You are on page 1of 43

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI

AULA 11 - TERMOS DA ORAO E ANLISE SINTTICA Quando buscamos o significado do verbo ANALISAR no Dicionrio Aurlio, nos deparamos com a seguinte definio: 1. Decompor (um todo) em suas partes componentes; fazer a anlise de.
1

(3)

A forma anlise 1 (3) indica a terceira acepo do primeiro significado da palavra anlise, qual seja: 3. Exame de cada parte de um todo, tendo em vista conhecer sua natureza, suas propores, suas funes, suas relaes, etc. Pois exatamente isso que a anlise sinttica faz em relao estrutura do perodo: decompe, examina e divide o perodo composto; classifica as oraes que constituem o perodo; e, em cada orao, verifica a funo sinttica de cada um dos elementos (termos) constitutivos. como se fossem realizadas duas anlises simultaneamente: uma anlise macro O PERODO COMPOSTO E SUAS ORAES; e uma anlise micro OS TERMOS QUE COMPEM CADA ORAO. Vamos relembrar alguns conceitos apresentados anteriormente: - FRASE todo enunciado capaz de transmitir uma mensagem. Pode se apresentar sob forma sucinta (No!) ou complexa (De acordo com a ltima estimativa, havia mais de cem pessoas no comcio.). Em resumo, podemos dizer que, em uma frase, pode haver ou no um verbo. A primeira (sem verbo) no se presta anlise sinttica somente a frase oracional, por apresentar estrutura completa. - ORAO estrutura que se forma a partir do conjunto SUJEITO + PREDICADO. Como veremos, h casos de inexistncia do sujeito (Orao sem Sujeito), mas o predicado deve sempre existir. O verbo, algumas vezes, pode estar elptico, ou seja, foi omitido, mas pode perfeitamente ser subentendido. A orao pode encerrar: a) uma declarao (orao declarativa); b) uma pergunta ou dvida (orao interrogativa); c) uma ordem, desejo, splica, pedido (orao imperativa, imprecativa ou optativa, com entoao exclamativa); so optativas as oraes que exprimem um desejo intenso (Bons ventos o levem!) e imprecativas, as que expressam uma praga (Maldito seja aquele homem!); d) um estado ou reao emocional (orao exclamativa). - PERODO pode se apresentar como simples (uma orao, apenas) ou composto (duas ou mais oraes). Um perodo se encerra com uma pausa bem definida (ponto, ponto de interrogao, ponto de exclamao, reticncias).

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

-1-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Vimos, na aula passada, que um perodo composto pode ser formado com oraes independentes (perodo composto por coordenao) ou dependentes (perodo composto por subordinao). Em princpio, cada orao coordenada pode formar um perodo simples por si basta, para isso, que se retire a conjuno e se faa a pontuao adequada. J a orao subordinada exerce funo sinttica em outra orao, perdendo o sentido se estiver separada desta. ANLISE SINTTICA E ANLISE SEMNTICA Na troca de informaes e ideias, tm papel fundamental a situao e o contexto. Por situao, entende-se o ambiente fsico, cultural e social em que se fala; por contexto, o ambiente lingustico em que se encontra a orao. Muitas vezes, para realizarmos uma correta anlise sinttica, precisamos compreender, tambm com perfeio, o contexto em que a orao est inserida. Por isso, costumamos dizer que a anlise sinttica deve se realizar em conjunto com a anlise semntica (= significado, sentido). Ao construir as oraes, o autor (interlocutor ou escritor) deve seguir certos padres estruturais, de modo que atenda aos requisitos de coeso e coerncia. Assim, as estruturas oracionais devem observar alguns preceitos (bastante familiares para voc, que chegou a esse ponto do estudo): - associao entre vocbulos de acordo com sua funo sinttica (sintaxe de regncia); - harmonia entre os vocbulos de acordo com os princpios gramaticais (sintaxe de concordncia); - ordem dos vocbulos de acordo com sua funo sinttica e importncia para a formulao das ideias (sintaxe de colocao). TERMOS DA ORAO A partir de agora, iremos realizar aquela anlise micro, ou seja, examinar os elementos que compem uma orao. Eles se dividem em ESSENCIAIS, INTEGRANTES e ACESSRIOS. 1 - ESSENCIAIS Os termos essenciais da orao so SUJEITO e PREDICADO. O sujeito o ser sobre o qual se faz uma declarao. Tem seu ncleo (palavra ou termo central, principal) representado por um substantivo ou um pronome substantivo. Em torno deste ncleo, podem estar presentes outros elementos, em funes acessrias. A funo de sujeito tambm pode ser exercida, em um perodo composto por subordinao, por uma orao subordinada substantiva (estudado exausto na aula passada). O predicado o termo que efetivamente apresenta a mensagem. Ordinariamente, podemos dizer que o que se declara sobre o sujeito. Com exceo do vocativo (funo a ser analisada parte), tudo o que no for sujeito, ou no estiver ligado ao ncleo do sujeito, pertence ao predicado.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

-2-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Contudo, nem sempre o sujeito e o predicado vm expressos. Em Andei lguas., o sujeito identificado pela desinncia verbal (EU andei). J em Linda cidade, Rio de Janeiro., a forma verbal est subentendida. Elipse , pois, a omisso em uma frase de um termo facilmente identificvel. Chamam-se ELPTICAS as oraes a que falta um termo essencial, e, conforme o caso, diz-se que o SUJEITO ou o PREDICADO est ELPTICO. 1.1 - TIPOS DE SUJEITO

Alguns desses conceitos j foram apresentados na aula sobre Concordncia (Aulas 4 e 5). SIMPLES - Representado por apenas um ncleo. Falaram na sesso todos os oradores inscritos. SUJEITO: Todos os oradores inscritos NCLEO DO SUJEITO: oradores Povoam minha mente pensamentos macabros. SUJEITO: Pensamentos macabros NCLEO DO SUJEITO: pensamentos O culto dos deuses africanos abrange diferentes ritos. SUJEITO: O culto dos deuses africanos NCLEO DO SUJEITO: culto Viajamos cedo. SUJEITO (e NCLEO): Ns (elptico, identificado pela desinncia verbal) COMPOSTO - Representado por dois ou mais ncleos. Aplicam-se, neste caso, as regras de concordncia verbal j estudadas. Uma lagoa profunda e o cu dormem atrs de meus olhos. SUJEITO: Uma lagoa profunda e o cu NCLEOS DO SUJEITO (COMPOSTO): lagoa / cu Dormem / Dorme uma lagoa profunda e o cu atrs de meus olhos. (concordncia gramatical e ideolgica, respectivamente)

INDETERMINADO Pode ser representado de duas maneiras: a) verbo na 3 pessoa do plural. Falaram mal de voc. Bateram na porta. Dizem por a que tu andas novamente de novo amor, nova paixo, todo contente.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

-3-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


b) verbo na 3 pessoa do singular + SE (ndice ou partcula de indeterminao do sujeito). Precisa-se de moas com experincia. Nunca se feliz. Fala-se muito mas pouco se faz.

ORAO SEM SUJEITO - Verbos impessoais (= 3 pessoa do singular) a) Verbos que indicam fenmenos da natureza: Chove muito. Anoiteceu rapidamente. b) Verbo HAVER (com sentido de existir): Nunca houve tantos interessados. Devia haver muitos interessados. c) Verbos com ideia de tempo decorrido: Faz seis meses de sua partida. Vai para dez anos de sua partida. H trs semanas no a vejo. Amanh vai fazer dez meses de sua partida. d) Verbo SER nas expresses de horas, datas ou distncias: De um extremo ao outro so dez metros. Era uma hora e vinte.

1.2

- TIPOS DE PREDICADO

O Predicado pode ser classificado de trs formas: verbal, nominal e verbo-nominal. VERBAL Quando o predicado enuncia o que o sujeito faz ou sofre, cabe ao verbo apresentar a informao mais relevante da orao. Assim, o predicado se chama verbal, pois seu ncleo o verbo. o nico dos trs que no contm predicativo. Entraram em campo os atletas.

NOMINAL Neste predicado, o elemento mais importante est sob a forma de um nome (adjetivo, substantivo, pronome substantivo). O verbo tem a simples funo de ligar o sujeito a este nome (palavra ou expresso que encerra a declarao). Por isso, a palavra principal (ncleo) se encontra no predicativo do sujeito e o predicado chamado de nominal. Eles estavam contentes.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

-4-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


VERBO-NOMINAL Simultaneamente, apresenta a ao praticada e o estado referente ao sujeito (predicativo do sujeito) ou ao complemento verbal (predicativo do objeto). Por isso, possui dois ncleos: o verbo e o nome (que exerce a funo de predicativo). Os atletas entraram em campo confiantes. (predicativo do sujeito) Achei-a simptica. (predicativo do objeto direto)

PREDICAO VERBAL o modo como o verbo se apresenta no predicado (regncia verbal). Como qualquer outra palavra, a classificao de um verbo s pode ser definida na frase. O verbo, a depender do sentido que possua no contexto, pode ser classificado como: a) INTRANSITIVO (I) : O verbo j possui o sentido completo, podendo estar acompanhado de termos acessrios (adjunto adverbial) ou integrantes (predicativo), que venham somente pormenorizar as circunstncias da ao ou estado. b) TRANSITIVO: Neste caso, o verbo, sem um complemento, tem o seu sentido ou alcance prejudicado. Subdivide-se em: DIRETO (TD) o complemento se liga ao verbo de forma direta, ou seja, sem preposio obrigatria. Dentre os transitivos diretos, devemos destacar os verbos transobjetivos, que so os que exigem uma informao adicional a respeito do objeto direto. Essa informao vem sob a funo sinttica de predicativo do objeto direto. INDIRETO (TI) o complemento se liga ao verbo obrigatoriamente por meio de uma preposio. O nico verbo transitivo indireto que pode ser transobjetivo o verbo CHAMAR (veja a aula sobre Regncia). DIRETO E INDIRETO (TDI) - tambm chamado de bitransitivo, apresenta dois complementos, um direto e outro indireto, concomitantemente.

c) DE LIGAO (VL) Serve para ligar o predicativo do sujeito (ncleo do predicado nominal) ao sujeito. Seria um erro afirmar que no possui significado, pois, a depender do verbo escolhido, podem ser expressos diversos aspectos: Ele feliz. estado permanente / Ele est feliz. aparncia / Ele anda feliz. estado transitrio estado passageiro

Ele parece feliz.

2 INTEGRANTES O prprio nome j indica a sua funo na estrutura oracional. Esses termos integram (ou seja, completam, inteiram) a significao do verbo transitivo ou de um nome. So eles: OBJETO DIRETO, OBJETO INDIRETO, PREDICATIVO (DO SUJEITO e DO OBJETO), COMPLEMENTO NOMINAL E AGENTE DA PASSIVA. 2.1 - OBJETO DIRETO - complemento de um verbo transitivo direto, ou seja, termo que vem ligado ao verbo sem preposio (obrigatria) e indica o ser para o qual se dirige a ao verbal.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

-5-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Vais encontrar o mundo (= Vais encontr-lo) Admiro a todos. Aguardavam-me desde cedo. O objeto direto preposicionado costuma ser usado: a) com verbos que indicam sentimento: Ama ao prximo com a ti mesmo. b) para evitar ambiguidade: Feriu ao animal o caador. c) quando vem antecipado, como em alguns provrbios: A homem pobre ningum roube. d) em associao a pronomes pessoais oblquos tnicos (mim, si, ti, ns, vs, ele, ela eles, elas), certos pronomes indefinidos e junto ao pronome relativo quem: Depois de vrias doses, ele esqueceu a mulher, a filha e at a si. (ESQUECER TD) O remorso atingiu a todos. (ATINGIR TD) Ele tem uma mulher a quem considera uma rainha. (CONSIDERAR TD) e) com o numeral ambos na funo de objeto direto: Ele contratou a ambos. (CONTRATAR TD) f) em certas construes enfticas, quando se atribui ao um valor diferente do tradicional: Provou do prprio veneno (PROVAR TD). Todos ficaram pasmos quando souberam do caso. (SABER TD). O objeto direto pleonstico usado quando se quer chamar a ateno para o OBJETO DIRETO que precede o verbo. Tambm pode ser constitudo de um pronome tono e de uma forma pronominal tnica preposicionada. Esse carro, comprei-o hoje. A mim, ningum me espera em casa.

2.2 - OBJETO INDIRETO - complemento de um verbo transitivo indireto, isto , o termo que se liga ao verbo por meio de preposio. No vem precedido de preposio o objeto indireto representado pelos pronomes pessoais oblquos me, te, lhe, nos vos, lhes e pelo reflexivo se. Ele s pensa na prova. Falou aos filhos. Como ousas desobedecer-me?

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

-6-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Para saber identificar se esses pronomes (me, te, se, nos, vos, se) exercem a funo sinttica de objeto direto ou indireto (j que se prestam s duas funes), no podemos simplesmente trocar por a mim, pois, como vimos no item 2.1 d, os pronomes oblquos tnicos so sempre regidos por preposio. Para resolver esse mistrio, basta trocar o pronome por um nome: Como ousas desobedecer-me? Como ousa desobedecer a seu pai?

A regncia do verbo DESOBEDECER exige preposio a. O objeto indireto pleonstico tem a mesma funo do objeto direto pleonstico: realce. Neste caso, uma das formas obrigatoriamente um pronome pessoal tono. A outra pode ser um substantivo ou um pronome oblquo tnico antecedido de preposio. Ao pobre, no lhe devo nada. A mim, ensinou-me tudo.

2.3 - PREDICATIVO 2.3.1 - DO SUJEITO Termo que, mesmo distante, se refere ao sujeito. Pode ser representado por: a) um substantivo ou expresso substantivada. O boato um vcio detestvel. b) um adjetivo ou locuo adjetiva. A praia estava deserta. Esta linha de morte. c) um pronome. O mito o nada que tudo. d) um numeral. Ns ramos cinco e brigvamos muito. e) por orao substantiva predicativa. A verdade que nunca me importei com ele.

Quando se deseja dar nfase ao predicativo, costuma-se repeti-lo: Feliz, j no o sou mais.

2.3.2 - DO OBJETO Refere-se ao complemento verbal, que pode ser tanto o objeto direto como o indireto. O Predicativo do Objeto s aparece em predicado verbo-nominal e pode ser expresso:

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

-7-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


a) por substantivo: Chamo-me Cludia. b) por adjetivo: Os moradores do castelo julgavam-no assombrado. O predicativo do objeto pode vir, facultativamente, antecedido de preposio ou do conectivo como: O sujeito explicou porque o tratavam por doutor. Considero-o como meu irmo. Somente com o verbo CHAMAR pode ocorrer o Predicativo do Objeto Indireto: Chamam-lhe de hipcrita por toda a parte. Chamam ao rapaz de hipcrita por toda a parte. Com os demais verbos transobjetivos (crer, eleger, encontrar, estimar, fazer, julgar, nomear, proclamar etc.), ele sempre PREDICATIVO DO OBJETO DIRETO. 2.4 - COMPLEMENTO NOMINAL - pode completar um substantivo abstrato, um adjetivo ou advrbios (derivados de adjetivos). Vem regido por preposio e o termo preposicionado tem valor paciente. No permitida a colocao de cartazes. A deciso foi favorvel aos alunos. O deputado discursou favoravelmente ao projeto. Mais adiante, veremos a distino entre COMPLEMENTO NOMINAL e ADJUNTO ADNOMINAL. 2.5 - AGENTE DA PASSIVA Termo que exerce a ao verbal na voz passiva. Este complemento normalmente introduzido pela preposio por. Ela est sendo conquistada por mim.

3 ACESSRIOS So chamados ACESSRIOS os termos que se juntam a um nome ou a um verbo para precisar-lhes o significado. Embora tragam um dado novo orao, no so eles indispensveis ao entendimento do enunciado. So termos acessrios: ADJUNTO ADNOMINAL, ADJUNTO ADVERBIAL, APOSTO. 3.1 - ADJUNTO ADNOMINAL o termo que delimita, especifica a significao do substantivo, qualquer que seja a funo deste. O mesmo substantivo pode estar acompanhado de mais de um adjunto adnominal, ou seja, essa funo pode ser exercida por um adjetivo, uma locuo adjetiva, um artigo (definido ou indefinido), um pronome adjetivo, um numeral ou at mesmo uma orao adjetiva.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

-8-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Nos exemplos abaixo, so apresentados em negrito os adjuntos adnominais e sublinhados os ncleos (substantivos). Esta segregao social precisa de uma grande volta. Tinha uma memria de prodgio. O mar um mistrio para os sonhadores. A minha dona a solido. Venho cumprir uma misso do sacerdcio que abracei.

Adjunto Adnominal x Complemento Nominal A diferena entre as funes sintticas de ADJUNTO ADNOMINAL e COMPLEMENTO NOMINAL, em alguns casos, sutil, quando o termo regido por preposio. Se estiver preso a um ADJETIVO ou a um ADVRBIO, ser COMPLEMENTO NOMINAL. A sala est cheia de armamento pesado. Discursei favoravelmente ao projeto. Se completar um SUBSTANTIVO CONCRETO, ser ADJUNTO ADNOMINAL. A porta de ferro est enferrujada. Quando estiver junto a um SUBSTANTIVO ABSTRATO, preciso verificar o termo preposicionado. Se o termo for PACIENTE, um complemento nominal: A construo do prdio foi embargada. A venda de armas foi proibida. Se o termo for AGENTE, um adjunto adnominal: A conquista dos brasileiros foi reconhecida por todos. A invaso dos soldados foi rpida e eficaz. Essa distino fica explcita com o exemplo que nos apresenta Adriano da Gama Kury (Novas Lies de Anlise Sinttica). A lembrana de meu pai alegrou-me. Fora do contexto, no podemos afirmar se o elemento em destaque exerce funo ativa (adjunto adnominal) ou passiva (complemento nominal). Se a ao foi praticada pela filha (ela lembrou-se de seu pai e, com isso, alegrou-se), o valor passivo (o pai foi lembrado SOFREU A AO VERBAL) e a expresso exerce funo de complemento nominal. J se ao foi praticada pelo pai (ele se lembrou, fato que alegrou a filha), o valor da expresso ativo (o pai lembrou PRATICOU A AO VERBAL) e a funo exercida pela expresso adjunto adnominal.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

-9-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Podemos ilustrar essa distino com o seguinte grfico:

- ADJETIVO SUBST. ABSTRATO - ADVRBIO - SUBSTANTIVO CONCRETO

COMPLEMENTO NOMINAL Com idia passiva = COMPLEMENTO NOMINAL

ADJUNTO ADNOMINAL Com idia ativa = ADJUNTO ADNOMINAL

Em resumo: - ADJETIVO, ADVRBIO E SUBSTANTIVO ABSTRATO COM IDEIA PASSIVA COMPLEMENTO NOMINAL - SUBSTANTIVO CONCRETO E SUBSTANTIVO ABSTRATO COM IDEIA ATIVA ADJUNTO ADNOMINAL O nico elemento da interseo o SUBSTANTIVO ABSTRATO. Quer um timo mtodo de memorizao? Ento, anote a: tudo com A = substantivo Abstrato com ideia Ativa funo de Adjunto Adnominal. 3.2 - Adjunto Adverbial - , como o nome indica, o termo de valor adverbial que denota alguma circunstncia do fato expresso pelo verbo, ou intensifica o sentido deste, de um adjetivo ou de um advrbio. Pode vir expresso por um advrbio, uma locuo ou expresso adverbial ou uma orao adverbial. So inmeras as circunstncia atribudas por um adjunto adverbial. Sem a pretenso de esgotar os exemplos, podemos destacar: a) de causa - Por que no foste ao concerto? b) de companhia - Vivi com Daniel. c) de dvida - Talvez Nina tivesse razo. d) de fim - Fazia isso por penitncia. e) de instrumento - Dou-te com o chicote! f) de intensidade - Gosto muito de ti.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 10 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


g) de lugar - Levou-os para casa. h) de matria - Era um adeus com raiva e lgrimas. i) de meio- Viajava de trem por toda a Europa. j) de modo - Vagarosamente, recolhemos os frutos. l) de negao - No partas cheio de ressentimento. m) de tempo - Ele sentava-se cedo a essa mesa de trabalho e nunca reclamou de sua funo. Em um perodo composto, a funo de ADJUNTO ADVERBIAL pode ser exercida por uma ORAO SUBORDINADA ADVERBIAL, atribuindo-se uma das circunstncias enumeradas na aula passada (causal, condicional, concessiva, temporal, proporcional final, conformativa, consecutiva, concessiva, comparativa, locativa ou modal). Tambm merecem destaque os Advrbios Interrogativos: causa (por que), lugar (onde, aonde, donde), de modo (como), de tempo (quando), presentes nas oraes interrogativas. No confunda esses advrbios com os pronomes relativos, que devem se referir a algum termo antecedente. Adjetivos adverbializados so os adjetivos que se usam no lugar do advrbio e, por isso, no variam. Eles falam alto. A cerveja que desce redondo.

3.2.1 - PALAVRAS DENOTATIVAS Segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira, certas palavras, por vezes enquadradas indevidamente entre os advrbios, denotam circunstncias, sem que, como estes ltimos, modifiquem verbo, adjetivo ou outro advrbio. a) INCLUSO: at, inclusive, mesmo, tambm etc. Ele roubou diversas pessoas, at sua me. Mesmo os inocentes pagam. b) EXCLUSO: apenas, salvo, seno, s, somente etc. Da famlia s duas prestavam. c) DESIGNAO: eis Eis os livros de que te falei. d) RETIFICAO: alis, isto , ou melhor etc. Sinto que ele me escapa, ou melhor, que nunca me pertenceu. Corremos, isto , voamos at o trabalho. e) EXPLICAO: por exemplo, a saber, isto etc. Estivemos nesta casa, isto , na sala, no quarto.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 11 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


f) SITUAO: afinal, ento, agora, mas etc. Afinal, o que fazes por aqui? Mas, porque nunca me disse isso? g) REALCE : c, l, que, que, s etc. Eles que deveriam ter vindo aqui. Eu s queria agradar voc. Isso l jeito de falar com a sua me?

3.3 APOSTO - o termo de natureza substantiva que se refere, na maioria das vezes a um substantivo, a um pronome ou a um equivalente, a ttulo de explicao ou de apreciao. O aposto tem o mesmo valor sinttico do termo a que se refere e, por meio dele, atribui-se a um substantivo (termo referente) alguma propriedade. Os dois termos designam sempre o mesmo ser, o mesmo objeto, a mesma ideia ou o mesmo fato. Entre o aposto e o termo a que ele se refere h em geral uma pausa, marcada na escrita por uma vrgula. Eles, os pobres desesperados, tinham uma euforia de fantoches. Pode tambm no haver pausa entre o aposto e a palavra principal, quando esta um termo genrico, especificado ou individualizado pelo aposto. A cidade de Lisboa linda. No ms de maio vemos florir o jardim. Estes apostos equivalem a nomes, ttulose so chamados de aposto de especificao. No devem ser confundidos com adjuntos adnominais, que so atributos, termos de natureza adjetiva. O clima de Lisboa muito agradvel nesta poca. As festas de maio homenageiam as mes.

Tipos de aposto a) Explicativo: Maria, a estudante, chegou. b) Enumerativo: Joo tem trs filhos: Pedro, Antnio e Carlos. c) Resumitivo ou Recapitulativo: Fortunas, prazeres, sossego, nada o satisfazia. d) Distributivo: Eram dois bons alunos, um em Portugus e outro em Histria. e) Especificativo: Rio Amazonas / Praa da Repblica f) Em referncia a uma orao: Ele no compareceu, o que nos deixou tristes. O aposto no deve ser confundido com o adjetivo que, em funo de predicativo, costuma vir separado do substantivo que modifica por uma pausa sensvel (geralmente na escrita indicada por vrgula).

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 12 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Veja o seguinte exemplo: A noite vai descendo muda e calma. Esta orao poderia ser enunciada: A noite, muda e calma, vai descendo. Nas duas oraes, muda e calma exercem a funo sinttica de predicativo do sujeito e designam o estado em que se encontrava o agente (noite) ao praticar a ao (descer). Faz parte, portanto, de um predicado verbo-nominal. O adjetivo, usado na sua funo prpria (como a de predicativo do sujeito), no pode exercer a funo de aposto, porque designa uma caracterstica do ser ou da coisa, e no o prprio ser ou a prpria coisa, como o aposto o faz. Maria, irm de Carlos, mudou-se para o Acre. Agora, temos um exemplo de expresso que exerce a funo de aposto. Irm de Carlos tem valor substantivo e se refere ao elemento j enunciado (Maria). VOCATIVO parte do sujeito e do predicado, so termos de entoao exclamativa que, sem estarem subordinados a nenhum outro termo da frase, apenas servem para invocar, chamar ou nomear, com nfase maior ou menor, a pessoa ou coisa personificada. Jos, venha falar comigo. Pode ser antecedida por uma interjeio: Evo, Carlos! Encerramos, aqui, a aula de hoje. Em nossa prxima aula, falaremos sobre PONTUAO e muitos dos conceitos at ento apresentados sero fundamentais para que possamos seguir com firmeza em nosso estudo. Grande abrao e at l!

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 13 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


QUESTES DE FIXAO (FGV / Ministrio da Cultura /2006) Foto dos Sonhos O engenheiro colombiano Joaqun Sarmiento trabalhava em Nova York e se sentia, muitas vezes, solitrio. Era mais um daqueles imigrantes nostlgicos. Para ocupar as horas vagas, decidiu aprender fotografia. Estava, nesse momento, descobrindo um novo ngulo para a sua vida, sem volta. A vontade de se aventurar pela Amrica Latina tirando fotos fez com que ele deixasse para sempre a paisagem novaiorquina, aposentasse sua carreira de engenheiro e transformasse Paraispolis, uma das maiores favelas paulistanas, em seu cenrio cotidiano. "Estou ficando sem dinheiro, mas uma bela aventura." Depois de trs anos nos Estados Unidos, voltou para Bogot, planejando trabalhar em obras de infra-estrutura. Mudou de idia. Com 26 anos, percebeu que o hobby que tinha adquirido em Nova York se convertera em paixo. No final de 2004, veio com sua famlia para duas semanas de frias em So Paulo. "Como sempre tive muito interesse em estudar a Amrica Latina, fui ficando." Soube ento de uma experincia desenvolvida pelo colgio Miguel de Cervantes, criado por espanhis, na vizinha Paraispolis. L, alunos ajudaram a criar um centro cultural batizado de "Barraco dos Sonhos", no qual se misturam ritmos afros e ibricos. Desse encontro nasceu, por exemplo, a estranha mistura dos ritmos e bailados flamencos com o samba. "Resolvi registrar esse convvio e, aos poucos, ia me embrenhando na favela para conhecer seus personagens." O que era, inicialmente, para ser um cenrio fotogrfico virou uma espcie de laboratrio pessoal. Joaqun sentiu-se estimulado a dar oficinas de fotografia a jovens e crianas de Paraispolis. "Descobri mais um ngulo das fotos: o ngulo de ensinar a olhar." Lentamente, naquele espao, temido por muitos, Joaqun ia se sentindo em casa. "H um jeito muito similar de acolhimento dos latino-americanos, apesar de toda a violncia." Sem saber ainda direito como vai sobreviver "as reservas que acumulei em Nova York esto indo embora" , ele planeja as prximas paradas pela Amrica do Sul. Mas, antes de se despedir, pretende fazer uma exposio sobre o seu olhar pelo Brasil. At l, est aproveitando a internet (www.joaquinsarmiento.com) para mostrar algumas das imagens fotogrficas que documentam seus trajetos. (Gilberto Dimenstein. Folha de So Paulo, 12/04/2006) Com base no texto acima, responda s perguntas 1 a 3. 1 - Assinale a alternativa que no exera a mesma funo sinttica que as demais. (A) as horas vagas (ls.2-3) (B) muito interesse (l.13) (C) ritmos afros e ibricos (l.17) (D) como vai sobreviver (l.27) (E) que (l.27)

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 14 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


2 (FGV / Ministrio da Cultura /2006) Assinale a alternativa em que, respectivamente, a funo sinttica dos termos Paraispolis (L.6), na vizinha Paraispolis (L.15) e de Paraispolis (L.23) esteja corretamente indicada. (A) sujeito adjunto adnominal adjunto adnominal (B) objeto direto adjunto adverbial adjunto adnominal (C) adjunto adnominal adjunto adnominal adjunto adverbial (D) objeto direto complemento nominal adjunto adverbial (E) sujeito adjunto adverbial complemento nominal 3 (FGV / Ministrio da Cultura /2006) Assinale a alternativa em que o termo do texto no atribua, para a orao de que faz parte, circunstncia temporal. (A) nesse momento (L.3) (B) Depois de trs anos nos Estados Unidos (L.9) (C) No final de 2004 (L.12) (D) para duas semanas de frias em So Paulo (Ls.12-13) (E) antes de se despedir (L.29) 4 - (BESC / ADVOGADO/ 2004) Assinale a alternativa em que o termo destacado exera a mesma funo sinttica que o termo grifado na seguinte frase: "Os bancos ganharam antes e, sinaliza o governo, vo continuar ganhando.". (A) "Est claro que a reduo esperada e projetada da taxa-Selic diminuiu a rentabilidade dos bancos..." (B) "...j que posterga a corrida certa dos bancos em busca da rentabilidade perdida." (C) "E o risco de emprestar sempre o de no receber." (D) "Buscam-se regras e leis para tornar menos 'paternalista' a deciso dos juzes..." (E) "Ou seja, h uma possibilidade, no desprezvel, de o pas perder, mais uma vez, uma janela de oportunidade." 5 - (FGV / PREF.GUARULHOS/ 2001) Assinale a alternativa na qual que tem a mesma funo sinttica que em: A flor que ontem desabrochou j est murcha. A. Ela tem um qu de mistrio. B. Sofreu muito com as chuvas que caram. C. Veio to rpido que nos surpreendeu. D. Venha, que ela est aqui.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 15 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


6 - (NCE UFRJ / TRE RJ Tcnico Judicirio Adm/ 2001) ... exige mudana profunda no enfoque da administrao dos problemas sociais pelos governos federal, estadual e municipal... O comentrio correto a respeito desse segmento do texto : a) o termo da administrao corresponde a um adjunto adnominal; b) o termo dos problemas sociais corresponde a um objeto indireto; c) federal, estadual e municipal so apresentados numa ordem crescente de importncia; d) o substantivo governos se prende aos adjetivos federal, estadual e municipal; e) o adjetivo profunda se refere aos substantivos mudana e administrao. 7 (FGV/ATE MS/2006 com adaptao) Tenho medo de abrir! Vai que evapora!. Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, a correta funo sinttica de medo e de abrir. (A) adjunto adverbial objeto indireto (B) predicativo do sujeito complemento nominal (C) predicativo do sujeito adjunto adnominal (D) objeto direto adjunto adnominal (E) objeto direto complemento nominal 8 - (NCE UFRJ / Eletronorte / 2006) A alternativa em que o elemento sublinhado indica o agente e no o paciente do termo anterior : (A) a utilizao de qualquer um deles; (B) a queima do petrleo; (C) inundao de vastas reas; (D) a fauna aqutica dos rios; (E) construo de barragens. 9 - (NCE UFRJ / BNDES/ 2005) Os adjetivos mostram qualidades, caractersticas ou especificaes dos substantivos; a alternativa abaixo em que o termo em negrito NO funciona como adjetivo : (A) difcil aprendizado; (B) sensao de dificuldade; (C) trabalho que difcil;

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 16 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


(D) tarefa dificlima; (E) acesso difcil. 10 - (FGV / ICMS MS ATI / 2006) Voc nunca teve iluses sobre a humanidade. O termo destacado no perodo acima tem a funo sinttica de: (A) adjunto adnominal. (B) adjunto adverbial. (C) complemento nominal. (D) objeto indireto. (E) predicativo do objeto. 11 - (UnB CESPE / Cmara dos Deputados / 2002 com adaptao) Nabuco parte para Londres no ms de fevereiro de 1882, permanecendo como correspondente do Jornal do Comrcio at 1884. Ele no passar como outrora o tempo londrino na ociosidade. Dedica-se agora ao trabalho e ao estudo. Como vrios outros intelectuais do seu tempo, interessados todos pelos problemas sociais e vivendo no exlio, torna-se freqentador assduo do Museu Britnico. Reflete e l acerca de vrios assuntos na biblioteca do Museu. O Museu Britnico fonte de muitas obras importantes das cincias sociais. Ali, Karl Marx escreve O Capital e outros ensaios. Tambm ali Nabuco absorve as lies que so a base de um dos textos fundamentais das cincias sociais brasileiras. A atividade principal da sua mais recente temporada londrina a familiarizao com a bibliografia a respeito do escravismo colonial. Isso lhe permite escrever um livro da qualidade de O Abolicionismo a reflexo mais coerente, profunda e completa j feita no Brasil acerca do assunto. Trata-se de um monumento de erudio, pleno de conhecimento de histria, poltica, sociologia, direito e de tudo quanto se refere escravido negra. Pelo alto nvel do contedo e a excelncia da forma um dos livros mais importantes das cincias sociais jamais escritos no Brasil. Ocupa, por isso, um lugar de destaque na bibliografia especfica que, na poca, era muito restrita. Hoje, mais de cem anos depois da sua primeira edio, quando as cincias sociais se desenvolveram tanto no mundo e no Brasil, o livro ainda consultado e visto como exemplo, seja pelo volume de informaes, seja pelos variados enfoques alguns extremamente originais , seja ainda pela forma superior. Por tudo isso julgado como empresa notvel. Bastava a redao de O Abolicionismo para justificar a proveitosa estada de Nabuco por dois anos na Inglaterra. Francisco Iglsias. Idem, p.13 (com adaptaes). Analise as proposies a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que indica a ordem correta. I - Nas formas verbais Dedica-se (l.3) e torna-se (l.5), o pronome encltico exerce funes sintticas diferentes.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 17 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


II - No trecho Isso lhe permite escrever (l.11), o pronome sublinhado exerce a funo de objeto indireto e poderia ser substitudo pela expresso a ele. a) V V b) V F c) F V d) F - F 12 (UnB CESPE/SMF Macei/2003) A devassa por decreto No de hoje que se propaga entre ns fenmeno raro a demandar anlise criteriosa. Pode ser resumido em poucas palavras. Enquanto a milenar presuno de inocncia acompanha o acusado at sua condenao, ainda que o delito a ele imputado seja dos mais graves e comprometedoras as provas apuradas, a presuno muda de face, embora no se diga, em se tratando de fato envolvendo o fisco; facilmente se aceita como verdadeira a imputao feita a algum. Suponho que esse fenmeno derive do fato, generalizado, de estabelecer-se sinonmia entre contribuinte e sonegador. No preciso dizer que o tributo, entre outras razes, por ser obrigao legal, deve ser satisfeito na forma e no prazo de lei. De resto, as sanes criadas para forar essa observncia chegam a ser draconianas. Se elas fossem pactuadas entre particulares, dificilmente seriam aceitas como lcitas na esfera dos tribunais; em favor do fisco, no entanto, so aceitas sem reparos. Fao a observao apenas para salientar o aparato coercitivo que acompanha o direito, por vezes o suposto direito do errio. Mas, volto a dizer, ultimamente, os excessos legislados via de regra por medidas provisrias so chocantes, a comear por sua imoderao; assim, no tm faltado alteraes insignes no processo fiscal, a ponto de convert-lo em simulacro processual. Paulo Brossard. adaptaes). In: Correio Braziliense, 22/12/2002. Coluna Opinio (com

Com base no texto acima, julgue a assertiva que se segue. Com relao representao do sujeito da orao, no segmento em se tratando de fato (l.5), o sujeito indeterminado, diferentemente do que ocorre no segmento estabelecer-se sinonmia (ls.7-8), em que o sujeito sinonmia.

(CESPE UnB / MPU/ 1996) Com base no texto a seguir, responda s questes 13 e 14. Tal como a chuva cada Fecunda a terra no estio Para fecundar a vida, O trabalho se inventou. Feliz quem pode orgulhoso

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 18 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Dizer: - Nunca fui vadio E se hoje sou venturoso, Devo ao trabalho o que sou. Olavo Bilac, O trabalho.

13 - (CESPE UnB / MPU/ 1996) Considerando a sentena contida nos versos 5 e 6, quanto morfossintaxe, assinale a opo incorreta. (A) O adjetivo ''orgulhoso'' est exercendo a funo de predicativo do objeto. (B) "Feliz'' e "vadio" so adjetivos que exercem as funes de predicativos de seus sujeitos. (C) "Nunca" um advrbio que atualiza as circunstncias de tempo e de negao, simultaneamente. (D) Na locuo verbal "pode ... Dizer", o primeiro verbo auxiliar e o segundo o principal. (E) Reescrevendo a sentena na ordem direta, em discurso indireto, tem-se: Quem pode dizer orgulhoso que nunca foi vadio feliz. 14 - (CESPE UnB / MPU/ 1996) Em "E se hoje sou venturoso/ Devo ao trabalho o que sou." (v.7-8), h apenas (A) (B) (C) (D) (E) duas vezes o sujeito eu. um pronome pessoal do caso oblquo. um pronome relativo e um pronome demonstrativo. dois predicados verbais. trs predicados nominais.

15 - (NCE UFRJ / ARQUIVO NACIONAL/ 2006) A alternativa em que a construo com o pronome SE diferente das demais : (A) desfez-se o regime de segregao racial; (B) solidificou-se a viso de que (....) o homem tinha direito a uma vida digna; (C) justificava-se abertamente o direito do marido de bater na mulher; (D) Lutou-se pela idia de que todos os homens merecem a liberdade; (E) respeitar-se o sinal vermelho.

16 - (ESAF/TRF/2006) Assinale a opo correta em relao funo do se.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 19 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Embora a recuperao da confiana tenha sido modesta em setembro, possvel que a tendncia positiva se(1) acentue no final do ano, se(2) a queda do juro bsico se(3) transferir para o crdito ao consumo e se(4) os salrios reais continuarem a se(5) recuperar devido conteno da inflao, que eleva o poder aquisitivo. (O Estado de S. Paulo, 04/10/2005, Editorial) a) 1 conjuno condicional b) 2 pronome reflexivo c) 3 ndice de indeterminao do sujeito d) 4 conjuno condicional e) 5 palavra expletiva ou de realce 17 - (CESPE UnB / MPU/ 1996) Analise o emprego dos conectivos que sublinhados no fragmento a seguir: "o impassvel gigante que os contemplava com desprezo, imperturbvel a todos os golpes e a todos os tiros que lhe desfechavam no dorso, deixando sem um gemido que lhe abrissem as entranhas de granito". Assinale a opo correta. (A) Nas trs ocorrncias, o que pronome relativo. (B) Na primeira ocorrncia, o que sujeito da orao seguinte. (C) Na segunda ocorrncia, o que expletivo, podendo ser retirado da sentena sem prejuzo do sentido. (D) Na terceira ocorrncia, o que o objeto direto do verbo deixar. (E) Nas duas ltimas ocorrncias, o que conjuno subordinativa integrante, no exercendo funo sinttica. 18 - (UnB CESPE / PGE PA /2007) 1 A paixo futebolstica apresenta caractersticas particulares. quase sempre eterna e no necessariamente sustentada por convenes sociais, mas por dependncia a uma relao de apego, de proximidade, 4 necessidade que une os amantes esportivos. apregoada desavergonhadamente a qualquer instante e em qualquer lugar com delicioso orgulho. 7 Porm, quando o desempenho das nossas equipes de corao no atende s expectativas, mesmo que ocasionalmente passamos a sentir certa rejeio por elas e muitas vezes somos levados a atitudes 10 irracionais. Renegar ou esconder as nossas preferncias esportivas so condutas aceitveis, mas conviver com repentes agressivos que violam qualquer tipo de acordo social, no, pois so aes animalescas,

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 20 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


13 que deveriam sofrer severa punio. Scrates. Na idade da pedra. In: CartaCapital, Pnalti, 6/12/2006, p. 53 (com adaptaes). Julgue a assertiva abaixo. - Os termos sociais (R.3) e severa (R.13) exercem no texto a mesma funo sinttica. 19 - (UnB CESPE / Bombeiros AC / 2006) 1 Quebrar o crculo vicioso da pobreza significa oferecer oportunidades para as camadas de renda mais baixa da populao, sobretudo por meio da educao de qualidade. 4 O Governo Federal vem perseguindo, desde 1995, combater a pobreza estrutural e promover a incluso social, aps ampliar a oferta de vagas no ensino fundamental. 7 Desenvolvido a partir de iniciativas bem-sucedidas de alguns municpios brasileiros, o Programa Nacional do Bolsa Escola foi criado em 2001 com a proposta de se 10 conceder benefcio monetrio mensal a milhares de famlias brasileiras em troca da manuteno de suas crianas nas escolas. O dinheiro pago diretamente populao por meio 13 de cartes magnticos, nas agncias da Caixa Econmica Federal, nos postos de atendimento do Caixa Aqui ou em casas lotricas. Internet: <www.mec.gov.br>. Acesso em 20/3/2006 (com adaptaes). Com referncia ao texto acima, julgue os itens subseqentes. a) A forma verbal vem perseguindo (R.4) possui trs complementos diretos: pobreza, incluso e oferta de vagas. b) A expresso iniciativas bem-sucedidas (R.7) o sujeito sinttico do perodo que se estende das linhas 7 a 12. 20 - (FUNRIO/MPOG AGENTE ADM/2009) O carrasco (Luis Fernando Verssimo) Pequena histria, significando no sei bem o qu. Dizem que, quando recebeu o Robespierre cado em desgraa para medi-lo para a guilhotina, o carrasco se surpreendeu.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 21 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


- O senhor aqui?! - Veja voc - disse Robespierre. - No faz muito, eu que estava mandando gente para voc executar. Agora o condenado sou eu. Mas isso a poltica, um dia voc manda, outro dia voc mandado. Inclusive para a guilhotina... Ao que o carrasco disse: - Felizmente, estou livre disso. S eu sei manejar a guilhotina. Tenho o cargo mais estvel da Repblica. - Alis - disse Robespierre - fui eu que lhe contratei, lembra? - Claro - disse o Carrasco - como poderia esquecer? - Ento me ajude a fugir - sugeriu Robespierre. E o Carrasco sorriu e disse: - Lembra por que o senhor me contratou? Porque eu era o servidor pblico perfeito. Eficiente, cumpridor de ordens e incorruptvel. Abra a camisa, por favor. (Zero hora, 16 de dezembro de 2007 | N 15450) Com base no texto acima, responda a seguinte questo. Dizem que, quando recebeu o Robespierre cado em desgraa... Assinale a opo que apresenta corretamente a classificao do sujeito de Dizem e uma respectiva explicao para tal emprego. A) sujeito inexistente inexiste um termo a que o verbo possa se referir B) sujeito oculto identificvel na forma verbal C) sujeito simples seu ncleo Robespierre D) sujeito composto apresenta dois ncleos, Robespierre e Carrasco E) sujeito indeterminado no se pode ou no se deseja especificar o sintagma que exerce a funo de sujeito 21 - (FUNRIO/MPOG AGENTE ADM/2009) Machado de Assis e a poltica (Marcos Vinicios Rodrigues Vilaa) Pedro II ao partir, sob condies injustas de desprestgio, deixava uma governao de cinqenta anos de respeito cultura e de uma certa magnanimidade, mas de pouca ateno ao Nordeste do Pas. Seu tempo no aponta apenas a maldade da estatstica ao revelar que ficara no Brasil uma nobreza de sete marqueses e uma marquesa viva. Dez condes e dez condessas vivas. Vinte viscondes e dezoito viscondessas vivas. Vinte e sete bares e onze baronesas vivas. Era viva demais... Tornou-se consensual que Machado de Assis no se apaixona pela poltica. Inegavelmente nunca a ignorou como cronista ou romancista. Por isso mesmo, participou tambm da acesa discusso sobre a transferncia da capital do Pas.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 22 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Falava-se em instalar o Governo da Repblica em cidades serranas do Estado do Rio de Janeiro, mas Cruls j batia pernas pelo Planalto Central, cuidando dos instantes seminais do que mais tarde viria a ser Braslia. E Machado opinava: "No h dvida que uma capital obra dos tempos, filha da Histria. As novas devemos esperar que sero habitadas logo que sejam habitveis. O resto vir com os anos". E ainda: "A Capital da Repblica, uma vez estabelecida, receber um nome deveras, em vez deste que ora temos, mero qualificativo. No sei se viverei at a inaugurao. A vida to curta e a morte to incerta, que a inaugurao pode fazer-se sem mim, e to certo o esquecimento que no daro pela minha falta". Foi mesmo assim, s que seu nome nunca restou esquecido em Braslia. O Senado da Repblica e os meios acadmicos nunca o permitiram. No se deixam de anotar muitas amostragens do interesse de Machado pela poltica, no na militncia das ruas, mas na considerao do seu papel catalisador. Brito Broca chama a ateno para o fato de Brs Cubas ter sido deputado. E diz: "Se temos, pois, em Brs Cubas, uma sublimao do secreto ideal poltico de Machado de Assis, teremos no sentido satrico desse episdio o reverso do mesmo ideal. No discurso do heri, Machado, segundo o seu mtodo de compensao psicolgica, destri a possvel inveja que lhe causariam aqueles que subiam, um dia, os degraus da tribuna parlamentar. O Brs Cubas da barretina reflete toda a descrena e toda a malcia de um Machado de Assis deputado". O desfile de perfis polticos est mesmo nas crnicas de A Semana, entre elas o texto clssico "O Velho Senado", mas h nos romances polticos como Lobo Neves, supersticioso e ftuo; Camacho, cabo eleitoral tpico; Tefilo, ansioso por se tornar ministro; Brotero, o das aventuras amorosas e no podemos esquecer o brasileiro Tristo, a naturalizar-se portugus para se eleger deputado por l. Tambm o deputado Clodovil a viajar pela Europa. O entorno de amigos de Machado estava farto de polticos: Alencar, Francisco Otaviano, Bocaiva, Joaquim Serra e o maior deles: Joaquim Nabuco. Quero testemunhar algo muito em particular. Sou, como ele de certa forma o foi, membro de uma Corte de Contas, j centenria, o que no Brasil conta muito. Machado de Assis foi por 41 anos modelar funcionrio pblico e apetecia a ele tarefas que hoje so nomeadas como de Controle Interno. Exerceu, entre outras tantas bem diversificadas, funes dessa natureza no Ministrio de Obras Pblicas. No era esse o nome. Mas v l que seja para simplificar. bom ver em papis antigos o servidor pblico Machado de Assis desempenhar-se metodicamente do controle de contas dos que adquiriram lpis grafite, rguas de bano, p da Prsia, cnfora, papel para embrulho, envelope para cartas. Na obra machadiana, o funcionrio pblico sempre comparece sob a sua mordacidade, como mediocro, relapso, incompetente, preguioso, exatamente o contrrio do que ele foi. Rascunhava despachos antes de p-los no papel, impugnava contas inadequadas, conteve gastos sem previso oramentria. No se poupou de caturrices, como conta Josu Montello: Quando o Imprio enfardelou os trapos e a Repblica chegou, aconselhado a retirar da parede da

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 23 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


repartio onde trabalhava o retrato do Imperador. Machado, solenemente esclarece: "O retrato chegou aqui com uma portaria e s sai com outra portaria". Em certa crnica na Gazeta de Notcias, numa fase de altas turbulncias, apelou esperana dizendo: "Supunha o mundo perdido em meio de tantas guerras e calamidades, quando respirei aliviado: encerravam-se em Londres, com grande brilho, as festas de Shakespeare". Pois bem, tambm brilharam no ms passado, as festas da "Semana Machado de Assis", na mesma Londres, abrindo as comemoraes do seu centenrio. (Dirio de Pernambuco http://www.academia.org.br/ ) (PE) 17/7/2007. Disponvel em:

Com base na leitura do texto acima, resolva a prxima questo. Escolha a alternativa em que o sujeito da orao est corretamente identificado. A) "No h dvida... sujeito: dvida. B) ...como conta Josu Montello sujeito: Josu Montello. C) Falava-se em instalar o Governo da Repblica em cidades serranas do estado do Rio de Janeiro... sujeito: o Governo. D) O Senado da Repblica e os meios acadmicos nunca o permitiram. sujeito: o. E) Em certa crnica na Gazeta de Notcias, numa fase de altas turbulncias, apelou esperana sujeito: certa crnica. 22 (FEPESE/AFRE SC/2010) A anlise sinttica do perodo Desde muito antes de seu casamento, em 1839, Emma e Charles tratavam com franqueza das divergncias que poderiam dividi-los. leva a uma nica afirmativa correta. Assinale-a: a. ( ) Emma o sujeito simples do verbo tratar. b. ( ) das divergncias o objeto indireto do verbo tratar. c. ( ) Desde muito antes de seu casamento um adjunto adverbial de modo. d. ( ) com franqueza um complemento nominal de seu casamento. e. ( ) que poderiam dividi-los uma orao coordenada sindtica explicativa. 23 (FEPESE/AFRE SC/2010) Ao analisar sintaticamente o trecho A lealdade conjugal uma qualidade admirvel, alm de algo rara. Mas, em um caso, ao menos, ela quase ps a perder aquela que se tornaria a ideia mais influente do pensamento cientfico nos dois ltimos sculos: a teoria da evoluo formulada por Charles Darwin., pode-se afirmar que: 1. A frase Mas, em um caso, ao menos, ela quase ps a perder aquela uma orao coordenada sindtica adversativa, na qual o conectivo mas estabelece uma relao de oposio com a idia expressa na orao anterior.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 24 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


2. A frase que se tornaria a ideia mais influente do pensamento cientfico dos dois ltimos sculos: a teoria da evoluo formulada por Charles Darwin. uma orao coordenada assindtica, que exerce a funo de complemento nominal do termo aquela. 3. O pronome pessoal ela funciona como sujeito da orao Mas, em um caso, ao menos, ela quase ps a perder aquela e tem como antecedente a lealdade conjugal, que o sujeito da orao principal. 4. A expresso a teoria da evoluo formulada por Charles Darwin um aposto explicativo anexado expresso a ideia mais influente do pensamento cientfico nos dois ltimos sculos. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a. ( ) So corretas apenas as afirmativas 2 e 3. b. ( ) So corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. c. ( ) So corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4. d. ( ) So corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. e. ( ) So corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. 24 - (FGV/MINC/2006) Foto dos Sonhos 1. O engenheiro colombiano Joaqun Sarmiento trabalhava em Nova York e se sentia, muitas vezes, solitrio. Era mais um daqueles imigrantes nostlgicos. Para ocupar as horas vagas, decidiu aprender fotografia. Estava, nesse momento, 5. descobrindo um novo ngulo para a sua vida, sem volta. A vontade de se aventurar pela Amrica Latina tirando fotos fez com que ele deixasse para sempre a paisagem nova-iorquina, aposentasse sua carreira de engenheiro e transformasse Paraispolis, uma das maiores favelas paulistanas, em seu 10. cenrio cotidiano. "Estou ficando sem dinheiro, mas uma bela aventura." Depois de trs anos nos Estados Unidos, voltou para Bogot, planejando trabalhar em obras de infra-estrutura. Mudou de idia. Com 26 anos, percebeu que o hobby que 15. tinha adquirido em Nova York se convertera em paixo. No final de 2004, veio com sua famlia para duas semanas de frias em So Paulo. "Como sempre tive muito interesse em estudar a Amrica Latina, fui ficando." Soube ento de uma experincia desenvolvida pelo colgio Miguel de Cervantes,

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 25 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


20. criado por espanhis, na vizinha Paraispolis. L, alunos ajudaram a criar um centro cultural batizado de "Barraco dos Sonhos", no qual se misturam ritmos afros e ibricos. Desse encontro nasceu, por exemplo, a estranha mistura dos ritmos e bailados flamencos com o samba. 25. "Resolvi registrar esse convvio e, aos poucos, ia me embrenhando na favela para conhecer seus personagens." O que era, inicialmente, para ser um cenrio fotogrfico virou uma espcie de laboratrio pessoal. Joaqun sentiu-se estimulado a dar oficinas de fotografia a jovens e crianas de 30. Paraispolis. "Descobri mais um ngulo das fotos: o ngulo de ensinar a olhar." Lentamente, naquele espao, temido por muitos, Joaqun ia se sentindo em casa. "H um jeito muito similar de acolhimento dos latino-americanos, apesar de toda a violncia." 35. Sem saber ainda direito como vai sobreviver "as reservas que acumulei em Nova York esto indo embora" , ele planeja as prximas paradas pela Amrica do Sul. Mas, antes de se despedir, pretende fazer uma exposio sobre o seu olhar pelo Brasil. At l, est aproveitando a internet 40. (www.joaquinsarmiento.com) para mostrar algumas das imagens fotogrficas que documentam seus trajetos. (Gilberto Dimenstein. Folha de So Paulo, 12/04/2006) Assinale a alternativa que no exera a mesma funo sinttica que as demais. (A) as horas vagas (L.3) (B) muito interesse (L.17) (C) ritmos afros e ibricos (L.22-23) (D) como vai sobreviver (L.35) (E) que (L.36) 25 - (FGV/MINC/2006) Com base no texto da questo anterior, assinale a alternativa em que, respectivamente, a funo sinttica dos termos Paraispolis (L.9), na vizinha Paraispolis (L.20) e de Paraispolis (L.29-30) esteja corretamente indicada. (A) sujeito adjunto adnominal adjunto adnominal (B) objeto direto adjunto adverbial adjunto adnominal

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 26 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


(C) adjunto adnominal adjunto adnominal adjunto adverbial (D) objeto direto complemento nominal adjunto adverbial (E) sujeito adjunto adverbial complemento nominal

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 27 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


GABARITOS COMENTADOS DAS QUESTES DE FIXAO 1C ACORDO ORTOGRFICO: Agora, registra-se ideias, sem acento agudo, e infraestrutura, sem hfen. Vamos analisar, uma a uma, a funo sinttica dos elementos destacados. a) Para ocupar as horas vagas, decidiu aprender fotografia. A expresso as horas vagas o complemento do verbo ocupar. Como se liga ao verbo sem preposio, sua funo objeto direto. b) "Como sempre tive muito interesse em estudar a Amrica Latina, fui ficando." Algum tem alguma coisa. A expresso muito interesse exerce a funo de complemento do verbo ter. , pois, seu objeto direto. c) L, alunos ajudaram a criar um centro cultural batizado de "Barraco dos Sonhos", no qual se misturam ritmos afros e ibricos. A princpio, poderamos pensar: o verbo misturar transitivo direto, o que nos levaria ao erro de considerar ritmos afro e ibricos como objeto direto. Seria um erro, uma vez que o verbo est acompanhado do pronome SE. Vamos, ento, analisar o VALOR desse pronome: se misturam ritmos afros e ibricos. Assim, podemos afirmar que ritmos afros e ibricos so misturados. Existe, a, uma ideia passiva. Trata-se, assim, de uma construo de voz passiva, em que o elemento ritmos afros e ibricos exerce a funo sinttica de SUJEITO. Essa a resposta para a questo. a nica opo em que a funo sinttica difere das demais. Olha a pegadinha a, gente! Verbos transitivos diretos acompanhados de pronome SE, com ideia passiva, formam VOZ PASSIVA, e o termo que seria o objeto direto da voz ativa exerce a funo de SUJEITO da voz passiva. Na dvida, volte a estudar os pontos sobre VOZ PASSIVA das aulas sobre VERBOS e sobre CONCORDNCIA. d) Sem saber ainda direito como vai sobreviver Sem saber ISSO a orao como vai sobreviver, iniciada pelo advrbio como, tem a funo sinttica de complementar o verbo saber. , portanto, uma orao subordinada substantiva objetiva direta exerce a funo de objeto direto. e) "as reservas que acumulei em Nova York esto indo embora" Agora, podemos praticar a anlise da funo sinttica exercida por um pronome relativo (item 2.1 da Aula 10 Perodos). O pronome relativo se refere ao substantivo reservas. Trocando o pronome relativo pelo nome correspondente, teramos: Acumulei as reservas. Assim, fica clara a funo sinttica exercida pelo pronome objeto direto do verbo acumular. 2B O examinador pede que se indique a funo sinttica das expresses em destaque.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 28 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


A vontade de se aventurar pela Amrica Latina tirando fotos fez com que ele deixasse para sempre a paisagem nova-iorquina, aposentasse sua carreira de engenheiro e transformasse Paraispolis, uma das maiores favelas paulistanas, em seu cenrio cotidiano. Na passagem, o verbo transformar Paraispolis em seu cenrio cotidiano. transobjetivo (ele) transformou

O vocbulo Paraispolis exerce a funo de objeto direto, enquanto que em seu cenrio cotidiano possui a funo de complementar esse nome predicativo do objeto direto. Note a expresso uma das maiores favelas paulistanas. A funo exercida por essa expresso (que tem valor substantivo) a de aposto. Soube ento de uma experincia desenvolvida pelo colgio Miguel de Cervantes, criado por espanhis, na vizinha Paraispolis. A expresso na vizinha Paraispolis indica o local em que se localizava o colgio onde tal experincia era desenvolvida tem valor circunstancial e exerce a funo sinttica de adjunto adverbial.

Joaqun sentiu-se estimulado a dar oficinas de fotografia a jovens e crianas de Paraispolis. A expresso de Paraispolis, agora, tem valor adjetivo. Se fosse uma cidade, poderia at ser substituda por um adjetivo correspondente: paraisopolitanas (Nossa! Que coisa feia!). Por isso, a expresso exerce a funo de adjunto adnominal. J em a favela de Paraispolis (isso poderia ter sido explorado pelo examinador. Viu como ele foi bonzinho?), em que o termo exerce a funo de aposto especificativo, indicando o nome da favela. As funes sintticas so, portanto: OBJETO DIRETO, ADJUNTO ADVERBIAL E ADJUNTO ADNOMINAL. 3D Todas as expresses destacadas apresentam valor circunstancial. Teremos de identificar qual delas no apresenta indicao de tempo, momento. a) Estava, nesse momento, descobrindo um novo ngulo para a sua vida, sem volta. Essa expresso indica o momento em que tal fato (descobrir um novo ngulo para a sua vida) ocorria (fcil essa, no ?). b) Depois de trs anos nos Estados Unidos, voltou para Bogot, planejando trabalhar em obras de infra-estrutura. Essa expresso tambm indica o momento em que o engenheiro voltou para Bogot. c) No final de 2004, veio com sua famlia Mais uma vez, h indicao de momento.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 29 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


d) No final de 2004, veio com sua famlia para duas semanas de frias em So Paulo. Essa expresso, ao contrrio das demais, indica a finalidade da vinda do engenheiro e sua famlia: gozar frias de duas semanas em So Paulo. Essa a resposta! e) Mas, antes de se despedir, pretende fazer uma exposio sobre o seu olhar pelo Brasil. Quando ele pretende fazer uma exposio sobre seu olhar pelo Brasil? Resposta: antes de se despedir, ou seja, antes de ir embora do Brasil. H, portanto, indicao de momento. 4-C No seria preciso reproduzir o texto, pois podemos realizar a anlise sinttica a partir dos segmentos apresentados em cada opo. Em "Os bancos ganharam antes e, sinaliza o governo, vo continuar ganhando.", a expresso em negrito exerce a funo sinttica de sujeito: o governo sinaliza. a) J em a reduo esperada e projetada da taxa SELIC diminuiu a rentabilidade dos bancos...", o termo em destaque o objeto direto do verbo diminuir, enquanto que o sujeito est representado por a reduo esperada e projetada da taxa SELIC, cujo ncleo reduo. b) A expresso a corrida certa dos bancos exerce a funo sinttica de objeto direto do verbo postergar (= adiar). c) Em o risco de emprestar sempre o de no receber, a expresso em relevo exerce a funo sinttica de sujeito do verbo de ligao ser. Essa a resposta certa. d) O verbo tornar , na construo, transobjetivo e apresenta, como objeto direto, a expresso a deciso dos juzes e, como predicativo do objeto direto, a expresso menos `paternalista. Cuidado! A expresso regras e leis exerce a funo sinttica de SUJEITO da forma verbal transitiva direta Buscam, que est acompanhada do pronome apassivador SE (Buscam-se regras e leis = Regras e leis so buscadas). e) de o pas perder (...) uma janela de oportunidades O sujeito do verbo PERDER pas. A expresso uma janela de oportunidades, por sua vez, exerce a funo sinttica de OBJETO DIRETO. Note a forma com que a preposio se mantm separada do artigo que acompanha o substantivo pas, sujeito do verbo PERDER. Essa a recomendao da norma culta. Contudo, modernamente j se aceita a contrao da preposio com o artigo (possibilidade do pas perder...). 5-B Vamos dividir o perodo em oraes: A flor que ontem desabrochou j est murcha. Orao principal A flor j est murcha

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 30 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Orao subordinada que ontem desabrochou A palavra que substitui a palavra flor, presente na orao principal. , portanto, um pronome relativo, que inicia uma orao subordinada adjetiva. Por no haver pausa (indicada pela vrgula) entre as duas oraes, essa uma orao subordinada adjetiva restritiva. O pronome relativo ser trocado pelo nome, para melhor anlise de sua funo sinttica: A flor ontem desabrochou. O pronome relativo, que est no lugar de a flor, exerce, portanto, a funo sinttica de SUJEITO. Vamos procurar uma outra ocorrncia do relativo que na funo de SUJEITO. a) Ela tem um qu de mistrio esse qu um substantivo, tanto que est acompanhado de um artigo indefinido (um qu). Esse vocbulo exerce a funo sinttica de objeto direto do verbo ter. b) So duas as oraes que compem o perodo composto: Sofreu muito com as chuvas que caram. Orao principal Sofreu muito com as chuvas Orao subordinada que caram O pronome que substitui a palavra chuvas. Ele tambm exerce a funo sinttica de sujeito da orao subordinada adjetiva restritiva (As chuvas caram = que caram). Essa , portanto, a resposta correta. c) Veio to rpido que nos surpreendeu. Esse perodo composto por subordinao tambm possui duas oraes: - orao principal Veio to rpido - orao subordinada que nos surpreendeu. H entre essas duas oraes uma relao de causa e consequncia, sendo essa segunda circunstncia apresentada pela orao subordinada. Ela , pois, uma orao subordinada adverbial consecutiva, e o vocbulo que uma conjuno adverbial consecutiva. Note a presena do vocbulo to na orao principal, uma caracterstica desse tipo de construo. d) Venha, que ela est aqui. Vimos, em aulas anteriores, que uma das formas de distinguir a conjuno causal da conjuno explicativa que esta ltima pode estar em uma construo de verbo no imperativo. Esse um bom exemplo. Em Venha, que ela est aqui, a conjuno explicativa d incio orao em que se apresenta a justificativa para a ordem presente na primeira orao (Venha). So oraes coordenadas, sendo a segunda classificada como orao coordenada sindtica explicativa.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 31 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


6D a) A expresso da administrao se associa palavra enfoque, substantivo abstrato derivada do verbo enfocar. Como apresenta ideia passiva (a administrao ser enfocada), o termo que complementa o substantivo abstrato exerce a funo sinttica de COMPLEMENTO NOMINAL, e no de adjunto adnominal. b) A expresso dos problemas sociais complementa o substantivo abstrato administrao. Logo, no poderia exercer a funo de objeto indireto (complemento verbal). Tambm h nessa expresso valor passivo (os problemas sociais sero administrados). Assim, a funo sinttica , mais uma vez, COMPLEMENTO NOMINAL. c) No h entre federal, estadual e municipal nenhuma ordem crescente de importncia. Voc j deve ter aprendido em Direito Constitucional que no h entre os entes federativos nenhum tipo de subordinao. Por isso, a assertiva est incorreta. d) Exatamente por possuir trs adjetivos a ele relacionados, o substantivo governos se flexionou no plural. Essa a resposta correta. e) O que deve ser profunda? Resposta: a mudana, e no a administrao. 7E Vamos relembrar a diferena entre ADJUNTO ADNOMINAL e COMPLEMENTO NOMINAL, em relao aos termos que complementam substantivos abstratos. SUBSTANTIVOS CONCRETOS E SUBSTANTIVOS ABSTRATOS COM IDEIA ATIVA = ADJUNTO ADNOMINAL (Lembre-se daquela dica: tudo com A: Substantivo Abstrato com ideia Ativa Adjunto Adnominal.) ADJETIVOS, ADVRBIOS E SUBSTANTIVOS ABSTRATOS COM IDEIA PASSIVA = COMPLEMENTO NOMINAL Assim, quando o termo regente for um substantivo abstrato, deve-se analisar o valor que o termo regido apresenta em relao ao termo regente. Se for ativo, a funo de adjunto adnominal (tudo com a). Se for passivo, complemento nominal. Agora, mostraremos mais algumas formas de distino. 1 dica: exceo da preposio DE (que serve s duas funes), os complementos introduzidos por qualquer outra preposio (a, em, por) ser um complemento nominal (chegada ao espao, resistncia em surgir, dedicao ao povo, amor por algum). 2 dica: Os complementos que vierem sob a forma verbal so complementos nominais por apresentarem essa ideia passiva. Exemplos: osso duro de roer = a ideia duro de ser rodo ideia passiva complemento nominal Medo de cair = a ideia de sofrer uma queda ideia passiva complemento nominal Essa notcia difcil de acreditar = a ideia difcil de ser acreditada ideia passiva complemento nominal.

Vamos analisar, agora, a questo da prova.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 32 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


O primeiro elemento no deve ter gerado dvidas. Trata-se de um complemento verbal direto. Assim, a funo exercida por medo, em tenho medo objeto direto. Teramos duas opes vlidas d e e (50% de chances!!) O segundo elemento liga-se ao primeiro por meio de preposio (medo de abrir). O termo regente medo = SUBSTANTIVO ABSTRATO. Precisamos definir se a funo do termo regido (de abrir) ativa (adjunto adnominal) ou passiva (complemento nominal). Para isso, verificaremos o valor da expresso no contexto: Tenho medo de abrir! Vai que evapora! A ideia : Tenho medo de que, sendo aberto, evapore ideia passiva (o envelope no vai abrir PRATICAR O ATO - , mas ser aberto SOFRER O ATO) complemento nominal. A vontade de indicar a ideia ativa grande. Afinal, a lgica induz que o sujeito vai abrir o envelope, ou seja, praticar a ao. Essa tendncia se justifica pela proximidade com o verbo de ter (ter medo ao praticada pelo sujeito). Contudo, preciso fazer a seguinte distino: o que est relacionado a abrir no o verbo ter, mas a ideia da abertura ideia passiva: o envelope ser aberto. 8D O examinador busca o termo cujo complemento apresenta ideia ativa, ou seja, aquele cuja funo sinttica seja a de adjunto adnominal. A resposta : a fauna aqutica dos rios. Os rios possuem a fauna aqutica. a) a utilizao de qualquer um deles passiva b) a queima do petrleo c) a inundao de vastas reas e) a construo de barragens 9B Em sensao de dificuldade, a expresso em negrito complementa um substantivo abstrato. Para saber se a funo sinttica a de adjunto adnominal ou a de complemento nominal, temos de analisar o valor que ela atribui: sensao de dificuldade dificuldade sentida ideia passiva complemento nominal. Todas as demais ocorrncias apresentam termos que possuem valor adjetivo (na letra c, temos uma orao subordinada adjetiva restritiva) e exercem a funo sinttica de adjunto adnominal. 10 C Como iluses humanidade. um substantivo abstrato, devemos analisar o valor de qualquer um deles ser utilizado ideia passiva ideia passiva ideia passiva ideia

o petrleo ser queimado

vastas reas sero inundadas as barragens sero construdas

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 33 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


a humanidade que tem iluses (ideia ativa) ou sobre ela que voc tem iluses (passiva)? Certamente a segunda opo. Assim, o termo, por complementar um substantivo abstrato com ideia passiva, exerce a funo sinttica de COMPLEMENTO NOMINAL. 11 C ACORDO ORTOGRFICO: Agora, registra-se frequentador, sem trema. Para responder primeira assertiva, devemos analisar o seguinte segmento: Nabuco parte para Londres no ms de fevereiro de 1882, permanecendo como correspondente do Jornal do Comrcio at 1884. Ele no passar como outrora o tempo londrino na ociosidade. Dedica-se agora ao trabalho e ao estudo. Como vrios outros intelectuais do seu tempo, interessados todos pelos problemas sociais e vivendo no exlio, torna-se freqentador(*) assduo do Museu Britnico. Podemos notar que, nas duas ocorrncias do pronome se, h um valor reflexivo. - ele se dedica ao trabalho e ao estudo = ele dedica a si mesmo ao trabalho e ao estudo - ele se torna freqentador(*) assduo do Museu Britnico = ele torna a si mesmo frequentador assduo do Museu Britnico. Para identificar a funo sinttica, no basta trocar o SE pelo A SI. Devemos, sim, trocar por um nome. Para isso, precisamos alterar a estrutura oracional: - ele dedica seu tempo ao trabalho e ao estudo. - ele torna seu filho frequentador assduo. Nas duas construes, a funo objeto direto, ou seja, complemento verbal sem preposio obrigatria. Por isso, est FALSA a afirmao de que o pronome exerce funes diferentes. Em ambas, a funo a de objeto direto. A segunda proposio est CORRETA. Em Isso lhe permite escrever, o verbo permitir apresenta dois complementos: um direto, sob a forma oracional no infinitivo (escrever), e outro indireto, representado pelo pronome oblquo lhe. Esse pronome poderia ser substitudo com correo pela forma a ele. 12 ITEM CERTO O examinador apresentou a distino entre sujeito indeterminado e construo de voz passiva, ambas as estruturas com o pronome SE. Na primeira, em se tratando de fato, temos um dos casos clssicos de indeterminao do sujeito com verbo transitivo indireto TRATAR-SE DE. So muito comuns questes de prova em que o verbo dessa construo esteja flexionado. Por isso, olho vivo! Apareceu um tratam-se de, pode marcar como ERRADA! Por ser sujeito indeterminado, deve o verbo permanecer na 3 pessoa do singular trata-se de. J na segunda estrutura, o verbo ESTABELECER transitivo direto e est acompanhado do pronome SE (apassivador). Por isso, o sujeito dessa forma verbal

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 34 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


SINONMIA (estabelecer-se sinonmia = sinonmia ser estabelecida). Construo de voz passiva. A proposio est correta. 13 A Os versos em anlise so: Feliz quem pode orgulhoso Dizer: - Nunca fui vadio No se assuste com a nomenclatura. Morfossintaxe nada mais do que o estudo das categorias das palavras considerando a morfologia e a sintaxe. Esses conceitos foram apresentados l na nossa primeira aula. No me diga que voc j os esqueceu??? No me decepcione assim... Morfologia estuda a palavra em si, quer em relao forma, quer em relao ideia que ela encerra (classes das palavras, flexes, elementos mrficos, terminao, grafia). Esse o assunto da aula de hoje. Sintaxe o estudo da palavra com relao s outras que se acham na mesma orao (concordncia, regncia, colocao).

Assim, uma anlise morfossinttica a que abrange elementos da palavra em si (classe gramatical, conjugao verbal, ortografia) e de sua relao com as demais na orao (sintaxe de concordncia, regncia, colocao). Viu como no nenhum bicho-de-sete-cabeas? O erro est na opo a. Vamos analisar a funo sinttica exercida pelo adjetivo orgulhoso: Feliz quem pode orgulhoso dizer... o adjetivo se refere ao sujeito da forma verbal dizer. Assim, predicativo, mas do sujeito, representado pelo pronome indefinido quem, expressando a forma como o sujeito (quem) se encontra ao praticar a ao (dizer) predicado verbo-nominal. A assertiva est incorreta e o gabarito da questo. Para a anlise do perodo composto, vamos dividi-lo em suas oraes: - Quem pode dizer orgulhoso orao subordinada substantiva subjetiva ( o sujeito oracional do verbo SER) - que nunca foi vadio orao subordinada substantiva objetiva direta (iniciada por uma conjuno integrante quem pode dizer ISSO = que nunca foi vadio , vem complementar o sentido do verbo dizer de forma direta) - feliz orao principal, formada por um predicado nominal. Em relao s demais opes, cabem os seguintes comentrios. B) Da mesma forma que o adjetivo orgulhoso, o adjetivo feliz tambm se refere ao pronome indefinido quem, sujeito da orao. Note que possvel subentender o verbo ser: () feliz quem pode orgulhoso dizer.... Na ordem direta, em discurso indireto, a estrutura seria: Quem pode dizer orgulhoso que nunca foi vadio feliz.. Essa foi, inclusive, a assertiva da opo e.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 35 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Em Nunca fui vadio, o adjetivo se refere ao pronome pessoal (oculto) eu, identificado a partir da desinncia verbal. Sua funo sinttica tambm a de predicativo do sujeito. Est, portanto, correta tal afirmao. C) Essa afirmao nos d a chance de analisar a circunstncia que o advrbio NUNCA atribui. Esse advrbio atribui, simultaneamente, valores de negao e tempo equivalente a em tempo algum. Est certa a assertiva. D) A locuo verbal pode dizer foi intercalada pelo adjetivo que, como vimos, exerce a funo de predicativo do sujeito (orgulhoso). Para se certificar de que se trata mesmo de uma locuo verbal, veja que o verbo principal poderia estar sozinho na orao, sem prejuzo gramatical (apenas havendo alterao semntica): Feliz quem orgulhoso diz (= pode dizer).... E) Est correta a afirmao, como vimos no comentrio opo b. O discurso indireto o meio pelo qual o autor reproduz o discurso alheio, no como foi dito, mas com suas prprias palavras, usando uma orao subordinada. Isso se verifica na passagem quem pode dizer que nunca foi vadio. 14 C Para comear, vamos dividir o perodo: 1 orao E se hoje sou venturoso 2 orao Devo ao trabalho o 3 orao que sou. A primeira orao iniciada pela conjuno E, que a coordena com a orao anterior. A conjuno se inicia uma orao subordinada condicional. Ela, semanticamente, se repete na expresso que se segue: o que sou. Esta construo (o que sou) exerce a funo de objeto direto do verbo dever: Ele deve ISSO (= o que sou = SOU VENTUROSO) ao trabalho. Analise, agora, a segunda orao: Eu devo ao trabalho o (= aquilo, isso) O verbo dever tem dois complementos: objeto direto = o / objeto indireto = ao trabalho. A terceira orao vem restringir o alcance do pronome demonstrativo (objeto direto da orao anterior). Tem valor adjetivo e iniciada por um pronome relativo que. Feita a anlise sinttica, vamos s opes. a) Quantas vezes aparece o pronome eu (explcito ou subentendido)? TRS. E se hoje (EU) sou venturoso/ (EU) devo ao trabalho o que (EU) sou. b) No h registro de emprego de pronome pessoal oblquo na passagem. c) No segmento o que sou, h um pronome demonstrativo (o = aquilo) e um pronome relativo (que), que retoma esse antecedente, o demonstrativo (= aquilo que sou = sou aquilo). Est correta a afirmao. d) e e) H, no perodo, um predicado verbal, cujo ncleo o verbo dever (Devo ao trabalho o), e dois predicados nominais (Eu sou venturoso e que sou),

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 36 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


cujos ncleos so, respectivamente, venturoso e (cuidado agora!!!) o pronome relativo que. Nessa orao subordinada adjetiva, o pronome relativo, que substitui o pronome demonstrativo o (= aquilo), o elemento que efetivamente exerce a funo de predicativo do sujeito. 15 D ACORDO ORTOGRFICO: Agora, registra-se ideia, sem acento agudo. O vocbulo SE pode ser: - conjuno integrante inicia uma orao substantiva. Quero saber se voc est gostando da aula. = Quero saber ISSO. ORAO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA (complemento do verbo SABER). - conjuno adverbial - pode apresentar o valor condicional (Se ela dana, eu dano.). Como sabemos, o valor de uma conjuno adverbial s pode ser identificada na construo. - pronome pessoal oblquo, com valor reflexivo (Ela se cortou com a faca.) ou recproco (Os namorados se beijavam no cinema.) - parte integrante do verbo nesses casos, ainda que apresente uma ideia reflexiva, o verbo no existe sem o pronome (Ele se queixa muito da sogra. Muito se arrepende de ter casado.). No existem os verbos QUEIXAR e ARREPENDER; s QUEIXAR-SE e ARREPENDER-SE. Por isso, o pronome parte integrante do verbo. - partcula de realce (ou expletiva) nenhuma funo exerce na orao. Tem valor, apenas, de realce, podendo ser retirada sem prejuzo gramatical ou semntico para a orao. Ele se foi embora e levou meu corao. (= Ele foi embora). - partcula apassivadora presente nas construes de voz passiva sinttica (tambm chamada de voz passiva pronominal). Coisas bonitas se veem por aqui (= coisas bonitas so vistas). - ndice de indeterminao do sujeito presente nas construes de sujeito indeterminado, em que o verbo (transitivo indireto, intransitivo ou de ligao) fica na 3 pessoa do singular. Precisa-se de sossego por aqui. Nessa questo, devemos diferenciar os casos em que o pronome apassivador (verbo TD ou TDI + SE) ou indeterminador do sujeito. A) O verbo desfazer TRANSITIVO DIRETO (Ele desfez o contrato.). Como est acompanhado do SE, forma voz passiva, em que o sujeito o regime de segregao racial. B) O verbo solidificar tambm TD (Ele solidificou a relao com os clientes.). Est, portanto, em voz passiva = A viso foi solidificada solidificou-se a viso. C) O verbo justificar TD (Ele justificou sua resposta.). tambm um pronome apassivador (o direito era justificado = justificava-se o direito). D) Finalmente, um verbo que no TD. O verbo lutar, na construo, TRANSITIVO INDIRETO, regendo a preposio por. Assim, o pronome SE tem a funo de indeterminar o sujeito da ao verbal. E) O verbo respeitar TD, e o pronome SE partcula apassivadora (o sinal vermelho ser respeitado respeitar-se o sinal vermelho).

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 37 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


16 - D O pronome se : a) um pronome apassivador. Acentuar um verbo transitivo direto e h ideia passiva ... possvel que a tendncia positiva seja acentuada...; b) uma conjuno condicional se a queda do juro bsico se transferir... equivale a caso a queda do juro bsico se transfira...; c) um pronome apassivador. Transferir um verbo transitivo direto e h ideia passiva se a queda do juro bsico for transferida para o crdito ao consumo...; d) uma conjuno condicional (gabarito da questo) se os salrios reais continuarem... equivale a caso os salrios reais continuem...; e) pronome apassivador. Recuperar um verbo transitivo direto e h ideia passiva - se os salrios reais continuarem a ser recuperados... . No poderia ser um pronome reflexivo, pois o sujeito salrios paciente, sofre a ao e, dado o contexto, no poderia agir por conta prpria. 17 B Agora, veremos as classificaes do QUE: - conjuno integrante INICIA UMA ORAO SUBSTANTIVA Eu quero que tudo v pro inferno. Eu quero ISSO. A conjuno serve apenas para ligar termos ou oraes, no exerce funo sinttica nenhuma. - pronome relativo INICIA UMA ORAO ADJETIVA Eu quero o prmio a que tenho direito. Eu tenho direito ao prmio. Nesse caso, o pronome que substitui algum elemento mencionado anteriormente (no caso, a palavra prmio). Pode, assim, exercer qualquer das funes sintticas estudadas na aula sobre conectivos. - partcula de realce (ou expletiva) pode vir acompanhada do verbo ser, formando a expresso que. Como tambm j vimos, pode ser suprimida sem prejuzo gramatical para o perodo. Ns que deveramos reclamar (= Ns deveramos reclamar.). - conjuno adverbial (coordenativa ou subordinativa) pode apresentar diversas circunstncias (causal, consecutiva, comparativa, explicativa, concessiva, final, etc.), a depender do contexto em que seja empregada. - pronome interrogativo se vier no fim da orao (tnico), recebe um acento circunflexo (Voc tem fome de qu?). - substantivo - com acento circunflexo, equivale a algo Ele tem um qu de intelectual. - advrbio equivalente a quo, normalmente usado em interjeies: Que (= Quo) louco eu fui! - preposio acidental equivalente preposio de. Ele tem que entender isso (= tem de entender). - interjeio - (com acento circunflexo) Qu! No acredito nisso! So tantas que posso ter me esquecido de alguma. Aguardo sugestes pelo frum ou e-mail, caso isso tenha ocorrido.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 38 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Desgraa pouca bobagem!!! Sabe quantas acepes da palavra que (com e sem acento) so registradas pelo Aurlio: s quinze! Vamos analisar as ocorrncias do que no texto da questo. Para isso, teremos de ter em mente o seguinte: se estiver substituindo um antecedente, pronome relativo; se puder ser substitudo (junto com o restante da orao) pelo pronome ISSO, conjuno integrante. o impassvel gigante que os contemplava com desprezo substitui gigante (o gigante os contemplava com desprezo) = pronome relativo na funo de sujeito do verbo contemplar; imperturbvel a todos os golpes e a todos os tiros que lhe desfechavam no dorso substitui as palavras golpes e tiros (desfechavam golpes e tiros no dorso) = pronome relativo na funo de objeto direto do verbo desfechar; deixando sem um gemido que lhe abrissem as entranhas de granito CUIDADO!!! Esse que no substitui gemido. Quem d essa dica a forma verbal abrissem, que, por estar flexionada no plural, indica que no poderia ser um pronome relativo com antecedente no singular (gemido). Ele inicia uma orao. Faa a anlise a partir do contexto: o gigante deixava que lhe abrissem as entranhas de granito sem um gemido O gigante deixava ISSO sem um gemido. Melhor seria que a expresso sem um gemido estivesse isolada por vrgulas, por ser adverbial, mas essa pontuao facultativa, como veremos na prxima aula. Como inicia uma orao que exerce a funo sinttica de objeto direto (deixava que lhe abrissem as entranhas), esse que uma conjuno integrante.

Vamos s opes: a) ERRADA. A terceira ocorrncia uma conjuno integrante, enquanto que as outras duas so pronomes relativos. b) CERTA. Como vimos, o pronome relativo (primeira ocorrncia) exerce a funo de sujeito do verbo contemplar. c) ERRADA. No poderamos retirar esse que, pois ele um pronome relativo que retoma os substantivos golpes e tiros. d) ERRADA. Essa foi capciosa. O que, por ser uma conjuno integrante, no exerce funo sinttica nenhuma. Serve apenas como conectivo. Quem exerce a funo sinttica do verbo deixar toda a orao iniciada pela conjuno (que lhe abrissem as entranhas de granito). Maldade, hem? e) Somente na ltima ocorrncia, o que uma conjuno integrante. 18 ITEM CERTO Nunca deixe de verificar a passagem do texto a que se refere o examinador: - linha 3: ...no necessariamente sustentada por convenes sociais,... O adjetivo sociais est junto ao substantivo convenes especificando seu alcance. Assim, exerce a funo sinttica de ADJUNTO ADNOMINAL. - linha 13: ...que deveriam sofrer severa punio.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 39 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Do mesmo modo que o caso acima, o adjetivo SEVERA vem qualificar a punio (substantivo), exercendo a funo sinttica de ADJUNTO ADNOMINAL. Portanto, est correta a afirmao de estarem os dois termos no exerccio da mesma funo sinttica. 19 ACORDO ORTOGRFICO: Agora, registra-se subsequentes, sem trema. O vocbulo bem-sucedidas continua com hfen. a) ITEM ERRADO O complemento verbal da locuo vem perseguindo apresenta-se sob a forma oracional: combater a pobreza estrutural e promover a incluso social. So dois complementos: COMBATER A POBREZA e PROMOVER A INCLUSO SOCIAL. Perceba que a orao aps ampliar a oferta de vagas no ensino fundamental no vem a ser um complemento verbal, mas a indicao de um momento em que os fatos acima sero (ou deveriam ser) realizados. Possui, portanto, valor adverbial. b) ITEM ERRADO O sujeito da construo de linhas 7 a 12 o Programa Nacional do Bolsa Escola. 20 E Essas duas ltimas questes do material foram extradas do concurso mais recente realizado pela FUNRIO e tratam do assunto da aula de hoje. Podemos formar sujeito indeterminado de duas maneiras: (1) verbo na terceira pessoa do plural, qualquer que seja a transitividade do verbo; ou (2) verbo na terceira pessoa do singular, com o pronome se (ndice de indeterminao do sujeito), desde que o verbo no tenha complemento direto (pois, nesse caso, formase voz passiva, e no sujeito indeterminado). Como o verbo DIZER transitivo direto, optou-se pelo emprego de sua forma no plural. O conceito de sujeito indeterminado foi muito bem apresentado na opo: usa-se quando no se pode ou no se quer indicar qual seria o agente da ao verbal. 21 - B Nessa opo, o sujeito se apresenta depois do verbo (sujeito posposto), mas esse termo pode ser identificado a partir do contexto: Josu Montello quem conta alguma coisa. Vejamos as demais opes: a) Temos um caso de orao sem sujeito, em que o verbo HAVER impessoal. Assim, o sintagma dvida exerce a funo de complemento verbal (objeto direto). c) O verbo FALAR apresenta-se na transitividade indireta (falar em alguma coisa). Como vimos na questo anterior, na terceira pessoa do singular e acompanhado do

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 40 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


pronome se, o verbo forma um sujeito indeterminado. Assim, o Governo da Repblica exerce, na verdade, a funo de complemento do verbo INSTALAR, apresentado na forma impessoal (sem sujeito). d) O pronome demonstrativo o no poderia ser sujeito da construo, uma vez que essa funo exercida por O Senado da Repblica e os meios acadmicos. Esse pronome exerce, sim, a funo de complemento verbal (objeto direto), em emprego vicrio, ou seja, em substituio a uma ideia apresentada anteriormente. A estrutura em anlise : Foi mesmo assim, s que seu nome nunca restou esquecido em Braslia. O Senado da Repblica e os meios acadmicos nunca o permitiram. Feita a devida troca, teramos que Senado da Repblica e os meios acadmicos nunca permitiriam que seu nome nunca restasse esquecido em Braslia. 22 B Vamos analisar todas as opes. a) O sujeito da construo Emma e Charles, e no apenas Emma. b) Est correta a afirmao, uma vez que o verbo se apresenta como transitivo indireto. c) O valor da estrutura Desde muito antes de seu casamento temporal, indicando momento. d) O segmento com franqueza tem valor adverbial de modo, e sua funo sinttica no complemento nominal, mas adjunto adverbial. e) A orao que poderiam dividi-los tem valor restritivo em relao palavra divergncias, tanto assim que no se encontra separada de seu antecedente por vrgulas, como o faz uma orao adjetiva explicativa. , portanto, uma orao subordinada adjetiva restritiva. 23 D Analisaremos todos os itens. 1. O valor do conectivo mas de oposio, uma vez que indica ideias contrrias: qualidade admirvel x quase ps a perder.... ITEM CERTO 2. A orao que se tornaria a ideia mais influente... tem incio por um pronome relativo, que retoma o antecedente aquela, o qual semanticamente se liga palavra ideia. , pois, uma orao subordinada adjetiva. Assim, no procede a afirmao de que tal orao atua como complemento nominal, funo sinttica de valor substantivo. ITEM ERRADO 3. O pronome ela atua como elemento coesivo para retomar a expresso lealdade conjugal em A lealdade conjugal uma qualidade admirvel, alm de algo rara. Mas, em um caso, ao menos, ela [= lealdade conjugal] quase ps a perder.... Tambm est correta a afirmao de que aquela expresso atua como sujeito da orao principal. ITEM CERTO 4. A expresso a teoria da evoluo formulada por Charles Darwin vem explicar qual seria a ideia mais influente do pensamento cientfico nos dois ltimos sculos. Exerce, portanto, a funo sinttica de aposto explicativo. ITEM CERTO

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 41 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Esto corretas, portanto, as afirmaes dos itens 1, 3 e 4. 24 - C Vamos examinar a funo sinttica dos elementos destacados do texto. a) Em Para ocupar as horas vagas, o termo em destaque exerce a funo sinttica de objeto direto, termo que se liga ao verbo sem preposio obrigatria e indica o ser para o qual se dirige a ao verbal. b) Em Como sempre tive muito interesse..., o termo em destaque exerce a funo de objeto direto do verbo TER. c) Na passagem ... no qual se misturam ritmos afros e ibricos..., o candidato deveria observar que o verbo MISTURAR (transitivo direto) est acompanhado do pronome se, formando construo de voz passiva. Assim, o que seria, na voz ativa, o objeto direto, naquela construo exerce a funo sinttica de sujeito. Est aqui a resposta. Esse o nico item cujo termo exerce funo diferente dos demais. d) Em Sem saber ainda direito como vai sobreviver, o complemento verbal de SABER veio sob a forma de uma orao (como vai sobreviver). Aplicando a tcnica do ISSO, vemos que um dos casos de orao subordinada substantiva objetiva direta iniciada por um advrbio (e no por uma conjuno integrante): Sem saber direito ISSO. Ainda que de forma oracional, o trecho em destaque exerce a funo de objeto direto. e) No trecho as reservas que acumulei em Nova York esto indo embora, o pronome relativo retoma o substantivo reservas. Substituindo pronome pelo nome, teramos: acumulei reservas em Nova York. Vemos, pois, que o pronome relativo (que substitui o antecedente na orao adjetiva) exerce a funo sinttica de objeto direto. 25 - B Na primeira ocorrncia (... transformasse Paraispolis...), o substantivo exerce a funo de objeto direto. J ficamos entre duas opes: B e D (50% de chances de acertar a questo). A segunda indicao ... colgio Miguel de Cervantes, criado por espanhis, na vizinha Paraispolis exerce na construo a funo sinttica de adjunto adverbial, termo de natureza acessria que serve indicar alguma circunstncia, no caso, a de local. Por fim, a expresso dar oficinas de fotografia a jovens e crianas de Paraispolis, dada sua natureza adjetiva, por isso exerce a funo de adjunto adnominal. A resposta , portanto, objeto direto - adjunto adverbial - adjunto adnominal.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Por hoje s. Grande abrao e bons estudos.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 42 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


GABARITO 1C 2B 3D 4C 5B 6D 7E 8D 9B 10 C 11 C 12 ITEM CERTO 13 A 14 C 15 D 16 D 17 B 18 ITEM CERTO 19 20 E 21 B 22 B 23 D 24 C 25 B a) ITEM ERRADO b) ITEM ERRADO

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 11

- 43 -

You might also like