You are on page 1of 12

Do crescimento econmico ao Desenvolvimento Sustentvel: Conceitos em evoluo.

Richer de Andrade Matos1 Syane Brando Carib Rovella2

Resumo

A busca pelo Desenvolvimento inerente ao ser humano e conseqentemente s naes. Entretanto o prprio conceito de desenvolvimento tem sofrido alteraes ao longo da histria. Neste contexto, o presente artigo expe algumas das contribuies dadas por diferentes pensadores ao longo da histria, sobre o conceito de desenvolvimento, que inclusive, mais recentemente, incorporou o conceito de Desenvolvimento Sustentvel. Dessa forma o artigo pretende, por meio de uma reviso bibliogrfica, fomentar a reflexo sobre o Desenvolvimento. Palavras-Chaves: sustentvel. Crescimento econmico; Desenvolvimento econmico; Desenvolvimento

ABSTRACT

The quest for development is inherent to human beings and therefore to the nations. However, the concept of development has changed throughout history. In this context, this article exposes some of the contributions made by different thinkers throughout history, the concept of development, including that most recently incorporated the concept of Sustainable Development. That way the paper intends, through a literature review, encouraging reflection on Development. Key Words: Economic Growth; Development Economic; Sustainable Development.

Economista, graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ps-graduado em Desenvolvimento Regional pela UFPR. Mestre em Organizaes e Desenvolvimento pela FAE. Professor da UNIFAE Centro Universitrio e das Faculdades OPET. 2 Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Ps-graduada em Filosofia Contempornea pela UESC; Mestre em Filosofia pela Universidad Autnoma de Barcelona (UAB). Professora dos cursos de Administrao e Cincias Contbeis das Faculdades Opet, Curitiba/PR

1 Crescimento e desenvolvimento econmico


O conceito de crescimento econmico desponta em 1776 com a publicao de A Riqueza das Naes , de Adam Smith, obra em que o autor estuda a formao da riqueza de uma nao, raciocinando sobre o funcionamento dos mercados e a relao da expanso dos mesmos para ganhos de escala de produo, onde os custos mdios seriam reduzidos e permitiriam gerar lucros. Para Smith, um dos principais representantes da Escola Clssica na economia, estes lucros ampliariam as possibilidades de emprego da mo-de-obra economicamente ativa, o que incrementaria a renda da populao e, no longo prazo, levaria a uma redistribuio de renda entre o capital e o trabalho. De acordo com Hunt (2005, p. 54):
No contexto da teoria da histria, de Smith, o capitalismo representava o estgio mais alto da civilizao e atingiria seu ponto culminante quando tivesse evoludo para um estado em que o governo tivesse adotado uma poltica de laissez-faire, permitindo que as foras da concorrncia e o livre jogo da oferta e da demanda regulassem a economia, que ficaria quase que completamente livre das restries do governo ou de suas intervenes [...] A acumulao do capital ter sido, ento, a principal fonte de progresso econmico e os lucros tero sido a fonte do novo capital.
3

O crescimento econmico tido ento, para Smith, como uma das principais condies para o alcance do desenvolvimento, ou melhor, como o prprio desenvolvimento. As discusses de um conceito distinto de desenvolvimento comeam por Schumpeter, no incio do sculo XX, que atribui ao crescimento uma caracterstica apenas expansiva, enquanto que o desenvolvimento, segundo o autor, somente ocorreria na presena de inovaes tecnolgicas, por obra de empresrios inovadores, financiados pelo crdito bancrio. O processo produtivo deixa de ser rotineiro e passa a existir lucro extraordinrio. (SOUZA, 1999, p.16) Embora a conceituao de Schumpeter seja distinta daquela observada por Smith, quanto ao desenvolvimento, nota-se que o autor ainda analisa o desenvolvimento de forma estritamente econmica. Entretanto, durante o amadurecimento do capitalismo no final do sculo XIX e incio do sculo XX, em que ficou patente o desnvel de renda entre pases ricos e pobres e dentro das prprias sociedades industrializadas, a discusso do econmico enquanto distribuio comeou a ser exposta e questionada, em especial a partir dos anos 1930 com a utilizao da Contabilidade Nacional, inspirada pelas teorias keynesianas4 em que as naes passaram a ser classificadas conforme sua renda per capita.

3 4

Ver SMITH (1937). Ver KEYNES (1936).

O surgimento do conceito de desenvolvimento, base para aquele debatido atualmente, distinto do conceito puro de crescimento econmico, deu-se no perodo ps-guerra (Boisier 2001; Sachs 2004), no contexto de preparao de projetos de reconstruo da Europa. Sachs (2004, p.30) afirma que o cenrio verificado em grande parte da Europa, naquele momento, era o de uma:
(...)estrutura fundiria anacrnica, agricultura camponesa atrasada, condies adversas de comrcio para as commodities primrias, industrializao incipiente, desemprego e subemprego crnicos, e necessidade de um Estado desenvolvimentista ativo para enfrentar o desafio de estabelecer regimes democrticos capazes simultaneamente de conduzir a reconstruo do ps-guerra e de superar o atraso social e econmico.

Neste contexto, conclui Sachs (2004, p. 31-31):


Em grande medida, o trabalho da primeira gerao de economistas do desenvolvimento foi inspirado na cultura econmica dominante da poca, que pregava a prioridade do pleno emprego, a importncia do Estado de bem-estar, a necessidade de planejamento e a interveno do Estado nos assuntos econmicos para corrigir a miopia e a insensibilidade social dos mercados.

Nota-se que, embora ainda restrito dimenso econmica, o conceito de desenvolvimento j tendia a uma evoluo. Para Boisier (2001), a publicao que pode ser tomada como marco da distino de desenvolvimento e crescimento econmico vem do economista britnico Dudley Seers. Ao analisar o artigo publicado por Seers5, Boisier (2001, p. 3) constata que:
Seers, fuertemente inspirado en el pensamiento de Gandhi, sostiene que debemos preguntarnos a nosotros mismos acerca de las condiciones necesarias para la realizacin del potencial de la personalidad humana, algo comnmente aceptado como objetivo. A partir de esta pregunta Seers apunta a la alimentacin, como una necesidad absoluta (inmediatamente traducida a pobreza y a nivel de ingreso). Una segunda condicin bsica para el desarrollo personal es el empleo y la tercera, es la igualdad entendida como equidad, aqu por tanto ya se introduce un elemento subjetivo e intangible puesto que el concepto de equidad tiene tales dimensiones

Nota-se que o autor toma como base do conceito de desenvolvimento a condio humana, pessoal, e no apenas a condio econmica de um pas ou regio. Max-Neef , Elizalde e Hopenhayn (1986) apud Boisier (2001, p. 5) propuseram um novo conceito para o desenvolvimento, tambm a partir do indivduo, denominado Desarollo a Escala Humana, na qual:

Ver SEERS (1970).

Desarrollo [el desarrollo a escala humana] se concentra y sustenta en la satisfaccin de las necesidades humanas fundamentales, en la generacin de niveles crecientes de autodependencia y en la articulacin orgnica de los seres humanos con la naturaleza y la tecnologa, de los procesos globales con los comportamientos locales, de lo personal con lo social, de la planificacin con la autonoma y de la Sociedad Civil con el Estado.

Dando continuidade expanso do conceito de desenvolvimento e seguindo uma trajetria semelhante de Seers, Max-Neef, Elizalde e Hopenhayn, o economista paquistans Mahbub ul Haq (1934-1998) e o economista indiano Amartya Sen, na tentativa de tornar o desenvolvimento algo mensurvel, desenvolveram, no incio da dcada de 1990, o ndice de Desenvolvimento Humano6 (IDH) que, de acordo com o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tem por objetivo ser um contraponto ao Produto Interno Bruto Per Capita (PIB per capita), que at ento era o ndice mais utilizado para se caracterizar uma regio, mas que retrata apenas a dimenso econmica de tal situao. Porm, ainda que evidencie de forma mais completa a realidade das pessoas em determinada regio, do que aquela exposta apenas pelo PIB per capita, o prprio PNUD reconhece a limitao do IDH. Em 1995, Boutros Boutros-Ghali, ento secretrio geral da Organizao das Naes Unidas (ONU), publicou o documento An agenda for development7, no qual so expostas cinco dimenses para o desenvolvimento: a paz, o crescimento econmico, o ambiente, justia social e democracia. As quais foram sintetizadas por Boisier (2001, p. 4) da seguinte forma:
1) Paz como pilar: A aproximao tradicional ao desenvolvimento pressupe que este ocorre sob circunstncias da paz. O desenvolvimento no pode prosseguir facilmente em sociedades onde os interesses militares esto no centro da vida; 2) A economia como o motor do progresso: O crescimento econmico o motor do desenvolvimento. Acelerar a taxa do crescimento econmico uma condio para expandir a base de recursos econmicos, tecnolgicos e de transformao social no suficiente, entretanto, perseguir o crescimento econmico por si s; 3) O ambiente como uma base para a sustentabilidade. O desenvolvimento e o ambiente no so conceitos separados, nem pode haver sucesso em um, sem que o mesmo ocorre com o outro; 4) Justia como um pilar da sociedade: O desenvolvimento no ocorre em um vcuo, nem construdo em cima de uma fundao abstrata. O desenvolvimento ocorre dentro de um contexto social especfico e em resposta s circunstncias sociais especficas O povo o principal recurso de um pas e seu bem estar define o desenvolvimento; 5) Democracia na governana: A ligao entre o desenvolvimento e a democracia intuitiva, por isso seu reflexo difcil de elucidar No contexto do desenvolvimento, a boa governana tem diversos reflexos. Entre seus projetos deve estar a perseguio de uma estratgia nacional voltada para o desenvolvimento. Projetos que assegurem a capacidade, a confiabilidade e a integridade das instituies do ncleo do estado moderno.(Traduzido pelo autor)

O ndice de Desenvolvimento Humano obtido atravs do PIB per capita, depois de corrigido pelo poder de compra da moeda de cada pas e por outros dois componentes: a longevidade e a educao. Para aferir a longevidade, o indicador utiliza nmeros de expectativa de vida ao nascer. O item educao avaliado pelo ndice de analfabetismo e pela taxa de matrcula em todos os nveis de ensino. A renda mensurada pelo PIB per capita, em dlar PPC (paridade do poder de compra, que elimina as diferenas de custo de vida entre os pases). Essas trs dimenses tm a mesma importncia no ndice, que varia de zero (inexistncia de desenvolvimento) a um (totalmente desenvolvido) (PNUD 2009). 7 Ver BOUTROS-GALI (1995)

Tal expanso do conceito permite agora a investigao tambm por parte de socilogos, antroplogos, psiclogos, historiadores, entre outros. Dessa forma, a investigao sobre o desenvolvimento torna-se mais complexa, multidisciplinar e integral do que inicialmente, quando a discusso cabia apenas dimenso econmica, ao crescimento econmico propriamente dito. Esta evoluo observada sobre o desenvolvimento, deixando de ser associado apenas dimenso econmica e avanando tambm para as dimenses poltica, social e ambiental, tem o tornado cada vez mais completo, mas tambm mais complexo e intangvel. Sachs (2004), ao analisar o recente debate sobre o conceito de desenvolvimento, aponta a existncia de duas concorrentes extremas, sobre as quais discorre:
Os autodenominados ps-modernos propem renunciar ao conceito, alegando que o desenvolvimento tem funcionado como uma armadilha ideolgica construda para perpetuar as relaes assimtricas entre as minorias dominadoras e as maiorias dominadas, dentro de cada pas e entre os pases. Propem avanar para um estgio de ps-desenvolvimento. Sem explicar claramente o seu contedo operacional concreto. Esto certos, por suposto, quando questionam a possibilidade de crescimento indefinido do produto material, dado o carter finito do nosso planeta. Porm, esta verdade bvia no diz muito sobre o qu deveramos fazer nas prximas dcadas para superar os dois principais problemas herdados no sculo XX, apesar do seu progresso cientfico e tcnico sem precedentes: o desemprego em massa e as desigualdades crescentes [...] Quanto aos fundamentalistas de mercado, eles implicitamente consideram o desenvolvimento como um conceito redundante. O desenvolvimento viria com o resultado econmico graas ao efeito cascata - trickle down effect. No h necessidade de uma teoria do desenvolvimento. Basta aplicar a economia moderna, uma disciplina a-histrica e universalmente vlida [...] A teoria do efeito cascata seria totalmente inaceitvel em termos ticos, mesmo se funcionasse, o que no o caso. Num mundo de desigualdades abismais, um absurdo pretender que os ricos devam ficar mais ricos ainda, para que os destitudos possam ser um pouco menos destitudos (SACHS 2004, p. 26)

Furtado (1983, p. 90) distingue os conceitos de crescimento e desenvolvimento da seguinte forma:

Assim, o conceito de desenvolvimento compreende a idia de crescimento, superando-a. Com efeito: ele se refere ao crescimento de um conjunto de estrutura complexa. Essa complexidade estrutural no uma questo de nvel tecnolgico. Na verdade, ela traduz a diversidade das formas sociais e econmicas engendrada pela diviso do trabalho social. Porque deve satisfazer s mltiplas necessidades de uma coletividade que o conjunto econmico nacional apresenta sua grande complexidade de estrutura. Esta sofre a ao permanente de uma multiplicidade de fatores sociais e institucionais que escapam anlise econmica corrente [...] O conceito de crescimento deve ser reservado para exprimir a expanso da produo real no quadro de um subconjunto econmico. Esse crescimento no implica, necessariamente, modificaes nas funes de produo, isto , na forma em que se combinam os fatores no setor produtivo em questo. Dessa forma, possvel inferir que o crescimento econmico no necessariamente seja capaz de garantir o desenvolvimento, ou seja, pode haver crescimento na gerao de riqueza sem que haja distribuio desta e conseqente melhora na qualidade de vida da populao em geral.

Para Sachs (2004, p. 13):


... os objetivos do desenvolvimento vo bem alm da mera multiplicao da riqueza material. O crescimento uma condio necessria, mas de forma alguma suficiente (muito menos um objetivo em si mesmo), para se alcanar a meta de uma vida melhor, mais feliz e mais completa para todos.

A dificuldade em operacionalizar o conceito de desenvolvimento torna-se evidente quando Sachs (2004, p. 25) ao citar Joan Robinson, expe o desenvolvimento como um elefante: difcil de definir, porm fcil de reconhecer. O fato que, com a ampliao analtica do conceito de desenvolvimento surgiu, como conseqncia natural, o conceito de subdesenvolvimento. A construo de uma explicao para o subdesenvolvimento ops duas correntes crticas. De um lado os crticos ao sistema, muitos de inspirao marxista, e de outro lado os defensores da economia neoclssica, estes mais preocupados com a distribuio do que os clssicos. Os primeiros compreenderam o papel do subdesenvolvimento como fruto da vontade das potncias centrais em subalternizar as demais economias, a fim de que se mantivesse uma distribuio internacional do trabalho em que estes pases fossem fornecedores de matrias-prima e alimentos a preos baixos para as necessidades dos pases centrais, reforado por uma aliana entre o capital internacional e as elites internas, a fim de manter inalterado este status quo. Do outro lado, o dos neoclssicos, ligou-se o no-desenvolvimento das economias perifricas falta de capital para investimento nestas economias. Tem ento uma evoluo do conceito de desenvolvimento para alm do simples crescimento econmico. A introduo de novas dimenses junto econmica tornou o conceito mais abrangente, mais completo, mas tambm mais complexo e intangvel. Uma nova discusso posta, para alm da do que desenvolvimento e de como ger-lo, agora a de como mant-lo, em todas as dimenses e no mais apenas na econmica.

2 Do desenvolvimento econmico ao desenvolvimento sustentvel

Embora uma evoluo sobre o conceito tenha ocorrido nas ltimas dcadas, a atual busca pelo desenvolvimento continua primando pelo crescimento econmico, em primeiro plano. Em alguns casos, de determinadas regies e pases, possvel identificar um real avano para estgios de desenvolvimento

econmico, com melhora de alguns indicadores scio-econmicos, porm, estes casos so a minoria entre muitos. De acordo com Silva (2006) ainda que se tenha observado a distino conceitual entre crescimento e desenvolvimento, as polticas e aes econmicas se orientam pelo uso intensivo de recursos em privilgio ao objetivo de aumentar a produo, o consumo e a riqueza. Segundo o autor, a sustentao desse trip econmico seria o grande desafio para o desenvolvimento da sociedade. Sen (2000) questiona este atual modelo de desenvolvimento econmico, qualificando-o como uma poltica cruel de desenvolvimento. Tal modelo tende a esgotar a base de recursos naturais, alm de ampliar as distores sociais. Por isso, de acordo com o autor, a base de desenvolvimento de uma regio no deve estar apenas na busca pela dimenso econmica, mas sim, na dimenso sociocultural, em cujo contexto os valores e as instituies so fundamentais. Conclui Sen (2000) que o desenvolvimento econmico no apenas uma conseqncia da inovao tecnolgica e da existncia de progresso tcnico associadas a investimentos em P&D, mas tambm de um terceiro fator de produo: os recursos humanos e a acumulao de capital social. Brasileiro (2006, p.88) aponta que:
[...] os resultados alcanados com a implantao do modelo de desenvolvimento vigente, baseado na otimizao dos lucros, na industrializao como nica via de desenvolvimento, no uso indiscriminado dos recursos naturais, no crescimento econmico como fator antecedente ao desenvolvimento, propiciaram a emergncia de novas formas de pensar o desenvolvimento, procurando atender ou mesmo explicar, a questes at ento negligenciadas, tais como: a distribuio desigual das riquezas; o agravamento da pobreza e excluso social; a precarizao das relaes de trabalho; e o esgotamento dos recursos naturais.

nesse contexto que surge e intensifica-se o conceito de Desenvolvimento Sustentvel, a partir da dcada de 1980.

2.1 Desenvolvimento sustentvel: um conceito em evoluo


A Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento8 (CMMAD) da ONU, atravs do Relatrio Brundtland (1991)9, conceituou desenvolvimento sustentvel como o desenvolvimento que

A Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD) foi instituda em 1983, composta por representantes de 21 pases e presidida por Gro Harlem Brundtland, na poca, primeira-ministra da Noruega. A comisso foi formada por representantes de: Noruega, Sudo, Itlia, Arbia Saudita, Zimbbue, Costa do Marfim, Repblica Federal da Alemanha, Hungria, Repblica Popular da China, Colmbia, ndia, Brasil (Paulo Nogueira Neto), Japo, Guiana, Estados Unidos, Arglia, Indonsia, Nigria, Unio Sovitica, Iugoslvia e Canad. Esses representariam os grupos de pases liberais e socialistas, industrializados e em desenvolvimento (3 mundo). 9 O relatrio foi o resultado extrado da conveno da ONU ocorrida em 1987, publicado sob o ttulo Nosso Futuro Comum. Ver CMMAD (1991).

satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras geraes de satisfazerem as suas prprias necessidades. Entretanto, o conceito assim posto acaba por reduzir, por minimizar, uma srie de questes que devem ser analisadas quanto a um verdadeiro estgio de desenvolvimento, a curto e longo prazo, como, por exemplo, o atendimento presente de uma srie de necessidades e disparidades observadas por todo o globo. Para Fernandes (2003), o conceito de desenvolvimento sustentvel, como hoje apresentado sociedade, acaba por obscurecer aquele que deveria ser o verdadeiro foco do debate atual em todos os aspectos e no apenas no ambiental, a saber, as diferenas, entre grupos sociais e entre naes, causadas pela atual forma de organizao social de produo, ou seja, o atual sistema econmico de mercado. Lima (2003) contribui com tal viso ao apontar que no h sustentabilidade possvel sem a incorporao das desigualdades sociais e polticas e de valores ticos de respeito vida e s diferenas culturais. Fernandes (2003) analisa o presente debate sobre a busca pelo desenvolvimento sustentvel como uma forma de legitimao e manuteno do poder pelos pases dominantes, uma vez que o discurso prev a necessidade de controle e manuteno do meio ambiente sem apontar que no presente a grande massa de pases do globo apresenta preponderncia de baixas rendas, nveis inaceitveis de acesso sade, baixos nveis de escolaridade e baixas quantidades dirias de consumo per capita de protenas. Dessa forma faz-se necessrio refletir sobre a possibilidade futura de atendimento das necessidades da sociedade se hoje ela no acontece de forma igualitria. Retomando Fernandes (2003), a autora analisa que a preocupao central da poltica ambiental, sob a gide do conceito de desenvolvimento sustentvel, tem sido a de assegurar a gesto internacional dos principais ecossistemas, com o objetivo de garantir a durabilidade e disponibilidade de importantes estoques de recursos naturais funcionais ao desenvolvimento econmico, para assegurar queles povos que so privilegiados em seu desenvolvimento social, a manuteno de seus nveis de desenvolvimento e consumo. Assim, sob a tica da autora, a busca pelo desenvolvimento sustentvel, como hoje trabalhada, trata ento de uma forma de monitorar, gerir e controlar os estoques de recursos naturais, elaboradas e implementadas a partir de pases do Norte. J Brasileiro (2006, p.88) observa que:
A concretizao das idias e princpios formulados a partir do conceito de desenvolvimento sustentvel tem assumido nuances variadas, a partir da realidade que cada sociedade apresenta. Nos pases considerados de primeiro mundo, a relao entre o crescimento econmico e a preservao ambiental, assim como as intrincadas relaes polticas, que do a tnica s discusses a respeito da proposta e sua viabilidade. Para os pases emergentes, soma-se a isto as graves questes sociais, onde o meio ambiente enquanto produto das relaes do homem com o meio fsico

natural reflete as conseqncias das desigualdades sociais, da m distribuio de renda, poder e informao.

Em relao ao desenvolvimento sustentvel, ainda que haja distintas crticas ao conceito, no se pode negar sua viso multidimensional, que vem de encontro s necessidades reais do mundo atual em seus anseios pelo desenvolvimento equilibrado, conforme constata Brasileiro (2006, p.88). Para Sachs (2004), o desenvolvimento sustentvel est estruturado a partir de cinco pilares:
a) o Social, fundamental por motivos tanto intrnsecos quanto instrumentais, por causa da perspectiva de disrupo social que paira de forma ameaadora sobre muitos lugares problemticos do nosso planeta; b) o Ambiental, com as suas duas dimenses (os sistemas de sustentao da vida como provedores de recursos e como recipientes para a disposio de resduos); c) o Territorial, relacionado distribuio espacial dos recursos, das populaes e das atividades; d) o Econmico, sendo a viabilidade econmica a conditio sine qua non para que as coisas aconteam; e) a Poltica, pois a governana democrtica um valor fundador e um instrumento necessrio para fazer as coisas acontecerem, a liberdade faz toda a diferena. (SACHS 2004, p. 15-16)

Silva (2006) expe o desenvolvimento sustentvel como o:


... resultado da interao social em um determinado espao, com bases culturais cultivadas no decorrer do tempo, com finalidades econmicas e obedecendo s instituies reconhecidas naquela sociedade e considerando a manuteno do estoque ambiental existente. (SILVA, 2006, p. 17)

Silva (2005, p. 38), acerca do desenvolvimento sustentvel, conclui que:


O conceito de desenvolvimento sustentvel deve ser visto como uma nova forma de enxergarem, teoricamente, os fatos. A sociedade evolui esteada em sua inter-relao nas dimenses sociais, ambientais, culturais, econmicas e espaciais e, por isso, no se pode analisar, parcialmente, o processo de desenvolvimento. Visto esse processo como um sistema adaptativo complexo, nota-se que as mudanas so irreversveis e contnuas, ampliando a responsabilidade de toda sociedade com o seu presente e com o das futuras geraes. Essa responsabilidade demanda aes construtivas de uma base de discusso terica e aplicada que se sustenta na busca contnua da evoluo da sociedade e das alternativas decisrias, com as quais conta para otimizar os recursos existentes, considerando as dimenses inter-relacionadas, com a inteno de avanar de forma harmoniosa para o objetivo da sustentabilidade.

Para ser alcanado, o desenvolvimento sustentvel depende de planejamento em longo prazo e do reconhecimento de que os recursos naturais do planeta so finitos e de todos. No se trata de interromper o crescimento, mas de eleger um caminho que garanta o desenvolvimento integrado e participativo e que considere a valorizao e o uso racional dos recursos naturais.

Consideraes Finais
Dentro da economia de mercado, a busca pelo desenvolvimento econmico sempre um dos principais objetivos perseguidos pelos governos, independentemente de seus partidos ou ideologias. Entretanto, o prprio conceito de desenvolvimento no um consenso. Em meados do sculo XVIII, desenvolvimento foi tido como sinnimo de crescimento econmico, apenas. Mas o avano da reflexo sobre este, fez com que surgissem novas formas de concepo, sendo o desenvolvimento econmico o passo seguinte. Neste caso, variveis como justia, qualidade de vida, bem estar, liberdade, entre outras, foram incorporadas ao conceito, tornando-o assim mais completo e complexo, dado s caractersticas intangveis de algumas dessas variveis. Do desenvolvimento econmico, que j fora uma evoluo sobre o simples conceito de crescimento econmico, surge o conceito de desenvolvimento sustentvel. Tal conceito traz consigo a preocupao com o uso consciente dos recursos produtivos, e conseqentemente, a manuteno destes, mesmo porque o desenvolvimento econmico, at o momento, est alicerado na gerao de produo, renda e consumo. O conceito de desenvolvimento sustentvel est cercado por crticos e defensores, que, embora possam divergir em questes pontuais, em sua maioria, quase sempre convergem no que diz respeito necessidade de um desenvolvimento global, que acarrete melhoria da qualidade de vida para toda a populao atravs do equilbrio entre as dimenses econmica, social, institucional, territorial e ambiental.

REFERNCIAS

BOISIER, Srgio. Desarollo (Local): De que estamos hablando? In: Transformaciones globales, instituiciones y polticas de desarrollo local. Rosrio: Editoria Homo Sapiens, 2001.

BRASILEIRO, Maria Helena Martins. A organizao social e produtiva como estratgia e fortalecimento do capital social em destinos tursticos. In Cadernos de anlise regional. Programa de ps-graduao

em desenvolvimento regional e urbano da Universidade de Salvador. Ano 9, v.5, n1. Salvador: Universidade Salvador UNIFACS, 2006. BOUTROS-GHALI, Boutros. An agenda for development. ONU: New York, 1995.

CMMAD - COMISSO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro Comum, 2 ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundao Getlio Vargas, 1991.

FERNANDES, Marcionila. Desenvolvimento Sustentvel: Antinomias de um conceito. Belm: AUA, 2003.

FURTADO, Celso. Teoria e Poltica do Desenvolvimento Econmico. 8 ed. So Paulo: Ed. Nacional, 1983.

HUNT. E K. Histria do pensamento econmico: uma perspectiva crtica. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

KEYNES, Jonh Maynard. The general theory of employment, interest and money. New York: Harcourt, Brace and World, 1936.

LIMA, Gustavo da Costa. O discurso da sustentabilidade e suas implicaes para a educao. In: Ambiente e sociedade. So Paulo: Unicamp, v.6, n.2, jul./dez.2003. SACHS, Ignacy. Desenvolvimento: includente, sustentvel, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. SEERS, Dudley. The meaning of development. Revista brasileira de economia, Rio de Janeiro, v.24, n. 3, p.5-50, jul/set. 1970.

SEN, Amartya Kumar. Desenvolvimento como liberdade. So Paulo: Companhia de Letras, 2000.

SILVA, Christian Luiz da. Proposta de um modelo de monitoramento e avaliao do desenvolvimento sustentvel. In: SILVA, Christian Luiz da (Org.). Desenvolvimento sustentvel: um modelo analtico integrado e adaptativo. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

SILVA, Christian Luiz da; SALANEK FILHO, Pedro. Capital social e cooperativismo no processo de desenvolvimento sustentvel: Estudo da cooperativa Bom Jesus da Lapa. In: OLIVEIRA, Gilson Batista; SOUZA-LIMA, Jos Edmlson (orgs). O desenvolvimento sustentvel em foco: uma contribuio multidisciplinar. Curitiba: So Paulo: Annablume, 2006.

SMITH, Adam. An inquiry into the nature and causes of the wealth of nations. Nova York: Modern Library, 1937.

SOUZA, Nali de Jesus. Desenvolvimento econmico. 4 ed. So Paulo: Atlas, 1999.

You might also like