You are on page 1of 12

Prof: Francisco Filho Disciplina: Sade Mental Memria da Loucura

A mostra Memria da Loucura apresenta a histria da Psiquiatria no Brasil, documenta as diversas formas de tratamento, as personalidades relevantes, as influncias estrangeiras e retrata a assistncia psiquitrica, marcada por isolamentos e teraputicas repressoras e desumanas. Uma histria que a sociedade hoje se empenha em reescrever, tornando realidade a Lei Antimanicomial n. 10.216, de 6/4/2001, que dispe sobre a humanizao da assistncia, a gradativa desativao dos manicmios e a implementao dos Centros de Ateno Psicossocial (CAPS) que, junto com os Servios Residenciais Teraputicos (Portaria GM n. 106, de 11/2/2000), so parte integrante da Poltica de Sade Mental do Ministrio da Sade, essenciais no processo de desinstitucionalizao e reinsero social dos egressos dos hospitais psiquitricos. Muitos preconceitos ainda persistem e muitas aes ainda se fazem necessrias para que o Pas garanta os legtimos direitos civis e humanos s pessoas acometidas de transtorno mental. A proposta contribuir para que gestores, profissionais e usurios, junto com a comunidade, efetivem os programas de sade mental e conquistem uma nova realidade nesse campo. De forma instigante e criativa, a mostra desperta o interesse do pblico e agrega valores e informaes das instituies por onde passa, buscando favorecer a incluso social dos usurios dos servios de Sade Mental e a atuao do Estado. J itinerou por diversas cidades brasileiras Rio de Janeiro e Nova Friburgo (RJ), Santo Andr (SP), Betim e Ouro Preto (MG), Fortaleza (CE), Feira de Santana e Salvador (BA), Recife (PE), Campina Grande (PB), Macei (AL), So Pedro da Aldeia (RJ), Porto Alegre (RS) e Belm (PA), agregando, em cada cidade, exposies, informaes e experincias locais, envolvendo gestores, profissionais e usurios dos programas municipais

Influncias: Philippe Pinel (1745-1826)


(...) h sempre um resto de razo no mais alienado dos alienados. Sintonizado com os ideais revolucionrios franceses de liberdade, igualdade e fraternidade, preconizou o tratamento moral para os alienados e desacorrentou os loucos em Paris. Sua prtica mdica exercida durante os anos em que chefiou os hospitais em Bictre e La Salptrire na Frana, aliada a sua profunda reflexo sobre a alienao mental, concorreram para inaugurar a Escola dos Alienistas Franceses. Em 1801 publicou o "Tratado mdico-filosfico sobre a alienao ou a mania", no qual descreveu uma nova especialidade mdica que viria & a se chamar Psiquiatria (1847).

Esquirol (1772-1840)
No hospcio o que cura o prprio hospcio. Por sua estrutura e funcionamento, ele deve ser um operador de transformaes dos indivduos. Precursor da Psiquiatria, integrou, juntamente com Auguste Morel (18091873) e douard Sguin (1812-1880) a escola francesa iniciada por Pinel. Ao penetrar a mente humana, com o intuito de compreender os transtornos do humor e da melancolia como importantes agentes que conduzem perda do juzo, elevou pela primeira vez os alienados condio de homens. Reformador de asilos e hospcios franceses, fundou o primeiro curso para o tratamento das enfermidades mentais e lutou pela aprovao da primeira Lei de Alienados na Frana. Seu trabalho influenciou sobremaneira a criao do Hospcio de Pedro II, primeira instituio brasileira de assistncia aos doentes mentais. Emil Kraepelin (1855-1926) O manicmio deve diferir o mnimo possvel de uma casa particular.

Discpulo de Wilhelm Griesinger (1817-1868), integrou a corrente organicista alem. Aps a descrio acurada de sintomas clnicos, sua evoluo e a anlise anatomo-patolgica, formulou sua doutrina que, expressa no livro Psychiatrie, serviu de referncia a muitas geraes de especialistas em doenas mentais. Isolou as formas bsicas da enfermidade psquica: psicose manaco-depressiva e demncia precoce; e promoveu a separao entre demncia senil e paralisia geral. Dirigiu durante muitos anos a Clnica de Munique, onde buscou oferecer aos pacientes um ambiente semelhante ao domstico, que influenciou a formulao da primeira legislao brasileira de assistncia s doenas mentais.

... a psiquiatria desde seu nascimento em si uma tcnica altamente repressiva que o Estado sempre usou para oprimir os doentes pobres... Um dos psiquiatras mais discutidos no mundo, em funo dos trabalhos que desenvolvia na Itlia, em 1961 deixou a Universidade de Pdova para dirigir o Hospital Psiquitrico de Gorizia. Tendo como base a experincia da Comunidade Teraputica desenvolvida por Maxwell Jones na Esccia, introduziu uma srie de transformaes naquela instituio e no Hospital Psiquitrico Regional de Trieste, para onde se transferiu em 1971. Acabou com as medidas institucionais de represso, criou condies para reunies entre mdicos e pacientes e devolveu ao doente mental a dignidade de cidado. Seu livro A Instituio Negada considerado uma obra-prima da Psiquiatria contempornea. Visitou o Brasil na dcada de 70, tornando-se uma figura emblemtica na questo da luta antimanicomial brasileira.

Sigmund Freud (1856-1939) Suponhamos que um explorador chegue regio pouco conhecida, na qual as runas despertam seu interesse (...) ele poder contentar-se em examinar a parte visvel (...) Mas poder atacar o campo das runas, praticar escavaes e descobrir, a partir dos restos visveis, a parte sepultada. Depois de pesquisar tcnicas de hipnose e de uma investigao rigorosa dos sonhos, verificou a existncia de uma atividade psicolgica inconsciente que extrapola a razo e a vontade dos pacientes. Criou a psicanlise como mtodo de tratamento das neuroses e fez com que o ato de ouvir no possa jamais se afastar da prtica cotidiana em sade mental. Suas idias popularizaram-se em todo o mundo e se impuseram como marco no campo da sade mental. Seu af de penetrar os espaos recnditos do ser o levam condio de arquelogo da psique. Franco Basaglia (1924-1980)

Teixeira Brando (1854-1921)


Em 1883 assumiu a Ctedra de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, sendo, por essa razo considerado o primeiro alienista brasileiro. Como diretor do Hospcio de Pedro II (1886), desanexou essa instituio da Santa Casa de Misericrdia e, em 1890, fundou a primeira Escola de Enfermeiros e Enfermeiras do Brasil. Tornou-se deputado federal em 1903 e relatou a Lei de Assistncia aos Alienados, primeiro documento legal especfico sobre alienao mental, baseado na legislao francesa e inspirado nos preceitos defendidos por Esquirol, de quem Teixeira Brando foi fiel seguidor. Na qualidade de diretor da Assistncia Mdico-Legal aos Alienados, iniciou a construo das colnias de alienados, que surgem como alternativas ao modelo adotado na poca.

Juliano Moreira (1873-1933)

Nomeado diretor do Hospital Nacional de Alienados, ocupou o cargo por mais de 20 anos, acumulando-o com o da Direo Geral de Assistncia a Alienados. Poliglota, tornou-se capaz de assimilar, de forma abrangente, as influncias europias no campo da psiquiatria. Suas medidas de impacto, como a incinerao de camisas-de-fora e a criao de espaos para dilogo com os pacientes, conferiram novos rumos psiquiatria brasileira. Apoiado na primeira lei brasileira que dispe sobre a assistncia a alienados e em sua experincia na Europa, projetou uma rede de servios interligados em sade mental, nos moldes da Clnica de Munique, dirigida por seu inspirador, o psiquiatra alemo Emil Kraepelin. Durante sua administrao, criou a maior biblioteca de Psiquiatria da Amrica do Sul, escreveu inmeros trabalhos cientficos e editou os Arquivos Brasileiros de Psiquiatria, Neurologia e Medicina Legal (1905). A mudana da denominao de Colnia de Alienados de Jacarepagu para Colnia Juliano Moreira vem homenagear este psiquiatra e sua contribuio inestimvel para a Psiquiatria brasileira.

sobretudo, pela denncia dos rumos mercantilistas da atividade psiquitrica que qualificou de indstria da loucura.

Wilson Simplcio (1924-2001) e Oswaldo Santos (1933-2000)


Inovadores da Psiquiatria brasileira, trabalharam no Centro Psiquitrico Pedro II, atual Instituto Municipal Nise da Silveira, durante os anos de ditadura militar. Quando assumiram suas tarefas na instituio, a Psiquiatria confundia-se com represso e crcere; a rotina das enfermarias era cio, abandono, insalubridade, eletrochoques; e injees eram freqentemente aplicadas. Com base em experincia j testada na Clnica Pinel em Porto Alegre, desenvolviam o modelo das Comunidades Teraputicas, que tinham como fundamento a descentralizao do poder entre as equipes mdicas e os internos. Registradas pelos prprios pacientes nos livros de ocorrncia, as idias eram valorizadas, incentivando-se a criatividade e as qualidades de cada um. Apesar de no questionar a existncia dos hospcios, a experincia constitui um importante marco de liberdade e democracia no tratamento da sade mental no Brasil.

Ulysses Pernambucano (1892-1943) e Luiz Cerqueira (1911-1984)


Incansvel em suas lutas, Ulysses Pernambucano, empreendedor de uma Psiquiatria politicamente engajada, dirigiu o Hospital da Tamarineira Pernambuco, em que os pacientes, no mais contidos nos leitos, ocupavam-se da praxiterapia. Alm das inmeras contribuies no campo da Psiquiatria e da Psicologia Social, destacou-se pelos trabalhos no campo das drogas entorpecentes e alcinognicas, dos testes psicolgicos e nas pesquisas de laboratrio e reas clnicas e psicopatolgicas. Discpulo de Ulysses Pernambucano, Luiz Cerqueira, um pioneiro da desospitalizao psiquitrica, criou, como Coordenador de Sade Mental do Estado de So Paulo, o Centro de Ateno Diria (1973). Alm de docente da Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto e autor de vrios livros, dentre os quais Psicologia Social, destacou-se pelo trabalho incansvel de levantamentos sobre as condies da assistncia sade mental no Brasil e,

Personalidades: Nise da Silveira (1905-1999)


Revolucionria para a poca e inconformada com os tratamentos que considerava desumanos e agressivos, encontrou nas atividades artsticas o seu principal mtodo teraputico. Adepta das idias do mestre suo Carl Jung no aprofundamento dos processos que se desdobram no interior dos indivduos, tem nos trabalhos dos seus pacientes uma nova abertura para melhor compreenso da psicose e dos contedos que da emergem, revelados por meio das imagens e dos smbolos. Entre os anos de 1946 e 1974, a psiquiatra alagoana dedicou-se ao Centro Psiquitrico Nacional, posteriormente denominado Centro Psiquitrico Pedro

II, onde fundou e dirigiu a Seo de Teraputica Ocupacional e Reabilitao (STOR). Em 14 de julho de 1975, aos 69 anos, foi aposentada compulsoriamente. No dia seguinte, reapresentou-se ao Centro Psiquitrico dizendo: sou a nova estagiria. Os produtos de seus pacientes, recolhidos dos atelis de pintura e modelagem durante anos, integram, a partir de 1952, o acervo do Museu de Imagens do Inconsciente, que, segundo Ronald Laing (1976), representa uma contribuio de grande importncia para o estudo do processo psictico

Por ser de fcil aplicao, o mtodo foi imediatamente adotado pelas instituies psiquitricas, fazendo com que o perodo subsequente fosse chamado, na histria da Psiquiatria, de Era dos Eletrochoques. A utilizao indiscriminada do tratamento fez com que esse recurso, a despeito de suas possibilidades teraputicas, ficasse associado ao castigo fsico e ao controle disciplinar. A terapia eletroconvulsiva desapareceu, na Europa, com o fim da Segunda Guerra, enquanto, no Brasil, foi abolida, na rede pblica de Sade Mental, somente na dcada de 80. Apesar disso, continua a ser utilizada como recurso extremo no tratamento da catatonia e da depresso. A terapia eletroconvulsiva foi introduzida no Brasil em 1934. Tratamento psiquitrico em que a corrente eltrica aplicada no crebro atravs de dois eletrodos colocados nas reas temporais do crnio. A corrente aplicada atravs de uma mquina especialmente construda, com um cronmetro e um voltmetro. O esperado neste tratamento que o paciente entre numa convulso generalizada, o que o tiraria da crise. O eletrochoque foi utilizado na Colnia Juliano Moreira at os anos 80, quando sua aplicao foi desativada.

Tratamentos: Convulsoterapias.
A induo de convulses por inalao de cnfora nos tratamentos dos quadros de psicticos, baseada na crena de que a epilepsia e a psicose seriam molstias antagnicas e excludentes, data do sculo XVI. No incio do sculo XIX, o mdico Wagner-Jauregg buscou a cura de certas doenas mentais desenvolvendo no paciente um quadro de febre, durante anos, sem sucesso. Em 1917 experimentou inocular parasitas da malria e empregou um tratamento para a paralisia geral com o qual se obteve xito em dois teros dos casos antigamente considerados incurveis. Em 1927, Manfred Sakel deu um passo ousado: introduziu o choque insulnico em pacientes agitados e obteve resultado favorvel. Na Hungria, em 1933, o mdico Von Meduna estava trabalhando com a teraputica pelo choque e experimentou provocar convulses com o cardiazol, que revelou-se excepcionalmente eficiente nas psicoses manaco-depressivas e em algumas esquizofrenias, provocando, porm, sensaes terrificantes. Finalmente em 1937, em Roma, Cerletti e Bini empregaram a eletricidade, experimentando-a primeiro em porcos para depois aplic-la em seres humanos.

Tratamentos: Lobotomia
Tcnica cirrgica que, ao destruir a substncia branca dos lobos temporais do crebro, provoca uma alterao da personalidade. Essa prtica, recomendvel em casos definidos como extremos no que concerne agressividade e dor, provoca uma deteriorao cerebral irreversvel. Os avanos da psicofarmacologia determinaram o declnio de tais intervenes. No Brasil, o emprego da lobotomia foi abolido em 1955.

Tratamentos: Eletroconvulsoterapias
Em 1937, os pesquisadores italianos Ugo Cerletti e Lucio Bini conseguiram substituir as injees endovenosas de cardiazol pela passagem, atravs do crebro, de uma corrente eltrica que provocava uma convulso generalizada.

Tratamentos: Psicofarmacologia
A partir da dcada de 50, disseminou-se o uso de novos medicamentos para o tratamento das doenas mentais. Em 1952, os pesquisadores franceses Jean Delay e Pierre G. Deniker obtiveram sucesso no tratamento de doenas

mentais com uma nova substncia a clorpromazina , anteriormente ensaiada por Henri-Marie Laborit, para produzir a hibernao. O medicamento mostrou-se capaz de reduzir a agitao psicomotora e diminuir a atividade alucinatria e delirante. Essa ao psicofarmacolgica foi ento chamada neurolepsia, e os novos medicamentos, neurolpticos. Com o emprego da clorpromazina, inaugura-se uma nova fase da psiquiatria.

Em 1852, na Praia Vermelha, em uma chcara afastada do centro da cidade, foram inaugurados o hospcio e a magnfica esttua em mrmore de Carrara do Imperador. Um aparato cerimonial marcou a solenidade, que se transformou em importante acontecimento no cenrio poltico e social da poca. O edifcio, construdo com o dinheiro de subscries pblicas, planejado aos moldes de hospitais franceses, em estilo neoclssico, provido de espaos suntuosos e decorao de luxo, fica popularmente conhecido como o Palcio dos Loucos. A amplido dos espaos, a disciplina, o rigor moral, os passeios supervisionados, a separao por classes sociais e diagnsticos, e a constante vigilncia do alienado, materializada arquitetonicamente como um panptico (torre em forma de anel com um vigia), representam o nascedouro da psiquiatria no Brasil.

Retratos da Histria: Aos loucos, o Hospcio!


No Brasil, em 1830, no havia ainda tratamento para os doentes mentais: os ricos eram mantidos isolados em suas casas, longe dos olhares curiosos, enquanto os pobres perambulavam pelas ruas ou viviam trancafiados nos pores da Santa Casa da Misericrdia. Nessa poca, inspirados pelos ideais revolucionrios franceses, Pinel e Esquirol propuseram novas formas de assistncia doena mental, que tinham, na existncia da instituio manicomial, o prprio mtodo de tratamento. Essas idias contagiaram a recm-criada Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, que se mobilizou em torno do lema: "Aos loucos, o hospcio!", pleito esse formulado, em 1839, pelo contundente relatrio de Jos Clemente Pereira: "...Parece que entre ns a perda das faculdades mentais se acha qualificada como crime atroz pois punida com a pena de priso, que, pela natureza do crcere onde se executa, se converte na de morte". Sensibilizado por essas denncias e impressionado com os gritos dos loucos vindos dos pores da Santa Casa, D. Pedro II assinou, em 1841, o decreto de criao do hospcio que, por 40 anos, leva seu nome.

Retratos da Histria: Aos pobres, o Trabalho


Pronturios encontrados nos arquivos do antigo Hospcio de Pedro II evidenciam a subdiviso de classes sociais que pauta, poca, os servios de assistncia aos doentes mentais do manicmio. Pertenciam primeira classe os indivduos brancos, membros da Corte, fazendeiros e funcionrios pblicos; segunda, os lavradores e serviais domsticos; e terceira, pessoas de baixa renda e escravos pertencentes a senhores importantes. Existia ainda uma outra classe, mais numerosa que as anteriores, destinada aos marinheiros de navios mercantes, aos indigentes, principalmente os exescravos, e aos escravos de senhores que comprovadamente no tivessem recursos para a despesa do tratamento. Enquanto os pacientes de primeira e segunda classes viviam em quartos individuais ou duplos e se entretiam com pequenos trabalhos manuais, jogos e leitura, os de terceira e quarta trabalhavam na cozinha, manuteno, jardinagem e limpeza. Paradoxalmente, os ltimos recuperavam-se com mais facilidade que os primeiros, que, paralisados pelo cio, perpetuavam-se na internao.

Retratos da Histria: Palcio dos loucos


Em 18 de julho de 1841, foi assinado o decreto de fundao do primeiro hospcio brasileiro, denominado Hospcio de Pedro II, em homenagem ao prncipe regente que nesse mesmo dia foi sagrado e coroado como Imperador do Brasil.

Retratos da Histria: Superlotao e Caos


Em 1890, por meio do Decreto n 142-A, o Hospcio de Pedro II foi desanexado da Santa Casa da Misericrdia e passou a ser denominado Hospcio Nacional de Alienados, recebendo cada vez mais pacientes, oriundos de todo o territrio nacional: loucos alguns, excludos todos. A superlotao se intensificou e, segundo alguns registros entre janeiro de 1890 e novembro de 1894, teriam sido internados no Hospcio Nacional 3.201 pacientes. Nesse perodo, uma diversidade de crticas questionava o cotidiano e o modelo assistencial do hospcio, o que originou uma srie de publicaes em revistas mdicas por meio de crnicas, caricaturas, histrias em quadrinhos, sonetos e poesias satricas. A superlotao fez com que o atendimento se degradasse e as imponentes instalaes ficassem precrias e descuidadas, iniciando uma histria de decadncia. Os cinco anos que antecedem a passagem para o sculo XX so marcados pelo caos administrativo, o que resulta em grandes crticas de intelectuais da poca.

reforma que props, trazia vantagens para os doentes e possibilitava economia para o Estado

Retratos da Histria: Camisa-de-Fora


Durante mais de 50 anos, um dos recursos do tratamento psiquitrico era utilizar uma camisa de lona resistente, com as mangas muito compridas e fechadas que eram amarradas firmemente, com cordes. Os braos e a parte superior do corpo ficavam amarrados s costas, impedindo movimentos violentos e deixando o paciente imobilizado e inofensivo. Este recurso amplamente usado nos hospitais brasileiros, no raro, era substitudo por celas fortes, verdadeiras solitrias, onde o paciente permanecia at a remisso do seu surto. Esta prtica perdeu sua importncia com o advento dos neurolpticos e com as prticas de reabilitao psicossocial.

Retratos da Histria : Cronologia


1808 A transferncia da Corte portuguesa para a cidade do Rio de Janeiro e a consequente abertura dos portos brasileiros s naes amigas enseja a vinda para o Brasil de inmeros artistas, cientistas e intelectuais. 1829 Fundada a Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro pelos mdicos higienistas Jos Francisco Sigaud, Joaquim Cndido Soares Meireles, Luiz Vicente De-Simoni, Jos Martins da Cruz Jobim e Joo Maurcio Faivre. 1830 A Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro realiza diagnstico sobre a situao dos loucos na cidade, que, a partir de ento, passam a ser considerados doentes mentais, merecedores de espao prprio para recluso e tratamento. 1831 Publicada a ata de fundao da Sociedade Brasileira de Medicina, no primeiro nmero do Semanrio de Sade Pblica. 1831 Jos Martins da Cruz Jobim, um dos pioneiros da psiquiatria no Brasil, publica Insnia Loquaz, o primeiro escrito sobre doenas mentais no Brasil. 1835 Jos Martins da Cruz Jobim denuncia, em discurso na Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, a insalubridade dos pores da Santa Casa da Misericrdia e as pssimas condies em que vivem os loucos na cidade.

Retratos da Histria: Aos incurveis, a Colnia


Inauguradas em 1890, as colnias de alienados instaladas na Ilha do Governador So Bento, localizada na Ponta do Galeo, e Conde de Mesquita localizada no antigo Convento de So Bento, ambas masculinas representavam uma tentativa de resolver os problemas da superlotao e da mistura de pacientes curveis e incurveis em um mesmo estabelecimento. Os incurveis tranqilos, removidos para muito alm do centro urbano, eram encarregados de trabalhos agrcolas e artesanais que compensavam a incapacidade das famlias de custearem o tratamento. Juliano Moreira, em 1905, afirmava em sua monografia a importncia do aumento de investimentos na assistncia a alienados, e concordava que as colnias agrcolas representavam um excelente meio de recuperao. A

1841 D. Pedro II sanciona o decreto de criao do hospcio que, construdo por meio de subscries pblicas, seria uma homenagem sagrao do futuro Imperador. 1844 O austraco Carl Von Martius escreve um trabalho sobre a doena mental entre os ndios brasileiros, um caso de Licantropia. 1852 Inaugurado em 8 de dezembro, com a presena do Imperador, o Hospcio de Pedro II, conhecido popularmente como Palcio dos Loucos. 1856 Relatrios do Hospcio de Pedro II acusam sua superlotao devido entrada indiscriminada de pacientes curveis e incurveis, afetados mentalmente ou meros indigentes. 1881 O Decreto n 8.024, de 12 de maro, cria a cadeira de Doenas Nervosas e Mentais nas Faculdades de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro. 1882 A Lei n 3.141, de 20 de outubro, dispe sobre a execuo do ensino de Psiquiatria no Brasil. 1883 Aprovado no primeiro concurso pblico para a especialidade, Teixeira Brando assume a Ctedra de Psiquiatria da Universidade do Brasil, estabelecendo-se o ensino regular dessa matria no Pas. 1886 Joo Carlos Teixeira Brando assume a direo do Hospcio de Pedro II. 1890 O Hospcio de Pedro II passa a se chamar Hospcio Nacional de Alienados e desanexado da Santa Casa da Misericrdia. 1890 Criada a primeira Escola de Enfermeiros e Enfermeiras do Brasil para suprir a lacuna deixada pelas irms de caridade ligadas Santa Casa da Misericrdia. 1890 O Decreto n 206, de 15 de fevereiro, cria a Assistncia Mdica e Legal aos Alienados e determina a criao das Colnias de So Bento e Conde de Mesquita, destinadas a pacientes do sexo masculino, tranquilos e incurveis. 1898 Inaugurado, em So Paulo, o Hospital do Juqueri, sob a direo de Francisco Franco da Rocha. 1902 Juliano Moreira nomeado diretor do Hospcio Nacional de Alienados. 1903Criada a Lei de Assistncia aos Alienados, primeira legislao brasileira especfica sobre alienados e alienao mental.

1905 Juliano Moreira edita os Arquivos Brasileiros de Psiquiatria, Neurologia e Medicina Legal. 1907Criada, no Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Neurologia e Medicina Legal. 1911O Decreto n 8.834, de 11 de julho, cria a Colnia de Alienadas do Engenho de Dentro, destinada a mulheres. 1912A Psiquiatria torna-se uma especialidade mdica autnoma. 1921Inaugurado, por Heitor Carrilho, o Manicmio Judicirio, que se encarrega dos doentes mentais que cometem delitos. 1923Criada a Liga Brasileira de Higiene Mental (LBHM) por Gustavo Riedel. 1924Inaugurada, em 29 de maro, a Colnia de Psicopatas Homens, conhecida tambm por Colnia de Alienados de Jacarepagu, que em 1935 passa a se chamar Colnia Juliano Moreira. 1925O psiquiatra alagoano Osrio Csar, pioneiro na utilizao das artes plsticas como mtodo teraputico, assume a direo do Hospital do Juqueri. 1927 Os Decretos n 5.148-A, de 10 de janeiro e n 17.805, de 23 de maio, transformam a Assistncia de Alienados do Distrito Federal em Assistncia a Psicopatas. Dispem sobre profilaxia e higiene, equiparam os psicopatas aos demais doentes. 1927 Criado o Servio de Assistncia aos Doentes Mentais do Distrito Federal (Rio de Janeiro, capital do Brasil at 1960), encarregado de coordenar os estabelecimentos psiquitricos do Rio de Janeiro. 1931 O psiquiatra alagoano Ulysses Pernambucano conduz a reforma da assistncia a psicopatas de Pernambuco. 1934 O Decreto n 24.559, de 3 de julho, reforma a Lei de Assistncia aos Doentes Mentais no Distrito Federal. 1937 O Servio de Assistncia aos Doentes Mentais ampliado, transformando-se na Diviso de Assistncia aos Doentes Mentais, que estende a ao federal para os vrios estados da Federao.

1941O Decreto-Lei n 3.171, de 2 de abril, cria o Servio Nacional das Doenas Mentais, com seus rgos centrais: Centro Psiquitrico Nacional, Colnia Juliano Moreira e Manicmio Judicirio. 1946 A psiquiatra alagoana Nise da Silveira inaugura a Seo de Teraputica Ocupacional e Reabilitao (STOR) no Centro Psiquitrico Nacional, localizado no bairro de Engenho de Dentro. 1952 Inaugurado por Nise da Silveira o Museu de Imagens do Inconsciente (MII), unidade do Centro Psiquitrico Nacional. 1955 Usada, pela primeira vez no Brasil, a clorpromazina, medicamento que inaugura a categoria dos neurolpticos. 1956 Nise da Silveira, com um grupo de amigos, funda a Casa das Palmeiras, que funciona em regime de externato. 1956 Projeto de Lei de 10 de julho cria o Departamento Nacional de Sade Mental. 1965 Criado o Hospital Philippe Pinel (IPP), em substituio ao Hospital de Neurosfilis. 1968 Oswaldo Santos e Wilson Simplcio transformam a seo Olavo Rocha, do Centro Psiquitrico Pedro II em Comunidade Teraputica, modelo que seria experimentado por Eustchio Portela, no Instituto Philippe Pinel. 1978 Criado o Movimento de Trabalhadores em Sade Mental (MTSM), um grupo de profissionais de sade que comea a pensar em alternativas para a viso hospitalocntrica. 1985Fundado o Museu Osrio Csar no Complexo Hospitalar do Juqueri. 1987 Criado, em So Paulo, o Ncleo de Ateno Psicossocial (NAPS) Luiz Cerqueira. 1987 Realizada, no Rio de Janeiro, a I Conferncia Nacional de Sade Mental (CNSM), na qual lanado o lema Por Uma Sociedade Sem Manicmios. 1989 Decretada pela prefeitura da cidade de Santos, com o apoio de vrios setores da sociedade, a interveno no Hospital Psiquitrico Padre Anchieta, a Casa dos Horrores. 1991 Portaria n 189 do Ministrio da Sade viabiliza a remunerao dos atendimentos em Centros de Ateno Psicossocial (CAPS).

1992 Portaria n 224 do Ministrio da Sade regulamenta e normaliza os Ncleos de Ateno Psicossocial (NAPS) e Centros de Ateno Psicossocial (CAPS). 1994 Realizado, em Santos, o III Encontro de Entidades de Usurios e Familiares (EEUF), um marco da consolidao da Reforma Psiquitrica no Brasil, que conta com a efetiva participao de entidades da sociedade civil. 2001 Sancionada a Lei n 10.216, de 6 de abril, originalmente apresentada pelo Deputado Paulo Delgado, que trata dos direitos dos usurios dos servios de Sade Mental e retira o manicmio do centro do tratamento. 2001 Realizada, em Braslia, a III Conferncia Nacional de Sade Mental, com o tema Cuidar sim, excluir no. Efetivando a Reforma Psiquitrica com Acesso, Qualidade, Humanizao e Controle Social. 2003 A Lei n 10.708, de 31 de julho, institui o auxlio-reabilitao psicossocial para pacientes acometidos de transtornos mentais egressos de internaes. Parte integrante de um programa de ressocializao de pacientes internados em hospitais ou unidades psiquitricas, denominado De Volta Para Casa, sob coordenao do Ministrio da Sade. 2004 Institudo, pela Portaria GM n 52/04, o Programa Anual de Reestruturao da Assistncia Hospitalar Psiquitrica no SUS, visando a uma nova pactuao na reduo gradual de leitos, com uma recomposio da diria hospitalar em psiquiatria. 2006 Inaugurado, dia 18 de dezembro, em Fortaleza, CE, o milsimo Centro de Ateno Psicossocial (CAPS) do Brasil. 2006 Marco na consolidao da Rede de Ateno de Servio Psicossocial do Brasil: primeira vez em que h maior investimento em aes comunitrias do que em Hospitais Psiquitricos. 2007 Realizado em Braslia o I Seminrio Nacional do Programa de Volta Para Casa, no qual foi divulgada carta aberta convocando acelerao da desinstitucionalizao de pacientes longamente internados em todo o Pas. 2007 Decreto n 6.112, de 22 de maio, institui a Poltica Nacional sobre o lcool (PNA). 2007 Portaria GM/MS n 2.759, de 25 de outubro, estabelece diretrizes gerais para a Poltica de Ateno Integral Sade Mental das Populaes Indgenas e cria o respectivo Comit Gestor.

2008 I nstituda a Portaria GM/MS n 154, de 24 de janeiro, que cria os Ncleos de Apoio Sade da Famlia (NASF), recomendando a incluso de profissionais de Sade Mental na Ateno Bsica. 2008Idealizado o Grupo de Trabalho sobre Demandas dos Usurios e Familiares da Sade Mental, durante o I Congresso de Sade Mental/Abrasme, realizado em Florianpolis, SC. 2009 Reconhecimento, pela OMS, do modelo de ateno sade mental brasileiro, e convite ao Brasil para participar, em um grupo de 10 pases, de um esforo internacional para diminuio da lacuna de tratamento em sade mental no mundo. 2009 Lanado, por meio da Portaria GM/MS n 1.190, de 4 de junho, o Plano Emergencial de Ampliao ao Tratamento e Preveno em lcool e outras Drogas (PEAD 2009-2010), priorizando expandir estratgias de tratamento e preveno. 2010 Fechamento do Hospital Alberto Maia (Camaragibe-PE), um dos ltimos macro-hospitais psiquitricos do Pas. 2010Decreto n 7.179, de 20 de maio, dispe sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. 2010 Realizada, em Braslia, a IV Conferncia Nacional de Sade Mental Intersetorial, com o tema Sade Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanos e enfrentar desafios.

Argumenta-se hoje que assim como a psiquiatria cria paradigmas tais como alienao, degenerao ou ainda doena mental e advoga uma incapacidade de juzo, de razo, de participao social do louco, ela constri como projeto teraputico nada mais que um espao de excluso: o manicmio. Dessa forma, o ideal de uma Reforma Psiquitrica, aps Basaglia, seria uma sociedade sem manicmios, isto , uma sociedade capaz de abrigar os loucos, os portadores de sofrimento mental, os diferentes, os divergentes...uma sociedade de incluso e solidariedade! Paulo Amarante

Reforma Psiquitrica: Excluir no


No Brasil, o processo de substituio da internao psiquitrica iniciado em meados dos anos 80, portanto antes da vigncia da Lei n 10.216 de 6 de abril de 2001, com a criao dos Ncleos de Ateno Psicossocial (NAPS) e Centros de Ateno Psicossocial (CAPS). Essas unidades de sade, contando com uma populao local, oferecem cuidados intermedirios entre o regime ambulatorial e a internao hospitalar. Funcionando como hospitais-dia, os CAPS prestam um servio por perodos de 4 e de 8 horas, que inclui atendimentos individuais e em grupo; oficinas teraputicas; visitas domiciliares; atendimento s famlias e atividades comunitrias. As reformas da assistncia em sade mental, em vrias partes do mundo, demonstram que redes de ateno em sade mental de base comunitria representam uma abordagem eficaz para o tratamento e que h menos necessidade dos hospitais psiquitricos tradicionais. A Comisso de Direitos Humanos da Organizao das Naes Unidas declarou que o tratamento das pessoas portadoras de transtornos mentais deve ser considerado um direito bsico das mesmas, e que estas pessoas tem ainda de ser protegidas contra os perigos decorrentes dos processos de excluso social a que muitas vezes se encontram submetidas.

Reforma Psiquitrica: Cuidar sim


O hospcio construdo para controlar e reprimir os trabalhadores que perderam a capacidade de responder aos interesses capitalistas de produo. Franco Basaglia Com as experincias e reflexes de Franco Basaglia no norte da Itlia, o conceito de Reforma Psiquitrica sofre uma radical transformao. Ao invs da reforma do hospital psiquitrico como um espao de recluso e no de cuidado e teraputica, postula-se a sua prpria negao. Em outras palavras, enquanto espao de mortificao, lugar zero das trocas sociais, o hospital psiquitrico passa a ser denunciado como manicmio, que se pauta na tutela, na custdia e na gesto de seus internos.

Reforma Psiquitrica: Cuidar, sim


A Lei n 10.216 de 6 de abril de 2001, que redireciona o modelo assistencial em sade mental, assegura os direitos e a proteo das pessoas acometidas de transtorno mental, sem qualquer forma de discriminao; reconhece a responsabilidade do Estado para com a assistncia aos portadores de transtornos mentais e extingue progressivamente os manicmios no Brasil. A aprovao dessa lei antimanicomial o resultado de uma luta rdua de inmeros profissionais da rea da sade e da sociedade civil organizada Reforma Psiquitrica A partir da promulgao da Lei 10.216, de 06 de abril de 2001, que dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental, o Brasil entrou para o grupo de pases com uma legislao moderna e coerente com as diretrizes da Organizao Mundial da Sade e seu Escritrio Regional para as Amricas, a OPAS. A Lei indica uma direo para a assistncia psiquitrica e estabelece uma gama de direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais; regulamenta as internaes involuntrias, colocando-as sob superviso do Ministrio Pblico, rgo do Estado guardio dos direitos indisponveis de todos os cidados brasileiros. A Reforma Psiquitrica entendida como processo social complexo, que envolve a mudana na assistncia de acordo com os novos pressupostos tcnicos e ticos, a incorporao cultural desses valores e a convalidao jurdico-legal desta nova ordem. A reestruturao da assistncia, principal pilar da Reforma, contava desde 1990 com a Declarao de Caracas, documento norteador das polticas de Sade Mental. Os trs nveis gestores do Sistema nico de Sade buscaram solues efetivas para esta rea, sustentados por vigoroso movimento social e com diretrizes pactuadas em duas conferncias nacionais, de 1987 e 1992. A partir da promulgao da Lei e da realizao da 3 Conferncia Nacional de

Sade Mental, em dezembro de 2001, o processo se acelera, mostrando vitalidade incontestvel e resultados cada vez mais estimulantes. De acordo com dados da Secretaria de Ateno Sade do Ministrio da Sade o quantitativo de leitos em hospitais psiquitricos diminuiu de 85.037, em 1991 para 67.462, em 1996; enquanto a quantidade de Centros de Ateno Psicossocial (CAPS) aumentou de quatro para 154 no mesmo perodo. Em 2006, o Ministrio da Sade registrou a implantao do milsimo CAPS, em Fortaleza/CE. O Relatrio de Gesto da Coordenao-Geral de Sade Mental de janeiro de 2007 aponta que o movimento de desospitalizao dos portadores de transtornos mentais continua em curso. Entre 2002 e 2006 houve uma queda no quantitativo de leitos psiquitricos de 51.393 para 39.567 e uma reduo do percentual de internaes psiquitricas de 75,18% para 48,67%. Por outro lado, a quantidade de CAPS subiu de 424 para 1.000 e o ndice dos atendimentos extra-hospitalares aumentou de 24,82% para 51,33%. A mudana do modelo assistencial e a conseqente inverso das prioridades de financiamento foram acompanhadas por um aumento global dos recursos financeiros destinados sade mental, que passaram de R$ 619 milhes em 2002, para R$ 891 milhes em 2006. O processo de mudana na assistncia s ter sustentao se os portadores de transtornos mentais, cuidados adequadamente, no forem excludos da comunidade em que vivem ou no se tornarem um fardo para seus familiares. Desde 2004 existem polticas do Ministrio da Sade e da Secretaria de Economia Solidria, do Ministrio do Trabalho voltadas para insero social por meio de programas de gerao de renda, que j computou 300 experincias nesse sentido. Dentre os desafios da Reforma h consenso sobre a necessidade da sociedade conviver de forma mais harmnica com os diferentes e o reconhecimento das potencialidades dessas pessoas, que no esto margem do projeto de Nao, que tm capacidade de trabalhar e de produzir. Nos ltimos anos, tem ocorrido a valorizao, por mrito, de diversas expresses culturais e artsticas de portadores de transtornos mentais. Em todo o pas, possvel encontrar artistas usurios de servios de Sade Mental produzindo, pintando, gravando, escrevendo, expondo e se expondo, orgulhosos de seus

dons e valores. Comercializam telas, livros e CD's, o que , provavelmente, uma segura manifestao de cidadania e pertencimento a esse mundo do mercado que compra e vende arte. Infelizmente a sociedade ainda est longe do consenso sobre essas prticas e valores, mas no h como negar que essa uma tendncia que vem se tornando hegemnica

O objetivo deste programa contribuir efetivamente para o processo de insero social, incentivando a organizao de uma rede ampla e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados, facilitadora do convvio social, capaz de assegurar o bem-estar global e estimular o exerccio pleno de seus direitos civis, polticos e de cidadania.

Reforma Psiquitrica: O Programa de Volta para Casa


O Programa De Volta para Casa, criado pelo Ministrio da Sade, um programa de reintegrao social de pessoas acometidas de transtornos mentais, egressas de longas internaes, segundo critrios definidos pela Lei n. 10.708, sancionada pelo Presidente Lula em 31 de julho de 2003. Esta estratgia vem ao encontro de recomendaes da Organizao PanAmericana da Sade (Opas) e da Organizao Mundial da Sade (OMS) para a rea de sade mental. O programa objetiva reverter gradativamente um modelo de ateno centrado na internao em hospitais psiquitricos especializados por um modelo de ateno de base comunitria, consolidado em servios territoriais e de ateno diria. Ao prever o pagamento mensal de um auxlio-reabilitao psicossocial em contas bancrias para os prprios beneficirios, o programa tambm atende ao disposto no artigo 5. da Lei n.o 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispe sobre a proteo e os direitos dos usurios dos servios de Sade Mental, determinando que os pacientes a longo tempo hospitalizados, ou para os quais se caracterize situao de grave dependncia institucional, sejam objeto de poltica especfica de alta planejada e reabilitao psicossocial assistida. O Programa De Volta para Casa, em conjunto com o Programa de Reduo de Leitos Hospitalares de Longa Permanncia e com os Servios Residenciais Teraputicos, constitui-se em um dos trips do processo de desinstitucionalizao e da Poltica Nacional de Sade Mental.

O Programa De Volta para Casa vem se consolidando como ferramenta imprescindvel para a concretizao da desinstitucionalizao e a reafirmao dos ideais da Reforma Psiquitrica brasileira, alm de representar um importante avano no campo dos direitos humanos. Novas oportunidades e novos sonhos so possibilitados pelo auxlioreabilitao psicossocial. A garantia de renda mensal permite que o portador de transtorno mental circule pelos espaos urbanos, constituindo novas relaes e aprendizados com os seus vizinhos, com os comerciantes locais, com sua conseqente incluso em atividades culturais e no trabalho. Dessa forma, os beneficirios do Programa de Volta para Casa (re)conquistam a sua cidadania, como atores que transpem os muros dos hospitais psiquitricos, e recontam suas histrias em novos cenrios.

Reforma Psiquitrica: Residncias Teraputicas


Os Servios Residenciais Teraputicos, tambm conhecidos como Residncias Teraputicas, so casas, locais de moradia, destinados a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internaes psiquitricas e impossibilitadas de retornar s suas famlias de origem. As Residncias Teraputicas foram institudas pela Portaria/GM n.o 106, de 11 de fevereiro de 2000 e so parte integrante da Poltica de Sade Mental do Ministrio da Sade. Esses dispositivos, inseridos no mbito do Sistema nico de Sade (SUS), so centrais no processo de

desinstitucionalizao e reinsero social dos egressos dos hospitais psiquitricos. Tais casas so mantidas com recursos financeiros anteriormente destinados aos leitos psiquitricos. Assim, para cada morador de hospital psiquitrico transferido para a residncia teraputica, um igual nmero de leitos psiquitricos deve ser descredenciado do SUS e os recursos financeiros que os mantinham devem ser realocados para os fundos financeiros do estado ou do municpio para fins de manuteno dos Servios Residenciais Teraputicos. Em todo o territrio nacional existem mais de 470 residncias teraputicas.

You might also like