You are on page 1of 4

Adenina Timina

Guanina Citosina

1) Crescimento e renovao celular 1.1) Composio do DNA e Caractersticas


Nas clulas procariontes, o DNA encontra-se no citoplasma. Nas clulas eucariontes, o DNA encontra-se no ncleo. O DNA pode ser encontrado em todos os seres vivos (no ncleo, mitocndrias e cloroplastos) excepo dos vrus. O DNA um polmero, constitudo por nucletidos. Estes por sua vez so formados por um grupo fosfato (que confere molcula caractersticas cidas), um acar (desoxirribose) e uma base azotada que varia entre adenina ou guanina (de anel duplo) e timina e citosina (de anel simples). O DNA possui uma estrutura em dupla hlice, sendo as bandas laterais formadas pelo grupo fosfato e a desoxirribose alternadamente. A sequncia de nucletidos varia de organismo para organismo e isso que torna nico todos os seres face da Terra. A uma sequncia do DNA que possui informao para produzir uma protena denomina-se de gene, e ele que determina as caractersticas de cada ser. Ao conjunto de todos os genes d-se o nome de genoma. No entanto existem genes que no libertam informao denominados de lixo gentico, pois encontram-se desactivados. Para codificar um aminocido so necessrios trs nucletidos que denominam-se de codo. As bases do DNA ligam-se entre si de acordo com a seguinte ordem:

O DNA caracterizado pela sua: Universalidade, em que a linguagem dos genes a mesma em quase todos os seres vivos do planeta. Redundncia, pois vrios codes podem codificar o mesmo aminocido. Exactido, pois o mesmo codo no codifica aminocidos diferentes. Existncia de codes de iniciao e finalizao, que indicam o fim e o incio da protena.

1.2) Replicao do DNA


Por aco das enzimas que quebram as ligaes de hidrognio, as duas cadeias de DNA separam-se. Para cada hlice resultante ir originarse uma nova hlice constitua por nucletidos soltos no ncleo. Isto ocorre porque as cadeias antigas servem de molde para as novas cadeias de DNA, pela complementaridade de bases, que iro ser complementares e antiparalelas (desenvolve-se em direces opostas), formando-se de 3 para 5. Desta forma possvel afirmar que a replicao do DNA semiconservativa , onde as novas cadeias de DNA criadas, so idnticas s originais, sendo cada uma delas portadora de uma cadeia antiga e de uma recm-formada.

1.3) Composio do RNA e biossntese de protenas.


O RNA encontra-se no hialoplasma e em quantidades que variam de acordo com a actividade celular. composto por uma cadeia simples, constitudas por uma pentose (ribose) e bases azotadas que se ligam entre si de acordo com a seguinte ordem:

Adenina Uracilo Guanina Citosina A produo de protenas inicia-se com o mecanismo de transcrio da mensagem gentica: O RNA-polimerase quebra as ligaes de hidrognio de uma determinada regio da cadeia de DNA e ocorre a transcrio de intres e exes formando o RNA pr-mensageiro. De seguida uma srie de enzimas corta os sectores com a informao dos intres (intil para a produo de protenas), formando-se assim o RNA mensageiro (apenas com a informao dos exes) que mais tarde se desloca para o exterior do ncleo at o citoplasma. Inicia-se ento a traduo da mensagem gentica, que corresponde transformao da mensagem contida no RNAm, na sequencia de aminocidos que constitui uma cadeia polipeptdica. No momento da sntese da proteica surge o RNA de transferncia que selecciona e transfere os aminocidos para os locais de sntese, os ribossomas. Cada RNAt tem numa zona especial uma sequncia de trs nucletidos, o anticodo, que complementar de um dos codes do RNAm. O nmero de RNAt igual ao nmero de codes que codificam aminocidos.

uma funo-chave no organismo. Alguns exemplos destas mutaes so: Albinismo: mutao gnica que leva ausncia de melanina. Hemofilia: anomalia na sntese de uma protena sangunea necessria sequncia de reaces que ocorrem na coagulao do sangue. Anemia falciforme: alterao do material gentico que leva formao de uma hemoglobina anormal, que provoca deficincia no transporte de oxignio. As mutaes podem ainda ser germinais, quando acontecem nos gmetas, podendo ser transmitidas gerao seguinte, ou ento podem ser somticas, quando no so transmissveis a descendncia.

1.5) Estrutura dos cromossomas


O ser humano possui 23 pares de cromossomas, ou seja, 46 cromossomas. Ao nmero total de cromossomas de uma determinada espcie chama-se caritipo. Cada cromossoma possui dois cromatdios e uma estrutura slida e resistente, o centrmero. Todas as clulas eucariontes possuem apenas um cromatdio de cada cromossoma.

1.4) Mutaes
Dentro das mutaes genticas existem dois tipos de mutaes: as gnicas e as cromossmicas. As mutaes cromossmicas podem ser numricas, quando existe uma alterao no nmero de cromossomas de um indivduo, ou estruturais, quando ocorrem alteraes nas caractersticas dos cromossomas. As mutaes gnicas ocorrem quando a sequencia de nucletidos alterada durante a replicao do DNA. Estas alteraes podem conduzir a alteraes nas protenas sintetizadas, e deste modo se a protena em causa desempenhar

1.6) Fases do ciclo celular (clulas eucariticas)


A principal caracterstica da vida celular a sua natureza cclica. A vida de uma clula comea quando esta surge a partir de uma clula me, e acaba quando se divide em duas clulas filhas. Ao conjunto de transformaes que ocorrem at isto acontecer

denomina-se de ciclo celular. Durante este ciclo existe a interfase e a fase mittica. A interfase corresponde ao perodo compreendido entre o fim de uma diviso celular e o incio da seguinte. Esta composta pelas seguintes fases: Fase G1 Perodo que decorre entre o fim da mitose e o incio da sntese do DNA. caracterizada por um crescimento celular e duplicao de organitos. Fase S Replicao do DNA com duplicao dos cromatdeos. Nas clulas animais ocorre tambm a duplicao dos centrolos. Fase G2 Sntese de biomolculas necessrias diviso celular (crescimento celular). A mitose, diz respeito ao conjunto de transformaes durante as quais o ncleo das clulas eucariticas se divide. Esta composta por as seguintes fases: Prfase Condensao do material gentico que constitudo por dois cromatdios. Formao do fuso acromtico entre os centrolos e deslocao dos mesmos para os polos. Os ncleos desaparecem. Metfase Cromossomas atingem o seu mximo de espessura encurtamento. Os centrolos encontram-se nos polos ligados por o fuso acromtico, que tambm se encontra ligado aos cromossomas, dispondo-os no equador da clula. Anfase Os cromatdios separam-se pelo centrmero, ascendendo para os polos que uma forma equivalente. Telfase A membrana nuclear envolve os cromatdios de cada clula filha, reaparecendo assim os dois ncleos. Os cromossomas descondensam-se e alongam-se e desaparece o fuso acromtico.

Aps a mitose ocorre a Citocinese, onde o citoplasma estrangulado, dividindo-se e dando origem a duas clulas. As clulas vegetais ao contrrio das animais no possuem centrolos visveis. No passam por uma fase de estrangulamento mas sim de reconstituio da parede celular.

1.7) Regulao celular


Na etapa G1, se o DNA se encontrar danificado ou no puder ser reparado, a clula no se divide permanecendo num estgio denominado G0, na qual pode levar semanas ou at mesmo anos at sua morte. Na etapa G2, o ciclo celular s continua se a replicao do DNA decorreu de forma apropriada, caso contrario ocorre a morte celular. Na fase mittica a mitose interrompida se os cromossomas no se alinham de forma adequada ou no se distribuem de forma equitativa. Quando os mecanismos de regulao falham pode ocorrer cancro ou neoplasia maligna.

1.8) Diferenciao celular


As clulas de um organismo provieram da clula ovo por divises mitticas sucessivas. No entanto desempenham funes distintas. Denomina-se assim de diferenciao celular capacidade que as clulas idnticas tm, de vir a desempenhar funes e de terem caractersticas distintas. Quando as clulas perdem a sua funo tornam-se clulas indiferenciadas.

Chegamos ento concluso que as clulas estaminais embrionrias permitem o desenvolvimento dos tecidos pretendidos.

2) Reproduo nos seres vivos 1.1) Reproduo assexuada


A reproduo assexuada ocorre quando se formam indivduos novos a partir de um s progenitor, sem ocorrer a fecundao. Existem assim vrias estratgias de reproduo assexuada: Bipartio: Quando o indivduo se divide em dois com propores idnticas. Gemulao: Quando ocorre a formao de gemas que se desenvolvem e separam, dando origem a novos seres. Esporulao: Formao de clulas reprodutodas, os esporos, que do origem a novos indivduos. Multiplicao vegetativa: Quando se formam novos seres a partir de estruturas vegetativas. Fragmentao: Fragmentao do corpo, originando de cada fragmento um novo indivduo por regenerao. Partenognese: Formao de novos indivduos a partir do desenvolvimento de gmetas femininos. Os indivduos originados no so iguais mas sim diferentes.

Tem como vantagens a prevalncia de caracteres seleccionados e a obteno de plantas robustas e saudveis. As suas desvantagens so a utilizao de tcnicas e equipamentos especializados, pessoas qualificado e o aumento da probabilidade das vastas plantaes serem totalmente dizimadas.

1.2) Clonagem de Plantas


A obteno de plantas por micropropagao uma forma de clonagem na qual atravs de fragmentos das folhas jovens devidamente tratados se originam novos indivduos.

You might also like