You are on page 1of 105

Captulo I_

_______________

INTRODUO

CAPITULO I INTRODUO
Com as evolues constantes de que somos alvo, a cada dia na nossa sociedade, o que hoje tido como aceitvel, amanha ser com certeza ultrapassado. O mesmo se passa com o treino, que a cada dia fica mais sofisticado, surgindo novas formas e novas metodologias, isto devido a cada dia haver mais e melhores especialistas nas cincias do desporto.

Para Barbanti (2001), o treino um conceito muito mais complexo do que as pessoas imaginam. Para ele, o treino deve ser planeado, organizado e conduzido por pessoas especialistas e competentes, pois uma actividade sistemtica, de longa durao, progressiva, persistente, que visa modelar funes fisiolgicas e psicolgicas de pessoas, ou grupos de pessoas.

Para que o treino seja planeado, organizado e conduzido com eficcia, necessrio os treinadores, preparadores fsicos e professores, conhecerem a modalidade de uma forma exaustiva, necessrio conhecer-se o atleta, ou o grupo de atletas com que vamos trabalhar. Segundo Bastos (2005), identificar as caractersticas do atleta mais do que observar a conduta motora da modalidade, conhecer em mincia a modalidade, possibilitando orientar medidas directas e indirectas sobre a preparao fsica, tcnica e tctica do atleta, e futuramente na seleco e na deteco de talentos da modalidade. Fernandes Filho (1999) acrescenta ainda que configurar o perfil de um grupo, no qual se pretende intervir, pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso, na programao da estratgia do treino desportivo.

A expresso mxima da actividade fsica a competio praticada por atletas de alto rendimento. Bojikian (2003) defende que os profissionais de Educao Fsica, associados a outros especialistas, pem nesse segmento de actuao, todos os seus conhecimentos na busca da excelncia da execuo tcnica e da superao da performance, pois da mxima performance e dos resultados que vive o desporto de alto rendimento.

Captulo I_

_______________

INTRODUO

Posto isto, cria-se portanto, o pressuposto e a exigncia de se conhecer a modalidade e a elaborao de um perfil dos atletas a trabalhar. Como tal, este estudo tem como objectivo geral, caracterizar o perfil somatotpico e/ou das capacidades fsicas bsicas de uma equipa da modalidade seleccionada. Este trabalho poder servir de instrumento de trabalho para os treinadores da modalidade, que assim tm mais uma ferramenta para ser utilizada na monitorizao e controlo do treino desportivo.

Sendo o futebol a modalidade que mais evoluiu e que mais importncia adquiriu na actual sociedade por conseguir mobilizar mais massa humana a nvel mundial, reclama a todos os agentes que nele gravitam, uma cada vez maior responsabilidade e competncia, considerando as respectivas esferas de interveno (Garganta, 2001).

Este autor (1997), diz tambm que os comportamentos manifestados pelos futebolistas durante o jogo traduzem, em grande parte, o resultado das adaptaes provocadas pelo processo de treino. Por sua vez, este processo depende da anlise e da recolha de informaes provenientes do jogo. Com base nestas informaes, diversos investigadores tm procurado traar o perfil energtico-funcional reclamado pelo jogo de futebol, nas mltiplas solicitaes que este impe aos jogadores.

Ao longo dos tempos diversos caminhos tm sido traados. No entanto, de acordo com a literatura, os mais explorados so a caracterizao dos indicadores externos, como distncia percorrida, durao, tipo e intensidade de deslocamentos produzidos, frequncias e a caracterizao de indicadores internos, como frequncia cardaca, consumo mximo de oxignio (VO2mx) e lactatmia. Mais tarde, investigadores comearam a alargar as linhas de investigao, passando para a anlise do tempo-movimento, atravs da qual se procura identificar o nmero, o tipo e a frequncia das aces realizadas pelos jogadores durante todo o jogo de futebol (Reilly & Thomas, 1976; Withers et al., 1982; Bangsbo et al., 1991; Rebelo, 1993).

Captulo I_

_______________

INTRODUO

Tendo em considerao todos estes parmetros, torna-se necessrio realizar uma reviso dos principais conceitos e das principais caractersticas relacionadas com o estudo, pesquisando as linhas investigadoras dos autores que se debruam para a especificidade da modalidade. Posteriormente, passaremos a descrever a metodologia utilizada, os protocolos dos testes e dos procedimentos necessrios para a recolha dos dados. A apresentao e discusso dos resultados ser o captulo seguinte que ter como complemento as concluses e recomendaes que achamos pertinentes referenciar. Por ltimo sero apontadas as referncias bibliogrficas consultadas para a elaborao deste estudo.

Pertinncia do estudo O futebol no uma cincia, mas a cincia pode melhorar o nvel do futebol (Bangsbo, 1998). De facto, nos dias que correm cada vez mais importante que os processos de treino tenham uma base cientfica sustentada a fim de promoverem uma melhoria nas performances desportivas dos atletas.

No possvel elevar os nveis de performances sem o recurso avaliao cientfica do controlo de treino. Como tal, utilizao de testes permite a medio dos factores fundamentais que especificamente determinam a prestao. A recolha de dados com rigor, vai permitir uma conduo de treino mais orientada e precisa, levando ao desenvolvimento de estratgias de treino apropriada compensao e correco de eventuais pontos fracos e lacunas de preparao (Pereira & Alves, 1999). Uma boa avaliao muito importante, pois quanto mais informaes houver, melhor ser a prescrio do seu treino fsico (Fernandes Filho, 2003).

Neste contexto, achamos pertinente investigar os parmetros fisiolgicos relacionados com as vias aerbia e anaerbia que esto na base do controlo e monitorizao do treino de futebol. Pretendemos estudar estes parmetros no mbito laboratorial e no prprio terreno. Ser tambm um objectivo do estudo relacionar os dados obtidos na amostra (equipa de futebol) com estudos realizados por outros autores e aferir alguns conceitos que podem estar na base da prescrio de treino aerbio e anaerbio no seio desta modalidade desportiva. Temos como grande objectivo ser teis comunidade cientfica em geral e ao futebol em particular.

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

CAPITULO II REVISO DE LITERATURA


1- CARACTERIZAO DA MODALIDADE.

1.1- Consideraes iniciais

No futebol, desporto que ao longo da sua histria tem assistido a uma grande evoluo, a exigncia s equipas de um alto nvel de performance constante cada vez mais determinante para o seu desenvolvimento e, como consequncia, crescente a necessidade de e o interesse em estudos de carcter mais cientfico sobre da modalidade.

Apesar de, por um lado, muitos treinadores continuarem a utilizar mtodos conservadores nos seus treinos, e, por outro, o futebol ser considerado por muitos um desporto no qual a sorte ou o aproveitamento das oportunidades so determinantes para o resultado dos jogos, esta subjectividade inerente vivncia e anlise do futebol, tem sido, como constata Cunha et al. (2001), gradualmente modificada por interpretaes fundamentadas cientificamente. Santos (1999) partilha da mesma opinio ao afirmar que esta modalidade, devido s caractersticas particulares, entre as quais se destaca a aleatoriedade, permite o confronto entre equipas de diferentes escales competitivos, onde a percentagem de resultados positivos das equipas de menor nvel superior verificada noutras modalidades, o que talvez se explique pelo facto das diferenas nas metodologias de treino entre as vrias equipas dos diversos escales competitivos serem cada vez menos ntidas. Tendo em conta as suas caractersticas, o futebol uma das modalidades desportivas cujo tipo de esforo fsico requerido aos seus praticantes dos mais difceis de caracterizar. O mesmo no acontece, por exemplo, no atletismo; numa prova de 100 metros velocidade ou numa maratona fcil definir o tipo de esforo anaerbio e aerbio, respectivamente. Apesar do futebol apresentar caractersticas particulares para cada momento, o aspecto mais comum e importante desta modalidade a necessidade do trabalho, na sua grande maioria, ser feito em equipa. Este trabalho contempla as habilidades

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

individuais como os passes, remates, conduo e controlo de bola, fintas e dribles, cabeadas, intercepes, etc.. A actividade fsica no futebol intermitente, com mudanas regulares de intensidade. Durante um jogo de futebol, a actividade fsica de um jogador varia de uma sequncia de sprints a uma recuperao com o jogador muitas das vezes a caminhar ou mesmo parado (Sequeira (2002), Balikian et al. (2002)). Estes ciclos de repouso e actividade so muito imprevisveis, pois resultam de uma combinao de factores como a dinmica de jogo, a velocidade de execuo, a extenso do terreno de jogo que exige dos jogadores uma grande mobilidade e rapidez de forma a cobrirem espaos, criarem linhas de passe e cooperarem com os companheiros tanto na defesa como no ataque, a espontaneidade do jogador, a condio fsica do mesmo, entre outros. A conjugao de todos estes factores tem, de acordo com Barbanti (2004), consequncias fisiolgicas que se reflectem no nvel e no tipo de preparao fsica necessria para o jogo. Isto , os nveis de preparao fisiolgica dependem das exigncias do trabalho fsico executado no jogo, que variam de acordo com o tipo de competio. Este autor defende ainda que as posies especficas tambm podem exigir atributos fisiolgicos diferenciados. Prova disso so os perfis antropomtricos e fisiolgicos dos jogadores de diferentes posies. Sequeira (2002) observa que hoje em dia os modelos de jogo e os seus sistemas tcticos exigem cada vez mais capacidades dos atletas; capacidades essas, necessrias para responder com eficcia a todas a vissitudes inerentes ao jogo, como constantes mudanas de intensidade de deslocamentos que se verificam em todos os momentos do mesmo. Por sua vez, Balikian et al. (2002) defende que o grau do desenvolvimento das capacidades fsicas no futebol o factor determinante do nvel desportivo do jogador. Por este motivo, estas aptides tambm devem ser trabalhadas do campo de jogo. Sequeira (2002) corrobora esta opinio concluindo que a direco do processo de treino jamais poder resultar do empirismo ou de improvisao, sendo cada vez mais exigido ao treinador dominar os factores inerentes complexa estrutura da formao desportiva. No mesmo domnio de argumentao est o trabalho de Barbanti (2001) que salienta que um melhor entendimento e conhecimento correcto das exigncias fsicas que ocorrem durante um jogo de futebol ajudar os treinadores e preparadores fsicos 5

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

a adquirir uma viso mais racional para a organizao dos seus planos de treino, de forma a torn-los mais eficazes, mais econmicos e menos subjectivos. Um outro aspecto importante para a criao do que se poderia chamar uma tipologia de treino/jogo abordado por Santos (1992) o factor criatividade e multiplicidade expressiva. Santos (1992) refere que o respeito pela multiplicidade expressiva do homem no futebol permitir a criao de um modelo de jogo desenvolvido e sem carncias gritantes. Por via das exigncias analticas cada vez mais importante separar o sujeito actuante (motor), do sujeito sentimento (afectivo) e do sujeito pensante (cognitivo), mas no se poder perder de vista a indissociabilidade de todas as vertentes que caracterizam o homem em situao, o homem como unidade e na sua diversidade.

1.2- Caracterizao da actividade fsica do futebolista

Existem na literatura vrios estudos que se baseiam nos movimentos realizados no futebol para avaliar, indirectamente, as exigncias fsicas dos jogadores. Assim, a distncia total percorrida num jogo considerada uma medida da produo de trabalho mecnico, o qual indirectamente relacionado ao gasto de energia (Reilly & Thomas, 1976). Balikian et al. (2002) refere que o deslocamento dos jogadores durante as partidas determinado principalmente pelas posies tcticas exercidas; alm disso, o nvel do campeonato exerce influncia na distncia total percorrida durante o jogo. Isto remete-nos seguinte concluso: a solicitao metablica a que cada jogador sujeito depende da funo tctica exercida na equipa. Isto comprovado pelo estudo realizado por Balikian et al. (2002), no qual se conclui que jogadores de futebol com diferentes funes tcticas apresentam diferentes nveis de condio aerbia, possivelmente devido s diversas sobrecargas metablicas impostas durante o jogo e os treinos.

Devido s constantes evolues e ao permanente aumento de exigncia na performance das equipas, o principal problema que se coloca quando se quer planificar e programar um treino, com o objectivo de melhorar o desempenho individual dos atletas nas aces aerbias e anaerbias dentro do campo segundo a 6

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

sua funo, saber identificar quais as caractersticas tipolgicas de cada jogador e quanto ele pode produzir nas aces cclicas e acclicas, nas aces de andar e correr (resistncia aerbia) e nas aces de acelerao, sprints, saltos, travagens bruscas, mudanas de direco, etc. (resistncia anaerbia). A necessidade do conhecimento individual de cada atleta justifica-se pelo facto de se poder aplicar um treino adequado e individualizado.

Num estudo realizado com futebolistas juniores do campeonato nacional, Guias et al. (2004) mostram que, por jogo e por equipa, se realizam cerca 200 deslocamentos sem bola e cerca de 40 com bola. Em jogos disputados entre equipas de elite, realizam-se cerca de 950 aces com bola, entre as quais 350 passes de primeira e 150 passes de dois toques, ambos em deslocamentos (Sheplard, 1990). Luhtanem (1990) refere ainda que equipas de sucesso desportivo realizam, em mdia, 16 a 30 ataques e 7 a 10 remates direccionados baliza. Dos vrios sistemas energticos que sustentam as aces de jogo, vrios autores afirmam que o metabolismo aerbio que constitui o suporte fundamental para uma partida de futebol. De acordo com Reilly (1996, 1997, 1999), a intensidade de exerccio durante o jogo pode ser determinada pela distncia percorrida. Este autor mostra valores entre 8 e 12 km; Bangsbo (1998) 11 km. O valor apresentado por Bangsbo (1998) corroborado por Santos (2001) que situa a distncia mdia total percorrida pelos jogadores durante uma partida de 90 minutos situa-se em torno dos 11 km, o que tambm refora a ideia de que um futebolista de topo deve possuir uma boa preparao aerbia. Ao contrrio dos autores supracitados, Leal (2005), citando Gmez (1991), analisa diacronicamente a distncia mdia percorrida por jogo por jogadores da Primeira Diviso e afirma que mesma tem aumentado de 3-5km (nos anos 60) para 10 12 km (nos anos 70). Porm, estudos realizados nos anos 90 no indicam um aumento da distncia percorrida. No entanto, possvel que com as regras que se aplicaram desde o Campeonato do Mundo de 1998 (aumento do tempo de desconto) a distncia mdia percorrida no jogo de futebol aumente. De referir ainda que o tempo real mdio de jogo durante o Campeonato do Mundo de 1998 (58 minutos) foi significativamente superior ao da Liga Espanhola daquele ano (46 minutos).

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

A Tabela 1 apresenta dados publicados sobre a distncia percorrida pelos jogadores durante o jogo.
Tabela 1 Distncias (em Km) percorridas por futebolistas durante o jogo: Autor Winterbotton (1959) * Agneik (1970) ** Knowles & Brooke (1974) * Whitehead (1975) * ** Reilly & Thomas (1976) Witthers et al. (1982) * Ekblom (1986) Bangsbo et al. (1991) Rebelo (1993) Strodwick & Reilly (2001) Helgerud et al. (2001) Bangsbo (2002) *** Caixinha et al. (2004) * citado por Barbanti (2001) ** citado por Ekblom (1986) *** citado por Martin (2002) Campeonato Nacional Jnior 1 Diviso Portuguesa 1 Liga Inglesa Profissionais Australianos 2 Diviso Alem Equipa 1 Diviso Inglesa 1 Diviso Sueca 1 Diviso Inglesa 1 Diviso Inglesa Distncia (km) Mdia (mx mn) 3,5 (1,6 5,5) 10,2 5,3 13,5 8,7 (7,1 10,9) 11,5 9,8 10,8 (9,49 12,93) 9,6 (7,87 11,50) 11,3 11 9 11 14

Atravs da anlise da Tabela 1, podemos constatar que a distncia total percorrida pelos jogadores de topo durante uma partida de Futebol varia de 8 km a 14 km. De referir que o guarda-redes, devido em parte s suas caractersticas tcticas, percorre aproximadamente 4 Km por jogo. (Whitehead, 1975; Reilly & Thomas, 1976; Whiters et al., 1982; Ekblom, 1986; Bangsbo, 1992; Rebelo e Soares, 1996). A variao de valores auferidos por vrios estudos de diversos autores pode ter como causas a utilizao de metodologias distintas de observao (Ekblom, 1986; Bangsbo, 1993; Caixinha et al., 2004), o nvel competitivo das provas que as equipas se inserem (Ekblom, 1986; Bangsbo, 1993; Caixinha et al., 2004), as caractersticas tcticas das equipas observadas (Ekblom, 1986; Caixinha et al., 2004), as capacidades fsicas dos jogadores (Caixinha et al., 2004) e os diferentes momentos da poca desportiva em que so feitas as observaes (Caixinha et al., 2004).

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

Quando se comparam as distncias percorridas pelos jogadores durante um jogo em funo do estatuto posicional, o tempo de jogo e o estilo do mesmo, estas tendem a variar. Os jogadores que actuam no meio campo apresentam normalmente valores superiores, como se pode constatar na tabela seguinte:
Tabela 2 Distncia percorrida por futebolistas durante o jogo de acordo com o estatuto posicional (km). Autor Reilly & Thomas (1976) Ekblom (1986) Bangsbo et al. (1991) Defesa 8,2 9,6 10,1 Mdios 9,8 10,6 10,4 Avanados 8,4 10,1 10,5

Cazola e Farhi (1998) verificaram valores da distncia total percorrida por defesas laterais e por mdios centrais que foram de 8,1 e 9km, respectivamente, enquanto que os atacantes percorreram 7,8 km e os defesas centrais 7,7 km. J Rebelo (1993) comparou a distncia percorrida pelos defesas laterais com a distncia percorrida pelos mdios ala, registando 9,1 e 10km, respectivamente. Strudwick e Reilly (2001), no seu estudo, categorizaram os defesas em defesas centrais e laterais, obtendo valores de 10,7 e 11,4km, respectivamente. Quanto aos mdios, registaram distncias na ordem dos 12km.

Outros estudos mostram que os mdios centro e os defesas laterais percorrem distncias superiores s alcanadas pelos avanados e os defesas centrais. Uma das justificaes para este fenmeno prende-se com o facto de os mdios centro e os defesas laterais possurem superiores aptides fsicas, o que lhes permite realizar mais trabalho durante o jogo. (Reilly & Thomas, 1976; Withers et al., 1982; Bangsbo et al., 1991; Rebelo, 1993; Reilly et al., 2000; Barbanti, 2001). Esta diferena de rendimento dos defesas centrais e avanados em comparao com os defesas laterais e mdios centro foi, tambm, verificada durante a realizao de um conjunto de testes para a avaliao da resistncia (Reilly, 1994a; Oliveira, 2000). Com a tendncia cada vez maior para o alargamento do espao de aco de cada uma das posies especificas dos jogadores, so os jogadores que actuam no meio campo, ou seja os centro campistas, que percorrem maiores distncias a intensidades moderadas

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

(Reilly, 1990) e os defesas, aqueles que realizam um maior nmero de sprints (Bangsbo, 1993).

Ekblom (1986), Bangsbo et al. (1991) tm observado variaes intraindividuais entre jogos em relao distncia total percorrida, de cerca de 1 a 3 km, segundo. Estas diferenas atenuam quando se comparam jogos de qualidade semelhante (Ekblom, 1986), provavelmente porque, neste caso colocar-se-o aos jogadores exigncias idnticas.

Em relao distncia percorrida nas duas partes do jogo, os resultados encontrados na literatura divergem um pouco. Assim, Bangsbo et al. (1991) apuraram uma diminuio desta varivel na segunda parte do jogo, o que vai de encontro com as observaes de Reilly et al. (1991). Estes autores afirmam que tal facto pode dever-se fadiga. Verifica-se, portanto, um decrscimo na ordem dos 5 a 9%, sendo a distncia percorrida na segunda parte inferior, cerca de 400 metros (Bangsbo et al., 1991).

Por outro lado, pesquisas levadas a cabo por Reilly e Thomas (1976), Withers et al. (1982), Bangsbo et al. (1991) e Rebelo (1993), demonstram um comportamento diferente entre as posies especficas dos jogadores. Desta forma, enquanto os mdios centrais e os defesas laterais percorrem a mesma distncia na primeira e segunda partes, os defesas centrais e os avanados apresentam uma prestao superior na primeira parte. Ao comparar as distncias percorridas pelos jogadores e a posio que ocupam no terreno de jogo, verificamos valores superiores nos mdios. J no estudo de Caixinha et al. (2004) feita uma comparao entre as distncias percorridas pelos jogadores das diferentes posies, em treino e em competio. Na anlise por posio, destacam-se os mdios centro como os que maiores distncias percorrem em situao de treino (10,3 Km) e de competio (14,3 Km). Os valores dos restantes jogadores foram para os defesas centrais em treino de 8,6 Km, e 13,3 Km em competio, os avanados percorreram 9,5 Km em treino e 13,3 em competio.

10

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

Tabela 3 Distncias (em Km) percorridas por futebolistas durante o jogo de acordo com o estatuto posicional Autor Reilly & Thomas (1976) Ekblom (1986) Bangsbo et al. (1991) Caixinha et al. (2004) Defesas 8,2 9,6 10,1 13,3 Mdios 9,8 10,6 11,4 14,3 Avanados 8,4 10,1 10,5 13,3

Quando se compara a distncia percorrida entre a primeira e segunda parte, esta correlaciona-se, de forma significativa e elevada, com a potncia aerbia mxima e com a capacidade do atleta utilizar fraces elevadas de consumo de oxignio (VO2mx) durante prolongados perodos de tempo, segundo Bangsbo & Lindqvist (1992).

1.3- Caracterizao das aces motoras utilizadas durante o jogo

Os jogos de Futebol duram 90 minutos e os padres das actividades executadas neste perodo de tempo podem ser expressos em perfis de trabalho fsico. Estes perfis so, por sua vez, determinados por mtodos de anlises dos movimentos que do indicaes teis das exigncias fisiolgicas impostas ao jogador pelo jogo. Embora as exigncias fisiolgicas do futebol possam variar de acordo com o sistema de jogo ou tctica empregue, h algumas consistncias no padro dos movimentos executados durante o jogo. Cada jogo exige cerca de 1000 diferentes aces que incorporam mudanas rpidas de ritmo e de direces, execuo das habilidades no jogo, entre outras (Barbanti, 2001).

Bangsbo (1994) levou a cabo um estudo com o objectivo de quantificar as distncias percorridas pelos futebolistas de elite. Para tal, observou jogadores de elite Dinamarqueses e chegou s seguintes concluses: Jogadores de alto nvel esto parados ou a caminhar mais de metade do tempo de jogo; Jogadores de elite executam uma corrida mais intensa em relao aos no jogadores de elite;

11

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

Os mdios apresentam valores mais elevados de corrida lenta em relao aos defesas e avanados, embora os valores de corrida de alta velocidade sejam os mesmos para os trs grupos; Alguns jogadores no utilizam totalmente a sua capacidade fsica durante um jogo. De referir que estas concluses so representativas para o Futebol em geral, pois esta actividade realizada pelos futebolistas de elite Dinamarqueses, semelhante aos futebolistas de elite Australianos, Alemes, Ingleses e Suecos.

Reilly & Thomas (1976) verificam que em jogos disputados na primeira Liga Inglesa, a durao mdia das aces motoras foi de 6 segundos. Contudo, num outro estudo realizado por Bangsbo et al. (1991), a durao mdia das aces motoras registadas em jogos entre equipas dinamarquesas de elite foi mais baixa, ou seja, de apenas 4,5 segundo.

No futebol constata-se a execuo por parte dos atletas de uma diversidade de tipos de deslocamentos, embora a caminhada e o trote sejam os predominantes. necessrio treinar a capacidade de resistncia aerbia para que os jogadores se possam movimentar durante os 90 minutos, com perodos de movimento de alta intensidade, como por exemplo aceleraes em pequenas distncias. De acordo com Garganta (2003), as aces de curta durao durante um jogo de 90 minutos duram em mdia 7 minutos, o que significa que o volume total dessas actividades relativamente baixo. Apesar disso, as aces decisivas num jogo de futebol so normalmente compostas por movimentos de tipo explosivo, o que faz com que as mesmas tenham uma influncia importante, no apenas na eficcia das aces de jogo, mas tambm no resultado das partidas. O que se comprava com o facto de, tal como j afirmamos anteriormente, equipas consideradas de sucesso desportivo realizarem, em mdia, 16 a 30 ataques e 7 a 10 remates direccionados baliza para marcar um golo (Luhtanem, 1990).

Em jogos entre equipas de alto nvel podemos verificar que os jogadores realizam deslocamentos com a bola em cada 30 segundos, realizando tambm um sprint com durao aproximada de 2 a 3 segundo em intervalos de tempo de 4 a 5 minutos. Se considerarmos que um jogador joga os 90 minutos do tempo 12

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

regulamentar, podemos aferir que este realiza em mdia 18 a 20 sprints por jogo. No entanto, Reilly & Thomas (1976) associam os sprints a deslocamentos de grande intensidade. Este facto provocou um aumento da frequncia dos mesmos para 1976, o que representa um deslocamento de alta intensidade em cada 70 segundos. Outro aspecto que se revela importante realar prende-se com o facto da frequncia dos sprints no se alterar da primeira para a segunda parte do jogo, embora Rebelo (1999) tenha registado um decrscimo na velocidade mdia dos sprints de 20 metros durante a segunda parte dos jogos.

A frequncia dos sprints tende a ser maior nos mdios centro e avanados do que nos defesas, uma vez que os mdios centro actuam como uma ligao entre a defesa e o ataque, sendo-lhes, portanto, exigidas muitas deslocaes rpidas. Por sua vez, aos avanados devem correr frequentemente sem bola com o objectivo de criar espaos para outros jogadores ou para ganhar posies de finalizao. Esta capacidade de correr sem a bola, influenciada pelo sentido tctico do jogador, assim como pelo seu nvel de preparao fsica. Embora o ritmo das actividades tenda a ser mais lento nos defesas comparando com as outras posies, estes jogadores precisam ser capazes de se deslocar rapidamente em curtas distncias.

Alm das enunciadas, outras actividades existem no decorrer de um jogo de futebol sobre as quais recai tambm o interesse, a observao e a avaliao por parte dos estudiosos. Assim, os tackles, os cabeceamentos, as mudanas de direco e sentido e os saltos fazem parte deste grupo de actividades motoras inerentes a esta modalidade desportiva que merecem alguma ponderao na nossa anlise. Estudos efectuados por Withers et al. (1982), Ekblom (1986) e Bangsbo et al. (1991) registam uma mdia de 11 a 13 tackles por jogo. Relativamente aos cabeceamentos, Bangsbo (1994) define 8 como a mdia geral obtida durante um jogo. Reilly & Thomas (1976) registam 15,5 saltos por jogo, em mdia por cada jogador. Em relao s mudanas de direco e de sentido com e sem bola, Rebelo (1993) conclui que a mdia varia entre 17 e 19 vezes por jogo. Este autor refere ainda que durante um jogo de futebol ocorrem 7 a 12 travagens bruscas por parte dos jogadores.

Esta avaliao dos parmetros externos representa uma grande ajuda na caracterizao da modalidade. Contudo, para existir um maior rigor na avaliao das 13

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

respostas funcionais dos atletas, devemos recorrer tambm caracterizao das variveis internas (Silva, 2005).

1.4- Caracterizao morfolgica e antropomtrica do futebolista

Nas condies actuais da competio desportiva ao mais alto nvel, os atletas tendem, em dimenso e forma do corpo, para prottipos caractersticos das suas modalidades. Crter (1984), citado por Sobral & Silva (2001), diz que esta tendncia notria desde os Jogos Olmpicos de Londres, em 1948, reflectindo uma exigncia cada vez maior no processo de preparao desportiva nas suas diversas vertentes (tcnica, tctica, treino especfico, preparao geral e organizao competitiva), a qual acompanhada naturalmente de uma presso selectiva que tende a reter (pela recompensa do xito) os indivduos cuja estrutura morfolgica, juntamente com outros requisitos, os torna mais ajustveis s condies particulares de prestao. Neste sentido, Santos (1999) afirma que existem elevados ndices de correlao entre a percentagem de gordura e o rendimento desportivo. Embora haja perfis mais ou menos diferenciados para cada modalidade desportiva, o mnimo de gordura especfico/ptimo de cada actividade desportiva difcil de determinar, pois so vrios os factores que podem condicionar a validao dos perfis de adiposidade de um dado grupo de atletas. No entanto, o peso suprfluo sobrecarrega energeticamente qualquer actividade desportiva. Este autor referindo WiIlmore & Costill (1987) apresenta valores ptimos de percentagem de gordura em futebolistas de 7 a 12%.

Na tabela seguinte so apresentados valores morfolgicos e antropomtricos registados em jogadores de Futebol.

14

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

Tabela 4 Descrio das variveis: Idade (anos), Estatura (cm), Massa (kg), Massa Gorda (%), Somattipo e deslocamento do centro de gravidade no CMJ (cm) de jogadores de futebol.
Fonte
Faina et al. (1988) White et al. (1988) Togari et al. (1988) Chin et al. (1992) Puga et al. (1993) Dunbar & Power (1995) Tiryaki et al. (1995) Tiryaki et al. (1995) Tiryaki et al. (1995) Mercer et al. (1995) Raastad et al. (1997) Bury et al. (1998) Wisloff et al. (1998) Wisloff et al. (1998) Santos (1999) Santos (1999) Santos (1999) Santos (1999) Mujika et al. (2000) Rico Sanz et al. (1999) Aziz et al. (2000) Rienzi et al. (2000) Sozen et al. (2000) Santos et al. (2001) Al-Hazzana et al. (2001) Casajs (2001) Cometti et al. (2001) Cometti et al. (2001) Helgerud et al. (2001) Craven et al. (2002) Dowson et al. (2002) Balikian et al. (2002) Strudwick et al. (2002) Caixinha et al. (2004) Silva et al. (2005) Silva (2005) Leal (2005)

Nacionalidade
Itlia Inglaterra Japo Hong Kong Portugal Inglaterra Turquia Turquia Turquia Inglaterra Noruega Blgica Noruega Noruega Portugal Portugal Portugal Portugal Espanha Suia Singapura Amrica do Sul Turquia Portugal Arbia Saudita Espanha Frana Frana Noruega Inglaterra Nova Zelndia Brasil Inglaterra Portugal Brasil Portugal Portugal

Nvel
Profissional Profissional D1 Nacional Profissional Nacional Profissional PL Profissional D1 Profissional D2 Profissional D3 Profissional D1 Profissional Profissional D1 Profissional D1 Profissional D1 1 Diviso 2 Diviso 3 Diviso 4 Diviso Profissional Profissional Nacional Elite Profissional Profissional 1 Liga Nacional Profissional Profissional Profissional D1 Profissional D2 Profissional D1 Profissional D1 Nacional Profissional D2 Profissional PL Juniores Profissional D3 Juniores Juniores

N
27 17 20 24 21 18 16 16 16 15 28 15 14 15 44 18 12 15 17 17 23 11 83 91 154 15 29 32 19 14 21 25 19 3 16 16 17

Idade
26,0 4,8 23,3 0,9 24,2 2,48 26, 3 4,2 26 7 22,5 3,6 18 30 18 30 18 30 24,7 3,8 23,5 3,0 24,2 2,6 23,8 3,8 23,8 3,9 25,8 3,1 25,5 3,5 26,1 4,9 22,7 2,3 20,3 1,4 17,5 1,0 21,9 3,6 26,1 4,0 25,5 4,0 25 2,6 25,2 3,3 26,3 3,1 26,1 4,3 23,2 5,6 18,1 0,8 23 Snior 22,1 8,3 22,0 2,0 19 24,0 2,1 17,4 0,9 17,4 0,9

Estatura (cm)
177,2 4,5 180,4 1,7 175,3 5,8 173,4 4,6 178,1 ?

Massa (Kg)
74,4 5,8 76,6 1,5 69,7 5,0 67,7 5,0 73,8 ? 77,7 7,6

Massa Gorda (%)

Somattipo CMJ (cm)


43,5 4,9

19,3 0,6

2.6-4.2-2.7

59,8 1,3

7,3 ? 11 ? 12,6 2,9 7,6 0,7 7,1 0,4 7,2 0,4 16,2 3,4 64,8 4,6 54,1 5,7 57,0 7,5 48,8 6,8

178,8 3,8 177,7 3,4 178,8 5,9 179,0 8,0

74,8 6,6 69,6 4,1 72,7 6,5 77,6 9,2 78,9 7,8

180,7 5,2 181,1 4,8 180,8 4,9 176,6 6,3 175,4 7,2 172,9 7,2 175,8 4,8 179,9 5,5 177,7 5,3 175,0 6,0 177,0 6,0 177,8 5,5 177,8 4,1 177,2 5,9 180,0 7,0 179,8 4,4 178,0 5,8 181,3 5,6 181,0 6,0 178,0 6,8 179,0 7,0 177,0 5,9 168,7 11,7 177,5 6,0 171,8 5,6 171,85 5,46

76,8 5,2 76,9 6,3 76,8 7,4 73,6 6,3 74,2 6,1 69,8 9,0 73,1 4,5 74,8 5,5 69,4 6,4 65,6 6,1 76,4 7,0 73,6 8,5 72,8 4,5 73,1 6,8 78,5 6,4 74,5 6,2 73,5 14,7 72,2 11,1 80,1 9,2 78,4 6,0 76,1 9,8 77,9 8,9 66,7 6,7 73,5 6,9 66,11 5,8 66,1 5,63

14,1 1,1 56,7 6,6 53,1 4,0 11,4 2,6 12,6 2,7 10,3 1,5 11,6 2,4 7,9 1,6 47,4 6,0

10,6 2,6

2.25.42.2

12,3 2,7 8,20 0,91 2.64.92.3 41,4 2,7 41,6 4,2 39,7 5,6 54,7 3,8

17,4 mm 12,21 3,67 12,3 2,9

48,0 4,6

10,3 3,9 15,51 2,6 7,49 4,55 2.3-4.2-3.0 2.3-4.4-2.5 39,14 4,64

15

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

Existem caractersticas inerentes a um futebolista que podero ter como consequncia uma especializao em determinada posio no terreno de jogo. Os guarda-redes, os defesas centrais e os avanados so normalmente usados como alvos para a conquista da posse da bola (principalmente em lances areos), tendo uma tendncia para serem mais altos em relao a outros jogadores que actuam noutras posies no terreno de jogo (Bangsbo, 1994; Santos, 1999; Wisloff et al., 2000).

Para alm do apresentado, existe um outro conceito de classificao morfolgica, designado somatotipologia. Este mtodo de classificao tem implcito o conceito de somattipo, que representa uma descrio em trs dimenses: endomorfismo, mesomorfismo e ectomorfismo. O endomorfismo exprime o grau de desenvolvimento em adiposidade; o mesomorfismo traduz o grau de

desenvolvimento msculo-esqueltico relativo (em relao altura); e o ectomorfismo a linearidade ou o grau de desenvolvimento em comprimento (Sobral & Silva, 2001).

Segundo Reilly (1991), os valores tpicos do somattipo para os futebolistas eram 3 5 3, reflectindo uma inclinao para o mesomorfismo. Num outro estudo, realizado por Rienzi et al. (2000) foram registados os somattipos dos jogadores de elite participantes na Copa Amrica: 2,2 5,4 2,2 ( 0,7; 1,0; 0,73). Casajs (2001) observou tambm atletas de elite da Primeira Liga Espanhola que revelaram uma tendncia para o mesomorfismo, 2,4 4,8 2,3 ( 0,52; 0,88; 0,73).

Num estudo longitudinal levado a cabo por Horta (1994), cujo objectivo era analisar a evoluo da massa e massa gorda corporais ao longo do tempo (seis temporadas), numa populao de futebolistas do sexo masculino de alta competio da Primeira Diviso Portuguesa, concluiu que estes parmetros no aumentam significativamente com o decorrer da idade em jogadores seniores de futebol de alto nvel competitivo. Segundo este autor, estes resultados reflectem as elevadas solicitaes energticas a que os atletas esto sujeitos, conduzindo queima de gordura do tecido celular subcutneo e uma manuteno da massa muscular.

16

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

A um nvel sincrnico, Santos (1999) realizou um estudo no qual foram analisadas quatro equipas de escales de competio distintos e concluiu que estas equipas apresentam um perfil homogneo. Os jogadores, quando analisados em funo do lugar que habitualmente ocupam em jogo, e independentemente dos avanados terem valores mais elevados de peso e altura, apresentam uma grande homogeneidade quanto composio corporal, embora os mdios, em funo das superiores exigncias de mobilidade em jogo, apresentem valores inferiores de gordura corporal. A amplitude de variao das mdias de percentagem de gordura pequena (10,7 2,2 dos laterais para 12,1 2,9 dos avanados). Malgrado a inexistncia de diferenas com significado estatstico entre as vrias posies, detectou-se nos avanados uma tendncia superior para a acumulao de adiposidade subcutnea, que, no entender de Santos (1999), est relacionada com o perfil dos deslocamentos no treino especfico deste tipo de futebolistas. Os laterais apresentam um ndice menor de gordura e a mesma quantidade de massa magra dos avanados, o que os torna mais econmicos j que a diferena de peso entre estes dois tipos de futebolistas feita custa da gordura suprflua, o que inexoravelmente afecta o perfil dos deslocamentos dentro do campo.

Santos (1999) diz ainda que existe uma certa relao entre a especificidade funcional de um atleta e o seu perfil somtico, o que no caso do futebol se evidencia com clareza. Assim, os avanados e os defesas centrais so em mdia mais altos e mais pesados do que os mdios e laterais, o que se relaciona com o perfil tpico de deslocamentos especficos e pressupe um processo selectivo natural dos sujeitos para essa funo. A superior mobilidade dos mdios e laterais expressa-se, entre outros indicadores, num perfil somtico tpico.

1.5- A Velocidade no jogo de Futebol

Vrios estudos indicam que os jogadores correm a um ritmo moderado (velocidade inferior a 15 km/h) durante 35 40% do tempo (31 a 35 min), correm velocidade submxima (15 25 km/h), durante 3 6% (3 5min) do tempo e, por ltimo, correm velocidade mxima (mais de 25 km/h) durante 0,4 2% (22 a 170s) do tempo total de jogo (Leal, 2005). De acordo com Martin (2002), 50% dos esforos 17

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

realizados mxima velocidade efectuam-se em distncias inferiores a 12m, 20% em distncias compreendidas entre 12 e 20m, 15% em distncias compreendidas entre 20 e 30m e apenas 15% dos esforos realizados mxima velocidade em distncias superiores a 30m. Os jogadores da Primeira Diviso distinguem-se dos atletas das categorias inferiores por empregarem uma percentagem maior de tempo total de jogo correndo velocidade mxima, (mais 1,6 km/h). O futebol caracterizado como exerccio de alta intensidade intermitente e a relao entre o repouso e o perodo de baixas e grande intensidade variam de acordo com o estilo individual de jogar, mas o mais importante a posio do jogador em campo, j que o jogador corre aproximadamente 10km por partida, sendo que entre 8 18% a maior velocidade individual (Martim, 2002).

1.6- Caracterizao fisiolgica do jogo

1.6.1- Vias energticas

Para Shephard (1982), as vias energticas predominantemente utilizadas durante um jogo de futebol so semelhantes s mais utilizadas noutros desportos tipicamente intermitentes. Nos dias de hoje, um jogo de futebol exige dos jogadores uma elevada intensidade de esforo. O esforo nesta modalidade desportiva caracterizado como intermitente. As fases de repouso ou baixa intensidade so alternadas e mescladas com fases de alta intensidade com uma durao varivel, no permitindo uma recuperao completa. Os esforos fsicos so repartidos aleatoriamente pelo jogo, solicitando todas as fontes energticas que se apresentam como requisitos para a realizao dos tipos distintos de deslocamentos e das aces tcnico-tcticas especficas de cada jogador (Lacour & Chatard, 1984; Vogelaere et al., 1985; Ekblom, 1986; Bangsbo, 1997; Grinvald, 1998; Rebelo, 1999; Soares, 2000).

No decorrer de uma partida de futebol, o VO2 solicitado por um jogador representa 75% do VO2mx, ou seja, do consumo mximo de oxignio (Ekblom, 1986; Bangsbo, 1993; Reilly, 1997; Shephard, 1999). Nesta perspectiva, Bangsbo 18

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

(1994)

salienta

que

contributo

do

metabolismo

aerbio

representa

aproximadamente 90% do consumo energtico total. No entanto, este consumo energtico susceptvel de sofrer alteraes provocadas por diferentes factores: tipo de competio, especificidade posicional do jogador no terreno de jogo, aces tcnico-tcticas desempenhadas pelo atleta, aceleraes e paragens bruscas, mudanas de direco, saltos, cargas (Ekblom, 1986; Shephard e Leatt, 1987; Shephard, 1992; Soares, 1993; Reilly, 1994; Reilly, 1997; Santos, 99).

Por outro lado, temos tambm a contribuio do metabolismo anaerbio. J foi referido anteriormente que durante um jogo de futebol, os atletas realizam uma srie de aces de curta durao. Este tipo de aces como sprints, tackles, cabeceamentos ou saltos, dependem fundamentalmente da energia fornecida pelo sistema anaerbio. Neste sentido, Bangsbo (1993) defende que a degradao dos fosfatos de creatina (CP) e das reservas musculares de adenosina trifosfato (ATP) fornecem uma quantidade de energia importante durante os perodos curtos e intensos do jogo. Durante o jogo, a CP passvel de ser ressintetizada de forma rpida no organismo durante situaes de pausa ou de baixa intensidade.

Como o jogo de futebol caracterizado por perodos intermitentes de esforo, intercalando perodos de alta intensidade com perodos de baixa intensidade, possvel que as reservas de CP sofram constantes alterao no decorrer do mesmo. Assim, a CP tem um papel muito importante, na medida em que contribui para uma constaste renovao do ATP durante o exerccio de elevada intensidade (Bangsbo, 1993; Rebelo, 1999).

No entanto, quando se trata de mesurar a produo de energia num jogo de futebol, surgem alguns problemas e dificuldades. Porm, estima-se que a contribuio da glicose anaerbia seja inferior a 10% do consumo energtico total do requerido (Bangsbo, 1993). Este facto no diminui a importncia da participao do metabolismo anaerbio nesta modalidade desportiva, uma vez que ele fundamental para a produo de energia durante os perodos mais intensos do jogo.

19

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

1.6.1.1- Metabolismo Anaerbio

A maior parte da energia necessria para os perodos de exerccios de alta intensidade (corrida de alta velocidade, sprints, saltos, remates) fornecida pelo metabolismo anaerbio (Bangsbo, 1992). A participao deste metabolismo durante o jogo permite-nos analisar a intensidade do esforo realizado (Ekblom, 1986; Bangsbo et al., 1991; Rebelo, 1999), podendo ser estimada a partir da anlise das concentraes de lactato no sangue (Bangsbo, 1993).

1.6.1.2- Metabolismo Anaerbio lctico

A participao do metabolismo anaerbio lctico durante um jogo de futebol pode estimar-se de modo indirecto estudando a evoluo da concentrao sangunea de lactato. Martin (2002) afirma que: o futebol um jogo no qual as demandas fisiolgicas so multifactoriais, variando durante a partida onde se encontra alta concentrao de lactato sanguneo e elevada concentrao de amnio durante o perodo de jogo, facto que indica ocorrer maior metabolismo muscular e alteraes inicas, levando estas alteraes fadiga. Quando as reservas de ATP e CP no so suficientes para dar resposta a actividade de elevada intensidade, a energia adicional necessria garantida pela glicose anaerbia, com a consequente formao de lactato. (Bangsbo, 1993). Durante os 90 minutos de jogo, a concentrao de lactato evidentemente no se manter constante. Este facto resulta de uma mltipla variedade de ritmos, movimentaes e aces tcnico-tcticas caractersticas da modalidade, resultando em diversas manifestaes metablicas e energticas. Na maioria dos estudos em que se determinou a concentrao de lactato sanguneo durante um jogo de futebol, as amostras foram colhidas no intervalo e no final dos jogos, tendo porm, em alguns casos, sido obtidas durante os mesmos. O quadro seguinte apresenta valores de concentraes de lactato de diferentes jogadores durante e no final de cada parte do jogo.

20

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

Tabela 5 Mdia, desvio-padro e amplitude de variaes das concentraes de lactato (mmol/l) no sangue durante e aps o jogo.

Autor

Jogadores Sucia (1diviso)

Primeira Parte Durante Final 9,5 (6,9-14,3) 8,0 (5,1-11,5) 5,5 (3,0-12,6) 4,0 (1,9-6,3) 5,6 2,0 5,1 1,6
4,9 (2,1-10,3)

Segunda Parte Durante Final 7,2 (4,5-10,8) 6,6 (3,1-11,0) 4,2 (3,2-8,0) 3,9 (1,0-8,5) 4,7 2,2 3,9 1,6 3,7 (1,8-5,2) 4,4 (2,1-6,9)

Ekblom (1986)

(2diviso) (3diviso) (4diviso) Alemanha (liga amadora) Dinamarca (1e 2diviso)

Gerish et al. (1988) Rhode & Espersen (1988)

Dinamarca Bangsbo et al. (1991) (1e 2diviso) Smith et al. (1993) Marechal (1996) Rebelo (1999) Silva (2005) Leal (2005) Inglaterra (liga universitria) Blgica (profissional) Portugal (1diviso) Portugal (jnior) Portugal

5,2 (1,8-11,6)*

4 4,2 (2,0-7,3)* 4,6 2,1 4,57 2,11

4,2 2,6 4,24 2,58

(jnior)

* valores referentes a amostras colhidas durante o jogo (1 e 2 partes)


Atravs da tabela 5, verificamos que os valores de lactato variam entre os 3,0 e 9,5 mmol/l, com valores individuais acima dos 10 mmol/l, o que demonstra que o sistema de produo de energia ao nvel do metabolismo anaerbio fortemente requerido durante uma partida de futebol. Observamos tambm que as concentraes de lactato sanguneo so superiores na primeira parte comparativamente segunda parte, o que est em convergncia com os valores mais baixos da Frequncia Cardaca (FC), com a menor distncia percorrida e com a menor quantidade de exerccio a alta intensidade que caracterizam esta parte do jogo (Bangsbo, 1993). Bangsbo et al. (1991) apuraram uma correlao significativa (r = 0,61, p <0,05) entre as concentraes de lactato e a durao da corrida de alta intensidade nos ltimos 5 minutos de jogo anteriores recolha da amostra.

21

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

Assim sendo, o desempenho no futebol influenciado pela grande demanda da potncia anaerbia, uma vez que a concentrao de lactato sanguneo pode chegar, durante a partida, a valores de 8 a 12 mmol/l (Ekblom; Agnevik, citado por Bosco, 1994; Ekblom, citado por Martin, 2002).

A um nvel intra-individual, Smith et al. (1993) observam que os valores de lactato oscilam consideravelmente no mesmo indivduo durante a partida de 2,55 a 10,52 mmol/l. A um nvel inter-individual, Rebelo (1999) constatou uma elevada variabilidade inter-individual nos valores de lactatemia no jogo. Estas variaes poder-se-o relacionar com as motivaes dos jogadores (Bangsbo, 1993, 1995), com o estilo de jogo (Bangsbo, 1993, 1995; Balikian, 2002), com o ritmo do mesmo (Tumilty et al., 1988) e com os aspectos tcticos e estratgicos (Bangsbo, 1993, 1995; Balikian, 2002). Estas diferenas podem tambm ser atribudas a capacidades distintas, de jogador para jogador, para remover o lactato produzido (Bangsbo et al., 1991), intensidade do exerccio realizado antes da recolha da amostra (Soares, 1988; Bangsbo et al., 1991; Bangsbo, 1993), ao nvel de treino e s caractersticas das fibras musculares dos futebolistas (Carzola e Farhi, 1998).

A um outro nvel comparativo, Ekblom (1986) verificou um aumento significativo de lactato sanguneo em jogos da Primeira Diviso quando comparados com jogos de divises inferiores. Consequentemente, uma das discusses do seu estudo prendeu-se com o facto dos jogadores profissionais possurem uma maior capacidade/potncia muscular explosiva. Deste modo, este parmetro conjuntamente com a potncia anaerbia parecem descriminar os diferentes nveis de jogo. A potncia anaerbia alctica segue o mesmo padro.

No geral, os valores mdios observados no fim da primeira parte de jogo so ligeiramente superiores (1 mmol/l) aos observados na segunda. Os valores de lactato sanguneo observados confirmam que a intensidade relativa mdia de um jogo de futebol oscila entre 70 e 80% do consumo mximo de oxignio e que a participao do metabolismo anaerbico muito inferior quantitativamente ao dos processos aerbios. Estes factos permitem supor que a capacidade para tolerar grandes capacidades de cido lctico no um factor limitante no rendimento dos atletas durante um jogo de futebol. 22

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

Durante as fases menos intensas do jogo, o lactato constantemente removido e metabolizado (Van Gool et al., 1988). Assim, as concentraes de lactato sanguneo no reflectem as quantidades produzidas mas sim o balano entre a produo, libertao e remoo do lactato no sangue produzido num curto perodo antes da recolha (Bangsbo et al., 1991; Bangsbo, 1993; Petersen et al., 1999). Deste modo, podemos concluir que as concentraes de lactato obtidas durante e aps o jogo no permitem quantificar a contribuio da gliclise anaerbia para a produo energtica no jogo de futebol, podendo apenas ser usadas para declarar que foi produzida energia atravs do metabolismo glicoltico, que teve como consequncia a acumulao de cido lctico (Bangsbo, 1990; Bangsbo et al., 1991; Gastin, 1994; Balsom, 2000). Reilly (1990) afirma que, apesar da fonte alctica contribuir para a produo energtica nos perodos breves de actividade intensa, a fonte glicoltica a principal.

importante ainda realar o facto dos valores das concentraes de lactato resultarem do balano entre a sua produo e remoo, o que leva a que a produo seja por vezes subestimada (Bangsbo, 1990; Bangsbo et al., 1991; Reilly, 1997). Por outro lado, apesar do exerccio de elevada intensidade ocupar apenas cerca de sete minutos de jogo (Bangsbo et al., 1991), so as aces que se inscrevem neste tipo de exerccios as mais determinantes para a obteno de desequilbrio na relao defesa ataque (Garganta, 1999). Desta forma, em termos quantitativos, a produo de energia anaerbia representa uma pequena parte, mas seguramente muito importante, das exigncias metablicas que se colocam ao futebolista. As energias para as actividades do futebol so obtidas das fontes anaerbicas alcticas (ATP e CP), mas o principal mecanismo a quebra anaerbica do glicognio. A reduo do glicognio muscular pode chegar a 84% nos msculos activos no final do jogo, devendo-se este facto ao metabolismo aerbio ou s muitas repeties de esforos curtos e rpidos que so suportados pela gliclise anaerbica.

23

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

Grfico 1 Nveis de lactato no futebol (adaptado de Barbanti, 2001).

1.6.1.3- Metabolismo Anaerbio Alctico

O metabolismo anaerbio alctico participa de modo predominante na produo de energia em aces realizadas com elevada intensidade e de baixa durao (inferior a 5s). A capacidade para produzir a mxima quantidade de energia por unidade de tempo nesta fonte de produo de energia est intimamente relacionada com a capacidade para gerar fora muscular. Durante um jogo de futebol, os atletas realizam, em mdia, um sprint de 2 3s em cada 4 -5 min e deslocamentos de alta intensidade em cada 70s (Reilly et al., 2000). Os sprints, as aceleraes, as travagens, os tackles e os saltos so exemplos de aces do futebol que requerem elevada potncia muscular e, como tal, so essencialmente dependentes da produo de energia via metabolismo anaerbio (Bangsbo, 1993). Ainda que, como referido anteriormente, o tempo durante o qual se produzem aces mxima velocidade de execuo durante um jogo de futebol muito pequeno (de 20 a 170s), estas aces realizadas mxima velocidade so decisivas (capacidade de antecipao, saltar, rematar de cabea, chutar, etc.). Para aumentar a velocidade de execuo destas aces importante melhorar a fora explosiva (tiros, sprint), a fora isomtrica mxima (tackles) e a fora excntrica (queda do salto). Conclui-se, ento, que a participao do metabolismo anaerbico

24

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

alctico durante um jogo de futebol no importante quantitativamente, mas sim qualitativamente, porque participa nas aces decisivas do jogo.

1.6.1.4 Consumo Mximo de oxignio (VO2mx) O consumo mximo de oxignio um parmetro utilizado para avaliar no tanto a intensidade do esforo mas sobretudo a capacidade aerbia de trabalho dos futebolistas. Todavia, a avaliao do VO2mx habitualmente realizada em condies que no se assemelham, no essencial, actividade que o jogador desenvolve em jogo (Ekblom, 1986), pelo que se torna abusiva a predio do comportamento deste indicador na competio ou a definio de um qualquer perfil.

sabido que o VO2mx no constitui por si s um factor preponderante no desempenho de um futebolista (Faina et al., 1986), na medida em que a sua capacidade de trabalho no necessariamente condicionada por este parmetro, mas sim pela conjugao de uma srie de factores (Bangsbo e Mizuno, 1988). Resultados de observaes de jogadores de alto nvel revelam que estes no possuem um VO2mx excepcional, nem mesmo quando comparados a indivduos no atletas possuidores de uma condio fsica razovel (Jousselin et al., 1984; Faina et al., 1986; Rhodes et al., 1986; Vanfraechem e Thomas, 1993). No entanto, esta concluso no consensual. Alguns autores, como por exemplo Rochcongar et al. (1981), Lacour e Chatard (1984) e Apor (1988), sustentam que existe uma relao directa entre o nvel de preparao do jogador e o respectivo valor de VO2mx. Mesmo no sendo um domnio consensual, defendemos, juntamente com outros autores, que o VO2mx constitui um argumento que beneficia a prestao duma forma indirecta, na medida em que, ao viabilizar uma recuperao mais rpida entre esforos, retarda o aparecimento da fadiga (Santos, 1995) e permite ao atleta manter o desempenho recorrendo a elevadas intensidades (Tumilty, 1993).

Entre si, os jogadores de futebol revelam diferenas claras, correspondendo a valores que oscilam, em mdia, entre 46,2 e 71,0 ml.kg.min-1. Esta oscilao de valores parece decorrer da utilizao de diferentes protocolos de avaliao e

25

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

ergmetros utilizados (Ekblom, 1986; Janeira, 1994). Grande parte das diferenas deve ser tambm atribuda variadade de situaes inerentes a aspectos tcticos do jogo (Bangsbo, 1993; Barbanti, 2001), nomeadamente ao estatuto posicional e s funes especficas dos jogadores, assim como ao estilo e mtodos de jogo adoptados pelas equipas (Reilly, 1996). Os resultados dos estudos de vrios autores (Van Gool et al., 1988; Bangsbo, 1993; Puga, 1993; Santos, 1995; Rodrigues dos Santos, 1999; Santos e Soares, 2001; Balikian et al., 2002, Silva et al., 2005; Silva, 2005) comprovam esta perspectiva multifactorial ao mostrarem que os mdios e os defesas laterais registam normalmente os valores mais elevados de VO2mx e que os mais baixos so obtidos por avanados, defesas centrais e guarda-redes. A tabela 6 resume alguns os resultados dos estudos ao VO2mx em futebolistas.
Tabela 6 Descrio das variveis: VO2mx (ml.kg.min-1), idade (anos), avaliados em futebolistas de elite:
VO2mx (ml.Kg.min-1) 58,9 6,1 49,6 1,2 60,7 2,9 51,6 3,1 51,1 2,0 51,3 2,1 62,6 3,8 62,8 4,1 62,8 4,0 69,2 ? 67,6 4,0 59,9 4,1 58,0 6,2 53,8 3,0 56,2 5,7 58,2 3,7 56,8 4,8 66,4 7,6 64,3 3,9 60,5 2,6 59,4 6,2 60,28 6,23

Fonte
Faina et al. (1988) White et al. (1988) Dunbar e Power (1995) Tiryak et al. (1995) Tiryak et al. (1995) Tiryak et al. (1995) Mercer et al. (1995 Raastad et al. (1997) Bury et al. (1998) Rico Sanz et al. (1998) Wisloff et al. (1998) Wisloff et al. (1998) Santos (1999) Santos (1999) Santos (1999) Aziz et al. (2000) Al-Hazzaa et al. (2001) Casajs (2001) Helgerud et al. (2001) Dowson et al. (2002) Strudwick et al. (2002) Balikian et al. (2002)

Nacionalidade
Itlia Inglaterra Inglaterra Turquia Turquia Turquia Inglaterra Noruega Blgica Puerto Rico Noruega Noruega Portugal Portugal Portugal Singapura Arbia Saudita Espanha Noruega Nova Zelndia Inglaterra Brasil

Nvel
Profissional Profissional D1 Profissional PL Profissional D1 Profissional D2 Profissional D3 Profissional D1 Profissional Profissional D1 Olmpico Profissional D1 Profissional D1 Profissional D1 Profissional D2 Profissional D3 Nacional Elite Profissional Profissional Profissional D1 Nacional Profissional PL Profissional D2

n
27 17 18 16 16 16 15 28 15 8 14 15 44 18 12 23 154 15 19 21 19 25

Idade
26,0 4,8 23,3 0,9 22,5 3,6 18 30 18 30 18 30 24,7 3,8 23,5 3,0 24,2 2,6 17,0 2,0 23,8 3,8 23,8 3,8 25,8 3,1 25,5 3,5 26,1 2,3 21,9 3,6 25,2 3,3 26,3 3,1 18,1 0,8 Snior 22,0 2,0 22,08 8,28

26

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

1.6.1.5 Frequncia Cardaca

A frequncia cardaca (FC) um parmetro frequentemente utilizado como indicador da intensidade do esforo fsico e como medida indirecta do custo energtico da actividade fsica durante o jogo (Garganta, 2001). A sua validade est assegurada sempre que esta seja controlada de forma contnua ao longo do jogo e no interfira drasticamente com o desempenho do atleta. A FC um indicador indirecto do dispndio aerbio durante o jogo de futebol, na medida em que os valores registados durante o mesmo estabelecem relaes com os valores da frequncia cardaca e do VO2 determinados em laboratrio (Bangsbo, 1993; Bangsbo, 1994; Balsom, 2000). Mesmo sendo um mtodo caracterizado como indirecto, o erro existente na estimativa do dispndio de energia reduzido (Bangsbo, 1993; Bangsbo, 1994). Bangsbo (1994) afirma ainda que este mtodo tem a vantagem de no interferir com o desempenho dos jogadores, o que traduz um maior rigor na informao sobre a contribuio do metabolismo aerbio no futebol. Por outro lado, um mtodo relativamente econmico e de fcil aplicao, alm de no ser invasivo (Rebelo & S, 2004). Alguns autores estudaram este parmetro em jogos de futebol. Os valores encontram-se na tabela 7.
Tabela 7 Valores mdios da frequncia cardaca durante o jogo. Autor Seliger (ex-Checoslovquia) (1968)* Agnevik (Sucia) (1970)* Smodlaka (Rssia) (1978)* Reilly (Inglaterra) (1986) Van Gool et al. (Blgica) (1988) Bosco (1991) Ali e Farraly (Inglaterra) (1991) Ogushi et al. (Japo) (1993) Smith et al. (Inglaterra) (1993) Bangsbo (Dinamarca) (1994) Florida-James e Reilly (Gales) (1995)* Marechal (Blgica) (1996) Santos (Portugal) (1999) * citado por Oliveira (2000) FC (bpm) 165 175 171 157 167 167 169 161 168 171 161 168 169 82 86 85 % FC mxima (bpm) 80 93

27

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

Atravs da anlise da tabela, podemos constatar um intervalo nos valores da FC mdia de jogo, que se situa entre 165 e 175 bpm, apresentando ligeiras oscilaes (entre 160 e 190 bpm), correspondendo a uma intensidade relativa mdia de 85% da FC mxima individual. A partir destes valores de FC, estima-se que a intensidade mdia de um jogo corresponde a 75 80% do consumo mximo de oxignio individual. Isto indica que a solicitao do metabolismo aerbio durante o jogo de futebol elevada e que, quantitativamente, os processos aerbios predominam sobre os processos anaerbicos. Bangsbo (1994a) refere que durante a maior parte do tempo de jogo a FC se situa entre 150 e os 190 bpm, encontrando-se abaixo dos 150 bpm apenas durante breves perodos. Leali (1995), citado por Nunes e Gomes Pereira (2001), avaliou a FC em jovens futebolistas do Campeonato Italiano, encontrando valores mdios de 195 bpm para jogadores com 16 anos e 191 bpm para jogadores com 17 e 18 anos de idade. Estes resultados evidenciam claramente valores superiores aos dos futebolistas seniores (apresentados na tabela 5), o que vai ao encontro do que defendido por alguns autores, nomeadamente que a FC, para a mesma intensidade de esforo, diminui com a idade (Astrand e Rodahl, 1996). Se analisarmos os valores obtidos da FC em cada parte do jogo, a primeira apresenta frequentemente valores mais elevados (tabela 8). Este facto deve-se, talvez, fadiga que se vai instalando com o decorrer do jogo, levando os jogadores a reduzir a sua participao no mesmo (Ali e Farrally, 1991; Nunes e Gomes Pereira, 2001; Sequeira, 2002), ou ao facto do resultado do jogo ser bastante desnivelado, o que poder provocar desinteresse por parte dos futebolistas em continuar a discuti-lo com o mesmo empenho (Ali e Farrally, 1991).
Tabela 8 Valores mdios da frequncia cardaca durante o jogo.

Autor
Van Gool et al. (1988) Fornaris et al. (1989) Ali e Farrally (1991) Ogushi et al. (1993) Bangsbo (1993) Bangsbo (1994)

1 Parte (bpm)
169 169 171 161 164 173

2 Parte (bpm)
165 170 167 161 154 169

28

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

Nunes e Gomes Pereira (2001), estudaram futebolistas juniores portugueses participantes no Campeonato Nacional da categoria, registaram 170 bpm na primeira parte e 164 bpm na segunda parte, valores semelhantes aos obtidos por futebolistas profissionais.

Bangsbo (1994) monitorizou a FC de um jogador de elite Dinamarqus durante um jogo de futebol oficial e competitivo. O batimento cardaco deste atleta situou-se entre 150 e 190 bpm. Segundo este autor, estes valores so caractersticos dos jogadores durante um jogo, embora existam excepes, tais como os guarda-redes e defesas centrais que, desempenham um papel maioritariamente defensivo. Na perspectiva das diferentes posies no terreno, os valores da FC monitorizados durante um jogo so mais elevados nos mdios centrais e avanados do que nos defesas (Van Gool et al., 1988; Bangsbo, 1993; Sequeira, 2002).

Num outro estudo realizado por Marechal (1996) observa-se que os perodos de recuperao so curtos, atendendo ao facto de que os valores mais baixos da FC variam entre 121 e 150 bpm. No entanto, estes valores correspondem aos perodos em que o jogo est parado, quando tal no sucede, a FC permanece superior a 150 160 bpm. Estes resultados esto de acordo com os de Bangsbo (1994), que refere que durante a maior parte do tempo de jogo a FC situa-se entre os 150 e os 190 bpm, encontrando-se abaixo dos 150 bpm apenas durante breves perodos. Ainda em concordncia com estes valores encontra-se o estudo de Ekblom (1986) que aponta para uma amplitude de variaes de 120 185 bpm.

Estas informaes compravam o que temos vindo constantemente a afirmar, nomeadamente que o esforo realizado durante o jogo de futebol intermitente e de elevada intensidade e que os perodos de baixa intensidade no permitem, de modo geral, uma recuperao completa.

As medidas da FC durante o jogo de futebol tm permitido estimar, atravs da sua relao com o VO2, valores mdios de cerca de 70 a 80% do consumo mximo de oxignio (VO2mx) (Ekblom, 1986; Van Gool et al., 1988; Reilly, 1990; Bangsbo, 1993; Santos, 1999; Balsom, 2000).

29

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

1.6.1.6 Exigncia metablica de um jogo de futebol

A energia gasta no jogo de futebol pode ser calculada pelo consumo de oxignio. Embora a medida directa do consumo de oxignio possa interferir no jogo, alguns estudos tentaram efectu-la durante o jogo usando o respirmetro (Barbanti, 2001). Em Barbanti (2001) encontramos referncia a vrios estudos, como por exemplo o de Durnin e Passmore (1967) que constata uma faixa de 21 a 50 Kilojoules por minuto (kj.min-1), ou seja, 5 a 10 quilocalorias (Kcal) por minuto para jogar futebol e conclui que poucos jogadores gastam mais de 2,512 Kj (600Kcal) por jogo. J Covell, Din e Passmore (1965) registam uma faixa de 22 a 44Kj.min-1, ou seja, 5,2 10,6 kcal.min-1. Num outro estudo realizado com jogadores japoneses foi registado que, durante o jogo, o gasto energtico foi de 2,461Kj ou 588kcal acima dos valores do metabolismo de repouso. Isto equivale de 5 a 7 vezes os valores do metabolismo de repouso. Se o valor de 5kj (1,2kcal) por minuto for assumido como metabolismo de repouso, a quantidade de energia dispendida seria cerca de 32,2kj.min-1 ou 7,7kcal.min-1. No entanto, neste estudo, os jogadores eram universitrios e talvez seja cientificamente mais correcto avali-los como jogadores recreativos e no como jogadores de futebol profissional. Esses valores subestimam as exigncias energticas de um jogo de elite. Barbanti (2001) refere ainda um estudo levado a cabo por Seliger (1968a), que investigou jogadores com um nvel mais elevado do que os dos estudos ingleses e japoneses. O seu valor de VO2mx relativo foi de 3,18 l.min-1, o que corresponde a um gasto energtico de 5,191kj (1,240kcal) durante o jogo. Num outro estudo (Seliger, 1968b), a energia usada foi de 4,940kj (1,180kcal), correspondendo a 54,8 kj.min-1, ou 13,1kcal.min-1, ou ainda em VO2 de 35,5ml.kg.min-1.

1.6.1.6.1 Metabolismo Anaerbio Alctico (Sistema ATP CP)

Este sistema utiliza para a obteno de energia dois componentes qumicos: o ATP e a CP. Ambos so armazenados nas clulas musculares e contm grupos fosfatos, sendo por isso denominados colectivamente de fosfagnios de alta energia (Foss & Keteyian, 1998). 30

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

Num jogo de futebol, as reservas de ATP nas clulas musculares so de cerca de 4 6 mmol/kg, suficientes em contraces mximas para cerca de 2 a 3 segundos. As reservas de creatina fosfato (CP) so cerca de 15 17 mmol/kg, chegando a um trabalho de concentrao mxima em torno de 6 10s (Keul/ Doll/ Keppler 1969, 20-22; Mader et al., 1983 18/19).

A principal fonte de energia usada durante os perodos curtos e intensos do jogo, provm da degradao da fosfocreatina (CP) e, em menor extenso, das reservas musculares de adenosina trifosfato (ATP) (Bangsbo, 1993). Como a CP rapidamente ressintetizada durante os perodos de pausa ou de menor intensidade, provavelmente as suas concentraes alternam continuamente como resultado da prpria natureza intermitente do jogo de futebol. Sendo assim, a utilizao da CP durante um jogo desempenha uma funo tampo preponderante, pelo facto de contribuir para a ressntese do ATP durante o exerccio de intensidade elevada (Bangsbo, 1993; Rebelo, 1999).

No fim de um jogo de futebol intenso, os atletas ainda podem realizar performances de velocidade, de acelerao e fora rpida. Isto est intimamente relacionado com o ATP adquirido, em curto espao de tempo, pelas reservas de CP que foram ressintetizadas. Por meio da CP, o ADP originrio da utilizao do ATP retransformado em ATP num curto processo, portanto, sem os dez passos intermedirios da gliclise. A ressntese da ATP via CP ocorre de uma forma mltipla, quando o fornecimento aerbio de energia ou de energia anaerbia so suficientes por causa da alta intensidade. Assim, a ressntese de CP restituda de forma especialmente rpida. Aps trabalhos de fora mxima, realizados num curto espao de tempo, os depsitos de CP so totalmente restitudos em menos de 3 segundos (Kuchler, 1983; Lehnertz, 1985; Nartin, 1987). Importa no entanto realar que a ressntese imediata de CP tem uma limitao est condicionada pela quantidade de oxignio disponvel. Uma boa resistncia de base garante um carregamento de energia e abastecimento de oxignio e pausas activas aps as cargas possibilitam melhor oferta de oxignio, podendo, portanto, optimizar uma rpida recuperao desse importante depsito de energia. Por outro lado, quando as reservas de ATP e de CP no so suficientes para dar resposta a 31

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

actividade de elevada intensidade, a energia adicional necessria garantida pela gliclise anaerbia, com a consequente formao de lactato (Boobis, 1987; Bangsbo, 1993).

1.6.1.6.2 Metabolismo Anaerbio Lctico (Via Glicoltica Glicognio)

Na via glicoltica, a obteno de energia d-se atravs de um processo que consiste na desintegrao incompleta dos hidratos de carbono na ausncia de oxignio (O2) (Nunes, 1996). Um dos principais factores limitativos de exerccios contnuos de intensidade mdia compreendida entre 70% a 80% do consumo mximo de oxignio e de uma durao de cerca de 90 minutos prende-se com o esgotamento das reservas musculares de glicognio. Tendo por base a ideia central expressa no paragrafo anterior, vrios autores estudaram a evoluo da concentrao das reservas musculares de glicognio durante um jogo de futebol para verificarem se num exerccio intermitente realizado intensidade de 70% a 80 % do consumo mximo de oxignio, esta tambm acompanhada por uma utilizao significativa de glicognio muscular. Verificou-se portanto, ao finalizar a primeira parte, uma diminuio muito importante das reservas musculares de glicognio. Para alm disso, em vrios jogadores, as reservas musculares de glicognio esto quase esgotadas ao finalizar a primeira parte. No fim da partida, todos os atletas analisados apresentaram um esgotamento praticamente completo das reservas musculares de glicognio.

Relacionando as reservas de glicognio muscular antes do jogo com a distncia total percorrida verificou-se que os jogadores que tinham uma menor concentrao de glicognio antes do jogo foram os que percorreram menor distncia no mesmo. Leal (2005), citando Saltin (1973), relata que no seu estudo realizado durante um jogo de futebol, cujo objectivo foi relacionar os nveis iniciais de glicognio muscular dos diferentes atletas com a distncia total percorrida e a sua intensidade de deslocamento. Os resultados indicaram que os atletas com nveis iniciais mais baixos percorreram menos 25% da distncia total de jogo que os seus colegas e que 50% da 32

Captulo II_

_______________

____________________REVISO DE LITERATURA

mesma foi efectuada em marcha e 15% em sprint. Pelo contrrio, os atletas que inicialmente apresentavam melhores nveis de glicognio muscular percorreram apenas 27% da distncia total em marcha e cerca de 27% da distncia total foi realizada em sprint.

A recuperao das reservas musculares de glicognio nos dias posteriores ao jogo tambm um factor que se deve ter em conta. Como tal, alguns investigadores centraram os seus estudos observando como era feita esta recuperao das reservas do glicognio muscular. Os resultados desses estudos, segundo Leal (2005), indicam que, quando os futebolistas ingerem uma dieta normal de pases industrializados (45 50% de hidratos de carbono), as reservas musculares de glicognio nas 24 horas aps acabar o jogo so 30 -40% inferiores aos valores encontrados antes do incio do mesmo. Alm disso, as reservas de glicognio muscular no se recuperam na totalidade num perodo de 48 horas aps ter terminado o jogo. Assim, estes resultados permitem concluir que o glicognio muscular tem um papel fundamental enquanto substrato energtico, uma vez que utilizado de um modo predominante, podendo esgotar-se precocemente. Logo, um treinador deve ter em conta que as reservas de glicognio muscular no organismo so muito pequenas; durante um jogo podem esgotar-se essas reservas; o esgotamento dessas reservas provoca uma notvel diminuio de ritmo de jogo; a recuperao completa das reservas pode estender-se por um perodo superior a 48 horas aps um jogo de futebol.

Outro dos substratos energticos usado para a produo de energia durante um jogo de futebol a glicose sangunea. Bangsbo (1993) encontrou concentraes de glicose sangunea mais elevadas durante o esforo provocado pelo jogo do que em repouso. No entanto parecem ser raros os casos de hipoglicemia durante o jogo, dado que no foram encontrados valores inferiores a 4 mmol/l nos atletas dinamarqueses estudados (Ekblom, 1986; Bangsbo, 1993). Posto isto, Shephard (1999) sugere que o recurso gliconeognese e a libertao de glicose a partir do fgado fornece a energia necessria ao atleta para poder realizar um jogo de futebol.

33

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

CAPITULO III METODOLOGIA


1 CARACTERIZAO DA AMOSTRA

Neste estudo participaram 22 atletas de sexo masculino, voluntrio e com idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos. Estes atletas fazem parte de uma equipa de futebol que disputa o Campeonato Nacional de Juniores A da Federao Portuguesa de Futebol. Todos os testes foram realizados durante o perodo competitivo da temporada. Todos estes atletas que constituem a nossa amostra, so praticantes desta modalidade h dez temporadas. De referir ainda que a equipa estudada treina quatro vezes por semana durante o seu perodo competitivo.

2 PROTOCOLO DOS TESTES

Para a elaborao deste estudo foram realizados trs testes. Todos os testes foram realizados no terreno e nas condies mais parecidas com a realidade de um jogo de futebol.

2.1 Testes de avaliao da Impulso Vertical Ergo-Jump

Para avaliar a potncia (anaerbia alctica) mxima instantnea dos MI, utilizamos dois tipos de saltos: o Countermovement Jump (CMJ) e o Countermovement Jump adaptado (CMJ com cabeceamento).

34

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

2.1.1 - Countermovement Jump (CMJ)

Para a realizao deste salto, o indivduo era instrudo para se colocar em cima do tapete de contacto e adoptar a seguinte posio: colocar as mos na cintura, ps afastados paralelamente e sensivelmente largura dos ombros e o tronco, o mais estendido possvel. Partindo desta posio, o indivduo, ao sinal, realizava um salto precedido de um ciclo alongamento-encurtamento dos msculos dos MI aproximadamente 90. Durante o salto era pedido que no fosse realizada uma flexo dos MI e que recepo no tapete fosse feita com estes estendidos.

Figura 1 Sequncia de movimentos do Countermovement Jump (CMJ).

2.1.2 - Countermovement Jump Adaptado (com cabeceamento)

O primeiro salto um teste que s por si no tem grande aplicabilidade no futebol, uma vez que no decorrer de um jogo raramente ocorre uma situao to linear. Desta forma esta aco servir apenas para categorizar os indivduos em termos gerais. Por isso aplicamos este teste, agora com uma ligeira alterao, a impulso vertical com o movimento tipo cabeceamento, permitindo assim, que os braos realizem os movimentos naturais (isto leva a uma perda de rigor em relao padronizao das condies de realizao do teste, mas especfico).

35

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

Assim sendo, para a realizao deste salto, o indivduo era instrudo para se colocar em cima do tapete de contacto e adoptar a seguinte posio: colocar os MS lateralmente ao tronco numa posio natural, ps afastados paralelamente e sensivelmente largura dos ombros e o tronco, o mais estendido possvel. Partindo desta posio, o indivduo, ao sinal, realizava um salto, com o movimento dos MS de baixo para trs e para cima (tpico do salto de cabeceamento); este precedido de um ciclo de alongamento-encurtamento dos msculos dos MI aproximadamente 90. Durante o salto era pedido que no fosse realizada uma flexo dos MI e que a recepo fosse feita com estes estendidos.

2.1.3 - Instrumentos Para a realizao deste teste foi utilizado um tapete de contacto marca Globus Ergotester.

2.1.4 - Aquecimento

Pelo facto de se tratar de um teste mximo, foi efectuado um perodo de aquecimento especfico, de forma a prevenir quaisquer leses. O procedimento de aquecimento para este teste consistiu em correr a uma intensidade de 120-140 bpm, no campo (controlada por polares) durante 5 minutos, em que aos 2 e 4 minutos efectuariam trs impulses verticais consecutivas. Seguidamente durante 3 minutos realizou-se alongamentos e mobilizao articular.

2.1.5 Teste e sua conduo

Foi definido que para a realizao deste teste cada sujeito realizava 4 saltos: 2 CMJ e 2 CMJ adaptado. Os resultados de todos os saltos foram registados mas para o estudo foi considerado o melhor de cada um dos dois tipos de saltos. Primeiramente foi explicado o objectivo do teste, assim como os seus procedimentos, acompanhados de uma demonstrao de cada um dos saltos para 36

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

exemplificar o movimento correcto a efectuar. Cada sujeito realizou um teste antes da avaliao e no caso de ser necessrio efectuou-se as devidas correces tcnicas. O teste foi executado realizando primeiro os dois CMJ e posteriormente os dois CMJ adaptado. Todos os saltos foram intervalados por um perodo de 30 segundos de durao.

2.1.6 Registo e tratamento das variveis As variveis registadas foram: o deslocamento do centro de massa que corresponde altura do salto (CG); e o tempo de salto (Fly). Para o clculo da potncia absoluta e potncia relativa dos MI foram utilizadas as seguintes frmulas para os diferentes tipos de salto (CMJ e CMJ adaptado):
G x M x CG Fly

PAbs =

= (W)

PAbs corresponde potncia absoluta desenvolvida pelos MI no salto, G acelerao da gravidade, M massa do indivduo, CG ao deslocamento do centro de massa e Fly ao tempo de voo. O resultado expresso em W.
PAbs

PRel =

= (W.kg -1)

PRel corresponde potncia relativa massa do sujeito desenvolvida pelos MI no salto, PAbs corresponde potncia absoluta desenvolvida pelos MI no salto e M massa do indivduo. O resultado expresso em watts por quilograma (W.kg -1).

2.2 Teste do RAST (Running Based on Sprint Test)

O RAST tem a finalidade de avaliar a capacidade e potncia anaerbia. Este teste consiste na realizao de 6 repeties de corrida velocidade mxima numa distncia de 35 metros, com o intervalo de recuperao activa entre cada percurso de 10 segundos.

37

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

No final do teste, obtivemos que conjuntamente, com a massa corporal, so utilizados no clculo da potncia mxima (Pmx), da potncia mdia (Pmdia) e potncia mnima (Pmn) (expressas em W) e do ndice de Fadiga (IF) (expresso em watts / segundo w/seg).

2.2.1 Instrumentos

Para a realizao deste teste foram utilizadas clulas fotoelcticas Globus Itlia. Foi sinalizado o local de partida com uma linha de partida no solo, assim como uma linha final, colocada aos 35 metros. As clulas foram colocadas na linha de partida e na linha final do percurso ligadas ao Ergotester Globus Itlia. A FC foi medida, utilizando os cardiofrequencmetros Polar S810. Os dados foram transferidos para um computador de forma a proceder-se ao seu tratamento e anlise, atravs do programa Polar Precision Performance SW Version 3.02.007.

2.2.2 Preparao do teste

Para assegurar uma correcta recolha de dados, foram traadas no campo de futebol (sinttico) duas linhas. A primeira linha indicava a partida do teste, onde os sujeitos se deveriam colocar. A outra linha definia a distncia em estudo (35m), onde seriam colocadas as clulas fotoelctricas. Aos 17,5 metros foi colocada uma mesa onde estava depositado o Ergotester Globus Itlia, de forma a controlar as partidas.

2.2.3 Preparao do sujeito

Antes do incio do teste foi explicado o seu objectivo, assim como os seus procedimentos, uma vez que seria um teste anaerbio, fundamental uma preparao psicolgica. Foi efectuada a medio da massa corporal antes da realizao do teste e registada em fichas elaboradas para o efeito.

38

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

2.2.4 - Aquecimento

O perodo de aquecimento fundamental, dado de se tratar de um teste de velocidade mxima necessrio activar as fibras musculares de contraco rpida antes do teste, de forma a estarem preparadas para este tipo de esforo. Assim o aquecimento consistiu numa corrida contnua de 6 minutos, em que aos 2, 4 e 6 minutos realizam um sprint de 10m. Posteriormente realizou-se um perodo de 3 minutos de alongamentos e mobilizao articular.

2.2.5 Teste e sua conduo

O sujeito simula previamente a partida, no sentido de se definir claramente a sua perna de arranque. Coloca-se na linha de partida, assumindo uma posio de partida (posio assimtrica dos membros superiores em relao dos inferiores o brao avanado o do lado mais recuado; membros inferiores ligeiramente flectidos e membros superiores semi-flectidos, colocados junto ao tronco). efectuado uma contagem decrescente verbal para dar incio ao teste 3-2-1VAI. A partir deste momento o sujeito realiza o primeiro sprint de 35m, mxima velocidade, tendo um perodo de 10s de recuperao activa para iniciar a repetio seguinte. O tempo despendido por sujeito em cada repetio foi medido por clulas fotoelctricas Globus Itlia, colocadas no incio e no final de cada percurso, sendo posteriormente registado em fichas desenvolvidas para esse efeito. O tempo de pausa foi cronometrado por um avaliador situado no final de cada percurso sendo os atletas informados do tempo decorrido.

No final do teste foram calculados valores Pmx, Pmd, Pmn (watts) e IF (watts/s), a partir dos tempos gastos nos percursos: Potncia = massa (kg) x distncia2 / tempo3 Pmx a partir do melhor tempo alcanado no teste e normalmente na 1 repetio, apresenta uma variao de 1054 watts a 676 watts. 39

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

Pmdia clculo a partir do tempo mdio gasto na realizao das repeties. Pmin pior tempo realiza no teste e dever ocorrer na ltima repetio, apresenta uma variao de 674 watts a 319 watts. IF diferena entre a Pmx e Pmin dividido pelo tempo total dos seis percursos.

Durante a realizao do teste procedeu-se ao registo de FC atravs de cardiofrequencmetro Polar S810, ou seja, no final de cada sprint, assim como, aquando da recolha do lactato. Foi efectuada uma recolha de sangue ao terceiro minuto aps o final do teste, para determinao das concentraes mximas de La sangunea. Para determinar as concentraes sanguneas de La, recolheu-se 10 microlitros (l) de sangue em cada sujeito.

2.3 Teste de Luc-Lger

Com o objectivo de estimar o VO2mx (ml/kg/min), permitindo avaliar a potncia aerbia dos indivduos no terreno de jogo, realizou-se o teste Luc-Lger. Este teste representa um protocolo de esforo indirecto, mximo, progressivo e por nveis.

2.3.1 - Preparao do teste

Antes do incio do teste foi marcado o percurso de 20 metros, deixando o espao de 1 metro para cada um dos lados, para permitir as mudanas de direco. Delimitou-se tambm corredores de 1 metro para cada participante.

40

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

2.3.2 Preparao do sujeito

Foi explicado aos participantes, em detalhe os procedimentos do teste e clarificou-se eventuais dvidas. Verificmos tambm se as chuteiras estavam devidamente apertadas (lao duplo aconselhado). Antes do incio do teste existe um perodo de experimentao em que os indivduos executam alguns percursos para se adaptarem ao sinal sonoro, que marca o ritmo de corrida.

2.3.3 - Aquecimento

O perodo de aquecimento fundamental, dado de se tratar de um teste mximo, necessrio activar o sistema cardiorespiratrio, de forma a estar preparado para este tipo de esforo. Assim o aquecimento consistiu numa corrida contnua de 6 minutos, em que aos 2, 4 e 6 minutos realizam um sprint de 10m. Posteriormente realizou-se um perodo de 3 minutos de alongamentos e mobilizao articular.

2.3.4 Teste e sua conduo

O teste consiste em realizar percurso de 20 metros, em regime de vaivm, a uma velocidade imposta por sinais sonoros (provenientes de uma gravao do protocolo do teste). O teste inicia-se a uma velocidade de 8,5 km/h e constitudo por patamares de um minuto, com o aumento da velocidade e consequentemente o aumento do nmero de percursos por cada patamar. Os participantes colocam-se na linha de partida e iniciam o teste ao primeiro sinal sonoro. Devero chegar ao local marcado, ultrapassando a linha, antes de soar o prximo sinal sonoro. As mudanas de direco devem ser feitas com paragem e arranque para o lado contrrio, evitando trajectrias curvilneas.

41

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

Em cada patamar (cada minuto), o intervalo de tempo entre os sinais sonoros vai diminuindo, o que significar um aumento da velocidade de execuo dos participantes (0,5 km/h por patamar). O teste d-se por finalizar com a desistncia do participante, ou quando este no conseguir atingir a linha demarcada 2 vezes consecutivas. O nmero de percursos completos realizados por cada participante, devem ser controlados e registados em ficha prpria, excluindo o percurso no qual foi interrompido o teste. No final do teste, os participantes devero fazer uma recuperao activa pelo menos durante trs minutos, facilitando o retorno clama. Este teste permite calcular o VO2mx em termos relativo (ml/kg/min) e o VO2mx em termos absolutos. Face ao nmero de percursos realizados, calculou-se a velocidade atingida em funo do patamar alcanado. Sabendo que o teste se inicia a uma velocidade de 8,5 km/h e que em cada patamar se verifica um incremento de 0,5 km/h.

Velocidade Atingida = 8 + (0,5 x P)

-em que P corresponde ao patamar atingido.

O VO2mx calcula-se a partir da seguinte equao: VO2mx (ml/kg/min) = 31,025 + (3,238 x Vel.) (3,248 x Idade) + 0,1536 (Vel. x
Idade)

- em que a velocidade dada em km/h. - em que a idade dada em anos.

42

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

2.4 Avaliao da FC em situao de jogo

Com o objectivo de caracterizao de esforo dispendido durante um jogo de futebol, procedemos avaliao da FC atravs do Polar Team System, num jogo treino. 2.4.1 Preparao do equipamento

Para iniciar a Unidade Interface/ Carregador do Polar Team System, deve-se proceder de acordo com os seguintes passos: conectamos o cabo RS Unidade Interface/ Carregador (UIC) e porta serial do computador. Conectamos o adaptador de potncia. Depois, colocamos os transmissores da Polar Team System nas aberturas. O UIC inicia o descarregamento dos transmissores. recomendvel carreg-los completamente. De seguida, abrimos o Polar Precision Performance SW 3.0, seleccionamos preferncias, no menu opes e abrimos a guia Hardware. Posteriormente, seleccionamos a porta na qual a UIC est conectada no item Unidade Interface/Carregador. A seleco da porta activa a funo Comunicao Team System, no menu ferramentas. Continuamente, inserimos uma equipa e os seus dados, seleccionamos Comunicao Team System, no menu ferramentas. Pressionamos o boto Propriedades do transmissor e especificamos as configuraes para os transmissores. O ponto mais importante a seleco de um usurio para cada transmissor. Para isso, pressionamos o cone da equipa, na tela Configurao do usurio. Transferimos as configuraes, pressionando o boto OK. O software transfere as configuraes e actualiza as informaes do visor da Unidade Interface/ Carregador. Por fim, fechamos a caixa de dilogo da UIC, pressionando o boto fechar.

2.4.2 Procedimentos para o funcionamento do equipamento durante a medio

A primeira coisa que temos que fazer vestir os transmissores aos atletas da amostra. Para isso necessrio prender os transmissores tira elstica, ajustar o

43

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

comprimento da tira para que adequado e confortvel. Depois, devemos fixar a tira em redor do peito, logo abaixo dos msculos peitorais e afivel-la. Posteriormente, deve-se levantar o transmissor do peito e humedecer as reas sulcadas dos elctrodos na parte traseira e verificar se as reas hmidas dos elctrodos esto firmes na pele e se o logtipo Polar est na posio central e vertical. O transmissor durante a medio ligado quando os elctrodos suficientemente humedecidos entram em contacto com a pele, na medida em que no h botes no transmissor. Ao fazer medies, a luz verde ao lado do logtipo Polar comea a piscar no ritmo da sua frequncia cardaca por 30 segundos. Observamos que a gravao ainda no foi iniciada. Aproximadamente 15 segundos aps vestir o transmissor, um sinal sonoro indicar o incio da gravao da frequncia cardaca. Aproximadamente 15 segundos aps a remoo do transmissor, dois sinais sonoros indicaro o trmino da gravao. Quando a memria comear a ficar cheia, a luz vermelha pisca lentamente (a cada dez segundos), indicando que h memria disponvel para meia hora ou menos. Quatro sinais sonoros indicam que a memria est cheia. Simultaneamente, a luz vermelha pisca rapidamente (a cada dois segundos). A gravao dos dados do exerccio comea aproximadamente 15 segundos aps vestir o transmissor. Para armazenar somente o exerccio, no deve vestir o transmissor at que o exerccio esteja para comear. possvel predefinir a hora e a data do incio da gravao com o software. A opo Inicio pr-programado est localizada na opo Propriedades do transmissor, que aberto pressionando-se o boto Propriedades do transmissor, na opo Unidade Interface/ Carregador.

2.4.3 Procedimentos para transferir exerccios dos transmissores

Para transferir os registos dos exerccios dos transmissores deve-se inserir os transmissores nas aberturas da UIC. O Logtipo polar deve estar na posio vertical e de frente para o monitor da UIC.

44

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

Seguidamente seleccionamos Comunicao Polar Team System, no menu Ferramentas. A opo Unidade Interface/ Carregador aberta e mostra o contedo dos transmissores. Pressionamos o boto Transferir. O software transfere todos os novos exerccios dos transmissores e abre o dilogo Arquivos FC. Se no existirem novos exerccios nos transmissores, o software exibir um aviso de que no h nada a ser transferido. Depois pressionamos o boto salvar para gravar os exerccios no disco rgido. O software salvou os exerccios seleccionados e fecha a caixa de dilogo. possvel alterar o participante ou o desporto exibido na tabela, usando os botes Pessoas e Desportos. Um participante pode ser seleccionado dentro dos que j tenham sido inseridos no software. Um desporto pode ser seleccionado dentro dos que j foram inseridos para uma pessoa. O boto fechar a caixa de dilogo sem salvar os exerccios. possvel seleccionar o transmissor desejado na opo Unidade Interface/ Carregador, assim como o exerccio na opo Salvar Arquivos FC, bastando clicar no mesmo. possvel seleccionar vrios itens pressionando a tecla Ctrl e clicando nos transmissores ou exerccios desejados. A tecla Shift selecciona todos os itens que esto entre as seleces. Para transferir exerccios j descarregados, necessrio desmarcar o iten Fazer download somente de arquivos no transferidos, abaixo do boto Avanado, na opo Unidade Interface/ Carregador. Em seguida pressionamos o boto Transferir. Este recurso pode ser usado para arquivos que, por alguma razo no foram salvos, embora tenham sido descarregados.

3 AVALIAO ANTROPOMTRICA

Todos os indivduos da amostra foram sujeitos a uma avaliao detalhada, recorrendo aos mesmos instrumentos de medida, estando os seus procedimentos de acordo com o descrito por Sobral & Silva (2001). Foram portanto determinadas as variveis somticas simples e as variveis somticas compostas. A determinao destas variveis tem por objectivo a anlise morfolgica dos atletas. 45

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

3.1 Variveis somticas simples

Na tabela seguinte encontram-se os instrumentos utilizados para a medio das variveis somticas simples.
Tabela 9 Instrumentos de medida utilizados para a medio das variveis somticas simples.

Variveis somticas simples Massa corporal Estatura Dimetro Circunferncias Pregas de gordura cutnea

Instrumentos Balana digital porttil modelo 770 Estadimetro porttil Bodymeter SECA modelo 208

Pasta antropomtrica GMP (Swiss made)

Massa Corporal

Medido com o sujeito em roupa interior e totalmente imvel sobre a balana, na posio anatmica de referncia: corpo vertical, totalmente estendido, com os MS estendidos lateralmente ao tronco e o olhar dirigido para a frente. Tal como a estatura, esta varivel influenciada pela variao diurna. Os valores foram registados em quilogramas (kg).

Estatura

Com o sujeito em p e imvel, corresponde distncia entre o vrtex e o plano de referncia do solo, conforme a tcnica descrita por Ross & Marfell-Jones (1991). Os valores foram registados em Centmetros (cm).

46

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

Circunferncias

So usadas como indicadores da musculatura relativa, sendo, no entanto, de notal que uma circunferncia inclui o osso rodeado de massa muscular, que por sua vez rodeado de um tecido adiposo subcutneo. Apesar de a circunferncia no ser exactamente o tecido muscular, este ocupa a maior parte da circunferncia (com a excepo de indivduos considerados obesos), logo um indicador relativo do desenvolvimento muscular. As circunferncias mais comuns so as dos membros superiores e inferiores, como as seguintes: Braquial medida com o membro relaxado, ao nvel do ponto mdio do comprimento do brao. Geminal medida ao nvel da maior circunferncia da perna.

Pregas de gordura cutnea (Skinfolds)

So indicadores do tecido adiposo subcutneo. So medidas atravs de uma dupla pega da pele e agarrando o tecido subcutneo com um instrumento especial (adipmetro) cujas hastes devem possuir uma presso constante de 10g/mm2. Podem ser medidas ao longo de todo o corpo mas de forma a fornecerem informao sobra a distribuio da gordura subcutnea, so medidas nas extremidades e no tronco. As pregas medidas na nossa amostra foram: Tricipital Prega vertical medida na face posterior do brao direito, a meia distncia entre os pontos acromiale e radiale. Subescapular Prega oblqua dirigida para baixo e para o exterior. Medida imediatamente abaixo do vrtice inferior da omoplata direita. Suprailaca Prega ligeiramente oblqua, dirigida para baixo e para dentro. Meida acima da crista ilaca sobre a linha midaxilar.

47

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

Abdominal Prega vertical, medida a 5 cm para a esquerda do omophalion. Crural Prega vertical. Medida sobra a linha mdia da face anterior da coxa direita, a meia distncia entre os pontos tribiale e iliospinale. O sujeito encontra-se sentado com o joelho flectido a 90. Geminal Prega vertical, obtida com o sujeito sentado e o joelho flectido a 90. Medida ao nvel da maior circunferncia da perna direita, na face interna.

Dimetros

Os dimetros do corpo so usados para determinao dos tipos de corpo, como por exemplo a tcnica de somattipo de Heath-Carter. So normalmente medidos atravs de instrumentos especiais (antropmetro), que variam consoante o segmento do corpo a ser medido. So usados pontos definidos por extremidades sseas, palpveis em todos os indivduos. Existem dimetros de vrias dimenses, dos quais utilizamos os seguintes: Bicndilo-umeral medido entre o epicndilo e a epitrclea umerais, com o cotovelo elevado altura do ombro e flectido a 90. Bicndolo-femural medido entre os dois pontos mais salientes dos cndilos femurais, com o joelho flectido a 90.

3.2 Variveis somticas compostas

So frmulas aplicadas a vrias medidas corporais, que permitem obter relaes proporcionais entre as medidas utilizadas nesse clculo. Os ndices providenciam informao sobre a relao proporcional entre as dimenses e propores corporais. Para a caracterizao dos atletas, utilizamos as seguintes: 48

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

ndice de massa corporal Expressa a relao entre o peso e a estatura. Calcula-se atravs da seguinte formula: massa corporal/estatura2. A massa corporal expressa em kg e a estatura em metros, surgindo o resultado em kg/m2. Somatrio das pregas de gordura Obtido pela soma das pregas de gordura do sujeito.

Somattipo

O somattipo uma classificao baseada na configurao externa do corpo e independente da dimenso, cujas componentes primrias so classificadas de 1 a 7 e exprimem a adiposidade, a robustez msculo-esqueltica e a linearidade em relao estatura. (Sobral & Silva, 2001). O mtodo proposto por Heath-Carter, para estimar o somattipo, combina procedimentos fotoscpicos e antropomtricos. No entanto, primariamente, era usado na sua forma antropomtrica, forma mais objectiva e menos dispendiosa. Segundo estes autores, as componentes somatotpicas e as dimenses para derivar cada componente so as seguintes: Endormorfismo A adiposidade relativa decorre da soma das trs pregas subcutneas (subescapular, tricipital e suprailaca) corrigidas para a altura: ENDO = 0.1451X 0.00068X2 + 0.000014X3 0.7182. Em que X o valor da soma das pregas multiplicado por (altura/170.18). Mesomorfismo Refere-se ao desenvolvimento musculo-esqueltico relatico. Sendo H e F as medidas dos dimetros bicndilo-umeral e bicndilo-femural, B e G as circunferncias braquial e geminal corrigidas (isto , subtrado aos seus valores e das pregas tricipital e geminal, respectivamente), e A a altura. Ento, segundo a equao MESO = 0.858H + 0.601F + 0.188B + 0.161G 0.131A + 4.5. 49

Captulo III

_______________

_________________

___METODOLOGIA

Ectomorfismo A linearidade relativa do corpo, aps calcular o ndice ponderal recproco, aqui representado por I (com I = A/P1/3), teremos: ECTO = 0.732I 28.58. Porm, se 38.25 < P < 40.75, ento utilizamos: ECTO = 0.463I 17.63. Para todos os casos em que P < 38.25, atribuise 0.1 ao valor da primeira componente. 4 TRATAMENTO ESTATSTICO

No que diz respeito apresentao da estatstica descritiva, utilizamos a mdia como medida central e o desvio-padro como medida de disperso para as variveis quantitativas.

Relativamente estatstica inferencial, utilizamos o Teste t para amostras relacionadas, no sentido de comparar as mdias de duas variveis para o mesmo grupo. Tambm utilizamos o coeficiente de correlao produto-momento de Pearson para detectar a existncia ou inexistncia de correlaes entre as variveis em estudo. Em todos os testes foi considerado o nvel de significncia menor que 0,05. Para este efeito foram utilizados os programas informticos Microsoft Exel 2003 e o Statistical Package for the Social Sciences SPSS, verso 11.5 para Windows.

50

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

CAPITULO IV APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

1 CARACTERIZAO DA AMOSTRA

A amostra deste estudo foi constituda por 22 sujeitos do sexo masculino, jogadores de futebol, do escalo jnior. No momento do estudo esta equipa encontrava-se num perodo competitivo, disputando o Campeonato Nacional de Juniores A. As caractersticas antropomtricas dos atletas participantes no estudo esto representadas na tabela seguinte.
Tabela 10 Valor das variveis antropomtricas dos atletas participantes no estudo. Mdia Desvio Padro.

Caracterstica Idade (anos) Massa Corporal (Kg) Estatura (cm) IMC Tricipital (mm) Sub-escapular (mm) Pregas de gordura cutnea Suprailaca (mm) Abdominal (mm) Crural (mm) Geminal (mm) Circunferncias Geminal (cm) Braquial (cm) Bicndilo-umeral (cm) Bicndilo-femural (cm)

Mdia Desvio Padro 18,45 0,6 72,3 6,43 174,89 4,32 23,54 1,87 9,11 3,12 8,7 1,27 11,52 3,95 11,7 3,68 10,73 3,8 7,91 1,81 37,52 1,96 29,15 1,76 6,6 0,4 9,22 0,49 8,78 2,88 3,05 0,76 4,01 0,86 2,23 0,85

Dimetros % Massa gorda Endomorfismo Mesomorfismo Ectomorfismo

51

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Seguidamente, sero apresentados estudos de outros autores com equipas juniores (Tabela 11) e equipas seniores (Tabela 12), para estabelecermos uma analogia com os dados obtidos neste estudo.

Tabela 11 Comparao de trabalhos realizados com atletas juniores e os dados obtidos no nosso estudo. (Mdia Desvio Padro)

Fonte Rico-Sanz et al. (1999) Helgerud et al. (2001) Mazza e Zubeldia (2003) Caixinha et al. (2004) Silva (2005) Leal (2005) Equipa estudada

Nacionalidade Suia Noruega Argentina Portugal Portugal Portugal Portugal

Nvel Profissional Profissional D1 Juniores Juniores Distrital Distrital Nacional

N 17 19 16 3 16 17 22

Idade 17,5 1,0 18,1 0,8 18,46 ? 19 17,05 0,94 17,40 0,90 18,45 0,60

Estatura (cm) 177,70 5,30 181,30 5,60 174,56 6,39


168,70 11,70

Massa (Kg) 69,40 6,40 72,20 11,10 68,63 6,43 66,70 6,70 66,11 5,82 66,10 5,63 72,3 6,43

Massa Gorda (%)

Somattipo

171,82 5,61 171,85 5,46 174,89 4,32

15,51 2,60 7,98 4,55 8,78 2,88

2.26-4.2-3.01 2.30-4.40-2.50 3.05-4.01-2,23

52

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Tabela 12 Comparao de trabalhos realizados com atletas seniores e os dados obtidos no nosso estudo. (Mdia Desvio Padro)
Fonte White et al. (1988) Chin et al. (1992) Puga et al. (1993) Tiryaki et al. (1995) Mercer et al. (1995) Raastad et al. (1997) Bury et al. (1998) Wisloff et al. (1998) Santos (1999) Santos (1999) Santos (1999) Mujika et al. (2000) Aziz et al. (2000) Rienzi et al. (2000) Suzen et al. (2000) Al-Hazzaa et al. (2001) Casajs et al. (2001) Cometti et al. (2001) Santos et al. (2001) Cometti et al. (2001) Craven et al. (2002) Dowson et al. (2002) Strudwick et al. (2002) Silva et al. (2005) Balikian et al. (2002) Equipa estudada Nacionalidade Inglaterra Hong Kong Portugal Turquia Inglaterra Noruega Blgica Noruega Portugal Portugal Portugal Espanha Singapura Amrica Sul Turquia Nvel Profissional D1 Profissional Nacional Profissional D1 Profissional D1 Profissional Profissional D1 Profissional D1 1 Diviso 2 Diviso 3 Diviso Profissional Nacional Elite Profissional Profissional N 17 24 21 16 15 28 15 14 44 18 12 17 23 11 83 Idade 23,30 0,90 26,30 4,20 27,60 ? 18-30 24,70 3,80 23,50 3,00 24,20 2,60 23,80 3,80 25,80 3,10 25,50 3,50 26,10 4,90 20,30 1,40 21,90 3,60 26,10 4,00 25,50 4,00 180,70 5,20 181,10 4,80 176,60 6,30 175,40 7,20 172,90 7,20 179,90 5,50 175,00 6,00 177,00 6,00 177,80 5,50 Estatura (cm) 180,40 1,70 173,40 4,60 178,10 ? 178,80 3,80 179,00 8,00 Massa (Kg) 76,70 1,50 67,70 5,00 73,80 ? 74,80 6,60 77,60 9,20 78,90 7,80 76,80 5,20 76,90 6,30 73,60 6,30 74,20 6,10 69,80 9,00 74,80 5,50 65,60 6,10 76,40 7,00 73,60 8,50 10,60 2,60 2.2-5.4-2.2 11,40 2,60 12,60 2,70 10,30 1,50 7,90 1,60 14,10 1,10 Massa Gorda (%) 19,30 0,60 7,30 ? 11 ? 7,60 0,70 16,20 3,40 Somattipo 2.6-4.2-2.7

Arbia Saudita

Profissional 154

25,20 3,30

177,20 5,90

73,10 6,80

12,30 2,70

Espanha Frana Portugal Frana Inglaterra Nova Zelndia Inglaterra Brasil Brasil Portugal

Profissional Profissional D1 1 Liga Nacional Profissional D2 Profissional D1 Nacional Profissional PL Profissional D3 Profissional D2 Nacional

15 29 91 32 14 21 19 16 25 22

26,30 3,10 26,10 4,30 25 2,60 23,20 5,60 23 Snior 22,00 2,00 24,00 2,10 22,1 8,3 18,45 0,6

180,00 7,00 179,80 4,40 177,80 4,10 178,00 5,80 181,00 6,00 178,00 6,80 177,00 5,90 177,50 6,00 179,00 7,0 174,89 4,32

78,50 6,40 74,50 6,20 72,80 4,50 73,50 14,70 80,10 9,20 78,40 6,00 77,90 8,90 73,50 6,90 76,10 9,80 72,30 6,43

8,20 0,91

2.6-4.9-2.3

17,4 mm 12,30 2,90 10,30 3,90 12,21 3,67 8,78 2,88 3.05-4.01-2.23

53

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Comparando os resultados obtidos pela nossa amostra e os outros estudos realizados com equipas do escalo jnior, podemos constatar que a nossa amostra apresenta dos valores mais elevados na idade e a equipa com maior valor de massa corporal. Fazendo esta analogia mas agora com equipas do escalo snior, podemos verificar que a nossa amostra apresentas dos valores mais baixos tanto na varivel massa como na estatura. Este facto pode ser explicado por ser uma equipa mais jovem do que as restantes.

No que diz respeito aos valores da massa gorda, a nossa amostra revela valores um pouco abaixo do que a maioria das equipas estudadas por outros autores, embora haja tambm equipas, como o caso do estudo levado a cabo por Cajass et al. (2001), com jogadores seniores profissionais espanhis, onde encontrou percentuais de massa gorda semelhantes (8,20 0,91).

Relativamente ao ndice de Massa Corporal (IMC), a nossa amostra revela valores mdios de 23,54 1,87 %, o que reflecte o nvel caracterstico de jogadores de futebol segundo Bangsbo (1994), pois este valor encontra-se inserido no intervalo de 21,5 a 25,5%.

Em relao ao conceito de classificao morfolgica, o somattipo, Reilly (1990) concluiu que os valores tpicos de somattipo para futebolistas eram de 3-5-3, o que reflecte uma inclinao para o mesomorfismo. Rienzi et al. (2000), verificaram o somattipo de jogadores de elite que participaram na edio da Copa Amrica desse 2000: 2.2-5.4-2.2 (0,7; 1,0; 0,73). O mesmo aconteceu com Casajs (2001), que tambm encontrou em atletas de elite da Primeira Liga Espanhola, uma tendncia para o mesomorfismo, 2.4-4.8-2.3 (0,52; 0,88; 0,73). A nossa amostra revela valores que vem de encontro com estes autores, uma vez que apresenta valores que reflectem o mesomorfismo, ou seja, 3.05-4.01-2.23 (0,76; 0,86; 0,85).

De forma a obter uma informao mais detalhada da nossa amostra, dividimos a equipa por estatuto posicional: guarda-redes; defesas, mdios e avanados, que

54

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

segundo Bangsbo (1994) e Reilly (2000) sofrem diferentes exigncias fsicas e apresentam diferentes parmetros fisiolgicos.
Tabela 13 valores das variveis antropomtricas de acordo com o estatuto posicional.

Guarda-redes (n=2) Caracterstica Mdia Dp Massa (Kg) Estatura (cm) % Massa Gorda Endomorfismo Mesomorfismo Ectomorfismo Somattipo 76,35 9,26 173,30 2,97 11,27 0,30 3,64 0,94 4,28 0,83 1,37 0,70 Endo-mesomorfo

Defesas (n= 7) Mdia Dp 70,26 6,20 176,26 4,26 7,51 2,56 2,74 0,67 3,88 0,52 2,72 0,66 Mesomorfoequilibrado

Mdios (n=10) Mdia Dp 71,37 6,8 173,69 3,72 9,21 3,44 3,18 0,85 3,93 1,03 2,12 0,93 Endomesomorfo

Avanados (n= 3) Mdia Dp 74,47 4,35 176,73 7,34 8,68 1,08 2,92 0,50 4,43 1,22 2,03 0,69 Endo-mesomorfo

Ao analisarmos os nossos atletas de acordo com o seu estatuto posicional, observamos na tabela anterior que os avanados so os jogadores que apresentam mais massa corporal, tendo em conta o n e o desvio padro. Em relao estatura, os avanados e os defesas so os que apresentam maiores valores.

Este estudo vai de encontro com os trabalhos realizados por Bangsbo (1994), Wisloff et al. (1998), Szen et al. (2000) e Al-Hazzaa et al. (2001), uma vez que estes autores defendem que os defesas e os avanados so normalmente os jogadores que recuperam o maior nmero de bolas, principalmente em lances areos, tendo uma tendncia para serem mais altos em relao a jogadores que actuam em outras posies no terreno de jogo.

Se observarmos a classificao morfolgica, segundo o estatuto posicional dos atletas, podemos verificar que os guarda-redes e os mdios so os jogadores que apresentam uma componente endomorfica superior. No caso especifico dos mdios, pode dever-se s suas funes na aco de jogo, recuperao de bolas a meio campo, transio defesa para o ataque ou vice versa (Reilly, Bangsbo, 2000).

55

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

No que diz respeito componente mesomorfica, os guarda-redes e os avanados so os que apresentam maiores valores de desenvolvimento msculoesqueltico relativo, em resultado da sua elevada capacidade de reaco. Quanto componente ectomorfica, os defesas so os que apresentam maiores valores, o que resulta da sua funo no jogo. Estes jogadores devem ser rpidos para poderem contraria o ataque dos adversrios de uma forma mais eficaz.

2 TESTE DE IMPULSO VERTICAL 2.1 Countermovement Jump (CMJ)

Para este teste foram consideradas as seguintes varveis: a) Deslocamento do centro de gravidade (CG) (altura do salto) acelerao promovida pela extenso dos MI precedido por um movimento excntrico (ciclo alongamento-encurtamento), est baseado no acumulo de energia potencial elstica durante as aces musculares excntricas, a qual libertada na fase concntrica subsequente na forma de energia cintica, e a capacidade de recrutamento nervoso e coordenao intra e inter-muscular (Ugrinowitsch et al, 1998); b) Potncia absoluta razo do produto da fora gerada para a realizao do salto e o espao percorrido pelo tempo total dispendido; c) Potncia relativa potncia desenvolvida por unidade de massa corporal (kg).
Tabela 14 Descrio das variveis obtidas no teste de Countermovement Jump (CMJ) Varivel Deslocamento do CG (cm) Potncia absoluta (W) Potncia relativa (W.kg-1) N 22 22 22 Mdia Dp 39,78 0,7 487,92 71,1 6,82 0,61

Comparando estes valores com os encontrados na literatura, podemos verificar que a nossa equipa apresenta valores de deslocamento do centro de gravidade um pouco abaixo da mdia, mas este facto pode-se justificar com o escalo etrio das 56

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

outras equipas, pois so na sua maioria seniores. Apesar disto, num estudo realizado por Cometti et al. (2001), com atletas seniores franceses, encontramos valores de 39,7 5,6cm, semelhantes aos da nossa equipa (39,78 0,7cm). . Mas fazendo uma analogia com equipas do mesmo escalo etrio, juniores, podemos verificar que no estudo de Helgerud et al. (2001), os valores de deslocamento do centro de gravidade so de 54,7 3,8cm; j no estudo de Leal (2005), os valores so de 39,14 4,64cm.
Tabela 15 Descrio das variveis obtidas no teste de Countermovement Jump (CMJ), de acordo com o estatuto posicional.

Guarda-redes (n=2)

Defesas (n= 7) Mdia Dp 44,01 6,40 506,55 84,51 7,18 0,52

Mdios (n=10) Mdia Dp 36,48 7,32 466,78 52,32 6,52 0,66

Avanados (n= 3) Mdia Dp 38,87 5,35 510,12 33,18 6,75 0,46

Varivel Mdia Dp
Deslocamento do CG (cm)

42,85 1,20 547,94 83,36 7,11 0,09

Potncia absoluta (W) Potncia relativa (W.kg-1)

Pelos resultados obtidos podemos observar que os guarda-redes, apesar de no serem os jogadores que apresentam um maior deslocamento do centro de gravidade, so aqueles que revelam maior potncia absoluta. Este facto deve-se maior massa que os guarda-redes apresentam em relao aos outros jogadores, e tambm pelas suas funes em jogo, sua elevada capacidade de impulso, velocidade de reaco, velocidade vertical e fora explosiva (Melo, 1997). Em termos de potncia relativa, verificamos que os valores mais elevados so alcanados pelos defesas, o que significa que estes jogadores so os mais potentes na medida em que possuem uma quantidade de massa gorda menor.

57

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Tabela 16 Correlao entre as variveis antropomtricas: Massa (kg), Estatura (cm), IMC (%), Pregas cutneas (mm), Massa Gorda (%), com as variveis de performances: Deslocamento CG (cm), Tempo de voo (s), Potncia Absoluta (W) e a Potncia Relativa (W.Kg-1) obtidas no CMJ. Potncia
Coef. de Pearson Massa (kg) Estatura (cm) IMC (%) Pregas cutneas (mm) Massa Gorda (%)

Potncia Relativa (W.Kg ) -0,039 0,291 -0,226 -0,373 -0,406


-1

Deslocamento CG (cm)

Tempo de voo (s)

Absoluta (W) 0,638 ** 0,628 ** 0,337 0,162 0,115

-0,147 0,393 -0,416 -0,437 * -0,439 *

-0,053 0,264 -0,225 -0,414 -0,491 *

** < 0,01 altamente significativo;

*< 0,05 significativo; *(-) significativo e negativa a 0,05

Ao analisarmos a tabela anterior, podemos verificar que existe uma correlao altamente significativa (p <0,01) entre a potncia absoluta com a massa (kg) e com a estatura (cm). Isto deve-se ao facto de os clculos para determinar a potncia serem influenciados pelo valor da massa do indivduo, uma vez que no se verifica uma correlao positiva entre os indivduos mais pesados e a sua impulso (deslocamento do centro de gravidade). A correlao entre a potncia absoluta e a estatura, prendese com o facto de que nesta amostra os indivduos mais altos tambm so os que apresentam mais massa e consequentemente apresentam maiores valores de potncia, uma vez que tambm no se verifica a correlao com a impulso ou com a potncia relativa. Verificmos ainda uma correlao significativa e negativa entre a potncia absoluta e o VO2mx relativo. Esta correlao justifica-se por haver uma especializao de vias energticas, ou seja, o maior desenvolvimento de uma das vias energticas, como neste caso a via anaerbia, vai prejudicar o estado de desenvolvimento da outra via energtica, a aerbia.

No que diz respeito potncia relativa, apuramos uma correlao negativa, apesar de no ser estatisticamente significativa (p> 0,05), entre a potncia relativa e a massa (kg), IMC (%), pregas cutneas (mm) e massa gorda (%). Isto permite afirmar que os indivduos mais pesados e com maior percentagem de gordura no corpo, influenciam negativamente as suas performances, uma vez que o salto relativizado e como tal apresentam menores valores de potncia relativa.

58

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

A mesma justificao pode ser dada para as correlaes encontradas entre as variveis deslocamento do CG (cm) e tempo de voo (s), com as variveis antropomtricas massa (kg), IMC (%), pregas cutneas (mm) e massa gorda (%), pois uma maior percentagem de massa gorda, diminui consequentemente a percentagem de massa muscular e como tal, uma menor capacidade de gerar potncia.

2.2 Countermovement Jump Adaptado (CMJ adaptado)

Para este teste foram analisadas as mesmas variveis do que no CMJ, contudo por termos adaptado o cabeceamento por ser um movimento tpico do futebol, obtivemos resultados diferentes. Estes resultados encontram-se expressos na tabela seguinte.
Tabela 17 Descrio das variveis obtidas no teste de Countermovement Jump adaptado (CMJ adaptado)

Varivel Deslocamento do CG (cm) Potncia absoluta (W) Potncia relativa (W.kg-1)

N 22 22 22

Mdia Dp 46,25 6,76 532,26 64,58 7,37 0,54

Ao analisarmos esta tabela, podemos constatar que os valores de potncia absoluta e de potncia relativa no teste do CMJ adaptado so mais elevados do que no teste do CMJ. Este facto justifica-se pela adaptao do teste com a associao impulso vertical de um movimento tipo cabeceamento, permitindo assim, que os braos realizem os movimentos naturais, tornando-o mais especfico.

59

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Tabela 18 Descrio das variveis obtidas no teste de Countermovement Jump Adaptado (CMJ adaptado), de acordo com o estatuto posicional.

Varivel
Deslocamento do CG (cm) Potncia absoluta (W) Potncia relativa (W.kg-1)

Guarda-redes (n=2)

Defesas (n= 7)

Mdios (n=10)

Avanados (n= 3)

Mdia Dp 0,51 0,02 595,25 72,42 7,74 0,13

Mdia Dp 0,49 0,07 533,83 84,84 7,58 0,50

Mdia Dp 0,43 0,07 503,61 39,83 7,08 0,54

Mdia Dp 0,46 0,03 554,52 23,85 7,34 0,24

Podemos constatar que novamente os guarda-redes so os jogadores que apresentam valor mais elevado de potncia absoluta, e no caso do CMJ adaptado revelam ainda valores mais elevados de deslocamento do CG (cm) e potncia relativa. Este facto deve-se tambm maior massa que os guarda-redes apresentam em relao aos outros jogadores, e tambm pelas suas funes em jogo, sua elevada capacidade de impulso (para ganharem bolas areas), velocidade de reaco, velocidade vertical e fora explosiva (Melo, 1997).
Tabela 19 Correlao entre as variveis antropomtricas: Massa (kg), Estatura (cm), IMC (%), Pregas cutneas (mm), Massa Gorda (%), com as variveis de performances: Deslocamento CG (cm), Tempo de voo (s), Potncia Absoluta (W) e a Potncia Relativa (W.Kg-1) obtidas no CMJ adaptado. Potncia
Coef. de Pearson Massa (kg) Estatura (cm) IMC (%) Pregas cutneas (mm) Massa Gorda (%)

Potncia Relativa (W.Kg ) -0,073 0,211 -0,211 -0,333 -0,366


-1

Deslocamento CG (cm)

Tempo de voo (s)

Absoluta (W) 0,732 ** 0,551 ** 0,496 * 0,262 0,206

-0,219 276 -0,423 -0,433 -0,438

-0,065 234 -0,218 -0,327 -0,362

** < 0,01 altamente significativo;

*< 0,05 significativo; *(-) significativo e negativa a 0,05

Atravs da anlise da tabela anterior, verificamos uma correlao altamente significativa (p <0,01) entre a potncia absoluta e a massa (kg), estatura (cm) como aconteceu no CMJ. Ainda em relao potncia absoluta, verificamos uma correlao significativa (p <0,05) com o IMC (%). Esta correlao deve-se ao facto de a potncia ser influenciada pelo valor da massa do sujeito.

60

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

No que diz respeito potncia relativa regista-se uma correlao altamente significativa (p <0,01) com o tempo de voo (s) e o deslocamento do CG (cm). Esta correlao j foi explicada no CMJ. As correlaes negativas mas sem significado estatstico entre as variveis de performance deslocamento do CG (cm) e o tempo de voo (s), com as variveis antropomtricas tambm j foram explicadas no CMJ.

De forma a avaliar a potncia anaerbia alctica, utilizamos os teste Countermovement Jump e o Countermovement Jump adaptado, assim sendo de extrema importncia observar as diferenas encontradas entre ambos. Os pontos a analisar foram o deslocamento do CG (cm), a potncia absoluta (W) e relativa (W.kg1

) e o tempo de voo (s), que esto expressos na tabela seguinte.


Tabela 20 Comparao dos resultados obtidos entre os testes de CMJ e CMJ adaptado, nas

variveis: deslocamento do CG (cm), potncia absoluta (W), potncia relativa (W.kg -1) e o tempo de voo (s).

Varivel Deslocamento do CG (cm) Potncia absoluta (W) Potncia relativa (W.kg ) Tempo de voo (s)
-1

N 22 22 22 22

CMJ Mdia Dp 39,78 0,70 487,92 71,10 6,82 0,61 56,22 4,86 Sig. ** ** ** **

CMJ adaptado Mdia Dp 46,25 6,76 532,26 64,58 7,37 0,54 61,13 4,73

** - p <0,01 (altamente significativo)

Como podemos observar na tabela anterior, existem diferenas altamente significativas (p <0,01) em todas as variveis. A representao grfica dos resultados obtidos das variveis nos dois testes est presente nos grficos seguintes.

61

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Resultados obtidos no CMJ e CMJ adaptado (Potncia absoluta) 540 530

Potncia (W)

520 510 500 490 480 470 460


CMJ CMJ adaptado

Grfico 2 Representao da varivel Potncia absoluta nos testes CMJ e CMJ adaptado.

Resultados obtidos no CMJ e CMJ adaptado (Potncia relativa)

7,4 7,3

Potncia (W.kg-1)

7,2 7,1 7 6,9 6,8 6,7 6,6 6,5

CMJ CMJ adaptado

Grfico 3 Representao da varivel Potncia relativa nos testes CMJ e CMJ adaptado.

62

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Resultados obtidos no CMJ e CMJ adaptado (Deslocamento CG)


47 46 45 44 43 42 41 40 39 38 37 36
CMJ CMJ adaptado

Grfico 4 Representao da varivel deslocamento do CG nos testes CMJ e CMJ adaptado.

Altura (cm)

Resultados obtidos no CMJ e CMJ adaptado (Tempo de voo)

62 61 60

Tempo (s)

59 58 57 56 55 54 53

CMJ CMJ adaptado

Grfico 5 Representao da varivel tempo de voo nos testes CMJ e CMJ adaptado

possvel constatar, atravs da anlise dos quatro anteriores grficos que existe uma melhoria da potncia absoluta e relativa do CMJ para o CMJ Adaptado. Pelo facto de no haver na literatura referncias relativas ao CMJ adaptado, pois uma adaptao realidade do futebol, as hipteses que apresentamos so apenas dedutivas. Assim sendo, uma das hipteses prende-se com o facto de ser um

63

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

movimento tpico realizado em situao de jogo, um cabeceamento, permitindo tirar vantagem do conhecimento mais detalhado deste. Podemos ainda constatar que o deslocamento do CG e o tempo de voo so tambm superiores no CMJ adaptado em relao ao CMJ. Nas quatro variveis apresentadas, as diferenas so altamente significativas (p <0,01). Uma hiptese justificativa destas diferenas, prende-se com o facto de que no segundo teste (CMJ adaptado) os sujeitos colocarem os MS lateralmente ao corpo, utilizando-os para ajudar na impulso vertical. Uma vez que os MS apresentam um peso relativo, faz com que os ps sejam elevados mais rapidamente do solo, assim tambm, o deslocamento do centro de gravidade ser maior, gerando uma fora superior comparando com o CMJ. Outra hiptese para justificar estas diferenas prende-se com o movimento descrito no ar (movimento de extenso/flexo do tronco e do pescoo para preparar o impacto, e a utilizao dos MS como auxiliares do movimento) tende a demorar mais tempo do que a simples impulso vertical, assim o tempo de voo ser superior ao registado no CMJ.

3 RAST (RUNNING BASED TEST)

Para a anlise do desempenho no RAST foram consideradas as seguintes variveis: a) Potncia anaerbia mxima (W) fornece-nos informao sobre a potncia mecnica muscular e a velocidade mxima da corrida, sendo obtida a partir do melhor tempo no conjunto das seis repeties; b) Potncia anaerbia mdia (W) indica a capacidade do atleta em manter a sua potncia ao longo do tempo, dado que quanto mais elevado for o seu registo, maior ser a capacidade do atleta me manter o seu rendimento. Esta obtida a partir da mdia dos tempos alcanados nas seis repeties; c) Potncia anaerbia mnima (W) revela-nos a mais fraca potncia mecnica muscular encontrada em todo o teste, correspondendo ao tempo do percurso mais lento;

64

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

d)

ndice de fadiga (W/seg) indica-nos a taxa do declnio da potncia do atleta, sendo que quanto mais alto for o valor, menor a capacidade de manter a potncia ao longo dos seis percursos. Este valor obtido a partir da diferena entre a Pmx e Pmn dividido pelo tempo total dos seis percursos; pode de grosso modo, ser um indicador da capacidade anaerbia;

e) f) g)

Velocidade mdia dos seis sprints; Valor da [lactato] traduzido ao 3 min aps ao trmino do teste; Curva de recuperao da FC aps o esforo traduzida aos 1min, 2min e 3min.

Tabela 21 Descrio das variveis Tempo (s), Velocidade (km/h), Potncia (w) e FC (bpm), obtidas no RAST durante os seis sprints.

Sprint

Tempo (s)
Mdia Dp

Velocidade (km/h)
Mdia Dp

Potncia (W)
Mdia Dp

FC (bpm)
Mdia Dp

1 Sprint 2 Sprint 3 Sprint 4 Sprint 5 Sprint 6 Sprint

22 22 22 22 22 22

5,30 0,24 5,66 0,38 5,83 0,28 6,14 0,37 6,53 0,48 6,55 0,40

23,78 1,10 22,34 1,37 21,67 1,06 20,59 1,21 19,38 1,31 19,31 1,18

604,58 100,05 505,38 108,03 455,36 65,43 391,23 64,03 326,76 59,07 323,35 59,42

138,86 28,72 172,14 20,35 179,14 10,26 182,95 12,39 182,41 8,61 186,23 12,69

Atravs da anlise da tabela 21, podemos constatar que o tempo mdio (s) gasto para a realizao de cada sprint sofre um aumento progressivo desde o 1 at ao 6 sprint. O mesmo acontece com os valores mdios da velocidade (km/h) para as 6 sries. Podemos constatar que ao longo dos 6 sprints as duas variveis (tempo mdio e velocidade mdia) apresentam um percurso inverso, uma vez que so inversamente proporcionais. Verificamos tambm que os atletas apresentam os melhores valores no 1 e 2 sprints, o que poder resultar do aquecimento utilizado antes da execuo do teste, uma vez que a activao muscular, que estimulou as unidades motoras na fase de aquecimento, prepararam os sujeitos para alcanarem os valores mximos logo na 1 srie, no apresentando nveis de acumulao de acido lctico.

65

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Uma justificao que apresentamos para o segundo melhor resultado de velocidade na 2 srie, ainda que o intervalo de recuperao seja curto (10s), e no exista tempo suficiente para recuperar, poder dever-se ao facto de o 1 sprint ter contribudo para o aumento do metabolismo. Outra justificao poder ser o facto de o 1 sprint servir de reconhecimento da prova, assim o 2 sprint apresentar ainda valores elevados de velocidade mdia.

Velocidade Mdia RAST 25,00 24,00 23,00 22,00 21,00 20,00 19,00 18,00 17,00 1 2 3 4 5 6
Velocidade Mdia

Vel. (Km/h)

N. Sprint

Grfico 6 Representao grfica da variao da velocidade mdia (km/h) ao longo dos 6 sprints do RAST.

Ao analisarmos o grfico 6, podemos verificar que existe uma diminuio progressiva da velocidade desde o 1 sprint at ao 6 sprint, embora essa diminuio seja menos acentuada no 5 para o 6 sprint. Relativamente s diferenas estatsticas verificadas entre a velocidade mdia entre cada percurso, constatmos que em todos os percursos, essas diferenas so altamente significativas (p <0,01) com a excepo do 5 para o 6 sprint. Neste caso no h diferena com significado estatstico.

Baker (1996) refere que a quantidade de trabalho realizado nos momentos iniciais de um sprint, pode resultar num elevado ritmo de degradao de fosfocreatina e glicognio, provocando alteraes nos substratos metablicos, resultando na forma de produtos secundrios. Assim, estes produtos, podero trazer

66

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

efeitos negativos nos processos bioqumicos associados concentrao muscular, contribuindo para o aparecimento da fadiga. Neste teste, o RAST, o tipo de fadiga associada, prende-se com o facto deste recrutar 2/3 dos grupos musculares, podendo-se eventualmente apontar para a fadiga geral. Fernndez-Castanys & Fernndez (2003), apontam vrias causas para o aparecimento da fadiga geral, podemos associar uma para justificar os resultados obtidos no nosso estudo. Assim, a fadiga pode ser originada pelos msculos intervenientes no exerccio (componente muscular) e a incapacidade de manter o trabalho e ritmos superiores aos habituais (componente cardiovascular).

Resultados encontrados por Stuart et al. (s/d) (citado em Powers & Howley, 1997), num teste se sprints mximos de curta durao para jogadores de futebol (treinados e no treinados) mostraram uma inclinao negativa da velocidade nos dois grupos, havendo assim um declnio de srie para srie. O grupo de atletas treinados, conseguiu manter valores de tempo mais reduzidos do que o grupo no treinado, tendo uma inclinao menor da curva de velocidade mdia (Powers & Howley, 1997). Estes resultados vo de encontro com os obtidos no nosso estudo, uma vez que tambm verificamos um declnio da velocidade mdia da 1 at 6 srie. No entanto devemos salientar que no estudo de Powers & Howley (1997) foram realizados 10 sprints mximos de 36,6m com intervalo de 25s entre as sries, havendo um declnio da velocidade mdia logo aps ao 1 sprint. No nosso estudo foram realizados 6 sprints mximos de 35m com um intervalo de recuperao de 10s, tendo havido um declnio da potncia logo aps o 1 sprint. Outro estudo que est em concordncia com o nosso, o de Balsom et al. (1992), citado por Blonc et al. (1998), no qual mostrou haver um decrscimo regular e significativo na realizao de sprints repetidos de 40m, com um intervalo de recuperao de 30s. Outros autores tm referido que as diferenas metodologias utilizadas nos vrios estudos podem ser uma das razes pela qual se tm obtido resultados divergentes (Somani, 1996).

67

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Seguidamente mostramos graficamente a potncia mdia ao longo dos 6 sprints, apresentamos de seguida um grfico com as correlaes entre cada sprint.

RAST: Potncia nos 6 sprints


650,00 600,00 550,00 500,00 450,00 400,00 350,00 300,00 250,00 1 2 3 4 5 6 N. Sprint Potncia (W)
Grfico 7 Representao grfica da variao da mdia de Potncia (w) ao longo dos 6 sprints do RAST.

um decrscimo a partir do 1 sprint at ao 6 sprint. Notamos tambm que o decrscimo da potncia mdia menos acentuado no 5 para o 6 sprint. Tal como na varivel velocidade, encontramos diferenas estatsticas altamente significativas entre todos os sprints, com a excepo, uma vez mais do 5 para o 6 sprint. Esta varivel inversamente proporcional ao tempo (potncia = massa (kg) x distncia2 / tempo3), assim sendo medida que o intervalo de tempo aumenta num dado sprint, a potncia mdia desse mesmo sprint decresce.

anlise das variveis potncia mdia, mxima e mnima do RAST, e o ndice de Fadiga (IF), assim como a sua influncia na FC.

Potncia (w)

No que se refere potncia (W), ao longo dos 6 sprints, verificamos tambm

Para alm da variao da potncia ao longo dos 6 sprints, apresentamos uma

68

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Tabela 22 Descrio das variveis: potncia mdia, mxima e mnima (w), FC (bpm) e IF (w/seg) no RAST.

Varivel Sprint Potncia mxima (w) Potncia mxima (w/kg) Potncia mdia (w) Potncia mdia (w/kg) Potncia mnima (w) Potncia mnima (w/kg) FC (bpm) IF (w/kg) IF (%)

n 22 22 22 22 22 22 22 22 22

RAST Mdia Dp 603,32 94,69 8,27 13,83 411,91 58,58 5,68 8,92 308,02 55,31 4,22 8,08 186,23 12,69 7,96 2,44 25,51 8,67

A varivel potncia mxima informa-nos sobre a potncia mecnica muscular e a velocidade mxima de corrida. No estudo de Cardoso (2003), so apresentados valores de potncia mxima que variam entre 8,61 e 10,7 w/kg, para uma equipa de futebol snior. A equipa por ns estudada apresenta valores muito prximos deste (8,27 13,83 w/kg). Estes resultados permite-nos afirmar que a equipa em questo apresenta um bom nvel de condio fsica confrontando com a equipa snior apresentada. Uma hipteses que pode justificar as marcas alcanadas pela equipa estuda, o facto de no momento dos testes se encontrar no meio da poca competitiva, aonde, normalmente se as equipas se encontram no seu melhor momento de forma. Relativamente aos valores da potncia mnima, encontram-se abaixo do limite apresentado pelo protocolo (674 319 w), e tambm abaixo dos resultados do estudo de Cardoso (2003), acima referido, apresentando valores mdios de 7,03 w/kg. Quanto potncia mdia, que nos informa da capacidade do atleta em manter a sua potncia ao longo do tempo, os resultados apresentados pela nossa amostra (5,68 8,92 w/kg) encontram-se abaixo dos apresentados por Cardoso (2003), que variam entre 7,13 8,63 w/kg. Assim, podemos afirmar que os sujeitos da nossa amostra apresentam uma capacidade mais baixa em manter o seu rendimento. de referir que apesar do protocolo utilizado indicar que a potncia e o IF seriam expressos, em w e w/seg respectivamente, existem outros estudos que

69

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

utilizam w/kg para potncia e % para o IF, por forma a facilitar a sua compreenso e a comparao com estes. Os resultados percentuais da nossa amostra (25,51 8,67 %) revelam que a equipa apresenta uma boa capacidade em manter a potncia ao longo dos seis percursos. Os resultados encontrados por Reilly (2001), num teste de repetio de sprints de curta durao com jogadores de futebol, mostraram um IF de 31,3% aos 10m e de 14,3% aos 30m. A discordncia destes valores, relativamente ao nosso estudo, dever-se- ao facto da metodologia utilizada ser diferente, ou seja, o autor analisou valores em 7 sprints de 30m, registando valores de velocidade aos 10m e 30m, como um perodo de recuperao de 25s. Um IF superior a 10 w/seg, indica que o atleta deve focar o seu treino para melhorar a sua tolerncia ao lactato, no entanto a nossa amostra, apresenta valores inferiores de 7,96 2,44 w/kg. Isto permite-nos afirmar que a equipa em questo apresenta um bom nvel de tolerncia ao lactato. Uma das causas poder ser o bom nvel de condio fsica apresentada.
Tabela 23 Descrio das variveis potncia mxima, mdia e mnima (w) e IF (w/kg) (%), obtidas no teste RAST, de acordo com o estatuto posicional.

Varivel
Potncia mxima (w) Potncia mdia (w) Potncia mnima (w) IF (w/kg) IF (%)

Guarda-redes (n=2) Mdia Dp 553,23 202,06 342,07 15,00 229,36 38,11 7,75 5,18 34,09 23,84

Defesas (n= 7) Mdia Dp 678,72 85,87 448,23 70,83 315,58 69,02 10,33 1,84 29,72 6,68

Mdios (n=10) Mdia Dp 558,12 70,29 393,87 37,65 309,85 44,59 6,84 1,41 22,38 5,57

Avanados (n= 3) Mdia Dp 567,02 36,12 433,90 51,41 337,22 19,58 6,31 0,44 20,41 2,92

Atravs da anlise da tabela anterior podemos verificar que so os defesas que apresentam valores mais elevados de potncia mxima e potncia mdia. Uma das hiptese que pode justificar estes valores, o facto de serem os defesas, o grupo de atletas que apresenta a menor valor mdio da massa corporal, pois a potncia esta relacionada com a distncia percorrida, a velocidade de corrida e a massa corporal.

70

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Em relao ao IF (%), verificamos que so os avanados que revelam uma melhor capacidade em manter o nvel de performance durante os seis percursos.

RAST: FC ao longo dos 6 sprints 200,00 190,00 180,00 170,00 160,00 150,00 140,00 130,00 120,00 110,00 1 2 3 4 5 6
Incio do sprint Fim do sprint
Grfico 8 Representao esquemtica das FC (bpm) no incio e fim de cada percurso.

FC (bpm)

N. Sprint

Ao analisar-mos o grfico anterior, podemos verificar um aumento progressivo da FC (bpm) desde o 1 at ao 6 sprint. Este aumento pode dever-se ao facto de no ser dado um intervalo de recuperao suficiente o que leva a um acumular de fadiga de sprint para sprint e a uma tentativa do sistema cardiovascular para fazer face a este esforo acrescido do 1 at ao 6 sprint. Assim, aps a realizao deste teste, o RAST, que se caracteriza por exerccio intermitente de intensidade mxima e que envolve grandes grupos musculares, regista-se uma activao mais elevada do sistema cardiovascular (Reilly, 1990; Tumilty, 1993; Green, 1997; Wetter et al., 1998). Por outro lado, a maior quantidade de massa muscular mobilizada no exerccio de corrida associada posio de biredistaao podero explicar os valores mais elevados da FC durante a realizao de teste deste gnero (Wilmore e Costile, 2002). Podemos verificar que a diferena entre o valor da FC no incio e no fim de cada sprint vai diminuindo de uma forma gradual. Esta diminuio deve-se ao facto

71

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

referido anteriormente de o sistema cardiovascular tentar suprir o esforo acrescido provocado pela realizao dos 6 sprints consecutivos. Um ponto de extrema importncia a recuperao do esforo provocada pela realizao do teste. No estudo da recuperao da FC aps o esforo foram analisados 3 momentos especficos: no 1, 2 e 3min aps a concluso do teste. Em cada momento foram analisadas as diferenas entre o valor registado e a FC registada no final do teste. Na tabela seguinte encontram-se sumariados os resultados obtidos em relao a esta varivel.

Tabela 24 - Descrio dos resultados obtidos na recuperao da FC aps o RAST, nas varveis FC (bpm), recuperao da FC (bpm) e recuperao da FC (%), relativamente ao valor mximo de FC no RAST, nos diferentes momentos considerados.

Varivel FC mxima no RAST (bpm) 1 min aps a concluso do RAST FC (bpm) Recuperao da FC (bpm) Recuperao da FC (%) 2 min aps a concluso do RAST FC (bpm) Recuperao da FC (bpm) Recuperao da FC (%) 3 min aps a concluso do RAST FC (bpm) Recuperao da FC (bpm) Recuperao da FC (%)

n 22

Mdia Dp 186,23 12,69 156,55 10,29 29,68 13,24 15,73 5,70

22 22 22

22 22 22

134,41 11,09 51,82 12,18 27,72 5,15

22 22 22

126,45 11,01 59,77 11,94 32,02 5,11

Pela anlise da tabela anterior, podemos verificar que a % de recuperao da FC aps o 1min apenas de 15,73 5,7, havendo uma melhoria na recuperao aps o 2min (27,72 5,15 %). A diferena da % de recuperao do 2min para o 3min menor do que no minuto anterior (apenas 4,3%).

72

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Grfico 9 Representao grfica da recuperao da FC (bpm) aps o RAST.

Na anlise da recuperao da FC aps o esforo mximo, verificamos a existncia de diferenas altamente significativas (p <0,01) entre todos os minutos aps a realizao do teste. Podemos ainda verificar que o maior declnio de FC ocorre at ao 2min de recuperao, no sendo to acentuado do 2 para o 3min ps teste. Pelo facto de a FC estar relacionada com o VO2, uma justificao para esta diminuio do declnio, prende-se com a componente rpida de recuperao, uma vez que 2 a 3 min aps a realizao de um esforo fsico intenso, ocorre um restabelecimento dos fosfogneos (ATP/CP), e das reservas de O2 na mioglubina, determinado pelo aumento potencial considervel da temperatura corporal, no lactato sanguneo e nos nveis hormonais termognicos. A diminuio do declnio da FC e a correlao altamente significativa (p <0,01) entre o 2 e 3min de recuperao pode-se relacionar com a componente lenta de recuperao, onde ocorre a recuperao das reservas de glicognio, e eliminao do cido lctico (McArdle, 1996).

No RAST, os atletas passam por um alto nvel de acumulo de acido lctico. Se o organismo no se livra desse acumulo, ele prejudica a capacidade para repetir o trabalho com a mesma qualidade. Portanto, segundo Bompa (2001), deve haver um tempo suficiente de remoo de pelo menos 50% do acumulo de cido lctico, o que

73

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

no caso deste teste, no acontece, uma vez que os atletas tm apenas 10seg de recuperao activa entre as sries. Posto isto, torna-se importante a anlise da [lactato] no sangue aps a realizao do teste. A anlise da [lactato] (mmol.l-1) foi realizada no 3min aps a concluso do RAST. O valor mdio da [lactato] verificada na equipa estudada foi de 12,32 1,64 (mmol.l-1). O momento de recolha da [lactato] foi escolhido com base no estudo de Leal (2005), que mostra que a curva da [lactato] atinge o valor mais elevado no 3min aps a realizao do RAST. Leal (2005) revela ainda correlaes estatisticamente significativas entre as [lactato] nos 3 primeiros minutos de recuperao.

Na tabela seguinte mostramos as correlaes entre o valor da [lactato] com as FC de recuperao.


Tabela 25 Correlao entre a varivel [lactato] (mmol.l-1), com a FC (bpm) de recuperao nos diferentes momentos, obtida no RAST.

Coef. de Pearson Esforo mximo FC aps o 1 min de recuperao FC aps o 2 min de recuperao FC aps o 3 min de recuperao

[lactato] (mmol.l-1) 0,291 0,578 ** 0,556 ** 0,571 ** *< 0,05 significativo

** < 0,01 altamente significativo;

Podemos verificar na tabela 25 que existe uma correlao altamente significativa (p <0,01) entre a [lactato] e a FC no 1, 2 e 3min de recuperao aps o esforo. Estas correlaes so justificadas pelo facto de uma maior intensidade de esforo implicar o aumento da FC e consequentemente maior concentrao de lactato. Na fase de recuperao, os nveis de lactato no sangue vo diminuindo paralelamente ao da FC. No RAST, a existncia de perodos longos de exerccio anaerbio (6x35m com 10s de recuperao activa), origina uma acumulao de lactato no sangue e nos msculos activos, resultando num perodo de tempo de recuperao maior para conseguir a recuperao completa. No futebol, os jogadores podem sofre as

74

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

consequncias disto, pois o jogador que alcanou um alto nvel de metabolismo anaerbio poder no se recuperar durante os curtos perodos de repouso inerentes ao jogo. Para Mercier (1994), o lactato removido depois de um exerccio intenso parece melhorar a performance, fundamentalmente em exerccios de sries repetidas com elevadas intensidades. A remoo do lactato sanguneo nos msculos bastante influenciada pelas adaptaes locais criadas pelo treino desportivo. Estas originam uma melhoria da eficincia orgnica que leva a, uma produo de lactato, e/ou a uma maior velocidade da sua remoo, para qualquer nvel de intensidade do exerccio (McArdle et. al., 1996). Segundo um estudo efectuado por Dupond (2004), que pretendia verificar a influncia de uma recuperao activa e passiva durante exerccios intermitentes, a recuperao activa provoca uma desoxigenao mais rpida, permitindo que a remoo de lactato ocorra mais rapidamente. McArdle et. al. (1996) afirmam que o corao obtm a maior parte da sua energia (70%) atravs da oxidao do lactato circulante comparativamente com o utilizado na realizao em repouso (4%) e durante a realizao de exerccio de intensidade moderada (30%), quando o fluxo de cido lctico do msculo para o sangue aumenta de maneira significativa.

4 COMPARAO DOS PROTOCOLOS (CMJ / CMJ ADAPTADO, RAST)

De forma a poder estabelecer relaes entre os protocolos executados, apresentamos de seguida as correlaes existentes entre a potncia mdia do CMJ e CMJ adaptado e as potncias mdia, mnima e mxima do RAST.
Tabela 26 Correlao entre as variveis: potncia mdia absoluta (w) no CMJ e CMJ adaptado e potncia mdia, mxima e mnima (w) no RAST. Varivel RAST: potncia mnima (w) RAST: potncia mdia (w) RAST: potncia mxima (w) n 22 22 22 CMJ 0,020 0,353 0,562 ** *< 0,05 significativo CMJ adaptada 0,009 0,270 0,497 *

** < 0,01 altamente significativo;

75

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Com a anlise da tabela 26 podemos contactar que existe uma correlao significativa (p <0,05) entre a potncia mxima obtida no RAST e a potncia absoluta mdia do CMJ adaptado e uma correlao altamente significativa (p <0,01) entre a potncia mxima do RAST e a potncia absoluta mdia do CMJ. Estas correlaes indicam-nos que, os trs testes, apesar de utilizarem metodologias diferentes, medem a potncia anaerbia, uma vez que a sua performance assenta nos sistemas de energia imediatos (sistema de fosfognios) e de curta durao (via glicoltica) (Baker, 1996). No RAST, a potncia mxima tem em conta a potncia mecnica muscular e a velocidade mxima de corrida, sendo obtida a partir do melhor tempo no conjunto das seis repeties. Por sua vez, o CMJ e CMJ adaptado, relacionam-se com a fora gerada na realizao do salto e o espao percorrido, avaliando a potncia explosiva dos MI em salto. Segundo Beckenholt & Mayhew (1983) citado por Baker (1996), a potncia anaerbia pode ser classificada como sendo composta por duas componentes, uma associada massa corporal e a outra velocidade. Embora a massa corporal deva ser considerada em todos os testes, nos testes de sprints, a componente velocidade exerce uma influncia muito maior. Como tal, podemos afirmar que os atletas que revelam maiores capacidades para correr mais rpido, so tambm os que apresentam maiores capacidades para saltar mais alto. Os testes de impulso vertical, so um indicador das componentes velocidade vertical e fora explosiva, por sua vez o RAST mais especfico para o tipo de esforos requeridos nas modalidades colectivas (neste caso o futebol), permitindo realizar uma avaliao da potncia e capacidade anaerbia. Apesar da especificidade de cada protocolo, as suas variveis determinam a sua performance na realizao dos mesmos. Devido ao facto de cada um dos trs testes poder avaliar a potncia anaerbia, deve-se sempre seleccionar o protocolo mais adaptado com o tipo da modalidade que se pretende estudar. Os resultados obtidos nos trs testes, CMJ, CMJ adaptado e RAST, permite ao treinador ter indicadores individuais e mdios de performances, e como tal ter uma melhor noo do tipo de treino que deve programar, tendo em conta a especificidade do treino e melhor adaptar os atletas s suas funes tcnico-tcticas inerentes ao jogo.

76

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

5 TESTE DE LUC-LGER

De forma a aferirmos a potncia aerbia dos atletas, aplicamos o teste de LucLger no terreno de jogo. Os resultados do teste esto patentes na tabela 27.
Tabela 27 Descrio das variveis VO2mx absoluto (l/min), VO2mx relativo (ml/kg/min) e distncia percorrida (m), obtidas no teste de Luc-Lger.

Varivel VO2mx absoluto (l/min) VO2mx relativo (ml/kg/min) Distncia percorrida (m)

n 22 22 22

Luc-Lger
Mdia Dp 3,70 0,44 51,43 5,43 1899,09 431,01

O valor mdio do VO2mx relativo da equipa estudada de 51,43 5,43 ml.kg.min-1. Este valor encontra-se no intervalo de VO2mx relativo encontrado na literatura (tabela 6), correspondendo a valores que oscilam, em mdia, entre 46,2 e 71,0 ml.kg.min-1.
Tabela 28 Descrio das variveis VO2mx absoluto (l/min), VO2mx relativo (ml/kg/min) e distncia percorrida (m), obtidas no teste de Luc-Lger, de acordo com o estatuto posicional.

Guarda-redes (n=2) Varivel Mdia Dp


VO2mx absoluto (l/min) VO2mx relativo (ml/kg/min) Distncia percorrida (m)

Defesas (n= 7) Mdia Dp 3,64 0,36 52,10 6,43 1954 528,36

Mdios (n=10) Mdia Dp 3,77 0,55 52,71 5,06 2008 367,48

Avanados (n= 3) Mdia Dp 3,78 0,04 50,18 3,09 1820 202,98

3,41 0,57 44,60 1,99 1280 56,57

Analisando a tabela 28, podemos verificar que os mdios so os jogadores que apresentam maior valor de VO2mx em termos relativos e conseguiram uma performance mais positiva no teste, na medida em que foram estes que percorreram a maior distncia. Porm em termos absolutos, so os avanados que revelam maior valor de VO2mx, apesar de a diferena para com os mdios ser bastante reduzida . Estes resultados vo, em parte, de encontro com os estudos realizados por Reilly & Thomas (1976), Ekblom (1986) e Bangsbo et al. (1991), que concluram

77

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

que os mdios apresentam os maiores valores de distncia percorrida no jogo, seguido dos avanados e, posteriormente os defesas. No nosso caso, os mdios so realmente quem apresenta a maior distncia percorrida, seguidos pelos defesas e por fim os avanados. Os guarda-redes vm no fim com uma diferena acentuada.

6 DETERMINAO DA FC EM SITUAO DE JOGO

Neste teste, apenas participaram 11 atletas, uma vez que se tratava de um jogo de futebol e, como tal, no era exequvel realizar o teste com muitos atletas.

Legenda:
1 Guarda-redes 2 Defesa Lateral Direito 3 Defesa Central 4 Defesa Central 5 Defesa Lateral Esquerdo 6 Mdio Defensivo 7 Mdio Centro 8 Mdio Centro 9 Mdio Centro 10 Avanado

11 Avanado Figura 2 Disposio tctica da equipa no terreno de jogo.

Como podemos observar, e equipa estudada jogou num modelo tctico composto por 1 guarda-redes, 4 defesas, 4 mdios e 2 avanados (1-4-4-2). A equipa manteve a sua disposio tctica durante os 45 minutos da 1 parte estudada, sem fazer qualquer substituio.

78

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Tabela 29 Descrio das variveis: FC mdia, mxima e mnima (bpm) da 1 parte do jogo. Varivel FC mdia da 1 parte (bpm) FC mxima da 1 parte (bpm) FC mnima da 1 parte (bpm) n 11 11 11 Mdia Dp 161,09 6,13 191,27 11,93 106,64 12,68

A recolha das FC da nossa amostra cinge-se apenas 1 parte do jogo, devido ao facto de se ter tratado de um jogo treino e na qual, por opo tctica, o treinado da equipa optou por substituir muitos jogadores no intervalo da partida no sendo pois possvel fazer uma analise continua de todo o jogo.

Contudo, segundo Bangsbo (1994a), os valores mdios da FC tendem a diminuir da primeira para a segunda parte do jogo, o que pode ser interpretado com o declnio da intensidade mdia do jogo. Este autor (1993) verificou em seus estudos, valores mdios de FC (bpm), na 1 parte de 164 bpm e na 2 parte de 158 bpm, assim sendo, podemos verificar que o valor da FC mdia da nossa amostra, durante a 1 parte do desafio encontra-se ligeiramente abaixo deste valor, situando-se na ordem dos 161,09 6,13 bpm.

Um dos factores que pode originar a diminuio do valor da FC da 1 para a 2 parte do jogo, prende-se com a acumulao da fadiga que se vai instalando com o decorrer do jogo, o que leva a que os jogadores reduzam a participao no mesmo (Ali e Farrally, 1991; Nunes e Gomes Pereira, 2001); outro factor prende-se com o resultado do jogo, que poder por ventura estar desnivelado e, consequentemente, desinteressar os jogadores de continuar a discuti-lo com o mesmo empenho (Ali e Farrally, 1991).

79

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Variao da FC ao longo da 1 parte do jogo 175 170

FC (bpm)

165 160 155 150 145 Minutos do jogo


FC mdia

Grfico 10 Representao da varivel FC mdia (bpm) ao longo da 1 parte do jogo.

Podemos verificar que a mdia da FC (bpm) ao longo da 1 parte do jogo, variou entre o intervalo de 152,33 a 169,24 bpm, apresentados diferentes picos de intensidade. Estas diferenas devem-se principalmente aos diversos tipos de aces inerentes ao jogo, que exigem ao jogador, em momentos distintos, mais ou menos esforo e dispndio de energia, uma vez que a actividade do futebol intermitente, com regulares mudanas de intensidade. (Barbanti, 2001).

Bangsbo (1994) divide o treino aerbio em trs tipos de intensidade: recuperao, baixa intensidade e alta intensidade.
Tabela 30 Princpios do treino aerbio (adaptado de Bangsbo, 1994) % FC mxima Mdia Recuperao Baixa intensidade Alta intensidade 65 80 90 Intervalo 40 80 65 90 80 100 Mdia * 130 160 180 bpm Intervalo * 80 100 130 180 160 200 % VO2mx Mdia 55 70 85 Intervalo 20 70 55 85 70 100

* para uma FC mx de 200 bpm. Rebelo (1993) e Garganta (1999), referem que os valores da FC variam com o estatuto posicional que o jogador desempenha no esquema tctico no terreno de jogo.

80

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Para controlo da intensidade de esforo durante a 1 parte do jogo, baseamo-nos na monitorizao da FC (bpm) individual, equacionando a percentagem (%) de tempo real. Os resultados encontram-se expressos nos grficos seguintes.

Grfico 11-Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 1.

Grfico 12-Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 2.

Grfico 13-Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 3.

Grfico 14-Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 4.

Grfico 15-Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 5.

Grfico 16-Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 6.

81

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Grfico 17-Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 7.

Grfico 18-Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 8.

Grfico 19-Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 9.

Grfico 20-Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 10.

Grfico 21 -Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 11.

Ao analisarmos estes grficos, e baseando-nos na tabela 30, podemos verificar que o jogador 1 (GR), apenas passa 41,7 % do tempo de jogo com valores de FC de intensidade baixa e apenas 4,7 % do tempo com valores de alta intensidade. Este facto revela uma coerncia com a especificidade que a posio deste jogador adquire no seio desta modalidade. J os defesas laterais, dos jogadores que actuam no sector defensivo, apresentam valores mais elevados de FC na maior parte do tempo de jogo, do que os defesas centrais. Os defesas laterais apresentam-se com valores de baixa intensidade

82

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

em 5,1 % (jogador 2) e 22 % (jogador 5), enquanto que os defesas centrais registam valores de 30,2 % (jogador 3) e 34,7 % (jogador 4). A diferena tambm se nota na % de tempo que estes atletas passam com FC de alta intensidade, enquanto que os defesas laterais registam valores de 79,8 % (jogador 2) e 74% (jogador 5). Estas diferenas prendem-se com o esquema tctico utilizado durante a partida, pois estes defesas laterais integravam-se muitas vezes na jogadas de ataque, tendo que de deslocar no terreno para o sector atacante da equipa e ter que recuperar as suas posies na defesa, sempre que a sua equipa perde a posse de bola. No que diz respeito aos mdios, verificamos que o jogador 6 o que apresenta maior % de tempo com valores de FC de baixa intensidade (32,3 %). Este facto devese tambm s suas caractersticas defensivas no sistema tctico da equipa. Os restantes mdios apresentam valores de FC de baixa intensidade de 6,4 % (jogador 7), 30% (jogador 8) e 3,8 % (jogador 9). Em relao % de tempo de FC com valores de alta intensidade, verificamos que dos quatro mdios, o que revela maiores valores o jogador 9 (77%), enquanto que os restantes apresentam valores de 48,8 (jogador 6), 69,8 % (jogador 7) e 56,4 % (jogador 8). Esta diferena entre o jogador 9 (mdio mais ofensivo) e os restantes justifica-se com o facto de este jogador ter um importante papel na conduo da sua equipa para o ataque, pois este jogador que faz a principal ligao entre a defesa e o ataque, o que exige deste atleta uma constante movimentao para procura da bola, criar linhas de passes e espaos para poder organizar o jogo com mais eficcia. Por sua vez, outros mdios tm um papel um pouco mais defensivo, apoiar a defesa e sempre que possvel o ataque. Os avanados apresentam tambm na maior parte do tempo de jogo valore de FC de alta intensidade e com alguma semelhana entre si. O jogador 10 regista 68,8 % do tempo com FC de alta intensidade e o jogador 11 regista 73,1 %. Estes jogadores apresentam % de tempo mais baixas de FC de baixa intensidade porque esto sempre em movimento, na tentativa de abrirem espaos na frente do ataque, fugirem da marcao dos defesas da equipa contrria, por forma a criarem situaes de finalizao favorveis. No nosso caso, o jogador 10 revela uma % de tempo de FC a baixa intensidade de 8,1 %, enquanto que o jogador 11 regista 23,6 %. De um modo geral, os valores encontrados na nossa amostra, vo de encontro com estudos realizados por Van Gool et al. (1988), Bangsbo (1993) e Bangsbo (1994), que concluem que os guarda redes e os defesas centrais, registavam os valores mais baixos de FC em virtude de desempenharem um papel maioritariamente 83

Captulo IV

___

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

defensivo. Por outro lado, os mdios apresentavam os valores mais elevados de FC, seguidamente dos avanados.

Para sabermos quais os parmetros que a nossa equipa deve melhorar, necessrio realizar testes de condio fsica. De acordo com Bangsbo (2002), os testes devem ser feitos com um propsito. Logo, h que definir objectivos claros antes de eleger um determinado teste. Segundo o autor, existem vrias razes para realizar os testes aos jogadores: para estudar o efeito de um programa de treino; para dar aos jogadores resultados objectivos; para motivar os jogadores a treinar com maior empenhamento; para que os jogadores sejam mais conscientes dos objectivos do treino; para avaliar se um jogador est ou no preparado para jogar num jogo de competio; para planificar programas de treino a curto e a longo prazo.

Depois, tambm importante que os testes tenham uma relao forte com a modalidade, neste caso o futebol, e que sejam o mais possvel aproximados realidade de jogo, para que os resultados se revistam de maior validade e aplicabilidade.

O teste de Luc-Lger, utilizado para avaliar a capacidade aerbia nesta amostra, um teste de esforo intermitente, caracterstico das modalidades colectivas, tal como o futebol. um teste de fcil aplicao, est descrito na Metodologia e pode ser aplicado no contexto desta modalidade desportiva. J o RAST, utilizado para classificar a potncia anaerbia e a influencia desta via energtica no treino aerbio, pode tambm ser aplicado, fazendo algumas adaptaes ao protocolo descrito na Metodologia.

84

Captulo V

___

CONCLUSES E SUGESTES

CAPTULO V CONCLUSES E SUGESTES


Aps a apresentao e discusso dos resultados, salientamos as seguintes concluses:

Os testes de impulso vertical (CMJ) servem como indicadores da potncia anaerbia alctica (fora explosiva dos MI) ajudando a enquadrar os jogadores em determinadas posies.

Os testes laboratoriais, neste caso, o CMJ devem aproximar-se o mais possvel da realidade do jogo, reproduzindo situaes prximas da aco de jogo, como o CMJ adaptado (com cabeceamento), verificando-se uma melhoria substancial na performance dos atletas, comparando os dois protocolos.

Verificam-se diferenas altamente significativas (p <0,01) entre as variveis: Deslocamento do CG (cm), Potncia absoluta (W), Potncia relativa (W.kg-1) e Tempo de voo (s), entre o CMJ e o CMJ adaptado.

Constatamos que a nossa equipa apresenta valores de deslocamento do CG um pouco abaixo da mdia dos valores referidos na literatura, mas este facto pode-se justificar com o escalo etrio das outras equipas, que so na sua maioria seniores. Apesar disto, encontramos semelhanas de valores desta varivel com outros estudos realizados com atletas seniores.

Dos testes para avaliar a potncia e capacidade anaerbia neste estudo, o RAST mais especfico para o tipo de esforos utilizados em desportos colectivos (no caso, futebol), pois requer dos atletas mudanas de direco, uma srie de sprints consecutivos, levando a um esforo mximo num curto espao de tempo.

85

Captulo V

___

CONCLUSES E SUGESTES

No RAST, verifica-se que existe uma diminuio progressiva da velocidade desde o 1 sprint at ao 6 sprint, embora essa diminuio seja menos acentuada no 5 para o 6 sprint, assim como a diminuio da potncia (w).

Apesar de serem usadas metodologias diferentes para avaliar a potncia anaerbia, verificamos na bibliografia que existe, tal como na nossa amostra, uma diminuio progressiva da velocidade e da potncia do 1 para os restantes sprints.

A diferena entre os valores da FC no incio e fim de cada sprint vai diminuindo de uma forma gradual, uma vez que os atletas no tm tempo suficiente de recuperao entre cada sprint (10seg de recuperao activa), e como tal os nveis de fadiga vo se acumulando ao longo das sries.

Na recuperao da FC aps o esforo, verifica-se uma reduo altamente significativa (p <0,01), em cada um dos momentos avaliados.

Podemos ainda verificar que o maior declnio de FC ocorre at ao 2min de recuperao, no sendo to acentuado do 2 para o 3min ps teste. Isto prende-se com a componente rpida de recuperao.

A diminuio do declnio da FC e a correlao altamente significativa (p <0,01) entre o 2 e 3min de recuperao pode-se relacionar com a componente lenta de recuperao.

Na comparao entre os trs protocolos (CMJ, CMJ adaptado e RAST), verificamos a existncia de uma correlao significativa (p <0,05) entre a potncia mxima obtida no RAST e a potncia absoluta mdia do CMJ adaptado e uma correlao altamente significativa (p <0,01) entre a potncia mxima do RAST e a potncia absoluta mdia do CMJ.

No teste de Luc-Lger, verificou-se que os mdios so os jogadores que apresentam maior valor de VO2mx em termos relativos e conseguiram uma

86

Captulo V

___

CONCLUSES E SUGESTES

performance mais positiva no teste, na medida em que foram estes que percorreram a maior distncia. Porm em termos absolutos, so os avanados que revelam maior valor de VO2mx, apesar de a diferena para com os mdios ser bastante reduzida.

Os valores da FC de jogo foram mais elevadas nos mdios, seguidos pelos avanados, defesas e por fim o guarda-redes.

Comparando os resultados obtidos pela nossa amostra e os outros estudos realizados com equipas do escalo jnior, podemos constatar que a nossa amostra apresenta dos valores mais elevados na idade e a equipa com maior valor de massa corporal.

Em relao a equipas seniores, constatamos que a nossa amostra apresentas dos valores mais baixos tanto na varivel massa como na estatura.

Relativamente ao ndice de Massa Corporal (IMC), a nossa amostra revela valores mdios de 23,54 1,87 %, o que reflecte o nvel caracterstico de jogadores de futebol segundo Bangsbo (1994), pois este valor encontra-se inserido no intervalo de 21,5 a 25,5%.

Relativamente aos valores de VO2mx, a nossa amostra encontra-se na mdia relativamente aos valores apresentados pelos outros autores ao nvel de atletas de elite.

No que diz respeito FC durante o jogo, os valores registados na nossa amostra, durante a 1 parte, encontram-se ligeiramente abaixo dos valores referenciados por outros autores.

SUGESTES

Realizar o mesmo estudo com equipas de diferentes nveis de competio, para estabelecer analogias entre os parmetros fisiolgicos.

87

Captulo V

___

CONCLUSES E SUGESTES

Durante os seis sprints do RAST, efectuar medies de lactato, correlacionado com o ndice de fadiga.

Realizar outros tipos de teste de terreno para determinao do VO2mx, procurando investigar o que consegue reunir maior especificidade em relao ao jogo e, simultaneamente, maior rigor na avaliao dos parmetros fisiolgicos.

Analisar parmetros fisiolgicos como concentrao de lactato e FC ao longo de um jogo treino e um jogo competitivo, de forma a verificar-se a variao destes parmetros ao longo do jogo e tambm a diferena entre eles no jogo treino com o oficial.

Identificar os efeitos de diferentes mtodos de treino no metabolismo aerbio.

88

Captulo VI

___

BIBLIOGRAFIA

CAPTULO VI BIBLIOGRAFIA
Agnevik, G. (1970). Fotboll: Rapport Idrottsffysiologi, Trygg Hansa, Stockholm.

Ali, A. & Farrally, M. (1991). Recording soccer players heart rate during matches. Journal of Sports Sciences.

Balikian, P; Loureno, A; Ribeiro, L. F. P; Festuccia, W. T. L. & Neiva, C. M. Consumo mximo de oxignio e limiar anaerbio de jogadores de futebol: comparao entre as diferentes posies. In: Revista Brasileira de Medicina do Esporte. (2002). So Paulo: Vol. 8, N2 Mar/Abr. Balsom, D. (2000). Ftbol de precision entrenamiento de resistncia especifica para el ftbol. 1 ediao. Traduao de Lellis, C. Edies Polar Electro Oy. Finlndia.

Bangsbo, J. (1990). Usefulness of blood lactate measurements in soccer. Science and Football, 3. Bangsbo, J. (1993). The Physiology of Soccer with special reference to intense intermittent exercise. Copenhagen: August Krogh Institute. University of Copenhagen. Bangsbo, J. (1994). Fitness training in Football A scientific approach. August Krogh Institute. University of Copenhagen, Denmark.

Bangsbo, J. (1994). The physiology os intermittent activity in football. In: Reilly, T; Bangsbo, J. & Hughes, M. (eds). Science and Football III. E & F N Spon, London.

Bangsbo, J. (1998). The physiological profile of soccer players. Sports exercise and injury, 4(4): 144-150.

89

Captulo VI

___

BIBLIOGRAFIA

Bangsbo, J. (2000). Soccer & Science. Copenhagen, Institute of Exercise and Sport Sciences, University of Copenhagen, 151 p.

Bangsbo, J. (2002). Entrenamiento de la Condicin Fsica en el Ftbol. 3 ed: Instituto August Krogh, Universidade de Copenhaga, Dinamarca.

Barbanti, V. (2001). Treinamento Fsico- Bases Cientficas. Balieiro Editores. So Paulo, Brasil.

Barbanti, V; Tricoli, V. & Ugrinowitsch. Relevncia do conheciemento cientfico na prtica do treinamento fsico. In: Revista Paulista de Educao Fsica. (2004). So Paulo: 101-109.

Bojikian, J. C. (2003). Ensinado Voleibol. Phorte Editora: So Paulo, Brasil.

Bompa, T. O. (2001). A periodizao no treinamento esportivo. Manole Editora. So Paulo, Brasil.

Caixinha, P.; Sampaio, J. & Mil-Homens, P. Variao dos valores da distncia percorrida e da velocidade de deslocamento em sesses de treino e em competies de futebolistas juniores. In: Revista Portuguesa de Cincias do Desporto. (2004). Vol. 4. n1: 7-16.

Cunha, S. A; Binotto, M. R; Barros, R. M. L. Anlise da variabilidade na medio de posicionamento ttico no futebol. In: Revista Paulista de Educao Fsica. (2001). So Paulo: 15(2): 111-16, jul/dez.

Ekblom, B. (1986). Applied physiology of soccer. Int J. Sports Med. 3.

Faina, M.; Gallozi, C.;Lupo, S.; Colli, R.; Sassi, R. & Marini, C. (1988). Definition of the physiological profile of the soccer players. In: Reilly, T.; Lees, A.; Davids, K. & Murphy, W. (eds.) Science and Footbaal. E & FN Spon, London.

90

Captulo VI

___

BIBLIOGRAFIA

Fernandes Filho, J. (2003). A Prtica da Avaliao Fsica. Shape Editora: Rio de Janeiro, Brasil.

Flanagan, J. & Marrick, E. (2002). Quantifying the work-load of soccer players. In: Spinks, W.; Reilly, T. & Murphy, A. (eds). Science and Footbal IV. E & FN Spon, London. Garganta, J. (1997). Modelao tctica do jogo de futebol Estudo da organizao da fase ofensiva em equipas de alto rendimento. Dissertao de doutoramento (no publicada). FCDEF-UP, Porto.

Garganta, J. (2001). A anlise da performance nos jogos desportivos. Reviso acerca da anlise do jogo. In: Revista Portuguesa de Cincias do Desporto, 1. FCDEF-UP, Porto.

Garganta, R.; Garganta, J. & Sousa, P. (2003). Estatuto posicional, fora explosiva dos membros inferiores e velocidade imprimida bola no remate me futebol. Um estudo com jovens praticantes do escalo sub-17. In: Revista Portuguesa de Cincias do Desporto, FCDEF-UP, Porto. Vol. 3. n3 27-35. Gomes-Pereira, J. (1989). A transio aerbiaanaerbia sua importncia na prescrio e controlo de treino. In: Treino Desportivo, 11. Leal, B. J. F. (2005). Monitorizao e Controlo de Treino Avaliao da via Anaerbia numa equipa de Futebol Jnior. Monografia de Licenciatura. FCDEFUC, Coimbra.

Rebelo, A. (1993). Caracterizao da actividade fsica do futebolista em competio. Provas de Aptido Pedaggica e de Capacidade Cientfica. ISEF-UP.

Marechal, R. (1996). Exigences mtaboliques et cardiaques du match de footbal. In: Sport, 154.

91

Captulo VI

___

BIBLIOGRAFIA

Martin, R; Uezu, R.; Parra; Arena, S.; Bojikian, L. & Bhme, M. T. Auto-avaliaao da maturao sexual masculina por meio da utilizao de desenhos e fotos. In: Revista Paulista de Educao Fsica. (2001). So Paulo: 212-222.

Nunes, M. & Gomes-Pereira, J. (2001). Caracterizao da Frequncia Cardaca em jovens Futebolistas. In: Revista Horizonte, 100 (17).

Reilly, T. & Thomas, V. (1976). A motion of work-rate in differents roles in Professional football match-play. Journal of Human Studies.

Reilly, T. (2001). Kinanthropometry and Exercise Physiology Laboratory Manual: Tests, Procedures and Data. (2nd ed.) London: Routldge.

Reilly, T. & Gilbourne, D. (2003). Science and Football:a review of applied research in the football codes. J. Sport Sci., 21 (9):693 705.

Reilly, T.; Bangsbo, J.; Franks, A. (2000). Antropometric and physiological predispositions for elite soccer. J. Sport Sci., 18 (9):669 83. Reilly, t. et al. (1990). Physiology of Sports. E & FN. Spon. London.

Santos, J. A. R. Estudo comparative, fisiolgico, antropemtrico e motor entre futebolistas de diferente nvel competitivo. In: Revista Paulista de Educao Fsica. (1999). So Paulo: 13(2): 146-59, jul/dez.

Santos, P. J. (2001). Capacidade aerbia em futebolistas de elite em funo da posio especfica no jogo. In: Revista Portuguesa de Cincias do Desporto. Vol 1 n2 (7-12).

Sequeira, M. (2002). Caracterizao do esforo em dois jovens jogadores de futebol de alto nvel durante o treino de conjunto e jogos oficiais o treino, retirado a 12 de Novembro de 2005 da web site da Revista Digital de Buenos Aires: http://www.efdeportes.com.

92

Captulo VI

___

BIBLIOGRAFIA

Silva, P. M. M. (2005). Monitorizao e Controlo de Treino Avaliao da via Aerbia numa equipa de Futebol Jnior. Monografia de Licenciatura. FCDEF-UC, Coimbra. Sobral, F. & Silva, M. J. C. (2001). Cineantropometria Curso bsico. Coimbra: Textos de apoio FCDEF-UC.

Strudwick, T. & Reilly, T. (2001). Work-rate profiles of elite Premier League Football Players. Insight, 2 (4).

Van Gool, D; Van Gerven, D. & Boutmans, J. (1998). The physiological load imposed on soccer players during real match-play. In: Reilly, T.; Lees, A.; Davids, K. & Murphy, W. (eds.) Science and Footbaal. E & FN Spon, London.

Whitehead, L. (1975). Conditioning for sport. E. P. Publishing Co. Ltd.

Whiters, T; Maricic, Z; Wasilewski, S. & Kelly, L. (1982). Match analysis of Australian Professional soccer players. J. Human Mov. Studies, 8.

Wisloff, U, Helgerud & Hoff, J. (1998). Strengh and endurance of elite soccer players. In: Medicine and Science in Sports and Exercise.

93

NDICE
ndice de Figuras ndice de Tabelas ndice da Grficos Resumo Abstract Agradecimentos CAPTULO I INTRODUO CAPTULO II REVISO DE LITERATURA 1- CARACTERIZAO DA MODALIDADE 1.1- Consideraes iniciais 1.2- Caracterizao da actividade fsica do futebolista 1.3- Caracterizao das aces motoras utilizadas durante o jogo 1.4- Caracterizao morfolgica e antropomtrica do futebolista 1.5- A Velocidade no jogo de Futebol 1.6- Caracterizao fisiolgica do jogo 1.6.1- Vias energticas 1.6.1.1- Metabolismo Anaerbio 1.6.1.2- Metabolismo Anaerbio lctico 1.6.1.3- Metabolismo Anaerbio Alctico 1.6.1.4 Consumo Mximo de oxignio (VO2mx) 1.6.1.5 Frequncia Cardaca 1.6.1.6 Exigncia metablica de um jogo de futebol

4 4 4 6 11 14 17 18 18 20 20 24 25 27 30

1.6.1.6.1 Metabolismo Anaerbio Alctico (Sistema ATP CP) 30


1.6.1.6.2 Metabolismo Anaerbio Lctico (Via Glicoltica Glicognio) 32

CAPTULO III METODOLOGIA 1 CARACTERIZAO DA AMOSTRA 2 PROTOCOLO DOS TESTES 2.1 Testes de avaliao da Impulso Vertical Ergo-Jump

34 34 34 34

2.1.1 - Countermovement Jump (CMJ) 2.1.2 - Countermovement Jump Adaptado (com cabeceamento) 2.1.3 Instrumentos 2.1.4 Aquecimento 2.1.5 Teste e sua conduo 2.1.6 Registo e tratamento das variveis 2.2 Teste do RAST (Running Based on Sprint Test) 2.2.1 Instrumentos 2.2.2 Preparao do teste 2.2.3 Preparao do sujeito 2.2.4 Aquecimento 2.2.5 Teste e sua conduo 2.3 Teste de Luc-Lger 2.3.1 - Preparao do teste 2.3.2 Preparao do sujeito 2.3.3 Aquecimento 2.3.4 Teste e sua conduo 2.4 Avaliao da FC em situao de jogo 2.4.1 Preparao do equipamento

35 35 36 36 36 37 37 38 38 38 39 39 40 40 41 41 41 43 43

2.4.2 Procedimentos para o funcionamento do equipamento durante a medio 3 AVALIAO ANTROPOMTRICA 3.1 Variveis somticas simples 3.2 Variveis somticas compostas 4 TRATAMENTO ESTATSTICO 43 2.4.3 Procedimentos para transferir exerccios dos transmissores 44 45 46 48 50

CAPTULO IV APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS 51 1 CARACTERIZAO DA AMOSTRA 2 TESTE DE IMPULSO VERTICAL 2.1 Countermovement Jump (CMJ) 2.2 Countermovement Jump Adaptado (CMJ adaptado) 3 RAST (RUNNING BASED TEST) 4 COMPARAO DOS PROTOCOLOS (CMJ / CMJ ADAPTADO, RAST) 51 56 56 59 64 75

5 TESTE DE LUC-LGER 6 DETERMINAO DA FC EM SITUAO DE JOGO CAPTULO V CONCLUSES E SUGESTES CAPTULO VI BIBLIOGRAFIA

77 78

85

89

NDICE DE FIGURAS
Figura 1 Sequncia de movimentos do Countermovement Jump (CMJ) Figura 2 Disposio tctica da equipa no terreno de jogo 35 78

NDICE DE TABELAS
Tabela 1 Distncias (em Km) percorridas por futebolistas durante o jogo 8

Tabela 2 Distncia percorrida por futebolistas durante o jogo de acordo com o estatuto posicional (km) 9 Tabela 3 Distncias (em Km) percorridas por futebolistas durante o jogo de acordo com o estatuto posicional 11 Tabela 4 Descrio das variveis: Idade (anos), Estatura (cm), Massa (kg), Massa Gorda (%), Somattipo e deslocamento do centro de gravidade no CMJ (cm) de jogadores de futebol 15 Tabela 5 Mdia, desvio-padro e amplitude de variaes das concentraes de lactato (mmol/l) no sangue durante e aps o jogo
-1

21

Tabela 6 Descrio das variveis: VO2mx (ml.kg.min ), idade (anos), avaliados em futebolistas de
elite

26 27 28 46

Tabela 7 Valores mdios da frequncia cardaca durante o jogo Tabela 8 Valores mdios da frequncia cardaca durante o jogo Tabela 9 Instrumentos de medida utilizados para a medio das variveis somticas simples

Tabela 10 Valor das variveis antropomtricas dos atletas participantes no estudo. Mdia Desvio Padrosd 51 Tabela 11 Comparao de trabalhos realizados com atletas juniores e os dados obtidos no nosso estudo. (Mdia Desvio Padro) 52 Tabela 12 Comparao de trabalhos realizados com atletas seniores e os dados obtidos no nosso estudo. (Mdia Desvio Padro) Tabela 13 valores das variveis antropomtricas de acordo com o estatuto posicional Tabela 14 Descrio das variveis obtidas no teste de Countermovement Jump (CMJ) 53 55 56

Tabela 15 Descrio das variveis obtidas no teste de Countermovement Jump (CMJ), de acordo com o estatuto posicional 57 Tabela 16 Correlao entre as variveis antropomtricas: Massa (kg), Estatura (cm), IMC (%), Pregas cutneas (mm), Massa Gorda (%), com as variveis de performances: Deslocamento CG (cm), Tempo de voo (s), Potncia Absoluta (W) e a Potncia Relativa (W.Kg-1) obtidas no CMJ 58 Tabela 17 Descrio das variveis obtidas no teste de Countermovement Jump adaptado (CMJ
adaptado) 59

Tabela 18 Descrio das variveis obtidas no teste de Countermovement Jump Adaptado (CMJ adaptado), de acordo com o estatuto posicional 60 Tabela 19 Correlao entre as variveis antropomtricas: Massa (kg), Estatura (cm), IMC (%), Pregas cutneas (mm), Massa Gorda (%), com as variveis de performances: Deslocamento CG (cm), Tempo de voo (s), Potncia Absoluta (W) e a Potncia Relativa (W.Kg-1) obtidas no CMJ adaptado 60 Tabela 20 Comparao dos resultados obtidos entre os testes de CMJ e CMJ adaptado, nas variveis: deslocamento do CG (cm), potncia absoluta (W), potncia relativa (W.kg -1) e o tempo de voo (s) 61 Tabela 21 Descrio das variveis Tempo (s), Velocidade (km/h), Potncia (w) e FC (bpm), obtidas no RAST durante os seis sprints 65 Tabela 22 Descrio das variveis: potncia mdia, mxima e mnima (w), FC (bpm) e IF (w/seg) no RAST 69 Tabela 23 Descrio das variveis potncia mxima, mdia e mnima (w) e IF (w/kg) (%), obtidas no teste RAST, de acordo com o estatuto posicional 70 Tabela 24 Descrio dos resultados obtidos na recuperao da FC aps o RAST, nas varveis FC (bpm), recuperao da FC (bpm) e recuperao da FC (%), relativamente ao valor mximo de FC no RAST, nos diferentes momentos considerados
-1

72

Tabela 25 Correlao entre a varivel [lactato] (mmol.l ), com a FC (bpm) de recuperao nos diferentes momentos, obtida no RAST 74 Tabela 26 Correlao entre as variveis: potncia mdia absoluta (w) no CMJ e CMJ adaptado e potncia mdia, mxima e mnima (w) no RAST 75 Tabela 27 Descrio das variveis VO2mx absoluto (l/min), VO2mx relativo (ml/kg/min) e distncia percorrida (m), obtidas no teste de Luc-Lger 77 Tabela 28 Descrio das variveis VO2mx absoluto (l/min), VO2mx relativo (ml/kg/min) e distncia percorrida (m), obtidas no teste de Luc-Lger, de acordo com o estatuto posicional Tabela 29 Descrio das variveis: FC mdia, mxima e mnima (bpm) da 1 parte do jogo Tabela 30 Princpios do treino aerbio (adaptado de Bangsbo, 1994) 77 79 80

NDICE DE GRFICOS
Grfico 1 Nveis de lactato no futebol (adaptado de Barbanti, 2001) Grfico 2 Representao da varivel Potncia absoluta nos testes CMJ e CMJ adaptado Grfico 3 Representao da varivel Potncia relativa nos testes CMJ e CMJ adaptado 24 62 62

Grfico 4 Representao da varivel deslocamento do CG nos testes CMJ e CMJ adaptado Grfico 5 Representao da varivel tempo de voo nos testes CMJ e CMJ adaptado

63 63

Grfico 6 Representao grfica da variao da velocidade mdia (km/h) ao longo dos 6 sprints do
RAST 66

Grfico 7 Representao grfica da variao da mdia de Potncia (w) ao longo dos 6 sprints do
RAST____ 68

Grfico 8 Representao esquemtica das FC (bpm) no incio e fim de cada percurso Grfico 9 Representao grfica da recuperao da FC (bpm) aps o RAST Grfico 10 Representao da varivel FC mdia (bpm) ao longo da 1 parte do jogo

71 73 80

Grfico 11 Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 1 Grfico 12 Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 2 Grfico 13 Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 3 Grfico 14 Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 4 Grfico 15 Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 5 Grfico 16 Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 6 Grfico 17 Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 7 Grfico 18 Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 8 Grfico 19 Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 9 Grfico 20 Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 10 Grfico 21 Distribuio da FC (%) recolhida durante o jogo pelos diferentes intervalos de intensidade do jogador 11 82 82 82 82 82 81 81 81 81 81 81

RESUMO
Sendo o futebol a modalidade que mais evoluiu e que mais importncia adquiriu na sociedade contempornea por ter conseguido mobilizar mais massa humana a nvel mundial, reclama a todos os agentes que nele gravitam uma cada vez maior responsabilidade e competncia, considerando as respectivas esferas de interveno (cf. Garganta, 2001). Assim, torna-se necessrio apostar na investigao cientfica sobre as metodologias de treino e sobre os parmetros fisiolgicos que caracterizam essa modalidade, para que, a partir da, se possa definir com maior rigor o processo de treino dos atletas. Um dos principais objectivos do presente estudo foi investigar os parmetros fisiolgicos relacionados com as vias aerbia e anaerbia que esto na base do controlo e monitorizao do treino de futebol, aplicando testes laboratoriais e de terrenos, aproximados realidade do jogo. Ao mesmo tempo, pretendeu-se relacionar os dados obtidos na nossa amostra (equipa de futebol) com estudos realizados por outros autores, estabelecendo uma analogia entre os protocolos usados. Os participantes deste estudo foram 22 atletas masculinos que integram uma equipa que disputa o Campeonato Nacional de Juniores A da Federao Portuguesa de Futebol. A sua idade mdia era de 18,45 0,6 anos, a massa corporal de 72,3 6,43 kg e a estatura de 174,89 4,32 cm. Foram realizados trs testes para avaliar a capacidade e potncia anaerbia o CMJ, o CMJ adaptado e o RAST. Para avaliar a capacidade e potncia aerbia, foi reproduzido o teste de Luc-Lger e foi feita a monitorizao da frequncia cardaca durante a 1 parte de um jogo-treino. A anlise estatstica foi realizada atravs do teste t de Student e do coeficiente de correlao Produto Momento de Pearson, sendo o nvel de significncia considerado de p <0,05. As principais concluses indicam que os testes devem ser o mais adaptado possvel realidade da modalidade estudada. Constataram-se diferenas altamente significativas (p <0,01) entre as variveis Deslocamento do CG (cm), Potncia absoluta (W), Potncia relativa (W.kg-1) e Tempo de voo (s), entre o CMJ e o CMJ adaptado. No RAST, foi notria a existncia de uma diminuio progressiva da velocidade desde o 1 sprint at ao 6 sprint, embora essa diminuio tivesse sido

menos acentuada do 5 para o 6 sprint. A diferena entre os valores da FC no incio e fim de cada sprint foi diminuindo de uma forma gradual, uma vez que os atletas no tiveram tempo suficiente de recuperao entre cada sprint (10seg de recuperao activa) e, como tal, os seus nveis de fadiga foram acumulando ao longo das sries. Na comparao entre os trs protocolos (CMJ, CMJ adaptado e RAST), constatou-se a existncia de uma correlao significativa (p <0,05) entre a potncia mxima obtida no RAST e a potncia absoluta mdia do CMJ adaptado, e uma correlao altamente significativa (p <0,01) entre a potncia mxima do RAST e a potncia absoluta mdia do CMJ. Os valores da FC de jogo foram mais elevados nos mdios, seguidos pelos avanados, defesas e, por fim, pelo guarda-redes. Quanto aos valores de VO2mx, a amostra encontrava-se na mdia, relativamente aos valores apresentados pelos outros autores que estudaram atletas de elite.

ABSTRACT

Being football the modality that has evolved the most and that has acquired the greatest importance in contemporary society by mobilizing an incredibly large number of people all over the world, it is extremely important that all the agents who gravitate in it become progressively more responsible and competent, taking into account the respective spheres of intervention. In this way, it becomes necessary to enlarge the scientific research on training methodologies and on psychological parameters that characterize this modality, so that, from there on, it turns to be possible to define with greater accuracy the training process of the athletes. One of the main goals of the present study was to investigate on the psychological parameters related to aerobic and anaerobic metabolics upon which the control and monitorization of football training are based, applying laboratorial and field tests neared the reality of the game. At the same time, it was intended to relate the data obtained from our sample (a football team) to studies made by other authors, drawing an analogy between the used protocols. The participants of this study were 22 male athletes, members of the team that disputes the National Juniors A Championship of Portuguese Football Federation. Their average age was 18,45 0,6, their body mass was 72,3 6,43 kg and their height was 174,89 4,32 cm. 3 tests were made to evaluate the anaerobic capacity and power the CMJ, the adapted CMJ and the RAST. In order to evaluate the aerobic capacity and power, Luc-Lgers test was reproduced and a heart-rate monitorization was made during the 1st part of a training game. The statistical analysis was made through Students t test and through Pearsons Product Moment correlation coefficient, being the considered level of significance p<0.05. The main conclusions point at the fact that tests should be as near as possible to the reality of the modality under study. Highly significant difference (p<0,01) was reported between the variables CG Dislocation (cm), Absolute Power (W), Relative Power (W.kg-1) and Flight Time (s), among the CMJ and the adapted CMJ. In the RAST the existence of a progressive diminution of speed from 1st to 6th sprint was notorious, although this diminution had been less pronounced from 5th to

6th sprint. The difference between the FC values at the beginning and at the end of each sprint diminished in a gradual way, since the athletes did not have enough time for recovery between each sprint (10 seconds of active recovery) and, therefore, their fatigue levels accumulated throughout the series. During the confrontation of the 3 protocols (the CMJ, the adapted CMJ and the RAST) the existence of a significant correlation (p<0,05) between the maximum power obtained in the RAST and the absolute average power of the adapted CMJ, and a highly significant correlation (p<0,01) between maximum RAST power and the absolute average power of the CMJ were reported. The games FC values were higher in the mid-fielders, followed by the forwards, the full blocks and, at last, by the goalkeeper. As to VO2mx values, the sample was considered averaged comparatively to the values presented by other authors who studied elite athletes.

AGRADECIMENTOS
Ao Prof. Dr. Fontes Ribeiro pelos conhecimentos transmitidos e pela coordenao neste seminrio.

Ao Mestre Amndio Santos pela sua incansvel disponibilidade, pelo estmulo constante e acima de tudo pela sua amizade.

Dr. Ftima Rosado pela sua disponibilidade.

Ao Prof. Jos Carlos Gonalves pela sua enorme disponibilidade, compreenso e apoio prestado ao longo das vrias recolhas de dados que tornaram possvel este trabalho.

A todos os jogadores do Clube Desportivo Feirense pelo esforo empregue na realizao dos testes. minha famlia que me ajuda todos os dias a ser melhor

A todos os meus amigos que sempre me ajudaram e me apoiaram em todos os momentos da minha vida, vocs sabem quem so.

A todos, a minha sincera gratido!!

UNIVERSIDADE DE COIMBRA FACULDADE DE CINCIAS DO DESPORTO E EDUCAO FSICA

MONITORIZAO E CONTROLO DO TREINO

Avaliao da via aerbia e anaerbia numa equipa de Futebol Jnior

Andr Guilherme Marques Pinto Coimbra, 2006

UNIVERSIDADE DE COIMBRA FACULDADE DE CINCIAS DO DESPORTO E EDUCAO FSICA

MONITORIZAO E CONTROLO DO TREINO

Avaliao da via aerbia e anaerbia numa equipa de Futebol Jnior

COORDENADOR: Prof. Dr. Fontes Ribeiro ORIENTADOR: Mestre Amndio Santos

Monografia de Licenciatura realizada no mbito da Monitorizao e Controlo do Treino, no ano lectivo de 2005/2006.

You might also like