esse segmento da populao. O desafio se torna ainda maior, quando pretendemos nos dirigir aos jovens no apenas como objeto de estudo, mas tambm e, fundamentalmente, como um parceiro numa atuao conjunta sobre a nossa realidade. Nessa tarefa, algumas dificuldades devem ser levadas em conta: O conceito de juventude varia conforme o interesse especfico de quem o maneja. So distintas, por exemplo, as motivaes de um cientista poltico, de um educador, de um mdico e de um publicitrio. O contexto econmico, social, histrico e cultural outro fator de variabilidade do conceito. Da a necessidade de se localizar e datar os jovens dos quais, a cada momento e em cada circunstncia estamos falando. Alm disso, h que se ter em conta a conceituao que fazem os prprios jovens, em contraposio quelas dos agentes sociais interessados em conhecer e atuar em sua realidade, como tema ou como problema. Assim, temos a juventude como objeto de anlise de distintas cincias. A demografia preocupada em desvelar seu peso no conjunto da populao; a medicina interessada nos aspectos relacionados sexualidade e reproduo; a psicologia, dedicada a compreender os comportamentos de transio entre a infncia e a idade adulta; a sociologia, voltada para o entendimento da atuao dos jovens nas dinmicas que se do em diversas esferas do cotidiano social. A maior parte das definies de juventude tem a preocupao mais voltada para a delimitao do fenmeno, do que para explicitao das dinmicas que ocorrem nos limites estabelecidos. ``AA. Bem ilustrativo dessa tendncia o enfoque das Naes Unidas, que define juventude pela idade do indivduo. Segundo esse critrio cronolgico, jovem a pessoa que esteja na faixa etria compreendida entre 15 e 24 anos. Essa definio, til do ponto de vista demogrfico, complicada do ponto de vista jurdico, pois compreende pessoas que esto na menoridade e na maioridade, portanto detentoras de status legal inteiramente distintos. A definio clssica de juventude como trnsito entre a infncia e a idade adulta, por sua vez, parece preocupar-se mais com o que a juventude no (infncia e idade adulta) do que com aquilo que ela realmente .

- Fundao Odebrecht Protagonismo JuveniL Adolescncia, Educao e Participao Democrtica Antnio Carlos Gomes da Costa. Modua Faciendi. Publicaes e servios. Belo Horizonte MG 1996

O processo de construo da identidade outra dimenso fundamental quando se quer compreender o que seja a juventude. Este processo compreende o duplo movimento de: Por um lado, o jovem assumir suas capacidades, limitaes e potencialidades; Por outro lado, atender s expectativas da famlia, da escola, do trabalho e dos demais agentes sociais presentes em sua realidade. Numa sociedade de massas, o mercado de consumo e os meios de comunicao social so dois fatores determinantes na formao da identidade juvenil. Nessa perspectiva, a juventude , a um tempo, consumidor e produto. Inserir-se no mercado de consumo, apropriar-se das mensagens da comunicao, pode ser um fator positivo de afirmao e consolidao ou converte-se num processo de alienao e desenraizamento dos jovens em relao ao contexto social mais amplo. Ser jovem tem sido at hoje o usufruto de um status incompleto, caracterizado por um perodo de formao, compreendido entre a puberdade e o exerccio dos papis reservados aos adultos. Efetivamente, h muito ainda que aprender a respeito dos jovens e com eles prprios para certamente jamais se chegar a uma definio fechada de juventude. Na verdade, estamos diante de um fenmeno inteiramente aberto, em interao construtiva e destrutiva constante com o universo sociocultural onde se encontra inserido, numa permanente relao de amor-dio, continuidade-ruptura e muitos outros paradoxos prprios dessa fase da existncia, que, para ns adultos, segue e seguir sempre sendo uma realidade, ao mesmo tempo, estranha e familiar.

You might also like