You are on page 1of 5

Origens

Origens
Fundamentos

O conceito de religio natural, como base espiritual da Ordem, alinha-se com a obrigao de cumprir a lei moral e de trazer religiosidade no peito. Essa ideologia exposta encontra respaldo no Noaquismo donde emanam inmeros preceitos, princpios, procedimentos, premissas e proposies que permeiam os aspectos doutrinrios.

No, ltimo dos patriarcas pr-histricos, exemplo de f (Hebreus 11:7), arauto da justia (2 Pedro 2:5), representante de toda a Humanidade pela vontade de Deus, homem justo e perfeito (Gnesis 6:9), aquele a quem Deus disse quem derramar o sangue de seu semelhante tambm ter o seu sangue derramado (Gnesis 9:6), enfim, foi protagonista da Primeira Aliana com Deus, conforme retratado nos captulos 6 (seis) e 9 (nove) do Gnesis, abrangendo toda a Criao e as futuras geraes, deixou legado de artigos (mandamentos noaquitas) morais, a saber:

a) praticar a equidade (e observar a justia); b) no blasfemar o nome de Deus (e dar glria ao Criador); c) no praticar a idolatria; d) no praticar atos imorais ou inescrupulosos; e) no matar; f) no roubar; e g) guardar-se da fornicao, dos atos impuros e da iniqidade.

A formao mtica basilar da Ordem (calcada na Lenda do Terceiro Grau), parte da premissa de que o arqutipo do Mestre Maom, construtor social na abordagem atual, paradigma de arquitetura humana perfeita e vem representado, de um lado, por Salomo e seu grande Arquiteto, do templo de Jerusalm, e, de outro lado, por Vitrvio (Marcos V. Polio, inexcedvel arquiteto romano), comandado do Imperador Augusto, em Roma. Tal afirmao visa a propiciar a permanncia, em tempo e espao, dos elementos cuja existncia tem garantido o processo civilizatrio, como se seguem: - um grande homem - o Maom - falvel mas perfectvel; - uma estrutura singular - a Loja - com decisivo corte sagrado/profano via o Rito, nfase na

1/5

Origens

ajuda mtua e submisso serena constituio e regimentos comuns; - uma elite sustentada pelo mito - a Maonaria - capaz de aes enaltecedoras, movida que pelo Amor, o Bem e a tica.

A Loja

William Shaw, nomeado mestre-de-obras do rei da Esccia, em 1553, controlava a contratao de pedreiros e construtores. Em 1598, quatro anos antes de morrer (1602), codificou as regras de criao de lojas corporativas (a primeira carta de St. Clair; para maons). Aps sua morte declinou e morreu, tambm, a funo de mestre-de-obras-do-rei.

As lojas, maciamente voltadas para a recepo de Aprendizes e aumento de salrios (para Companheiros), passaram a evoluir autonomamente. O uso do termo maom consolida-se por volta de 1610, associado ao modo secreto de identificao que comprovava a qualificao profissional do obreiro.

Por volta de 1630 comea a crescer bem o nmero de aceitos, geralmente vindos das classes burguesas ou nobres, em lojas, oriundos de fora do mtier corporativo dos talhadores de pedra. A presena desses aceitos em loja s pode ser explicada por hipteses, quais sejam: - interesse pela tradio, supostamente preservada pelos maons; - busca de espao de convvio ou sociabilidade; - ligao profissional com a corporao de construtores; ou - iniciativa de maons para atrair patrocnio de homens influentes.

Nas origens, tal como hoje, os aceitos dotados de poder, influncia e ou autoridade no freqentavam as lojas; aqueles dentre eles que se permitiam freqentar, dominavam a vida da loja.

2/5

Origens

Isaac Newton (1642-1727), astrnomo, fsico, filsofo e abade ingls, considerou o Noaquismo a religio primitiva dos hebreus, e, assim o resumiu: Amar ao Senhor Deus de todo o corao, de toda a alma e de todo o esprito, e ao prximo como a si mesmo.

Modernidade

Vale destacar que a simples transio, geralmente divulgada, da chamada Maonaria Operativa, via pedreiros-livres, para a Maonaria Especulativa, nunca conseguiu explicar de forma justa e perfeita o porqu da Ordem Manica ser linguagem universal, regular, prazerosa, emblemtica, planetariamente bem resolvida e assimilada, repositrio imemorial dos mistrios e da Tradio.

As Lojas dos sculos XVII e XVIII participaram da gnese de uma esfera pblica burguesa como contrapartida da perda gradual de posio dominante, tanto das Cortes quanto da Igreja. Poucos, muito poucos documentos existentes sobre a Inglaterra do sculo XVII no permitem representar precisamente a organizao da profisso do maom; havia, sim, certa heterogeneidade de prticas diferentes.

Em 1717/1720, situado caracteristicamente na Inglaterra, surge um grupo de pertena manica, de sociabilidade, com quatro elementos tpicos principais, a saber: 1- reivindicao da religio natural como base espiritual; 2- insero do grupo em contexto tradicional, vinculado ao trabalho do arteso e construtor civil; 3- prtica de Rito elaborado; e 4- cooptao dos membros via obrigao de sigilo, principalmente quanto s reunies.

Entre 1670 e 1730, nos clubes, cafs, sales, academias cientficas, sociedades de

3/5

Origens

intelectuais e, nas Lojas, aristocratas e burgueses encontravam-se para construir juntos um uso pblico do seu entendimento convergente. Esses espaos propiciavam a realizao da aspirao do debate permanente entre pessoas privadas.

Trs princpios presidiam afiliao dos participantes:

- a exigncia - ainda que no se concretizasse - de uma sociedade onde a autoridade dos argumentos prevalecesse sobre a hierarquia social (embora no anulasse as autoridades presentes); o debate amplo sobre domnios e dominaes, dominantes e dominados, notadamente obras literrias e filosficas, nunca antes acessveis; a conscincia de pertena a um territrio mais amplo, a prpria sociedade civil, ainda que a sociabilidade da Loja tenha natureza de crculo fechado, mas socialmente homognea.

A maonaria moderna, que apresenta dficit de textos precisos relacionados s origens, surgiu antes do Reino Unido; em 1707 houve o tratado da unio entre Esccia e Inglaterra; o Reino Unido da Gr-Bretanha e Irlanda nasceu em 1808. A ltima quadra do sculo XX viu emergir, com certa fora e vigor, a pesquisa sobre o fato e o trato manicos, o que vem trazendo luz sobre seus parmetros sociolgicos e dados constitutivos.

Hoje, com o concurso de investigadores acadmicos, nem sempre maons, mas atores fiis aos fatos histricos e sociolgicos, admite-se que a Ordem Manica atingiu o estgio atual ao evoluir a partir de trs transies principais, ditadas pela vontade do GADU, a saber:

a) da situao Operativa, acostada nas Associaes de artfices e profissionais da construo e do talho da pedra, para uma natureza mais Especulativa, de forma lenta e gradual, em vrios sculos, capaz de avaliar a conjuntura da sociedade e delinear seus rumos ideolgicos;

4/5

Origens

b) a criao da Grande Loja de Londres - a Premier - que foi acompanhada por profundas mudanas de simbolismos, rituais, cargos e encargos, e mais simultnea e profundamente, ainda, no thos de cada indivduo, robustecendo o sentimento de pertena em relao ao carter e ao protagonismo, individual ou coletivo, a cumprir, bem como o thos da instituio, que reforou ontolgica e antropologicamente a atuao da Ordem no contexto da Famlia, da Ptria, da Sociedade e da Humanidade, tecendo, assim, em pleno Humanismo e Iluminismo, do sculo das Luzes (sec. XVIII), rumos institucionais e filosficos;

c) aps algumas rebelies e rompimentos a terceira transio ocorreu sob forte reconciliao entre contendores radicais, em 1813, e a criao da Loja-Me Unida da Inglaterra, consolidando, afinal, caminho inicitico, litrgico e simblico.

d) Cumpre assinalar, afinal, sobre as origens da Ordem, em que pese o cenrio multifacetado e, ainda, pouco preciso dos textos histricos, que os estudos so sempre enaltecedores e repletos de dignidade humana, jamais tangidos por fundamentalismo, sentimentos ou intenes menores, ou, que signifique menoscabo em relao Criao, Criatura e ao seu Criador.

5/5

You might also like