You are on page 1of 12

1 INTRODUO A cominuio ou fragmentao uma etapa muito importante no processamento da maioria dos minerais.

. Os processos de cominuio so divididos em duas classes distintas: britagem, que a cominuio inicial, e moagem, que o ltimo estgio do processo de fragmentao, do centmetro ao micrmetro. A moagem se desenvolve em estgios subseqentes e, considerando as relaes de reduo adequadas, envolve os mecanismos de impacto, compresso e cisalhamento. Os equipamentos mais usados so os moinhos tubulares rotativos (bolas e barras), vibratrios, de rolos e de impacto. A moagem realizada com objetivo de liberar as espcies minerais, visando s operaes de concentrao subseqentes, adequando-as utilizao posterior. Alm disso, a moagem a rea da fragmentao que requer maiores investimentos, maior gasto de energia e considerada uma operao importante para o bom desempenho de uma instalao de tratamento. Por isso, entre outros, a determinao do ndice de Trabalho (WI) de extrema importncia para o dimensionamento e otimizao de circuitos de moagem de minrio. De acordo com a definio da ABNT, o ndice de Trabalho para moinho de bolas corresponde numericamente ao trabalho necessrio para reduzir uma tonelada de minrio, desde um tamanho teoricamente infinito, at 80% da massa passante em 106m. Alm disso, representa a resistncia do minrio moagem e possibilita o clculo da energia necessria para se moer o minrio. Assim, a determinao do Work ndex um mtodo muito utilizado e um dos primeiros passos, em escala laboratorial, para avaliao dos requisitos de energia para moinhos de bolas e para escolha do equipamento de cominuio em escala industrial. 2 OBJETIVO E JUSTIFICATIVA DO TRABALHO 2.1 OBJETIVO GERAIS Desenvolver uma comparao dos mtodos e leis que regem a cominuio dentro do processo de tratamento de minrios. OBJETIVOS ESPECFICOS O presente trabalho visa analisar as diferentes leis para que se obtenha resultados mais satisfatrios de acordo com a granulometria do minrio e assim otimizar o processo de cominuio.

2.2. JUSTIFICATIVA Os Experimentos de Bond so longos e trabalhosos, por isso tm sido utilizados mtodos mais rpidos que possam atender a dinmica de uma usina, fornecendo resultados satisfatrios, garantindo uma estimativa de WI de forma mais rpida e reprodutiva, possibilitando aes de correo e ajuste do cenrio de operao de uma planta de beneficiamento, que podem resultar em ganhos de qualidade e operacionalidade. A relevncia do trabalho esta associada a dois aspectos: (i) Econmicos, uma vez que o circuito de moagem a etapa mais cara do beneficiamento de minrios e determinando-se valores de WI de forma antecipada e rpida o engenheiro tratamentista recebe informaes que possibilitaro um ajuste da moagem que proporcione ganhos em termos de dosagem de bolas, consumo de energia, eficincia em grau de reduo e adequao do produto para a etapa de flotao; e (ii) Tecnolgicos, j que procura correlacionar os valores de WI de Bond com os valores de WI operacional e WI de procedimentos laboratoriais mais simples, gerando mtodos mais simplificados e diretos de determinao do ndice de trabalho. importante ressaltar que a moagem em moinho de bolas faz parte da realidade operacional da maioria das usinas de beneficiamento de minrio. RESUMO: Certamente o processo de cominuio a etapa mais cara do beneficiamento de minrios, logo, torna-se um campo altamente atrativo para estudos, que possam vir a ajudar as mineradoras melhor definir e dimensionar seus circuitos de cominuio. O processo de cominuio constitui uma etapa importante na recuperao de bens minerais. Tanto da parte econmica como da adequao de suas propriedades fsicas e mineralgicas, o produto do moinho determina a eficincia das etapas de separao, concentrao ou adequao da granulometria de produtos subseqentes. Geralmente considerado, que o consumo de corpos moedores um dos principais itens de custo no processamento de minrio.

3 REVISO DA LITERATURA 3.1 COMINUIO A cominuio a fragmentao de uma estrutura slida quando submetida a foras mecnicas. As deformaes provocam a gerao de tenses internas. O processo elementar para reduo de tamanho de partculas a quebra, que tem como resultado a formao de fragmentos de diferentes tamanhos e de forma irregular. A quebra provocada por elevaes de tenses em falhas da estrutura cristalina. A partcula quebra quando as elevaes de tenses nas extremidades das falhas atingem um nvel crtico, iniciando-se a sua propagao no-estvel (WELLENKAMP, 1999). Um material ideal se rompe quando o limite de ruptura ultrapassado. Isto , quando se rompem todas as ligaes atmicas de certo plano. Isso no ocorre facilmente com rochas e minerais, pois eles so materiais heterogneos, anisotrpicos e contm falhas, fraturas, tanto em escala micro quanto macroscpica (WILLS, 2007). A cominuio ou reduo de tamanho uma etapa importante no processamento da maioria dos minerais, visando produo de partculas com tamanho e formato prrequeridos, liberao dos minerais teis passveis de concentrao e o aumento da superfcie especfica, habilitando para processos qumicos subseqentes (DUTRA, 2008). O primeiro passo na liberao a recuperao das espcies valiosas, ou seja, a fragmentao das rochas mineralizadas a tamanhos pequenos, tipicamente menores que 0,2 mm, de maneira que as espcies valiosas resultem liberadas e assim, superficialmente expostas para etapas posteriores de processamento, tais como flotao e lixiviao. A Cominuio ocorre atravs da aplicao de compresso, criao de impacto e atrito. As partculas so submetidas a esforos conforme a Figura 01.

FIGURA 01- Detalhes de esforos nas partculas entre dois planos, quando estas so submetidas aos processos de cominuio. Fonte: WELLENKAMP (1999).

O Impacto o mecanismo mais eficiente em termos de utilizao da energia. Ocorre quando as foras de fragmentao so aplicadas de forma rpida e em intensidade muito superior resistncia das partculas (BERALDO, 1987). um mecanismo observado nos britadores de impacto e nas reas de impacto dos corpos moedores no interior dos moinhos revolventes. Quando partculas irregulares so sujeitas quebra por compresso, os produtos se apresentam em duas faixas de tamanho: partculas grossas resultante da quebra induzida pela tenso, e partculas finas da quebra por compresso no local onde a carga aplicada (LUZ et al., 2004). A compresso observada nos britadores de mandbulas, britadores giratrios e cnicos. Nos moinhos revolventes, est associada compresso das partculas entre corpos moedores ou compresso entre as partculas. De acordo com BERALDO (1987), a abraso o resultado do atrito entre as partculas do minrio e entre corpos moedores e partculas. Esse mecanismo provoca o aparecimento de pequenas fraturas e o surgimento de partculas de distribuio granulomtrica fina ao redor da partcula original. As regies do moinho onde ocorrem os diferentes processos de quebra so demonstradas na Figura 02.

FIGURA 02 Regies do moinho onde ocorrem os diferentes processos de quebra. Fonte: Beraldo (1987). Os processos de reduo de tamanho so baseados em probabilidades estatsticas. O desafio para desenvolver um circuito de cominuio selecionar condies para aumentar a probabilidade de quebra de partculas de determinado tamanho para gerar produtos no tamanho desejado, com o menor consumo energtico possvel (PEREIRA, 2004).

3.2 CONSUMO DE POTNCIA NA MOAGEM LEIS DE KICK, RITTINGER E BOND A moagem a rea da fragmentao que requer maiores investimentos, pois apresenta os maiores gastos de energia, e considerada uma operao importante para o bom desempenho de uma instalao de tratamento. A fragmentao de blocos ou macios rochosos um processo que realizado em estgios. O desmonte de rochas com o auxlio de explosivos constitui a primeira etapa de fragmentao (LUZ et al., 2004). Na fragmentao de partculas maiores, necessria uma grande quantidade de energia para a fragmentao. Por outro lado, a quantidade de energia necessria por unidade de massa (kWh/t) pequena. Ao reduzir o tamanho das partculas, reduz-se tambm a energia necessria para a sua quebra, entretanto, a energia aplicada por unidade de massa aumenta. Os processos industriais de fragmentao de partculas so bastante complexos e apresentam baixa eficincia com relao energia aplicada. A quantidade de energia eltrica consumida na operao dos equipamentos muito maior que aquela de fato necessria para fragmentar as partculas (CHAVES e PERES, 2006).

O estudo da fragmentao pode gerar muitos ganhos para uma usina de beneficiamento, pois qualquer melhoramento na operao poder acarretar uma importante economia no processo. Alm disso, busca modelos matemticos, assim como a relao entre os parmetros desses modelos e as variveis operacionais. Esse modelamento pode ser utilizado em trabalhos de otimizao, controle do processo e ainda ser de grande utilidade no dimensionamento de unidades industriais (PEREIRA, 2004) As leis da cominuio so leis empricas que relacionam o trabalho elementar necessrio para fragmentar a unidade de massa do slido com uma variao de tamanho ou dimetro mdio das partculas. A Lei de Rittinger ou primeira lei da cominuio, enunciada em 1867, se baseia nas hipteses das superfcies das partculas, enquanto que a lei de Kick, de 1885, se baseia numa hiptese volumtrica. J a Teoria de Bond, do ano de 1952, se baseia no tamanho das partculas. A relao estabelecida por Peter Ritter Von Rittinger afirma que a rea da nova superfcie produzida por fragmentao diretamente proporcional ao trabalho til consumido. Esta lei aplica-se principalmente na moagem fina, mostrada na Equao 01.

Sendo: E = energia especfica; K = fator de proporcionalidade; S1 = rea do produto; S0= rea inicial. A Lei de Friedrich Kick ou Segunda Lei da Cominuio adequada para redues de partculas de grande tamanho, como ocorre na britagem, e expressa o seguinte: o trabalho requerido proporcional reduo em volume das partculas envolvidas, de acordo com a Equao 02.

Sendo: C = constante; D0= dimetro inicial; D1 = dimetro final.

Como os postulados de Rittinger e Kick no satisfaziam a todos os casos encontrados na prtica e como se necessitava na indstria de algumas regras para classificar os materiais segundo as respostas fragmentao, Fred C. Bond postulou uma lei emprica, propondo que a energia consumida para reduzir o tamanho de um material inversamente proporcional raiz quadrada do tamanho. Bond definiu como tamanho, a abertura da peneira pela qual passa 80% do material. A terceira lei uma expresso matemtica da Lei de Bond, mostrada na Equao 03:

Em que: E: energia em kWh para moer uma tonelada curta de minrio; WI: ndice de Trabalho (Work ndex); P80: abertura da peneira, em micrmetros (m), atravs da qual passa 80% da massa do produto; A80: abertura da peneira, em micrmetros (m), atravs da qual passa 80% da massa da alimentao.

A lei de Bond conduz a estimativas mais realistas e a nica lei capaz de prever o consumo de equipamentos que ainda no foram instalados. Alm disso, Bond padronizou uma srie de procedimentos para a determinao da energia de fragmentao, convencionou que os tamanhos deveriam ser dados em micrmetros (m) e referidos como sendo os tamanhos das aberturas de peneira que deixam passar 80% dos respectivos produtos. Alm disso, props que o coeficiente de proporcionalidade, ou coeficiente de trabalho, fosse chamado de Work Index (GALERY, 2006). Assim, baseado em dados em Escala de Planta, possvel obter o mesmo ndice equivalente, atravs da Equao 04:

Onde: (WI)Op: Work ndex operacional; E: Consumo mdio de energia em kWh;

WI: ndice de Trabalho (Work ndex); P80: abertura da peneira, em micrometros (m), atravs da qual passam 80% da massa do produto; A80: abertura da peneira, em micrometros (m), atravs da qual passam 80% da massa da alimentao. O ndice de Bond pode ser erroneamente associado com a dureza intrnseca do mineral, melhor caracterizada pela Escala de dureza de Mohs. O WI permite estimar apenas a energia especfica requerida para uma determinada tarefa de moagem. A Dureza guarda relao com as taxas de desgaste dos elementos de desgaste (bolas e revestimentos) ao contrrio do ndice de Bond. De fato, Bond desenvolveu um ensaio totalmente diferente para caracterizar a Abrasividade dos minerais e estabeleceu que no existe relao alguma entre o WI e as taxas de consumo de ao observadas (MOLY-COP TOOLS, 2008). Valores tpicos de WI e uma medida relativa de seu significado podem ser observados na Tabela 01. TABELA 01: Valores tpicos de WI e seus significados.

Alm do mtodo de Bond, adequado para redues de tamanho como ocorrem na prtica industrial de moagem, atualmente tem-se procurado estudar o processo de cominuio sob o enfoque da cintica de fragmentao das partculas, buscando-se o desenvolvimento de modelos de processos, bem como o estudo da relao entre os parmetros desses modelos e as variveis operacionais. Esses modelos podem ser utilizados em trabalhos de otimizao e de controle de processos, e tambm ser til no dimensionamento de instalaes (NEVES, 2005). A Lei Geral da Fragmentao, proposta por Charles (1957), estabelece que a relao entre a variao do dimetro das partculas e da energia inversamente proporcional a uma frao exponencial do dimetro, demonstrando que as trs leis da fragmentao podem ser expressas em uma s, de acordo com a Equao 05.

Onde:

E = energia aplicada a uma massa unitria de minrio; x = dimetro das partculas; k e n = constantes (funo do minrio). Integrando-se a Equao (05), para x 1, tem-se a Equao 06:

Em que: n = 1: Lei de Kick (granulometria grossa); n = 2: Lei de Rittinger (granulometria fina); n = 1,5: Lei de Bond (granulometria intermediria).

O grfico da Figura 03 mostra a forma geral apresentada pelas relaes envolvendo energia e reduo de tamanho. Observa-se que o expoente n varia significativamente dentro da ampla faixa de tamanhos apresentada.

FIGURA 03 Regies de validade das trs Leis da Cominuio. Fonte: GALERY (2006) Charles constatou que K no constante, mas sim varivel com a faixa de trabalho de cominuio. Traando-se a curva da sua funo E = f(x), passa-se sucessivamente pela frmula de Kick, de Bond, e finalmente pela frmula de Rittinger (CHAVES e PERES, 2006). Ainda hoje, as leis de Kick, Rittinger e Bond fornecem boas estimativas preliminares para clculo de energia necessria s etapas de britagem, moagem e moagem fina, respectivamente. Individualmente, as contribuies de Bond resultaram num mtodo de clculo de potncia consumida por moinhos, ensaios de caracterizao de minrios quanto abraso e britagem, alm de clculo de tamanhos mximos de corpos moedores (DELBONI, 2004).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALVES, V. K. Otimizao de Carga Moedora Utilizando Ferramentas de Modelamento Matemtico e Simulao de Moagem. Dissertao (Mestrado em Engenharia Metalrgica) Departamento de Engenharia Metalrgica e de Minas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

BARBARATO, C.N.; SAMPAIO, J. A., Determinao Experimental do ndice de trabalho (WI). CETEM, Rio de Janeiro, 2007.

BORGES, F. C., Levantamento de possveis causas da variao do Work ndex de moinhos de bolas em ensaios laboratoriais. UFPA. Marab, 2009. SAMPAIO, J. A.; FRANA, S. C. A.; BRAGA, P. F. A. Tratamento de Minrios: Prticas Laboratoriais. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2007.

REVISO BIBLIOGRFICA ALVES, V. K.; SCHNEIDER, C. L.; Previso do resultado do ensaio completo de Bond a partir de parmetros de Balano populacional medidos em simples ensaios de batelada nas condies do Ensaio de Bond. CETEM. RJ, 2007. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Moinho de Bolas. Determinao do ndice de Trabalho: NBR 11376. Rio de Janeiro, 1990.

BERALDO, J.L., Moagem de Minrios e Moinhos Tubulares. 1 ed. So Paulo: Edgar Blcher, 1987, p. 1-47. CHAVES, A. P.; PERES, A. E. C. Teoria e Prtica do Tratamento de Minrios Britagem, Peneiramento e Moagem. 3 Ed. Volume 3. So Paulo: Signus Editora, 2006.

DELBONI JUNIOR, H. Cominuio. Escola Politcnica, Departamento de Engenharia de Minas da USP Universidade de So Paulo, 2004.

DUTRA, R.; Beneficiamento de Minerais Industriais. II Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, 2008.

GALERY, R. Fragmentao de Minrios: Primeira Parte. Notas de Aula. Universidade Federal de Minas Gerais: DEMIN, 2006.

LUZ, A. B.; SAMPAIO, J. A.; ALMEIDA, S. L. M. Tratamento de Minrios. 4 Ed. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2004.

NEVES, P. B. Caractersticas de Fragmentao e Microestruturais de Rochas e Seu Comportamento na Britagem para a Produo de Agregado. Dissertao (Mestrado em Engenharia Metalrgica e dos Materiais), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

PEREIRA, P. E. C., Comparao entre Diferentes Testes de Moagem SAG para Determinao da Energia Unitria para a Cominuio de Minrios Sulfetados de Cobre. UFMG, Belo Horizonte, 2004.
FIGUEIRA, H.V.O., ALMEIDA, S.L.M., LUZ, A.B. Tratamento de minrios, 4 revisada, p.113193, 2004.

You might also like