You are on page 1of 3

GNEROS LITERRIOS

Quanto forma, a literatura se manifesta em prosa e verso. J quanto estrutura e ao contedo, os textos so enquadrados em gneros. E sobre o estudo dos gneros literrios que aqui nos debruamos. A primeira tentativa de organizar a produo literria de acordo com as caractersticas das obras foi feita por Aristteles na Antiguidade Clssica. A diviso aristotlica baseou-se em dois critrios: o contedo e a forma assumida. No Renascimento, a grande valorizao da poesia lrica consolidou o estabelecimento de trs categorias ou gneros literrios: o lrico, o pico e o dramtico. Essa classificao continua sendo usada em nossos dias.

Gnero Lrico Tem sua origem na poesia lrica, que era cantada e acompanhada de instrumentos musicais. A prpria palavra lrica, ligada a lira (nome de um instrumento de cordas), evidencia essa relao. No texto lrico predomina a expresso de sentimentos ntimos, atravs da seleo de elementos da lngua brota um eu, que no deve ser confundido com a pessoa fsica do poeta, sendo na realidade, um componente do prprio texto e, ao qual denominamos de eu-lrico ou sujeito lrico. A poesia lrica tem mantido a preocupao com a qualidade sonora das palavras, organizada em sucesses rtmicas e melodiosas, talvez sua principal caracterstica. A lrica atual, sem deixar de ser a forma literria em que o eu-lrico manifesta sua subjetividade e deixa fluir seu sentimentalismo, tem incorporado temas filosficos e preocupaes de cunho social. A lrica trs em si uma preocupao com a prpria atividade potica. Alm de poesia sentimental, a lrica uma poesia reflexiva, pois tambm est voltada para a realidade cotidiana e para o fazer potico. Formas poticas fixas Soneto provm do italiano sonetto pequeno som. um poema construdo por catorze versos; na poesia em lngua portuguesa, esses versos esto geralmente distribudos em dois quartetos (estrofes de quatro versos) e dois tercetos ( estrofes de trs versos). Vrios

esquemas de rimas foram praticados ao longo do desenvolvimento da literatura. Cano usada para designar vrios tipos de composies lricas, evidenciando a relao entre poesia e msica. um texto de temtica amorosa, formado por estrofes de nmero regular de versos e encerrado por uma estrofe menor, o ofertrio, em que o poeta dedica o poema amada ou condensa o contedo das estrofes anteriores. Gnero pico Constitudo de textos longos que narram a histria de um povo ou nao. Nos textos que pertencem ao gnero pico h a presena de um narrador que conta uma histria que envolve terceiros, sendo estas obras menos subjetivas.Os poemas picos chama-se epopeias. Ex: os livros Os Lusadas, de Lus de Cames; Caramuru, de Santa Rita Duro; O Uruguai, de Baslio da Gama O gnero narrativo, caracterizado por se apresentar em prosa, uma variante moderna do gnero pico. Ex: Romances, contos, fbulas, crnicas etc. Gnero Dramtico Tem a ao como principal caracterstica. O gnero dramtico s se complementa com a atuao de atores no espetculo teatral. As principais manifestaes dramticas so: TRAGDIA - usa uma linguagem rebuscada e apresenta personagens da aristocracia que, vitimados pelo destino caem em desgraa. Provoca a reflexo sobre o sentido da existncia humana. COMDIA - uma stira de comportamentos individuais e coletivos com o intuito moralizante. DRAMA uma fuso entre tragdia e comdia, apresentando aes hericas ao lado de atitudes risveis.

You might also like