You are on page 1of 7

Maonaria no Mundo

Maonaria no mundo

Fundamentos:

A Maonaria Associao poltica, religiosa, esotrica, filosfica... ? Embora exiba componentes variados que guardam, no mbito da Ordem, nuanas caractersticas de todas essas vertentes, a essncia da Maonaria no se identifica com nenhuma delas, em particular. O fim do sculo XX, em plena Era da Informao e do Conhecimento, viu crescer a pesquisa sobre a maonaria. Interesses comuns de instituies manicas e de pesquisadores acadmicos mesclaram-se. Essa forma de agremiao produz e produto, a um s tempo, de interesses e aspiraes, de convergentes e divergentes.

Fato social (sociabilidade):

No fundo, no fundo, a maonaria encarna um soberbo exemplo de dicotomia, ou melhor, da contradio existente entre o fato social e sua prpria representao; que: a) os textos e arquivos histricos existentes falham ao explicar as origens desse grupo de pertena - em trs nveis de pertena justapostos: o maom propriamente, a Loja e a Obedincia -, no incio do sculo XVIII, tanto na Inglaterra ou Esccia quanto, em seguida, na Frana; b) a plasticidade, em suas multivariadas formas e estilos, das Lojas torna temerria toda e qualquer generalizao, que vai abranger vasto domnio entre a sociabilidade tradicional e a sociabilidade democrtica; entre a reflexo esotrica e a militncia poltica (embora nunca partidria); c) a cultura que serve de base para o segredo manico, tanto da parte dos maons quanto das associaes manicas, ao mesmo tempo, demanda acusaes e defesas tudo em prol dos prprios interesses manicos; d) a influncia da maonaria suposta e, s vezes, celebrada por maons raramente estudada e trabalhada em larga escala, de modo sociolgico ou social (como nesta breve abordagem); e) e, sobremaneira, a Iniciao e o(s) Rito(s) praticado, cerne da Ordem Manica, requerem

1/7

Maonaria no Mundo

cultura densa, insofismvel e especfica, plasmada dentro do vasto campo da crena, para o pleno entendimento dos significados e extenso dos conceitos. A contradio, situada entre a realidade manica e sua imagem, resta desvantajosa, presentemente, diante da expressa vontade institucional de aumentar o recrutamento e, simultaneamente, erradicar as possibilidades de achaques e ataques gratuitos, aqui e ali, de que vtima a Ordem.

O fato social manico - a despeito dos quase trs sculos de existncia da chamada maonaria especulativa ou moderna - pobre e parcialmente descrito, ainda hoje, quer nas obras sagradas ou polmicas, quer pelos maons (individualmente) ou pela mdia ou, ainda, pelas instituies manicas ou por quem as hostilizam, enfim, pela expressiva maioria dos atores envolvidos nesse fato social.

O espao social manico, nesta Era do Conhecimento em que se vive, caracteriza-se por obedincias que tecem sociabilidade em bases e identidades especficas. Diferentemente dos sculos anteriores, a Ordem Manica tem administrado seu espao social, mediante o protagonismo de seus atores, suas regras interna corporis, seus preceitos e seus conflitos domsticos, de forma bem autnoma, a despeito dos embates do passado com a poltica de governos despticos e a religio detentora do monoplio do sagrado.

Modernidade

No mundo contemporneo, e a Ordem Manica no refratria a isso, as sociedades sofrem o fenmeno da desinstitucionalizao. Este fato social atinge todas as instituies (religies inclusive) cuja razo de ser a de guardar e disseminar uma Tradio. A, ento, o progresso atual conspira a favor da autonomia da pessoa e a consequente individualizao do credo manico, ou seja a crena sem pertena.

Salvo listas e listeiros regidos por moderadores eficientes e dotados da necessria seriedade e fidedignidade aos preceitos, premissas, princpios, procedimentos e proposies da Ordem, uma das conseqncias do fato social fenomnico (acima) o crescimento de Ordens esprias (no reconhecidas), sem qualquer tratado vlido para insero e amizade, bem

2/7

Maonaria no Mundo

como a infestao de crises, revelaes, conflitos, confrontos, pela Internet, quase nunca merecedores de f e ou credibilidade em muitas listas e listeiros.

A Maonaria, enquanto instituio inicitica, repleta de ensinamentos msticos e simblicos, um sistema de moral e tica que no deriva da antropologia religiosa.

Pensar em um Estado onde se possa estar organizado, vivendo livres, aprendendo e ensinando, sendo a expresso da Vontade manifestada s claras e sem compromisso escuso, com certeza , ainda, simples aspirao e utopia. Mas exatamente nas utopias e nos sonhos onde se encontram os responsveis pelo movimento do mundo.

Utopia

A utopia no pura e simplesmente uma obra de fantasia; o mundo ideal que revela, est fortemente relacionado com a histria do homem em sociedade. A sociedade, sob os auspcios e augrios das crises, em que o mal tende a prevalecer sobre o Bem, a injustia sobre a justia, o falso sobre o verdadeiro, o dio sobre o amor, a tese. A utopia a perspectiva contrria, a anttese imersa em um mundo dialtico.

Nunca, como agora, a Maonaria aproximou-se tanto da utopia restauradora como nesse 3 milnio, dado que s o pensamento mstico ser capaz de lidar, a um s tempo, com medo, violncia, criminalidade, ricos e miserveis, limpeza tnica etc...

A Maonaria e seus adeptos prova e comprova que possvel viver ao lado do Ara Altar dos Juramentos, balizados pela idia do sagrado e orientados pela lenda ou mitologia, agir de modo consentneo com a realidade circunstante de cada nao em que est sediada (de modo extraterritorial), lograr ser visvel, permanente e bem sucedida, sempre municiados por uma doce utopia.

3/7

Maonaria no Mundo

A utopia ou iluso da virtude, dos valores axiolgicos, da Verdade, do espao social manico, se, de um lado, pode plasmar, no obreiro, uma metamorfose ambulante, bem de acordo com a Era da Informao e do Conhecimento, atual, por outro lado d o mote, o foco e a convergncia para as lides manicas, alm de construir o homo maonicus, o ser do futuro.

Espao social

O vis do espao social manico, ainda polarizado pelas idias de forma (institucional) e contedo (parte substantiva) desdobram-se em complexidades que minimizam a contradio derivada da atuao. Vigoram, como pano de fundo, questes abertas e indagaes primordiais derivadas do lado substantivo (ou substancialista) e derivadas do lado institucional. Espao Social Manico substancialista:

Maonaria grupo de pertena, com Forma e Contedo: a Forma mais ou menos institucionalizada, a despeito da potncia em tela;o Contedo formado, principalmente, do Credo, do Rito e do Segredo. Forma e Contedo mudaram e ainda mudam, no tempo e no espao (h Rito Mexicano, Rito Brasileiro, Rito Sueco ..., ao lado dos Ritos mais tradicionais). Inmeros textos (obras) publicados tendem a acentuar substantivamente o efeito da continuidade (da tradio) e a minorar as diferenas, as transformaes e as rupturas. Espao Social Manico institucional:

4/7

Maonaria no Mundo

A histria da maonaria centrada nas instituies e acaba por desprezar o investimento individual de cada obreiro; -que razes atraem o profano para viver ao lado do Ara? -por que ser maom? Por que ser assduo nas reunies manicas? Por que afastar-se e ficar irregular?, -como o rito e sua cosmoviso so ensinados? -deve-se revelar ou no a insero no espao social manico?

a defasagem existente entre a sociedade ideal e a real, entre o diireito e o fato (com seus fados e fardos da vida), entre o ordenamento jurdico da democracia profana e as crises do mundo contemporneo - nos planos ecolgico, moral, social, decadncia espiritual etc... que motivam o maom e a maonaria a trabalhar, coletiva ou individualmente, em prol da melhoria da famlia, da sociedade, da ptria e da humanidade.

O discurso manico, ento, est sempre medindo, avaliando, a distncia que separa a sociedade ideal - construda interna corporis nas lides manicas da Oficina - do mundo real, externa corporis, onde mora o obreiro e porfia sua prpria existncia Engajamento, harmonia consigo mesmo, certas inquietaes e questionamentos metafsicos, carter excepcional da sociabilidade manica, calor humano, fraternidade, entendimento, por exemplo, so coisas que s os maons possuem!

Pelo mundo

Maonaria nas Amricas: -

5/7

Maonaria no Mundo

EUA

H duas possibilidades na maonaria americana, para alm de ser o pas com o maior nmero de maons, quais sejam: - a existncia paralela de dois sistemas independentes, um para negros e outro para brancos,baseados nos mesmos modelos; - as Grandes Lojas desenvolvem seus trabalhos autonomamente, nos estados, sendo 50 (menos o Hawaii) de brancos, e 41 de negros (no crculo dos quais bem maior a militncia no espao pblico). O nmero de maons, neste pas, estimado em algo prximo de trs milhes de obreiros, com menos do que 15% de negros. CANAD

O Canad, pas pertencente ao Reino Unido, sofre influncias das pertenas manicas de, pelo menos, trs naes, a saber: -EUA pela proximidade e quantidade de obreiros ativos neste; -Gr-Bretanha pela ascendncia cultural em relao aos anglfonos; e -Frana idem quanto aos francfonos, que ocupam regies importantes do Canad. MXICO (e Latinos)

Em que pese a influncia e a proximidade americana, o Mxico est bem integrado na Confederao Manica Interamericana, cuja prxima Grande Assemblia, em 2012, ser sediado no Brasil/GOB.

A Carta de Bogot, resultante da XXI Grande Assemblia, em 1-5.ABR.2009, reiterou

6/7

Maonaria no Mundo

preceitos, premissas e princpios milenares, passou em revista o cenrio de desenvolvimento e progresso das naes, inspecionou o atual estgio da cincia e da tecnologia e reafirmou intenes de transformar em aes o pensamento manico. Os signatrios, em nmero das maonarias de dezoito pases, contaram, tambm, com a chancela de trs pases europeus, como observadores.

Maonaria na frica:

A influncia da colonizao fez com que a maonaria africana fosse de importao britnica ou francesa. A independncia das naes africanas, aqui ou ali, fez com que as Lojas estrangeiras formassem obedincias nacionais. As relaes manicas nacionais e continentais tendem, presentemente, a copiar e aprofundar as faces de liberais (no reconhecidas) e regulares, dos moldes europeus. J no sculo XXI as pertenas manicas so, em maior nmero, francfonas.

Maonaria na Europa Oriental:

Europa Ocidental (onde a maonaria, nica Ordem Inicitica ocidental, nasceu) e EUA colaboraram e, ainda, colaboram, desde a queda do Muro de Berlim (1989), quanto retomada das atividades manicas nos antigos pases comunistas, fornecendo ritos, materiais, recursos pecunirios e livros.

7/7

You might also like