You are on page 1of 12

ESTE SUPLEMENTO FAZ PARTE INTEGRANTE DO DIRIO ECONMICO N 5477 DE 30 DE JULHO DE 2012 E NO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE

Guia
de

FUNDOS

Indstria j conquistou 312 milhes em 2012


Diego Giudice / Bloomberg

Conhea os cinco fundos portugueses mais rentveis a 12 meses As dicas para escolher o melhor fundo para a sua carteira Opinio de Jos Viega Sarmento, presidente da APFIPP

II Dirio Econmico Segunda-feira 30 Julho 2012

GUIA DE FUNDOS

PRMIOS: Todos os anos, a Morningstar atribui prmios aos melhores fundos e s sociedades gestoras que mais se destacaram no ltimo ano. Na ltima edio dos prmios Morningstar o grande vencedor foi o BPI Gesto de Activos, que levou trs prmios para casa, entre eles, o galardo para a melhor sociedade gestora nacional do ano.

Indstria de fundos ganha 312 milhes de euros em 2012


A valorizao de obrigaes portuguesas est a ajudar os fundos de investimento nacionais a marcarem um ponto de inflexo.
MARTA MARQUES SILVA
marta.marquessilva@economico.pt

epois de quase quatro anos a perder dimenso, a indstria nacional de fundos recomeou a crescer. As subscries lquidas continuam negativas em 2012. At Junho saram 33,4 milhes de euros dos fundos de investimento nacionais, no entanto nada que se compare com a sada superior a 1,3 mil milhes de euros observada nos primeiros seis meses de 2011. Mas a compensar o dinheiro que continua a sair destes produtos est a valorizao dos activos que os compem. Em Junho de 2008, ainda antes do colapso do Lehman Brothers, a indstria de fundos nacional somava 20,7 mil milhes de euros de activos sob gesto. Os anos que se seguiram redimensionaram a indstria que, at Novembro de 2011, perdeu exactamente dez mil milhes de euros. Desde ento, e ainda longe de crescer de forma consistente, os fundos de investimento nacionais tm vindo a somar valor, e gerem hoje um patrimnio de 11,1 mil milhes de euros.

FEI crescem 129% em anos de crise


Os fundos especiais de investimento (FEI) ganharam dimenso em anos de crise. A sua poltica de investimento mais flexvel ganhou adeptos, principalmente num contexto de excepo como foram os ltimos quatro anos. Em Junho de 2008, os FEI pesavam 7,5% no total de activos sob gesto da indstria, com activos no valor de 1,55 mil milhes de euros. Actualmente, e apesar de tambm os FEI terem registado fugas acentuadas de investidores nos ltimos anos, gerem activos no valor de 3,55 mil milhes de euros e representam 32% da indstria. Ao contrrio das outras categorias de fundos, que tm uma poltica de investimento relativamente rgida, os FEI tm a liberdade de poder ajustar a sua poltica de investimentos de acordo com os diferentes momentos do mercado.

Apenas trs categorias de fundos justificam 80% do crescimento verificado desde o incio do ano.
A contribuir de forma positiva para esta tendncia tm estado principalmente os fundos com proteco de capital, os fundos especiais de investimento de obrigaes e os fundos de obrigaes taxa indexada euro. Estas trs categorias justificam 80% do crescimento verificado no valor dos activos sob gesto desde o incio do ano. Um contributo em termos absolutos que se deve em grande parte ao peso que estas categorias de fundos representam no total da indstria. Trs categorias que, dado o seu perfil conservador, favorecem o investimento em obrigaes, no s soberanas mas tambm de empresas, entre as quais ttulos de dvida de instituies financeiras. Categorias de activos fortemente penalizadas no ltimo ano. Em Abril de 2011, Portugal recorreu ao pedido

de resgate internacional, o que a par com os sucessivos cortes de rating da Repblica, fez disparar as yields da dvida nacional at aos 17,393%, considerando os ttulos a 10 anos. Por sua vez, a dvida de empresas, e principalmente a dvida das instituies financeiras, no ficaram indiferentes ao momento econmico e poltico que o pas ento atravessava, com o prmio de risco destes activos a disparar igualmente. Apesar da ainda difcil situao da economia portuguesa, os prmios de risco das obrigaes portuguesas, soberanas e empresariais, corrigiram este ano. O prmio de risco da dvida soberana a 10 anos, por exemplo, cotava no final de Junho a 10,161%. Nas obrigaes consoante desce o prmio de risco aumenta o preo desses ttulos, o que justifica grande parte da valorizao dos activos sob gesto dos fundos de investimento este ano. O crescimento em termos absolutos acompanhado pela valorizao em termos percentuais a que interessa aos investidores em duas das categorias j apresentadas. Os fundos especiais de investimento de obrigaes lideram as rentabilidades entre os fundos portugueses, com esta categoria a registar uma rendibilidade mdia a 12 meses de 12,39%. J os fundos de obrigaes de taxa fixa euro rendem, em termos mdios, 8,6% no ltimo ano, ainda assim abaixo da rentabilidade mdia observada nos fundos de aces da Amrica Norte, que valorizam 11,87% nos ltimos 12 meses. Embora o ndice de referncia norte-americano, S&P 500, valorize apenas 5,36% nos ltimos 12 meses, os fundos de aces da Amrica do Norte beneficiam de outro factor relacionado com a actual crise. A desvalorizao do euro face ao dlar favorece os investimentos realizados na moeda norte-americana. Ou seja, quem investe neste momento em aces dos EUA ganha por via da valorizao do activo mas tambm na converso cambial. Em contrapartida as aces nacionais continuam a ser a classe de activos com pior performance nos ltimos 12 meses. Os fundos de investimento aces nacionais perdem, em mdia, 26,74%, enquanto os fundos de poupana aces, investidos quase na totalidade no mercado nacional, caem 25,96%.

Murad Sezer / Reuters

Segunda-feira 30 Julho 2012 Dirio Econmico III

O GRUPO OREY vai reforar a aposta num novo segmento de negcio que lanou em 2010 no Brasil: compra e gesto de empresas falidas, atravs de um fundo. O negcio ainda recente mas a Orey pretende reforar a aposta neste segmento, sobretudo no mercado brasileiro, embora no exclua a possibilidade de replicar o modelo de negcio em Portugal.

SECIL VENDE PARTICIPADA VIROC AO FUNDO DE RECUPERAO DE PME. O Fundo Recuperao, FCR - Fundo de Capital de Risco pretende adquirir o controlo exclusivo da sociedade Viroc Portugal Indstrias de Madeira e de Cimento, uma das participadas da Secil, do empresrio Pedro Queiroz Pereira. A operao foi ontem divulgada pela Autoridade da Concorrncia, que est agora a analisar o negcio.

>> F U N D O S T U R Q U I A
Os fundos de investimento que investem na Turquia lideram as rentabilidades desde o incio do ano. Entre os mais de 7.000 fundos comercializados em Portugal, as oito primeiras posies no que toca s rendibilidades em 2012, so ocupadas por fundos aces Turquia. Na primeira posio surge um produto do BNP Paribas, o L1 Equity Turkey, que rende 42,6% desde o incio do ano.

Os cinco fundos portugueses mais rentveis a 12 meses


Caixagest Mix Emergentes: Segundo dos dados da APFIPP o fundo portugus que apresenta a melhor performance a 12 meses este fundo especial de investimento da CGD. Acumula ganhos de 33%. A rentabilidade do fundo est indexada, at Julho de 2015, evoluo de um cabaz de dois fundos de investimento geridos pela Caixagest. A partir de Julho de 2015, os ganhos gerados dependem da evoluo das taxas de juro de curto prazo.

Caixagest Oportunidades semelhana do fundo anterior, o segundo melhor fundo portugus um fundo especial de investimento. Este produto da Caixa acumula uma rentabilidade de 27,5% nos ltimos 12 meses. Este fundo aplica em outros fundos mobilirios e imobilirios, em hedge funds, em aces, em obrigaes, etc.

Esprito Santo Rendimento Fixo VII Este FEI do BES ocupa a lista do terceiro melhor fundo portugus com uma rentabilidade a 12 meses de 26,2%. O rendimento do fundo assegurado pelo pagamento de cupes fixos trimestrais por parte das obrigaes em que o fundo investe.

Esprito Santo Rendimento Fixo IX semelhana do fundo anterior, este produto da ESAF tem por objectivo a distribuio de um rendimento trimestral fixo. Nos ltimos 12 meses e segundo os dados da APFIPP acumula ganhos de 25,9%.

4 5

Caixagest Global Markets Este fundo da Caixagest acumula ganhos nos ltimos 12 meses de 25,3%. A rentabilidade do fundo est indexada evoluo de um cabaz de cinco fundos da gestora.

Os cinco fundos estrangeiros mais rentveis a 12 meses


DWS Biotech-Aktien Typ O Este fundo lidera as rentabilidades a 12 meses, com ganhos de 47,75%. Os activos do fundo so investidos em aces do sector da biotecnologia a nvel global, com o nfase regional a estar claramente centrado nos Estados Unidos. O fundo investe ainda em aces particularmente promissoras do sector farmacutico e do sector de tecnologia mdica.

Franklin Biotechnology Disc N Acc $ Este fundo tem por objectivo obter uma valorizao do capital, investindo principalmente em ttulos de empresas de biotecnologia e empresas de estudo cientfico, principalmente localizados nos Estados Unidos. O Franklin Biotechnology rende 43,98% nos ltimos 12 meses.

UBS (Lux) EF Biotech (USD) P-acc Ao contrrio dos anteriores fundos de biotecnologia, o UBS EF Biotech investe principalmente no mercado asitico. O fundo, que rende 38,85% a 12 meses, aposta na seleco de empresas asiticas do sector tecnolgico, excepto as do Japo.

Dexia Eqs L Biotechnology N Trata-se de mais um fundo de biotecnologia centrado no mercado norte-americano. O Dexia Equities Biotechnology regista uma valorizao de 34,31% a 12 meses, e ter sempre pelo menos dois teros dos activos lquidos investidos em aces de sociedades que operem neste sector.

F&C Emerging Markets Bond A Este fundo investe num largo leque de ttulos de dvida, desde que emitida por governos ou empresas de pases emergentes. O F&C Emerging Markets Bond rende 32,99% a 12 meses.

IV Dirio Econmico Segunda-feira 30 Julho 2012

BREVES

EUROPEUS REGRESSAM AOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: O estudo mais recente da Lipper FMI/JP Morgan AM revelam que os investidores regressaram em fora indstria de fundos de investimento. Os investidores europeus tero aplicado em termos lquidos 89 mil milhes de euros nestas aplicaes. Mais de metade deste montante foi aplicado em fundos de obrigaes.

OPINIO

Vinte anos de fundos em Portugal


A indstria de fundos em Portugal est numa verdadeira encruzilhada.

pesar do primeiro fundo de investimento mobilirio portugus datar de 1986, a Associao dos Gestores de Fundos s veio a ser criada em 1991 (como ASGFIM), altura em que os fundos de investimento mobilirio comeam a ter alguma expresso como opo de investimento nas carteiras dos portugueses. Sendo hoje um produto banal, no devemos esquecer o papel que foi desempenhado pelos fundos de investimento como instrumentos que facultaram o acesso dos investidores individuais a mercados s acessveis aos grandes investidores institucionais. Por um punhado de escudos e depois umas dezenas de euros, um qualquer investidor podia investir na indstria alem, na dvida pblica americana, ou nas tecnolgicas do extremo oriente. O investidor portugus deixou de estar limitado ao mercado que se fazia por baixo das arcadas Terreiro do Pao. Algum se lembra ainda? Quem h 20 anos trabalhava nos fundos de investimento recorda-se muito bem do carcter artesanal de uma indstria que dava os seus primeiros passos tentando lanar um produto que no nosso Pas tinha, na altura, tudo de novo: recurso tecnologia para tratar informao, registo e contabilizao diria de valores mobilirios desmaterializados, novas regras e legislao. Mas, sobretudo, recordam-se da distncia gigante que separava os portugueses que aqui trabalhavam, do que acontecia no mundo financeiro internacional. O que se passou nestes 20 anos foi um imenso e intenso percurso at realidade de hoje em que, instituies e recursos nacionais, rivalizam em capacidade e destreza (mas no naturalmente em dimenso) com qualquer instituio congnere no mundo. Este um capital de 20 anos que seria imperdovel perder no rescaldo dos incndios que agora nos assolam. UCITS, uma marca europeia Os anos 80 na Europa foram o perodo da construo do grande mercado interno. Este desgnio foi traduzido para os fundos de investimento sob a forma da Directiva UCITS, que pretendia harmonizar as regras de investimento e de organizao e superviso da indstria de fundos europeia, garantindo aos investidores uma proteco idntica em qualquer pas da ento Comunidade Econmica Europeia. O objectivo era criar uma marca europeia para os instrumentos de investimento colectivo, os Fundos Harmonizados da Europa. UCITS hoje na Europa e no mundo inteiro, uma

JOS VEIGA SARMENTO


Presidente da APFIPP

A concorrncia das sociedades gestoras portuguesas no mercado europeu seria salutar, se as regras a que estivessem sujeitas fossem as mesmas para todos. Mas no isso a que nos arriscamos que acontea com o futuro regime legal dos fundos de investimento mobilirio em Portugal.

referncia poderosa e prestigiada no mundo dos produtos financeiros. A primeira Directiva UCITS s veio a ser transposta para o direito portugus em 1994, altura em que a infraestrutura de superviso comea em Portugal a ganhar forma tambm. Uma renovao da legislao europeia ocorreu com uma nova Directiva de 2001, designada de UCITS III, transposta para o direito portugus em 2003 e que tem at agora sido a lei dos fundos de investimento mobilirios. Apesar da Directiva UCITS III ter tido como ambio criar um mercado sem fronteiras para os fundos de investimento, as possibilidades de interveno das autoridades nacionais ainda possveis nessa legislao, limitaram na prtica essa ambio e levou ao aparecimento de um novo projecto, o da Directiva UCITS IV, que se encontra neste momento em fase de transposio para o direito portugus. Com esta Directiva UCITS IV, as instituies europeias pensam ter eliminado as principais barreiras ao mercado europeu de fundos, garantindo Passaporte automtico quer a fundos quer a sociedades gestoras de fundos no espao europeu. Com esta nova Directiva, nenhuma autoridade de um Pas membro se pode opor comercializao de fundos oriundos de outro Pas membro, ao mesmo tempo que uma sociedade gestora de um qualquer Pas pode criar fundos noutra jurisdio, sem necessidade de estar a presente e encartada. Para os fundos de investimento, as fronteiras na Europa podem mesmo vir a cair. As sociedades gestoras de fundos de investimento mobilirios nacionais tm pela frente este desafio para a sua sobrevivncia. Crise desde 2007 Como pblico e notrio, os ltimos cinco anos no tm sido fceis para o sistema financeiro, nem infelizmente para a economia do mundo em geral. Os fundos de investimento que na concepo UCITS so estruturas transparentes e ligadas diariamente aos mercados internacionais transmitem directamente a volatilidade dos mercados que fica patenteada no valor das unidades de participao dos fundos, tendo sido os primeiros instrumentos objecto de desinvestimento. Dos 25,7 mil milhes de euros de fundos de investimento mobilirio geridos em Portugal em 2007, no restam em Junho de 2012 mais do que 11,1 mil milhes, uma queda de quase 60%. A grande queda (-44%) ocorreu logo em 2008, seguida, no entanto, por uma breve recuperao em 2009, em que se regista uma subida de +20%. Mas nos dois anos seguintes, 2010

Para Jos Veiga Sarmento, presidente da APFIPP, a indstria de fundos em Portugal encontra-se neste momento numa encruzilhada

e 2011, repetem-se quedas de 17% e 24% respectivamente, criando um movimento quase ininterrupto de resgate e desvalorizao. Neste ano de 2012 a tendncia parece ter sido invertida, pelo menos no 1 semestre, em que se verificou uma subida, embora de apenas 3%, relativamente ao final de 2011. Este poderia ser o incio da recuperao. A total transparncia dos fundos mobilirios e a ampla informao pblica disponvel deste mercado, criou na opinio pblica uma imagem de crise para o sector, enquanto se tendia a ignorar quer as razes do desinvestimento, quer o que se passava com outros produtos financeiros que em 2011 ultrapassaram em desinvestimento, no nosso Pas, o que aconteceu nos fundos de investimento mobilirio. Ns na indstria sabemos que o que se passou nos fundos de investimento em Portugal teve a ver com a crise e no com questes especificas nacionais da indstria de fundos. Temos a conscincia de que as pessoas precisavam de liquidez ao mesmo

Segunda-feira 30 Julho 2012 Dirio Econmico V

FUNDOS DO MERCADO MONETRIO SO OS PREFERIDOS: No primeiro trimestre do ano, nove dos dez fundos de investimento que captaram mais dinheiro junto dos investidores era fundos do mercado monetrio. Ou seja, fundos com um perfil de risco conservador. Estes dados permitem perceber que os investidores ainda esto muito cautelosos sobre a evoluo dos mercados.

O MINISTRIO DA ECONOMIA E EMPREGO formalizou, na semana passada, com a CGD, BPI, BES, BCP, Banif, Montepio Geral e a Caixa de Crdito Agrcola Mtuo a participao financeira dos bancos no capital nos Fundos Revitalizar que conta com uma dotao de 220 milhes de euros assegurada em partes iguais pelo QREN e pelo bancos.

Conselhos para escolher a carteira de fundos ideal


A queda dos juros dos depsitos est a levar os investidores a procurarem aplicaes alternativas.
ALEXANDRA BRITO
alexandra.brito@economico.pt

E se lhe dissessem que com apenas 500 euros ou 1.000 euros poderia estar investido no mundo inteiro, acreditaria? Talvez no. Mas esta uma das grandes virtudes dos fundos de investimento. Com pouco dinheiro estar expostoadiversostiposdeactivos(aces,obrigaes),a mltiplos sectores de actividade, tudo isto a uma escala global. Alm disso, os fundos tm uma grande vantagem:oinvestidornoprecisadeserumsdosmercados para aplicar nestes produtos, j que a tarefa de escolher os activos e de gerir o portflio fica a cargo de um gestor profissional. Apesar disso, tal no significa que aplicar em fundos de investimento seja sinnimo de ganhos garantidos. A larga maioria dos fundos de investimentonogaranteocapitalinvestido,oquesignificaque o valor do portlio reflecte as oscilaes do mercados. Um facto que se espelhou nas rentabilidades negativas que muitos fundos de investimento registaram desde o inciodacrise.SegundodadosdaMorningstar,os10pioresfundosdisponveisparavendanomercadoportugus apresentam desvalorizaes superiores a 30% nos ltimos12meses.Josdezmelhoresfundosdeinvestimento acumulam, no mesmo perodo, ganhos que variam entreos32%eos48%.Peranteperformancestodisparese tendo em conta que existem mais 7.000 fundos e subfundos disponveis em Portugal o segredo est em conseguirseleccionarofundodeinvestimentoidealpara a sua carteira. O Dirio Econmico deixa-lhe alguns conselhosateremcontanesteprocesso. 1. Conhea o seu perfil de risco. Umbomfundoparauminvestidorpodeserumpssimo fundoparaoseuvizinho.Istoporqueaescolhadeum(ou mais fundos) deve respeitar o perfil de risco do investidor.Porexemplo,osfundosdeinvestimentoqueem2011 mais renderam foram fundos que investiam em aces de Tailndia. Ou seja: fundos de alto risco, expostos a grandes oscilaes e totalmente desadequados ao investidores mais conservadores. Por isso, na altura de escolherumfundonoolheapenasparaarentabilidade. 2. Diversifique... mas no muito Uma das regras de ouro do campo dos investimentos diversificar o portflio. Mas tal no significa que tenha de ter em carteira dez ou 15 fundos diferentes. At porque se o fizer estar a pagar muitas comisses. Alguns especialistas defendem mesmo que a aplicao num nico fundo de investimento misto global poder ser suficiente paradiversificaroportflio. 3. Siga as estrelas Outra forma de seleccionar o fundo ideal para a sua carteirapoderpassarpeloscritriosusadospelaMorningstar. Esta empresa especializada na anlise de fundos de investimento a nvel mundial faz uma avaliao a estes produtos e atribui-lhes estrelas. Os fundos que recebem melhor nota recebem cinco estrelas. A avaliao feita com base na comparao da rendibilidade ajustada ao risco de um determinado fundo relativamente aos seus pares. 4. Contabilize os custos Recorde-se que ao investir num fundo de investimento estar sujeito a vrios tipos de comisses. Tais como: comissodesubscrio,degestoederesgate.

Mais de 7.000 fundos


Segundo dados da Morninsgtar existem mais de 7.000 fundos e subfundos disponveis para investir em Portugal. As rentabilidades geradas nos ltimos 12 meses por estes produtos variam entre os 48% e os -56%.

tempo que os Bancos necessitavam de depsitos e que os investidores escolheram o que eram, nas circunstncias, as opes mais aliciantes. Mas sabemos sobretudo que este fenmeno no teve nada de Portugus, porque aconteceu de forma idntica nos pases do Sul da Europa, que foram os mais atingidos pela crise. de salientar que enquanto que no conjunto da Europa os fundos de investimento mobilirio harmonizados e no harmonizados estavam, em Maio deste, ano 3% acima do valor de Dezembro 2007, recuperando assim inteiramente das quedas ocorridas durante a crise, o mesmo no se passou no Sul da Europa. A Espanha registava nesse mesmo perodo uma queda superior Portuguesa, a Itlia uma queda superior Espanhola e a Grcia quase que desapareceu do mapa dos fundos de investimento. Em contrapartida o mercado de fundos alemo aumentou e os centros de exportao de fundos que so o Luxemburgo e a Irlanda, aumentaram tambm muito. O problema no naturalmente dos fundos. O problema outro e est bem ao alcance dos nossos olhos.

Os desafios em 2012 Com um pouco mais de 20 anos de histria, a indstria de fundos em Portugal encontra-se neste momento numa encruzilhada. Com uma dimenso muito mais reduzida que implica naturais restries de meios, vai ter de fazer face concorrncia absolutamente aberta dos restantes fundos europeus, oferecidos por casas com uma capacidade financeira no s intacta como muito superior nossa. A concorrncia das sociedades gestoras portuguesas no mercado europeu seria salutar, se as regras a que estivessem sujeitas fossem as mesmas para todos. Mas no isso a que nos arriscamos que acontea com o futuro regime legal dos fundos de investimento mobilirio em Portugal. Se todo um conjunto de medidas mais restritivas forem aplicadas exclusivamente indstria nacional, vai tornar inexplicavelmente mais fcil e mais barato fazer fundos fora de Portugal, que ao abrigo da nova Directiva UCITS IV sero livremente comercializados no nosso mercado.

Alex Domanski /Reuters

VI Dirio Econmico Segunda-feira 30 Julho 2012

GUIA DE FUNDOS

Principais Fundos registados para venda em Portugal


Moeda 12 meses 36 meses Risco BPI Gesto de Activos BPI Liquidez BPI Monetrio Curto Prazo - FEI BPI Taxa Varivel BPI Euro Taxa Fixa BPI Obrigaes A.R.A.R. BPI Portugal BPI PPA BPI Ibria BPI AF:Iberian Equities Long/Short Fund - FEI BPI Euro Grandes Capitalizaes BPI Europa BPI Amrica BPI Brasil BPI Brasil Valor - FEI BPI frica BPI sia Pacco BPI Reestruturaes BPI Seleco BPI Global BPI Alpha - F.E.I. BPI Reforma Segura PPR BPI Reforma Invest. PPR BPI Refoma Aces PPR BPI GIF - Luxemburgo BPI Opportunities - Classe Retalho BPI Europa Lux - Classe Insitucional BPI High Income - Classe Retalho BPI Iberia Lux - Classe Retalho BPI Universal Lux - Classe Retalho BPI Africa Lux - Classe Retalho BPI Africa Lux - Classe Retalho EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR USD 2,32 2,36 -2,15 1,20 4,56 -29,67 -29,42 -27,34 -0,62 -17,73 -10,53 5,86 -11,74 -30,80 -1,01 -9,89 -10,68 -2,99 -7,21 1,29 0,48 -4,55 -10,43 -10,20 7,32 -27,48 -7,54 -6,30 -17,36 1,60 6,41 0,08 9,50 -12,52 -12,48 -0,52 5,96 15,27 6,86 8,38 5,87 2,65 1,27 -2,37 1,59 2,14 0,26 5,62 5,50 12,44 -6,68 1,54 2 * 3 3 4 6 6 * * 7 7 6 6 * * * 6 * 4 * 2 3 4 6 6 4 6 4 6 7

BPI

Contactos Nome: BPI GESTO DE ACTIVOS Morada: Rua Braamcamp 11,4 1250-049 LISBOA Tel: (+351) 21 311 11 25 site: www.bpiinvestimentos.pt

Legenda (da esquerda para direita): Virglio Garcia (BPI Reestruturaes), Slvia Soares (BPI Universal Lux), Jos Lus Borges (BPI Universal Lux), Joo Sousa (BPI frica), Nelson Silva (BPI OARAR), Catarina Ferreira (BPI Portugal), Jos Abreu Mendes (BPI Brasil).

Sobre o BPI A BPI Gesto de Activos, foi constituda em 1990, e a empresa responsvel pela gesto de activos nanceiros do Grupo BPI. Considerada a melhor gestora de activos portuguesa em 2007, 2008, 2010, 2012 pela Morningstar/Dirio Econmico, responsvel pela gesto de fundos de investimento mobilirios, imobilirios, de fundos de penses, de carteiras discricionrias, e seguros, num total de 7.2 mil milhes de Euros. A BPI Gesto

de Activos assume-se como uma casa de investimentos com competncias em vrias classes de activos e com uma abrangncia geogrca global, e conta com a colaborao de uma equipa de prossionais especializados na gesto de activos nanceiros, oferecendo ao investidor uma gama diversicada de produtos de elevado valor acrescentado. A Equipa de Aces da BPI Gesto de Activos venceu, em 2012, e pela quarta vez consecutiva, o prmio Morningstar para Melhor Casa Domstica de Aces.

Fonte: APFIPP *Classe de Risco : Indicador Sintetico de Risco (ISR) No caso da Classe de Risco APFIPP, sempre que um Fundo no tenha o histrico de rendibilidades suciente para o clculo apresentado o caracter *. Fonte: Banco BPI

O BPI adverte que, em regra, a uma maior rendibilidade dos fundos est associado um maior risco. Os valores divulgados so lquidos de IRS e no incluem eventual comisso de resgate. As rentabilidades divulgadas representam dados passados, no constituindo garantia de rentabilidade futura, porque o valor das unidades de participao pode aumentar ou diminuir em funo do nvel de risco que varia de 1 (mnimo) a 6 (mximo). A presente mensagem tem natureza publicitria e prestada pelo Banco BPI, S.A., Banco Portugus de Investimento, S.A. e BPI Gesto de Activos, S.A., entidades autorizadas pelo Banco de Portugal a exercer as actividades de intermediao nanceira compreendidas no respectivo objecto e que se encontram para esse efeito registadas junto da Comisso do Mercado de Valores Mobilirios. Para mais informaes sobre o Grupo BPI, os servios prestados e os custos associados, e sobre a natureza e os riscos dos instrumentos nanceiros, consulte o site www.bancobpi.pt, os Balces BPI ou o Manual do Investidor. Os prospectos dos produtos esto disponveis nos Balces BPI, Banco Portugus de Investimento, S.A. e na Sociedade Gestora. Fundos de Investimento Mobilirio Abertos geridos pela BPI Gesto de Activos - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobilirio, S.A., Capital Social 2.500.000, Contribuinte e CRC Lisboa n. 502443022, e comercializado pelo Banco BPI, S.A. e Banco Portugus de Investimento, S.A. Dados a 30 de Junho de 2012.

FUNDOS ESTRELA
BPI UNIVERSAL LUX
O BPI Universal um sub fundo do fundo BPI Global Investment Fund domiciliado no Luxemburgo e gerido pela BPI Global Investment Fund Management Company, SA. um fundo de fundos, misto e global, que investe num universo diversicado de classes de activos, sectores e geograas. A carteira constituda por fundos de investimento geridos por gestoras internacionais e independentes do BPI, que cumprem um conjunto de critrios denidos pela equipa de gesto. A estratgia de investimento baseia-se num processo quantitativo, muito dinmico e exvel, de alocao de activos, que tem por objectivo a captao de tendncias consistentes, a curto, mdio e longo prazo. O Fundo pretende acrescentar valor atravs da alocao de activos e da seleco de fundos. O BPI Universal destina-se a investidores com tolerncia ao risco.
Evoluo das cotaes
7,0

FUNDOS ESTRELA
BPI OARAR
O fundo BPI Obrigaes de Alto Rendimento Alto Risco investe em empresas europeias de rating BBB e inferior, atravs de instrumentos de dvida privada, emitidos preferencialmente em Euros. A estratgia de gesto est assente numa lgica de escolha de pases e sectores com perspectivas econmicas positivas a longo prazo e uma anlise e investimento em obrigaes emitidas por empresas pertencentes aos sectores e pases preferidos. Num ambiente de taxas de juros baixas e taxas de incumprimento em mnimos histricos, esta classe de activos tem potencial para gerar retornos atractivos devido rentabilidade implcita elevada deste segmento de mercado. Outras vantagens do fundo so um binmio risco / retorno atractivo, um coeciente de correlao relativamente baixo com o mercado de aces e muito baixo com o mercado de dvida soberana e um cupo mdio elevado.
Evoluo das cotaes
9,0 8,53231

6,0 5,79

6,06

6,5

6,49834

5,0 30-Jun-09 30-Jun-12

4,0 30-Jun-09 30-Jun-12

Composio de Carteira
Mercado Monetrio Obrigaes Governos Obrigaes Corporate Obrigaes High Yield Obrigaes Emergentes Aces P. Emergentes Aces P. Desenvolvidos Matrias-Primas

Distribuio por Rating dos Ttulos


A BBB BB B CCC CC Sem rating

22,3% 41.2% 12,3% 0% 18,3% 0% 5,9% 0% 15% 30% 45% 60%

0% 21% 40% 31% 3% 1% 4% 10% 20% 30% 40%

0%

0%

Ficha do fundo
(30 Jun 2012)
Rentabilidade anualizada dos ltimos 36 meses

Ficha do fundo
(30 Jun 2012)
Rentabilidade anualizada dos ltimos 36 meses

1,54%

9,5%

Valores em Euros dos activos sobre gesto: 26.8 Milhes de Euros Montante mnimo de investimento: 250 euros Comisso de Gesto: 1,6% Comisso Varivel: 15% da diferena positiva entre a valorizao do Fundo e a Euribor 6 meses + 5,0% Rating Morningstar: ***

Valores em Euros dos activos sobre gesto: 19.5 Milhes de Euros Montante mnimo de investimento: 250 euros inicial, reforo de 25 euros Comisso de Gesto: 1,25% Rating Morningstar: ***

Segunda-feira 30 Julho 2012 Dirio Econmico VII

FUNDOS ESTRELA
BPI BRASIL
O BPI Brasil visa proporcionar o acesso a uma carteira diversicada de aces e obrigaes emitidas por Entidades Brasileiras ou cuja actividade principal esteja situada no Brasil. A BPI Gesto de Activos conta com o Ita Unibanco Asset Management como consultor local do Fundo, que est integrado num dos maiores grupos nanceiros da Amrica Latina. O fundo pode deter em investimentos em aces entre 50% e 66%, do total do patrimnio, assim como entre 30% e 50% em investimentos obrigacionistas. O risco cambial dos investimentos do fundo no coberto. O Fundo foi lanado em 8 de Fevereiro de 2000 e tem um patrimnio de 136.15 milhes de Euros, tornando-o no mais antigo e maior fundo que investe em activos Brasileiros registado em Portugal. O BPI Brasil vai continuar a tentar captar os benefcios do investimento na economia Brasileira, que se encontra ainda num processo de mudanas seculares para atingir os padres dos pases mais desenvolvidos. Conta com: ascenso da classe mdia com rendimento crescente; populao relativamente jovem e recursos naturais abundantes. No prazo mais imediato vai beneciar ainda do campeonato mundial de futebol, em 2014, e da realizao dos jogos olmpicos, em 2016.
Evoluo das cotaes
12,0

FUNDOS ESTRELA
BPI FRICA
frica o segundo maior continente do mundo, o segundo mais populoso e aquele que apresenta maior potencial de crescimento econmico. O FMI e o Banco Mundial prevem que 9 dos 15 pases de todo o mundo com maior taxa de crescimento econmico a cinco anos sejam africanos. Este forte crescimento baseado numa maior estabilidade a nvel poltico, aliada a reformas que visam a liberalizao econmica e a efectiva implementao de um estado de direito em diversos pases africanos. Adicionalmente, vem-se assistindo a uma crescente procura global por recursos naturais que abundam em frica e a um aumento contnuo do investimento estrangeiro no continente. frica detm a populao com maior taxa de crescimento a nvel mundial, extremamente jovem, cada vez mais qualicada e com crescente poder de compra. Este dividendo demogrco, crucial para o crescimento de economias do Sudoeste Asitico uma gerao atrs, oferece uma enorme oportunidade para frica. O BPI potencia o investimento neste mercado atravs do fundo BPI frica, que tem por objectivo facultar ao investidor o acesso a mercados com um forte potencial de crescimento e que so tendencialmente de difcil acesso maioria dos investidores.
Evoluo das cotaes
8,0

6,78453 6,0 5,32921

9,0

8,94357

7,32978 6,0 30-Jun-09 30-Jun-12

4,0 30-Jun-09 30-Jun-12

Distribuio por Classe de Activos


61%

Distribuio por rea Geogrca


FRICA DO SUL NIGRIA REINO UNIDO QUNIA MAURCIA CANAD GANA CHANNEL ISLANDS

75,5% 9% 5% 3,4% 1,8% 1,7% 0,6% 0,6% 20% 40% 60% 80%

ACES TOTAL

OBRIGAES TAXA FIXA

38%%

LIQUIDEZ

1%
20% 40% 60% 80%

0%

0%

Ficha do fundo
(30 Jun 2012)
Rentabilidade anualizada dos ltimos 36 meses

Ficha do fundo
(30 Jun 2012)
Rentabilidade anualizada dos ltimos 36 meses

6,86%

8,38%

Valores em Euros dos activos sobre gesto: 136.15 Milhes de Euros Montante mnimo de investimento: 250 euros inicial, reforo de 25 euros Comisso de Gesto: 2,25% Rating Morningstar: ***

Valores em Euros dos activos sobre gesto: 29.37 Milhes de Euros Montante mnimo de investimento: 250 euros inicial, reforo de 25 euros Comisso de Gesto: 2,5% Comisso Varivel: 20% da diferena positiva entre a valorizao do Fundo e o desempenho do S&P Pan Africa Index Rating Morningstar: ***

FUNDOS ESTRELA
BPI PORTUGAL
O fundo tem um processo de investimento que visa aproveitar o facto da gesto estar bastante prxima do universo de investimento, ou seja, das empresas portuguesas. Desta forma, a obteno de informao assenta na utilizao de uma rede de corretores locais e na manuteno de um contacto muito prximo com os gestores das empresas. Aps obteno de informao, a gesto procede sua anlise interna, tendo sempre como objectivo a descoberta de valor ainda no percepcionado pela viso de consensus. O fundo tem optado por empresas com baixo endividamento, modelos de negcio slidos e exposio a mercados internacionais. As empresas portuguesas tm uma forte exposio a mercados internacionais, onde se destacam, at por razes histricas, os mercados emergentes, como Brasil e Angola. Assim sendo, o investimento no fundo BPI Portugal poder ser uma forma de aproveitar a oportunidade para obter exposio a mercados internacionais atravs de empresas cujo desempenho em Bolsa foi negativamente afectado pelo facto de estarem cotadas em Portugal. Por outro lado, expectvel que as empresas cotadas nacionais continuem a atrair o interesse de players estrangeiros, propiciando movimentos de consolidao.
Evoluo das cotaes
18,0

FUNDOS ESTRELA
BPI REESTRUTURAES
O BPI Reestruturaes um fundo de aces globais. O seu objectivo investir, a mdio e longo prazo, em aces de empresas que transaccionem, no entender do gestor, com grande desconto face ao seu valor intrnseco. Estas empresas podero beneciar de reestruturaes operacionais e nanceiras ou oferecem potencial de valorizao face s perspectivas de reestruturao/consolidao do sector econmico onde se inserem. O fundo assenta a sua estratgia de investimento numa abordagem orientada para a anlise fundamental mas sempre complementada por bom research quantitativo. A gesto do fundo apoiada por uma equipa de gestores e analistas experientes, que apresentam e desenvolvem as ideias de investimento. Este trabalho de equipa tem permitido a obteno de resultados interessantes para os prazos aconselhados de investimento (5 anos). O Fundo foi distinguido por cinco vezes, pela MorningStar, como o Melhor Fundo Domstico de Aces Globais. A rentabilidade obtida nos ltimos dez anos situa-se no primeiro decil de performance do Ranking de fundos globais da Citywire.
Evoluo das cotaes
9,0

12,70622 6,5 8,50629

7,0086 6,5 5,90742

4,0 30-Jun-09 30-Jun-12

4,0 30-Jun-09 30-Jun-12

Principais Ttulos em Carteira


ZON MULTIMEDIA, SGPS PORTUGAL TELECOM, SGPS SONAECOM SGPS GALP-ENERGIA,SGPS ETFS COMSTAGE PSI20 BANCO ESPIRITO SANTO BRISA SUMOL+COMPAL, SA JERONIMO MARTINS, SGPS EDP RENOVAVEIS
0% 20%

Composio da Carteira*
MATRIAS-PRIMAS CONSUMO NO-CCLICO INDUSTRIAL TECNOLOGIA COMUNICAES ENERGIA LIQUIDEZ FINANCEIRO CONSUMO CCLICO
0%

9,7% 9,6% 9,5% 9,5% 5,0% 5,0% 4,7% 4,4% 4,3% 4,1%
40% 60% 80% 100%

36% 9% 5% 3% 14% 10% 3%


10% 20% 30% 40%

UTILITIES 1%

Ficha do fundo
(30 Jun 2012)
Rentabilidade anualizada dos ltimos 36 meses

Ficha do fundo
(30 Jun 2012)
Rentabilidade anualizada dos ltimos 36 meses

-12,52%

5,87%

Valores em Euros dos activos sobre gesto: 17.3 Milhes de Euros Montante mnimo de investimento: 250 euros inicial, reforo de 25 euros Comisso de Gesto: 1,275% Rating Morningstar: **** Prmios: Melhor Fundo Nacional de Aces Portugal 2012, pela Morningstar/ Dirio Econmico.

Valores em Euros dos activos sobre gesto: 87.7 Milhes de Euros Montante mnimo de investimento: 250 euros inicial, reforo de 25 euros Comisso de Gesto: 2,0% Rating Morningstar: **** Prmios: Melhor Fundo Domstico de Aces Globais, 2004, 2008, 2009, 2010, 2011 pela Morningstar/ Dirio Econmico.

VIII Dirio Econmico Segunda-feira 30 Julho 2012

GUIA DE FUNDOS

Principais Fundos registados para venda em Portugal


Moeda

Schroders

Contactos Nome: Schroder Investment Management Limited - Sucursal en Espaa Morada: Calle Pinar 7, 4 andar 28006 Madrid ESPANHA Tel: (+34) 91 590 9541 Fax: (+34) 91 590 9571 site: www.schroders.pt
Da esquerda para a direita: Carla Bergareche, Diretora Geral, Mrio Pires, Diretor de clientes institucionais e Mercado Portugus

Sobre a Schroders Fundados em 1804, a Schroders uma gestora de activos independente e especializada, com um forte legado e cultura baseados em mais de 200 anos de experincia nos mercados de investimento. Cotada no Reino Unido, tem um balano slido e uma estrutura accionista estvel, o que lhe permite centrar-se totalmente na produo de resultados para os seus clientes. Com quase 225 mil milhes de euros em fundos sob gesto e uma rede internacional de 33 escritrios, em 26 pases, a Schroders tem a experincia e a competncia para identicar os investimentos

de maior potencial onde quer que estes se encontrem. Os nossos 185 gestores de fundos, 173 analistas e 47 traders esto baseados em todo o mundo. Estes especialistas internos contribuem com o seu conhecimento local e ideias de investimento para a nossa rede global de pesquisa. Com recursos internos substanciais, dispomos de um leque variado de produtos tradicionais de aces e de obrigaes, bem como de um conjunto de fundos alternativos e multi-activos, disponibilizando mais de 593 fundos a nvel global, 144 dos quais so fundos de investimento domiciliados no Luxemburgo (Dados a 31 Dezembro 2011).

SISF Asian Convertible Bond SISF Asian Equity Yield SISF Asian Opportunities SISF Bric (Braz, Ru, In, Ch) SISF Currency Absolute Return SISF Emerg. Markets Debt Absolute Return SISF Emerging Asia SISF Emerging Europe SISF Emerging Europe Debt Absolute Return SISF Emerging Markets SISF Euro Bond SISF Euro Corporate Bond SISF Euro Equity SISF EURO Government Bond SISF Euro Liquidity SISF Euro Short Term Bond SISF European Div Maximiser SISF European Large Cap SISF European Smaller Comp. SISF European Special Sits SISF Frontier Mkts Equity SISF Glb Em Markets Opportunities SISF Global Bond SISF Global Climate Change Equity SISF Global Convertible Bond SISF Global Corporate Bond SISF Global Credit Duration Hdg SISF Global Div Maximiser SISF Global Energy SISF Global Equity SISF Global Equity Yield SISF Global High Income Bond SISF Global High Yield SISF Global Ination Linked Bond SISF Global Managed Currency SISF Global Property Securities SISF Global Resources Equity SISF Greater China SISF Hong Kong Equity SISF Indian Equity SISF Japanese Equity SISF Latin American SISF QEP Global Quality SISF Strategic Bond SISF Swiss Equity SISF UK Equity SISF US Dollar Bond SISF US Large Cap SISF US Small & Mid-Cap Equity SISF US Dollar Liquidity

USD USD USD USD USD USD USD EUR EUR USD EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR EUR USD USD USD USD USD USD EUR USD USD USD USD USD USD EUR USD USD USD USD HKD USD JPY USD USD USD CHF GBP USD USD USD USD

12 meses (%)1

-8,47 -2,54 -7,51 -22,28 -1,08 -4,06 -13,09 -9,69 -5,99 -15,53 7,38 0,58 -12,75 6,16 0,66 1,82 1,79 -4,39 -11,23 -2,56 -13,54 -23,25 2,58 -12,82 -7,16 4,44 -4,58 -4,18 -31,89 -10,82 -6,13 -3,28 0,72 8,13 -5,91 -3,59 -37,88 -16,63 -11,30 -21,36 -7,68 -18,53 -5,78 -0,21 -3,62 -5,94 6,85 1,64 -4,70 -0,22

36 meses (%)1

Risco2

13,60 52,10 36,20 4,40 n.d. 4,30 24,00 56,00 1,70 22,20 19,70 13,20 11,10 10,50 1,30 3,90 24,10 31,00 30,90 37,20 n.d. 12,60 20,60 12,40 17,50 22,10 0,80 25,50 0,50 23,90 29,80 n.d. 36,20 19,60 -1,10 48,30 n.d. 11,18 27,20 6,60 -4,60 23,70 36,10 12,80 13,10 43,90 20,60 41,70 37,70 -0,30

5 6 7 7 3 4 7 7 4 7 3 3 6 3 1 2 6 6 6 6 7 7 4 7 5 3 5 6 7 6 6 7 4 4 4 7 7 7 7 7 7 7 6 5 6 6 3 6 6 2

Fonte: 1Schroders 2Categoria de risco de acordo com KIID As rendibilidades dos fundos so para a classe B a 30 Junho 2012

FUNDOS ESTRELA
SCHRODER ISF* STRATEGIC BOND
Categoria: Obrigaes Gestor do Fundo: Bob Jolly & Gareth Isaac Descrio O Schroder ISF Strategic Bond usa uma abordagem sem limitaes face ao ndice com vista a investir nas melhores oportunidades dos mercados obrigacionistas mundiais. O fundo adota uma losoa baseada nas melhores ideias, utilizando os fortes recursos globais de obrigaes da Schroders e procura investir nas regies, classes de ativos ou setores que ofeream o melhor potencial para investimento. Porqu investir? Carteira composta pelas melhores ideias centrada na gerao de alpha Amplas capacidades: investe em todas as reas do mercado global de obrigaes Suportado por uma equipa experiente e globalmente integrada de mais de 100 especialistas em obrigaes que esto baseados localmente na sua regio Uma abordagem sem limitaes face ao ndice e sem enviesamento para um estilo O fundo visa alcanar uma rendibilidade bruta anual equivalente LIBOR +3%, durante um ciclo de mercado Reconhecida capacidade para acrescentar valor ao longo do ciclo das obrigaes.
Evoluo das cotaes
140

FUNDOS ESTRELA
SCHRODER ISF* QEP GLOBAL QUALITY
Categoria: Aces Gestor do Fundo: Justin Abercrombie Descrio O Schroder ISF QEP Global Quality um fundo de aes global com gesto ativa que visa a obteno de retornos adicionais de +3% ao ano relativamente aos ndices globais. O fundo visa proporcionar retornos de longo prazo mais elevados com menor risco que o mercado, atravs do investimento em empresas de qualidade que sejam lucrativas, nanceiramente slidas e tenham um track record comprovado de gerarem lucros estveis e acima da mdia. Um fundo de aes global com gesto ativa, que investe em empresas com caratersticas de qualidade de entre um universo de 5.000 ttulos Carteira extremamente diversicada de mais de 400 ttulos globais Concebido para gerar retornos de longo prazo mais elevados com menor risco que o mercado acionista mais geral Desempenho consistente numa diversidade de condies de mercado com tendncia para superar o desempenho do mercado em perodos de turbulncia e de crescente averso ao risco Track record de desempenho forte desde o seu lanamento em 2007.
Evoluo das cotaes
100

129,03
120

88,01
80

114,82

66,85
60

100

Jul-09

Jun-12

Jul-09

Jun-12

Composio da Carteira
MBS MBS Treasuries Agencies Supranational Covered Bonds Covered Bonds Agencies Financial Institutions Covered Bonds

Composio da Carteira
Financials Health Care Information Technology Industrials Consumer Staples Energy Consumer Discretionary Materials Telecommunication services Utilities

7,10% 5,30% 3,60% 2,70% 2,20% 2,10% 2,00% 1,90% 1,80% 1,70%
0% 1,6% 3,2% 4,8% 6,4% 8,0%

17,20% 15,40% 12,30% 10,20% 10,00% 9,30% 8,90% 4,20% 1,70% 0,50% 5% 10% 15% 20%

0%

Ficha do fundo
(30 Jun 2012)

Ficha do fundo
(30 Jun 2012)
Rendibilidade dos ltimos 12 meses:

Rendibilidade dos ltimos 12 meses:

-0,2%

-5,8%

Valor dos activos sobre gesto: 1,125.7 milhes de dlares Montante mnimo de investimento: 1.000 euros Comisso de gesto: 1,00% Rating Morningstar: ***

Valores em Euros dos activos sobre gesto: 775.4 milhes de dlares Montante mnimo de investimento: 1.000 euros Comisso de Gesto: 1,25% Rating Morningstar: *****

Segunda-feira 30 Julho 2012 Dirio Econmico IX

FUNDOS ESTRELA
SCHRODER ISF* US DOLLAR BOND
Categoria: Obrigaes Gestor do Fundo: David Harris & Wesley Sparks Descrio O Schroder ISF US Dollar Bond visa proporcionar um retorno do crescimento e rendimento principalmente atravs do investimento em ttulos de taxa xa e varivel, denominados em USD e emitidos por governos, agncias governamentais, emitentes supranacionais e empresas a nvel mundial. Abordagem exvel ao investimento capaz de adaptar-se rapidamente e rodar ativamente entre os setores com vista a fazer face s alteraes do clima de mercado Equipa experiente de 13 gestores de carteira de obrigaes norte-americanas, apoiados por uma equipa de mais de 100 prossionais de investimento, incluindo 30 analistas de crdito e uma equipa de economia global* Um processo de investimento aplicado de forma consistente, transparente e suscetvel de repetio A gesto do risco disciplinada promove a proteo contra a queda do mercado.
Evoluo das cotaes
20

FUNDOS ESTRELA
SCHRODER GAIA** EGERTON EQUITY
18,88

Evoluo das cotaes


120

15

15,75

10

Jul-09

Jun-12

Composio da Carteira
MBS MBS Treasuries MBS MBS Treasuries Covered Bonds Covered Bonds Treasuries Treasuries

6,60% 6,60% 5,50% 4,60% 3,90% 2,60% 2,10% 2,00% 1,80% 1,70%
0% 1,6% 3,2% 4,8% 6,4% 8,0%

Ficha do fundo
(30 Jun 2012)
Rendibilidade dos ltimos 12 meses:

6,8%

Valores em Euros dos activos sobre gesto: 1,173.8 milhes de dlares Montante mnimo de investimento: 1.000 euros Comisso de Gesto: 0,75% Rating Morningstar: **** Rating S&P: Gold

Categoria: Aces Gestor do Fundo: John Armitage Descrio O Schroder GAIA Egerton Equity rene o melhor dos mundos do investimento tradicional e alternativo, combinando a experincia da Schroders com a competncia da Schroders NewFinance Capital, uma das principais gestoras de fundos de hedge funds, e a importante gestora de hedge funds Egerton Capital Limited. O fundo gerou uma rendibilidade positiva de 17,4% face a uma queda de 1,6% do MSCI Europe TR Net LC desde o lanamento1 Proporciona aos investidores retornos semelhantes aos das aes com um risco menor que o das aes como exemplo, o principal hedge fund registou o dobro da rendibilidade do MSCI Europe com uma volatilidade signicativamente menor (10,6% vs 16,7%)2 A Egerton possui uma equipa de investimento duradoura, estvel e experiente que consta de 11 elementos com uma experincia mdia da indstria de 17 anos Independente de um ndice de referncia Utiliza pouca ou nenhuma alavancagem A liquidez essencial A Europa o mercado domstico mas investir a nvel global caso a oportunidade seja nica ou melhor geralmente efetuada cobertura de risco exposio cambial do fundo.
1 2

115,82

100

99,46

80

Nov-09

Jun-12

Composio da Carteira
Consumer Discretionary Consumer Discretionary Consumer Staples Information Technology Information Technology Financials Consumer Staples Industrials Industrials Consumer Staples

5,10% 4,60% 3,40% 3,30% 2,90% 2,70% 2,60% 2,50% 2,40% 1% 2% 2,30% 3% 4% 5% 6%

0%

Ficha do fundo
(30 Jun 2012)
Rendibilidade dos ltimos 12 meses:

3,4%

Valores em Euros dos activos sobre gesto: 629.4 milhes de euros Montante mnimo de investimento: 10.000 euros Comisso de Gesto: 2,00%

Lanamento 25 Nov 2009, rendibilidade para clase A Acc Dados de volatilidade desde 16/9/1994 relativo ao hedge fund principal

FUNDOS ESTRELA
SCHRODER ISF* US LARGE CAP
Categoria: Aces Gestor do Fundo: Joanna Shatney Descrio O Schroder ISF US Large Cap investe em algumas das maiores empresas mundiais lderes de sector, e constitui uma carteira concentrada que reecte as nossas ideias mais convictas. Procuramos identicar investimentos onde prevemos um aumento dos retornos e dos uxos de caixa, e construmos o fundo com um nfase no controlo do risco. Essencialmente, privilegiamos as aces que, em nossa opinio, iro gerar os melhores retornos a longo prazo para os nossos investidores. Continuamos optimistas quanto nossa aposta bottom-up que ir gerar slidos retornos a longo prazo. Analise detalhada das companhias baseada num processo de investimento disciplinado O fundo est orientado a investir em companhias de crescimento com potencial de resultados que no so reconhecidos pelo mercado ou que esto abaixo das estimativas do mercado. Equipa dedicada de analistas organizados de forma a gerar ideias Construo da carteira baseada na interaco com os analistas O fundo tem como objectivo superar o S&P 500 (Composite) em 2% a 3% durante um ciclo de investimento* Portfolio de 50-70 aces tracking error de 2%-4%
* 3 a 5 anos Evoluo das cotaes
70

FUNDOS ESTRELA
SCHRODER ISF* EUROPEAN LARGE CAP
65,01
55

Evoluo das cotaes


180

47,14
40

Composio da Carteira
Information Technology Information Technology Information Technology Health Care Health Care Consumer Staples Telecommunication services Consumer Staples Information Technology Materials

Jul-09

Jun-12

5,90% 3,20% 3,00% 3,00% 2,70% 2,60% 2,50% 2,30% 2,30% 1,5% 2,20% 3,0% 4,5% 6,0%

0%

Ficha do fundo
(30 Jun 2012)
Rendibilidade dos ltimos 12 meses:

1,6%

Valores em Euros dos activos sobre gesto: 543 milhes de dlares Montante mnimo de investimento: 1.000 euros Comisso de Gesto: 1,25% Rating Morningstar: ***

Categoria: Aces Gestor do Fundo: Rory Bateman Descrio O Schroder ISF European Large Cap proporciona acesso ao desempenho de algumas das maiores empresas dos mercados de aces europeus. Investimos, principalmente, em empresas com uma capitalizao bolsista superior a 3 mil milhes de euros. No observamos um estilo de investimento especco, mas procuramos empresas de qualidade com excelentes equipas de gesto e contratos de concesso slidos. O fundo tem como objectivo superar anualmente o ndice de referncia (MSCI Europe) em 3%* Extensos recursos a nvel global proporcionam uma vantagem competitiva Abordagem exvel permite tirar partido das inecincias do mercado ao longo das distintas fases do ciclo econmico. Contributo de especialistas sectoriais e gestores de carteira para maximizar as oportunidades atravs da seleco de companhias e seleco sectorial. Processo de investimento robusto e consistente Equipa de analistas e gestores fortemente motivados, cuja retribuio est directamente ligada aos resultados obtidos pelo fundo.
* Bruto de comisses

140

136,12

100

107,41 Jul-09 Jun-12

Composio da Carteira
Energy Energy Consumer Staples Health Care Telecommunication services Materials Industrials Health Care Consumer Discretionary Industrials

3,70% 3,60% 3,30% 3,20% 3,10% 3,00% 2,30% 2,20% 2,10% 2,10% 1% 2% 3% 4%

0%

Ficha do fundo
(30 Jun 2012)
Rendibilidade dos ltimos 12 meses:

-4,4%

Valores em Euros dos activos sobre gesto: 46.5 milhes de euros Montante mnimo de investimento: 1.000 euros Comisso de Gesto: 1,25% Rating Morningstar: *** Rating S&P: Gold

*Schroder International Selection Fund referido como Schroder ISF e SISF neste documento. **Schroder Global Alternative Investor Access referido como Schroder GAIA neste documento

X Dirio Econmico Segunda-feira 30 Julho 2012

GUIA DE FUNDOS

Principais Fundos registados para venda em Portugal


OICs domiciliados em Portugal Rendibilidade* anualizada e risco [Ref: 29 Jun 2012] 12meses Rendib. Nvel de Risco 36 meses Rendib. Nvel de Risco

ESAF

Fundos de Investimento Mobilirio Abertos Fundos de Tesouraria

Contactos Nome: ESAF - Esprito Santo Activos Financeiros, SGPS,SA Morada: Av. lvares Cabral, 41 1250-015 Lisboa Tel: (+351) 21 3810800 site: www.esaf.pt
Equipa de Investimentos Mobilirios, liderada por Susana Vicente e pelos Directores Pedro Arbus (equipa de aces) e Joo Zorro (equipa de Obrigaes)

Sobre a ESAF Fundada em 1992, a ESAF a sociedade gestora de activos nanceiros do Grupo Banco Esprito Santo, desenvolvendo a sua actividade em Portugal, Espanha, Luxemburgo, Brasil e Angola, em cinco grandes reas de actuao: Gesto de Fundos Mobilirios; Gesto de Fundos Imobilirios; Gesto de Fundos de Penses e Gesto Discricionria de Carteiras. Com cerca de 13,30 mil milhes sob gesto Junho 2012 -, e uma quota de mercado domstico de mais de 12%, a ESAF pauta a sua actividade nanceira pelo rigor, disciplina e prossionalismo. Desenvolve ainda um esforo constante

na procura de novas e melhores solues, ajustadas ao contexto actual das oportunidades de mercado, apresentando uma oferta muito diversicada por forma a satisfazer as diferentes necessidades nanceiras e objectivos dos seus clientes. A inovao tambm uma preocupao constante e, neste sentido, destaca-se o lanamento de produtos inovadores no mercado portugus, e no Luxemburgo, como o ESAF ETF SICAV, Esprito Santo frica, Esprito Santo Momentum, Esprito Santo Brazilian Equities e Esprito Santo Brazilian Bonds.

* Os veculos de investimento a que se refere a presente informao so Fundos de Investimento Mobilirio, incluindo o ESAF ETF SICAV ( Fundo admitido cotao na EURONEXT Lisboa), no devendo ser confundidos com outros fundos, ou veculos de investimento. O valor das unidades de participao varia de acordo com a evoluo do valor dos activos que constituem o patrimnio dos fundos. A informao aqui disponibilizada deve ser complementada com a leitura dos documentos constitutivos de cada um dos fundos, que se encontram disponveis, a pedido, em todos os respectivos locais, e meios de comercializao. As rendibilidades divulgadas representam dados passados, no constituindo garantia de rendibilidade futura, porque o valor do investimento pode aumentar ou diminuir em funo do nvel de risco, que varia entre 1 (risco baixo) e 6 (risco muito alto), para os fundos domiciliados em Portugal, e entre 1 (risco baixo) e 7 (risco muito alto), no caso dos fundos domiciliados no Luxemburgo, podendo estas rendibilidades depender do regime de tributao, e de eventuais benefcios scais, aplicveis ao fundo e aos participantes. As rendibilidades aqui divulgadas so rendibilidades no lquidas de comisses de subscrio e de resgate devendo ser consultadas estas comisses nos documentos constitutivos dos Fundos.As rendibilidades anualizadas apresentadas que se reram a perodos superiores a um ano apenas seriam obtidas se o investimento fosse efectuado durante a totalidade do perodo de referncia.

Fundos de Investimento Mobilirio Esprito Santo Monetrio Fundos de Obrigaes de Taxa Varivel Esprito Santo Renda Mensal Esprito Santo Capitalizao Fundos de Obrigaes de Taxa Fixa Esprito Santo Obrigaes Europa Fundos Flexveis Esprito Santo Plano Prudente Esprito Santo Plano Crescimento Esprito Santo Plano Dinmico Esprito Santo Estratgia Activa Esprito Santo Estratgia Activa II Esprito Santo Brasil Fundos de Aces Esprito Santo Momentum Esprito Santo Portugal Aces Esprito Santo Aces Europa Esprito Santo Aces Amrica Esprito Santo Mercados Emergentes Fundos Poupana Aces Esprito Santo Plano Poupana Aces OICs domiciliados no Luxemburgo Esprito Santo Eurobond Esprito Santo Global Bond Esprito Santo Global Enhancement ES Opportunity Fund Esprito Santo America Growth Fund Esprito Santo European Equity Esprito Santo Emerging Markets Esprito Santo Global Equity Esprito Santo Brazil Esprito Santo Brazilian Bonds Esprito Santo Brazilian Equities Esprito Santo Africa Global Active Allocation I European Responsible Fund ESAF Iberian ETF

3,19% 4,29% 5,26% 15,85% 6,96% 7,37% -8,62% 4,97% 3,77% -11,87% -3,48% -33,68% -14,29% -0,26% -10,95% -33,26% 15,58% 14,26% 13,52% 11,00% 1,77% -14,62% -12,29% -7,26% -12,46% 7,39% -18,89% -2,87% -4,95% -14,29%
-28,72%

1 3 3 3 2 2 3 2 2 5 5 6 6 5 6 6 4 4 3 4 6 6 7 6 7 6 7 6 6 6
7

1,71% -0,35% -0,39% 6,89% 3,86% 4,34% -3,50% 1,73% 1,65% 1,80% 7,86% -15,53% 4,60% 12,99% 8,76% -15,26% 6,86% 4,83% 3,29% -1,75% 12,13% 3,80% 7,86% 4,04% n.a.** n.a.** n.a.** n.a.** 4,50% 2,39%
n.a.**

1 3 3 3 2 2 3 2 2 5 5 6 6 5 5 6 4 4 3 4 6 6 7 6 n.a.** n.a.** n.a.** n.a.** 6 6


n.a.**

Fonte: ESAF ** dados no disponveis dado que os fundos iniciaram actividade h menos de 36 meses

FUNDOS ESTRELA
ES PLANO PRUDENTE
O Esprito Santo Plano Prudente, um Fundo Flexvel com uma lgica de gesto totalmente orientada para a obteno de retorno sempre dentro de um controlo do risco ajustado a um perl de risco baixo, a carteira tem mantido um investimento mximo de 10% em aces (pelo regulamento esta componente tem um mximo de 50%). um fundo que pode usar diversos tipos de activos (nomeadamente fundos de investimento mobilirio, instrumentos nanceiros derivados, aces ou obrigaes), em funo das oportunidades de mercado, sem esquecer estratgias de retorno absoluto e de limitao de perdas. A sua rentabilidade histrica o reexo directo deste estilo de gesto e permite mostrar uma grande consistncia de retornos em diferentes contextos de mercado. Desde o seu lanamento em Abril de 2008, o fundo tem um ganho acima dos 4%* (retorno lquido, anualizado, a 30/Jun/2012). A estratgia actual tem capitalizado na exibilidade de gesto, nomeadamente atravs do investimento em dvida de curto prazo de emitentes portugueses, por considerarmos que estes ttulos esto a transaccionar a nveis de remunerao historicamente elevados. Ao nvel da diversicao, a gesto do fundo tem investimento em estratgias que beneciam da desvalorizao do Euro contra o Dlar, de subidas do preo do Ouro ou da subida da volatilidade do mercado accionista Europeu. portanto um fundo que permite ao subscritor ter acesso a diferentes tipos de activos, dentro de um perl de risco baixo e com um horizonte temporal de investimento de mdio prazo.
6,0

FUNDOS ESTRELA
Evoluo das cotaes
5,9287

ES OBRIGAES EUROPA
O Esprito Santo Obrigaes Europa um fundo que investe em obrigaes de taxa xa, nomeadamente, e preferencialmente, em activos de dvida pblica europeia. Ao nvel da gesto, a estratgia passa pela procura de oportunidades de investimento num conjunto de temas variados como capitalizar na anlise do ambiente macroeconmico, beneciar da avaliao da poltica monetria dos diferentes Bancos Centrais e, inclusive, actualmente nas oportunidades que podem surgir da denominada crise da dvida soberana europeia. Por outro lado, esta uma tipologia de Fundo que tambm permite um efeito de diversicao numa carteira mista por, normalmente, beneciar num contexto de maior averso ao risco. tambm um tipo de Fundo cujos seus activos apresentam uma elevada liquidez no mercado de capitais. Actualmente a estratgia do Fundo passa por tirar proveito de uma gesto pr-activa num ambiente de crise da dvida europeia, privilegiando uma postura cuidadosa mas sem deixar de tirar proveito de activos cujos preos consideramos j se encontrarem bastante penalizados. A performance do Fundo tem sido bastante consistente ao longo dos seus anos de histria, adaptando-se aos vrios ciclos e diferentes temas de investimento, mantendo uma remunerao elevada, com cerca de 7.45% * nos ltimos 5 anos (retorno lquido, anualizado, a 30/Jun/2012)

Evoluo das cotaes


14 13,3904 13

5,5

12

5,2658 5,0 31-Jun-09

11

10,9404

29-Jun-12
Liquidez CDS 0% 0,13% 8.65% 71,61% 9,07% 0% 20% 40% 60% 80% 10,54%

10

31-Jun-09

29-Jun-12

Composio da Carteira*

Composio da Carteira*

Obrigaes

91,07%

Investimentos Alternativos Papel Comercial Obrigaes Aces

Liquidez

8,93%

0%

20%

40%

60%

80%

100%

Ficha do fundo
(30 Jun 2012)

Ficha do fundo
(30 Jun 2012)

Rendibilidade* calculada para o periodo de 30.06.2011 a 29.06.2012

6,96%

Rendibilidade* calculada para o periodo de 30.06.2011 a 29.06.2012

15,85%

Activos sob Gesto (): 34,234 milhes Subscrio Inicial (): 50 Restantes subscries (): 5 Comisso de gesto: 0,40% Comisso de subscrio: 0% Comisso de resgate: mx 1,5 % Rating Morningstar: ****

Activos sob Gesto (): 28,546 milhes Subscrio inicial (): 250 Restantes subscries (): 50 Comisso de Gesto: 1,375% Comisso de Subscrio: 0% Comisso de Resgate: mx 1,5% Rating Morningstar: *****

Segunda-feira 30 Julho 2012 Dirio Econmico XI

???????????FSD

GUIA DE FUNDOS

Banif Gesto de Activos, SGFIM, SA.


Sobre o Banif Gesto de Activos, SGFIM, SA. A Banif Gesto de Activos - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobilirio, S.A. (BGA) a entidade especialista em gesto de activos no seio do Grupo Financeiro Banif, concentrando competncias na rea de Asset Management, nomeadamente na gesto de Fundos de Investimento Mobilirio, Fundos de Investimento Imobilirio e Fundos Especiais de Investimento assumindo a gesto activa de 30 Fundos de Investimento. A BGA possui valncias diversicadas em reas que que vo desde a gesto de activos mobilirios, com especial enfoque em activos do Sul da Europa, passando pela gesto imobiliria, na vertente da gesto de asset allocation, temtica ou patrimonial, e nalmente na gesto de infra-estruturas, arte, mercado audiovisual, entre outras.

Principais fundos
Banif Euro Tesouraria Banif Euro Corporates Banif Investimento Conservador Banif Investimento Moderado Fundo Gesto Passiva Banif Aces Portugal Banif Imopredial Banif Imogest Porto Novo Art Invest Fica InfraInvest

FUNDOS ESTRELA
BANIF TESOURARIA FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIRIO ABERTO DE TESOURARIA EURO
Explicao O Banif Euro Tesouraria tem um longo historial desde a sua criao em 1996, posicionando-se de forma consistente nos lugares cimeiros da classe respectiva. Trata-se de um fundo extremamente conservador, que investe maioritariamente em activos com maturidade residual inferior a 12 meses, designadamente em obrigaes, depsitos, papel comercial, entre outros. Possibilita ao cliente a rentabilizao do seu capital a partir de montantes extremamente reduzidos, que se cifram em 50, e sem quaisquer encargos de resgate a partir do nal da 1 semana de permanncia.
- O Fundo Banif Euro Tesouraria encontra-se legalmente constitudo e a operar segundo a lei portuguesa, e encontra-se sujeito superviso da Comisso do Mercado dos Valores Mobilirios (www.cmvm.pt); - Este documento no dispensa a consulta do Prospecto Simplicado e Completo do Fundo os quais podem ser obtidos, sem encargos, nos locais de comercializao. Para mais informaes consultar www.banib.com.

Evoluo das cotaes


8,0 7,7685

7,5

7,3947

7,0 30-Jun-11 30-Jun-12

Ficha do fundo
(30 Jun 2012)

contactos Banif Gesto de Activos - SGFIM, S.A. Morada: Rua Tierno Galvan, Torre 3, 14 Piso 1070-274 Lisboa Portugal Tel.: +351 21 381 62 00 Site: www.banib.com
PUB

As rendibilidades divulgadas representam dados passados no constituindo garantia de rendibilidade futura, porque o valor das unidades de participao pode aumentar ou diminuir em funo do nvel de risco que varia entre 1 (risco mnimo) e 6 (risco mximo)

5,06%

Subscrio Inicial / Subscries Adicionais: 50 Risco a 12 meses (fonte APFIP): Classe 2 Taxa Global de Custos (2011): 0,54%

PUB

You might also like