You are on page 1of 2

MEDIDAS, EXATIDO E PRECISO. Os nmeros podem ser exatos ou aproximados. N m e r o s e x a t o s so aqueles com nenhuma incerteza.

. Por exemplo: o nmero de jogadores de um time de basquetebol (exatamente 5), ou ainda o nmero de esquinas existentes em um cruzamento de duas ruas(exatamente 4). Em cincia e na vida diria, a maioria dos nmeros encontrados no so exatos. N m e r o s a p r o x i m a d o s so mais comuns, resultam de medidas diretas ou indiretas e apresentam algum grau de incerteza. Dois so os termos que descrevem a confiana de uma medida numrica: a exatido e a preciso. A e x a t i d o relativa ao verdadeiro valor da quantidade medida e a p r e c i s o relativa reprodutibilidade do nmero medido. Por exemplo, imagine um lpis de exatamente 22 centmetros. O comprimento do lpis medido com um dispositivo que permite aproximaes de 0,01 cm. Seis medidas foram realizadas separadamente, e o valor mdio foi calculado. Os valores medidos so: 20,14 cm. 20,17 cm20, 12 cm20, 16 cm20, 15 cm20, 12 cm. Mdia = 20,14 cm Embora estes nmeros oscilem em torno da mdia, nenhuma medida est prxima do verdadeiro valor do comprimento do lpis (22 cm). Como a reprodutibilidade do comprimento medido (20,14 cm) boa (nenhuma medida difere por mais de 0,03 cm do valor mdio), sua preciso considerada alta. Mas os nmeros individuais (e sua mdia) no esto prximos do verdadeiro comprimento do lpis, e, portanto a exatido do resultado considerada baixa.

Famlia I A: metais alcalinos Famlia II A: metais alcalino-terrosos Famlia III A: famlia do Boro Famlia IV A: famlia do Carbono Famlia V A: famlia do Nitrognio Famlia VI A: Calcognios Famlia VII A: Halognios Famlia 0: Gases Nobres Energia de Ionizao A ionizao um processo de formao de um on positivo pela remoo de um ou mais eltrons. Ento, a energia de ionizao pode ser definida como a energia mnima necessria para remover o primeiro eltron de um tomo, em estado fundamental. (O termo fundamental expressa neste caso o estado gasoso, uma vez que o tomo est livre de influncias de tomos vizinhos; est isolado.) Ento, a energia de ionizao a energia necessria para provocar o seguinte processo: X(g) X+(g) + 1 eltron

Thomson
Aps a descoberta do eltron, estava claro que o tomo possua uma estrutura. Em 1904, Thomson sugere o modelo do pudim de ameixas para o tomo, que consistia na maneira mais simples de explicar os raios catdicos e os processos de eletrizao e ionizao da matria. De acordo com o modelo, o tomo seria constitudo de eltrons que girariam em crculos imersos em uma bolha esfrica de uma substncia carregada positivamente. A estabilidade do tomo era garantida pelas leis da mecnica e do eletromagnetismo. Modelo atmico de Rutherford Radioatividade A radioatividade, que foi descoberta em 1896 pelo cientista francs Antoine Henri Becquerel (1852 1908), consiste na emisso de partculas ou/radiao eletromagntica por certos materiais chamados radioativos. Alm dele, o casal Pierre Curie (1859 1906) e Marie Curie (1867 1934), alm de Rutherford, foram grandes estudiosos da radioatividade.

You might also like