You are on page 1of 37

ADOLESCNCIA (a)

Adolescncia tardia e entrada na vida adulta (b).


Psicologia do Desenvolvimento PUCRJ/2009
Profa. Denise Streit Morsch

A sugesto de Donald Winnicott de que o tempo um fenmeno curativo na adolescncia me pareceu ser verdadeira.
J. Outeiral

TEMPO NA E DA ADOLESCNCIA

Fase do desenvolvimento humano que se inicia a partir das mudanas fsicas que ocorrem com os indivduos a partir da puberdade. puberdade e adolescncia, apesar de estarem diretamente relacionadas, correspondem a dois fenmenos especficos, ou seja, a puberdade envolve transformaes biolgicas inevitveis, a adolescncia refere-se aos componentes psicolgicos e sociais diretamente relacionados aos processos de mudana fsica gerados neste perodo (Osrio, 1996). Assim:, a adolescncia comea na biologia e termina na cultura no momento em que menino e menina atingiram razovel grau de independncia psicolgica em relao aos pais. em algumas sociedades consideradas mais simples, essa etapa do ciclo evolutivo pode ser breve, enquanto que em sociedades evidenciadas como tecnologicamente mais desenvolvidas, a adolescncia tende a se prolongar (Traverso-Ypez & Pinheiro, 2002).

Ciclo vital
AS NOVIDADES SCIO-AMBIENTO-CULTURAIS E AS NOVAS SOLICITAES PARA AS FAMLIAS E OS ADOLESCENTES.

FUNES FAMILIARES - SO AS MESMAS biolgicas psicolgicas - sociais

PROTEO SEGURANA ESTABILIDADE FORMAO COGNITIVA E AFETIVA INTRODUO NA CULTURA NA CIDADANIA

o ciclo evolutivo familiar marcado por eventos - previsveis e imprevisveis surgindo crises no funcionamento da famlia, (Scabini, 1992). Esta crises afetam todos os membros da famlia, como por exemplo, no perodo da adolescncia, considerado como uma fase do ciclo vital familiar que provoca intensas transformaes relacionais, especialmente entre pais e filhos (Sudbrack, 2001). Isso porque, segundo Cerveny e Berthoud (2001), pais e filhos encontram-se em momentos diferentes de transformao: - os adolescentes costumam questionar valores e regras familiares, preocupando-se intensamente com o futuro e - seus pais se encontram em uma etapa de questionamento profissional, de reflexo e de transformao, tambm repensando o futuro.

A adolescncia apresenta tarefas particulares: - uma fase de transio do indivduo, da infncia para a idade adulta, evoluindo de um estado de intensa dependncia para uma condio de autonomia pessoal (Silva & Mattos, 2004) e de - uma condio de necessidade de controle externo para o autocontrole (Biasoli-Alves, 2001), - marcado por mudanas evolutivas rpidas e intensas nos sistemas biolgicos, psicolgicos e sociais (Marturano, Elias & Campos, 2004).

Apesar da adolescncia ser considerada por muitos como um fenmeno universal, ou seja, que acontece em todos os povos e em todos os lugares, o incio e a durao deste perodo evolutivo varia de acordo com a sociedade, a cultura e as pocas, ou seja, esta fase evolutiva apresenta caractersticas especficas dependendo do ambiente scio-cultural e econmico no qual o indivduo est inserido (Osrio, 1996). Entretanto, o conceito de adolescncia, tal como conhecemos hoje, uma construo recente do ponto de vista sciohistrico.

Observo, por exemplo, nesses mais de trinta anos de trabalho com a adolescncia, que ocorre um nmero cada vez maior de adolescentes antes mesmo do surgimento das caractersticas fsicas da puberdade. Com freqncia, pensamos que h uma seqncia na qual a adolescncia sucede (ou ao menos concomitante) puberdade. Mas, no cotidiano, constatamos, cada vez mais, que crianas de 7, 8 ou 9 anos, com um corpo ainda infantil, adotam uma postura adolescente: em suas festas buscam criar clima de pouca luz, no querem adultos na sala, danam com sensualidade; enfim, nessa idade se mostram bastante mais precoces que seus irmos mais velhos (ou a outra gerao). Provavelmente, estimuladas pelo ambiente, estas crianas adolescem mais cedo, pois, como vimos, adolescncia um fenmeno fundamentalmente psicolgico e social. (OUTEIRAL, 2003. 3-4ps.)

A adolescncia caracterizada, como sabemos, por inmeros elementos, dos quais quero referir alguns:

(1) a perda do corpo infantil, dos pais da infncia e da identidade infantil; (2) da passagem do mundo endogmico ao universo exogmico; (3) da construo de novas identificaes assim como das imprescendveis desidentificaes; (4) da resignificao das narrativas de self; (5) da reelaborao do narcisismo;

(6) da reorganizao de novas estruturas e estados de mente; (7) da aquisio de novos nveis operacionais de pensamento (do concreto ao abstrato); (8) da apropriao do novo corpo; (9) do recrudescimento das fantasias edpicas; (10) da vivncia de uma nova etapa do processo de separaoindividuao; (11) da construo de novos vnculos com os pais, caracterizados por menor dependncia e idealizao;

(12) da primazia da zona ertica genital; (13) da busca de um objeto amoroso; (14) da definio da escolha profissional; (15) do predomnio do ideal de ego sobre o ego ideal; enfim, de muitos outros aspectos que seria possvel seguir citando, mas, em sntese, da organizao da identidade em seus aspectos espaciais, temporais e sociais

Rebeldes sem causa, isto , sem causa aparente. Na verdade, as transformaes deste perodo originam modificaes que atingem a personalidade como um todo, provocando tristeza pela identidade infantil que vai sendo perdida e um temor pelo mundo adulto e suas representaes que vo se avizinhando ( o to temido e desejado mundo adulto ...).

O Spleen na adolescncia: sentir tdio ou ser entediante. Jos Outeiral. ( material exclusivamente para circulao nos Seminrios: no revisado)

Na adolescncia ...mas continuam desenhando, s vezes de forma quase compulsiva. As agendas e cadernos so cheios de desenhos estes ltimos muitas vezes demarcam a quebra do limite espacial do permitido e, consequentemente, de outras interdies e eles servem at mesmo como forma de comunicao entre os adolescentes. Ganham tonalidades de humor e irreverncia (caricaturas, chistes) ou de erotismo e, nesse momento, os grafitessurgem com toda a fora.
ADOLESCENTES E IMAGENS DA ESCOLA : UM COTIDIANO APRISIONADO E A SUA EXPRESSO ATRAVS DO DESENHO Eloiza da Silva Gomes de Oliveira (UERJ) Marcia Souto Maior Mouro S (UERJ)

Em Arminda Aberastury (1980) o enfoque da adolescncia recai sobre um momento fundamental de crescimento do indivduo, terceiro evento decisivo do ciclo inicial da vida antecedido pelo nascimento e pela vivncia da fase genital prvia, com o advento do Complexo de dipo - e que ela chama de normal anormalidade.Sua abordagem terica da adolescncia est alicerada em trs pilares fundamentais: a relao com a liberdade, a elaborao das perdas ou lutos e o processo interacional com o mundo. Aberastury (1981) destaca trs exigncias bsicas do jovem, em relao liberdade: as que se relacionam s sadas e horrios, vivncia de uma ideologia e experimentao de um amor e de um trabalho. Focaliza as dificuldades dos adultos (pais e educadores), divididos entre a tendncia de conceder ao adolescente uma liberdade irrestrita que pode ser interpretada por ele como abandono e falta de amor e a de negar-lhe o direito s manifestaes de autonomia.

Arminda Aberastury (1981) A autora fala de trs lutos fundamentais: pelo corpo infantil, perdido com as mudanas suscitadas pelo surto pubertrio; pelas figuras parentais, introjetadas na infncia envoltas em idealizao e fantasia; e pelo papel e identidade infantis, que precisam ser revistos e alterados, dando origem, muitas vezes, a identidades transitrias e circunstanciais que antecedem a definio de uma identidade adulta.

O processo interacional com o mundo:

O mundo interno, constitudo pelas experincias acumuladas no ciclo vital, parcialmente responsvel pela intensidade e pela durao da chamada crise adolescente. O restante da qualidade dessa crise cabe ao mundo externo, que pode suaviz-la ou no. A exacerbada capacidade crtica do adolescente, aliada nsia por reformas sociais, ecloso da sexualidade e necessidade de liberdade, j citadas, constituem os plos fundamentais de atrito entre o jovem e o mundo externo, contaminando a interao entre os dois.

Aberastury no admite, de forma alguma, a construo de um mundo futuro sem a participao ativa da juventude. Destaca que os adultos, diferentemente dos jovens,muitas vezes no querem ou no podem compreender o empobrecimento da cultura e da sociedade que corresponde ao imobilismo.

Flavio F. DAndrea (1989), in CONTRIBUIES DA LITERATURA DO DEVANEIO PARA O


CONCEITO DE JUVENTUDE Professor Dr. Jorge Alves Santana UFG
REVISTA DA UFG - Nmero especial JUVENTUDE rgo de divulgao da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS - Ano VI, No. 1, junho de 2004

Esta etapa estaria quantificada entre os quinze e os vinte anos do sujeito,isto , no perodo que segue a puberdade, o adolescente de nossa cultura, para integrar-se definitivamente no mundo dos adultos precisa enfrentar o problema vocacional, emancipar-se da famlia, desenvolver relaes satisfatrias com o sexo oposto e integrar sua personalidade, cristalizando uma identidade pessoal.
Poucas linhas de qualificaes complexas para um tempo infinitamente pequeno. Integrao, emancipao, satisfao e cristalizao parecem falas oraculares, proferidas por uma instncia inumana. Caem, pois, com peso implacvel e insustentvel sob a cabea do sujeito que passaria por tal etapa e, nos seus planos de vida, ambicionaria to somente encontrar a leveza dos prazeres que a vida poderia propiciar.

TRANSIO PARA A VIDA ADULTA: MUDANAS POR PERODO E COORTE Ana Amlia Camarano, Solange Kanso, Juliana Leito e Mello Da Diretoria de Estudos Macroeconmicos do Ipea

O processo de transio para a vida adulta visto no s como a passagem da escola para o trabalho, mas como um fenmeno mais complexo que envolve a formao escolar, a insero profissional e a constituio de um novo ncleo familiar, que pode ocorrer via casamento,nascimento do primeiro filho e/ou sada da casa dos pais. Para alguns autores, a transio para a parentalidade ou o nascimento do primeiro filho caracteriza o estgio final do processo de transio para a vida adulta (CORIJN, 1999; BILLARI,2001).

Para os homens, a participao no mercado de trabalho um determinante importante e, para as mulheres, o casamento e a maternidade ainda so os eventos mais importantes. Assumiu-se que ter completado a transio para os homens deixar a escola, participar das atividades econmicas e sair da casa dos pais ou de origem, o que significa constituir o seu prprio domiclio. Para as mulheres, alm dessa alternativa, considerouse, tambm, a de sair da escola, da casa dos pais e de ter filhos, independentemente de estar participando das atividades econmicas ou no. Na verdade, est se falando de duas modalidades de transio: uma via mercado de trabalho e, outra, via constituio de famlia e maternidade.

Em outros tempos, um indivduo de dezessete anos j era considerado adulto,exercia atividades e funcionava conforme um padro adulto. No atual momento histrico e cultural, nesta idade, um jovem apenas um adolescente do segundo perodo, sendo freqente que aos trinta anos ainda seja dependente da estrutura parental, sem assumir intrapsiquicamente sua condio de adulto, funcionando com um pseudo-adulto.
(CARVAJAL, 1998. 98p.)

Calligaris: a idia de que nossa cultura idealiza o perodo da adolescncia e que o comportamento dos adolescentes na verdade a realizao do desejo do adulto. O adulto , em certa medida, aquele sujeito que j construiu uma vida. Casou-se, tem filhos para sustentar, um emprego, contas para pagar, obrigaes cansativas, uma dzia de preocupaes e, em muitos casos, diversos sonhos sepultados. Ao contrrio, o adolescente tem projetos, uma certa liberdade, energia, e a desculpa de poder endoidecer se quiser, pois no maduro o suficiente. O psicanalista chega a afirmar: Ser que a adolescncia no foi provocada, impondo a moratria e suscitando a rebeldia, justamente para que encenasse o sonho de liberdade individual e de desobedincia que prprio de nossa cultura? Ser que a adolescncia no veio a existir para o uso da contemplao preocupada, mas complacente, dos adultos? (CALLIGARIS, 2000. 59p.) Se a adolescncia , em ltima instncia, o ideal de nossa cultura, ento nossa sociedade se converge para a adolescncia. Isso pode ser percebido a olho nu. As crianas esto se tornando adolescentes mais cedo, os adolescentes demorando mais para se tornarem adultos e muitos adultos se vestem, se comportam e tm atitudes prprias de um jovem adolescente.
Weber Alves Junior cita: CALLIGARIS, Contardo. A adolescncia. So Paulo: Publifolha, 2000.

Maurcio Knobel:
O adolescente isolado no existe, como no existe ser algum desligado do mundo,nem mesmo para adoecer. A patologia sempre a expresso do conflito do indivduo com a realidade, seja atravs da inter-relao de suas estruturas psquicas ou do manejo das mesmas frente ao mundo exterior. (...) Acreditamos que as modificaes do meio vo determinar a expresso da normal anormalidade do adolescente... (1981,p. 10)

So dez, segundo o autor os sintomas da adolescncia normal: . Busca de si mesmo e da identidade . Acentuada tendncia grupal . Necessidade de intelectualizar e fantasiar . Crises religiosas . Deslocalizao temporal . Evoluo sexual, do auto-erotismo para a heterossexualidade . Atitude social reivindicatria . Contradies sucessivas em todas as manifestaes da conduta . Separao progressiva dos pais . Constantes flutuaes do humor e dos estados de nimo
KNOBEL, Maurcio (1981). A sndrome da adolescncia normal. In ABERASTURY, Arminda & KNOBEL, Maurcio (1981). Adolescncia normal. Porto Alegre: ARTMED.

A pessoa jovem, a fim de sentir a globalidade, deve experimentar uma continuidade progressiva entre aquilo que foi durante os longos anos de infncia e aquilo em que promete converter-se, no futuro previsto; entre aquilo que ela se concebe ser e aquilo que ela percebe os outros verem nela e esperarem dela. Individualmente falando, a identidade inclui (mas mais do que) a soma de todas as identificaes sucessivas desses primeiros anos, quando a criana queria ser como as pessoas de quem dependia e freqentemente era forada a s-lo. A identidade um produto singular que enfrenta agora uma crise a ser exclusivamente resolvida em novas identificaes com os companheiros da mesma idade e com figuras de lderes fora da famlia. (Erikson, 1976, p. 86).
ERIKSON, Erik H. (1976). Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar.

Os resultados sugerem que o processo de transio para a vida adulta da populao masculina est sendo afetado pelo aumento da escolaridade, pelo adiamento da sada da casa dos pais e, em menor escala, pela diminuio das taxas de atividade masculina.

A transio para a vida adulta das mulheres experimentou muito mais transformaes que a masculina, o que foi resultado, principalmente, de mudanas na sua insero social como um todo do que por condies especficas da juventude.

Os jovens continuam transitando para a vida adulta nos moldes tradicionais. No entanto, mudanas aconteceram e foram numerosas. Muito embora,a participao feminina nas atividades econmicas tenha crescido bastante, o modelo tradicional de sada de casa via casamento e maternidade parece ainda prevalecer. A ordem dos eventos foi alterada dado, entre outros fatores, o incremento do tempo passado na escola. A entrada no trabalho se antecipou sada da escola. A maternidade e o casamento se anteciparam sada de casa e no foram afetados pelo adiamento da sada da escola.

O alongamento em alguns processos, como a sada da escola e da casa dos pais, extrapolou o limite etrio definido para a juventude. Parte das mudanas foi decorrente de eventos tpicos da juventude, como educao e sexualidade. Outras esto ligadas s transformaes mais gerais do mundo do trabalho, da nupcialidade etc. As primeiras afetaram mais as mulheres, oferecendo novas modalidades de transio, mas podem, no futuro, vir a afetar os homens, de forma diferenciada. Concluindo, o processo de transio ficou mais complexo e heterogneo; mais longo em alguns aspectos e mais curto em outros. O mesmo aconteceu com o mundo adulto.

O final da adolescncia, em todas as culturas, marcado por rituais de passagem, e os jovens se vem obrigados a enfrentarem situaes que os ensinam a viver sozinhos, sem depender de outra pessoa. Nos costumes de povos primitivos isto mais evidente. Algumas tribos africanas, por exemplo, realizam um ritual de passagem da infncia para a vida adulta, ou seja, durante o perodo que conhecemos como adolescncia.

Quando os garotos da tribo completam 13 anos, so raptados por homens mascarados, conhecidos como os "demnios da floresta". Os pais esto cientes do processo e sabem o destino de seus filhos, mas os jovens pensam estar realmente sendo separados fora das suas famlias. Os meninos so levados para a floresta, onde permanecem por dois meses. L, aprendem a caar a prpria comida, cuidar dos ferimentos, construir abrigo. O ritual tem o objetivo de fazer com que os meninos aprendam a viverem sozinhos, sem depender dos pais.

E enquanto os jovens esto na floresta, as moas da mesma idade convivem durante o mesmo perodo com mulheres mais experientes, que as orientam a respeito de assuntos femininos, como menstruao, gravidez, tarefas da casa, cuidados com as crianas e com o marido. Ao trmino deste perodo, retornando os jovens para a tribo, reencontram as moas e escolhem as parceiras para o casamento, e j no voltam mais para a casa dos pais. O novo casal, depois da experincia, supostamente j tem responsabilidade e conhecimentos suficientes para construir um lar e constituir famlia.

O professor Mauricio Knobel comentou haver uma situao que obriga o sujeito a reformular os conceitos que tem a respeito de si mesmo e que o levam a abandonar sua auto-imagem infantil e a projetar-se no futuro de sua vida adulta. Anna Freud (citada pelo Dr. Knobel), afirmou que muito difcil assinalar o limite entre o normal e o patolgico na adolescncia, acrescentando que seria anormal a presena de um equilbrio estvel durante o processo adolescente.

Maurcio Knobel:
na adolescncia os primeiros vislumbres discriminativos e a intensa vivncia do corporal convertem a fantasia edpica em flica ou real (sem perder o ilusrio), com o que se intensifica a represso e onde a masturbao se torna angustiosa e culposa.
A definio sexual, ou seja, o assumir uma identidade sexual se converte em uma exigncia que se torna veementemente estimulante. O nvel de ambigidade na conduta, to observvel como descritvel desde diversas perspectivas , necessrio como mbito para elaborar processos de luto, identificaes perdidas, aceitao de novas possibilidades egicas e novas figuras de identificao.

Infncia e adolescncia: psicologia do desenvolvimento, psicopatologia e tratamento. Org. por Jos O. Outeiral. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1982.

Franoise Dolto (1990)


Se os adolescentes fossem encorajados pela sociedade a exprimir-se, isto os ajudaria em sua dificil evoluo. Acho que h algo que, ainda assim, existe nos adolescentes alguma coisa que no mudou: sua preferncia pelas amizade. A crena na amizade existe e acho que quando a perdem que eles no tem mais nada. S a amizade torna sua vida vivvel. A populao adulta aniquila a nsia do adolescente quando lhe diz: Impossvel.

O que caracteriza o adolescente que ele se fixa num projeto longnquo, que ele imagina num tempo e num espao diferentes daqueles em que viveu at agora....uma boa soluo alimentar um sonho que se realiza dia aps dia. P.80/81 A adolescncia um perodo muito rico se deixarmos o jovem assumir bem cedo suas responsabilidades, sem contest-lo.No contestar no significa no aprovar. Numa relao de confiana recproca, a rejeio total se torna um direito recproco.

Bibliografia: PrattaI E.; Santos M. - Famlia e adolescncia: a influncia do contexto familiar no desenvolvimento psicolgico de seus membros in Psicol.estud. vol.12 no.2 Maring,maio/ag 07. Knobel, M. - Infncia e adolescncia: psicologia do desenvolvimento, psicopatologia e tratamento. Org. por Jos O. Outeiral. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1982.

Dolto, F.-

You might also like