You are on page 1of 13

Unidade 1 Movimentos na Terra e no Espao

1.1. VIAGENS COM GPS


FUNCIONAMENTO
GPS (Sistema de Posicionamento Global) um sistema de localizao desenvolvido nos Estados Unidos da Amrica, de 24 satlites e 6 orbitais, que consiste nos seguintes segmentos: 1. O segmento espacial, formado por 24 satlites dispostos em 6 orbitais que do duas voltas Terra por dia. 2. O segmento de controlo, formado por estaes de monitorizao que ajustam os dados (posio e tempo) dos satlites para que estes tenham elevada preciso. 3. Segmento do utilizador, formado pelos receptores que determinam a posio descodificando os sinais provenientes dos satlites. Para estimar a sua posio na terra necessrio saber a distncia. possvel calcula-la multiplicando a velocidade das ondas electromagnticas e o tempo de chegada.

Distncia = velocidade das ondas electromagnticas x tempo de chegada =( ) t

a desfasamento entre o sinal esperado e o sinal do satlite que permitem medir a distncia entre este e o receptor. Para a calcular a localizao do receptor so necessrios 4 satlites: 3 deles para obter a posio e o 4 para acertar o tempo, recalcular a distncia e calibrar o relgio interno do receptor.

POSIO COORDENADAS GEOGRFICAS

CARTESIANAS

Para definir a posio de qualquer objecto necessrio um sistema de referncia ou referencial, sendo este o sistema de coordenadas em relao ao qual definida a posio. Este referencial tem uma origem a partir da qual se atribuem as coordenadas e uma escala que marca as distncias em relao a essa mesma origem. A posio assim, um conjunto de coordenadas que permitem localizar um corpo num determinado referencial.

COORDENADAS GEOGRFICAS LATITUDE, LONGITUDE E ALTITUDE


As coordenadas geogrficas so utilizadas para localizar um corpo que se encontra a grandes distncias, como ocorre no caso do GPS. possvel descodificar estas coordenadas numa rede geogrfica formada por dois tipos de linhas: a) Meridianos, que dividem a Terra em duas metades iguais e passam pelos dois polos. So perpendiculares ao equador b) Paralelos, crculos paralelos ao equador e a si mesmos com excepo do equador. Este processo de clculo consiste na medio dos arcos dos ngulos, relativamente ao centro da Terra. Latitude - A origem do referencial encontra-se sobre o equador e varia no sentido Norte e Sul. Varia assim entre 90 Norte e 90 Sul. Longitude - A origem do referencial o meridiano de Greenwich e varia no sentido Este e Oeste. Varia assim entre 180 Este e 180 Oeste. Altitude - Desnvel que existe entre o nvel mdio das guas do mar e a posio de um corpo localizado superfcie.

COORDENADAS CARTESIANAS
As coordenadas cartesianas so utilizadas para definir a posio de um objecto que se encontre nas nossas proximidades. Este sistema utiliza os eixos ortogonais e ortonormados, tambm designados como os eixos dos xx, yy, zz. Quando apenas utilizamos um eixo dizemos que se trata de uma situao unidimensional, no caso se utilizarmos dois diz-se bidimensional e no caso de usarmos trs tridimensional. A unidade SI para a posio o metro (unidade SI de comprimento).

TEMPO
O tempo utilizado para determinar quando acontece um evento e qual a durao do mesmo. Os relgios atmicos so uma forma bastante precisa para estimar a passagem do tempo, pois estes utilizam as vibraes dos tomos ou outras caractersticas atmicas dos mesmos. 1 Segundo = 9 162 631 770 vibraes de uma frequncia de microondas especfica que emitida pelo tomo de csio-133.

MOVIMENTO
O movimento a alterao da posio de um corpo em relao a um referencial e, deste modo, podemos dizer que o movimento de um corpo varia de acordo com o referencial. Uma partcula material uma partcula cuja posio pode ser representada por um nico ponto num referencial.

TRAJECTRIA
A trajectria a sequncia de posies que o corpo vai ocupando num determinado referencial, em instantes sucessivos. Para analisar o movimento necessrio reduzir os sistemas de partculas a um centro de massa. Centro de massa o ponto que se desloca como se deslocaria uma partcula material com a massa do corpo, na qual estivessem aplicadas todas as foras que actuam sobre o corpo.

ESPAO PERCORRIDO

DESLOCAMENTO

O espao percorrido (s) uma grandeza escalar que mede a distncia percorrida sobre a trajectria, sendo esta sempre um valor positivo. O deslocamento ( ) uma grandeza vectorial representada por um vector com ponto de aplicao na posio inicial e final de um corpo. Este a medida da distncia rectilnea entre a posio inicial e final. ( ) =

Em movimentos rectilneos o deslocamento tem a mesma direco do movimento (deslocamento escalar). Se no mesmo movimento no houver inverso no sentido, o deslocamento e o espao percorrido so iguais.

RAPIDEZ MDIA E VELOCIDADE MDIA


A rapidez mdia ) uma grandeza escalar e representa o espao percorrido por intervalo de tempo. Indica se o movimento foi executado rpido ou depressa ao longo da trajectria. A velocidade mdia ) uma grandeza vectorial que nos indica o deslocamento percorrido por intervalo de tempo. Esta, num movimento rectilneo indica-nos o sentido do movimento e o mdulo do vector.

VELOCIDADE INSTANTNEA E RAPIDEZ INSTANTNEA


A velocidade instantnea a velocidade que se obtm quando o intervalo de tempo tende para zero. Assim medida que o intervalo de tempo tende para zero a direco tende para ser tangente trajectria e o sentido do movimento ao longo da trajectria. Se a velocidade for constante ao longo de um dado intervalo de tempo, a velocidade instantnea ser igual velocidade media. No limite quando o deslocamento infinitesimal, verifica-se que a norma da velocidade instantnea igual rapidez instantnea. Em movimentos rectilneos, conhecendo a velocidade instantnea e a direco do movimento possvel atribuir-lhe um sinal negativo ou positivo dependendo da direco que este se movimente no referencial. Para calcular: Se a velocidade for constante, o valor da velocidade mdia vai ser igual instantnea, que por sua vez vai ser igual ao declive da recta que une no grfico os dois pontos extremos do intervalo de tempo considerado. Se o grfico tiver um traado curvilneo, o valor da velocidade instantnea dado pelo declive da recta tangente ao grfico no instante considerado. Se os declives forem ascendentes significa que o movimento se d no sentido positivo, caso os declives sejam descendentes significa que o movimento se d no sentido negativo. Se o declive for zero a velocidade instantnea tambm zero pois o corpo est em repouso.

1.2. DA TERRA LUA


INTERACES DE CONTACTO
E

DISTNCIA

Na natureza as foras s existem se houver interaco entre 2 ou mais corpos e desta forma podemos dizer que existem sempre aos pares. No entanto a interaco existente entre os mesmos pode ser: Interaco de contacto: Ocorre quando numa perspectiva macroscpica, os corpos se encontram em contacto para a ocorrncia da fora.

Interaco distncia: Ocorre quando os corpos no esto em contacto, passando desta forma a existir um campo onde possvel sentir as foras dessa interaco (foras de campo).

FORAS FUNDAMENTAIS

DA

NATUREZA

Existem 4 foras fundamentais na natureza: Fora Gravitacional: uma fora sempre atractiva que se propaga at ao infinito velocidade da luz. Dependem da existncia de massas que gerem fora. Fora Electromagntica: Esta envolvida em fenmenos elctricos e magnticos. Pode ser atractiva e repulsiva dependendo das diferentes cargas e plos que se encontram em interaco. Liga os electres ao ncleo e os tomos entre si. As foras de contacto so resultado desta interaco microscpica. Interaco Forte: responsvel pela coeso de partculas dentro do ncleo e a unio do mesmo. Interaco Fraca: responsvel pelo fenmeno da radioactividade.

Mais Fraca

Fora Gravitacional

Interaco Fraca

Fora Electromagntica

Interaco Forte

Mais Forte

3 LEI DE NEWTON LEI DA ACO REACO


Sempre que um corpo exerce uma fora sobre outro, o segundo exerce sobre o primeiro uma fora de igual direco e intensidade, mas de sentido contrrio. Isto s ocorre se as foras forem aplicadas em corpos distintos (par aco reaco).

LEI DA GRAVITAO UNIVERSAL


Para calcular a intensidade da fora gravitacional resultante do par aco-reaco, fora gravtica do corpo e fora gravtica que o corpo exerce sobre o respectivo planeta, :

ACELERAO MDIA
A acelerao mdia ) uma grandeza vectorial e representa a velocidade percorrida por intervalo de tempo. Indica a variao da velocidade num intervalo de tempo. Esta s existe se a resultante das foras no for nula e se a velocidade no for constante (m.r.u.). Num movimento rectilneo uniformemente acelerado (m.r.u.a), a velocidade e a acelerao tm o mesmo sentido. Num movimento rectilneo uniformemente retardado (m.r.u.r.) a velocidade e a acelerao tm sentidos opostos.

ACELERAO INSTANTNEA
A acelerao instantnea pode ser decomposta em duas componentes: a acelerao tangencial, de direco tangencial trajectria, e a acelerao normal, de direco perpendicular trajectria. Nos movimentos rectilneos s existe a acelerao tangencial.

2 LEI DE NEWTON LEI FUNDAMENTAL DA DINMICA


A resultante das foras que actuam sobre um corpo (partcula material) e a acelerao adquirida so directamente proporcionais e tm a mesma direco e sentido, sendo a constante de proporcionalidade a massa do corpo.

1 LEI DE NEWTON LEI DA INRCIA


Um corpo permanece em repouso ou em movimento rectilneo e uniforme quando sobre ele no actuam nenhuma fora ou nula a resultante das foras que sobre ele actuam. Esta permite associar aos corpos, uma propriedade chama inrcia.

A fora resultante nula quando um corpo se encontra em repouso e quando mantem um movimento rectilneo com velocidade constante. A inrcia a tendncia que os corpos tm para manter o seu estado de repouso ou de movimento, quanto maior for a massa de um corpo maior ser a sua inrcia.

UTILIZAO

CONJUNTA DAS TRS

LEIS

DE

NEWTON

Para utilizar devidamente as trs leis de Newton necessrio distinguir duas foras: Foras de ligao: So foras que resultam na restrio do movimento do corpo por contacto, como por exemplo a fora de atrito. Estas dependem das foras aplicadas. Foras aplicadas: As restantes foras, como por exemplo a gravtica e muscular.

O Movimento Segundo Aristteles, Galileu e Newton:


Aristteles defendia que para conservar um corpo em movimento era necessrio mant-lo sobre a aco de uma fora, ou seja empurra-lo ou puxalo. Actualmente esta lei mecnica traduz-se da seguinte forma: O corpo em movimento chega a imobilidade quando a fora que o impele deixa de poder agir de modo a desloc-lo. Este filsofo tambm acreditava que as foras que impeliam os corpos numa certa direco tinham uma relao com a composio dos prprios corpos pertencendo estes a um dos quatro elementos naturais: terra, gua, ar e fogo. Mais tarde surgiu Galileu que viria a enunciar a primeira definio de inrcia: Um corpo continuar a mover-se com uma velocidade constante numa superfcie horizontal infinita sem atrito. Chegando tambm a concluso, aps inmeras experiencias, que corpos com massas diferentes lanados de uma mesma altura atingem o solo ao mesmo tempo. Finalmente Newton no seu livro Principia enuncia pela primeira vez as trs leis do movimento e tambm a Lei da Gravitao Universal.

Movimento Rectilneo e Uniforme (MRU):


Num movimento rectilneo uniforme a velocidade sempre constante, sendo assim a sua acelerao zero e as foras resultantes aplicadas no corpo nulas. Desde modo a velocidade instantnea sempre igual a velocidade mdia:

Equao da Posio

- Lei Geral Ainda se o instante inicial for zero e se o corpo tiver na origem do referencial podemos:

Movimento Rectilneo e Uniformemente Variado (MRUV)


Num movimento rectilneo uniformemente variado a resultante das foras que actuam num corpo um valor no nulo e constante sendo deste modo a acelerao constante. Assim, a acelerao instantnea sempre igual a acelerao mdia em qualquer instante:

Existem dois tipos de movimentos rectilneos uniformemente variados: Movimento rectilneo uniformemente acelerado (MRUA): Quando a acelerao e a velocidade tm o mesmo sentido. Movimento rectilneo uniformemente retardado (MRUR): Quando a acelerao e a velocidade tm sentidos opostos.

Equao da Velocidade:

- Lei Geral

Equao da Posio Partimos do clculo da rea grfica do movimento (grfico de velocidade pelo tempo), que por norma um trapzio: ( Se o instante inicial for zero temos: ( Sabendo que no MRUV, , substitumos: ( ) , sendo o instante inicial zero, )

Lei Geral Se quisermos saber a velocidade atingida no final de um determinado deslocamento, mas porm no sabemos o tempo podemos:

Sabendo que a velocidade dada por:

Podemos assim substituir: ( ) ( )

- Lei Geral

Queda e Lanamento Vertical


A queda livre um movimento que ocorre quando a nica interaco significativa num corpo a interaco gravtica. Desta forma podemos afirmar que a acelerao co corpo ser de (acelerao da gravidade) Quando desce:

10

Quando sobe:

Velocidade terminal
A velocidade terminal a velocidade mxima atingida por um corpo durante a sua queda, instantes antes de atingir um valor constante. Isto ocorre devido resistncia do ar, que pode ser mais ou menos intensa, de acordo com a forma do objecto, a densidade do ar e a velocidade do objecto relativamente ao ar. || || | |

Quando o peso igual resistncia do ar a fora resultante nula e a velocidade constante.

Lanamento Horizontal
Quando lanamos um corpo com o objectivo que este caia num ponto de queda diferente daquele de onde lanado (lanamento horizontal), diz-se que o corpo um projctil. Equaes Paramtricas {

Quando um referencial yy est orientado de cima para baixo ocorre o seguinte:

Tempo de Queda:

11

Alcance: Equaes das velocidades: {

Quando a distncia superior a alguns quilmetros tem de se considerar: a resistncia do ar, a curvatura da Terra, a variao da intensidade do peso e a variao da distncia ao centro da Terra.

Movimento Circular e Uniforme


A foa centrpeta ou normal uma fora de intensidade constante e perpendicular direco do movimento. A existncia desta fora implica a existncia de uma acelerao centrpeta ou normal, que mede a variao da direco da velocidade:

Nos movimentos uniformes a fora centrpeta e a acelerao centrpeta tm direco radial (perpendicular tangente da trajectria) e sentido para o centro de curvatura.

Velocidade Linear: medida da velocidade instantnea

Deslocamento angular: A relao entre o espao percorrido pela partcula e o deslocamento angular

Velocidade angular mdia: variao do angulo em ordem ao tempo

Frequncia: nmero de ciclos que a partcula efectua por segundo

12

Assim possvel afirmar que:

Movimento de Satlites Geostacionrios


Os satlites podem manter-se em rbita durante longos perodos de tempo porque, uma vez fora da atmosfera a resistncia do ar nula e a fora gravitacional uma fora centrpeta. A uma altitude de cerca de 36 000km o perodo orbital de 24horas, podemos assim afirmar que se encontram estacionrios relativamente Terra. Estes satlites geostacionrios so de grande importncia nas diferentes formas de telecomunicaes e observaes geofsicas. Podemos assim utilizar as seguintes frmulas:

Como os satlites tm uma rbita circular estvel de perodo T, a fora centrpeta e a fora gravitacional do satlite so iguais. Ento:

13

You might also like