You are on page 1of 2

Perguntas Frequentes sobre Energia Elica

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. O que a energia elica? Como medida a energia dos ventos? A velocidade do vento no Brasil permite a utilizao da energia elica? A disponibilidade de energia elica constante ao longo do ano? Como varia a disponibilidade de energia elica com a altura em relao superfcie da terra? Este tipo de tecnologia nova? Como funciona uma mquina elica? Existem muitos tipos de mquinas elicas? Qual a diferena de turbinas de eixo horizontal e vertical? Quais so os componentes de uma turbina elica para gerao de energia eltrica? O que so aerogeradores? Como o comportamento de um aerogerador uma em funo da velocidade do vento? Como saber quanta energia eltrica ser gerada em determinado local? Qual a velocidade mdia mnima do vento que permite a utilizao de mquinas elicas? Quem fabrica turbinas elicas para gerao de energia eltrica? Existe fabricao nacional de turbinas elicas? possvel instalar turbinas elicas em centros urbanos? Quais so as aplicaes dos sistemas elicos para gerao de energia eltrica? economicamente vivel a utilizao de energia elica para estas aplicaes? Alm da turbina elica, quais os demais componentes de um sistema elico autnomo para gerao de energia?

Os equipamentos que compem um sistema elico autnomo para gerao de energia eltrica so: Turbina elica j descrita, a partir da energia cintica dos ventos, funciona como gerador de energia eltrica; Banco de baterias - composto por uma ou mais baterias, normalmente, baterias Chumbo-cido 12V seladas; funciona como elemento armazenador de energia eltrica para uso durante os perodos de calmaria, quando no h disponibilidade de vento; Controlador de carga dispositivo eletrnico que protege as baterias contra sobrecarga ou descarga excessiva; Inversor dispositivo eletrnico que converte a energia eltrica em corrente contnua (CC) para corrente alternada (CA), de forma a permitir a utilizao de eletrodomsticos convencionais. Alguns sistemas pequenos no empregam inversores e utilizam cargas (luminrias, TV) alimentadas diretamente por corrente contnua (CC). Aqui se considera que a turbina elica j produz energia em um nvel de tenso CC compatvel com o do banco de baterias; caso contrrio ainda necessrios outros dispositivos para efetuar a converso.
[ Ocultar ]

21. 22. 23. 24. 25. 26. 27.

Como as turbinas elicas de grande porte so conectadas rede eltrica convencional? Como so os sistemas elicos para bombeamento de gua? Quais so os impactos ambientais da utilizao de energia elica? Qual a durabilidade dos sistemas elicos autnomos e quais suas necessidades de manuteno? O que se deve levar em considerao em um estudo de viabilidade de um projeto elico? O custo de manuteno de turbinas elicas? Qual a definio de parque elico?
1/2

www.pucrs.br/ce-eolica/faq.php?q=20#20

28. Quais razes de instalao de parques elicos martimos? 29. O que levado em considerao para a instalao de parques elicos martimos em relao a fundies? 30. Como feita a unio das torres com seus alicerces?
Material elaborado por: Pedro Henrique Jochims Rossi (Engenharia de Controle e Automao PUCRS) e Cssia Pederiva de Oliveira (Engenharia Mecnica PUCRS) sob superviso de: Prof. Jorge Villar Al

www.pucrs.br/ce-eolica/faq.php?q=20#20

2/2

You might also like